xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/06/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 junho 2013

Nas tempestades da alma - Por: Emerson Monteiro

Há momentos em que a humanidade revela o quanto da divindade impera em nossos organismos pouco conhecidos a ponto de o céu chegar ao chão dos pés e andarmos tontos vagando nas nuvens coloridas de emoção que sacodem o ser, trazendo ao foco dos acontecimentos poder do infinito domínio que jamais imaginamos possuir, mas que precisamos dispor a qualquer preço de equilíbrio, descobrir das entranhas a saúde.

Ninguém cruza, pois, incólume adiante os desafios de mais serenidade nessas horas férteis à paz do sentimento, o que virá lá nos depois, além do horizonte. O valente, o herói, que habita o íntimo do mistério apresenta suas credenciais aos tais desafios das fronteiras onde impera o fragor das batalhas, esse eu caprichoso de explosivas definições no prumo da sobrevivência maior, bem ali defronte dos exércitos de nós, nessa planície plana, solitária, clara, que confrontam, conflagram na guerra do Si Mesmo, a mãe de todas as nossas batalhas, o interior da alma das gentes.

Descomunais vertentes de consciências pedem coerência dos amores perdidos que renasceram para sempre das doces saudades em antigas sensações e perenidade, quando as sementes se achavam eternas e desapareceram da vista, no entanto pelas fases do nascer e morrer, morrer e nascer dos instantes das outras flores que perfumarão as próximas e felizes madrugadas.

Assim, nas horas cálidas de marcas a ferro e fogo que machucam e dilaceram os corações despertam os seres da intensa renovação da ave imortal do Ser Maior que nós, primeiros guerreiros da beleza. Uma espécie de tudo raro preenche multidões andando virgem, silenciosamente, a história da germinação dentro do coração despedaçado. A transformação inevitável impera, com isso, dentro da força viva da paixão de toda a poesia das artes harmoniosas.


E sonhos despertam o ente que já mexe as pálpebras em forma de luz intensa de quais madrugadas posteriores às decepções, ainda molhado no líquido amniótico da crueldade do parto definitivo. Poucos resistiriam a tantas involuções até o dia do reaparecer da grandeza de sermos paridos em meio às dores que restaram esquecidas perante à Felicidade, amanhã... 

Dois estudantes cratenses morrem em grave acidente, em Juazeiro do Norte


Acidente choca sociedade Cratense


Dois jovens cratenses perderam a vida num trágico acidente ocorrido na noite de ontem, segunda-feira, por volta de 20:00 na Av. Leão Sampaio, próximo à La Favorita, em Juazeiro do Norte. A estudante universitária Haullyany Rodrigues de Carvalho de 24 anos, e seu namorado Newton Francelino Ribeiro de 33 anos, trafegavam no sentido Barbalha a Juazeiro em um fiat uno, quando o veículo colidiu frontalmente com um golf preto, guiado pela estudante de direito da Faculdade Paraíso do Ceará, Luciana Rolim Sampaio, de placa também de Crato, que ia na direção contrária.

O corpo de bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Demutran e Policiais Militares imediatamente se dirigiram ao local e isolaram à área. Os corpos das vítimas foram levados ao Instituto Médico Legal de Juazeiro, a fim de ser feito a necrópsia.

Das Responsabilidades

As informações espalhadas nas redes sociais ainda são contraditórias sobre as causas do acidente. Alguns afirmam que a culpa teria sido da motorista do Golf, que, segundo informaram, trafegava em alta velocidade. Já outras pessoas afirmaram que a velocidade do Golf era de apenas 80Km/h,  registrada na hora do acidente, quando, para se desviar de outro veículo que vinha em altíssima velocidade, acabou fazendo-a colidir frontalmente com o veículo em que se encontrava o casal cratense.

Os jovens tiveram morte imediata. A moça, Haullyany Rodrigues de Carvalho, era sobrinha do vereador Celso dos Frangos, e eram muito conhecidos na sociedade cratense. Durante toda a noite, foi grande as manifestações de carinho e lamento pelas vítimas nas comunidades do Facebook.

