xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/06/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 junho 2013

Agora eu vou fazer mais uma aposta: a adesão da imprensa aos protestos vai despencar por razões pavlovianas - Reinaldo Azevedo


Mais uma aposta? Sem o MPL nos protestos, a adesão da imprensa vai despencar. Um colega de uma das redações destepaiz me telefona e me conta do enorme desconforto dos engajadinhos. Os que chegavam da rua numa excitação verdadeiramente pré-revolucionária começaram a achar que, de fato, existe uma conspiração contra o PT, o governo Dilma, as esquerdas, os progressistas etc. Já há gente propondo que se identifiquem quais são os “grupos de direita” que hostilizaram os companheiros vermelhos na passeata desta quinta, na Paulista. Pois é… Os que nunca se interessaram pela origem de grupos como o MPL ou o “Juntos!” agora querem tirar tudo a limpo.

E por que vai cair a adesão? Por razões pavlovianas. Setores da imprensa não podem ouvir a palavra “direita” que começam a babar — e não é de satisfação. Começam a babar e não é à espera de uma recompensa. Trata-se de ignorância mesmo. Estamos vivendo dias em que se renuncia ao apreço pela informação em nome da construção de uma mundo melhor e mais justo. O nosso jornalismo não continua a afirmar, por exemplo, que existe um “projeto da cura gay”??? O tratamento que a imprensa, especialmente as TVs, dispensou às PMs de todos os estados nesses dias é uma das coisas mais indecorosas e irresponsáveis de que tenho memória.

O desconforto já vinha crescendo um tantinho quando se descobriu que Dilma e seus aliados nos estados, e não Alckmin, estavam arcando com o custo político do outono da anarquia. Agora, com a saída dos “companheiros” do MPL, pode se dar o desengajamento.

A partir de agora, se a PM descer o porrete “na direita” em São Paulo, não haverá comoção. Não faltará quem diga que essa “classe média” tem de apanhar. Afinal, a exemplo de Marilena Chaui, boa parte da imprensa também “odeeeeia a classe média”, certo?

Por Reinaldo Azevedo
Foto: Do Blog do Reinaldo Azevedo.



Protestos e violência durante as manifestações no Brasil são notícia nos principais jornais da Europa.



Na Europa, os principais jornais da Espanha, da França, da Itália e do Reino Unido estamparam na capa de suas edições impressas e on-line de hoje (21) os protestos no Brasil e os episódios de violência. As reportagens destacam que mais de 1 milhão de manifestantes foram às ruas, em várias cidades brasileiras, registrando momentos de confrontos e violência com a polícia. Os textos mostram ainda que a presidenta Dilma Rousseff cancelou a viagem ao Japão, marcada para os dias 26 a 28.


O jornal espanhol El País, que vem publicando com destaque os protestos dos últimos dias, trouxe como assunto principal as manifestações nas cidades brasileiras. A reportagem diz que “não bastou” a presidenta ouvir as vozes das ruas e os protestos se intensificaram em todo país. Uma foto da manifestação em Recife ilustra a matéria.

No El País, há referências às manifestações no Rio, em São Paulo, Salvador, Ribeirão Preto (no interior paulista) e em Brasília. O texto destaca a morte de um manifestante, atropelado por um motorista irritado, no interior de São Paulo. Também menciona a invasão ao prédio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores e obra do arquiteto Oscar Niemeyer. A reportagem detalha as reivindicações e também as questões políticas envolvendo o tema.

No italiano Corriere della Sera, há um vídeo com imagens de protestos em vários locais do Brasil. O título da reportagem menciona “protestos em massa” e refere-se a 1 milhão de manifestantes e um morto. Segundo a reportagem, os manifestantes não pretendem suspender os protestos e a tendência é que as manifestações “se espalhem” por todo país.

A exemplo do El País, o Corriere della Sera menciona a reunião convocada pela presidenta Dilma na tentativa de buscar uma solução para o impasse. O destaque da reportagem são os protestos na capital federal intitulados de “Combate em Brasília”, citando o prédio Itamaraty, e os embates entre manifestantes e policiais.

O britânico The Guardian chama as manifestações de “protestos em erupção”. A reportagem diz que pedras foram atiradas pelos manifestantes e que os policiais reagiram com o uso de spray de pimenta e balas de borracha.

No The Guardian, há referências há mais de 1 milhão de pessoas nas ruas em pelo menos 80 cidades brasileiras, destacando as capitais. Só em Brasília, diz o texto, 35 pessoas ficaram feridas. A matéria ressalta que: “a grande maioria das manifestações foi pacífica”. O texto explica que os protestos começaram na semana passada devido ao aumento das tarifas de ônibus, mas agregaram outras reivindicações sociais.

