xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/08/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 agosto 2013

Paulo Vanzolini - Por:Emerson Monteiro


Nessas tevês de assinatura passa muita, muita sucata industrial, enchimento de linguiça de baixo nível, mas vez em quando aparece alguma coisa que surpreende pela qualidade boa. O documentário Um homem de moral, de Ricardo Dias, é desses que preenchem a tal possibilidade que existe. Película brasileira; enfoca a vida e a obra do médico, zoólogo e compositor Paulo Vanzolini.


Autor de 51 composições do cancioneiro popular no Brasil, guarda no repertório páginas inesquecíveis, quais Capoeira do Arnaldo, Ronda, Cuitelinho (Beija flor), Na boca da noite, Juízo final, Leilão, Volta por cima, Quando eu for, vou sem pena, dentre outras, gravadas por nomes expressivos da nossa música e sucessos em algumas gerações. A produção reuniu vários deles num espetáculo (Acerto de contas) para homenagear o autor em noite momentosa, registros que se distribuíram no decorrer das cenas de memórias e entrevistas.

O título do filme veio trazido da letra de Volta por cima: Um homem de moral não fica no chão, nem quer que mulher lhe venha dar a mão. Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.

Ao comentar a música, já na conclusão da película, Vanzolini avalia ser importante ao homem de moral se erguer da queda, mas o que mais conta é reconhecer a lição do que passou na experiência da queda. A mim o filme trouxe de volta oportunidade, quando trabalhei na Universidade Regional do Cariri, na assessoria de Da. Violeta Arraes, e conheci pessoalmente o cientista, motivo de alguns assuntos conversados.. Eu ouvi dele considerações das pesquisas que realizara junto do ecossistema Cariri. Falou que dispunha de dois locais para estudar na ocasião, e um deles seria o distrito de Arajara, no município de Barbalha. Nortearia sua escolha em Arajara por conta de ser um palíndromo (que se lê tanto de frente quanto de trás) do nome do lugar.

Paulo Emílio Vanzolini nasceu em São Paulo em 25 de abril de 1924, mesmo canto onde morreu em 28 de abril de 2013. Aumentou de 1,2 mil para 230 mil os exemplares de répteis que existem no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. 

Por: Emerson Monteiro

Continua no Cariri Garden Shopping a exposição de Arte ABSTRATURAS II



O artista Cratense George Macário de Brito realizará entre os dias 09 e 21 de agosto uma exposição de seus trabalhos no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte. A nova exposição, denominada "Abstraturas II" é uma evolução sobre seus trabalhos artísticos anteriores. Serão apresentadas pinturas e esculturas de parede. A TV Chapada do Araripe fará um programa diretamente do local, entrevistando o artista e apreciadores das artes visuais.



Serviço:
Local: Cariri Garden Shopping
Data: De 09 a 21 de Agosto de 2013

www.blogdocrato.com
Desde 2005, registrando todo dia, a história do Crato para a posteridade.

Crato - SOLIBEL participa da Conferência Municipal de Cultura - Reportagem: Wilson Bernardo


A Conferência Municipal de Cultura teve a participação da orquestra SOLIBEL, em que agricultores do sopé da Chapada do Araripe trocaram suas enxadas pela leveza do som que plaina as libélulas de um paraíso glorificado em partituras de Chopin, Beethoven em que unem o clássico com o popular, de uma caatinga Gonzaguiana, e de um autentico som plantado de hortaliças e legumes amanhecidos de relvas.






Texto e Fotos: Wilson Bernardo


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

SOFTERIA - Um local feito para pessoas que gostam de Qualidade e Delícias ( Em Crato )


SOFTERIA - NO SHOPPING RESIDENCE, Loja 8B


Agora em Crato, no Shopping Residence, a SOFTERIA. Um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.


Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias

Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato

Reduzir, reaproveitar, reciclar - Por: Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP



Em 2006, esse título deveria ser acrescido de mais um “R” para significar o quadrado mais famoso da seleção brasileira: Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos e Robinho. Definitivamente, a relevância dos “Rs” aqui tem o objetivo de tentar salvar o planeta, e não apenas o Brasil que, comprovadamente, não foi salvo pelo seu quarteto mágico.

