xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/07/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 julho 2013

Noticias & Comentários ( Armando Rafael)


Cariri em destaque



Todos os grandes jornais brasileiros que circularam neste domingo trouxeram manchetes com a vinda do Papa Francisco ao Brasil. Segundo a mídia, o Papa, que chega ao Rio de Janeiro na 2ª feira, dia 22,  encontrará um país com um número de católicos menor do que há 10 anos. Mas, mesmo assim, o Brasil ainda é a maior nação do mundo em número de católicos. Cerca de 120 milhões de brasileiros se declararam “católicos, apostólicos, romanos". Ao falar das diversas tradições católicas brasileiras, com ênfase para a devoção a Nossa Senhora Aparecida,  o jornal “Folha de S.Paulo”  publicou: “Esse catolicismo tradicional ganha rosto militante e libertador com as romarias da Comissão Pastoral da Terra ou com o 13º Intereclesial das CEBs, que será realizado pela Diocese de Crato, em janeiro próximo, em Juazeiro do Norte (CE), com o tema "Justiça e Profecia a serviço da Vida". (Na foto ao lado, Dom Fernando Panico, atual bispo de Crato,  em visita à periferia de Floriano quando foi bispo naquela cidade do Piauí, este o estado com maior número de católicos no Brasil)



Centenário da Diocese

Será aberto no próximo dia 20 de outubro o Ano do Centenário de Criação da Diocese de Crato. A primeira solenidade será a bênção da Catedral de Nossa Senhora da Penha, que ganhará nova mesa do altar. Esta será de pedra (cumprindo o recomendado para os altares das catedrais). Para tanto, toda a renda da festa de Nossa Senhora da Penha de 2013 será revertida para a construção da nova mesa do altar.

Teatro Maria Fumaça


A sugestão (boa sugestão, diga-se de passagem) partiu do teatrólogo Cacá Araújo. Escrevendo sobre o complexo do Centro Cultural do Araripe ele disse: Já o prédio do auditório/teatrinho passaria a ser chamado Teatro Maria Fumaça, em referência à sua história”.



15 anos sem Dom Vicente

No próximo mês de dezembro, a população da católica do Cariri lembrará os 15 anos de falecimento de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, 3º bispo de Crato. Até hoje ele não recebeu, do Poder Público cratense, uma homenagem à altura do que a sua memória merece. Dom Vicente prossegue como “O maior benfeitor de Crato”. E esta cidade prossegue com a fama de uma "cidade ingrata"... Triste!
A propósito, transcrevo abaixo uma matéria publicada no blog “Coisas do meu sertão, onde o dono do blog, Henrique Silvestre, assim escreveu:

O bispo 1

Dom Vicente de Paulo Araújo Matos foi o terceiro bispo da Diocese do Crato. Comandou o clero local de 1961 a 1992. Um homem injustiçado. Filho de família abastada de Itapajé, Dom Vicente tinha porte e beleza de galã de cinema. Ganhou o apelido cretino de ‘Dom Ratão’. Talvez pelo fato de possuir sempre o Opala Comodoro mais moderno da época e morar num Palácio Episcopal. Pura ignorância.

O bispo 2

Foi ele quem fundou a Faculdade de Filosofia do Crato, embrião Universidade Regional do Cariri (URCA). Também fundou os colégios Pequeno Príncipe e Madre Ana Couto (nos quais estudei) e o Centro de Expansão (local de retiros religiosos). No Centro de Expansão ouvi dele a seguinte lição, durante um evento religioso que reunia jovens: “Hoje se banaliza tudo. “Eu pergunto: Você gosta de pão de milho?
A resposta é: A-d-o-r-o!
Errado! Só se adora a Deus!”.

