xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/07/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 julho 2013

Coluna Dihelson Mendonça - Sábado, 20 de Julho de 2013 - DIGA NÃO À MUDANÇA DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES


Contra políticos arrogantes, maior é a força do povo!

Se os organizadores da Expocrato pensam que à força de som alto eles vão vencer pelo cansaço e conseguir convencer a população a levar a Expocrato para o terreno de Brejo do PALMEIRAL, podem tirar o cavalinho da chuva! 

Na verdade, na madrugada deste sábado, o som que veio lá do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante estava ensurdecedor. Chequei pessoalmente a ir à Rua Cel. José Maia, 01:00 da manhã fazer uma medição: As paredes tremiam. Evidentemente, isso apenas representa a grande INCOMPETÊNCIA dos órgãos públicos e a administração tendo à frente sua secretaria de controle urbano que praticamente não existe, porque querer passar no nariz dos Cratenses que aquele som estava dentro do limite legal de 80dB permitido por lei, é uma afronta à inteligência. Portanto, não será através de descasos e som alto que essas pessoas irão conseguir os seus objetivos. 

Este país possui leis, e a população do Crato irá batalhar pelos seus direitos. Na segunda-feira, a festa terá terminado, todos estarão ressacados, e nós estaremos intactos, começando a nossa luta. Iremos até a última instância para impedir que esse crime ambiental ocorra na cidade do Crato, e que destruam o Parque Pedro Felício Cavalcante com suas árvores frondosas e centenárias, quando meia dúzia quer a Expocrato para um terreno que mal se sabe se não é apenas METADE do tamanho atual de 33 hectares da Exposição agropecuária do Crato.

Como sempre dizemos, esta será uma batalha cara, mas que a população cratense não deixará barato, e fica bastante configurado quem são os grandes inimigos do povo do Crato neste momento, aqueles que mais uma vez permitem e endossam que o nosso patrimônio histórico de há muito desgastado em sucessivas administrações vá pelo ralo abaixo. Estaremos unidos, e se há alguma justiça neste país, essa gente não logrará êxito, porque a força da grana de que eles possuem e estão acostumados a usar, ainda é extremamente menor do que a força de um povo unido, valente, esclarecido e combatente.

Dihelson Mendonça

PREVISÃO DO TEMPO


Sol com algumas nuvens. Não chove.
Nascer do sol: 05h51 Pôr do sol: 17h37
Temperatura Max 29º e Min 20º
Ventos a ESE a 13km/h
Umidade Relativa do Ar: 96% e min de 45%
Índice UV: Extremo

Fontes: INPE e GOES12

Coluna Dihelson Mendonça - Num oferecimento de SKY - HDTV é Isso - No Cariri é com a TV TÉCNICA HERTZ.


Crimes no Cariri - Por: Glauco Ribeiro


Seis pessoas já foram assassinadas somente esta semana no Crato, mesmo com policiamento reforçado vindo de Fortaleza os homicídios só aumentaram. O que mostra a falência da segurança pública no nosso estado. A culpa é dos policiais? não. A culpa é da má gerência da segurança pública mesmo o governo tendo dobra os investimentos no setor não foi o bastantes para reduzir a violência. 

A culpa é do ser humano que tem se tornado cada vez menos humano, a culpa é da desestruturação da família onde os país perderam sua autoridade e respeito, a culpa é da justiça que é tarda e falha e sempre oferece mil maneiras de um criminoso poder escapar. Precisamos de uma policia civil que investigue com maior exatidão os crimes, precisamos reformular as leis e fazer com que elas sejam cumpridas e principalmente mudarmos como seres humanos.

Seis pessoas já foram assassinadas somente esta semana no Crato, mesmo com policiamento reforçado vindo de Fortaleza os homicídios só aumentaram. O que mostra a falência da segurança pública no nosso estado. A culpa é dos policiais? não. A culpa é da má gerência da segurança pública mesmo o governo tendo dobra os investimentos no setor não foi o bastantes para reduzir a violência. A culpa é do ser humano que tem se tornado cada vez menos humano, a culpa é da desestruturação da família onde os país perderam sua autoridade e respeito, a culpa é da justiça que é tarda e falha e sempre oferece mil maneiras de um criminoso poder escapar. Precisamos de uma policia civil que investigue com maior exatidão os crimes, precisamos reformular as leis e fazer com que elas sejam cumpridas e principalmente mudarmos como seres humanos.

Por: Glauco Ribeiro


Não há qualquer argumento técnico que suporte a mudança da Expocrato para o Palmeiral - Hoje são 33 Hectares



DIGA NÃO AO ENTREGUISMO! - Diga não à mudança do Parque de Exposições para o Palmeiral - Não há qualquer argumento técnico que suporte a mudança da expocrato para aquele local, a não ser o lucro de alguns com a venda de terrenos encalhados. Hoje, a exposição somente usa cerca de 40 por cento dos 33 hectares de que dispõe. Querem destruir uma grande parte da história do Crato levando a expocrato para um terreno de BREJO. Seriam dois crimes: A destruição das árvores centenárias do Parque e a destruição do Palmeiral. Façamos um grande movimento pela revitalização do Parque de Exposições. Esta será uma batalha cara, mas o povo do Crato, em sua luta histórica, também não deixará barato! e acima de tudo, chutemos a bunda dos entreguistas!