Virou moda falar em reciclagem como alternativa ao aumento de consumo e de produção. Em alguns países essa medida já está num estágio bastante avançado, grupo do qual o Brasil não está incluído. Faz-se necessário a inclusão imediata para que haja solução para o lixo e tudo que está relacionado a ele.

Mas antes mesmo de se praticar a reciclagem, há dois procedimentos necessários, que não dependem dos cidadãos em geral, mas das autoridades e das empresas. O primeiro “R” seria para reduzir a produção de bens descartáveis, uma exclusividade da indústria de produção, que não tem correspondido nem pelas empresas brasileiras nem pelas multinacionais. Exemplos: o uso de uma toalha de pano em vez de papel, copos de vidro ou de louça para substituir os de plásticos, processos e documentos de papel deveriam dar lugar aos eletrônicos.

Já o segundo “R” preventivo refere-se ao “reaproveitamento” das coisas materiais. De início, a resistência à aplicação desse “R” vem sob a alegação de segurança quanto à higiene. Nesse ponto o Brasil ainda engatinha. E, como de hábito, culpa-se logo o fato de não ter uma lei especificando como deve ser reaproveitado isso ou aquilo. Deveria acontecer uma mudança de hábito antes da lei. Casas e apartamentos deveriam ser construídos com estrutura para reuso de água de pias e de máquinas de lavar, como já se faz em países desenvolvidos.

Fecha-se o ciclo de “R” com o da “reciclagem” que se confunde naturalmente com os demais. Num determinado momento os “Rs” anteriores se esgotam, aí está a fase da reciclagem, praticada de forma parcial pela população. Faltam políticas públicas efetivas para permitir aos cidadãos a entrega do material reciclado. Os munícipes deveriam exigir de forma incisiva que cada prefeitura coloque em prática a reciclagem em toda a cidade, com a retirada do material na residência. Na cidade de Cerquilho, em São Paulo, a coleta de material reciclado ocorre em dias determinados e noutros os orgânicos. Se o morador misturar ou inverter os resíduos, ele recebe uma multa e não é retirado enquanto não for separado.

O conjunto dos verbos reduzir, reutilizar e reciclar deve ser praticado concomitantemente; um não exclui os outros. Eles se complementam e todos são necessários para consolidar a cidadania e a construção de um planeta melhor. Mas para isso acontecer precisa de uma atuação integrada entre pessoas, empresas, ONGs e governos.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito


EXPOCRATO - A Festa em que os artistas locais não têm o direito de se apresentar


Acima: evento com artistas locais realizado no teatro Municipal em 1010

O Cariri se destaca dentre as várias regiões do Brasil por ser um verdadeiro celeiro de artistas em todas as áreas. Num censo recente, em que foi instituído um troféu simbólico pelo conjunto da obra realizada, foram contados mais de 600 artistas, dentre artesãos, músicos, poetas, xilogravuristas, pintores, etc.

Entretanto, pelo maior contrassenso que possa existir, esses artistas são impossibilitados de apresentar seus trabalhos na maior festa popular da cidade, a Expocrato, que os exclui do palco principal da festa há mais de uma década. Durante o evento, os artistas locais não tem onde se apresentar, e quando lhes são oferecidos algum espaço, consistem, muitas vezes, em palcos pequenos, num cantinho escuro, num tablado de madeira podre, que mais parece uma barraquinha de venda de cachaça, numa completa humilhação ao trabalho e à dignidade das pessoas do Crato e do Cariri.

Inúmeras tentativas e mobilizações já foram feitas ao longo dos últimos anos no sentido de tentar reaver algum espaço para a própria cidade, dentro de uma festa popular que foi privatizada, mas os que comandam a Expocrato hoje, não movem um dedo sequer no sentido de resolver o problema, que não se resume apenas à parte musical. Vários artistas plásticos reclamam também que não tem espaço nem condições na expocrato para apresentar seus trabalhos.

