xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/08/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 agosto 2013

Para você refletir - Por Maria Otilia

Temos vivido muitos momentos de protestos,de insatisfação,  e por que não dizer  de decepção principalmente no campo da política. Aqui, no município do Crato, nos inquietamos com a falta da efetivação  de políticas públicas necessárias  para o desenvolvimento do nosso município.Bem como projetos realmente de interesse coletivo oriundo da esfera municipal, estadual e federal. Por último existe toda uma inquietação com a possível mudança do Parque de Exposições para outra  localidade.Lembrando que em outros momentos, aconteceu várias reuniões e ficando acordado junto ao governador do estado a reurbanização do atual parque. Mas infelizmente ficou apenas no papel, como tantos outros projetos que sofrem da descontinuidade entre governantes. Daí surgir a necessidade de postarmos uma fábula interessante que fala do "envolvimento" e" comprometimento" que deveriam ter,  todos os nossos representantes políticos, eleitos por nós. Esta fábula fala de um porco e de uma galinha. Trazendo para a realidade, ambos remetem ao sentido de assumir uma obrigação ou promessa firmada com outra parte. Faça uma boa leitura !

                                                       A GALINHA E O PORCO


Estavam um dia o porco e a galinha passeando pela fazenda, quando chegou o fazendeiro e lhes propôs um desafio: eles seriam responsáveis por preparar um café da manhã diferente a cada dia da semana pelas próximas duas semanas. No caso de falha, definida pela falta de um cardápio variado em um desses dias, o café da manhã seria preparado pelo próprio fazendeiro que, sem opção, prepararia bacon com ovos para começar o dia.
Estavam ambos motivados, o porco e a galinha, a cumprir a missão e entregar um cardápio diferente a cada dia pelas próximas duas semanas. Nos primeiros dias tudo correu bem, o porco sempre de maneira pró-ativa começava o dia a pensar no cardápio para o dia seguinte, dividia as tarefas necessárias para separar os ingredientes para a nova receita, pensava em formas inovadoras de cumprir as metas e era ajudado pela galinha que cumpria as tarefas a ela atribuídas.
Com o passar dos dias, as receitas ficaram cada vez mais elaboradas e o porco gastava grande parte do seu dia preparando os pratos que seriam servidos ao fazendeiro. Com isso não tinha tempo para atribuir as tarefas para a galinha. Que por sua vez aproveitava o tempo livre para ciscar o chão e procurar minhocas. Isso limitava o tempo disponível ao porco que trabalhava ainda mais para cumprir as metas.
O final dessa fábula você já pode prever: o fazendeiro não é atendido nas suas solicitações, o porco vira bacon e a galinha, depois de ceder um ovo, continua ciscando e procurando minhocas como se nada tivesse acontecido…

NÃO BASTA APENAS SE  ENVOLVER...COMPROMETIMENTO  É MAIS EFICAZ !

Resposta a um Desavisado - Por: Gustavo Siebra Felício Calou


Eu estava sem querer falar desse tema, por que sei que é polêmico e muita gente aqui não concorda. Mas diante de tanta bobagem que ando lendo, resolvi escrever minha opinião.

Primeiramente gostaria de dizer que quando meu avô Pedro Felício Cavalcante e Wilson Gonçalves (seu cunhado) tiveram a ideia de criar a Exposição Agropecuária do Crato em 1944, tinham como ideal e condão básico, que a festa seria uma festa popular, onde todos poderiam participar indistintamente - diferentemente do que alguns afirmam ao contrário - ideias que não verificamos hoje. Jajá explico porque. Pois bem, hoje fala-se bastante na saída da hoje denominada "EXPOCRATO", para um local mais "moderno" e "maior", onde supostamente ofereceriam-se melhores condições as pessoas. (alguns desavisados também comentam em ampliação do campus da URCA pimenta)

Alega-se também a falta de espaço e estrutura tanto dentro do parque como nas vias de acesso. Alguns falam também que o espaço para shows não comporta mais tanta gente.

O parque de exposições do Crato conta com 33 hectares de terra. Ocorre que o Governo do Estado não utiliza as dimensões do parque por completo. Vejamos...
Poucos sabem, mas o parque de exposição conta com uma pista de vaquejada e uma área de estacionamento atrás dos camarotes - uma área imensa - Agora eu pergunto... quantos de vocês que estão lendo esse texto, sabem que no crato tem vaquejada? Um espaço totalmente desabitado que não conta com utilização nenhuma por parte dos gestores da exposição.