Dihelson Mendonça


Livre das prisões do passado - Por: Emerson Monteiro


Andar em círculo, qual aquilo do peru circassiano dentro do traço de giz no chão, ser o suficiente de restar preso às malhas dos tempos antigos, que de certeza nem existem mais onde quer que queira. Enquanto lá fora viver produz a sucessão dos momentos eternos, repetição do aqui e agora inextinguíveis, sem começo, sem fim. No turbilhão das repetições, o céu abre portas à espera dos retardatários de dramas guardados nas folhas amarelas de memórias apagadas, espécies de insetos aborrecidos em voos monótonos...


Durante as horas alegres da existência, sóis nascendo a todo dia, pássaros alumiando as matas e os edifícios das cidades cinzas de brincadeiras soltas no ar, claridades mil nas cores espalhadas em tudo, música sobrevoando sonhos das vontades, e há ranço enferrujando ainda, que fere o sentimento das estrelas e corrói a fortuna eterna das horas.

Alguns, contudo, insistem noutros mistérios, vagar sofridos no futuro que também ainda não mostrou seu rosto... Prudentes e sábios acreditam nas possibilidades infinitas da consciência dos seres positivos. Eles alimentam certezas de melhores alternativas que nascem das gerações novas, atuais.

Bom, sofrimento gruda nos dentes dos habitantes da Terra devido aos pensamentos deles. Consequência de causas individuais, a dor navega junto das almas que querem sofrer em pensar e, por isso, sofrem. Dominar o pensamento representa, destarte, dominar os sentimentos com relação a si e as 10 mil coisas.  

Escolher cabe ao sujeito dessa história pessoal, isto é, ao titular da conta da consciência. Qualquer resultado representa o desgosto (ou o gosto) da própria pessoa que comanda a orquestra da percepção desse mundo, o eu pequeno, voltado às qualidades grosseiras, ou o Eu de vistas erguidas aos céus.

Logo a seguir, porém, as luzes do instante presente, os universos saborosos de todo meio oferecem o direito de conquistar outros melhores ensaios, além, pois, da rotina das inutilidades dolorosas.

Estirar os braços e abrir as mãos, atitudes invitáveis aos libertos dos cascalhos e ruínas do que virou bagaço nas estradas do Infinito breve da existência.

A Expocrato está indo para o "Brejo" - Por: George Macário de Brito


EXPOCRATO - NOSSA MAIOR TRADIÇÃO PODE IR PARA O "BREJO"...

Contrariando a tradição, a vontade e o orgulho da maior parte dos Cratenses, segundo interesses "fenomenais", a EXPOCRATO, em seu local tradicional, está com seus dias contados...

SÓ PARA LEMBRAR AOS  INIMIGOS DA EXPOCRATO!


a)Esta é a Exposição de UBERABA, em Minas Gerais, no centro da cidade. É uma das maiores do Mundo.

Parque Fernando Costa, Uberaba-MG

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) é uma entidade nacional e está localizada geograficamente entre os principais centros comerciais e políticos do Brasil como: São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. A entidade possui também 23 Escritórios Técnicos Regionais (ETRs) distribuídos pelo País, além de cinco associações filiadas. A sede está localizada no interior do Parque Fernando Costa, em Uberaba, Triângulo Mineiro. O recinto conta com 34 pavilhões, além de locais especiais para realização de festas e leilões, como o Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos e o Tatersal ABCZ. Para atender o mercado de eventos, a ABCZ buscou oferecer mais qualidade em estrutura e em atendimento. A prova é construção do Centro de Eventos ABCZ, inaugurado em 6 de abril de 2001. O recinto, um arrojado projeto arquitetônico com característica multifuncional, pode também ser usado para realização de congressos, palestras, formaturas, encontros técnicos e científicos, e para a promoção de eventos culturais como shows musicais e de dança, e peças teatrais. Com um total de 6.900 metros quadrados construídos, o Centro de Eventos ABCZ possui capacidade para 1.200 pessoas, estacionamento próprio para 600 automóveis e um palanque de quase 3.000 metros, além de quatro camarins, piso do palco removível (madeira ou grama sintética), 32 estandes/baias, sistemas de luz e som completos, três telões e ar condicionado central. Outro espaço criado especialmente para a realização de eventos é o Tatersal ABCZ, que segue a mesma linha de multifuncionalidade do Centro de Eventos.

b) Exposição de Esteio, no Rio Grande do Sul, no Centro da cidade, é uma das maiores do Brasil.

Parque Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul


Inaugurado no ano de 1970, o Parque de Exposições Assis Brasil proporciona aos visitantes e expositores infraestrutura distribuída em área de 141 hectares. Sua infraestrutura conta com 45,3 mil m² de pavilhões cobertos, 70 mil m² de área para exposição, 19 locais para julgamentos, nove espaços destinados à realização de leilões e auditórios. 

Em 1972 o parque torna-se sede oficial da feira latino-americana Expointer (Exposição Internacional de Animais), que visa propagar as inovações tecnológicas provenientes do segmento agropecuário e agroindustrial. Exposições de animais e máquinas, leilões, finais do Freio de Ouro, comidas típicas, feiras de agricultura familiar e artesanato, bem como apresentações culturais, artísticas e folclóricas são algumas das atrações disponíveis na Expointer. Aos visitantes reserva acesso a restaurantes e lancherias, agências bancárias e de câmbio, posto médico, telefones públicos, agências de turismo, estacionamento exclusivo para carros e postos de correio.