O Blog do Crato, como sempre é nossa norma, em respeito à família enlutada, não publica fotos de desastres. Antes disso, estendemos a nossa solidariedade às vítimas do trágico acidente que vitimou dois jovens na flor da idade, e rogamos às autoridades que conduzam as investigações sob o mais puro véu da justiça, a fim de que toda a verdade sobre as causas e possíveis culpados por mais uma  tragédia automobilística possam vir a público.

www.blogdocrato.com
Foto do perfil do facebook de uma das vítimas, Haullyany Rodrigues de Carvalho

Envie a sua mensagem de solidariedade, pelo perfil:
http://www.facebook.com/haullyany.rodrigues

Prefeito do Crato retoma atividades administrativas após viagem aos Estados Unidos




O Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, retomou as atividades administrativas durante a manhã de ontem, em solenidade de passagem de cargo, do então prefeito em exercício, Raimundo Bezerra Filho. A cerimônia, com a presença de secretários, vereadores, assessores e convidados, ocorreu após 10 dias de atividades do Prefeito Ronaldo, em viagem a Washington, nos Estados Unidos, para participar do Seminário Internacional sobre Gestão de Resíduos Sólidos, na sede do Banco Mundial. Ele foi à capital americana com uma comitiva de sete prefeitos, que fazem parte do aterro consorciado do Cariri. O equipamento poderá ser o primeiro dos 32 previstos para serem instalados no Ceará.

O prefeito destacou a sua vivência em atividades, durante o seminário voltado para tratar de questões relacionadas aos resíduos sólidos, ressaltando as vantagens do aterro consorciado, que ele deixou bem claro não ter nada a ver com lixão, e sim um local limpo, com refeitórios para os funcionários, e com condições de trabalho no aproveitamento de algo que pode se tornar um bem precioso para as cidades, que é o lixo. “Nos Estados Unidos eles aproveitam simplesmente tudo. Pudemos constatar isso, e não se perde nem as folhas das árvores”, afirma.

O prefeito ainda ressaltou que chegou a ser agraciado pelo Banco Mundial, como empresário da Cerâmica Gomes de Mattos, por ser uma empresa de destaque no Brasil, com a venda de crédito de carbono há sete anos, a mais antiga no País nesse tipo de investimento, voltado para os benefícios de preservação ao meio ambiente. A Nestlé, no Brasil, chega a ter o segundo lugar.

O prefeito ainda disse que está prevista para o próximo dia 14, mais uma reunião com os prefeitos, ao todo 10, que fazem parte do consórcio. O encontro deverá ocorrer no Crato, mediante pedido do próprio chefe do executivo, para dar encaminhamentos necessários ao projeto. A perspectiva, de agora por diante, conforme o prefeito, é que as reuniões aconteçam a cada 30 dias. O aterro consorciado será construído na cidade de Caririaçu, mas cada Município terá a sua participação no processo de gestão, que será construído por meio de empréstimo do Banco Mundial, através do Governo do Estado do Ceará e Municípios da Região.

O modelo implantado no Cariri será único no Nordeste. Os municípios, conforme o prefeito, terão até o mês de agosto de 2014 para se adequarem à legislação, caso contrário, conforme alerta, poderão sofrer intervenção do Ministério Público Federal (MPF). “Essa é uma situação muito grave, que demonstra o nível de seriedade com que devemos tratar do assunto”, diz ele.

Ele agradeceu ao prefeito em exercício todas as atividades desenvolvidas, durante os 10 dias em que esteve nos Estados Unidos, com passagens financiadas pelo próprio órgão financeiro. Além disso, não chegou a receber nenhuma diária do erário público.

Prefeito em exercício presta contas antes de repassar o cargo

O prefeito em exercício, Raimundo Bezerra Filho, prestou contas de suas atividades durante o período em que esteve à frente da administração, com ações como a abertura de edital de licitação para aquisição de veículos para atender a gestão energética municipal; encaminhou projeto importante de arrecadação na área da cultura, para análise da procuradoria; nomeou a nova secretária de Saúde, Aline Franca; autorizou a construção de abrigos nas paradas de ônibus em parceria público-privada, para que as empresas possam explorar durante cinco anos; sancionou a Lei 2.867/2013 - Estatuto da Guarda Municipal criando a Ouvidoria e Corregedoria.