A luta pela volta da EXPOCRATO para o controle dos Cratenses e a criação de espaços para apresentações musicais para os músicos locais, ou ainda melhor, a inserção destes na chamada Área VIP da festa, é uma das pautas do movimento FICAEXPOCRATO, que pretende acima de tudo, devolver aos cratenses aquilo que é verdadeiramente do Crato há 62 anos, de fato e de direito, e que foi covardemente retirado do seu povo, onde os de casa não têm vez no evento. É incrível como se faz uma festa em Julho, mês das férias, que deveria em tese, mostrar aos visitantes aquilo que o Cratense tem de melhor, as suas tradições, a sua arte, a sua cultura, e no entanto, constrói-se uma festa feita por gente de fora, para gente de fora, com lucros exorbitantes, onde entra ano, sai ano, o evento se agiganta, e os artistas locais continuam de braços cruzados, ao deus dará, apenas olhando para o brilho distante de um palco que por ética, por decência, deveria ser seu, mas que pela ganância e pelo descaso dos nossos líderes, lhes foi retirado da forma mais vil ,traiçoeira e injusta.

Precisamos defender acima de tudo uma causa: Trazer de volta a Expocrato e a dignidade para todos os Cratenses!

Por: Dihelson Mendonça


Crato - Notícias Administrativas


NOTA DO BLOG DO CRATO: O Blog do Crato tem por finalidade registrar as notícias da cidade do Crato. Somos mais de 80 escritores e colaboradores, onde cada um tem suas próprias convicções políticas, ideológicas e religiosas. Neste sentido é que o espaço é aberto aos cronistas, que escrevem artigos os mais variados. No campo das notícias, nunca deixamos de postar as notícias da administração do Crato, da URCA, do SESC, SEBRAE, SINDICATOS, e outros, por entendermos que qualquer assunto que diz respeito à cidade do Crato é de nosso interesse a publicação, muito embora, convenhamos, que muitas assessorias de imprensa não saibam trabalhar e publicam quase uma publicidade, ao invés das notícias. O Blog do Crato se reserva o direito  de publicar OU NÃO os artigos diários que são enviados à nossa redação, ou editar, para que se adequem ao formato jornalístico. Informamos ainda que cada leitor tem o sagrado direito de ignorar qualquer artigo que julgar improcedente, propaganda, jogando-o na lista do "Acredite Se Quiser". Da nossa parte apenas publicamos e damos ao leitor o poder da decisão. - Dihelson Mendonça - Editor.

Crato sedia Fórum Macrorregional de Atenção Primária à Saúde

Aberto, na manhã de ontem, em Crato, o Fórum Macrorregional de Atenção Primária à Saúde, na cidade do Crato. Esteve presente o secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, com a participação de profissionais de saúde de toda a região. A Secretaria de Saúde do Crato, com os diversos profissionais da Atenção Básica, e a secretária, Aline Franca, estão participando do evento, que será encerrado amanhã, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca), no campus do Pimenta. O tema central do fórum é Tecendo a Rede de Atenção Primária a Saúde no Ceará e é promovido pelo Governo do Estado do Ceará.

Serão realizadas oito mesas redondas e diversos debates que se propõem a  atualizar gestores e técnicos da saúde em indicadores, políticas e ações da atenção primária. Os municípios da Macrorregião estarão submetendo relatos de experimentos exitosos, que contribuíram para o aperfeiçoamento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, nos eixos da Gestão da Atenção Primária à Saúde, Saúde da Criança, do Adolescente, do Adulto, da Mulher, do Homem, do Idoso, Promoção da Saúde: Alimentação e Nutrição e Saúde Bucal.

A Secretária de Saúde, Aline Franca, representou todos os 45 secretários de saúde da macrorregião e destacou a importância do Fórum. Segundo ela, é de suma importância a participação efetiva num evento desse nível, na busca de atualização na área da saúde de uma forma geral.


Da Secretaria de Saúde do Município participam do fórum, além da Secretária e do Sub secretário, Cláudio Esmeraldo, representantes da Atenção Primária,  Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, Saúde do Trabalhador, Agentes de Saúde, Conselho de Saúde,  Estratégia de Saúde da Família - ESF, Coordenação Saúde da Mulher, Coordenação o  Programa de Saúde na Escola - PSE, Coordenação de Saúde do Homem e Mobilização Social.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, Iracema Mariano, o fórum traz as temáticas definidas pelo Ministério da Saúde, que sugerem que a atenção básica deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. “Temos que ter um entendimento claro a respeito das importantes iniciativas do Sistema Único de Saúde, como por exemplo ações intersetoriais de promoção à saúde”, ressalta.


O Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, afirmou que o Ceará é um dos Estados campeões na redução da mortalidade infantil. “Nosso Estado está enfrentando com novas ações e estratégias a mortalidade materna, e foi o primeiro no país a estadualizar, em 2008, os Agentes Comunitários de Saúde”, disse. Segundo ele, na melhoria das condições de atendimento à população e de trabalho para os profissionais foram construídos, com R$ 26,6 milhões do Governo do Estado, 150 Unidades Básicas de Saúde da Família, em 150 municípios.


III Conferência Municipal de Cultura será aberta nesta sexta-feira, em Crato

A Secretaria Municipal de Cultura promove nos dias 09 e 10 de agosto, no pátio da Pedagogia, na URCA, a III Conferência Municipal de Cultura visando estabelecer marcos regulatórios de uma politica pública cultural para o município.  Em sua terceira edição, a Conferência Municipal de Cultura é uma ferramenta para o desenvolvimento social e organização de políticas públicas culturais. Com o tema “Uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, a conferência acontecerá no Pátio de Pedagogia da URCA. Durante os dois dias acontecerão palestras, debates, plenárias e eleição de representantes para a etapa estadual, em setembro. Em todo o país, as conferências de cultura são uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados e Municípios e façam propostas para seu aperfeiçoamento.  Caracterizada por ser um Fórum participativo que reúne artistas, produtores, gestores, conselheiros, empresários, patrocinadores, pensadores e ativistas da cultura, e a sociedade civil em geral, a Conferência Municipal de Cultura pretende discutir a cultura cratense nos seus múltiplos aspectos, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões. 

A ideia é propor estratégias para fortalecer a cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável do município, universalizando o acesso da população à produção e fruição da cultura e consolidando a participação e o controle social na gestão das políticas públicas de cultura.  Outro importante papel da CMC é que ela é um instrumento para a consolidação do Sistema Nacional de Cultura previsto em lei federal a ser aprovada. Embora longo, o processo de construção do marco regulatório do SNC tem sido conduzido de forma consistente, na medida em que a sociedade, particularmente os setores interessados e diretamente afetados, está sendo chamada a participar da elaboração das normas e, sobretudo, da implantação dos componentes do Sistema. 

A Conferência é aberta a toda população, com credenciamento duas horas antes do evento. Os grupos de discussão serão organizados em quatro eixos temáticos: Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento, que deverão ser selecionados por cada participante no momento da inscrição. 

*Mais informações sobre a III Conferência Municipal da Cultura na Secretaria Municipal de Cultura do Crato: Telefone: (88) 3523-2365

Abertas inscrições para o Projovem

A Secretaria de Educação do Município do Crato continua realizando inscrições para o Projovem Urbano. O programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Crato, além de elevar a escolaridade de jovens, de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, mas que não concluíram o ensino fundamental, possibilita o aprendizado de uma profissão a partir da qualificação profissional adequada às oportunidades de trabalho da cidade. O curso funcionará na Escola São Francisco, no turno noturno, durante 18 meses, e os alunos que frequentarem regularmente as aulas receberam mensalmente um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00. Os documentos necessários são: Xerox da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e histórico escolar. As matrículas podem ser feitas na Secretaria de Educação e escolas São Francisco (sede); Professor José Bezerra de Brito (Ponta da Serra); Raimundo Nonato de Sousa (Dom Quintino); Paulo Limaverde (Santa Fé); Aderson da Franca (Belmonte) e Sônia Callou (Bela Vista). Informações: (88) 3521 1050.

Cemitério Público passa por dedetização

A coordenação do Cemitério Público do Crato, Nossa Senhora da Piedade, informa que toda a sua área passou por dedetização. Além disso, houve reforço na segurança do local, que acontece durante 24 horas, com revezamento da Guarda Municipal. No próximo domingo, Dia dos Pais, 11 de agosto, o local será aberto até às 20 horas,

Palestra sobre ‘Pedagogia Diferenciada’ será ministrada na tarde de hoje, em Crato

A Secretaria de Educação do Município do Crato, em parceria com a Fundação Cariri – FUNCAR convida a todos coordenadores, diretores e professores regentes de turmas com alunos incluído,  a comparecerem à palestra “Pedagogia Diferenciada”, a ser ministrada pelo professor da Universidade Lusófona de Lisboa, José Bernardino Pereira Duarte, neste dia 08, às 17 horas, na sede da Secretaria de Educação do Município.

Fonte: PMC



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30