xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/07/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 julho 2013

O CRATO EM FOTOS - Do amanhecer ao anoitecer, Crato é lindo !




No quadro "O Crato em Fotos", que periodicamente apresentamos aqui no Blog do Crato, hoje trazemos imagens de há bem pouco tempo, antes da reforma do centro da cidade ( requalificação urbana ). E como o tempo passa rápido! Pensar que tudo isso hoje está mudado e que não é mais dessa forma, é espantoso. Ainda bem que registramos sempre o Crato para a posteridade. Nossa coleção de fotos do Crato é maior que 100 mil fotos as mais diversas. 

Fotos Noturnas


Acima: Rua Dr. Miguel Limaverde


Acima: Rua Dr. João Pessoa


Acima: Praça Siqueira Campos


Olhaí que diferença! A praça Siqueira Campos nem é mais assim...


Acima: A Praça da Sé, antes da reforma.


Acima: Nas proximidades da Praça Alexandre Arraes ( Parque Municipal )


Acima: Na esquina da Praça Siqueira Campos com Rua Dr. Miguel Limaverde

FOTOS: Dihelson Mendonça - Proibida a Reprodução e utilização sem autorização por escrito do autor. Entre em contato através do e-mail: blogdocrato@hotmail.com





Movimento FICAEXPOCRATO envia carta à Reitora da URCA, Otonite Cortez


À Magnífica Reitora da Universidade Regional do Cariri - URCA
Professora Otonite Cortez

Nós do Movimento Fica Expocrato somos sabedores da importância desta IES para o Crato e para a Região do Cariri. Da mesma forma, com o mesmo afinco, somos seus defensores, já que julgamos como sendo uma das duas últimas “preciosidades” que restam ao nosso Município.

Contrariando Vossa Magnificência, a nossa luta tem sido no sentido de manter a sobrevivência da EXPOCRATO. Sua saída, para um lugar incerto e não sabido ou para uma área inadequada, inapropriada, afastada do coração da cidade e do seu Povo, deixará, sem a menor sombra de dúvidas, o nosso Crato sem sua maior e mais antiga paixão, sem identidade e completamente sem alma. 

Amamos a URCA! Queremos que ela se desenvolva para o progresso da nossa Terra! No entanto, não admitimos que, para que isto ocorra, a EXPOCRATO seja “despejada” de sua morada sexagenária, com uma operação “enigmática” e cheia de interesses, no mínimo intrigante e antipática para a grande maioria dos cratenses. Infelizmente, esta mudança não há o menor sentimento para com uma “Senhora” de 62 anos, de uma história de vida invejável, em completa harmonia com seus filhos e de inigualável tradição, reconhecida em todo o território brasileiro.

É bem verdade, Professora, que a Universidade Regional do Cariri, há muitos anos, vem merecendo ostentar outra dimensão! Oportunidades, ao longo desses anos, não lhe faltaram! Por que será que o Governo somente veio enxergar esta realidade agora? Por que as estruturas do SESI, assim como, as do CVT, todos no Crato, um ao lado do outro, não foram prontamente adquiridas para a expansão da nossa URCA? Por que essa necessidade de sacrificar a EXPOCRATO agora? Será que outra grande e ampla área não serve? Por que?

O nosso Movimento Fica Expocrato, com todo o respeito, continuará pugnando pela PERMANÊNCIA, AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO do Parque da Expocrato, em seu lugar natural. Não aceitamos a justificativa egoísta de que é a EXPOCRATO tem que ser transferida, penalizada e jogada ao futuro duvidoso, em nome da expansão da URCA e do próprio progresso do Crato. Isto é um absurdo! Isto é um atentado contra o nosso patrimônio Cultural e Histórico! É rasgar , literalmente, as nossas MEMÓRIAS! Valores que esta Universidade deveria ser a principal guardiã! Que pena!

Nós, Senhora Reitora, vamos em frente! Em busca de um sonho! É sonhando juntos que o tornaremos realidade! Seguiremos nestas “MANIFESTAÇÕES”, por um Parque amplo e moderno para a nossa EXPOCRATO, que se tornará a maior do gênero no Brasil. Mas, que seja, ainda, um belo espaço de lazer, de práticas culturais, esportivas e de convivência diária, para todos os cratenses, inclusive, para a nossa querida Universidade Regional do Cariri.

Crato, 29 de julho de 2013
MOVIMENTO FICA EXPOCRATO
www.facebook.com/ficaexpocrato


Os vereadores não podem ficar de Rabo Prêso - Há um compromisso com a população.


VEREADORES EM CIMA DO MURO ? - Nem dizem que "Sim", nem que "Não" ?

Os políticos, os homens públicos chegam até o poder para representar a população. É muito estranho quando um povo elege os seus representantes e estes, depois de eleitos passam a se esconder das grandes questões da cidade e viverem longe do povo que os elegeu.

O crato hoje vive uma batalha feroz em todos os quadrantes da cidade, entre aqueles que defendem a permanência e ampliação do parque de Exposições no local atual, ou a saída deste para outro local. Entretanto, poucos vereadores já se pronunciaram a respeito. Que chegou até o nosso conhecimento, somente o vereador Amadeu de Freitas e o Pres. da cãmara, Luis Carlos Saraiva emitiram opinião. O Amadeu é a favor da saída, mas defende o debate; O Luis Carlos declarou-se a favor da saída. Menos mal. Entretanto, os outros vereadores estiveram calados e permanecem calados. 