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Características:
Alimentação(restaurantes)
Ambiente ao ar livre
Estacionamento(interno para 7.000 carros)
Aberto desde: 1970

c) EXPOCRATO, mais de 60 anos de tradição, no centro da cidade, maior festa do gênero do interior do Nordeste, também é uma das maiores do Brasil.


Parque Pedro Felício Cavalcante, em Crato, Estado do Ceará. 

Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. Aqui se realiza anualmente, no mês de julho, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato). Esta feira que é, sem dúvida, o maior evento da cidade do Crato, tem como objetivo promover a modernização dos negócios da agropecuária através do intercâmbio de tecnologias, idéias e experiências do setor. A Expocrato reúne expositores de todo o Nordeste, entre criadores, haras, fazendas, agroindústrias e agrobusineses. Além de ser um evento indispensável para a agropecuária cearense, a exposição transforma a cidade do Crato. A economia local dispara durante os 08 dias da feira. O Parque conta com estrutura adequada para a exposição de bovinos, caprinos, ovinos, equinos, assininos, muares e aves, e ainda, com dezenas de currais e boa reserva de forragem para alimentação dos animais. Além da estrutura permanente do parque, a Expocrato conta ainda uma estrutura montada só para a feira, composta por centenas de barracas, boxes e stands para a venda de comidas, bebidas, artesanato e inúmeros outros negócios. Na parte de entretenimento, parques de diversões e barracas de jogos e brincadeiras.

Durante os dias da Expocrato, centenas de milhares de pessoas visitam o local, vindas de todas as regiões do Brasil.

SÓ A EXPOCRATO NÃO PODE PERMANECER EM SEU LOCAL TRADICIONAL! POR QUE?

POR FALTA DE PROJETO DE MODERNIZAÇÃO E DE AMPLIAÇÃO NÃO É!
É COMO DIZ O DITADO:
Cada Povo merece os representantes por ele eleitos! E suas decisões também!

George Macário de Brito
Editor do Blog "O Democrato"


O significado de ter Francisco entre nós - agora

(Excertos da matéria publicada na VEJA desta semana)

Em sua tão aguardada visita ao Brasil, o papa jesuíta de alma franciscana, defensor da humildade e das oportunidades aos pobres, espera que suas atitudes e palavras motivem os jovens do mundo a agir como verdadeiros cristãos.

O papa jesuíta de alma franciscana também terá a chance de exercer aqui sua catequese em favor dos pobres. Seu público no Rio são mais de 1 milhão de jovens peregrinos, que na semana passada começavam a ser vistos na cidade fazendo turismo antes de os trabalhos começarem. Sendo esta uma Jornada da Juventude e sendo os jovens os motores das manifestações de rua no Brasil, o pontífice vai aproveitar para transmitir a ambos, devotos católicos e portadores de cartazes indignados, seu apoio a quem protesta contra a corrupção e as más condições da saúde e da educação, bandeiras defendidas pelo paladino da justiça social que sempre foi, desde os tempos de arcebispo em Buenos Aires.

Também cobrará da classe política uma mudança de atitude. O papa é seguidor e arauto dos nobres princípios franciscanos (não escolheu à toa o nome que tem), praticante da ética rigorosa, da simplicidade espartana e do compromisso com os destituídos que são a marca do mais popular dos santos - aquele que trocou uma existência de luxo pela renúncia aos bens materiais. Francisco, como o santo que o inspira, prega uma igreja aberta, devota, atenta aos fiéis.

Critica com frequência as desigualdades sociais. Pautou-se por esses altos ideais durante toda a sua vida religiosa e agora os pratica na cúpula vaticana com uma intensidade até perturbadora para prelados desacostumados. Ao se apresentar assim no Rio de Janeiro, estará firmando uma imagem de pontífice popular, carismático e forte - o perfil mais adequado para atrair à Igreja Católica os jovens brasileiros que vêm se desgarrando dela há anos.
                                                                                                 

Sites de internet afirmam que Câncer de Lula teria voltado no pulmão



De janeiro de 2013 até agora, pela internet inúmeros sites publicaram a notícia de que o câncer inicialmente de laringe do ex-presidente Lula, teria voltado no pulmão. Segundo informações, Lula teria feito no mínimo, duas idas de emergência ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo nos últimos meses, sempre no meio de madrugada e dentro de uma ambulância bem equipada. Segundo o site Bahia Notícias, o problema dele agora seria um nódulo no pulmão.

COLUNISTA DA FOLHA DE SÃO PAULO INSINUA

Segundo o colunista da Folha de São Paulo, Elio Gaspari,  "Um conhecedor do Hospital Sírio Libanês, onde Lula cuida de sua saúde, assegura ter visto Nosso Guia circulando discretamente pelo prédio. Sempre à noite."

Informam os sites Cariri Ligado e Bahia notícias, dentre vários outros:

"O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta a ter graves problemas de saúde. Semana passada, na quinta e no sábado, sempre no meio de madrugada e dentro de uma ambulância bem equipada, Lula fez duas idas de emergência ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O problema dele agora é um nódulo no pulmão.

