xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/05/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 maio 2013

Dep. Sineval Roque destaca novos projetos para a Região do Cariri


Durante a ordem do dia da sessão plenária desta terça-feira (28/05), o deputado Sineval Roque (PSB) falou sobre a possibilidade de criação de novas estações para o trem que atende os municípios do Crato e de Juazeiro, na região sul do Ceará.

Segundo o deputado, o governador do estado, Cid Gomes, está trabalhando junto ao presidente do Metrofor, analisando o orçamento, custos e recursos disponíveis para essa expansão.
Conforme Sineval Roque, inicialmente seria criada uma estação nas proximidades do campus de Direito da Urca, no Crato, onde se concentram diversos órgãos públicos.
O deputado destacou ainda que está sendo estudada a possibilidade de implementar o Bilhete Único para os ônibus no Crato e em Juazeiro, melhorando o fluxo e diminuindo os custos do transporte para os passageiros.

O parlamentar destacou também a necessidade da construção de um contorno nas proximidades do distrito de Dom Quintino para melhorar a mobilidade na região.

Gabinete deputado estadual Roque (PSB)
Assessoria de Comunicação


FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

CRATO - Previsão do Tempo para hoje, Quarta-feira, 29 de Maio de 2013


Bom dia, Crato!
Nada de chuvas por aqui...


Quarta-Feira, dia 29/05. Os serviços de meteorologia do país indicam para hoje, dia de sol com algumas núvens e não choverá em Crato. 

Nascer do sol:05h43Pôr do sol:17h27
Temperaturas: Max 33º Min 22º
Ventos a Leste, a 12km/h
Umidade Relativa do Ar: 93% max e 50% min
Índice UV: Extremo 

Fontes: INPE e GOES12


Tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha se prepara para atrair 500 mil pessoas


Uma festa popular de tradição secular, que atrai 500 mil pessoas e é atração nacional para “encalhados” e “esperançosas” que sonham em se casar. Mas também para turistas de diversos estados brasileiros, amantes da cultura popular tradicional nordestina e de várias linguagens e expressões artísticas. Assim é a Festa de Santo Antônio de Barbalha, município cearense distante 610 km de Fortaleza. A maior festa de padroeiro do Brasil é agora também reconhecida por lei estadual, que deu a Barbalha o título de capital cearense dos festejos a Santo Antônio. As festividades começam neste sábado, 1/6, com a Noite das Solteironas

Já a abertura oficial da festa será realizada no domingo, 2/6, com o carregamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio – um mastro de cerca de 23 metros e mais de duas toneladas, transportado ao longo de seis quilômetros nos ombros de 200 carregadores, como forma de penitência e tradição, até ser fincado no Patamar da Igreja Matriz.

A árvore escolhida, após definição por parte de representantes do Poder Público e de entidades ambientais, foi um jatobazeiro, com 1,10 metro de circunferência e 45 centímetros de diâmetro. O corte aconteceu no último dia 16 de maio, e a árvore permanece na “cama do pau”, em processo de secagem, o que ajuda a diminuir o peso a ser compartilhado pelos carregadores.

No domingo, 2/6, cedo pela manhã, acontece a celebração da Missa na Igreja Matriz, seguida pelo cortejo de nada menos que 58 grupos folclóricos, um dos mais belos momentos da festa, com toda a diversidade e a riqueza cultural de Barbalha demonstrada em um grande encontro de mestres. Logo após terá início o cortejo do Pau da Bandeira, que será transportado desde o Sítio Flores, até a sede do Município.

Ao longo dos 6 quilômetros - geralmente completados apenas no início da noite, quando o mastro é erguido em frente à Igreja Matriz, simbolizando que a cidade está em festa -, o carregamento do Pau da Bandeira é acompanhado por uma procissão de centenas de milhares de pessoas, em uma tradição que une elementos sagrados e profanos.

Viva! Barbalha agora é a capital!

"Este ano temos grandes diferenciais na Festa do Pau da Bandeira. A começar pelo reconhecimento de Barbalha como capital cearenses dos festejos de Santo Antônio, por lei estadual", afirma o secretário de Cultura e Turismo do município, Antônio de Luna, citando a lei 96/2012, de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa.