O prefeito em exercício ainda destacou o envio de mensagem à Câmara para aumentar as entidades aptas a manterem convênio com o município - 104 no total; solicitou a implantação de Unidades de pronto atendimento - upa's 24h, ao Ministério da Saúde; enviou oficio ao secretário da Casa Civil do Estado, Arialdo Pinho, solicitando patrocínio do Governo para contratação de atração nacional para o dia do município, a ser comemorado em 21 de junho.

Além disso, o Crato passa a contar com datas importantes, aprovadas por meio de projeto de Lei como o Dia do Taxista, em 10 de julho; Dia Municipal da Imprensa, em 07 de julho, e cria o troféu João Brígido; Dia Municipal da Pessoa com Deficiência Visual, em 11 de outubro. outras atividades estão relacionadas à revitalização da praça da Asa, com a troca de luminárias, capinação e repreensão de marginais que atuavam na área, além de limpeza em outras áreas da cidade.

PMC




Aberta em Crato Semana do Meio Ambiente



A assinatura do convênio CONPAM/IBDVAMA e Universidade Regional do Cariri (URCA) marcou a abertura da VII Semana do Meio Ambiente, que tem como lema “Reciclar atitudes para um ambiente saudável”, realizada no auditório do Largo da RFFSA, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano. A assinatura do convênio teve o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas para o meio ambiente.

A abertura contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Stepherson Ramalho; o vereador Paulo de Tarso; a representante do IBDVAMA, Rita Souza; o professor Carlos Alberto Oliveira, representando a URCA e Wilton Soares, representando o CONPAN. O evento contou ainda com a Palestra “Consumo consciente”, ministrada por Claire Anne Viana de Sousa.

O Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Stepherson Ramalho, ressaltou a importância da semana, que prevê ações educativas em parceria com as escolas do município. “Pretendemos unir forças pela conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente”, afirma.

A sétima edição da ação em favor da qualidade de vida acontecerá no período de 03 a 13 de junho, com extensa programação que oferecerá palestras e debates sobre sustentabilidade, biodiversidade resíduos sólidos, aterros sanitários, além de oficinas de materiais recicláveis.

ASCOM - PMC


Ceará é o Estado do Nordeste que mais recebeu médicos por meio do Provab


Profissionais estão alocados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) das periferias

Com 64% da demanda atendida neste ano, o Ceará foi o Estado do Nordeste que alcançou o maior número de médicos por meio do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab). Dos 1.061 profissionais solicitados pelos municípios, 685 foram contratados para trabalhar em 140 municípios.
14% dos municípios cearenses que haviam solicitado médicos pelo Provab não conseguiram atrair nenhum profissional FOTO: Silvania Claudino 

De acordo a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, das 163 cidades do Ceará que solicitaram profissionais, apenas 23 não receberam sequer um. 
Depois do Ceará, a Bahia foi o Estado do Nordeste que mais atraiu médicos através do Provab. Entretanto, 49% dos municípios não alcançou sequer um profissional. Segundo o órgão, das 305 cidades que pediram médicos, 156 não receberam nenhum. O estado só teve 24% da demanda por médicos atendida. Dos 1.942 médicos solicitados pelos municípios, 468 foram para 149 cidades. 
Os profissionais estão alocados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) das periferias, do interior e de áreas remotas. Segundo o Ministério da Saúde, o Nordeste é a região com maior carência de profissionais do Brasil na atenção básica.

41% dos municípios do Nordeste não atraíram sequer um médico

No Nordeste, o Provab não conseguiu atrair nenhum médico para 41% dos municípios que solicitaram profissionais este ano. Das 1.091 cidades que solicitaram, 457 não receberam sequer um profissional. Com isso, apenas 36% da demanda por médicos na região foi atendida.
Dos 6.129 médicos solicitados, 2.184 médicos foram para 634 cidades. Entretanto, foi a única região do país onde a maioria dos municípios que solicitaram médicos recebeu pelo menos um profissional. Nas demais regiões, a maior parte dos municípios não conseguiu atrair sequer um profissional. 

Em todo o Brasil, 55% dos municípios que solicitaram médicos não conseguiram sequer um. Dos 2.867 municípios que pediram profissionais pelo Provab, 1.581 municípios não atraíram nenhum.
No Norte, 66% dos municípios que pediram médicos pelo Provab não atraíram sequer um. Já no Centro-Oeste, 64% dos municípios não atraíram. No Sudeste, 54% dos municípios não conseguiram e no Sul, foram 74%. De acordo com o Ministério da saúde, com isso, apenas 29% da demanda nacional por 13 mil médicos foi atendida: 3.800 participantes foram para 1.307 municípios brasileiros.