O novo câncer pode ser uma metástase ocorrida a partir do enorme tumor na laringe – que a equipe do médico Roberto Kalil garantiu ter curado completamente com químio e radioterapia, sem necessidade de cirurgia, no ano passado. A despeito da enfermidade gravíssima, Lula segue com seu ritmo frenético de viagens, em jatinhos de empreiteiras, para articulações de negócios.

O ambiente gelado dos voos, e as alterações de pressão no sobe e desce, podem agravar seu quadro - que requer cuidados extremos, principalmente para quem fumou, muito, a vida inteira. Além disso, Lula tem se desgastado com a situação grave da política econômica, principalmente com a instabilidade de seu afilhado Guido Mantega, programado para deixar o Ministério da Fazenda assim que a conjuntura permitir. Problemas políticos na Petrobrás também mexem com o emocional de Lula, com reflexos diretos em sua saúde.

A recente perda do grande amigo Hugo Chávez – que ainda sequer foi sepultado, só confirmando a farsa do boneco de cera de um corpo que sequer foi embalsamado – pode ter mexido com o emocional de Lula, provocando uma queda de sua imunidade. No pós-tratamento ao câncer de laringe, Lula ainda é obrigado a tomar medicamentos a base de corticóide, para evitar qualque evolução de células cancerígenas. O problema é que tais remédios causam inchaços no corpo, por reterem líquido, e ainda têm como efeito colateral o cansaço.

A área de inteligência do Exército já sabe do novo problema de Lula - que é guardado como segredo a sete chaves. A informação vazou de médicos e funcionários do hospital. Um dirigente de uma grande transnacional da área de saúde, que tem relações muito próximas com a área militar de inteligência, confirmou a triste informação classificada de 1-A-1."

Apenas Boatos ?

Para uma outra quantidade de sites de internet, tudo não passa de boatos e que Lula estaria curado definitivamente. Nenhuma notícia confirmando ou negando o retorno do câncer de Lula circulou nos grandes meios de comunicação do país a fim de que se possa saber com exatidão. Só o tempo revelará quem estava com a razão.

Com informações dos sites Cariri Ligado, Bahia Notícias e Blog do Esmael Morais


Foto ilustrativa: Estadão


Crato - Ruas sem placas e prédios sem numeração dificultam o trabalho dos carteiros - Por: Wilson Rodrigues


O Cadastro de Endereçamento Postal do Crato está confuso e desatualizado. Prédios com quatro números diferentes, outros sem identificação numérica, ruas sem denominação ou com duplicidade de nomes, placas afixadas em locais errados e outras sem o CEP ou descontinuidade numeral. Esse quadro tumultuado está gerando transtornos e complexidade aos carteiros na hora de entregar correspondências e encomendas e o trabalho só é possível ser realizado devido o conhecimento que eles têm dos endereços, porem, na proporção em que a cidade vai crescendo a dificuldade vai aumentando paralela ao surgimento de novos Bairros e Ruas, conforme declarou Silvano de Sousa que é o agente responsável pelo setor de serviços de qualidade da agencia local da Empresa de Correios e Telégrafos. Ele citou o Barro Branco onde está o maior numero de irregularidades. Doze Ruas sem identificação ao ponto de nem mesmo os moradores do Bairro não saberem informar a localização delas. Essa confusão ocasiona atraso na entrega e resulta em prejuízos para os correios, os remetentes e principalmente para os destinatários, disse Silvano.

Com o intuito de amenizar o problema está no Crato um dos gestores do Diretório Nacional de Endereçamento DNE, Bispo Neto, que chegou com a missão de atualizar todos os endereços no município, mas disse que está encontrando dificuldades por falta de informações e até agora só conseguiu evidenciar pouco mais de cem logradouros com base em dados técnicos fornecidos pela própria agencia e pede as empresas e aos órgãos públicos a colaboração no fornecimento de elementos que possam ajudar-lhes no processamento da atualização cadastral que se dar com a inserção dos nomes das Ruas e Bairros no mapa digitalizado do município juntamente com a codificação do CEP. Sem essas informações fica impossível normalizar o Cadastro de Endereçamento Postal, disse Bispo Neto. TEC Conforme explicou, a responsabilidade pela criação do CEP é dos correios, mas ele só pode ser feito mediante as informações das pessoas físicas e jurídicas. Muitos remetentes colocam o código genérico. No caso especifico do Crato é o 63.100.000 que já foi extinto e isso dificulta e atrapalha a distribuição postal TEC concluiu Bispo Neto.

O sistema de código postal brasileiro foi criado em 1972 para facilitar o trabalho da empresa responsável pela entrega de cartas, encomendas e demais correspondências. O arquiteto e urbanista Saraiva Diógenes Oliveira disse que por falta de atualização de dados postais, a sociedade pode pagar um preço alto e essa atualização não depende apenas da Empresa de Correios e Telégrafos e sim, de toda a população que deve fornecer as informações necessárias. Mizael Albuino Cavalcante contou que devido irregularidades no seu endereço não recebeu o licenciamento de seu carro e teve que pagar multa por atraso no pagamento. Já a dona de casa Teresa Custodio de Lima foi a fatura de seu cartão de credito que não chegou a sua casa e quando ela procurou os correios foi informada que seu endereço não havia sido encontrado pelos carteiros.

