xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/06/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 junho 2013

Vídeo - Entrevista com o sindicalista Júnior Matos sobre a greve dos professores do Crato


O.B.S - Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, no canto superior direito do Blog. Para assistir á entrevista, clique no vídeo abaixo:


O Programa FATOS EM FOCO desta semana tem como convidado, o sindicalista, professor e radialista Junior Matos, que fala das greves dos professores em Crato, da luta por melhores condições de trabalho e salário para a categoria, da sua história de vida, dos motivos porque a categoria entrou em greve, da intransigência nas negociações, do chamado "assédio moral aos professores" e faz um comparativo entre a gestão passada e esta gestão; Fala ainda sobre a administração Ronaldo Gomes de Matos, seus pontos altos e baixos, os maus-tratos aos professores em Juazeiro e sua opinião sobre o que poderia ser melhorado no Crato. O sindicalista responde a questões quanto à sua vida, carreira, conquistas e perdas à frente do sindicato dos servidores municipais do Crato e diversos outros cargos que já exerceu. 

A entrevista está disponível em dezenas de sites da internet, Facebook, Youtube, Google+, Tweeter e Blogs. Também pode ser assistida no site principal da WebTV Chapada do Araripe - www.tvchapadadoararipe.com - Neste vídeo, a entrevista completa, de 1:40 de duração.

www.blogdocrato.com

SOFTERIA - Um local feito para pessoas que gostam de Qualidade e Delícias ( Em Crato )


SOFTERIA - NO SHOPPING RESIDENCE, Loja 8B


Foi inaugurada no último sábado em Crato, no Shopping Residence a SOFTERIA, um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.


Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias

Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato

Manifestação no Rio termina em confronto e destruição






Rio de Janeiro - Terminou em confronto e destruição, como na semana passada, o protesto feito por milhares de manifestantes na Avenida Rio Branco, centro da capital fluminense, contra o reajuste das passagens de ônibus, que passou a vigorar a partir do dia 1º deste mês.  Desta vez, as cenas de destruição ao patrimônio público foram bem maiores, com pichações no Paço Imperial, na Assembleia Legislativa, além de depredações de agências bancárias, bancas de jornais e revistas, pontos de ônibus e lojas comerciais.

Pouco depois das 22h30, um grupo conseguiu derrubar as barricadas colocadas pelos militares e invadiu o saguão do Palácio Tiradentes, ateando fogo em algumas dependências do prédio. O Batalhão de Choque da PM, treinado para controlar distúrbios, e o Batalhão de Ações com Cães chegaram à Rua Primeiro de Março depois das 23h, e em menos de meia hora conseguiram isolar a área. Quatro manifestantes ficaram feridos e foram levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro.

A Polícia Militar (PM) informou que 20 militares ficaram feridos durante o ataque de manifestantes ao Palácio Tiradentes, prédio da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). De acordo com balanço feito pelo comandante do 5º Batalhão da PM, tenente-coronel Sidney Camargo, responsável pelo policiamento na região central da cidade, 100 mil pessoas participaram do protesto. De acordo com a nota, a PM empregou 150 policiais na segurança da manifestação.

A passeata, iniciada por volta das 17h, tomou toda a Avenida Rio Branco e seguiu de forma pacífica até a Cinelândia, onde terminaria o ato. Por medida de segurança, as lojas da Avenida Rio Branco e as estações da Carioca, Cinelândia e Uruguaiana do metrô funcionaram parcialmente.

De lá, como ocorreu na quinta-feira passada (13), milhares de manifestantes seguiram pela Avenida Graça Aranha em direção à Avenida Presidente Antonio Carlos, onde fica a sede do Tribunal de Justiça do Estado. Lá, tentaram depredar vidraças do prédio, mas foram impedidos por um reforço na segurança.

O grupo continuou seguindo até a Rua Primeiro de Março, onde houve confronto com os militares que faziam a segurança do prédio nas escadarias da Assembleia Legislativa para evitar depredações. Os manifestantes - em número muito superior - atiraram pedras portuguesas retiradas da calçada e cocos contra os militares, que foram obrigados a recuar. Cinco PMs foram feridos. Luminárias do prédio foram destruídas. A luz do salão da Alerj foi apagada, onde 80 policiais militares ficaram abrigados.

 Em seguida, os manifestantes atearam fogo em um carro no estacionamento oficial da Alerj, que fica ao lado do Palácio Tiradentes. O carro foi totalmente destruído e chegou a provocar uma explosão, sem deixar feridos. Vidraças de agências bancárias,  de coberturas de pontos de ônibus, bancas de jornais e caçambas de lixo foram destruídos. Eles usaram material plástico e sacos deixados na calçada pelos comerciantes para fazer fogueiras e se reuniram em volta do fogo, onde dançavam e comemoravam.