É muito deselegante para quem foi eleito representante da vontade do povo ficar em cima do muro, para depois, qualquer lado que der no final, sair abraçado com o povo, dizendo que sempre pensou daquela forma. Isso seria oportunismo, e claro, não queremos pensar isso dos nossos queridos vereadores. 

A hora do povo do crato saber quem tem integridade é agora! Que se pronunciem que SIM ou que NÃO, mas não se omitam do debate. Não FUJAM DA RAIA! - Que frequentem as reuniões que acontecem todas as quintas-feiras no Crato Tênis Clube, que sejam solidários, que procurem ouvir os argumentos, mas acima de tudo, que não fiquem em cima do muro, afinal de contas, nunca houve em toda a história, nenhum homem de caráter que diante das grandes questões, ficasse em cima do muro. 

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Movimento FICAEXPOCRATO - Reunião: Quinta-feira, às 18:00 no Crato Tênis Clube



Movimento FICAEXPOCRATO - Pela Ampliação e Modernização do Parque de Exposições - Reuniões às Quintas-feiras, às 18:00 no Crato Tênis Clube, em Crato. Compareça e traga seus amigos !!!

O Blog do Crato apóia essa causa!
www.blogdocrato.com


O gosto pela clandestinidade


ESCRITO POR GRAÇA SALGUEIRO | 29 JULHO 2013
NOTÍCIAS FALTANTES - FORO DE SÃO PAULO

Há poucos dias de se iniciar o XIX Encontro do Foro de São Paulo, na cidade que deu nome a esta organização, coisas obscuras e silenciadas pela mídia nacional ocorreram bem debaixo dos narizes do povo e das autoridades mas merecem uma investigação séria.

No início do mês de julho tomamos conhecimento de que aviões da Força Aérea Venezuelana (FAV) estiveram em várias partes do país, desembarcando grupos de aproximadamente 200 militares, a maioria em trajes civis e alguns poucos fardados. Depois do desembarque formavam-se grupos de 40 deles que, sob as vistas discretas dos fardados, embarcavam em vôos comerciais junto com outros passageiros. O primeiro grupo seguiu do aeroporto de Campo Grande e alguns desceram em São Paulo, enquanto o restante seguia - não se sabe para onde -, pois o vôo ainda faria escalas em Maringá, Curitiba e Porto Alegre.

Consultadas, as autoridades da Força Aérea Brasileira informaram o que segue:

- o C-130 venezuelano realmente pousou em SBCG no dia 8, ficando estacionado ao lado de um avião da GOL;

- foi um pouso técnico para reabastecimento;

- os passageiros e tripulantes, cerca de 40 militares, foram autorizados a entrar no terminal de passageiros, sendo submetidos aos procedimentos padrões de aduana e imigração;

- todos retornaram ao C-130;

- a bordo do C-130 havia um blindado;

- o destino da aeronave era Montevidéu, para onde iria o presidente Maduro (a fim de tomar parte em uma reunião de chefes de estado);

- supõe-se que os passageiros do C-130 iriam fazer a segurança do Maduro;

- tudo o mais que foi divulgado na internet não passa de história fantasiosa criada por alguma mente muito fértil que a postou em um blog.

Outra fonte me informa que a Polícia Federal (PF) confirmou que havia inspecionado um grupo de 80 passageiros e que nenhum permaneceu no país, seguindo para o Uruguai na manhã do dia 09/07. Entretanto, a mesma fonte me informa que “outro vôo da FAV pousou em Roraima, com cerca de 200 pessoas, desembarcaram e dispersaram em destinos diferentes”.

Ora, não é a primeira vez que os militares brasileiros são enganados por este governo, tendo ocorrido um fato desagradável em fevereiro de 2011, quando as FARC exigiram que, para devolver à liberdade três colombianos seqüestrados em seu poder, necessitavam de helicópteros da nossa FAB que se deslocou para lá e foi usada vergonhosamente conforme denunciei na ocasião em meu blog (ler aqui:http://notalatina.blogspot.com.br/2011/03/resposta-alguem-que-estava-la-no.html).

É provável que uma quantidade desses militares venezuelanos tenha apenas feito escala para reabastecimento em solo brasileiro e seguido para Montevidéu, e que faziam parte da guarda pessoal do usurpador “presidente” Nicolás Maduro, uma vez que no dia 11 de julho ocorreria uma reunião do MERCOSUL. Tudo isto é crível. O que não podemos acreditar, porque são os fatos que provam o contrário, é que fosse necessário enviar dois aviões, um aterrissando em Campo Grande e outro em Roraima, para depois seguir ao Uruguai a fim de fazer a guarda de Maduro. Sabemos - e até as pedras venezuelanas sabem - que essa guarda é a mesma que servia ao defunto Hugo Chávez, composta por militares pertencentes ao G2 cubano, escolhidos a dedo pelo próprio Fidel Castro, com passaportes venezuelanos falsos.

Seria ingenuidade acreditar que esses dois aviões trazendo 400 militares cubano-venezuelanos iam TODOS fazer a guarda de Maduro, e justamente num país onde o presidente é seu amigo e, como ele, membro do Foro de São Paulo? Seria “história fantasiosa” de “alguma mente muito fértil”, imaginar que dentre esse enorme grupo havia terroristas das FARC devidamente cedulados como “venezuelanos” (isso é fartamente conhecido pelas Forças Armadas colombianas e também denunciado pelo Notalatina), que vieram se estabelecer no Brasil? Em quem devemos acreditar: nas fotos que comprovam esses detalhes e o relato da pessoa que viajou no mesmo vôo do grupo que desembarcou em São Paulo, ou no que disseram as autoridades da FAB e da PF? Já vimos e tomamos conhecimento de tantas coisas encobertas pelos órgãos oficiais de segurança brasileiros, que obedecem em última instância à chefe do Governo nacional, que não me espantaria se a informação dada pela FAB tenha sido aquilo que foi “permitido” divulgar, afinal, clandestinidade não é exatamente uma atitude desconhecida ou repudiada pela mandatária brasileira. 