"Esta é a primeira edição da festa, depois desse reconhecimento oficial, que ajuda a engrandecer ainda mais o evento e a atrair maior repercussão", ressalta. Daí o tema da edição 2013 da festa: "Viva! Barbalha agora é a capital".
Livro e Museu

Outras novidades são a abertura do Museu da Festa de Santo Antônio, fruto de um trabalho do IPHAN  - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O museu abrigará a exposição "Pau do Santo, Festa de Fé", que será aberta ao público no dia 12 de junho, no Casarão que sedia a Secretaria de Cultura de Barbalha.

Na mesma data, será lançado o livro "Sentido da Devoção - Festa do Carregamento em Barbalha", também resultado de trabalho realizado pelo IPHAN.

Simpatias casamenteiras

Sempre se destacando na Festa de Santo Antônio em Barbalha, são vários os rituais e simpatias capazes, segundo os participantes, de “remediar” até mesmo os mais longevos “encalhados”, pondo fim à solteirice.

A vontade de arrumar um “bom partido” leva milhares de moças a participar da festa, tocando o Pau da Bandeira, sentando-se sobre ele e mesmo bebendo o chá produzido com pedaços da casca da árvore. Também não falta quem assine a bandeira com a imagem de Santo Antônio, para reforçar o pedido.

Entre os moradores que garantem que tanta dedicação dá resultado, satisfazendo as moças aflitas pelos namorados e noivos que costumam resistir aos apelos para casamento, destaca-se dona Socorro Luna, famosa em Barbalha como a “solteirona” e uma das figuras populares de maior participação nos festejos de Santo Antônio. “Já teve casamento do Oiapoque ao Chuí”, avaliza a personagem, sempre requisitada para fotos na fachada de sua casa, com caracterização especial.

Decoração e expectativa

A cidade de Barbalha já está tomada pelo clima da festa, com as ruas ostentando a decoração baseada nas bandeirinhas e nos balões juninos tradicionais e nos painéis e portais com a imagem de Santo Antônio. A decoração da festa, incluindo estudos e design, é coordenada pelo atelier da professora e coreógrafa Fasinha Barreto, que promete surpresas para este ano, conforme a proximidade da festa.

Noite das Solteironas

Além do carregamento do Pau da Bandeira, realizado no domingo, dia 2/6, no sábado, 1/6, acontece a Noite das Solteironas, em que uma multidão cai na paquera, em busca de aproveitar as homenagens a Santo Antônio para, enfim, “sair do caritó”. Já no domingo, após ser carregado no cortejo de seis quilômetros, o Pau da Bandeira será fincado em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio, onde ostentará a bandeira sinalizando que a cidade está em festa, em louvor ao santo.

Também no domingo, a partir das 14h, seis atrações musicais, em dois palcos (no Largo do Rosário e no Marco Zero), animarão o Dia do Carregamento. No Largo do Rosário se apresentam Leonardo de Luna, Maninho e Banda e Chico Pessoa. No Marco Zero os shows ficam por conta de Maurício Jorge, Luiz Fidélis e Flávio Leandro.

Já entre os dias 3 e 12 de junho, a cidade contará com três palcos: um no Largo do Rosário, um no Marco Zero e outro no Parque da Cidade. Sempre com programação musical até a madrugada, com direito a muito forró, com atrações de destaque local e nacional. Além de noites especialmente dedicadas aos Namorados, às crianças e à música religiosa. 

Os festejos religiosos, sociais e culturais, com trezenas, missas, quermesses, leilões, apresentações folclóricas, festas populares e uma vasta programação musical, se estendem até o dia 13, quando haverá celebração de missa de encerramento às 9 horas na Igreja Matriz e, às 16 horas, cortejo com o carro-andor com a imagem do santo percorrendo as principais ruas da cidade.

