xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/06/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 junho 2013

Padre Antônio Vieira - Por: Emerson Monteiro

No dia 14 de junho de 1919, nasceu no município de Várzea Alegre, no sítio Lagoa de Órfãos, atual Cristo Rei, distrito de Calabaça, no sopé da Serra dos Cavalos, Antônio Batista Vieira, o Padre Vieira, filho de Vicente Vieira da Costa e Senhorinha Batista de Freitas.

Inteligência flamejante, além de sacerdote católico, Vieira destacou-se em diferentes áreas, como filósofo, poeta, jornalista, professor, orador sacro, jurista, escritor, parlamentar e ecologista.

Iniciou os seus estudos em escola da zona rural, vindo a cursar o Seminário São José, em Crato, e o Seminário da Prainha, em Fortaleza, graduando-se em Teologia e Filosofia e ordenando-se a 27 de setembro de 1942. No Seminário São José ministrou Latim, Grego e Italiano. Ensinou também no Rio de Janeiro e em vários municípios do Ceará onde desempenhou as funções sacerdotais, dentre outros, Crato, Icó e Iguatu.

Sua participação política, na fase do regime militar instaurado com o golpe de 1964, levou-o, com larga margem de sufrágios, ao Congresso Nacional para um mandato de deputado. De verbo eloqüente e denunciador da ilegalidade e da injustiça social, marcou aquele período histórico e abalou as estruturas dominantes, vindo a ser incluído no rol dos cassados.

Em resposta a esse gesto do totalitarismo, retornou aos bancos escolares, sendo aprovado em primeiro lugar no vestibular de Direito da Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro.

Querido pelos nordestinos, dada à sua espirituosa personalidade, soube conquistar e preservar admiradores nas diversas categorias sociais. Ensaísta e cronista de rara maestria, Padre Vieira publicou muitos livros, a saber: 100 Cortes sem Recortes, 1963; O Jumento, Nosso Irmão, 1964; O Verbo Amar e suas Complicações, 1965; Sertão Brabo, 1968; Mensagem de Fé para quem não tem Fé, 198l; Penso, logo Desisto, 1982; Pai Nosso, 1983; Bom Dia, Irmão Leitor, 1984; Por que fui Cassado, 1985; A Gramática do Absurdo, 1985; A Igreja, o Estado e a Questão Social, 1986; A Família (Evolução histórica, sociológica e antropológica), 1987; Senhor, Aumentai a Minha Fé, l988; Filosofia, Política e Problemas Jurídicos, 1988; Eu e os Outros, 1988; Roteiro Lírico e Místico sobre Juazeiro do Norte, 1988; Eu sou a Mãe do Belo Amor, 1988; e Fatos Pitorescos, 2001.

Na paróquia de São Francisco, em Crato, construiu, em mutirão com os fiéis, templo dos mais belos, no bairro Pinto Madeira. 

Outra facete marcante de seu caráter: o amor extremado pelas coisas da Natureza, sobretudo pela preservação do jumento, a principal alimária sertaneja, que adotou como filho dileto e motivo de cruzada conser­vacionista de reconhecimento internacional.


Neste sábado, 19 de abril, por volta de 1h30 da madrugada, aos 83 anos, desaparecia em Fortaleza o padre Antônio Vieira, vítima de insuficiência cardíaca. Deixava, desse modo, órfão o dócil animal que nele encontrara extremado defensor.

Chico Lopes destaca criação da Universidade Federal do Cariri: "Uma grande conquista para o Ceará"


Ontem, quarta-feira, 5 de junho, foi um dia histórico para o Ceará, com a sanção, pela presidenta Dilma Rousseff, da criação da Universidade Federal do Cariri. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), destacando os muitos anos de luta, por parte de parlamentares, educadores, estudantes e da sociedade em geral, para que o Estado pudesse contar com uma nova universidade federal.

"Agora está confirmado que a região do Cariri terá oficialmente esse benefício, após muita luta de parlamentares como o senador Inácio Arruda, autor da proposta.  Após décadas de atividades e conquistas da Universidade Federal do Ceará, que é motivo de orgulho para todos nós, podemos comemorar a instalação de uma segunda universidade federal no nosso Estado", enfatiza Chico Lopes.