O francês Le Monde menciona a “rendição à pressão popular” por parte de autoridades que anunciaram a suspensão dos aumentos das tarifas dos ônibus em algumas cidades. O texto destaca, entretanto, que a medida não foi suficiente para inibir os protestos.

No Le Monde, é destaque também a morte do manifestante atropelado em Ribeirão Preto, a 330 quilômetros (km) de São Paulo. A reportagem ressalta que os episódios ocorrem no momento em que o país sedia a Copa das Confederações, torneio de futebol que antecede a Copa do Mundo de 2014. O texto menciona ainda o envolvimento de sindicatos e o uso de redes sociais para reunir manifestantes para os protestos. 

Agência Brasil 
www.blogdocrato.com 
Foto: Yahoo notícias

Beltrame admite que Exército pode ser convocado para reforçar segurança no Rio


Rio de Janeiro - O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, admitiu hoje (21) a necessidade de reavaliar as ações de segurança para impedir o vandalismo em protestos de rua e também de convocar o reforço de militares do Exército Brasileiro que já estão na capital fluminense.

"O Exército está no Rio de Janeiro. Não está em função desses episódios, mas da Copa das Confederações, e eles têm aqui funções específicas, mas tem, sim, um contingente a ser utilizado, se o governo do estado demandar", informou Beltrame. O secretário disse que pode convocá-los para "proteger a integridade das pessoas e o patrimônio público e privado", completou, em coletiva de imprensa.

Ao fazer um balanço dos confrontos de ontem (20) entre a população e agentes de segurança, depois da manifestação que reuniu, de acordo com o secretário, mais de 300 mil pessoas no centro da cidade, Beltrame classificou a operação policial como complexa e disse que os agentes lidaram com situações e perfis de manifestantes distintos.

Na avaliação do secretário, que deu entrevista ao lado da chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, e do comandante da Polícia Militar, o coronel Erir da Costa Filho, imagens de participantes de atos de violência que saquearam e destruiram lojas estão sendo analisadas e mais prisões devem ser feitas. Oito pessoas já foram detidas, sendo três adolescentes.

As polícias não revelaram quais as estratégias de inteligência que serão adotadas para as próximas manifestações. Segundo Beltrame, no entanto, o trabalho para prevenir as ações violentas vai continuar.

Agência Brasil 
Foto ilustrativa: R7 
Via www.blogdocrato.com


Deu formiga no sal - Por:Emerson Monteiro


Mais cedo ou mais tarde essas coisas viriam a ocorrer (se é que coisas estejam ocorrendo que já não o houvesse antes). Bom, o que nos leva a pensar além das notícias, que existem intenções sinceras, vem do tempo de quando pessoas alimentavam o sonho do novo, a significar renovação no sentido real. Nesse quadro, começamos falando nos dias atuais.

Poeiras de substituição dos figurantes e normas ainda nem baixaram direito, e se inicia movimento dos políticos a favor de emenda parlamentarista de carta constitucional, talvez no instinto dos olhos fundos chorarem cedo, quando querem reduzir o poder investigativo do Ministério Público.

Promessas de campanha entraram na fase de execução, na zona financeira, tantos debates soporíferos das barrigas cheias entrando pela madrugada, enquanto expectativas convergem  às mudanças de estratégias nas mãos dos timoneiros, em mares turvos.

Vozes de ventríloquos insistem na comédia dos erros arqueológicos das administrações pretéritas. Outras descobrem que as águas desceram para outros pavimentos, donde fica impossível recuperação. No entanto, o custo de esperar e conferir também pesa na balança dos cem primeiros dias. Para as bandas dos municípios, histórias crônicas parecem repetir feitos antigos. Cerca-se daqui, se arrodeia dali; papéis, papéis, empenhos, recibos e variações. Reviravolta multiplicada no ímpeto de se cumprir as necessidades populares, escaldadas nos azeites da angústia de aguardar o honesto que nunca chega.

A ganância insultuosa dos eleitos cobre de responsabilidade os ingênuos eleitores, que se justificam dizendo verem caras sem ver corações, na hora de escolher. No cômodo ao lado, os trabalhadores, que mantém o País no curso da história.
A sociedade civil (organizada?) dorme pouco, não porque ande ligada aos seus interesses, mas presa às ofertas noturnas dos jornais da madrugada. O brilho atraente/pegajoso conduz todos nas curvas de horas calmas, olhos sapecados de expectativa, mentes ardendo, ilusões guardadas nos andares altos das cidades, na antiga modernidade manufaturada em laboratórios estrangeiros.

Assim, acreditamos redividir nestas palavras ideias do momento, sabendo que raros leem, presos aos teclados eletrônicos em que se transformou esse mundo industrial que habitamos.