Patrimônio cultural

A tradição do ritual profano que introduz as festividades em homenagem ao padroeiro de Barbalha se repete desde os anos 40 do século XVIII. Ação iniciada como ato de devoção e fé, em que os carregadores cumpriam promessas por graças alcançadas, o carregamento do pau da bandeira de Santo Antonio tornou-se um fenômeno cultural estudado por pesquisadores e intelectuais de várias partes do mundo, por ter se tornado uma “romaria” em que o simbolismo reunido em torno de um objeto de adorno a um Santo diminui as fronteiras entre sagrado e profano.

Dalwton Moura
Assessoria de Imprensa
Foto: Site universocariri

Crato participa do 'Dia do Desafio' com atividades em várias áreas - Notícias do Crato


Crato participa do 'Dia do Desafio' com atividades em várias áreas

O Crato se integra do Dia do Desafio, nesta quarta-feira, dia 29, com uma programação desenvolvida em parceria com o Serviço Social do Comércio, e levará centenas de homens, mulheres, idosos e crianças às ruas escolas, parques municiais, praças, quadras esportivas e no Estádio Mirandão para se exercitarem. O projeto este ano, alcança uma vasta dimensão do Município, na sede e em distritos, para disseminar a prática dos exercícios físicos para o bem-estar do cidadão. O Crato, este ano, estará concorrendo com a cidade cubana de Manzanillo. Que possui apenas cerca de 10 mil habitantes a mais que o Crato, com cerca de 131 mil habitantes.

No Município Cratense a programação será iniciada às 6 horas, com caminhadas, dança recreações, ginástica, jogos, como xadrez, tênis de mesa, dama, pembolim, entre outras atividades. O ‘desafio da caminhada’ começa na praça Alexandre Arraes, com a coordenação do SESC, voltada para a terceira idade e se dará às 6 horas.

A participação e o registro de cada pessoa na competição entre as duas cidades, conta pontos e para entrar no clima é preciso à prática de qualquer esporte ou atividade física de forma individual ou em grupo. É uma campanha mundial de incentivo à vida ativa e a adoção de hábitos saudáveis para pessoas de todas as idades. O Dia do Desafio foi criado no Canadá para incentivar a prática esportiva e hoje é difundida em quase todos os países. A cidade do Crato terá que mobilizar o maior número de pessoas para a prática de esportes e atividades físicas por uma hora.

Os exercícios devem acontecer, em nível de competição, entre zero hora e às 21 horas desta quarta-feira e registrar a participação através do telefone:  0800 285 3105. Será considerada vencedora a cidade que conseguir o maior percentual de participantes, em relação ao seu número de habitantes.O resultado final será divulgado no site www.diadodesafio.com.br. A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Musicalização como ferramenta pedagógica

O Governo do Estado em parceria com a secretaria municipal de educação estará realizando nos dias 31 de maio e 1 de junho, o encontro sobre “Musicalização e Construção de Instrumentos como Ferramentas Pedagógicas”. O evento, que tem inscrições gratuitas e podem ser feitas nas escolas do município é voltado para professores do 5º ano do ensino fundamental I, da rede municipal acontecerá no CAIC. A secretaria de educação estará disponibilizando transporte aos interessados que sairá às 7h30 da secretaria ao local do evento.

Campanha da “Hanseníase e verminose têm cura é hora de prevenir e tratar” está sendo realizada em escolas do Crato

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da coordenação de Hanseníase e Tuberculose reiniciou, no último dia 17 de maio, a Campanha de Combate à Tuberculose. Todos os profissionais da Saúde da Família e o Centro de Referência em Tuberculose do município receberam ofícios com sugestões de atividades educativas, cartazes e folders a serem divulgados nas Unidades Básicas de Saúde e nas escolas.

Através do Ministério da Saúde a campanha nacional tem como slogan: Hanseníase e verminose têm cura é hora de prevenir e tratar e tem como público alvo: estudantes da rede pública na faixa etária de 5 a 14 anos. E tem como colaboradores o PSE (Programa de Saúde nas Escolas), as equipes de Saúde da Família e os profissionais da Educação municipal.