"O Cariri, que já contava com um campus avançado da UFC, passará a ter sua universidade, com estrutura e administração próprias. A região, que já tem um enorme potencial econômico e cultural, será extremamente beneficiada com a nova universidade, gerando retorno para o Ceará como um todo e para o Brasil", complementa o deputado federal e professor, que participou ativamente da luta pela nova universidade e que regularmente destina recursos à UFC, através de emendas ao orçamento da União.

"Assim o Governo Federal vai honrando seu compromisso com a implantação de novas universidades no País, de contribuir para interiorizar a educação e promover o desenvolvimento. A presidenta Dilma está de parabéns, assim como todos que abraçaram esta luta. É uma grande conquista para o Cariri e o Ceará".

PRESS-RELEASE - DEPUTADO FEDERAL CHICO LOPES - PCdoB-CE
Via Dalwton Moura - Jornalista/Repórter
Colaborador oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Crato - Outras Notícias


Secretaria de Ação Social inicia cadastro para o PRONATEC - CRATO

A Secretaria de Assistência Social do Crato iniciou ontem (05\06), o cadastro dos interessados em participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC-CRATO. A coordenadora do PRONATEC-CRATO, Renata Monteiro Martins, informa que o programa oferece cursos profissionalizantes, para jovens a partir dos 16 anos de idade e que estejam freqüentando, no mínimo, o ensino fundamental, e sejam cadastrados no programa Bolsa Família. Serão ofertados os cursos de serígrafo, depilador, manicure e pedicure, merendeira, costureiro e de produção de salgadinhos com 20 vagas cada, além de representante comercial, encanador instalador predial, recreador escolar, com 25 vagas cada, e com carga horária entre 160 e 240 horas.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Assistência Social do Crato, Avenida Perimetral Dom Francisco, Bairro São Miguel, das 07h30 às 16h30, de segunda-feira à sexta-feira. Os cursos são de responsabilidade do Sistema Sesc, em parceria com o município do Crato, que oferece as estruturas físicas para as aulas serem ministradas. Cada aluno terá direito a auxílio transporte, alimentação, uniforme e material didático. Após o término do curso alunos que são encaminhados ao SINE\IDT para futuras contratações. Para informações ligar: (88) 3521 6321 – Falar com Renata, Laura, Patrícia ou Maria.

Documentos de Identidade são entregues na Secretaria de Assistência Social

Estão sendo entregues, na sede da Secretaria de Assistência Social do Crato, os documentos de Identidade, tirados durante o período em que o Caminhão do Cidadão esteve no Crato. A secretaria funciona em horário comercial, das 7h30 às 16h30.

Inscrições para o Projovem Urbano podem ser feitas durante o mês de junho


A Secretaria de Educação do Município do Crato está com inscrições abertas durante todo o mês de junho para o Projovem Urbano. O programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Crato, além de elevar a escolaridade de jovens, de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, mas que não concluíram o ensino fundamental, possibilita o aprendizado de uma profissão a partir da qualificação profissional adequada às oportunidades de trabalho da cidade. 

O curso terá início no dia 5 de agosto e funcionará na Escola São Francisco, no turno noturno, durante 18 meses, e os alunos que frequentarem regularmente as aulas receberam mensalmente um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00. 

Os documentos necessários são: Xerox da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e histórico escolar.

As matriculas podem ser feitas na Secretaria de Educação e escolas São Francisco (sede); Prof. Jose Bezerra de Brito (Ponta da Serra); Raimundo Nonato de Sousa (Dom Quintino); Paulo Limaverde (Santa Fé); Aderson da Franca (Belmonte) e Sônia Callou (Bela Vista).


Secretária de Cultura do Crato encontra-se na Turquia


A Secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, está na região da Capadócia, na Turquia, participando do projeto “Terreiros de Fronteiras”. Durante duas semanas, a secretária irá representar a cidade do Crato, na qualidade de curadora do projeto. A primeira edição do projeto foi realizada em 2012, na Turquia, nas cidades de Ancara e Istambul. No segundo ano de realização, em 2013, o projeto está focado nas “Artes Visuais”, abrangendo as cidades no Brasil e na Turquia, envolvendo artistas dos dois países.

