xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/06/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 junho 2013

CHAMADA - Veja logo mais, cobertura completa da coroação da Estátua a N.S de Fátima em Crato



Veja logo mais, o vídeo da cobertura completa da coroação da Estátua a N.S de Fátima em Crato, e entrevista EXCLUSIVA com o Governador Cid Gomes no programa FATOS em FOCO de hoje, pela WebTV Chapada do Araripe.

Foto: Dihelson Mendonça




Prefeito de Juazeiro do Norte é preso nos Estados Unidos e depois, liberado.


O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, foi detido ao desembarcar na semana passada em Washington, nos Estados Unidos.

Ele permaneceu por duas horas detido para investigação do FBI e da receita por ter em seu poder, supostamente, mais dólares do que a lei permite. A comitiva de prefeitos do Cariri que era acompanhada pelo secretário de Cidades, Camilo Santana, ficou todo o tempo em que Raimundão esteve detido para dar explicações, aguardando a sua liberação.

Camilo Santana teria acionado até a embaixada do Brasil para resolver esse escândalo. Raimundão deu os esclarecimentos sobre os US$ 10 mil que levava em espécie na bagagem. Não levou dinheiro em cartão, mas em grana viva. Teria sido isso que motivara as suspeitas das autoridades americanas. Explicado que ele era autoridade e a origem dos recursos, foi liberado. O assunto é destaque na coluna "... E Tem Mais!" do jornal Aqui Ce.

Luciano Augusto
Fonte: Ceará News



Barbalha - A festa de Santo Antonio entre o sagrado e o profano


Esperando 500 mil visitantes até o dia 13, Barbalha comemora o reconhecimento como a Capital dos Festejos de Santo Antônio com livro, exposição e a tradicional festa para o Santo 

Contam que certa vez, em Nápoles, Itália, uma moça se viu impedida de casar porque não tinha dinheiro para o dote que se exigia na época. Já em pânico, ela apelou ajoelhada para Santo Antônio, que lhe entregou um bilhete com um endereço. A instrução era que ela fosse até um tal comerciante, colocasse o bilhete sobre a balança e pedisse que ele lhe devolvesse o peso do bilhete em moedas. Cumprindo as ordens, ela foi até o comerciante, que não lhe deu atenção por conta do peso ínfimo do papel. No entanto, ao colocar o bilhete sobre a bandeja, foram necessários 400 escudos de prata para que a balança se equilibrasse. Só então o comerciante lembrou que havia feito uma promessa no valor de 400 moedas para o Santo, que nunca fora cumprida.

Histórias como essa deram a Santo Antônio a fama de “Santo Casamenteiro” e, por isso, é pra ele que correm todas as moças que querem arranjar um marido. Se vai funcionar ou não, depende da crença de cada uma.

No Ceará, todos os anos a cidade de Barbalha dedica uma festa gigantesca ao milagreiro. Este ano, o evento, que começou dia 1o., segue até 13 de junho, com música, dança, missa e o tradicional cortejo do Pau da Bandeira. Tido como um dos mais enraizados eventos do Estado, as festividades começaram no último sábado, com a Noite das Solteironas, um grande “simpósio” de mulheres em busca de “sair do caritó”. A expectativa de público para este ano é de 500 mil pessoas, o que movimenta, segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Barbalha, um montante de R$ 15 milhões somente no Município.

Embora aconteça em Barbalha há mais de um século, a festa, este ano, ganhou um motivo a mais de comemoração. A cidade foi reconhecida pela lei estadual 96/2012 como a Capital Cearense dos Festejos a Santo Antônio. Por isso, além da famosa festa, que escolheu o tema “Viva! Barbalha agora é a capital”, a prefeitura do município, junto com Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), abre no dia 12 de junho a exposição permanente Pau de Santo, Festa de Fé, em cartaz no Casarão da Secretaria de Cultura de Barbalha. A mostra foi montada a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que faz parte da instrução de registro da festa como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Além da exposição, também no dia 12, será lançado o livro Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha, organizado pelos historiadores Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva. Compilando artigos de pesquisadores, artistas e pessoas com diferentes ligações com os festejos de Santo Antônio, o livro aborda aspectos variados do evento, desde sua dimensão histórica até desdobramentos no cinema, na antropologia e no turismo.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Antônio de Luna, ser reconhecida como a Capital Cearense dos Festejos a Santo Antônio, reafirma o valor das tradições populares na Cidade, com uma festa que tem como destaque o diálogo entre o sagrado e o profano. “O místico de fé e o profano conseguem não se confrontar, mas se ajustar dentro do imaginário popular de forma tão contundente”, afirma acrescentando que os lançamentos do livro e da exposição vão garantir ainda mais visibilidade para o evento, que já começa a desenhar sua edição de 2014 aproveitando a Copa do Mundo. “A festa por si só acontece por ser genuinamente popular, porém os detalhes, que não são poucos, começam a ser discutidos logo após o término de cada edição”. 