De acordo com Nágela Garcia, coordenadora de Hanseníase e Tuberculose  da Secretaria de Saúde do Crato, os objetivos desta Campanha são: Reduzir a carga parasitária de verminoses em escolas inseridas no ensino público municipal; Identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho” (utilização de formulário de mapeamento das lesões) e referenciar à rede básica de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento. “A estratégia será a realização da busca ativa de casos de hanseníase. Para tanto será utilizado um formulário definido como “método do espelho”, a ser preenchido por pais e/ou responsáveis dos sinais e sintomas sugestivos de hanseníase, bem como histórico familiar da doença. Após a triagem dos formulários com a presença de lesões sugestivas, o aluno será encaminhado para ser confirmado ou não o diagnóstico e possível tratamento” explica. As atividades da campanha incluem mobilização e orientações aos professores escolares, pais e/ou responsáveis.

Vigilância Sanitária de Crato convoca proprietários de Salões de Beleza

Com o propósito de fornecer orientações adequadas sobre o trabalho dentro das normas prescritas pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de Vigilância Sanitária realiza todas as terças-feiras no SESC Crato reuniões por setor onde são disponibilizadas informações acerca das condições apropriadas de trabalho. Próxima terça, dia 4 de junho, será a vez da reunião explicativa com proprietários de Salões de Beleza, às 8 horas, no auditório do SESC Crato. Já participaram das reuniões: farmacêuticos, proprietários de drogarias, odontólogos Nutricionistas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e proprietários de laboratórios de analises clínicas. Essas reuniões são muito importantes para que as classes de profissionais, proprietários de estabelecimentos de saúde e do comércio em geral fiquem informados sobre as normativas corretas.

A coordenação da Vigilância Sanitária pede que todos os donos de salões de beleza do Crato compareçam mesmo os que não receberam convite, é de suma importância a presença de todos.

Atenção beneficiários do Bolsa Família: Recadastramento se encerra nesta sexta-feira, dia 31

Durante a 1ª Vigência de acompanhamento do Programa Bolsa Família nas Unidades Básicas de Saúde, os beneficiários têm a obrigação de acompanhar e manter atualizados o cartão de vacinação, o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. Mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde para o acompanhamento. No caso de gestantes, é preciso realizar o pré-natal e monitorar a saúde do bebê. Em virtude disso a Secretaria de Saúde do Crato alerta os favorecidos pelo Bolsa Família para que compareçam o quanto antes às unidades de saúde mais próximas da suas residências e realizem o seu acompanhamento ou procurem o setor do Bolsa Família na Secretaria com os seguintes dados: peso, altura e cartão de vacinas atualizados de todos os componentes inclusos no cadastro. Caso este acompanhamento não seja realizado até o próximo dia 31 de Maio, o benefício poderá ser cortado. A Secretaria de Saúde conta com o comparecimento das famílias para que possam organizar seus cadastros e assim não perder o beneficio.

PMC


URCA destina 21 vagas para Professor Temporário e inscrições começam neste dia 29




Começa neste dia 29 de maio, as inscrições para Processo Seletivo para contratação de Professor Temporário da Universidade Regional do Cariri (URCA). Serão destinadas 21 vagas para as unidades descentralizadas dos cursos de Ciências Econômicas, Direito e Educação Física, de Iguatu; Letras, Matemática e Ciências Biológicas, em Campos Sales; e uma vaga será para o curso de Letras, em Missão Velha. As inscrições serão encerradas dia 12 de junho.

As inscrições para o Processo Seletivo podem ser feitas no Campus da URCA, no Pimenta, mediante entrega dos requerimentos à Comissão de Seleção do Processo Seletivo, e também na unidade da URCA de Iguatu, nos horários das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas. Os requerimentos de inscrição também poderão ser feitos através do endereço eletrônico: www.urca.br, devendo a documentação exigida ser postada, via sedex, para a comissão de seleção até o último dia de inscrição. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (88) 3102.1244

IV Simpósio Internacional de Pterossauros será encerrado nesta quarta-feira

Com visita técnica ao Parque dos Pterossauros e Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Santana do Cariri, será encerrado nesta quarta-feira, 29, o IV Simpósio Internacional de Pterossauros, pela primeira vez sediado no Brasil. O evento está sendo realizado por meio de uma parceria do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a URCA e Geopark Araripe.

