xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/05/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 maio 2013

Para Você Refletir...! - Por Maria Otilia

Cotidianamente encontramos pessoas, ás vezes até mesmo amigos ou colegas de trabalho, que por estarem em um cargo  comissionado ou no poder público, mudam de postura de uma hora para outra. E nem sabem estas pessoas que tudo é passageiro como diz a letra de uma música de Kleiton e Kleidir: "Você não vê que a vida corre contra o tempo, sou um castelo de areia na beira do mar. Pois  todo poder é efêmero. Para todas pessoas que querem ser gestores, seja na empresa privada ou pública, sejam acima de tudo humildes e com vontade de aprender em  pares.Neste mundo da globalizãção, requer   que todos nós saibamos conviver, trabalhar e aprender de forma cooperativa.Façam uma boa leitura desta maravilhosa fábula.

                         Governar e Permanecer Íntegro é Virtude de Poucos  
                                                A Raposa e o Macaco                                                

                                                                                                              
O Hipócrita vive das aparências, mas as aparências acabam por revelar o Hipócrita...
Numa grande reunião, entre todos os animais, que fora organizada para eleger um novo líder, foi solicitado que o Macaco fizesse sua apresentação.
Ele se saiu tão bem com suas cambalhotas, pantomimas, caretas e guinchos, que os animais ali presentes não puderam deixar de ficar impressionados com toda aquela encenação e jogo teatral.
E entusiasmados com tamanha performance, daquele dia em diante, resolveram elegê-lo como seu novo Rei.
A Raposa, que não votara no Macaco, estava aborrecida com os demais animais, por terem eleito um líder, a seu ver, tão desqualificado, já que levaram em conta apenas as aparências, o espetáculo, coisas que para ela não tinha valor algum.
Um dia, caminhando pela floresta, ela encontrou uma armadilha com um pedaço de carne. Correu até o Rei Macaco e lhe disse que encontrara um rico tesouro, que nele não tocara, porque por direito, pertencia a sua majestade, o Macaco.
O ganancioso Macaco, todo vaidoso com sua aparente importância, e de olho na prenda, sem pensar duas vezes, seguiu a Raposa até a armadilha. E tão logo viu o pedaço de carne ali agarrado, foi logo estendendo o braço para pegá-lo, e assim acabou também ficando preso. A Raposa, ao seu lado, deu uma gargalhada.
"Você pretende ser um Rei," ela disse, "mas é incapaz de cuidar de si mesmo!"
Logo, passado aquele episódio, uma nova eleição foi realizada entre os animais, para a escolha de um novo governante.

Moral da História:
O verdadeiro líder é aquele capaz de provar para si mesmo suas qualidades.

HOJE - A última novidade do Crato ! - Será inaugurada a SOFTERIA ( Delícias ) no Shopping Residence



SÁBADO - DIA 25 DE MAIO, NO SHOPPING RESIDENCE


Uma notícia simplesmente deliciosa: No próximo sábado dia 25 de maio, será inaugurada no Shopping Residence a SOFTERIA, um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.



Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias

Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato
Inauguração hoje, sábado, dia 25 de maio



Fé na certeza - Por: Emerson Monteiro

Neste sábado logo cedo, depois de chuvosa madrugada no Cariri , final do mês de maio, às páginas do Novo Testamento palavras de Paulo de Tarso falam quanto a fé, definição por demais suficiente:

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível. Hebreus 11:1-3  

A força desse instituto particular tudo pode em contrário do desânimo e das entregas inúteis, reação aos obstáculos deste chão das almas, lições inevitáveis a dramas transitórios.

Exercitar o recurso da fé significa, pois, a prática de toda filosofia, vitória esplendorosa quanto as marcas das desistências no cotidiano da carne. Equivale ao impulso necessário das crenças na positividade dos que se permitem avaliar da natureza os meios da esperança ainda que coisas haja perdidas nos sonhos imediatos dos frios prazeres.