SERVIÇO

Exposição “Pau de Santo, Festa de Fé”

Onde: Casarão da Secretaria de Cultura de Barbalha (Rua da Matriz, 25, Centro)
Quando: abertura no dia 12 de junho, com lançamento do livro Sentidos de devoção: Festa e Carregamento em Barbalha

Outras informações: 88 3532.1708

Saiba mais

Com 260 páginas, o livro Sentidos de devoção: Festa e Carregamento em Barbalha terá 100 exemplares distribuídos gratuitamente no dia do lançamento. Em seguida, será distribuído ao Sistema Estadual de Bibliotecas e doados para instituições que solicitarem ao Iphan-CE ou à prefeitura de Barbalha

FOTO: INDRA NUNES/DIULGAÇÃO 
Imagem da festa em Barbalha

Reportagem: DALWTON MOURA - Jornalista/Repórter
Jornal "O Povo" 
Colaborador oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Notícias do Crato - Dia do Desafio é comemorado



Na foto acima: Dia do desafio na Prefeitura do Crato

O Crato sai na frente mais uma vez, com o Dia do Desafio, vencendo a cidade de Mazannillo, em Cuba, com a participação da grande maioria da população, mobilizada para a prática de esportes nas escolas, ruas e comunidades. A realização do evento aconteceu por meio do Serviço Social do Comércio (SESC), e contou com a parceria da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Esportes. De acordo com o balanço final do evento, o Crato teve uma participação de 71,91% e Mazannillo, de 64,02%

Segundo o Secretário Robério Alves Nogueira, cerca de 87 mil moradores da cidade se envolveram de alguma forma nas práticas relacionadas ao Dia do Desafio, que há vários anos destaca a integração da população com o esporte. Ele destaca o envolvimento da prefeitura e do SESC, por meio de todos os setores. Foi realizado um trabalho integrado, com as secretaria da administração, por meio da coordenação do SESC, envolvendo os educadores físicos, ações desenvolvidas por todas as escolas, além de outros equipamentos públicos.

De acordo com Robério, que comemora essa importante vitória para o Crato, as ações foram realizadas em locais como comunidades, nas praças Alexandre Arrais, Sé, e na RFFSA, escolas, entre outros espaços. Outro importante aspecto destacado pelo secretário, é que a vitória desde Dia do Desafio, realizado de forma simultânea com a cidade concorrente, no último dia 29 de maio, conta pontos frente ao Selo Unicef.

Com informações da PMC

Prefeito do Crato propõe operação "tapa-buraco" no asfalto da cidade


Não basta apenas "Tapa-buraco". O crato precisa é de reasfaltamento completo !

Nota do Editor - A bem da verdade, as ruas do Crato estão em estado lastimável. Em alguns locais, quase intransitáveis. Há quase 6 meses à frente da administração, o prefeito começa a tocar no assunto, que é a ferida principal da cidade. Será um grande desafio; Mas não basta somente operações "Tapa buraco"; O que o Crato precisa mesmo é de um reasfaltamento completo. Já chega de remendo por cima de remendo. Não foi para remendar o que está estragado, que o novo prefeito foi eleito, e sim, com promessas vivas de desenvolvimento; E desenvolvimento começa com uma cidade cujo asfalto deve ser referência, além de iluminação e limpeza. No entanto, conforme o leitor poderá ler logo abaixo, será iniciada nos próximos dias, uma operação tapa-buracos. Esperamos que posteriormente, se faça um reasfaltamento completo:

"O Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, disse que nos próximos dias será iniciada em Crato a Operação Tapa-Buraco, para recuperação de ruas e avenidas da cidade. O objetivo é promover um grande mutirão para que todos os buracos em áreas trafegáveis da cidade sejam retirados. O prefeito destaca, ainda, que a meta é manter a constante recuperação da malha viária da área urbana, no intuito de possibilitar as melhores condições possíveis de tráfego.

De acordo com o prefeito, outra grande meta para os próximos dias é manter a cidade bem iluminada e dar continuidade a esse trabalho, por meio da responsabilidade do Município. Está sendo encaminhada a compra de veículos e equipamentos apropriados, com a perspectiva de contratação de um técnico da área, o serviço municipal, voltado para a recuperação de rede de iluminação pública do Crato.