O bispo 3

Foi Dom Vicente quem me conferiu o sacramento da Crisma, numa noite de lua, na Quadra Bicentenário. (foto ao lado)  Poucos dias antes, na estrada do Granjeiro onde eu morava, vi o bispo parar o seu carrão para dar carona a uma senhora. Ela vinha dos lados das nascentes do sopé da Chapada do Araripe com uma enorme trouxa de roupa na cabeça. O sol estava escaldante. Naquele instante, descobri quem eram os ratos.
O Bispo 4

Reza a lenda de que seu Antônio Berredo, motorista do bispo, era um homem, digamos, de poucas palavras e paciência. Certa vez, em viagem a Fortaleza no carrão do prelado, teria se dado o seguinte diálogo:
Bispo: “Olha o jumento
Berredo: (silêncio)
Bispo: “Aquela mulher pode atravessar. Buzina.” 
Berredo: (silêncio)
Bispo: “Cuidado. Essa curva ai na frente é perigosa.”
Berredo: (silêncio)
Bispo: “Tá muito ligeiro.”
Berredo, parando o carro no acostamento: “Tome, senhor bispo. Leve o seu carro.”

O Bispo riu amarelo e assumiu a direção. No resto da viagem reinou silêncio sepulcral".

O legado do rei

Será inaugurada neste sábado (dia 20), no parque Ibirapuera, em São Paulo, a exposição "O Imaginário do Rei - Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga", que destaca a trajetória e a obra do artista nascido em Exu, mas que gostava de dizer que o Crato era a sua segunda cidade natal.

Santa ingenuidade

Pois é, somente a presidente Dilma acredita que a inflação está sob controle; que o PIB vai aumentar; que a Petrobrás vai entrar no rumo certo; que foi bom o Brasil gastar bilhões de reais para realizar a Copa do Mundo; que haverá plebiscito em 2014, para o povo aprovar a “reforma” política que beneficiaria o PT: financiamento público para os “cumpanhêros”, o povo votando numa lista fechada e não em candidatos e outras “espertezas” petistas... Vade retro...

A hora da onça beber água

O BNDES está a procurando investidores para salvar a OGX, a petroleira de Eike Batista. Bom lembrar que o ex-presidente Lula gostava de defender o filho dele – o Lulinha – das acusações de enriquecimento ilícito, dizendo o filhote de dona Marisa era um “Ronaldinho” nas finança$... Agora Chegou a hora do “Cara” provar que Lulinha é bom mesmo. É só colocar o dito cujo como sócio da OGX...

Tô fora

Dona Dilma e Cristina Kirchner (a da Argentina), expulsaram o Paraguai do Mercosul para permitir a entrada da Venezuela naquela confusa instituição. Agora, ambas voltaram atrás e anunciaram – julgando-se as bondosas “Rainhas da Cocada Preta” – que o expulso pode voltar... O novo presidente do Paraguai, Horácio Cartes, já avisou que seu país não volta mais para o Mercosul, instituição que foi criado como um projeto de união aduaneira, mas, desde 2003 – com a chegada do lulopetismo ao poder – virou um coito da esquerda troglodita. O presidente paraguaio aproxima-se agora do Chile, Colômbia e Peru (estes países vão bem na economia), pulando fora do Mercosul-- um balaio de gatos que só sabe puxar o saco da Venezuela, produzindo descrédito e discórdias na América do Sul.

Lembram das “Chanchadas”?

A propósito, leiam este texto do editorial publicado no “Estadão”, um dos mais respeitados jornais brasileiros: “Caudatários de uma ideologia em que a farsa substitui a história, os dirigentes de Brasil, Argentina, Venezuela e Uruguai acreditaram que fosse possível, na base do caradurismo, adulterar a narrativa dos acontecimentos para legitimar a entrada dos venezuelanos no Mercosul. Tal como na Rússia stalinista, em que personagens inconvenientes para a história oficial eram apagados das fotos, o Paraguai, que se opunha ao ingresso da Venezuela, foi "apagado" do bloco sul-americano, como se suas objeções nunca tivessem existido. Agora que o objetivo foi plenamente atingido - a Venezuela não apenas é membro do grupo, como o preside -, o Paraguai foi convidado a reaparecer na foto do Mercosul, para completar o roteiro burlesco costurado pela vanguarda bolivariana. Mas os paraguaios, teimosos, se recusam a participar dessa chanchada”.

Benza Deus

Enquanto os EUA, a mais rica e única potência mundial, têm apenas 17 ministérios e dois partidos oficiais, o Brasil se dá ao luxo de ter 39 “ministérios”  e mais de 30  partidos políticos.Viva o Brasil...vivaaaa..
Lula em inglês

Um presidente norte-americano, Abraham Lincoln, escreveu esta frase: “Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder". Pois é. Finalmente apareceu no jornal “The New York Times” o primeiro artigo que o ex-presidente Lula escreveu (modo de dizer). No escrito o “Cara” pede “uma renovação profunda no PT”.Comecemos com a saída do "Cara".