A fé, contudo, que bem representa antessala da certeza absoluta, frustração das vaidades tangidas a passos de cágado no cinturão dos planetas. Dobra as poses dos mambembes traços das cenas ilusórias da ótica física.

Gosto de temas assim, da busca de interpretações inolvidáveis perante a sede fértil de querer sempre mais do filme sem final feliz das televisões acesas ali na porta principal dos mercados. Isso porque o coração impaciente reclama compromisso dos desejos vadios aflitos no querer o máximo das novas manhãs acesas dos dias.


A fé e a convicção que marcaram encontro depois da chuva nas praças deste mundo de nós próprios. Ora, diz Paulo, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Vale com isso firmar o poder magnânimo da luz imensa das certezas que virão, maravilhoso ganho da humana religiosidade eterna.     

Forte Chuva em Crato na noite passada - Previsão do Tempo para os próximos dias




Uma forte chuva se abateu sobre a cidade de Crato na noite de ontem ( sexta-feira ) deixando ruas alagadas, pessoas ilhadas e alagando galerias. A forte chuva, acompanhada de relâmpagos e trovões, começou por volta de 23:00, com momentos de grande intensidade, e se prolongando em média intensidade pela madrugada. Diversas ruas do centro da cidade ficaram intransitáveis durante a chuva, devido ao escoamento das águas. A foto enviada ao Blog do Crato pelo fotógrafo Yuri Lacerda, mostra a R. Carolino Sucupira completamente inundada. Houve ainda relatos de falta energia elétrica na Rua Tristão Gonçalves e outras ruas da cidade. No bairro Vilalta, a chuva à meia-note já havia atingido mais de 70mm. A temperatura caiu rapidamente, em alguns pontos chegando a 21 graus e a Umidade Relativa do Ar subiu para 74%. A foto do satélite, mostra o Nordeste na noite dessa sexta-feira. 

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM CRATO


Segundo os principais institutos de meteorologia do país teremos para este fim-de-semana e início da próxima semana:

Sábado, 25/05 
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Nascer do sol:05h42Pôr do sol:17h27
Temperaturas: Max 33º Min 23º
Ventos: E a 14km/h
Umidade Relativa do Ar: 94% a 52%
Índice UV: Extremo 
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Domingo, 26/05
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Segunda-Feira, 27/05
Sol com algumas nuvens. Não chove
Terça-Feira, 28/05
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Quarta-feira, 28/05
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fonte: INPE e CPTEC

Notícias & Comentários do Fim de Semana (Armando Rafael)

Raimundo Filho assume hoje a Prefeitura de Crato


Devido a uma viagem internacional do prefeito Ronaldo Gomes de Matos – que vai manter contatos com o Banco Mundial em Washington, EUA – o vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho assumirá na noite desta 6ª feira, dia 24, o exercício do cargo de Prefeito Municipal de Crato. Ele será prefeito-em-exercício de Crato até o dia 2 de junho próximo. Vice-prefeito do Crato há exatos 4 anos, 4 meses e 25 dias é a primeira vez que Raimundo Filho assume o cargo de Prefeito. Na gestão passada, nas ausências de Samuel Araripe, nunca lhe foi dada a oportunidade de sentar na cadeira do prefeito.

No mais

A interinidade de Raimundo Filho terá para ele uma conotação também sentimental. Seu pai, Dr. Raimundo Bezerra, faleceu em 15 de outubro de 1998 no exercício do cargo de Prefeito de Crato. Passaram-se 14 anos e 7 meses e 9 dias e agora outro Bezerra exerce, interinamente, o cargo de prefeito desta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara.

Crisma do Prefeito

E por falar em Raimundo Filho, ele, sua esposa Daniela e a filha estarão recebendo o sacramento do Crisma amanhã a noite, na igreja-matriz de Nossa Senhora Aparecida, do bairro Batateira. O zeloso padre Paulo Borges, pároco da Batateira, descobriu que o casal ainda não fora crismado. Aproveitou para incluir também a filha deles. Todo o clã Bezerra fez o curso para receber o crisma. Dom Fernando Panico fará toda a família crismada, amanhã à noite...