Fonte: Jornalista e Radialista Wilson Rodrigues
Membro/Editor do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe Internet


Psicopedagogos Cratenses propõe tratamento gratúito aos casos neurológicos


O índice de crianças e jovens com problemas de aprendizagem tem evoluído de forma surpreendente nos últimos anos. Essa situação era anteriormente diagnosticada pelos profissionais de educação simplesmente como falta de comprometimento nos estudos por parte do aluno e dos responsáveis. A interferência da medicina criou um leque de observações comportamentais que, fundadas em diversas situações vivenciais, detectou que parte dos problemas estava ligada a questões neurológicas relacionadas ao córtex pré-natal, responsável pelo pensamento abstrato e criativo, pela linguagem, respostas afetivas, emoções, socialização, vontade, atenção e realização de ações. 

No Crato, a secretaria de educação do município está concluindo um relatório que já aponta mais de 250 crianças matriculadas na rede de ensino municipal, a partir da educação infantil até o 9º ano, sem contar com as que estão fora do cadastro escolar, acometidas de algum problema neurológico. A medica neuropediatra de Fortaleza, Gilma Holanda, uma das mais conceituadas especialista em neurologia, com mais de 600 mil procedimentos no Ceará, esteve proferindo palestra no município e deixou claro sobre a necessidade urgente da instalação de uma clinica especializada na cidade, haja vista o avanço dos casos e que precisam ser tratados urgentes.

O vereador Paulo de Tarso disse que o prefeito Ronaldo Sampaio acenou com a possibilidade de a prefeitura doar um terreno para construção da clinica com uma equipe multidisciplinar para atender os pacientes pelo Sistema Único de Saúde. Falando como advogado, o vereador explicou que o crescente numero de violência nas escolas no País é conseqüência da falta de tratamento neurológico do aluno quando criança. Por outro lado, um grupo de 12 psicopedagogos do Crato lançou o projeto “LUMIAR” com a proposta de atender crianças carentes da rede oficial publica de ensino que não têm condições de pagar um tratamento medico dessa natureza. O psicopedagogo, James Brito é um dos idealizadores do projeto e disse que a estratégia é diagnosticar o problema, encaminhá-lo a família, apontando qual especialista o paciente deve ser tratado.  James explicou que o projeto “LUMIAR” atende não só a criança na escola e sim, a qualquer pessoa que tenha dificuldade no aprendizado em todos os setores da vida e que esse tratamento, disse ele, pode ser medicamentoso ou não. Todo o trabalho é gratuito em parceria com as secretarias de educação e de saúde do município.

A psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades e tem caráter preventivo e terapêutico, atuando não só no ambiente escolar, mas alcançar a família e a comunidade. O trabalho da psicopedagogia vem cada vez mais ganhando espaços no Brasil por se tratar de uma ação humanizada. É uma idéia que surgiu dentro das clinicas medicas e ganhou as ruas a partir da organização familiar até ao projeto da educação escolar. É uma ciência que apóia a integração de diversas ciências humanas inerentes ao aprendizado. É na psicopedagogia onde se encontra respostas e significados para os mais diversos assuntos educacionais.

Wilson Rodrigues
Escritor do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Coleta seletiva de lixo é realizada durante a ExpoCrato


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, em parceria com a Arplast Recicláveis, participou durante toda a semana na ExpoCrato, com um stand onde está sendo realizada, diariamente, a coleta seletiva de lixo. O trabalho vem sendo desenvolvido por catadores cadastrados ou não. Todos os dias os catadores recolhem o material que é prensado e vendido para a Artplast, com a proposta de sustentabilidade. Com isso, a ExpoCrato inaugura um novo momento, de preservação ambiental, com a emissão de carbono zero durante a realização da festa.

A Arplast Reciclagem atua em todo território nacional desde 2004, fazendo a gestão responsável de materiais recicláveis, transformando resíduos sólidos em matéria-prima. A empresa financiou o stand em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato, Governo do Estado, Geopark Araripe, com o objetivo inovador de implantar um projeto de sustentabilidade, durante a ExpoCrato, que inclui ainda um estudo de neutralização das emissões de carbono do evento.

O secretário de Meio Ambiente do Crato, Stephenson Ramalho, afirma que essa iniciativa contribui significativamente, para a qualidade ambiental da cidade. Além disso, segundo ele, o Geopark Araripe disponibilizou estagiários que farão um diagnóstico, através de entrevistas com cada expositor, para que seja feito um mapeamento para um novo plantio de árvores. Ele aproveita o evento para divulgar a campanha, “Menos carbono, mais vida. Recicle seus atos, separe seu lixo”.

Fonte: PMC


Stand da URCA atrai cerca de 30 mil pessoas, na ExpoCrato







A temática do stand faz uma alusão ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, coordenado pela Unesco, com “Águas que movem histórias, tradições e culturas do Araripe”

A Universidade Regional do Cariri (URCA) tem se destacado durante a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ExpoCrato 2013, com o Palco Sonoro da Instituição, uma realização da URCA e do Governo do Estado, contando com o apoio e parceria das secretarias de Cultura das Cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira, além do Geopark Araripe. São milhares de pessoas que já participaram dos shows e cortejo realizados no evento. A estimativa é receber mais de 30 mil pessoas, até o encerramento da festa agropecuária e cultural, no stand. A ExpoCrato será encerrada no próximo domingo.