Com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do Fundo de Apoio às Artes Visuais - Pró-Artes Visuais, o “Terreiro de Fronteiras” é um encontro de várias manifestações artísticas, reunindo o ocidente e o oriente com o principal objetivo de promover intercâmbios e iniciar um diálogo artístico, político e cultural entre artistas, curadores, gestores e produtores culturais de diferentes países, aproximando os diversos hábitos culturais representativos de cada localidade.

O projeto foi idealizado envolvendo quatro linguagens artísticas: artes visuais, áudio visual, música e dança, com o intuito de viabilizar a circulação de artistas e produtos culturais contemporâneos e tradicionais, de pequenos e grandes centros de cada território, pautado na cooperação e construção de uma ponte de articulação para difusão, exibição e troca cultural.

Com informações da PMC


Dilma Rousseff sanciona criação da Universidade Federal do Cariri, no CE

Parte da estrutura da UFC passa a fazer parte da Federal do Cariri. Universidade atende população da região Cariri, no Sul do Ceará.


DilmaufcaDilma sanciona novas universidades federais
(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente Dilma Rousseff sancionou na tarde desta quarta-feira (4) a lei que cria a Universidade Regional do Cariri (UFCA), com sede em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. De acordo com a lei, a UFCA será criada a partir de desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), que já possui campi nas três maiores cidades da região: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.
Além da Federal do Cariri, Dilma sancionou a criação das a federal do sul da Bahia (UFESBA), do oeste da Bahia (UFOB) e do sul e sudeste do Pará (UNIFESSPA). "A inexistência de um processo educacional nos lugares mais recônditos do país é uma foma de discriminação sem sombra de dúvida. [...] Hoje nós temos pelo menos um campus de universidade em 275 municípios. Esses 275 municípios respondem por uma parte significativa da população brasileira. Isso não significa que devemos parar por aqui. O processo de interiorização vai continuar", afirmou Dilma.
Outros dois campi serão construídos nas cidades de Icó e Brejo Santo. Segundo o senador Inácio Arruda, autor da proposta que criou a universidade, todos os alunos matriculados na UFC nas cidades do Cariri serão transferidos para UFCA, sem prejuízo acadêmico.
Os professores e servidores da Universidade Federal do Ceará também serão todos transferidos para a Federal do Cariri. Para a fundação da nova universidade, ainda é necessário sanção presidencial.
Para compor o quadro de servidores da UFCA, serão criados 727 cargos, sendo 197 cargos de professor do magistério, 212 cargos técnico-administrativos em educação de nível superior e 318 de nível intermediário. Os servidores que atualmente compõe a UFC também serão remanejados para a UFCA.
A estimativa de impacto orçamentário dos cargos de direção e de funções gratificadas, segundo informa o relator do projeto, é da ordem de R$ 9,95 milhões para o exercício de 2013. “No que se refere aos cargos efeitos a serem criados, informo que o impacto será de forma gradativa, a partir do provimento desses e estimado em R$ 13 milhões para o exercício de 2013, R$ 19 milhões para 2014 e R$ 10 milhões para 2015”, diz o deputado José Guimarães.
Do G1 CE

Três consórcios disputam a licitação da Ponte do Rio Cocó em Fortaleza


Ponte vai ligar a Avenida Washington Soares ao Bairro Dunas. Licitação tem o valor de R$ 338 milhões.

Ponte_coc

Ponte vai ligar a Avenida Washington Soares ao Bairro Dunas (Foto: Governo do Estado do Ceará/Divulgação)

Três consórcios disputam a licitação da construção da Ponte Estaiada sobre o Rio Cocó, em Fortaleza. A Secretaria de Infraestrutura lançou nesta quarta-feira (5) o edital de R$ 338.071.554,35, sendo R$ 259 milhões do Governo Federal e R$ 79 milhões do estado do Ceará. Além da construção da ponte, a licitação prevê a construção e melhoria dos seus acessos rodoviários e a construção de um mirante.