Futuramente saberemos o que estes elementos vieram fazer aqui, mas aposto numa coisa: legal e oficialmente, nem um terço deles veio ou está no Brasil.

http://notalatina.blogspot.com

Crescimento do Cariri é acima da média nacional


O desenvolvimento acontece em diferentes segmentos, mas as referências da própria cultura local e as romarias funcionam como setores impulsionadores desse processo

A região do Cariri experimenta nos últimos anos, crescimento acima da média nacional em diversos setores da economia, cultura e educação, com a instalação e novos equipamentos e vida de empresas, além de grandes investimentos no setor público. A criação da Região Metropolitana do Cariri (RMC) deu ênfase a esse processo que continua num ritmo acelerado, principalmente em Juazeiro do Norte. No último dia 18, foi empossada a reitora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Suely Salgueiro Chacon, já com 11 cursos e mais de 2 mil estudantes, com campi nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A meta é criar mais dois nas cidades de Brejo Santo e Icó, no centro-sul do Estado, que já sente o reflexo desse desenvolvimento regional.

O setor educacional, principalmente de nível superior e técnico, passou a ter um impulso de crescimento nos últimos 12 anos, em Juazeiro do Norte, com a vida dos primeiros cursos por meio da implantação de cursos particulares. Hoje, a menos de 10 quilômetros, estão instaladas duas faculdades de Medicina, a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, da Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, entidade particular, e a pioneira nos cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC), agora UFCA, implantada na cidade de Barbalha, cidade referência na saúde, com o Centro de Oncologia, a menos de 10 quilômetros.

No Crato, está o centro administrativo da Universidade Regional do Cariri (Urca), cidade referência em tradições e berço de grandes intelectuais, recebeu o título de Capital da Cultura. Durante este mês, Juazeiro do Norte, que comemora 102 anos, teve inaugurado o terceiro supermercado da rede atacadista internacional. O primeiro deles foi o Atacadão, do grupo Carrefour, o segundo, o Maxx, do Walmart, e agora, do grupo Pão de Açúcar o Walmert, demonstrando a prevalência econômica para o segmento atacadista. O crescimento econômico intenso de Juazeiro do Norte atualmente não é centrado apenas no comércio de varejo, mas em setores como a construção civil e a indústria de transformação e a própria cultura local e as romarias funcionam como setores impulsionadores desse processo.

Descentralização

Mas foi o comércio que se notabilizou como a grande vocação, com o seu melhor momento, com a atração de investimentos de vários empreendedores do Brasil e locais. A própria localização geográfica, tornando a cidade equidistante dos grandes centros, propiciou ao Juazeiro e ao Cariri centralizar a movimentação comercial.

Essa realidade promissora se tornou um atrativo de novos investimentos, que continua até hoje. Atualmente a cidade conta com o maior shopping do interior do Estado, o Cariri Garden Shopping, que em virtude do crescimento do mercado comercial foi duplicado e passou a ter 173 operações, trazendo o pioneirismo de franquias para a região, como o McDonald´s, entre outras marcas.
Segundo o professor do Departamento de Economia da Urca, Micaelson Lacerda, o momento atual de Juazeiro do Norte é de intenso crescimento econômico. O município vem crescendo acima da média do Estado e, entre 2004 e 2008, e tornou-se a terceira economia mais importante do Ceará ultrapassando Caucaia e Sobral, que estão mais próximas da capital.

Para ele, Juazeiro do Norte funciona como polo de desenvolvimento para os municípios do sul do estado do Ceará e regiões circunvizinhas, acompanhado por Crato e Barbalha. “Na verdade, atrai e irradia investimentos no sul do Ceará. Por essa característica foi um dos municípios que mais conseguiu investimentos dentro da política de atração de empresas do governo estadual fora da Região Metropolitana de Fortaleza”, diz. Conforme Micaelson, essa realidade contribuiu para desconcentração econômica em relação a Capital do Estado.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Via www.blogdocrato.com


Crato vive uma das maiores pragas de muriçocas de todos os tempos


Bom dia, pra quem conseguiu dormir em Crato!


Moro há 33 anos na Vilalta, desde quando ela era apenas matagal em grande parte. Confesso que em todos esses anos, nunca vi tamanha praga de muriçocas em nossa cidade. O Blog do Crato tem recebido inúmeros e-mails com reclamações as mais diversas, clamando pelo poder público, para que tome iniciativas a fim de resolver o problema. Nas redes sociais como o facebook, o que não falta são reclamações das pessoas contra as muriçocas. Embora tenha sido reativado pela administração municipal o projeto "Boa noite", não é divulgado quantas pessoas trabalham neste projeto, nem como isso é feito. Algumas pessoas, por conta da falta de informação, chegam a brincar com a própria dor, criando charges e afirmando que estão "dando vitaminas às muriçocas". O certo é que muitos Cratenses, nunca mais tiveram uma BOA NOITE de sono por causa das malditas muriçocas, que se fossem vendidas do Kg, estaria gerando divisas para o município de Crato.

Por: Dihelson Mendonça

Segundo ainda o advogado Nestor Moreira:

MURIÇOCAS INVADEM O CRATO.