Para completar, embalamos certeza íntima de que não viajamos sozinhos. Um poder, superior a todos (Deus), vela por nós, palavras de Jesus: - Não vos preocupeis com o dia de amanhã; cada dia se basta às suas preocupações.

Inaugurado Museu da Imagem e do Som do Crato - Por: Dihelson Mendonça


Reportagem Fotográfica















Fotos: Dihelson Mendonça
Quero aproveitar para agradecer ao repórter Ed Alencar por todo o auxílio na cobertura fotográfica, a Bola Bantim, e ao cinegrafista Catullo Teles.

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


Tá feia coisa: por violência, Fifa negocia para seleções ficarem na Copa das Confederações


(Jamil Chade/ Enviado Especial - "O Estado de S. Paulo")

Por lei, falta de garantias de segurança podem suspender evento. Itália já ameaçou abandonar País
Bandeiras de partidos políticos foram queimadas pelo povo

RIO  - Os protestos nas ruas das cidades brasileiras  exigem que a Fira passe a negociar com seleções para que se mantenham na Copa das Confederações.  Por lei, a falta de garantias de segurança pode fazer o torneio ser cancelado.  Isso é o que está estipulado na Lei Geral da Copa e que permite que, se o país sede não der sinais de que tem como garantir a segurança de delegações e torcedores, além de funcionários da Fifa, o evento pode ser simplesmente suspendido. Nesse caso, um seguro bilionário seria acionado.


Ao Estado, a assessoria de imprensa da Fifa garante que o debate do cancelamento da Copa não ocorreu por enquanto e que essa possibilidade não foi debatida entre a entidade e os organizadores da competição. O Comitê Organizador Local também insistiu que, até as reuniões do final do dia de quinta-feira, essa possibilidade não foi colocada sobre a mesa.
Uma decisão que poderia mudar o rumo do torneio, porém, seria uma declaração por parte do governo de que, diante do momento vivido pelo Brasil, não haveria como manter a organização do torneio e sua segurança. 


O Estado revelou em sua edição desta quinta-feira que dirigentes da Fifa montaram uma estratégia para tentar blindar a Copa. Mas os acontecimentos tem superado as previsões dos dirigentes que, nos últimos dias, não disfarçam estar perdidos em relação ao que ocorre no Brasil.
Mas cresce a pressão por parte de delegações, da imprensa estrangeira e por parte mesmo de funcionários da Fifa diante da violência. A seleção italiana já se queixou à entidade, preocupada com a segurança de seus jogadores, e quer mais garantias de que não serão atacados. Nesta quinta, foi divulgada a informação de que jogadores espanhóis foram furtados em seu hotel.
Dois carros da Fifa ainda foram atacados em Salvador, enquanto os funcionários foram orientados a não sair mais às ruas vestidos com uniformes da Fifa. A seleção da Nigéria também foi orientada a não fazer passeios turísticos. 

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, já deixou o Brasil. Mas a entidade insiste que não se trata de uma fuga, e sim de uma viagem para acompanhar o torneio sub20 da Fifa. O governo brasileiro, porém, afirmou que não sabia da viagem de Blatter e que pensava que ele cumpriria sua agenda, com previsão de ficar no Brasil até o final da Copa. Um eventual cancelamento do torneio representaria perdas bilionárias para o Brasil e para a Fifa. Para cobrir parte desses problemas, a entidade conta com um seguro que teria de compensar milhões em dólares em contratos.
                                                                                                 

Notícias do Crato - Comemorações ao Dia do Município

   


Educação terá nova sede inaugurada hoje, às 17 horas

O prefeito municipal do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, inaugura no final da tarde desta quinta-feira, a partir das 17 horas, na cidade, a sede própria da Secretaria de Educação. O evento faz parte da programação da Semana do Município, nas comemorações dos 249 anos do Crato, que serão encerradas nesta sexta-feira, dia 21, data de aniversário da cidade.

Orçada em R$ 1,8 milhão e a cargo da N.R.G. Construções, o novo prédio está localizada no Bairro Mirandão, distante 2 km do centro da cidade. A nova sede contará com 25 salas, 3 depósitos ( livros, material e patrimônio e merenda escolar), mini auditório, 07 banheiros, destes, 03 com acessibilidade, cantina, refeitório, 02 recepções, cisterna com capacidade para 10 mil litros.

Comissão criará projetos voltados para acessibilidade e inclusão

Na manhã de quarta-feira, 19, a Prefeitura Municipal recebeu na sede do Executivo, os membros do Conselho de Pessoa com Deficiência para tratar sobre a inclusão de ferramentas de acessibilidade em setores do Governo Municipal.

Durante o encontro, foram sugeridas ações para melhorar o acesso de deficientes físicos, visuais e auditivos aos serviços municipais. Entre elas, um site com ferramentas onde os deficientes possam ter uma maior facilidade no acesso.