Os consórcios que apresentaram intenção de construção da obra foram M.G.C (Mercurius Engenharia, Goetze Lobato Engenharia e Construtora Cidade), Consórcio Nova Fortaleza (Construtora Queiroz Galvão e Norberto Odebrecht) e Consórcio Ponte Estaiada OAS-Marquise (Construtora OAS e Construtora Marquise).

A documentação será analisada pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), que vai divulgar as empresas vencedoras dessa etapa, ainda em data não definida. Em seguida será anunciado o resultado da proposta comercial.

“Esperamos que as empresas participantes atendam todas às exigências da licitação e assim possamos anunciar o consórcio vencedor o mais rápido possível para começarmos as obras até agosto próximo”, avaliou o secretário adjunto da Seinfra, engenheiro Otacílio Borges Filho.

A ponte vai ligar a Avenida Washington Soares, ao Bairro Dunas. De acordo com o governo do estado, a ponte faz parte da implantação de um novo sistema rodoviário com objetivo de desafogar o tráfego de veículos, principalmente de transporte coletivo, na região leste da cidade.
O empreendimento recebeu a licença prévia da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A obra deverá ser contratada ainda em este semestre, devendo ficar pronta num prazo de 16 meses a partir da assinatura da ordem de serviços.

O complexo ganhará ainda um mirante a ser instalado em área próxima ao novo Centro de Eventos do Ceará (CEC). A obra terá 121,14 metros de altura, equivalente a um prédio de 23 andares, devendo se tornar um ponto turístico, com restaurantes e pontos comerciais. Possibilitará ainda uma visão panorâmica de parte da cidade, incluindo os litorais Leste e Norte, além de uma visão do Rio Cocó.


Do G1 CE


Exproaf começa hoje no Crato e tem público estimado de 25 mil pessoas


Crato. Produtores rurais do Cariri passarão a ter destaque a partir de hoje, com a abertura da XIII Exposição de Produtos da Agricultura Familiar (Exproaf), que acontece com a participação de 210 agricultores de 28 municípios do Cariri e dois de Pernambuco. O evento será aberto às 18h, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante e vai até o próximo domingo, com uma programação cultural de vários shows à noite, além de cursos destinados aos agricultores e pecuaristas da região. O público estimado da feira é de 25 mil pessoas, segundo a organização do evento.

ExpoafriAtrações como a fazendinha, engenho de rapadura e casa de farinha estarão integradas na Exproaf FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Neste ano, a grande preocupação dos agricultores está relacionada à estiagem, que, de certa forma, conforme o coordenador da Federação dos Trabalhadores do Estado do Ceará (Fetraece), no Cariri, Francisco José Alves, é preocupante. Ele disse que a estimativa este ano, em termos de negócios, gira em torno de R$ 1,8 milhão, R$ 200 mil a menos que o ano passado.

Objetivo

Segundo o coordenador, o incentivo aos agricultores é o grande objetivo desse trabalho, além de proporcionar a oportunidade de comercialização dos seus próprios produtos, possibilitando esse aprendizado, além do contato com o público. Ele destaca a venda de produtos orgânicos, bastante procurados na feira pelos consumidores da região.

A montagem dos estandes ainda está sendo finalizada durante a manhã desta quarta-feira. Francisco Alves destaca, mesmo com a seca que vem sendo enfrentada, a participação dos parceiros. A feira estará funcionando durante o dia todo, até o meio-dia do próximo domingo. Ele disse que foi realizada uma mobilização nos municípios para divulgar a Exproaf, além dos shows gratuitos, com boa participação do público da região.

Conforme Francisco Alves, um dos grandes problemas que têm sido enfrentados pelos agricultores está relacionado principalmente à comercialização dos seus produtos, sem a presença do atravessador. "Essa é uma oportunidade de quebrarmos essa barreira", diz ele. Estarão sendo comercializados desde frutas, cereais, verduras e vários tipos de doces, além do milho, macaxeira, dentre outros produtos. Pela primeira vez este ano, haverá escolha do garoto e da garota rural, que estarão concorrendo posteriormente em nível estadual e nacional. O concurso será na próxima sexta-feira.