O balanço do programa foi apresentado pelo diretor de programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, nesta segunda-feira (3), em Salvador.

Fonte: Portal Verdes Mares


CURA GAY - Comissão de Direitos Humanos se reúne hoje para votação do projeto da cura gay


Brasília - O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), marcou para hoje (4), depois de três tentativas, sem sucesso, a votação do projeto de decreto legislativo que autoriza o tratamento psicológico ou a terapia para alterar a orientação sexual de homossexuais, chamado de “cura gay”.

Além do projeto, estão na pauta da comissão a apreciação de 17 requerimentos como os que propõem a audiência pública para discutir a importância de instituir o Dia Nacional do Perdão e o que requer a indicação de comissão para viajar à Bolívia para analisar a situação dos estudantes de medicina brasileiros naquele país. 

O projeto denominado de “cura gay” foi colocado na pauta de votações há um mês, pela primeira vez, pelo deputado Pastor Feliciano, mas a reunião da comissão foi cancelada a pedido do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), em função da discussão de várias matérias consideradas polêmicas pelo plenário da Câmara e da presença de diversos setores da sociedade civil. Outras reuniões da comissão foram canceladas em função de votações em plenário.

O projeto de decreto legislativo, que está sendo chamado de Projeto da Cura Gay, propõe a suspensão da validade de dois artigos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, em vigor desde 1999. De autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), o texto quer suprimir um dos trechos da Resolução nº 1/99 que proíbe os profissionais de participar de terapia para alterar a orientação sexual e de atribuir caráter patológico (de doença) à homossexualidade. Os profissionais também não podem adotar ação coercitiva para orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.

Na quarta-feira (5), dia tradicional das reuniões da CDHM, haverá uma manifestação, a partir das 15h, em frente ao Congresso Nacional, de evangélicos e de lideranças de igrejas contrários ao casamento gay e em defesa da liberdade religiosa, liberdade de expressão, da família tradicional e da vida.

Edição: Fábio Massalli
Agência Brasil 


SESC realiza circuito de palestras literárias no Crato


Em junho, a Unidade Crato do Sesc realiza o projeto Palestras Literárias, com o tema: Vestibular Urca 2013.2. Os encontros, que são destinados à comunidade, acontecem nos dias 4, 5, 7, 11, 12, 18 e 19, deste mês, sempre às 19h, na Unidade. Para participar, os interessados devem fazer a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.

A iniciativa tem por objetivo oferecer aos estudantes um resumo das obras literárias que são abordadas no vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA), oferecendo palestras literárias de incentivo à leitura e revisão para as provas aplicadas.

Programação

Palestras Literárias – tema: Vestibular Urca 2013.2
4/6 – Jaime Bunda, Agente secreto (Pepetela)
Professor Elvis Pinheiro

5/6 – Dizem que os cães vêem coisas (Moreira Campos)
Professora Samara Inácio

7/6 – Os Bruzundangas (Lima Barreto)
Professor Elvis Pinheiro

11/6 – Fuga pela clarabóia (Francisco de Freitas Leite)
Professor Mestre Flávio Queiroz

12/6 – Matozinho vai à guerra (José Flávio Vieira)
Professor Emerson Cardozo

18/6 – Os cus de Judas (Lobo Antunes)
Professora Eveline Graciano

19/6 – Clepsidra (Camilo Pessanha)
Professora Angela Calou

SERVIÇO
Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi (Unidade Crato - Rua André Cartaxo, 443)
Datas: 4, 5, 7, 11, 12, 18 e 19/6
Horário: 19h
Informações: (88) 3523.4444

Investimento: 2kg de alimentos não perecíveis
:::Gratuito:::
www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce


Barbalha - Hasteamento do Pau da Bandeira foi aplaudido por 300 mil pessoas em Barbalha







Um público estimado em 300 mil pessoas aplaudiu, às 18h de ontem, o espetáculo do hasteamento do Pau da Bandeira, um dos momentos mais belos e simbólicos da tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, a 610 km de Fortaleza. Após ser conduzido por 200 carregadores ao longo de seis quilômetros, o Pau da Bandeira de Santo Antônio chegou à Praça da Matriz de Barbalha às 17h15 e foi hasteado às 18h, sob aplausos de uma multidão emocionada pelo gesto de múltiplas simbologias - da fé à tradição, da cultura popular à diversidade de manifestações e expressões artísticas.