O Palco Sonoro integra o stand da URCA, que este ano traz a temática “Águas que movem histórias, tradições e culturas do Araripe”, integrando o Ano Internacional de Cooperação pela Água, coordenado pela Unesco. O cortejo da cultura com os grupos de tradição contou com mais de 500 artistas, dos grupos de reisado, quadrilhas juninas, escola de samba, maneiro pau, coco, maracatu, além de bandas cabaçais dos cinco municípios da região, penitentes, entre outros. O evento aconteceu na abertura da exposição, no último domingo, saindo da praça da Sé, seguindo até o Parque Pedro Felício Cavalcante.

O stand teve a coordenação da Pró-Reitora da Extensão da URCA, Professora Sandra Nancy Freire, que mobilizou grande equipe ara desenvolver os trabalhos. Ela afirma estar satisfeita com o empenho de todos, além do grande sucesso do Stand, junto a todos os segmentos sociais. O encanto das águas teve a sua tradução, nos seus mais diversos contextos, por meio de histórias contadas pelos próprios moradores das comunidades de diversas cidades do Cariri, com registros em vídeos do cineasta Jackson Bantim, Bola, além da poesia dos integrantes da Academia de Cordelistas do Crato, o trabalho do artesão de Nova Olinda, Espedito Seleiro, e dos xilógrafos da Lira Nordestina. Um recorte de mapa do século XIX foi reproduzido em grande painel, pelo artista plástico cratense Paulo Bento, levando aos que visitam o stand a trajetória das primeiras civilizações das terras do Cariri, permeando o caminho das águas.

São mais de cem artistas se apresentando no Palco Sonoro, dos mais variados gêneros musicais, com uma proposta artística de valorização local. Ontem, se apresentaram os grupos de cultura popular, as bandas Forró de Rabeca, Soul Musical Crato, Callou e General Band. Neste sábado, dia de encerramento das atrações no Palco Sonoro da URCA, serão realizadas apresentações dos grupos de tradição, bandas Tiro Certeiro, Liberdade e Raiz e Forró Di Raiz.

Fonte: URCA


Casal é encontrado crivado de balas em Crato e agricultor morto com um tiro em Várzea Alegre


Dois casais foram vítimas de atentados à bala, roçadeira e pauladas de ontem para hoje nos municípios de Várzea Alegre e Crato. Dois homens e uma mulher morreram, enquanto outra proveniente de Várzea Alegre encontra-se gravemente enferma em um dos hospitais de Barbalha. Por volta das 6 horas desta sexta-feira dois corpos foram encontrados crivados de balas em terrenos baldio cercados de construções por trás do Posto Galeão entre os bairros Independência e Batateiras em Crato.



O casal foi visto ingerindo bebidas alcoólicas no bar que funciona no posto de combustíveis aonde chegaram dois homens em uma moto e passaram a beber juntos. Por volta das 4 horas a jovem Kássia Cristina Cavalcante Bezerra de Menezes, de 23 anos, foi atraída por um deles. Ao ouvir estampidos de arma de fogo, pouco tempo depois, Davi da Silva Frutuoso, de 21 anos, decidiu abandonar o estabelecimento, mas foi perseguido pelo homem que ficou com ele na mesa o qual o alvejou na cabeça.

A mulher residia no Sítio Bonfim, imediações do local, e foi alvejada com um tiro no olho e outro na cabeça. O corpo dela terminou ficando a uma distância de 300 metros em relação ao de Davi que morava na Rua Elísio Figueiredo, 65 (Batateiras). A polícia investiga a possibilidade de ligações com o assassinato de Sidnei Ferreira de Lima, de 24 anos, apelidado por Bididi na noite de terça-feira. Já são seis homicídios somente em Crato num curto intervalo de dez dias.

VÁRZEA ALEGRE - Por volta das 19 horas desta quinta-feira, no Sítio Alto dos André (Distrito de Naraniú) em Várzea Alegre, outro casal foi agredido a tiros, foiçadas e pauladas quando o homem morreu ao ser atingido por um disparo no rosto. O acusado é o foragido da justiça Raimundo Ferreira da Silva, de 28 anos, ali residente, que já responde por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica. Ele conseguiu escapar do cerco policial e pé por dentro de um denso matagal.



O agricultor Antonio Batista de Sousa, de 52, e sua esposa Maria do Socorro Bezerra de Sousa, de 50 anos, foram socorridos para o Hospital São Raimundo de Várzea Alegre, mas ele morreu pouco tempo após dar entrada. Ela foi agredida a golpes de roçadeira e pauladas, cujo quadro clínico é estável. Equipe da FTA e POG foram até o local dos crimes e as vítimas já tinhas sido socorridas por populares para o hospital. Socorro sofreu dois cortes profundos na cabeça e suspeita de fraturas nos punhos, sendo transferida para um dos hospitais de Barbalha.

Fonte: Lindomar Rodrigues à partir do Site Miséria
( Colaborador )



Dep. Ely Aguiar envia relatório mostrando quais deputados são mais atuantes no Ceará




Fonte: Dep. Ely Aguiar


Visita do papa injetará R$ 1,2 bi na economia brasileira


Rio de Janeiro, 19 jul (EFE).- A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa na semana que vem no Rio de Janeiro, injetará R$ 1,2 bilhão na economia brasileira, afirmou nesta sexta-feira o secretário interino de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Sandro Fernandes. As autoridades estimam que o Rio vai receber entre 1,7 e 2 milhões de turistas, 40% deles estrangeiros. Só em hospedagem e alimentação, os gastos dos peregrinos devem somar R$ 660 milhões de reais.