Shows

Na noite de abertura, serão realizados shows de cantos Leonardo de Luna, Cícero Bodim, e Caninana do Forró, com entrada gratuita, a partir das 9 horas. Haverá atrações até a noite de sábado. Além da programação cultural e a comercialização dos produtos, os agricultores terão oportunidade de se capacitarem por meio de cursos coordenados pela Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), através do escritório Regional, no Cariri. O órgão estará coordenando as atividades na fazendinha, onde serão expostas as novas tecnologias de convivência com o semiárido, e exposição de animais.

Segundo a chefe do escritório regional, Elcileide Mendonça, serão realizados seminários de até 8 horas, como o de Sustentabilidade do Rebanho, com formação de reserva estratégica alimentar e conservação do solo e pastagem, com o palestrante Henry Saldanha; Estratégia de alimentação alternativa; Principais doenças dos rebanhos bovino, ovino e caprino, além de visita técnica a usina de beneficiamento de leite do sítio Malhada, em Crato.

Para Elcileide, a exposição é um momento de troca de experiências entre os trabalhadores, possibilitando oportunidades de comercialização, agregando valor aos produtos. forma de aprender técnicas de vendas e ter a percepção de novos clientes".

Mais informações
Escritório da Fetraece
Crato - Ceará
Rua José Silva Santos, 05
Bairro Vilalta
Telefone (88) 3523.1279

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


Reclamações contra Cagece aumentam 375%


A mudança na forma de calcular a fatura foi o que gerou o problema. Desde abril, voltou a ser calculado consumo real

O número de reclamações contra a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) junto ao Procon Fortaleza, órgão de Proteção e Defesa do Consumidor que atua na esfera municipal, cresceu 375% em um ano. De 1º de janeiro ao dia 5 de junho do ano passado, foram registradas 99 reclamações, enquanto em igual período deste ano, 471. Chama atenção o alto índice de queixas por cobranças indevidas ou abusivas. Foram 388, o que representa 82,3% do total.

RuaMoradores do bairro Dunas reclamam do crescimento do valor cobrado nas contas de água, apesar da rotina das residências não ter mudado. Em um dos casos, a cobrança chegou a aumentar 136% Foto: Waleska Santiago
Em seguida, serviços realizados em desacordo com a lei (35), dúvida sobre cobrança ou valor (16), resolução de demandas - ausência de resposta, excesso de prazo, não suspensão imediata de cobrança (6), serviço não fornecido (6), entre outros (20). Das reclamações registradas neste ano, em apenas 11 casos houve acordo entre as partes (2%). O expressivo crescimento no número de queixas contra a Cagece se deve, principalmente, pela alteração de cálculo, o que fez com que as contas disparassem.

Impasse

Em dezembro do ano passado, as contas de milhares de clientes passaram a ser feitas pela média de consumo dos últimos meses. A mudança gerou uma série de protestos. Entretanto, ao que parece, o problema ainda não foi solucionado. No bairro Dunas, moradores continuam reclamando das cobranças abusivas nas contas de água, apesar da rotina nas residências continuar a mesma. Um empresário que preferiu não se identificar denuncia que a sua conta, que era de aproximadamente R$ 220,00, no mês passado subiu para R$ 520,00, representando 136% de aumento.

O caso não é isolado. A demanda de queixas deste tipo contra a Cagece no Procon é tão grande que, desde dezembro de 2012, o órgão disponibiliza funcionários para atenderem a população diretamente no Procon, no Centro. O serviço havia sido suspenso mas, desde ontem, retornou.

Registros

Através da assessoria de comunicação, a Cagece diz que, atualmente, não existem registros no órgão de reclamações em massa dos moradores do bairro Dunas. Em nota, o órgão afirma que o que deve estar acontecendo são casos pontuais, que devem ser tratados de forma isolada. "A Companhia indica que os clientes que se sintam prejudicados na cobrança das faturas procurem uma de nossas lojas de atendimento ou entrem em contato com a central de atendimento através do 0800.2750195".