A população do Crato vem sofrendo com a invasão de muriçocas. Embora seja notório que a presença de muriçoca nesta cidade não é nenhuma novidade. Só que agora a cidade está completamente infestada por essa espécie de pernilongo que veio resistente a ventiladores e à baixa temperatura provocada por aparelhos de ar condicionado. Nem mesmo o uso inseticida resolve o problema. Os cratenses não conseguem desfrutar de um sono reparador. E isso afeta diretamente o dia-a-dia das pessoas. No dia seguinte a maioria dessas pessoas está convivendo com problemas como: sonolência, mau humor, baixa rentabilidade no desempenho de suas tarefas e sofrendo de outros males que afetam a saúde em decorrência da noite mal dormida. Urge que o poder público adote, com a maior brevidade possível, solução para esse grave problema que aflige a todos nós.

Grupo "Filhos e Amigos do Crato" - No Facebook


Atleta cearense conquista bronze no Brasileiro Juvenil de Taekwondo


Atleta cearense conquista bronze no Brasileiro Juvenil de Taekwondono Campeonato Brasileiro Juvenil e Sub-21 de Taekwondo, em Matinhos-PR. 

A competição aconteceu entre os dias 12 a 14 de julho e foi organizada pela CBTKD [Confederação Brasileira de Taekwondo] e Federação Paranaense.  O Ceará agora soma 11 medalhas em eventos nacionais e uma vaga na Seleção Brasileira Juvenil. Com a conquista, a cearense agora deve ocupar a 4ª posição no ranking nacional juvenil. “A luta da final foi muito disputada e eu lutei muito bem. Estou muito feliz em estar entre as melhores do ranking”, confessa a atleta que foi superada pela lutadora da Seleção Brasileira Bárbara Dias, do Distrito Federal.

“Agora eu quero muito me manter entre as primeiras do ranking. Minha próxima competição é o Open de Maceió e eu pretendo conseguir um bom resultado e com isso a classificação para a seletiva fechada da Seleção Brasileira. Eu acredito na possibilidade de representar o Brasil nas olimpíadas de 2016. Eu acho que estou mais perto do que longe”, afirma a Brena.

Nesta etapa do Brasileiro no Paraná, a delegação cearense foi composta por 10 atletas. O destaque da delegação ficou por conta de Anderson Monteiro, que venceu com facilidade seus dois primeiros combates, contra os lutadores do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro e acabou ficando com a medalha de bronze. Yandra Dias, que é atleta da seleção Brasileira, teve seu primeiro combate contra a forte atleta do Paraná, Bárbara Akemi, que também e da seleção. A luta foi acirrada e terminou com o placar de 2 x 1 para a paranaense, que ficou com o ouro. Brena Carolina e Yandra Dias foram beneficiadas com passagens aéreas da Sesporte para a disputa da competição.

Assessoria de Comunicação da Sesporte


Passar com a verdade - Por: Emerson Monteiro

Na tradição popular, existem histórias que perpetuam através dos séculos registros da vida de Jesus os quais passam de geração a geração, suprindo lacunas bíblicas e enriquecendo a imaginação das pessoas de detalhes instrutivos quanto à presença do Mestre divino entre os humanos.

Uma dessas lendas, sem origem definida, por exemplo, narra o episódio da fuga para o Egito, ocasião do morticínio das crianças praticado a mando de Herodes, capítulo abominável daquele período.

Ao notarem a estrela que nascera no Oriente, os reis magos haviam se dirigido a Jerusalém à procura do Rei dos Judeus. Com suas estadas na capital da província, segundo Mateus, Herodes perturbou-se e toda Jerusalém com ele. Por isso, chamou os magos e pediu que voltassem de Belém e trouxessem as notícias de onde nascera Jesus, para que ele também pudesse adorá-lo.

Após as palavras do rei, puseram-se a caminho. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. Ao ver a estrela sentiram grande alegria, e entrando na casa viram o menino com Maria, sua mãe. Prostraram-se, adoraram-no e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra (Mateus, 2, 9-11).

Avisados em sonho, no entanto, os magos deixaram de atender ao soberano.

José, por sua vez, depois de receber avisos de um anjo, pegou Maria e o Menino, e com eles fugiu na direção do Egito.

Nesse meio tempo, vendo-se enganado pelos magos, Herodes mandou executar todas crianças de dois anos abaixo, nascidas em Belém e suas proximidades.

No transcurso da longa viagem, ainda em solo palestino, a Família Sagrada se aproximava de uma barreira policial. Mediante a revista de todos viajantes, aflita, Maria ouviu em si a voz do anjo lhe dizia:

- Passe com a verdade!

Quando abordados pelos romanos, que indagaram do conteúdo do cesto que transportava na lua-da-sela da montaria, ela respondeu:

- Aqui vem
uma criança.

Ao ouvir a resposta, os guardas se entreolharam e prorromperam numa sonora gargalhada, enquanto um deles considerava em altos brados:

- Caso fosse mesmo uma criança o que levaria nesse cesto jamais teria a coragem de revelar.


E permitiram que eles continuassem a jornada sem qualquer objeção.

Aterro Regional do Cariri contará com 20 milhões de reais


Apesar do mercado imobiliário ter investido na oferta de bons produtos, os desafios de saneamento básico ainda persistem no Cariri. A falta de uma destinação correta para os resíduos sólidos provoca o aumento da poluição, compromete a saúde pública, a qualidade da água e dos demais recursos naturais. No Cariri, o panorama não é diferente. Ao longo de décadas, as cidades da região têm enviado seus dejetos para locais impróprios. Uma medida importante tem sido preparar a população para a educação no manejo do lixo, através da coleta seletiva e a reciclagem.