De acordo com o Coordenador de Comunicação da Prefeitura, Thallys Moreira, o setor de comunicação da Casa já está trabalhando um novo site, com todas as ferramentas de inclusão necessárias, e ressaltou também que o Executivo Municipal está comprometido em realizar projetos que melhorem o acesso para os deficientes visuais, físicos e auditivos do Crato.

Para finalizar o encontro, ficou decidido a criação de uma comissão, formada por membros de setores da administração municipal, e de setores que lutam por acessibilidade e inclusão, para elaborar projetos no sentido de fazer com que os direitos destas pessoas sejam atendidos e respeitados.

Também estavam presentes na ocasião, representantes de setores da administração municipal, como Procuradoria e Assessoria de Comunicação; da Secretaria de Assistência Social (SEMAS); e da Secretaria de Saúde (SESA).

Campanha da vacinação termina nesta sexta com boa adesão, em Crato

Será encerada amanhã, em Crato, a campanha de vacinação contra a poliomielite. A campanha foi iniciada no dia 8 de junho, aberta pela Secretaria de Saúde, Aline Franca, e a primeira-dama do Crato, Gilvania Matos

A Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde do Crato, Tereza Cristina Brito, informa que a campanha teve boa adesão, contudo muitas crianças ainda precisam ser vacinadas. “A vacina está sendo aplicada em todas as unidades básicas de saúde do município. É muito importante que as crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos se imunizem contra a pólio”, diz. Tereza Cristina lembra para que os responsáveis não esqueçam de levar a caderneta de vacinação da criança.

Crato comemora 249 anos

O prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos abriu oficialmente, nesta terça-feira, 18, as comemorações alusivas à semana do município do Crato, que completa no dia 21 de junho 249 anos. A solenidade de abertura contou com o hasteamento das bandeiras, presença do secretariado municipal e da primeira-dama, Gilvania Matos, representantes do legislativo e grande número de cidadãos cratenses.

O gestor cratense concedeu entrevista coletiva para a imprensa, em que falou dos projetos que vêm sendo desenvolvidos neste início de ano e em andamento, com destaque para alguns deles, como o da Encosta do Seminário, que já está sendo licitado. São mais de R$ 20 milhões investidos, na área de risco da cidade.

Professores são beneficiados com aumento

O prefeito Ronaldo destacou o desfecho do acordo salarial com os professores do município, onde a classe foi beneficiada com aumento de 10%, dividido em duas vezes, 5%  a partir de 1º de junho, mais 5% para 1º de janeiro de 2014. O prefeito anunciou novos reajustes salariais não somente para a Educação, como também para a Guarda Municipal e os Garis.

Em seu pronunciamento, o prefeito ressaltou ainda algumas ações que seu governo pretende realizar, todas elas voltadas ao desenvolvimento do município.

Ele disse que a administração está direcionando investimentos a todos os setores da área pública, e informou que já foram lançadas para calçamento 100 ruas, onde seis já estão em plena atividade, localizadas nos bairros São Miguel, Parque Grangeiro, Zacarias Gonçalves, Seminário, Batateira e Alto da Penha. “É a hora do Crato, é a hora de crescimento, é hora de melhoria. Vamos trabalhar para dar uma melhor qualidade de vida para o cidadão cratense”, afirmou.

Prefeito comemora aprovação do Minha Casa, Minha Vida

Dentre outras ações, o prefeito destacou a aprovação do projeto Minha Casa, Minha Vida, com a construção de 2.283 residências no município do Crato e a assinatura da carta de intenção da Prefeitura com o diretor da Faculdade São Camilo, para futuras instalações da instituição no município.

Ordens de serviço para quadras esportivas

O Prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos assinou a ordem de serviço da quadra coberta no bairro Vila Lobo, quadra coberta no conjunto Mutirão, do calçamento em pedra tosca, no bairro no Zacarias Gonçalves e Parque Granjeiro, além da obra do sistema de abastecimento de água do sítio Correntinho Pequeno.

Na ocasião, foi assinado ainda o termo de convênio que celebra a ordem de serviço Conselho de Políticas do Meio Ambiente - COPAM, tendo por objetivo a aquisição de uma moto, um kit composto de um GPS, um notebook, um projetor multimídia, uma máquina fotográfica e uma prensa hidráulica para prensagem de material reciclável, todos os objetos da premiação do programa Selo Município Verde, que visa incentivar e fortalecer a questão ambiental dos municípios certificados na edição 2010.

Prefeitura do Crato entrega kits nos CRAS e segurança do Seminário é incrementada

A prefeitura do Crato realizou, na manhã de ontem, a entrega de kits de informática para os Centros Regionais de Assistência Social (CRAS), de cinco bairros do Crato, contendo dos computadores para cada um dos cinco CRAS, no total de 10kits, mais acessórios, além da inauguração da Base de Segurança Comunitária, no Seminário, no intuito de fortalecer a segurança na cidade.