O chefe do executivo destaca a sua preocupação diante dos problemas que o Crato tem enfrentado ns últimos anos, em virtude de sucessivos casos relacionados a má iluminação nos espaços públicos e das vias. Segundo ele, esses serviços de manutenção têm que ser feitos de forma constante, no intuito de garantir a boa iluminação do Crato, atendendo da melhor forma a população. Todos os meses, a prefeitura tem pago junto à Coelce, a taxa de R$ 28 mil, mas ainda com serviços pouco satisfatórios, conforme o gestor.

Com informações da PMC
www.blogdocrato.com


Após 66 anos, Chinês descobre ser mulher


Um inchaço no abdômen foi responsável por fazer com que um homem, depois de 66 anos de vida, descobrisse que, na verdade, ele era uma mulher. Ao ir com dores a um hospital de Hong Kong, na China, ele - ou ela - descobriu que o problema se tratava de um cisto no ovário.

Segundo informações da agência EFE, o confusão sobre o sexo se deve a uma condição muito rara, oriunda da combinação de dois distúrbios genéticos, a síndrome de Turner e a hiperplasia congênita adrenal (CAH).

Mulher com a síndrome de Turner têm algumas deficiências como, por exemplo, a perda da capacidade de engravidar. Já o CAH provoca um aumento dos hormônios masculinos.
Por conta dessa combinação, o paciente possuia barba, pequeno pênis e não tinha os testículos. Ele, que prefere manter o anonimato, decidiu após a descoberta que continuará sua vida como um homem, iniciando tratamento hormonal que possibilite essa opção.

Yahoo Notícias - EFE


Coisas do novo Papa Francisco!" E tu, irias sentar-te na cadeira de trás?"


Uma das últimas cadeiras da igreja é ocupada pelo Papa. É o que se vê na foto.  Ele está a celebrar uma Missa muito peculiar:  os convidados são os jardineiros e o pessoal de limpeza do Vaticano.  Num momento da celebração o Papa pede a todos que orem em silêncio, cada um pelo que o seu coração deseja.  Nesse instante, ele levanta-se da sua cadeira presidencial que está na frente e vai sentar-se numa das últimas cadeiras para fazer a sua  própria oração. Dá a impressão de que este chefe preferiu que todos se centrem em ver de frente a verdadeira razão da sua existência, esse Cristo crucificado que está ali presente e não em que o vejam a ele, o seu chefe, que não é mais que um homem que falhou e continuará a falhar, e a quem hoje todos chamamos o Papa Francisco.

A famosa diferença entre chefe e líder é absoluta nesta foto. O chefe sempre se emproa, pondo-se à frente para que todos o vejam e lhe obedeçam, enquanto que o líder sabe quando se deve sentar atrás, não incomoda, acompanha, facilita o caminho para que os outros consigam os seus propósitos; o líder é capaz de desaparecer no momento oportuno, para que os seus companheiros cresçam e se centrem no que é verdadeiramente importante.  O líder não teme perder o seu lugar, porque sabe que, muito para além do “seu lugar”, trata-se de ajudar aqueles que se encontrem no seu caminho.

Na foto, o admirável Francisco está de costas.  Ele sabe que muitos o queriam ver de frente, mas neste instante tão íntimo, ele prefere ficar de costas para os fotógrafos e dar a cara a esse Deus de todos, Amor para o jardineiro e Amor para o Papa, esse Deus que não diferencia o abraço nem dá mais por um ou por outro, ambos são pecadores e ambos precisam d’Ele.

Quantos chefes terão a capacidade de ir sentar-se naquela cadeira de trás? Quando é que mães e pais teremos que “celebrar” essa cerimônia chamada vida com os nossos filhos, e num momento oportuno sermos capazes de nos sentarmos atrás, para que eles fiquem de frente para a sua missão? Quantos poderemos voltar as costas aos aplausos, à barafunda dos “clicks”, aos elogios, para dar a cara, num momento íntimo, a essa oração profunda que torna o nosso coração despido de orgulho, a um Deus que deseja com fervor escutar-nos?

O Papa ficou-me gravado nesta foto, e eu espero que hoje esta injecção sirva para me situar no resto da minha vida.

Ana Catavira Araújo


Câmara aprova projeto que cria novos municípios no País

Projetomunicipios
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, por 319 votos a favor e 32 contra, além de duas abstenções, projeto de lei complementar que reabre a possibilidade de criação de novos municípios via assembleias legislativas dos estados. Sete destaques para modificar o texto ainda foram apreciados. O texto original já tinha sido aprovado no Senado, mas como foi modificado pela Câmara, retorna àquela Casa para nova votação.