Até a instalação do aterro, em Caririaçu, a coleta seletiva dos resíduos sólidos vem-se expandindo nos centros urbanos da região FOTO: YACANÃ NEPONUCENA

Nos chamados lixões, todo material vindo das residências e do comércio em geral é despejado e se transforma em montanhas malcheirosas. Mas este cenário desolador deve começar a mudar a partir deste ano, com a construção do Aterro Sanitário Regional do Cariri, localizado na divisa entre Juazeiro do Norte e Caririaçu, uma das obras mais aguardadas pela população. Depois de superar vários entraves, como a definição do local, o aterro terá um projeto moderno e sustentável para beneficiar 10 cidades do Cariri: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Nova Olinda, Santana do Cariri, Jardim, Missão Velha, Farias Brito (que compõem a Região Metropolitana) e Altaneira.

Projeto

"O Aterro Sanitário faz parte do Projeto Cidades do Ceará, que procura distribuir melhor os investimentos no Estado, levando melhorias para o interior. Os recursos já estão garantidos para essa construção e será uma estrutura dentro dos padrões legais e ambientalmente exigidos", explica Camilo Santana, titular da Secretaria das Cidades do Ceará, que está à frente do projeto. Um aterro sanitário é um local onde ocorre a disposição controlada dos resíduos sólidos, com regras técnicas rigorosas para evitar a contaminação do ambiente e garantir o controle do recebimento do material, para se ter um controle exato de até quando o local vai poder operar, já que existe um limite de recebimento dos resíduos. No caso do Aterro Sanitário do Cariri, a previsão é de até 20 anos. "A estrutura será formada pelo aterro em si e por unidades de transferência, que vão receber os resíduos sólidos e estarão localizadas nos municípios. Nessas unidades, será feita a seleção do material, em lixo seco e úmido. Só os resíduos úmidos, que não podem ser reciclados, vão para o aterro. A ideia é que os municípios possam aproveitar o material reciclável e gerar renda", explica Camilo Santana. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 20 milhões na construção do Aterro Regional, que terá uma área total de 176,6 hectares e capacidade para receber de 180 mil a 200 mil toneladas anuais de resíduos.

Mas a administração do aterro será consorciada, ou seja, compartilhada entre os municípios que o utilizarem. "Estamos estudando de que forma isso será administrado. A ideia é que a gestão não seja feita pelos prefeitos, mas que o consórcio faça uma licitação pública para a iniciativa privada gerenciar. Isso terá um custo e cada município vai pagar proporcionalmente ao que utilizar. Por exemplo, se Jardim entregar 1 tonelada de lixo por dia, vai pagar por essa quantidade", comenta Camilo Santana. "A responsabilidade do consórcio será a de deslocar o lixo das unidades de transferência até o Aterro. E a responsabilidade dos municípios será a de coletar os resíduos, estimulando a coleta seletiva", completa o Secretário das Cidades.

A construção do Aterro Regional também é o cumprimento de uma exigência legal. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010 pelo então Presidente Lula, todos os municípios brasileiros terão que acabar com os lixões e adotar aterros sanitários - consorciados ou individuais. "Acreditamos que esse consórcio vai minimizar os problemas do lixo na região do Cariri, porque hoje todas as cidades têm lixões. O fato de ser consorciado é um avanço, porque o custo de implantação de uma obra dessa é muito grande. E os municípios pequenos não teriam produção de lixo suficiente para justificar essa utilização. E sendo consorciado, eles compartilham os custos de operação", avalia Ivan Botão de Aquino, Supervisor de Impacto Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará.

A previsão é de que até o final do ano a construção do Aterro seja autorizada. O objetivo é que até agosto de 2014, quando entra em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o local esteja em operação. A partir disso, a participação da população será fundamental. "Somada à construção do Aterro tem que ter o trabalho de coleta seletiva e de educação ambiental nos municípios. Quem sabe com maneiras de estimular as pessoas a fazerem a coleta seletiva em casa. Isso é importante, porque reduz os custos para o município e para a reutilização desses materiais já na origem", observa. 

Fonte: DN


Que sirva de exemplo !


O Pastor Jeremiah Steepek (foto) se fantasiou de morador de rua e foi para a igreja de 10.000 membros onde ele estava para ser apresentado como pastor naquela manhã. Ele caminhou ao redor da sua futura congregação por 30 minutos enquanto as pessoas chegavam para o culto. Apenas 3 pessoas entre as 10.000 disseram Olá para ele. Ele pediu aos fiéis uns trocados para comprar comida e ninguém na igreja lhe deu nada. Ele entrou no santuário para se sentar na frente da igreja, mas os obreiros pediram que sentasse nos fundos. Ele cumprimentou as pessoas que retrucaram com olhares e reprovação e desprezo.

Quando o culto terminou, os mais velhos subiram ao púlpito animados para apresentar o novo pastor da igreja para sua congregação. "Nós gostaríamos de apresentar-lhes o Pastor Jeremiah Steepek". A congregação olhou em volta aplaudindo com alegria e expectativa. O mendigo sentado nos fundos levantou-se e começou a andar pelo corredor. As palmas cessaram e todos os olhares pairaram sobre ele. Ele caminhou até o altar e pegou o microfone dos anciãos (que já sabiam de tudo), parou por um momento e recitou,

'Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Vinde vós, os abençoados por meu Pai. Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo. Pois estava com fome, e destes-me de comer; estava com sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e recebestes-me na vossa casa; estava sem roupa, e vestistes-me; estava doente, e cuidastes de Mim; estava na prisão, e fostes visitar-me". Então os justos perguntar-lhe-ão: "Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso e te fomos visitar?"'