Ladrão que rouba o Presidente da Câmara...

Está na “Folha de S.Paulo” deste sábado: “Os R$ 100 mil em espécie roubados em junho de Wellington Ferreira da Costa, assessor do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), seriam usados para saldar parte da compra de um apartamento pelo deputado, por R$ 1 milhão. Em entrevista à Folha, o deputado confirmou que o dinheiro roubado em 13 de junho, em Brasília, era seu, proveniente de um empréstimo do Banco do Brasil”. Conta outra, Henrique...

Intercessão valiosa - Por: Emerson Monteiro

Das inúmeras ocorrências verificadas no decurso da Confederação do Equador, no Ceará, idos de 1824, episódio impressionante narrou Esperidião de Queiroz Lima, no livro Tempos Heróicos, que narramos aos que ainda não leram a referida publicação.

Trata-se da execução de um dos sentenciados pelo tribunal militar conhecido por Comissão Matuta, no mês de outubro daquele ano, instalado para punir as hostes rebeldes. Depois de julgados e condenados, cinco líderes republicanos seriam fuzilados no pátio da Cadeia Pública de Icó. Um desses, Antônio de Oliveira Pluma, autodenominado Pau Brasil, conforme sua assinatura no manifesto do movimento, insatisfeito com o resultado a que se via submetido, reagiu em altos brados, protestando misericórdia de quem ali se achava.

Recusara mesmo permanecer de pé, mas, sendo assim, forçaram-no em cordas a se sentar numa cadeira, onde, com olhos vendados, ainda pedia que o deixassem viver.

De nada lhe valeram as rogativas, pois logo em seguida o pelotão recebeu a ordem de preparação:

- Apontar!

E, ante os disparos iminentes, o pânico pareceu querer tomar a alma do condenado em face da morte inevitável, sob o monto de todo o idealismo que até ali dominara os atos de sua razão da existência. Outra vez, um gesto cresceu de sua voz, explodindo mais alto em reclamações de amparo, lançadas aos planos superiores:

- Valei-me, Senhor do Bonfim!

Nisto foi secundado pelo toque de comando: - Fogo!

Cessada a fumaceira, as balas achavam-se cravadas no muro onde o revolucionário permanecera incólume, sacudindo de espanto os presentes. Seguiu-se nova carga de munição. Restabeleceu-se a ordem preparatória, e se fez no ar outro grito de socorro:

- Valei-me, Senhor do Bonfim!

- Fogo! - foi a ordem marcial.
Resultado: o alvo manteve-se intacto. Os tiros voltaram a ferir tão só e apenas o muro, para desânimo da escolta. Em meio do inesperado, tonto, pálido, o comandante reclamava prática melhor de tiro a seus homens, visando manter os praças no cumprimento do dever, tratando de retomar as determinações da próxima tentativa, que foi precedida pelo mesmo grito do condenado, tão pungente quando sincero:

- Valei-me, Senhor do Bonfim!

Os disparos se deram, de acordo com a obediência. Desta vez Pluma fora atingido por algumas balas, mas continuava vivo, segundo narra em seu livro Queiroz Lima.

Os soldados de pronto se movimentavam para um quarto fogo. Nesse instante, a população presente, tocada de simpatia pelo confederado, se ergueu coesa e exigiu o direito do réu ser libertado, qual merecesse o valimento dos céus. Em seguida, essas pessoas levaram-no consigo, alheado e preso à cadeira do martírio, até à Igreja do Senhor do Bonfim, distante cerca de 200m do ponto onde a cena ocorrera, entre preces e benditos fervorosos.

Há registros do ano de 184l que dão conta de que o sobrevivente veio a ser titular da Promotoria Pública da comarca de Baturité, no Ceará, o que bem comprova sua resistência aos ferimentos naquele dia recebidos, na tentativa de execução de que fora objeto e sobrevivera, no município de Icó, 17 anos passados.        

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30