Caso o projeto seja sancionado, o país poderá ganhar até 410 novos municípios, elevando para quase 6 mil o número de cidades brasileiras — hoje já são 5.578 municípios. A criação de novos municípios implica em aumento de gastos para custear as estruturas de Executivo e Legislativo da nova cidade, além de novos representantes a serem eleitos, os servidores públicos que irão dar suporte.

O texto base, negociado pelo governo federal com os parlamentares, foi aprovado por volta de 21h30m. Seis dos sete destaques que tentavam modificar o texto, tornando as regras mais flexíveis, foram derrotados e apenas um aprovado, contra a vontade do governo. Foi retirada do texto o impedimento de desmembrar municípios que tenham áreas pertencentes à União, suas autarquias e fundações. Os deputados que defenderam a modificação argumentaram que o texto inviabilizaria a emancipação em vários estados, como o Pará, onde existem muitas terras da União.

O Globo

Diagnóstico dos perímetros irrigados do Ceará é apresentado nesta quarta-feira (05)

IrrigadoA Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o Instituto Frutal apresentarão, a partir desta quarta-feira (05), um diagnóstico dos perímetros e áreas irrigadas, visando o desenvolvimento da fruticultura e da floricultura do Ceará. Ao todo, serão sete seminários regionais realizados nos município de Limoeiro do Norte, Barbalha e Ubajara.
O diretor de Agronegócio da Adece, Reginal Lobo, e o o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, receberão, na pousada José Bezerra, em Limoeiro, técnicos, fornecedores, parceiros e produtores atuantes da região. A partir das 8 horas, eles tratarão sobre temas como: a identificação dos problemas que estão afetando a produção e a comercialização dos setores; o aproveitamento das potencialidades existentes; a formulação de propostas de ações para acelerar o desenvolvimento dos perímetros; e a identificação de instituições parceiras que deverão se envolver com o fortalecimento desses segmentos.
Até o final do mês, será traçado o perfil completo da atual situação de cinco perímetros irrigados cearenses: Baixo Acaraú, Araras Norte, Tabuleiro de Russas, Jaguaribe/Apodi, Curu/ Paraipaba, Cariri e Ibiapaba. As próximas reuniões estão marcadas para o dia 06 de junho, em Barbalha, 17 de junho, em Ubajara, e 21 de junho, em Barbalha novamente. Todos os seminários serão divididos em turmas nos período da manhã e da tarde.

Assessoria de Comunicação da Adece 

Matadouro será instalado no Crato

Grande preocupação é que o equipamento ajude a reduzir o número de abates clandestinos

Crato. Depois de mais de duas décadas sem um matadouro público, a cidade do Crato, com mais de 120 mil habitantes, poderá ter o equipamento ainda neste ano. Uma comitiva formada por integrantes dos legislativo e executivo municipal, além de técnica do Ministério da Integração estarão visitando, no próximo dia 6 de junho, um moderno matadouro no município de Toretama, no estado do Pernambuco. A grande preocupação é para que o equipamento seja iniciado ainda neste ano em virtude da grande quantidade de abates clandestinos.

MatadourocratoMercado Público do município de Crato é abastecido por abatedouros de outras cidades vizinhas, 30% é proveniente de Juazeiro do Norte FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

O vereador, Pedro Eugênio Moreira, Pedro Alagoano, defende que o matadouro seja construído o mais rápido possível, para conter a grande quantidade de animais abatidos de forma ilegal. Ele diz que essa situação é mais grave quando diz respeito ao abate de animais de pequeno porte. "Quase todos chegam a ser abatidos sem inspeção sanitária e isso coloca em risco a saúde da população", afirma. O vereador estima que apenas 30% dos animais comercializados nos mercados públicos de Crato são abatidos de forma legal.

O frigorífico industrial de Juazeiro do Norte é o local onde há o abate dos animais, encaminhados do Município. É o de maior porte da região, mas que já passou por interdições, por problemas relacionados à infraestrutura de funcionamento. O local hoje está terceirizado, e passou a realizar abates de animais de pequeno porte.

Custo
Segundo o vereador, que encaminhou requerimento solicitando andamento do projeto junto à administração municipal, o matadouro chegará a custar para o Crato cerca de R$ 1,2 milhão. Ele afirma que o projeto será financiado por meio de aporte do Ministério da Integração. A visita técnica, segundo ele, será uma forma de constatar as tecnologias empregadas no matadouro da cidade pernambucana, para que modernas técnicas sejam empregadas no local, inclusive mantendo a fiscalização e práticas de higienização da carne.