O órgão acrescenta que, no fim do ano passado e início deste ano, a Companhia passou a ter problemas relacionados à leitura e faturamento imediato. Contudo, ressalta que todas as contas faturadas no período de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013 foram devidamente reanalisadas e reenviadas aos clientes. Para que não restem dúvidas, o órgão explica que os clientes podem verificar a medição que consta na fatura com os números indicados no medidor de seus imóveis, para constatar se a cobrança está sendo feita de maneira adequada. Outra dica que dá é procurar a Companhia para verificar se existem vazamentos ocultos, que podem interferir no valor da conta.

A mudança na forma de calcular a fatura da conta de água dos consumidores foi o que gerou a confusão. No entanto, conforme a Cagece, tratou-se de uma medida temporária - adotada até março deste ano - em decorrência do fim do contrato e não renovação da empresa que era de responsável pela leitura dos medidores nas residências. O processo licitatório para contratação da nova empresa está em curso. A previsão é de que a vencedora seja anunciada no próximo mês de julho. Ela será responsável por fazer o faturamento imediato da conta do cliente.

Índices

82% das reclamações registradas neste ano, de janeiro a junho, no Procon Fortaleza, dizem respeito a queixas por cobranças indevidas ou abusivas.

99 foi o total de reclamações registradas contra a Companhia de Água e Esgoto, de janeiro a junho do ano passado, sendo 85% por cobrança indevida ou abusiva.

LUANA LIMA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Operadora Oi é condenada pela Justiça por propaganda enganosa


Rio de Janeiro - A operadora Oi (Telemar Norte Leste S/A) foi condenada pela 14ª Vara Federal do Rio de Janeiro por propaganda enganosa. A ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) se refere ao plano DDD Amigo.

Segundo a Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro, a ação movida pelo procurador Cláudio Gheventer defende que o consumidor é informado apenas sobre as vantagens, o funcionamento e a forma de adesão, e não é alertado sobre elevações de tarifas que o plano impõe. Ainda na ação, Gheventer destaca que apesar de ser destinado apenas a telefones residenciais, os descontos são aplicados somente em horários comerciais, sem que o usuário seja informado.

A procuradoria explicou que a operadora terá que informar aos clientes sobre a elevação nos valores das tarifas. Conforme determinação da Justiça, as informações serão publicadas no site da empresa, no seu serviço de call center e em todas as mensagens publicitárias.

Com o mesmo destaque da informação sobre os descontos, a operadora terá que informar também o percentual máximo de aumento, incluindo as diferenças em relação ao plano básico fazendo um quadro comparativo de tarifas. A empresa terá ainda que publicar a decisão da Justiça em pelo menos três jornais de grande circulação no Rio de Janeiro.

De acordo com a procuradoria, na sentença, a Justiça Federal determina também que a Oi entregue o contrato de adesão com as informações especificadas aos usuários que aderiram ao plano DDD Amigo e inclua na fatura enviada aos clientes uma mensagem divulgando a decisão. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), também ré na ação, deverá fiscalizar a Oi em relação ao cumprimento das obrigações determinadas.

Além de ressarcir os danos causados aos usuários do plano, a Oi foi condenada a fazer o pagamento de indenização de R$ 500 mil ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, a título de dano moral coletivo. Conforme o processo, as elevações nas tarifas podem atingir a 750%, dependendo da distância e do horário da ligação.

A Oi informou à Agência Brasil, por meio da assessoria de imprensa, que não comenta ações em andamento.


STJ determina que Google quebre o sigilo de e-mails de investigados de crimes


Brasília - A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a empresa Google Brasil cumpra ordem judicial de quebra de sigilo das comunicações de seu serviço de e-mail, o Gmail, em comunicações feitas por investigado de crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, advocacia administrativa e tráfico de influência.

De acordo com o STJ, a empresa tem um prazo de dez dias para cumprir a decisão. Caso a quebra de sigilo não seja atendida, ela pode receber multa diária de R$ 50 mil.

Segundo a ministra Laurita Vaz, relatora do inquérito, com a quebra do sigilo, há razoável expectativa de se obter importantes elementos de prova a partir da comunicação estabelecida por mensagens de e-mail entre os investigados. Segundo ela, a demora no cumprimento da ordem judicial representa um obstáculo inaceitável ao bom andamento das investigações.