Agências bancárias na Rua da Assembleia tiveram as vidraças da porta principal e os caixas eletrônicos destruídos, as paredes pichadas, mesas e cadeiras jogadas do lado de fora para servir de material para a fogueira. Um carro estacionado na mesma rua foi destruído, pichado e teve os bancos e portas arrancados. O comércio teve de fechar as portas rapidamente para evitar depredações. Portas de lojas comerciais foram danificadas. Na Rua Sete de Setembro, lojas também foram danificadas pela ação dos vândalos. O prédio histórico do Paço Imperial, na Praça Quinze de Novembro, também não foi poupado. As paredes foram pichadas e algumas vidraças destruídas.

O Palácio Tiradentes foi invadido pelos vândalos que entraram pelas janelas laterais, picharam as paredes, arrancaram fios de telefone e jogaram para o lado de fora e atearam fogo em alguns setores. Alguns dos manifestantes usavam camisas para cobrir o rosto e outros sem camisa, gritavam palavras de ordem e comemoram a invasão do prédio.

O rastro de destruição foi bem maior do que das outras manifestações contra o reajuste das passagens dos ônibus urbanos do município do Rio, que subiu no dia 1º deste mês de R$ 2,75 para R$ 2,95.

Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil



Cid decreta ponto facultativo em Fortaleza e no Interior durante jogos da seleção em Fortaleza


Em nome da “paixão pelo esporte”, da “magnitude do evento” e do suposto “interesse público” da população, o Governo do Ceará decidiu decretar ponto facultativo em parte dos órgãos estaduais, amanhã e no próximo dia 27, quando haverá jogos da Copa das Confederações em Fortaleza. A folga vale para a Capital e todo o Interior do Estado. Na decisão publicada ontem no Diário Oficial, o Palácio da Abolição também argumenta que manter o expediente nos dias das partidas seria “contraproducente”.

A iniciativa é prevista na Lei Federal nº 12.633/2012, conhecida como Lei Geral da Copa, que dispõe sobre a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. Em Fortaleza, a Prefeitura já havia aprovado feriado municipal nas datas dos jogos, como alternativa para reduzir o fluxo de trânsito na cidade e amenizar o impacto na mobilidade.

No caso do Estado, embora não haja jogos marcados para o Interior, a medida, segundo o Governo, também visa “garantir o conforto e o acesso da população estadual e dos visitantes em geral, além de promover a segurança e a melhor gestão na mobilidade urbana”.

Pela decisão, ficam assegurados o fornecimento de água e dos serviços das polícias Militar e Civil, e dos Bombeiros, além do atendimento médico-hospitalar e de ambulatórios especializados que atendem a pacientes com consultas previamente agendadas.

Também fica mantido o funcionamento do Sistema de Licitações da Procuradoria-Geral do Estado, o da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, do Museu do Ceará, do Sobrado Dr. José Lourenço, do Museu Sacro São José do Ribamar, do Theatro José de Alencar e da Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria localizada em Canindé, além da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Fonte: O POVO


Secretaria de Saúde do Crato trabalhando no combate às muriçocas, com o projeto Boa Noite

  
O projeto foi iniciado ontem, e a Secretária de Saúde do Crato, Aline Franca, destaca o trabalho que vem sendo feito, no sentido de garantir sua continuidade

O Núcleo de Endemias, da Secretaria de Saúde do Crato, reiniciou ontem o Projeto Boa Noite. Esse projeto tem o intuito de amenizar o índice de infestação de muriçocas nos bairros e no Centroo. As atividades foram iniciadas com limpeza do canal, capinação e retirada de lixos de vários pontos da cidade. O importante, em princípio, é desobstruir valas para evitar água parada, que é um dos grandes atrativos para a muriçoca, e assim dificultar a proliferação do mosquito.

Conforme a coordenação de Endemias, o segundo passo será aplicar o larvicida nos bairros. Seguindo este passo, a Prefeitura inicia o trabalho de aplicação do chamado carro fumacê. “O Núcleo de Endemias já tem informação de quais são os principais focos do mosquito em cada bairro e vamos combatê-los”, explica Antonio Esmeraldo, coordenador do setor.

Ontem à noite foi feita a aplicação com o carro fumacê desde a Avenida Dom Melo, no bairro São Miguel, até a RFFSA e, em seguida, por todo o Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. Hoje pela manhã terá a limpeza e à noite a pulverização na Vila Novo Horizonte.

O coordenador do Núcleo de Endemias, Antonio Esmeraldo, ainda faz um apelo à população para que evite colocar lixo em valas. Esmeraldo orienta para que a comunidade não impeça a correnteza natural dos córregos e alerta para que abram suas portas e janelas quando o carro fumacê passar.