Depois de duas décadas, o crescimento populacional da cidade, hoje com mais de 120 mil habitantes, fez com que aumentasse consideravelmente a quantidade de animais comercializados na cidade. Para o vereador, é inadmissível que a essa altura ainda não exista local para o abate e preparação da carne para o comércio. O matadouro deverá ser construído no distrito industrial da cidade.

Para o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), há um grande problema no Estado relacionado às plantas inadequadas dos matadouros. Segundo o presidente do Conselho, José Maria dos Santos Filho, as administrações locais não têm tratado à questão no nível de importância para a população.

Inspeção
Conforme o presidente do conselho deve haver uma preocupação voltada com espaço voltado à análise e inspeção do produto. Ele disse que, em alguns locais, não há sequer condições adequadas para o veterinário poder atuar. Em alguns dos matadouros, já chegou a ser encontrado até ratos, e o nível de contaminação da carne, pela falta de infraestrutura e adequação do espaço, conforme o presidente do conselho, pode ser muito maior. Em Crato, por exemplo, Pedro Alagoano afirma que chegaram a jogar creolina num boi para a carne não ser comercializada.

O conselho destaca a importância do município dar segurança ao marchante da carne que está sendo preparada para a comercialização e evitar o contato do espaço interno desses equipamentos, com os comerciantes. Atualmente existem 140 abatedouros registrados no órgão.

Desse total, segundo José Filho, apenas 5% está em condições de abate. "E se for seguir à risca, chega a apenas 1%", constata. Para ele, as condições de abate no Interior remontam à idade média. Outro ponto importante é a falta de legislação pois não há lei que obrigue os municípios a construção de abatedouros, além da escassa fiscalização.

Pressa"Estamos tentando apressar a instalação do matadouro ainda este ano por conta dos abates clandestinos".Pedro AlagoanoVereador

Mais informaçõesConselho Regional de Medicina Veterinária. Rua Dr. José Lourenço, 3288, Aldeota. Fortaleza.
Telefone: (85) 3272-4886
Fax: (85) 3272-4886
ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Em Assaré: pequenos agricultores sobrevivem investindo em irrigação

   Foi divulgado no programa Globo Rural,  que no município de Assaré, no sul do Ceará, agricultores trabalham na colheita da safra de feijão, fruto de irrigação por aspersão. O agricultor Adauberto de Santana tem uma propriedade de 1,5 hectare, baquele município, e, como praticamente não choveu na região na época esperada, no começo de abril, o agricultor resolveu investir no sistema de irrigação por aspersão.


Uma das culturas plantadas na propriedade é o feijão de uma variedade precoce conhecida por feijão patativa. Menos de dois meses depois, a lavoura já está na floração e deve ser colhida até o fim de junho.O perímetro irrigado fica no meio da caatinga, onde dezenas de outros agricultores familiares encontraram formas de viver melhor no semiárido.

De acordo com empresas ligadas à área, o município de Assaré tem uma das maiores áreas desse tipo de agricultura no Cariri. São mil hectares, com 90% ocupados com feijão e o restante com milho e macaxeira.  Já a lavoura do agricultor João Alves de Santana foi plantada em janeiro. Bastaram três horas diárias de irrigação para o agricultor chegar à colheita. São mais de mil quilos do grão por hectare, uma quantidade 30% maior do que no plantio convencional.

Ex-prefeito de Exu, Jailson Bento, sofreu acidente automobilístico na tarde de ontem

 O ex-prefeito e líder político do vizinho município de Exu, José Jailson Bento, sofreu um acidente automobilístico na tarde ontem. Ele trafegava na Rodovia Asa Branca, no sentido Exu–Crato, quando o veículo que dirigia saiu da pista de rolamento da estrada, ocasionado uma virada do carro, que ficou totalmente destruído.

Conduzido para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha, Jailson Bento foi submetido a várias radiografias e ressonâncias magnéticas, além de outros procedimentos médicos, nos quais ficou constatado um pequeno afastamento na bacia. Somente na manhã de hoje será feita uma avaliação completa para definir o quadro de saúde do ex-prefeito de Exu.

Na tarde/noite de ontem foi grande o movimento de pessoas que se deslocaram de Exu até Barbalha para saber notícias de Jailson. Este foi notícia em todo o Brasil – nas últimas eleições municipais do ano passado – quando perdeu o pleito por apenas um voto. O vencedor e atual prefeito, Leo Saraiva teve 10.023 votos, enquanto o candidato Jailson Bento, teve oficialmente 10.022 sufrágios.

(Armando Lopes Rafael)

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31