A solenidade contou com a presença do Vice-Prefeito, Raimundo Bezerra Filho, representando o prefeito Ronaldo, a Secretária de Ação Social, Elisangela Rodrigues, a Secretária Adjunta de Ação Social, Ana Lúcia Gomes, e Aparecida Cunha, do CRAS do Seminário.

Na ocasião, com a presença do Secretário de Segurança Patrimonial, Cidadania e Transporte do Crato, Antonio Afonso Siqueira, e Comandante da Guarda Municipal, Júlio César Santos, e populares, houve a entrega da base comunitária.

O vice-prefeito enfatizou a importância dos investimentos em segurança e cidadania, “o que garante uma melhora substancial nos trabalhos destes dois órgãos, e que o bairro do Seminário terá mais investimentos do Município, propiciando melhores dias para todos que moram neste tão importante bairro”, afirma.

Limpeza e capinação são realizadas no Seminário

A Secretaria de Serviços Públicos continua realizando os trabalhos de capinação, limpeza e coleta de lixo no Bairro Seminário e adjacentes. Em seguida, os trabalhos estão concentrados na comunidade. O trabalho vem se fortalecendo, foi pedido por todo o bairro, visto que o Seminário é o maior e mais populoso bairro da Cidade, e está passando por melhorias por parte da Prefeitura.

Programação da Semana do Município

20/06/2013 – Quinta-feira

16:00h
Local: estádio Mirandão
Entrega de melhoramentos do estádio Mirandão
17:00h
Inauguração da sede própria da secretaria de educação – Edíficio Maria Carmelina Feitosa e do auditório Francisco Huberto Esmeraldo Cabral.

21-06-2013 sexta - feira

7:30h
Local: praça da sé
Concentração cívico-militar
Hasteamento das bandeiras
Homenagem pelo corpo de bombeiros
Outorga da Medalha do Mérito Bárbara de Alencar ao jornalista João Lindemberg de Aquino.
Palavra do prefeito

9:00h
Local: praça Siqueira Campos
Largada da 65ª prova ciclista 21 de junho – Troféu Wilson Machado

12:00h
Pronunciamento do  prefeito em rede radiofônica

17:00h
Local: Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha

18:00h
Cortejo coma banda de musica municipal da Sé Catedral até a Quadra Bicentenário para o encerramento da Copa 21 de Junho
Show pirotécnico

Fonte: PMC


Fifa pode suspender Copa das Confederações


Manifestações pelo Brasil deixam entidade máxima do futebol temerosa pela segurança

A Copa das Confederações corre sério risco de ser suspensa pela Fifa, informou na noite desta quinta-feira a CBN. De acordo com a rádio, os crescentes protestos pelo Brasil estão deixando a organização máxima do futebol e algumas delegações temerosas com a segurança.

Segundo informou o jornalista Juca Kfouri, pelo menos uma seleção, que trouxe os familiares ao Brasil, reclamou à Fifa que não deseja “jogar futebol em uma praça de guerra”. Esta delegação seria a Itália, que enfrenta a Seleção no próximo domingo em Salvador.

A Fifa tem como respaldo jurídico, para suspender o torneio, a Lei Geral da Copa. Segundo a norma, a entidade pode acionar o governo do Brasil na Justiça, caso não exista garantias de segurança para a Copa das Confederações ou Copa do Mundo.

Juca reiteradamente disse que a informação é uma “especulação forte”. De acordo com ele, o presidente da Fifa faltou a um almoço previamente agendado com o prefeito do Recife e o governador de Pernambuco para viajar à Turquia, alegando como motivo a abertura do Mundial Sub-20.

Desde a abertura da Copa das Confederações, as sedes (Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza) viram manifestações, incluindo protestos no entorno dos estádios.

Band.com.br
Via www.blogdocrato.com


Protestos - Por: Francisco Ribeiro Mendes



Os protestos contra o reajuste nas passagens de ônibus em São Paulo foi apenas o pavio de uma velaque se ascendeuna escuridão da opinião pública brasileira.De lá para cá, os protestos que têm acontecidoem todo o país são o aviso de que a população está cansada das mentiras do poder. Cansada do descaso do governo com a educação, com os transportes e com a segurança dos cidadãos.

Cansada dos arrastões, dos sequestros relâmpagos, das balas perdidas, do MST e dos escândalos gerados na cúpula dos poderes. Cansada da corrupção de um governo que, há mais de dez anos,faz caixa 2, elabora dossiês, pratica nepotismo epaga mensalões.Os protestos que se viunos últimos dias, são manifestações contra aquela gente que se dizia “defensora do patrimônio do povo” e hoje carregao patrimônio do povo na cueca, enquanto elaborapropostas fascistas de emenda à Constituição para se protegerem.