A modernização pode ser feita la mesmo. A estruturação das vielas, do cocheiros, das barracas, criação de laboratórios. Por que não? Por que não melhorar os currais? Por que não expandir a área de shows? Por que não criar condições para os vaqueiros dormir de forma digna? PORQUE ESPAÇO TEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quanto as vias de acesso. Para chegar na expocrato hoje contamos com várias vias de acesso. A avenida do canal, a avenida do "CEO", e quem desce do granjeiro tem a via principal, bem como a avenida que se chega no estacionamento por trás dos camarotes. A titulo de exemplo, o São João de Campina Grande - PB é no centro da cidade, contanto apenas com uma única via de acesso, e NINGUÉM deixa de ir.

Vamos lembrar meus senhores, que a EXPOCRATO é uma festa popular, onde todos possam chegar. 70% das pessoas que chegam a expocrato,chegam a pé. Grande parte vem dos sítios e pé de serra. Não podemos esquecer deles também, pois eles compõe essa festa e ajudaram a tornar essa grandiosidade que é hoje! 

Pensar como os que querem tirar a expocrato daqui é pensar mais ou menos assim: "eu posso chegar de carro lá nesse novo local, então sou a favor". Se tirar a expocrato daqui e levar p outro local(ainda que seja no crato) seria a mesma coisa que tirar a romaria do horto e da praça e levar la para o novo juazeiro, seria tirar o carnaval de salvador e levar p morro de são paulo. Enfim...

No inicio do texto falei a "EXPOCRATO" estava perdendo a essência de ser uma festa popular. Vou começar a dizer porque. Primeiramente pq para comer na expocrato hoje é um absurdo, um exemplo é o espetinho custar 6 reais - um espetinho para mim nesse valor é caro - Outro exemplo diz respeito a criação de uma "área vip" nos shows, separando aqueles que podem e que não podem comprar um ingresso mais caro, esquecendo os gestores que essa é uma festa popular. Inclusive entre meus amigos e pessoas que conheço, é quase unanimidade que as festas eram melhoras antes da criação de área vip - que de vip não tem nada -

Ontem li um texto de um cidadão, que n vou citá-lo, afirmando que esse pensamento - de manter a expocrato aqui - era puro capricho de pessoas de familias tradicionais e ricas do Crato.

Mas a ele eu respondo que o capricho desses cidadãos cratenses que querem que o parque continue aqui, é o capricho de ver um parque te TODOS ainda. Onde se possa modernizar e fazer tudo que faria no outro "espaço", só que vendo ser feito onde sempre foi, e sempre vai ficar.

Agora, meu senhor, so falta o sr me convencer, de que não há interesse político por trás disso tudo.
Só falta querer me dizer que a saída do evento daqui, não vai favorecer fulano ou sicrano, mas apenas a população.
Só falta enfim, o senhor colocar em minha cabeça duas orelhas de burro e uma viseira, para que eu possa só olhar para onde o sr deseja.

Mas o que eu desejo, sem pieguice nenhuma. É o bem de minha cidade!!

Gustavo Siebra Felício Calou


Grupo FICAEXPOCRATO se reúne novamente no Crato Tênis Clube.


O página do grupo no Facebook já conta com mais de 1.000 simpatizantes.

MAIS TARDE, OS VÍDEOS COM OS DISCURSOS

Ontem ( 01 ), aconteceu nova reunião do grupo FICAEXPOCRATO, que defende a reforma, ampliação e modernização do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. Contando com mais de o dobro de pessoas da reunião passada, desta feita, foram proferidos discursos e lido uma cópia do documento que foi entregue pelo prefeito do Crato a representantes do Governo do Estado, contrariando a vontade popular da permanência do parque no local atual, o que causou indignação e discursos inflamados. Segundo os membros do grupo, o "documento foi feito sem a participação do povo do Crato, na surdina, por 14 membros que não representam a maioria da população Cratense". O empresário Duda Alencar, em seu discurso, disse que dessas 14 pessoas que assinaram o documento solicitando a mudança do parque, 90 por cento não é de gente do Crato, que não amam a cidade. 

No documento, também foi constatada a informação falsa divulgada pela Assessoria de Imprensa do Município de que a CDL teria assinado. Na realidade, não consta qualquer assinatura da CDL no referido documento, e quando procurados por membros na última semana, a CDL negou que tenha assinado qualquer coisa a respeito.