O evento foi iniciado no último dia 23, no Rio de Janeiro, e segue no Cariri com as visitas nos locais onde há incidência de achados fósseis de pterossauros e outros paleovertebrados. A recepção aos maiores pesquisadores da área no mundo, foi realizada na última segunda-feira, na URCA, em Crato. A Reitora em Exercício, Arlene Pessoa, saudou os pesquisadores e destacou o marco para a história da paleontologia da região, ter que sediar o evento.

Já o professor Álamo Feitosa, da URCA, disse que a vinda dos pesquisadores demonstra o nível de importância da região, no contexto da paleontologia mundial. O pesquisador e cientista Alexandre Kellner, do Museu Nacional, ressaltou o crescimento da pesquisa no âmbito da paleontologia da região, nos últimos anos.


Ele disse que os pesquisadores estão tendo a oportunidade de vivenciar a área de incidência de fósseis de milhões de anos, antes vista apenas em museus de várias partes do mundo. O cientista italiano, Fabio Dalla Vechia, do Instituo de Paleontologia da Espanha, pela segunda vez se encontra no Cariri e destaca a experiência agradável, com os outros pesquisadores, de conhecer ainda mais da Bacia Sedimentar do Araripe.

Ontem pesquisadores da paleontologia e biólogos da URCA tiveram a oportunidade de participar de palestra sobre o regime jurídico de fósseis brasileiros e atuação do Ministério Público Federal (MPF), com o procurador da República, Celso Lima Verde, e a delegada da Polícia Federal, Josefa Maria da Silva, destacou o combate ao tráfico de fósseis e as leis de proteção ao patrimônio.

URCA


CARIRI - Confraria destaca origens interionas


Juazeiro do Norte. Eles são nordestinos natos, a maioria cearense, mas sempre com a raiz fortalecida nas origens interioranas. E foi por esta razão, que nasceu a Confraria Chapéu de Couro, prestes a chegar aos quatro anos de criação. São pesquisadores, professores, jornalistas, advogados, médicos, filósofo, eletricista. Não há padrão, mas critérios de fazer parte de um grupo que tem como uma de suas principais finalidade promover e valorizar a cultura, a amizade e a integração, com fraternidade e solidariedade. O grupo, de 32 pessoas, pela primeira vez visita o Cariri, para saudar o patrono, Patativa do Assaré, em seu território.

O grupo é composto de 32 membros e visitou espaços importantes da cultura popular do Cariri, como o Memorial Patativa do Assaré FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Durante este final de semana os confrades visitaram espaços culturais da região, com o Memorial do Patativa, além de museus de Santana do Cariri e Nova Olinda. E o que não falta é alegria para os participantes que recitavam a poesia de Patativa, agora poderem estar no ambiente em que viveu o seu patrono. A marca do grupo é forte. São as três letras ´c´ que formam o símbolo da confraria. E fazer parte da irmandade significa incorporar o nome, literalmente. O velho chapéu de couro dos vaqueiros do sertão está nas cabeças de homens e mulheres da confraria, com o registro do nome e a marca feita a ferro quente. O jornalista e documentarista Roberto Bonfim tem chapéu número um. Inspirou o grupo. Ele fala do sentido informal em que foi criada a confraria, entre amigos, mas uma coisa séria, que não era reservada apenas a reuniões de grupo para "bebericar". Era algo mais, que merecia uma amplitude que pudesse também levar o conhecimento e a valorização das raízes do povo nordestino.

Palestras

E isso tem acontecido, nos últimos, segundo Bonfim. Alguns dos próprios profissionais confrades se encarregam de fazer palestras e eles seguem uma pauta de atividades. A ideia, segundo o atual presidente do grupo, Paulo André Viana, é produzir todo esse material e publicá-lo dentro de um breve espaço de tempo.