Os protestos são contra gastos federais que vão de obras superfaturadas com construçãode estádios de futebol a museus para expor coleções de objetos ou informações de terroristas (museu CUCA Che Guevara, em Fortaleza).Os protestos que estamos assistindo são para lembrar quea abertura política que tivemos não passou de numa liberação geral à esquerdairresponsável do país, de onde só brotou políticos ruinssem qualidade nem mérito para legislar ou para governar.

A população protesta nas ruas contra aquelas pessoas que há dez anos rifavam passagens aéreas para Cuba para bancarem suas campanhaseleitorais e, de uma hora para outra, viraram bilionários à custa de indenizações e da corrupção que praticam no poder.Os protestos são contra a cara-de-pau daqueles (e daquelas) que, em cadeia de rádio e televisão,condenam a corrupção como se esta não tivesse sido a bandeira de todos eles, há mais de dez anos no poder.Por fim, os protestos são contra esses artrópodes que se acossavam na sunga encardida de Fidel Castro, toda vez que o Brasil resolvia dedetizar os porões da República. É uma pena que somente agora a população esteja percebendo que o pesticida que manteve esses parasitos afastados do Brasil por 25 anos, perdeu o efeito.

Francisco Ribeiro Mendes
Brasília-DF
Foto: Perfil de Lucas Sampaio


Previsão do Tempo - Dia 21 de Junho de 2013


Bom dia, Crato!

E um bom dia de sol é o que teremos hoje em Cratop. Parabéns à nossa querida cidade! Hoje é comemorado o dia do município. Mais abaixo você poderá conferir a programação fornecida pela administração municipal para hoje. Os serviços de meteorologia prevêm dia de sol com algumas núvens e não chove. Baixas temperaturas marcaram a madrugada, atingindo às 04:00 em torno de 22 graus na Vilalta. Confira mais detalhes:

Nascer do sol: 05h48  Pôr do sol:17h31
Temperatura: Max 33º e Min 22º
Ventos a SE a 13km/h
Umidade Relativa do Ar - 91% e mínima de 53% 
Índice UV: Extremo 
Sol com algumas nuvens. Não chove.


Eu vi - Por: Jorge carvalho



Vi o velho campo do Sport, aos sábados e domingos, “cheio” de torcedores, vibrando pelo Palmeiras, Sport, Satélite, Arrastão, Shell, Teodorico, São José, F. Higino, Liceu, Pedro II.Anildo apitando, Almério e Durval Dias ou Itamar Oliveira bandeirando. Heron, Hamilton Lima ou Mitermaia narrando. Aderbal ou Chico Zé na mesma função. Elói, Norões ou Huberto Cabral comentando. Leiteiro, Nogueira, Pirrol, Peba, Sibito, Netinho, Frutapão, Luís pé de Pato, Pangaré, Anduiá, Charuto, Coco, Tachiquim, Danja, Chico Curto - o segundo melhor ponteiro direito do Brasil (na opinião do saudoso José Boaventura) - alegravam nossas tardes de domingo no estádio Wilson Gonçalves - velho campo do Sport.

Vi a quadra bicentenário“entusiasmada” com as atuações de atletas do Crato Tênis Club, Novo Crato, Comercial, Sampaio Pinto, Condomínio, Olaria, Vila Alta, Íbis. Eram noites empolgantes. Ao lado da quadra havia o barzinho, carinhosamente chamado “bar do parque”. Quantas noites interessantes! Quantos bate-papos agradáveis quanto entusiasmo! Vi os grandes shows ali acontecidos, entre os quais, o da caravana CBS, com Abdias, Marines, Coronel Ludgero, Osvaldo Oliveira, Messias Holanda... e os festivais da canção? Vi também. Que noites memoráveis.
Vi a Praça Siqueira Campos, da Sé e as Ruas Miguel Limaverde e Dr. João Pessoa “invadidas” por autênticos foliões ao lado de turistas de vários locais do Nordeste “sacudindo” de alegria o centro da cidade. Vi a tradicional feira do Crato nas ruas centrais da cidade alavancando o desenvolvimento econômico do município. Violeiros, emboladores, cantadores, sanfoneiros faziam a festa. Zé Gato e Azulega inspiradíssimos na Siqueira Campos nas segundas-feiras. Uma maravilha.