NOS BAIRROS DO CRATO

O movimento prossegue agora nos bairros do crato. A próxima reunião está marcada para a Praça D. Ceicinha, no bairro seminário, e contará com telões, serviço de som, camisetas, adesivos, etc. O movimento nas redes sociais já conta em sua página oficial, com mais de 1000 membros e simpatizantes.

Fotos da Reunião ocorrida ontem no Crato Tênis Clube:







Fotos: Dihelson Mendonça

www.blogdocrato.com

Operação executa 15 mandados de prisão contra gestores públicos e empresários no Ceará.


Operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil cumpre 15 mandados de prisão temporária em 5 municípios cearenses na manhã desta 
quarta-feira (31). 

A operação "Miragem II" executa prisões de gestores públicos e empresários em Fortaleza,Maracanaú, Russas, Morada Nova e Quixadá. Eles são acusados de envolvimento em fraudes em licitações e adulteração de documentos durante a investigação criminal que já vinha acontecendo na "Operação Miragem I", ocorrida em junho. Foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão. Todos os mandados de prisões foram contra pessoas já envolvidas na ´Miragem I´, já os de busca e apreensão têm novas pessoas envolvidas. Até o momento, muitos não foram localizados. O Ministério Público do Estado do Ceará e a Polícia Civil seguem fazendo diligências pelo Estado para prender os envolvidos.

Fonte: Diário do Nordeste


Sesc realiza “Dramaturgia - Leituras em Cena”



Unidade Juazeiro do Norte realiza, nos dias 1 e 2 de agosto, o projeto Dramaturgia – Leituras em Cena. As apresentações, que contam com a participação da Cia Mandacarú e Núcleo de Estudos e Experiências Teatrais (NEET), acontecem sempre às 19h, no Teatro Sesc Patativa do Assaré. A entrada é gratuita.  O projeto, que faz parte Departamento Nacional do Sesc, tem como  proposta estimular a prática da leitura de textos teatrais inéditos ou consagrados pela dramaturgia nacional e mundial. A iniciativa acontece duas vezes por ano nas Unidades do Sesc.


Cada etapa acontece com a realização de duas fases, que contam com a participação de diretores e atores locais, previamente convidados. Na primeira, é realizada uma oficina onde são trabalhados textos teatrais da dramaturgia nacional e mundial. Já na segunda fase, acontecem as apresentações dos textos pré-selecionados pelos participantes.

Programação

1/8
Cia Mandacarú
Texto: Hamet Máquina
Autor: Heiner Muller
Direção: Joylson
Núcleo de Estudos e Experiências Teatrais - NEET
Texto: O Amor de Fedra
Autor: Sarah Kane
Direção: Wanderley Petkowisck

2/8
Texto: Peça Coração
Autor: Heiner Muller
Direção: Joaquina Carlos
Núcleo de Estudos e Experiências Teatrais - NEET
Texto: Hamlet Maquina
Autor: Heiner Muller
Direção: Zizi Telecio

SERVIÇO:

Projeto Dramaturgia – Leituras em Cena
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré – Unidade Juazeiro do Norte
Datas: 1 e 2/8
Horário: 19h
Classificação indicativa: 12 anos.

:::Gratuito:::

Fonte: SESC

Crato - Notícias Administrativas - 02 de Agosto de 2013


Secretaria de Educação abre inscrições para Projovem Urbano

A Secretaria de Educação do Município do Crato está com inscrições abertas para o Projovem Urbano. O ProJovem é um programa do governo federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Crato que, além de elevar a escolaridade de jovens, de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, mas que não concluíram o ensino fundamental, possibilita o aprendizado de uma profissão a partir da qualificação profissional adequada às oportunidades de trabalho da cidade. 

O curso terá início no dia 5 de agosto e funcionará na Escola São Francisco, no turno noturno, durante 18 meses, e os alunos que frequentarem regularmente as aulas receberam mensalmente um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00. 

Os documentos necessários são: Xerox da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e histórico escolar.

As matriculas podem ser feitas na Secretaria de Educação e escolas São Francisco (sede); Professor José Bezerra de Brito (Ponta da Serra); Raimundo Nonato de Sousa (Dom Quintino); Paulo Limaverde (Santa Fé); Aderson da Franca (Belmonte) e Sônia Callou (Bela Vista).