Fernandes fez estas declarações no Rio de Janeiro, onde autoridades do governo deram detalhes sobre o sistema de saúde e mobilidade montado para a JMJ. O secretário de Aviação Civil, Rafael Faria, explicou que um centro de comando e controle central vai coordenar o movimento dos aeroportos, e que as autoridades contam com um plano específico de trabalho para as instalações aéreas do Rio, de São Paulo e de outros 19 aeroportos em todo o país. Faria ainda informou que vão ser ampliados o número de cabines de imigração para agilizar a entrada de estrangeiros no país.

O diretor do departamento de Vigilância Ambiental e Saúde do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, disse que "os prestadores de serviços sanitários" estão preparados para identificar epidemias, como gripe aviária ou sarampo, e que a equipe médica foi vacinada para isso. Franco Netto informou que um peregrino africano portador de malária foi identificado e está sendo tratado em um hospital da cidade, embora seu estado não seja grave. 

EFE Via Yahoo Notícias



As festas regionais do Cariri afastam os doadores de sangue do HEMOCE


O Hemocentro Regional do Cariri, sediado em Crato com hemonucleo em Juazeiro do Norte atende a 45 hospitais da região e com a chegada do Hospital Regional, cresceu significativamente a demanda transfusional, principalmente com o advento da implantação de novos tratamentos de saúde nos municípios jurisdicionados nos últimos anos que, para suprir toda a rede clinica hospitalar com sangue, virou um desafio para os profissionais da área. Apesar de toda infraestrutura disponível, o êxito no atendimento só é possível se a responsabilidade for compartilhada junto a população e a coletividade através das instituições, uma vez que o sangue é um produto insubstituível do homem como terapia, disse Audilene Sobreira, diretora técnica do HEMOCE apontando que, historicamente os indicadores demonstram que nos meses de maio a julho há uma queda significativa nas doações de sangue, período em que as pessoas estão envolvidas com os festejos juninos ou religiosos e deixam para depois o ato de doar. Esse fato é preocupante e nem mesmo a mobilização feita, os apelos dirigidos, a formação da consciência social ou qualquer outra ação, têm sido suficiente para reverter o quadro, mas graças ao percentual bastante expressivo de doadores fidelizados na região, a situação não tem sido pior, comentou Audilene.

Para Audilene o grande segredo não é ter estoque seguro e em grande quantidade e sim, um produto de qualidade e isso só é possível se o doador mantiver parceria fiel e entender que seu ato é solidário e que sua ação está salvando vidas. O doador fidelizado é todo aquele que sempre volta espontaneamente para doar sangue. Ele tem as informações de todo o processo e sabe em que situação deve se auto excluir das doações A conquista dessa clientela determinada é a grande meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde. Três por cento da população de Crato e Juazeiro são doares fieis do HEMOCE/Cariri, segundo a diretora técnica da instituição considerando que já é um numero bem expressivo levando em consideração a meta de segurança regional recomendada que seja, pelo menos, até 5 %, enquanto a nacional é de apenas 1,9 %. Baseada nesses parâmetros, Audilene Sobreira interpreta que o Cariri como hemocentro é detentor dos melhores índices do Ceará, chegando a atingir as metas de qualidade do Ministério da Saúde pela fidelização de doadores de 60 %, percentual ainda não alcançado pelos demais hemocentros do estado.

O HEMOCE/Cariri não trabalha apenas com a transfusão de sangue. Possui um centro de hematologia e hemoterapia desenvolvendo vários programas como coagulopatias, hemoglobinopatias e um ambulatório de hematologia com atendimento a pacientes referenciados em condições de dar cobertura de excelência nessas áreas. Recentemente aconteceu no Cariri a IV Jornada de Hemoterapia, um dos maiores eventos científicos da área que acontece de quatro em quatro anos em cada hemocentro regional do Ceará. O objetivo foi atualizar, formar e melhor qualificar os profissionais da hematologia e hemoterapia que apresentou palestras com renomados nomes nacionais, estaduais e regionais para estudantes das faculdades de enfermagem, biomedicina, medicina e demais áreas da saúde do Cariri.

Por: Wilson Rodrigues
Escritor do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Professores dos 184 municípios se reunirão em Crato em congresso estadual


O Centro de Convenções do Crato está recebendo os últimos detalhes de conclusão de sua obra. Mesmo o governo do estado ainda não tenha definido o dia da inauguração, a data para o seu primeiro evento já está definida. Será nos dias 19, 20 e 21 de setembro próximo com a realização do “I Congresso Cearense de Educação 2013” com a participação de professores dos 184 municípios cearenses e que terá como presidente de honra o professor cearense, Edgar Linhares, presidente do Conselho Estadual de Educação. O congresso terá como tema “Professor, Construtor de Saberes, Norteador de Rumos e Edificador de Gerações”. 

A promoção é do Centro Educacional Lindaura Pinheiro de Juazeiro do Norte. Vários temas serão abordados pelos mais renomados nomes da pedagogia nacional, tais como, a socióloga e professora da Universidade de São Paulo, Marilena Sawí que defenderá a ética e o papel do educador na sociedade. A postura do professor será o tema da palestra da professora Teresinha Rios. Socorro França, assessora estadual de políticas contra as drogas no Ceará, falará sobre a curiosidade que não tem volta e o papel do professor nessa ação preventiva. A palestrante Ana Isabel Oliveira Lima apresentará a proposição do processo de alfabetização e a importância do professor. O congresso propõe discutir todo o contexto que envolve os ideais do processo educacional.