Ele disse que está sendo criado um site da Confraria, no intuito de ampliar esse conhecimento. Estar na terra de Patativa, conforme ele, é um motivo de realização para todos os confrades. Esse trabalho não se resume apenas a incursão pelo lugar onde nasceu o poeta, mas uma pesquisa sobre a cultura popular. Roberto destaca que a confraria tem a finalidade de valorizar, cultuar e estudar as raízes nordestinas, e principalmente do Ceará. "Nós nos reunimos há quatro anos, e por conta do nosso aniversário, estamos vindo ao Cariri e chegarmos à casa do nosso patrono", diz ele. Mesmo algumas pessoas do grupo já tendo o conhecimento do Memorial do Patativa, a visita deste final de semana foi diferente. Agora não é só a poesia que inspira os confrades, mas o ambiente onde e viveu Patativa do Assaré. Outro aspecto importante para os componentes do grupo é a valorização da gastronomia. "Pesquisamos nessa área, por vemos uma riqueza variada no cardápio nordestino", diz o jornalista. O grupo foi iniciado por quatro amigos cearenses.

Choque

As conversas sempre eram diversificadas e Roberto Bonfim, como documentarista, com o seu usual chapéu de couro, trazia assuntos relacionados aos seus documentários e a cultura nordestina. Daí, veio a ideia da confraria. "Era uma brincadeira. Não tínhamos a intenção de ser o que nos tornamos", afirma.

Choque

Desse momento, segundo Paulo André, veio o choque no início de algo que se tornou realmente algo sério. Foi criado estatuto, regimento, marca e a adoção do chapéu de couro, marca registrada, além das reuniões periódicas, no segundo sábado de cada mês. O grupo sai Ceará afora com o estandarte feito em couro, com a marca e a imagem do poeta Patativa do Assaré. Para se tornar integrante da confraria não é tão simples. É preciso identificação, conhecimento de algum dos integrantes para receber o convite, além de frequentar três reuniões seguidas, e depois ser submetido a uma votação para ser parte do grupo. Depois é usar a blusa e o chapéu nas reuniões e encontros de forma obrigatória. A Confraria Chapéu de Couro mantém sócios correspondentes em outros estados, como Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Pernambuco e ainda em Brasília.

Mais informações:

Confraria Chapéu de Couro
Fortaleza - CE
Telefone: (085) 8744.8106

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


80% dos municípios do Ceará não têm Plano de Saneamento Básico


Até o fim do ano, somente metade dos municípios do CE terá cumprido o prazo dos planos de saneamento

Fortaleza. 2014 é o ano para outro grande evento, com até mais consequências na vida dos municípios brasileiros que a Copa do Mundo: o fim do prazo para desativação de todos os lixões e, portanto, para a ativação de aterros sanitários. Beira o impossível o cumprimento do prazo, por que a maioria das cidades (70%) sequer criou o Plano Municipal de Resíduos Sólidos nem o de Saneamento Básico (81%). O primeiro plano já venceu o prazo sem veto de recursos federais. O de saneamento tem até o fim deste ano para que os municípios não sofram futuras perdas financeiras.

Os lixões a céu aberto, como em Limoeiro do Norte, ainda é realidade em boa parte dos municípios. Em 2014, devem ser desativados, conforme prevê a legislação federal. As gestões municipais, entretanto, não estão preparadas FOTO: MELQUIADES JR.

Atualmente, 19% dos municípios cumpriram essa parte e, na perspectiva mais otimista, o ano termina com 50% de municípios com o plano criado.

Orientação técnica

Nem mesmo mexendo no bolso, ou seja, impedindo novas verbas federais para projetos de saneamento e, em outro caso, de resíduos sólidos, fez com que os municípios agilizassem a criação dos planos para o setor até a data estipulada. O argumento principal é de que falta recurso para execução dos projetos, na forma de orientação técnica.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará e Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), além da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), são os principais órgãos a prestar assistência técnica a municípios que não possuem o plano. Os recursos financeiros são obtidos via Cagece e Funasa.