Demutran esclarece sobre atendimentos às reclamações feitas junto ao órgão

O Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, do Crato, através do Núcleo de Divisão de Engenharia, esclarece à sociedade cratense que está ciente das reclamações feitas nos últimos dias na mídia, inclusive nas redes sociais, acerca de redutores de velocidade (lombadas), que estão sendo implantadas na cidade e que estão em processo de sinalização.

O órgão justifica que, embora não tenha sido comunicado pela construtora que realiza os trabalhos de asfaltamento e tapa-buracos na cidade, e tem implantado lombadas, que estas têm sido feitas em cima de tartarugas implantadas pelo DEMUTRAN, como é o caso da Rua Almirante Alexandrino e Av. Desemb. Edmilson da Cruz Neves (antiga Presidente Kennedy). Estamos trabalhando para resolver estes casos o mais breve possível. Informamos, também, que a demora acontece devido ao tempo de espera necessário para que a aplicação de tinta em asfalto tenha sua eficácia comprovada.

O DEMUTRAN ressalta, ainda, que as reclamações são sempre aceitas e respeitadas pelo órgão, pois entendemos que elas podem contribuir com o aprimoramento do nosso trabalho, que é de proporcionar melhores condições de tráfego para todos os usuários.  O órgão de trânsito conclama a todos para, juntos, construir uma a cultura de PAZ no trânsito, independente de ser você, condutor ou pedestre, observando o respeito às normas do Código Brasileiro de Trânsito. O DEMUTRAN agradece o apoio de todos e se coloca à disposição para maiores informações.

Sede: Avenida Perimetral Dom Francisco, 220 - Bairro São Miguel –Telefone: 3523 5232.Crato – Ceará.

Distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino recebem as ações de limpeza

A Secretaria de Serviços Públicos realiza trabalhos de limpeza, capinação e coleta de lixos nos distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino. Todas as ruas e espaços públicos foram visitados nesta ação. A ação teve início no começo de julho e vai ser levado a outras comunidades próximas a estes dois distritos, incluindo o sítio Quebra, também contemplado com a ação.

Obras realiza serviço de recapeamento asfáltico no Bairro Vila Alta

A Secretaria de Obras realizou o serviço de recapeamento asfáltico da Avenida Des.. Edmilson da Cruz Neves, no Bairro Vila Alta. Os buracos e áreas onde há desgaste da malha asfáltica foram os principais motivos das reclamações dos que fazem uso da Avenida, principalmente dos motoristas, que precisavam desviar constantemente dos buracos, O tráfego é intenso no local, por ser entrada e saída da cidade.

Biblioteca pública do Crato atuará com empréstimos de acervo para cadastrados

A Biblioteca Pública do Crato está realizando o cadastramento dos interessados em obter empréstimos e livros. Em funcionamento desde 1940, a Biblioteca encontra-se em processo de modernização com a implantação da catalogação de seus livros no software livre BibLivre.

Atualmente, o acervo conta com cerca de treze mil exemplares, entre Literatura geral, Literatura Infantil, livros técnicos, Cordéis, HQs, DVDs, livros em Braille, entre outros. As publicações estão disponíveis desde o dia 10 de julho de 2013, e os usuários precisarão preencher um cadastro para ter direito aos empréstimos, além de apresentar documentação solicitada. Cada usuário poderá retirar dois títulos por vez e os volumes poderão ficar nas mãos dos leitores, no máximo, por 15 dias.

Hoje, cerca de 100 pessoas passam, semanalmente, pela Biblioteca Pública Municipal do Crato. Com a atividade de empréstimo do acervo, esse número deve aumentar, mas ainda não há uma expectativa. “Esperamos que haja uma procura maior à biblioteca. É desejo da população do Crato que haja o empréstimo dos livros é uma reivindicação antiga. Só podemos atender agora devido o processo de modernização estar em pleno andamento. O usuário se sente contemplado ao poder levar para a sua casa um livro, e lê-lo da forma que lhe convier: deitado numa rede, debaixo de uma árvore ou antes de dormir. Esperamos que mais pessoas nos procurem para podermos ampliar esse nosso trabalho.”, diz o gerente de célula de Bibliotecas e Ações Literárias, da Secretaria da Cultura do Crato, Cícero Gomes. O acervo foi adquirido graças a doações do público geral, incentivo da Secretaria de Cultura e repasses da Biblioteca Nacional.