'Então o Rei responder-lhes-á: "Eu vos garanto: todas as vezes que fizestes isto a um dos menores dos meus irmãos, foi a Mim que o fizestes.'

Depois que ele recitou isso, olhou para a congregação e disse-lhes o que havia passado naquela manhã. Muitos começaram a chorar e muitos se curvaram de vergonha. Ele, então, disse: "Hoje eu vejo um grupo de pessoas, e não a igreja de Jesus Cristo. O mundo tem muita gente, mas tem poucos discípulos. Quando VOCÊ vai se tornar um discípulo?"

E assim ele dispensou a congregação até a próxima semana.

Ser cristão não é uma coisa que você diz que é. Você precisa viver e compartilhar com o próximo. 

(via The Whosoevers)


Professor é encontrado morto em motel na cidade de Mauriti, no CE


Jornal "O Povo" confunde a cidade de Mauriti com o Bairro Muriti, no Crato

Polícia acredita que o educador tenha sido vítima de mal súbito. Corpo foi encaminhado para IML para realização de exames.

Um professor da rede estadual de ensino do Ceará foi  encontrado morto na manhã deste domingo (28), em um motel localizado na cidade de Mauriti, a 491 km de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Militar (PM), não há sinais de violência no corpo. Acredita-se que o educador tenha sido vítima de mal súbito. O corpo foi encontrado por volta de 6h, após funcionários do motel registrarem a saída da acompanhante do professor. De acordo com a PM, os dois haviam dado entrada no estabelecimento na noite anterior. Os funcionários estranharam a mulher ter deixado o local sozinha e foram até o quarto onde o casal estava, o professor já estava morto quando foi encontrado. O corpo foi encaminhado para o Instituo Médico Legal (IML) para que exames esclareçam a causa da morte. A jovem que o acompanhava no motel está sendo procurada pela polícia para prestar depoimento.

Do G1 CE

Não confunda Mauriti com Muriti, no Crato! - Jornal "O Povo" publicou notícia em sua página Online em que citava a cidade do crato como locla onde teria acontecido este crime. veja:




Crato está em terceiro lugar em IDH no Ceará (0,713)


IDHM do Ceará cresce 68,4% em 20 anos, e é o segundo melhor do Nordeste

Entre 1991 e 2010, o IDH do Estado passou de 0,405 para 0,682, classificado como de médio desenvolvimento humano


Acima: Cidade do Crato - Foto: Dihelson Mendonça

O Ceará registrou crescimento de 68,4% em seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em 20 anos. Entre 1991 e 2010, o IDH do Estado passou de 0,405, considerado muito baixo, para 0,682, classificado como de médio desenvolvimento humano. O  Estado possui o segundo melhor IDHM do Nordeste, atrás apenas do estado do Rio Grando do Norte. Os dados constam no Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, elaborado a partir de parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fundação João Pinheiro, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); e divulgado nesta segunda-feira (29).

Fortaleza possui maior IDH do Ceará

Fortaleza mantém-se como o município de mais alto IDH do Estado. Em 1991, era de 0,546, considerado de baixo desenvolvimento humano e passou a 0,754, em 2010, classificado como de alto desenvolvimento humano.

O Crato, que ocupava a segunda colocação em IDH no ano de 1991 (0,444), passou a ser o terceiro em 2010 (0,713), considerado também de alto desenvolvimento humano, mas atrás de Sobral (0,714), que era o sétimo no levantamento de 1991.
Salitre tem o pior índice No Ceará, o município de pior IDH é o de Salitre, com 0,540 (baixo desenvolvimento humano). Apesar de ter evoluído em relação a 1991, quando o IDH era de apenas 0,189 (muito baixo desenvolvimento humano e inferior ao dos países mais pobres do mundo), o município caiu duas posições no ranking estadual. 

O IDHM é o resultado da análise de mais de 180 indicadores socioeconômicos dos censos do IBGE de 1991, 2000 e 2010. O estudo é dividido em três dimensões do desenvolvimento humano: a oportunidade de viver uma vida longa e saudável [longevidade], ter acesso a conhecimento [educação] e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas [renda]. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

Confira ranking do IDHM 2010 no Nordeste

1) Rio Grande do Norte - 0,684
2) Ceará - 0,682
3) Pernambuco - 0,673
4) Sergipe - 0,665
5) Bahia - 0,660
6) Paraíba - 0,658
7) Piauí - 0,646
8) Maranhão - 0,639
9) Alagoas - 0,631


Novas cédulas de R$ 2,00 e R$ 5,00 entraram em circulação nesta segunda-feira


As novas notas de R$ 2 e R$ 5 reais começaram a circular à partir de ontem segunda-feira (29), conforme comunicado do Banco Central (BC). As cédulas trazem elementos adicionais de segurança, como a marca d’água e o número escondido, já presentes nas notas de R$ 50 e R$ 100 e de R$ 10 e de R$ 20, lançadas respectivamente em 2010 e 2012.

As novas cédulas encerram o ciclo de substituições iniciado pela autoridade monetária em 2010. Naquele ano, foram divulgadas imagens dos seis novos modelos. As cédulas da segunda família do real trazem o valor da nota no canto superior direito. A substituição das cédulas antigas pelas novas no dia a dia dos brasileiros será gradual, conforme as primeiras forem tiradas de circulação em função do desgaste natural.