Validade

"Hoje a situação no Ceará é que, dos 184 municípios, apenas 35 tem seus planos de saneamento básico concluídos. Até o final do ano, teremos no máximo 50% finalizados", alerta Alceu Galvão, coordenador de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce). A entidade auxilia os municípios na criação de políticas para os planos municipais, em parceria com a Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). Atualmente, 50 municípios de até 20 mil habitantes são contemplados na assessoria técnica.

O Ceará ficou dividido em 14 regiões de planejamento. "A lei diz que, se a cidade fizer o plano regional, não precisaria fazer o plano municipal de resíduos sólidos. Então temos a elaboração de 14 planos regionais, teoricamente desobrigando o município", afirma Edmundo Olinda, coordenador de saneamento da Secretaria das Cidades.

Hoje, ainda há poucas regiões com planos regionais avançados, sediados em Crateús, Viçosa e Tauá, abrangendo aproximadamente 30 municípios. "A intenção é que os 14 planos virem 14 consórcios. Antes da política nacional de resíduos sólidos, o Estado já tinha constituído 30 consórcios de aterros. Com a lei, vamos agregar esses 30 em 14", afirma Alceu Galvão.

Valor econômico

A política para criação de aterros orienta para que o aterro propriamente dito não seja mais o elemento principal. O foco são as ações de compostagem de resíduos. E que só vá para os aterros os rejeitos, tudo o que não for aproveitado, reciclado. Dessa forma, chega-se a uma definição de lixo: tudo o que não tiver valor econômico.

Para Alceu Galvão, da Arce, apesar de parecer confusa a vinculação dos dois planos municipais, trata-se de um marco regulatório necessários. "Muita gente achou estranho porque em 2010, a lei 12.305, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, quando já havia a de saneamento. "Resíduo sólido não é saneamento básico? É, mas dada a pressão da sociedade pela adequação dos resíduos sólido, foi criada uma lei específica", explica Edmundo Olinda.

DN


Índios que ocupam Belo Monte dizem estar cansados de esperar governo para negociar



Brasília – Em uma carta divulgada no site do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e atribuída à lideranças indígenas munduruku, xipaya, kayapó, arara e tupinambá, o grupo que desde a madrugada de ontem (27) ocupa um dos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, diz estar cansado de “esperar e chamar” representantes do governo federal para negociar.

“O governo disse que se nós saíssemos do canteiro, nós seríamos ouvidos. Nós saímos pacificamente e evitamos que vocês passassem muita vergonha nos tirando à força daqui. Mesmo assim, nós não fomos atendidos. O governo não nos recebeu”, declaram os autores do texto, se referindo à ocupação do canteiro Sítio Belo Monte, no início do mês.

“Queremos a suspensão dos estudos e da construção das barragens que inundam os nossos territórios, que cortam a floresta no meio, que matam os peixes e espantam os animais, que abrem o rio e a terra para a mineração devoradora. Que trazem mais empresas, mais madeireiros, mais conflitos, mais prostituição, mais drogas, mais doenças, mais violência”, menciona o documento. “Exigimos sermos consultados previamente sobre essas construções, porque é um direito nosso garantido pela Constituição e por tratados internacionais. Isso não foi feito aqui em Belo Monte, não foi feito em Teles Pires e não está sendo feito no Tapajós”.

O principal objetivo dos índios é a suspensão de todos os empreendimentos hidrelétricos na Amazônia até que o processo de consulta prévia aos povos tradicionais, previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) , seja regulamentado.

Divulgada antes do anúncio da Justiça Federal, que, esta tarde, concedeu um prazo de 24 horas para que a Fundação Nacional do Índio (Funai)  e a União providenciem a saída pacífica e voluntária do grupo de índios do canteiro de obras, o texto cobra que o governo federal não envie a Força Nacional para “negociar”.

“Queremos que a [presidenta] Dilma [Rousseff] venha falar conosco […] Ocupamos de novo o seu canteiro. Quantas vezes será preciso fazermos isso até que a sua própria lei seja cumprida?”, questionam os autores do texto. Desde ontem a Agência Brasil tenta, sem sucesso, contactar, por telefone, lideranças mundurukus que, segundo informações de representantes da etnia, estão no canteiro, com o grupo de manifestantes.