Vi e ouvi as programações das rádios Araripe e Educadora: Festa em seu lar, Roteiro do meio dia, Cartaz dos ouvintes, Ritmo do Nordeste, RC primeiro e único, Festa da casa grande - o maior forró da sua vida -, Passarela do sucesso, Salve a retreta, Consultório da família, bazar de musica - uma festa em cada lar caririense - Espinhos e rosas, com eles: Juca e Jeremias. Vi e ouvi autênticos profissionais: Aderbal Carvalho, Gilberto Pinheiro, Osvaldo Alves, Mitermaia de Olinda, Campos Júnior, José David Gadelha (Dezim), Elói, Huberto Cabral, Francisco Alexandre, José Moreira, Cirilo Cardoso, Heron Aquino, Antônio Vicelmo, Hamiltom Lima e Rejane Limaverde. Desses, que fizeram parte da época de ouro do radio cratense, ainda estão em atividade: Vicelmo, Heron, Evandro, Huberto Cabral, além do Mazinho e José Jesus de Almeida. Vi nossos três cinemas exibirem filmes de grande sucesso nacional e internacional. Vi a Praça Siqueira Campos em festa nos finais de semana. Vi firmas comerciais identificadas com os cratenses: F.C. Pierre, A Babilônia, A Ferragista, Cantina do Oliveira, CasaAbidoral, Armazém Bangu, Farmácia Teles, Loja do Moacir. Vi e pulei memoráveis carnavais nos salões do Crato Ténis Club. Vi funcionar os colégios São João Bosco (onde estudei), Pio X, Sagrada Família, Ana Couto, Escola Técnica de Comercio.
Vi o entusiasmo de Lusimar, Tio Osvaldo, Lisiêr, Bantim, nos palanques emdiversas campanhas políticas. Vi Chico Curto tocando bateria na boate de Manezin. Vi e ouvi Doutor Sólon chamando: 

“Lula, solte o boi... corre Zé Ferreira, corre Zé Wlisses, corre Chico Piau, corre Nemezim, derruba o boi Leandro Bagaceira”... nas vaquejadas da nossa Exposição Centro Nordestina de Animais e produtos derivados. Ali, também vi o Trio Nordestino tocando em um palanque de madeira com a voz mais bonita do Nordeste (Lindu) entoando as belas músicas daquele trio. Vi e ouvi discursos inflamados do Professor Pedro Felício, Humberto Macário, Raimundo Bezerra, Jósio Araripe, Iranildo Pereira, Eudoro Santana, Ariovaldo Carvalho, Bantim.
Vi circular o jornal A Ação e a revista Região. Vi e ouvi a amplificadora cratense e “Organic Publicidade”.

Vi o RAC-REC (Rádio Araripe do Crato, Radio Educadora do Cariri). Jogo entre radialistas das duas emissoras no dia do radialista, no estádio Wilson Gonçalves.
Vi Zé Maia pulando carnaval na Siqueira Campos ou no Tênis. Vi e ouvi Vicelmo nas campanhas cívicas da UEC. Vi e andei no carro de Pedro Maia. Amigos, eu vi.

Por: Jorge Carvalho


Copa 2014 será a mais cara de toda a História


Notas compiladas do Jornal do Commercio (PE), desta quinta-feira (20), sobre a Copa 2014:

* A Copa mais cara da história

A Copa de 2014 será a mais cara de toda a História, devendo custar perto de R$ 28 bilhões, 10% a mais que o previsto em abril. A estimativa é do Ministério dos Esportes. Até agora, a mais cara, por país, havia sido a da Alemanha (2006), que custou a bagatela de R$ 10,7 bi.

* Entre os 10 mais

Somente R$ 7,1 bilhões será o valor final gasto com a construção dos estádios. O Mané Garrincha, de Brasília, já é considerado, hoje, como um dos 10 mais caros de todo o mundo.

* Lucros da Fifa

Quantos aos lucros da Fifa, esta Copa também baterá recordes. A entidade já prevê faturar perto de U$ 4 bilhões. E o governo brasileiro ainda dará isenções de impostos que devem chegar a R$ 1 bilhão.

O Povo Online


Intervenções do BC não seguram câmbio. Dólar fecha acima de R$ 2,25



“As intervenções do Banco Central (BC) não conseguiram impedir a alta da moeda norte-americana. O dólar comercial subiu 1,69%, encerrando a sessão a R$ 2,258 para venda. Foi o quinto dia seguido que o câmbio se desvalorizou e a maior cotação desde 1º de abril de 2009, quando o dólar tinha fechado em R$ 2,281 para venda.

Pela manhã, o BC injetou US$ 2,986 bilhões vendendo dólares no mercado futuro. No início da tarde, a autoridade monetária promoveu um leilão de até US$ 3 bilhões com compromisso de recompra. Os leilões não inverteram a valorização da moeda norte-americana. Por volta das 16 horas, o dólar comercial atingiu R$ 2,2725, na máxima do dia. Nos minutos seguintes, a cotação desacelerou.”