Vacinação contra Poliomielite vai até a próxima sexta-feira

A Secretaria de Saúde do Crato começou no início do mês a Campanha contra a Poliomielite. A vacina está disponível nas Unidades de Saúde da cidade

A Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde do Crato, Tereza Cristina Brito, informa que a campanha teve boa adesão, contudo muitas crianças ainda precisam ser vacinadas. “A vacina está sendo aplicada em todas as unidades básicas de saúde do município. É muito importante que as crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos se imunizem contra a pólio”, diz. Teresa Cristina lembra para que os responsáveis não esqueçam de levar a caderneta de vacinação da criança. A vacina contra a poliomielite é aplicada em forma de duas gotinhas o que corresponde a uma dose, de forma rápida, segura e indolor.

Programa “Mais Cultura nas Escolas” é apresentado a artistas e professores cratenses

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude, realizaram no auditório do Largo da RFFSA, na manhã de ontem, encontro com artistas e professores da rede de ensino estadual e municipal para apresentar o Programa “Mais Cultura nas Escolas”, dos ministérios da Educação e da Cultura.
            
O “Mais Cultura nas Escolas” é o resultado da parceria entre os Ministérios da Educação e da Cultura para promover o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o Brasil, democratizar o acesso à cultura, e ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico. As atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola por, no mínimo, seis meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas e manifestações da cultura. De acordo com a Coordenadora de Políticas Públicas para Juventude, Érika Souza, o encontro teve como objetivo estreitar a relação entre professores e artistas, para que o programa seja realizado na rede de ensino do município.

Fonte: PMC


FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Após reduzir salário de professores, Prefeitura de Juazeiro do Norte faz megashows


(excerto de notícia publicada no jornal “O Povo” de 18-06-2013)
Professora de Juazeiro do Norte que teve salário reduzido chora durante manifestação

Menos de duas semanas após reduzir o salário de professores do Município, a Prefeitura de Juazeiro do Norte abre hoje o JuáForró 2013. O evento tem megashows da banda Aviões do Forró e de Elba Ramalho, após reduzir salário de professores da rede municipal em até 40% alegando falta de verbas.  Em ritmo junino, o JuáForró 2013 começa na terça-feira com show do Aviões do Forró e vai até o dia 25 com diversas atrações, entre elas a cantora Elba Ramalho. A festa, que pode ter custos de até R$ 621,1 mil, provocou indignação entre professores do Município.

 Para a 13ª edição do evento, foi construída uma cidade cenográfica inspirada no movimento beatista de padre Cícero. Além dos megashows, o JuáForró tem apresentações diárias de grupos de forró pé-de-serra, quadrilhas juninas e shows pirotécnicos. A Prefeitura espera pelo menos 40 mil pessoas na festa.

Japão pede ajuda contra suicídio entre jovens


Tóquio, 18 jun (EFE).- O governo do Japão pediu nesta terça-feira uma maior colaboração para reduzir a alta taxa de suicídio dos jovens japoneses entre 20 e 29 anos, que representa quase a metade das causas de mortalidade dessa faixa etária e ocorre principalmente por problemas trabalhistas e emocionais.

O pedido do governo aconteceu durante um encontro para analisar os dados da Agência Nacional de Polícia japonesa, que revelou que no ano passado 27.858 pessoas se suicidaram no Japão.
O dado de 2012 representa uma redução de 2.793 mortes em relação a 2011 e se situou, pela primeira vez nos últimos 15 anos, abaixo dos 30 mil, mas o país ainda está entre os primeiros países do mundo em número de suicídios.

Segundo a informação divulgada pela polícia japonesa, os suicídios correspondem a 47% das causas de mortalidade entre os jovens japoneses de 20 a 29 anos, informou a agência "Kyodo".
O medo de perder o emprego é uma das principais causas de suicídio entre os jovens, que aumentou de 60 casos em 2007 para 149 em 2012.

Segundo o documento, existe um forte vínculo entre os suicídios e o índice de desemprego, que no Japão se encontra abaixo de 4,3%, por isso a polícia pede que este indicador seja controlado para evitar a elevação dos casos.

Desta forma, as medidas aprovadas no ano passado pelo governo japonês para a solução dos problemas das dívidas ajudaram a reduzir em 18% em 2012 os suicídios motivados por problemas econômicos e financeiros, detalhou a polícia.