Em sua defesa, o Google declarou que não ser possível cumprir a ordem de quebra de sigilo das comunicações porque os dados em questão estão armazenados nos Estados Unidos e, por isso, estão sujeitos à legislação daquele país, que considera ilícita a divulgação. No entanto, a empresa indicou a via diplomática para a obtenção dessas informações.

Em seu voto, a ministra Laurita Vaz disse que o fato de estarem armazenados em qualquer outra parte do mundo não transforma esses dados em material de prova estrangeiro, que necessitem da utilização de canais diplomáticos para sua transferência. A relatora destacou ainda que o Google Brasil foi constituída em conformidade com as leis brasileiras e deve se submeter à legislação do país, não podendo invocar leis americanas para se esquivar do cumprimento de requisição judicial.

“Não se pode admitir que uma empresa se estabeleça no país, explore o lucrativo serviço de troca de mensagens por meio da internet – o que lhe é absolutamente lícito –, mas se esquive de cumprir as leis locais”, declarou a ministra. 

Google no Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, ainda não se manifestou sobre a decisão do STJ.

Agência Brasil


Que Diálogo? - Por: Rachel Sheherazade



Essa é uma questão pra lá de delicada!

De um lado, há o direito dos produtores rurais à propriedade privada, garantido pela Constituição. De outro, há o direito dos índios à terra, outra garantia constitucional. Esses direitos só se chocam porque o Governo Federal tem sido omisso na demarcação dos territórios indígenas, gerando dúvidas, insegurança, conflito, prejuízo econômico e até mortes.

No melhor estilo “faça o que eu digo não faça o que eu faço”, o ministro Eduardo Cardozo disse que a solução para os conflitos exige “disposição para o diálogo.”  Mas, que diálogo? Segundo entidades ligadas aos indígenas, a presidente Dilma nunca recebeu qualquer delegação de índios para tentar resolver o impasse das demarcações.  O melhor que o Governo conseguiu foi um monólogo, e em tom de demagogia.

assista ao comentário em:
http://www.sbt.com.br/sbtvideos/media/7986570313fed9d17a2268cd5c099285/MS-Suspensa-reintegracao-de-posse-de-fazenda-ocupada-por-indios.html 


Dilma sanciona lei que cria Universidade Federal do Cariri



Além dos campi já existentes da UFC em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, serão criados os postos de Icó e Brejo Santo; projeto prevê criação de 197 cargos de professor e 530 de técnicos
A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou na tarde desta quarta-feira, 5, projeto que cria quatro novas Universidades Federais – uma delas na região do Cariri, no Ceará. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) terá sede em Juazeiro do Norte e deve atender mais de um milhão de pessoas. A cerimônia se sanção contou com a participação do governador Cid Gomes (PSB) e do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias.

De acordo com o projeto que prevê a nova universidade – que teve relatoria do senador Inácio Arruda(PCdoB) –, a UFCA será composta a partir dos campi da UFC em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. Além desses três postos já existentes, serão criados os campi de Icó e Brejo Santo. O projeto prevê ainda a criação de 197 cargos de professor universitário e 530 de técnico administrativo.
“A Universidade Federal do Cariri viabilizará o fortalecimento de uma política local de desenvolvimento econômico e social permitindo que toda a população tenha acesso a instrumentos adequados para as mudanças socioeconômicas efetivas na região”, diz Inácio.

Além da UFCA, serão criadas a Universidade Federal do Sul Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba).

Fonte: Redação O Povo Online com informações da assessoria de imprensa do senador Inácio Arruda Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Umidade do Oceano Atlântico favorece chuvas no Ceará


Um escoamento de umidade do Oceano Atlântico vindo da direção leste associado ao efeito da brisa terrestre [ventos da madrugada que sopram do continente em direção ao mar] foram os dois fatores que causaram instabilidade na atmosfera e induziram chuvas nesta quarta-feira [5] no litoral cearense. 

Em Fortaleza, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos [Funceme], choveu 38 milímetros até às 09 horas.