Fonte: Uol


Dólar fecha no maior nível em 20 dias


Em meio à expectativa em relação à próxima reunião do Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, o dólar fechou no maior nível em 20 dias. O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (29) vendido a R$ 2,2702, com alta de 0,64%. O valor é o mais alto desde 10 de julho, quando a moeda norte-americana encerrou em R$ 2,2729. No mês, o dólar subiu 1,72%. Em 2013, a cotação acumula alta de 10,85%. O governo tem tomado várias medidas para conter a valorização da moeda norte-americana. Além das vendas de dólares no mercado futuro, o BC retirou parte do compulsório sobre as apostas de que o dólar vai cair e eliminou restrições de prazos para que os exportadores financiem antecipações de pagamentos. A equipe econômica também retirou barreira à entrada de capitais estrangeiros no país. O Ministério da Fazenda zerou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para os estrangeiros que aplicam em renda fixa no Brasil. Desde outubro de 2010, a alíquota em vigor era 6%. A venda de moeda estrangeira no mercado futuro também ficou isenta de IOF.

Desde o fim de maio, o mercado financeiro global enfrenta turbulências por causa da perspectiva de que o Federal Reserve (Fed), Banco Central norte-americano, reduza os estímulos monetários para a maior economia do planeta. Ele poderá aumentar os juros e diminuir as injeções de dólares na economia global caso o emprego e a produção nos Estados Unidos mantenham o ritmo de crescimento e afastem os sinais da crise econômica iniciada há cinco anos. A instabilidade piorou depois de Ben Bernanke, presidente do Fed, ter declarado, em 19 de junho, que a instituição pode diminuir a compra de ativos até o fim do ano, caso a economia dos Estados Unidos continue a se recuperar. Se a ajuda diminuir, o volume de moeda norte-americana em circulação cai, aumentando o preço do dólar em todo o mundo.

Encontro

A reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed ocorrerá nesta semana, amanhã (30) e quarta-feira (31). O encontro indicará se o Banco Central norte-americano pretende acelerar a retirada dos estímulos monetários ou se começará a agir somente perto do fim do ano.”

Agência Brasil


Mística de Pe. Cícero é alvo de estudos


Juazeiro do Norte. “Foi Padre Cícero quem colocou Juazeiro do Norte no mapa do Brasil. Sem ele, Juazeiro tinha tudo para ser apenas um povoado sem expressão, como tantos que existem no Brasil.” A afirmação do jornalista e historiador Daniel Walker pode ser um tanto quanto forte, mas quem conhece um pouco da história de Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, pode enxergar nela boa dose de realidade. E são diversos acontecimentos históricos que comprovam isso. “Padre Cícero, mesmo morto, é o ímã que atrai gente para impulsionar o desenvolvimento da cidade que ele fundou”, resume o pesquisador.

Culto ao Santo de Juazeiro representa numa multidão que não para de crescer a cada ano, em busca do milagre ou para o pagamento de promessas por graças alcançadas pela intermediação do “Santo de Juazeiro” FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Muito mais do que fundador da hoje mais populosa cidade do Cariri, Padre Cícero também foi seu primeiro prefeito e teve atuação destacada em outros setores. Foi um religioso que influenciou e cativou gerações de fiéis. Como administrador, mostrou preocupação com o combate à seca, à erradicação de doenças e com o crescimento do então povoado. “Padre Cícero é multifacetado, polivalente. Sua vida atrai pesquisadores de todos os ramos, como sociologia, antropologia, história, religião, política, economia, etc. É um inesgotável filão para pesquisa, o que pode facilmente ser comprovado pela vasta bibliografia existente sobre ele no Brasil e no exterior”, explica Daniel Walker. De acordo com as pesquisas históricas, Padre Cícero também foi benemérito. Entre muitas outras ações, doou os terrenos para construção do primeiro campo de futebol e do aeroporto, contribuiu para a instalação de muitas escolas, como a Escola Normal Rural e o Orfanato Jesus Maria José, além de construir as capelas do Socorro, de São Vicente, de São Miguel e a Igreja de Nossa Senhora das Dores. No aspecto econômico, foi um visionário, dinamizando o artesanato local como fonte de renda, incentivando a instalação do ramo de ourivesaria e estimulando a expansão da agricultura, introduzindo o plantio de novas culturas.

No entanto, na visão de Daniel Walker, um dos principais pesquisadores da vida de Padre Cícero, o aspecto de santidade, que o faz ser reverenciado até hoje por milhões de pessoas, é o que mais se destaca na figura do personagem histórico. “É este aspecto que motivou o fenômeno que tem o seu nome e até hoje resiste, em que pese a Igreja ter feito de tudo para destruí-lo, inclusive banindo-o do seu rebanho com a aplicação da pena de suspensão de ordem 1894″, observa o jornalista. “A Igreja e os inimigos do Padre Cícero apostaram que com a sua morte a cidade que ele fundou se acabaria, as romarias deixariam de existir e o seu nome seria apagado da memória do povo. Ledo engano, pois depois da sua morte, Juazeiro cresceu mais, as romarias não pararam e o seu nome continua sendo uma mina para estudos e pesquisas”, avalia o historiador. “Ele já está canonizado como santo pelo povo à revelia da Igreja”, afirma Daniel Walker.

Padre Cícero foi expulso pela Igreja, acusado de desobediência e heresia. Durante uma missa que celebrava, houve a transformação da hóstia consagrada em sangue, na boca da beata Maria de Araújo. Outros acontecimentos, como uma hóstia transformada em coração, chamaram a atenção do clero, que passaram a acreditar numa farsa, fazendo com que perdesse a ordenação. Enquanto isso, os fiéis passaram a ter certeza de que aqueles fatos eram milagres.