Além disso, nos últimos anos o governo japonês fez várias campanhas para reduzir os suicídios, que incluíram ajudas no valor de 10 bilhões de ienes (US$ 107 milhões) para promover consultas e assistência psicológica às pessoas. EFE

Via Yahoo Notícias



Exposição em Juazeiro do Norte traz personagens da tradição popular


Segue em cartaz até o dia 12 de julho, na Unidade Juazeiro do Norte, a exposição “Anjos”, do artista cearense Francisco di Freitas. O trabalho reúne imagens de “Anjos” morenos, caboclos e crianças aladas. A visitação acontece de segunda a sexta, das 13h às 21h, com entrada gratuita.

No espaço, os visitantes encontram um cenário que remete à tranquilidade e harmonia em uma iluminação especial. Banners e fotografias estão distribuídos pela Galeria de Artes, além da exibição de uma produção audiovisual feita com brincantes da tradição popular, que traz trilha sonora com musicas da tradição – algumas cantadas e outras instrumentais, obras do artista.

A iniciativa faz uma homenagem à Mestra Dorinha, Mestra Tatai, Mestra Tôta e todas as Mestras de Lapinha.

SERVIÇO
Exposição - Anjos
Local: Galeria de Artes - Unidade de Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227, Centro)
Período: até 12/7 (segunda a sexta-feira)
Horário: 13h às 21h
Informações: (88) 3587.1065
:::Gratuito:::

Informações do SESC


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

URCA abre debate sobre fortalecimento das universidades estaduais e municipais, em pauta no Ministério da Educação



Uma discussão relacionada ao ‘Funcionamento das Universidades Públicas Estaduais: Desafios e Perspectivas’, foi realizado na última sexta-feira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), com o senador Inácio Arruda (PC do B), que relatou os principais avanços relacionados à mobilização que tem sido realizada entre os reitores das universidades estaduais e municipais do Brasil.

O senador da República, da bancada cearense, enfatizou a necessidade de e proporcionar melhorias nessas instituições, por meio de um orçamento garantido também pelo Governo Federal e disse que estará sendo realizada, em breve, reunião dos reitores e Ministério da Educação, para debater a temática. Ele aposta na sensibilização do governo, para a provável conquista de orçamento federal destinados à essas instituições.

Já a reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, que trouxe para a universidade a debate, em que compareceram alunos e professores, destacou a grande necessidade dos novos investimentos do Governo Federal, como forma de ampliar as condições de investimentos das universidades estaduais e municipais. “Isso inclui mais pesquisa, extensão, para que essas instituições possam cumprir o seu papel no desenvolvimento dos seus respectivos territórios”, disse.

O senador destacou a importância do movimento realizado pelos reitores das universidades estaduais e municiais, destacando a participação da reitora da URCA, professora Otonite Cortez. Ainda ressaltou as reivindicações das universidades, provocando a formação de uma frente parlamentar que irá chegar até o governo federal, com as solicitações para as universidades, frente às necessidades no ensino superior do Brasil, com sua grande amplitude e alcance.

Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), uma emenda do senador estimula a expansão e reestruturação das instituições de ensino superior estaduais e municipais, por meio de apoio técnico e financeiro do Governo Federal, foi acatada pelo Relator, senador José Pimentel (PT-CE), por considerar que estas instituições contribuem para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

“Esta emenda visa a valorização das instituições de ensino superior estaduais e municipais, afinal elas são hoje responsáveis por 43% das matrículas no ensino superior público e estão presentes em quase todos os estados da Federação, podendo contribuir sobremaneira para o cumprimento das metas do PNE, especialmente na expansão das vagas”, disse.

A proposta inicial do governo destinava 7% do PIB ao setor educacional, mas os deputados fixaram este índice como meta intermediária, a ser alcançada no quinto ano de vigência do PNE, e prevendo, ao fim do plano, o percentual de 10% do PIB. Cabe destacar a atuação das entidades estudantis lideradas pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) foi decisiva para atingir os 10% do PIB para educação.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA


Crato promove Conferência Municipal de Educação para a CONAE 2014


A Secretaria de Educação Municipal do Crato realizou no sábado, 15, a Conferência Municipal de Educação como intercâmbio de debates da CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação. A CONAE tem um caráter mobilizador e propositivo, canalizando as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com o poder executivo e o legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação. Dessa forma, a conferência municipal objetiva construir diretrizes a fim de fortalecer a educação básica no município através da participação democrática, reforçando desta forma, o Plano Nacional de Educação.

O evento contou com a palestra da professora Edna Belem, coordenadora da CREDE 18, sobre o tema central da conferência “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. A conferência teve o objetivo de debater e apresentar propostas para melhorar a educação básica, superior, profissional – tecnológica e as demais etapas e modalidades de ensino no município do Crato para que sejam apresentadas e adicionadas às demais propostas de todo Estado do Ceará e unificá-las às de todo o Brasil. Na ocasião foram escolhidos os delegados representantes do município para a Conferencia Estadual. 

Fonte: PMC



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30