Além da Capital, choveu em outros 66 municípios, sendo os maiores registros em Iguatu [58mm], Cariús [54mm] e Aquiraz [50mm]. “As precipitações ficaram concentradas na faixa litorânea e no centro-sul do Estado. Ao longo do dia, a tendência é que a nebulosidade fique esparsa e, à tarde, as chuvas diminuam e parem”, prevê Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

PREVISÃO A instabilidade na atmosfera persiste até amanhã. Assim, a previsão para a quinta-feira é de céu nublado com chuvas na madrugada e início da manhã na faixa litorânea e centro-sul do Ceará. Nas demais regiões do Estado, nebulosidade variável com registros isolados de chuva.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Funceme 
Via Yuri Guedes


Evangélicos fazem manifestação em frente ao Congresso Nacional


Brasília - Grupos evangélicos de todo o país se reuniram hoje (5) em frente ao Congresso Nacional para se manifestar pela liberdade religiosa e de expressão e pelos valores da família tradicional. O ato público, coordenado pelo pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, teve a participação de líderes evangélicos e cantores de música gospel. A Polícia Militar do Distrito Federal estimou um público de 40 mil pessoas.

"Aqui nós não estamos falando sobre religião, estamos falando sobre Constituição. A Constituição Federal no Artigo 226, Parágrafo 3º, ainda prevê que o casamento é a união de um homem e uma mulher. Quando mudarem a Constituição, se os deputados contrários fizessem um projeto de emenda à Constituição (PEC), talvez as coisas melhorariam. Forçar a barra, é que não pode; lutar contra o pensamento da maioria, é que não pode; isso acaba sendo inconstitucional", declarou o deputado Pastor Marcos Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

Parlamentares da bancada evangélica, que também participaram do ato, criticaram a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios de registro a reconhecerem a união civil entre pessoas do mesmo sexo e celebrar o casamento homoafetivo. Eles entendem que a determinação deveria partir do Congresso.

O protesto marcou a posição dos evangélicos contra o controle da mídia, a censura da opinião, a descriminalização do aborto, o casamento gay e o Projeto de Lei 122, de criminalização da homofobia. Grupos defensores dos homossexuais também estiveram presentes na manifestação, e apesar das discussões, nenhuma ocorrência foi registrada, segundo a Polícia Militar.

Agência Brasil


Para você Refletir - Por Maria Otilia

Posto abaixo uma fábula para que possamos refletir sobre nossos medos.Bem como saber de  que não adianta  nos mostrar através de  máscaras,  falsas aparências, pois no decorrer da nossa vida sempre mostramos a nossa essência..Boa leitura !

Um Rato que tinha Medo de Gatos

 Um Rato tinha medo de Gato. Nisso não era diferente dos outros ratos. Pavor, tremor, ânsia, vida incerta. Mas igual a todos outros de sua espécie, o nosso Rato teve, no entanto, um fato diferente em sua vida – encontrou-se com um Mágico(1).

Conversa vai, conversa vem, ele explicou ao Mágico a sua sina e o seu pavor. O Mágico, então, transformou-o exatamente naquilo que ele mais temia e achava mais poderoso sobre a terra – um Gato. O Rato dai em diante, passou a perseguir os outros ratos, mas adquiriu imediatamente um medo horrível de cães. E nisso também, não sendo diferente de todos os outros gatos.

A única diferença foi que tornou a se encontrar com o Mágico. Falou-lhe então do seu novo medo e foi transformado outra vez na coisa que mais temia – um Cão, que pôs-se logo a perseguir os gatos. Mas passou a temer animais maiores: como Leão, Tigre, Onça, Boi, Cavalo, tudo. O Mágico surgiu mais uma vez e resolveu transformá-lo então, num Leão, o mais poderoso dos animais(2). Mas o nosso ratinho, guindado assim a letra O da classe animal, passou, porém, a recear quando ouvia passos de Caçador. Então o Mágico chegou, transformou-o de novo num Rato e disse, alto e bom som:

Moral: Meu filho, quem tem coração de rato, não adianta ser leão”.

Millôr Fernandes


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30