O I Congresso Cearense de Educação 2013 está sendo considerado um momento ímpar, completo e totalmente voltado para o educador do Ceará devido a relevância e a importância dos temas a serem apresentados com o propósito de agregar o otimismo, a brasilidade e a cearensidade do professor. Para a professora Lindaura Pinheiro, uma das coordenadoras do evento, o Cariri sente-se honrado em poder afitrionar e hospedar um acontecimento importante que envolve a teoria e a ciência da educação e do ensino e que seu alvo principal é o trabalho e a afetividade. Informações sobre o I Congresso são obtidas pelos telefones (88) 3085.3250 – 3085.3350 – 9723.9494 – 9723.9559 e 8841.9728. Para o doutor e professor universitário, Gilberto Teixeira, se faz necessário, com urgência, rever o perfil do professor, abandonando a imagem de “auleiro”, para sedimentar a competência renovada à renovadora, critica a criativa, capaz de estabelecer a restabelecer dialogo inovador com os desafios do futuro, na cidadania a produtividade.

Já a professora universitária, Vilani Gonçalves Brasil, o congresso vai apresentar ensinos teóricos, mas com significados práticos para a vida do educador. Cinco dias após a realização do I Congresso Cearense de Educação 2013 irá acontecer no dia 26 de setembro, às 19 horas e 30 minutos, no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro o encontro do Cariri com o Centro Educacional Lindaura Pinheiro. O palestrante será o professor Augusto Cury que falará da importância do afeto na sagrada doutrina de educar. Os dois eventos acontecem no momento de tantas mudanças provocadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação e assim, os professores encontram-se frente a frente com os desafios de entender como estas mudanças afetam a escola e modificam seu papel na sala de aula.

Wilson Rodrigues
Escritor do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe Internet


A Gerentona ruiu - Por: Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP


Dilma Rousseff foi eleita presidenta do Brasil exatamente pelo trabalho à frente do Ministério de Minas e Energias como uma gestora acima de qualquer suspeita e pela eficiência técnica e administrativa.

Eleita, a percepção foi além: no primeiro ano de governo, a vassoura comeu solta. Quando surgia uma denúncia, um ministro era fritado devidamente. A imagem de grande gestora se consolidou e a de durona, mais ainda. Os noticiários davam conta de que não era raro ministros varões saírem de suas reuniões aos prantos. Numa alusão a essa postura, ela chegou a ironizar que seria uma mulher viril cercada por homens dóceis. Mas o senhor da razão é o tempo, já dissera o presidente filósofo, atleta, garoto-propaganda de mensagens educativas, Fernando Collor de Mello. Eis que passados dois anos e meio de mandato, a “rapadura” virou “melado”.

Em meio à onda de manifestações, toda a austeridade foi para o brejo. Começou antes, ao trazer apadrinhados de alguns ministros demitidos por denúncias de corrupção para ocupar os lugares deles. Sua idoneidade administrativa fora mais uma jogada de marketing do seu principal (não) ministro, João Santana. No auge das manifestações, aturdida e sem saber o que fazer, a primeira medida da “Dama de Ferro” brasileira ou do primeiro poste político foi consultar o “pai” Lula.  Como assim? Ela não fora eleita exatamente por sua capacidade de gerenciar e pela firmeza? Pois é, esses requisitos devem ter sido jogados no mesmo buraco no qual fincaram o poste. Os números da sua gestão já são conhecidos, como inflação alta, o “pibão” mais “pibinho” do mundo, ministérios a rodo, gastos com criação de tribunais e construção de estádios e por aí vai.

Mais do que demonstrar fraqueza, a presidenta herdou alguns hábitos da administração anterior. A cada hora que surgem irregularidades na administração pública, ela se manifesta como uma cidadã comum, como recentemente ficou indignada ao saber da farra com aviões da Força Aérea Nacional - FAB. “Isso não pode ficar assim”, disse. Parecia que eram as primeiras viagens dos fanfarristas com o dinheiro da viúva. Como sempre no Brasil, a presidenta só ficou sabendo depois de a imprensa divulgar. Ora, ora, não precisa ser técnico em aviação para saber que as despesas com essas aeronaves são altíssimas e que deveriam ser utilizadas em situações muito peculiares de emergência para ajudar à população, em algo que trouxesse benefícios gerais, como na catástrofe – natural da gestão pública brasileira – de Petrópolis; talvez numa missão de médicos e agentes de saúde voluntários na Amazônia. Nunca para casamentos, partidas de futebol e outras missões de chefe de estado como as mencionadas. Leis, decretos, portarias, resoluções, qualquer norma que desse amparo à utilização para esses passeios seria inconstitucional, por não atender à finalidade pública.

Por coerência, aviso que poste não anda. Portanto, que seu presidente de fato vá até Brasília. Não sou da imprensa, mas vou arriscar avisar-lhe que marqueteiro não funciona para manifestantes; e também dizer-lhe da minha decepção por constatar que é fácil ser “dama de ferro” apenas para os subalternos.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30