Agência Brasil


Juaforró é cancelado após acordo entre Prefeitura e Ministério Público


MP solicitou suspensão por constatar fraude em licitação e inexistência de plano de segurança contra incêndio e pânico

O festejo junino em Juazeiro do Norte, Juaforró 2013, foi cancelado por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado por representantes da prefeitura do município e do Ministério Público do Estado do Ceará (MP). A suspensão é imediata e passa a valer a partir desta quinta-feira (20).

Evento será suspenso de forma imediata. Foto: Elizângela Santos

No Termo, a prefeitura se comprometeu a pagar os shows já realizados; fazer a devolução proporcional dos valores pagos à utilização do Parque de Eventos Padre Cícero no que se refere às barracas e estacionamentos; devolver proporcionalmente os valores arrecadados com patrocinadores; dar continuidade à reforma do Parque de Eventos; cancelar as licitações referentes ao Juaforró/2013; e cancelar o contrato decorrente do processo de inexibilidade de licitação.
Representantes do MP consideraram para o TAC a questão da segurança pública, em razão da ausência de plano de segurança contra incêndio e pânico; e o clamor público na cidade. Em caso de descumprimento, será cobrada multa diária no valor de R$ 10 mil à Maria de Jesus Alves Bezerra, secretária municipal, que assinou o TAC.

O MP solicitou a suspensão por constatar fraude em licitação e inexistência de plano de segurança contra incêndio e pânico. Os recursos utilizados para a contratação do evento totalizam o montante aproximado de R$ 614 mil e são todos recursos próprios do município.

Portal Verdes Mares


Polícia confirma morte de jovem em manifestação em Ribeirão Preto


São Paulo – A Polícia Militar (PM) de São Paulo confirmou a morte de um jovem por atropelamento em meio à manifestação que ocorria hoje (20) em Ribeirão Preto (SP). O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas João Fiúza e Adolfo Molina.

Pelo vídeo disponibilizado pela PM no Twitter da corporação é possível ver que o motorista, que dirigia um utilitário, tentou furar o bloqueio feito pelos manifestantes no local. Após o motorista discutir com alguns ativistas, são ouvidos barulhos de pancadas na lataria do carro. Após isso, o carro avança violentamente sobre os manifestantes, deixando vários feridos e um morto.

Em São Paulo, onde a manifestação reuniu cerca de 100 mil pessoas segundo PM, apenas um incidente grave ocorreu durante a passeata: um conflito entre membros de um partido político e um grupo supostamente de extrema direita. Uma pessoa saiu ferida e foi socorrida pela PM.

Agência Brasil

Após dia de protestos em todo o país, Dilma terá reunião com ministro da Justiça


Brasília - A presidenta Dilma Rousseff vai se reunir amanhã (21) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e deverá discutir as manifestações que tomam as ruas do país. A reunião está marcada para as 9h30 no Palácio do Planalto e pode reunir outros ministros do governo.

Dilma cancelou a viagem que faria ao Japão  no próximo domingo devido à onda de protestos. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, ela preferiu não se ausentar do Brasil por quase uma semana diante do cenário de movimentação popular.

Em um dia marcado por protestos em todo o país , Dilma permaneceu no Palácio do Planalto. O prédio teve a segurança reforçada no começo da noite, depois que manifestantes que estavam no Congresso Nacional tentaram se aproximar da sede do Executivo. Homens do Batalhão de Choque do Exército seguem a postos em torno do edifício.

Dilma deixou o Palácio do Planalto por volta das 20h30, com o esquema de segurança habitual, que inclui batedores e uma unidade de terapia intensiva (UTI) móvel.

As manifestações são acompanhadas no Planalto pela Secretaria-Geral da Presidência, responsável no governo pela articulação com movimentos da sociedade civil. O secretário executivo da pasta, Diogo de Sant’ana, recebeu hoje de manifestantes um documento com reivindicações dirigidas à presidenta Dilma. O grupo pede uma reunião entre o governo e vários grupos que organizam os protestos Brasil afora.

Agência Brasil


Sesc Crato exibe “A fita branca” no Cinemarana



Na segunda-feira (24), a Unidade Crato do Sesc apresenta, através do projeto Cinemarana, o filme “A fita branca”, dirigido por Michael Haneke. A sessão acontece às 19 horas, com entrada gratuita.

Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos acontecem e perturbam a calma de um pequeno vilarejo ao norte da Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes deixam a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e os jovens da escola local investigam os acontecimentos para encontrar o responsável.

Premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes (2009) e o Globo de Ouro (melhor filme estrangeiro em 2009). Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2010. O filme tem duração de 145 minutos e classificação indicativa de 16 anos.

SERVIÇO

Cinemarana – “A fita branca”
Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 24/6
Horário: 19h
Classificação indicativa: 16 anos
Informações: (88) 3523.4444
:::Gratuito:::



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30