 Fonte: Prefeitura Municipal do Crato - PMC


Avoantes fazem no Ceará, Pernambuco e Piauí os dois maiores pombais do Nordeste


Um bando de aves de arribação resolveu, por conta própria, transformar os municípios de Potengi e Araripe no Ceará, Araripina no Pernambuco e Caldeirão Grande no Piauí, nos dois maiores pombais registrados cientificamente no Nordeste. Segundo dados preliminares já foram contabilizadas mais de um milhão de avoantes, ribaçãs ou pombas-de-bando de variadas espécies migradas de diferentes partes do mundo. Nos três municípios as aves estão em plena fase de produção de ovos, construindo seus ninhos e cuidando de seus filhotes e já foram avistadas em outras áreas distantes dos pombais em busca de alimentação e água. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) acaba de realizar na área o anilhamento de 730 avoantes com a identificação e sexo, contagem populacional desses animais em vôo e do numero de ninhos e ovos. São informações importantes para a definição de estratégias de conservação das espécies, segundo declarou o gerente regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Paulo Maier.

As aves vêm sofrendo ataque dos predadores que são dezenas de caçadores que invadem os pombais para abatê-las e comercializá-las clandestinamente no mercado regional. Por esta razão o ICMBIO, APA Chapada do Araripe, Floresta Nacional do Araripe e as Policias Ambientais do Piauí e Ceará mantém vigilância permanente na área e já foram presos em flagrante 25 caçadores por pratica de crime ambiental e multados em 365 mil reais. Na mesma operação foram apreendidas 18 armas de fogo, três veículos de passeio, 17 motos, uma camionete e três caminhões, alem de animais abatidos, lenha, munição e apetrechos de caça. Paulo Maier explicou que os caçadores das avoantes preferem os pombais devido a grande quantidade de aves expostas as armas de fogo e fáceis de serem capturadas nos próprios ninhos construídos no chão. Uma campanha de conscientização na região está sendo realizada no sentido de sensibilizar sobre a importância da conservação das avoantes no momento de fragilidade que é a fase de reprodução.

Sobre a importância de conservar as aves, manter e respeitar os pombais, o gerente regional do ICMBIO explicou “É sabido que muitos sertanejos nordestinos devem a vida a essas aves, pois conforme relato do biologista Espiridião Queiroz Lima, nas secas de 1877 e 1888 verdadeiros aluviões de pombas-de-bando salvaram igualmente do tormento da fome as míseras populações flageladas da época. Protegendo-as, estamos tendo a oportunidade de contribuir pela perpetuação da espécie que um dia contribuiu para a continuidade da vida no Sertão”, disse. As aves de arribação geralmente vivem em áreas campestres próximas a plantações de cereais e habitações rurais. É previsto que nos próximos meses de setembro a outubro elas se desloquem para os estados do Sudeste, retornando ao mesmo local, no mesmo período do ano seguinte.

Wilson Rodrigues
Repórter membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada em Crato


A Secretaria de Saúde do Crato, através do Departamento de Atenção Primária e Saúde da Mulher, comunica que até o próximo 7 de agosto se comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Durante esta semana todos os postos de saúde do município do Crato estarão realizando atividades educativas e de informação, voltadas para as mães e seus bebês.

Todas as mulheres gestantes e com filhos menores de 1 ano, estão sendo convidadas à comparecerem  no posto de saúde da sua área, a fim de receberem informações sobre a importância da amamentação.

O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado para o bebê, pois atende a todas as necessidades de nutrientes até os 6 meses de idade. A Secretária de Saúde do Crato, Aline Franca, ressalta a importância da amamentação e convida as mães cratenses a participarem das ações dessa semana.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada pela Aliança Mundial, há 22 anos, para Ação em Aleitamento Materno, e ocorre em 170 países, com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno.

Fonte: PMC


Exposição de Arte Contemporânea no Cariri Shopping


O artista Cratense George Macário de Brito realizará entre os dias 09 e 21 de agosto uma exposição de seus trabalhos no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte. A nova exposição, denominada "Abstraturas II" é uma evolução sobre seus trabalhos artísticos anteriores. Serão apresentadas pinturas e esculturas de parede. A TV Chapada do Araripe fará um programa diretamente do local, entrevistando o artista e apreciadores das artes visuais.

Serviço:
Local: Cariri Garden Shopping
Data: De 09 a 21 de Agosto de 2013

www.blogdocrato.com
Desde 2005, registrando todo dia, a história do Crato para a posteridade.



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30