O hasteamento da bandeira, no alto do jatobazeiro de 23 metros e duas toneladas, marco do início da Festa de Santo Antônio em Barbalha, destacou mais um dos diferenciais da festa, nesta edição de muitas novidades. Ao contrário dos anos anteriores, em que o Pau da Bandeira chegou mais tarde à Matriz de Barbalha, desta vez foi confirmada a expectativa de todos - e o compromisso da Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha e dos carregadores do Pau da Bandeira - por uma chegada mais cedo, favorecendo com que mais barbalhenses e turistas pudessem acompanhar o hasteamento da bandeira.

"Conversamos bastante, desde o início do processo de preparação da festa, frisando a necessidade de o hasteamento do Pau da Bandeira acontecer mais cedo, de modo a que todos os barbalhenses e visitantes possam assistir a esse grande momento, tão esperado por todos", justificou Antônio de Luna, secretário de Cultura e Turismo de Barbalha. "Ficamos satisfeitos porque tudo correu bem, o horário previsto foi cumprido, a festa reuniu um enorme público e todos puderam vivenciar toda essa emoção", complementou Antônio de Luna.

A grande festa popular

Desde as primeiras horas do domingo, Barbalha foi tomada por uma atmosfera diferenciada. A alvorada foi ao som de música e de fogos de artifício. Às 9h da manhã os 58 grupos folclóricos reunidos para um grande cortejo representativo da riqueza da cultura popular tradicional do Cariri já se faziam presentes nos arredores da Igreja Matriz. 

Após a missa, teve início o cortejo  do grupo, reunindo inúmeros mestres das mais variadas artes, linguagens e expressões, em um momento de grande reconhecimento. Antes mesmo de encerrada a missa, foi iniciado o longo caminho do Carregamento do Pau, desde o Sítio Flores, a seis quilômetros da sede do município, até o centro de Barbalha. Uma festa popular de tradição secular e repercussão nacional, que mais uma vez atraiu turistas de vários estados, nesta primeira edição da festa após o reconhecimento de Barbalha, por lei estadual, como capital dos festejos de Santo Antônio.

Dois palcos, montados no Marco Zero e no Largo do Rosário, animaram ainda mais a festa, com atrações musicais. Em meio ao público, o principal comentário era sobre o horário da chegada do Pau da Bandeira, bem mais cedo que nos dois últimos anos. A festa em Barbalha prossegue até 13 de junho, com atrações todas as noites, no Parque da Cidade, incluindo shows musicais e apresentações para o público infantil, sempre com entrada franca. 

No dia 12 de junho haverá a abertura da Exposição Museográfica da Festa de Santo Antônio, fruto de um trabalho do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em parceria com a Prefeitura de Barbalha. A Secretaria de Cultura da cidade abrigará a exposição "Pau de Santo, Festa de Fé". Na mesma data, será lançado o livro "Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha", também resultado de trabalho realizado pelo Iphan. A festa de Santo Antônio é uma realização da Prefeitura Municipal de Barbalha, patrocinada por Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal.

Por: Dalwton Moura
Fotos: Regivânio Rodrigues
( Colaborador do Blog do Crato )



Campanha contra Poliomielite começa em Crato


A Secretaria de Saúde do Crato iniciou ontem a Campanha contra a Poliomielite. A vacina estará disponível nos Postos de Saúde da cidade, e no próximo sábado, dia 8, o dia D haverá postos volantes na Praça da Sé, Crato Tênis Clube, Capela do Bairro Mirandão, Sede da Associação dos Moradores do Bairro da Independência, Sede do Juizado Especial. A vacina contra poliomielite é destinada a crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos.

A vacina contra a poliomielite é aplicada via oral de forma rápida, segura e indolor. A criança toma apenas duas gotas, o que corresponde a uma dose. A poliomielite em sua forma mais grave pode deixar sequelas. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação do vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresenta mais casos.

PMC



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30