Agência Brasil


Fux nega pedido do PSC contra casamento gay em cartórios



Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux negou hoje (28) mandado de segurança  do PSC contra resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obriga cartórios de todo o Brasil a celebrar a união estável ou o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Para o ministro, o CNJ tem competência para regulamentar questões internas da Justiça de acordo com valores constitucionais.

Fux argumenta que a própria Constituição confere ao CNJ a tarefa de analisar a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Judiciário usando como base os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Segundo o ministro, essa competência já foi reconhecida pelo Supremo ao confirmar resolução do conselho que proibia a prática de nepotismo no Judiciário.  

“É de se ressaltar que tal postura se revela extremamente salutar e consentânea com a segurança e previsibilidade indispensáveis ao Estado Democrático de Direito, em geral, e à vida em sociedade, em particular, além de evitar, ou, pelo menos, amainar, comportamentos anti-isonômicos pelos órgãos estatais”, analisa.

Fux também entende que o PSC cometeu erro formal ao optar por um mandado de segurança para questionar a “lei em tese”. Ele acredita que a legenda deveria ter escolhido uma ação direta de inconstitucionalidade para tratar do tema.  

O PSC alegava que o CNJ cometeu abuso de poder ao editar a norma, e que a resolução não pode ter validade sem passar pelo processo legislativo. Se a legenda recorrer, o caso deverá ser analisado pelo plenário do STF.

Agência Brasil


Oscar Schmidt passa por nova cirurgia para retirada de tumor malígno no cérebro


Ex-atleta ja havia retirado um nódulo em 2011

O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, 55, passou por uma nova cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro em 30 de abril, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Há dois anos, em maio de 2011, o "Mão Santa", apelido dos tempos de atleta, já havia retirado um nódulo da cabeça. Aquele tumor era benigno. Hoje, a família diz que o tumor não é maligno. Oscar foi operado pelo neurocirurgião Marcos de Queiroz Teles Gomes, o mesmo do procedimento em 2011, especialista em cirurgia de tumores da base do crânio.

Ex-atleta ja havia retirado um nódulo em 2011 Foto: Miguel Portela

Segundo o médico, o ex-jogador está passando por sessões de radioterapia, mas ele continua realizando as palestras que já vinha fazendo antes da operação.
Considerado o melhor jogador de basquete do Brasil em todos os tempos, campeão do Pan de Indianápolis-1987 e atuante em cinco Olimpíadas (recordista de pontos com 1.093), Oscar sofreu com uma piora no estado de saúde recentemente, mas passa bem, segundo a reportagem apurou.
A notícia sobre a última cirurgia vazou, no último sábado, em um almoço para comemorar os 50 anos do bicampeonato mundial de basquete do Brasil, o que irritou a família de Oscar.

Folhapress


Trem descarrila e explode após colidir com caminhão nos EUA


Motorista do caminhão ficou gravemente ferido e foi levado para o hospital

Um trem de mercadorias descarrilou  nesta terça-feira (28) em Rosedale (Maryland, EUA) e colidiu com um caminhão provocou uma explosão que, segundo testemunhas, foi sentida a vários quarteirões de distância.

Segundo a CNN, o motorista do caminhão ficou gravemente ferido e foi levado para o hospital. Por causa do impacto da explosão, a área, situada nos arredores da cidade de Baltimore, foi esvaziada, segundo uma fonte da CNN. Por enquanto não há informação sobre feridos no incidente, anunciou o Departamento de Polícia e Bombeiros do Condado de Baltimore em sua conta oficial no Twitter.
"Os relatórios preliminares indicam que vários edifícios caíram no local do descarrilamento do trem", afirmou o departamento. Equipes vestidas com trajes para o manejo de materiais perigosos estão trabalhando na área. As imagens feitas pelas redes de televisão locais mostram pelo menos cinco vagões descarrilados.

Fonte: Folhapress



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30