A história comprovou que a fé popular prevaleceu e até hoje o religioso é homenageado sob as mais diferentes formas, com romarias que atraem milhares de pessoas a Juazeiro do Norte. Por isso, existe o movimento pela reabilitação de Padre Cícero junto à Igreja e sua consequente beatificação. “A história mostra que Padre Cícero não é réu, mas vítima da intolerância da Igreja, um mártir da disciplina. O padre que ensinou o romeiro a rezar o rosário da Mãe de Deus,”, comenta Daniel Walker.

Giuliano villa nova
Colaborador Diário do Nordeste


Lula é eleito o político mais corrupto de 2012


Mais uma premiação para o ex-presidente Lula



Ex-presidente venceu prêmio promovido por movimento anticorrupção

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu neste domingo, 20, o Troféu Algemas de Ouro, prêmio criado para eleger o político mais corrupto de 2012. A enquete promovida pelo Movimento 31 de Julho, grupo anticorrupção que atua na internet, foi realizada no Facebook e conseguiu mobilizar mais de 14 mil pessoas.Lula foi acusado pelo publicitário Marcos Valério de ter usado o dinheiro do mensalão para quitar despesas pessoais. Ele venceu o prêmio com 65,69%, o equivalente a 14.547 votos.

O ex-senador Demóstenes Torres ficou com o segundo lugar, com 21,82% dos votos. Ele foi cassado devido a estreita relação com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo. O terceiro ficou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), com 4,55% dos votos, que no ano passado apareceu em fotos, em Paris, ao lado do dono da empresa Delta, construtora investigada na CPI do Cachoeira.

'Fraude'. Coordenadores tiveram de impugnar mais de 9 mil votos por causa de suspeitas de fraude na votação. Segundo o movimento, internautas denunciaram que um suposto robô estaria adulterando o resultado da enquete, votando para um determinado candidato. A organização do prêmio chegou a acionar o Facebook.

A primeira edição do Troféu Algemas de Ouro, realizada em 2011, foi vencida pelo senador José Sarney (PMDB), que obteve 60% dos 7 mil votos. Nesse ano, as Algemas de Prata ficaram com o ex-ministro José Dirceu (PT) e as de Bronze, com a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN).

Veja a lista completa dos candidatos que concorreram para o Algemas de Ouro 2012:

Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) 
Eduardo Azeredo (PSDB-MG)
Erenice Guerra (PT)
Fernando Pimentel (PT)
Fernando Cavendish (Delta)
Jader Barbalho (PMDB-PA)
José Roberto Arruda (ex-DEM-DF)
Lula (PT)
Paulo Maluf (PP-SP)
Sérgio Cabral (PMDB-RJ) 

Fonte: O Estado de S. Paulo


Para Você Refletir - Por Maria Otilia


Durante toda esta semana, por ocasião da vinda do Papa Francisco ao Brasil, para a  Jornada Mundial da Juventude, podemos refletir sobre a importância da nossa missão como cristão.Principalmente da nossa responsabilidade  como educadores, na formação de jovens mais protagonistas.Na sua fala, o Papa ressaltou a importância do diálogo, da escuta, da simplicidade, da humildade, de valorização do outro, principalmente na formação da nossa juventude como missionários em potencial.

Posto abaixo, uma fábula que fala da  necessidade e da importância da escuta. Ouvir o outro e ouvir o nosso próprio  coração. Só assim poderemos  ter a devida sensibilidade para acolher tudo de bom que a vida nos oferece. Como disse o Papa Francisco, no seu discurso na Comunidade de Varginha ...'" A verdadeira riqueza não está nas coisas,mas no coração..".


Fábula -   Sons Inaudíveis 
                                                                                 
Um rei mandou seu filho estudar no templo de um grande Mestre, com o objetivo de prepará-lo para ser uma grande pessoa. Quando o príncipe chegou ao templo, o Mestre o mandou sozinho para uma floresta. Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever todos os sons da floresta. Quando o príncipe retornou ao templo, após um ano, o Mestre lhe pediu para descrever todos os sons que conseguira ouvir. Então disse o príncipe:
- Mestre, pude ouvir o canto dos pássaros, o barulho das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o barulho do vento cortando os céus…
E ao terminar o seu relato, o Mestre pediu que o príncipe retornasse à floresta, para ouvir tudo o mais que fosse possível. Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu à ordem do Mestre, pensando:
- Não entendo, eu já distingui todos os sons da floresta…
Por dias e noites ficou sozinho ouvindo, ouvindo, ouvindo… Mas não conseguiu distinguir nada de novo além daquilo que havia dito ao Mestre. Porém, certa manhã, começou a distinguir sons vagos, diferentes de tudo o que ouvira antes. E quanto mais prestava atenção, mais claros os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz. Pensou:
- Esses devem ser os sons que o Mestre queria que eu ouvisse…
E sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo, pacientemente. Queria Ter certeza de que estava no caminho certo. Quando retornou ao templo, o Mestre lhe perguntou o que mais conseguira ouvir.
Paciente e respeitosamente, o príncipe disse:
- Mestre, quando prestei atenção, pude ouvir o inaudível som das flores se abrindo, o som do sol nascendo e aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da noite…
O Mestre sorrindo, acenou com a cabeça em sinal de aprovação, e disse:
- Ouvir o inaudível é ter a calma necessária para se tornar uma grande pessoa. Apenas quando se aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, seus medos não confessados e suas queixas silenciosas, uma pessoa pode inspirar confiança ao seu redor, entender o que está errado e atender às reais necessidades de cada um.”

Autor Desconhecido.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30