Jornal da Band

Jornalismo sério é outra coisa. A revista Veja desta semana publicou uma notícia sobre o pedido de audiência de deputados cearenses ao Vaticano, para um encontro com o Papa Francisco. Os políticos querem saber como anda o processo de reabilitação do Padre Cícero. Antes de divulgar o fato,  a Central Band de Notícias deslocou uma equipe até Crato para ouvir o bispo Dom Fernando Panico. Este estará no ar, na noite desta 6ª feira, em rede nacional colocando os pingos nos is...

Homenagem a monsenhor Montenegro


O professor Francisco Cunha, membro do Conselho de Educação do Ceará, sugeriu e viu aprovada a sua moção: o saudoso monsenhor Francisco Holanda Montenegro (foto ao lado)  foi agraciado –post-mortem – com o título de Conselheiro Honorário daquele sodalício. O prof. Cunha combinou com Dom Fernando e diploma será entregue durante a abertura das comemorações do Ano do Centenário da Diocese de Crato, a ocorrer no próximo dia 20 de outubro. Essas comemorações serão encerradas em 20 de outubro de 2014, com a presença do Núncio Apostólico (Embaixador do Papa) no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. Monsenhor Montenegro foi conselheiro do Conselho de Educação do Ceará durante vários anos. Depois dele, o Crato teve mais dois conselheiros: Prof.ª Sarah Esmeraldo Cabral e, atualmente, prof. Francisco Assis Bezerra Cunha.

Prata da casa

Já se encontra de volta ao Crato, depois de  7 anos de ausência,  o padre Antônio Edson Bantim de Oliveira, do clero da Diocese de Crato, após defender sua tese de doutorado, em Teologia Moral, na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Padre Edson deverá assumir a Reitoria do Seminário Diocesano São José no próximo mês de julho. Substituirá o padre Norbário, um colombiano, uma vez que que o convênio entre a Diocese de Crato e a Congregação dos Padres Sulpicianos vai se expirar, após dez anos que estes administraram o Seminário São José.

Flagrante da zona urbana de Crato



Este é cenário do início da Rua Pergentino Maia (que começa  atrás da Escola Dom Vicente Matos), no bairro Parque Grangeiro. Com a chuva caída ontem à noite, o cenário é este da foto acima. Os carros ficam sem transitar naquela rua devido a pequena lagoa. Os meninos fazem a festa, no que eles chamam “piscinão”. Faz seis meses que o mato cresce e a Prefeitura faz vista grossa ao problema...

Uma ilha de justiça

 Pois é, a  Corte de Justiça da Ilha de Jersey repassou 1,45 milhão de libras (cerca de R$ 4,5 milhões de reais) à Prefeitura da cidade de São Paulo. O dinheiro estava depositado nas contas das  empresas da família do deputado Paulo Maluf (PP-SP)mantidas na Ilha. Vai resultar em alguma sanção? Ora, Maluf é da Base de Sustenção do Governo Federal. A liberação ocorreu nesta sexta feira, 24.  Essa quantia faz parte do montante global de US$ 28,3 milhões que a Corte de Jersey bloqueou e será todo transferido para a Prefeitura  São Paulo.Maluf foi condenado em Jersey por "fraude em ampla escala" - segundo o Ministério Público paulista, quando exercia o cargo de prefeito de São Paulo, entre 1993 e 1996. Ele desviou dinheiro de grandes obras viárias, feitas quando era prefeito, como a Avenida Águas
Espraiadas.                                                                        


                                                                                                                
Triste


Uma pesquisa do Serviço Mundial da BBC divulgada na última quarta-feira informa que aumentou o percentual de pessoas que acreditam que o Brasil tem uma influência predominantemente negativa no mundo. Segundo a BBC cresceu, lá fora – de 18% para 21% – a porcentagem de visões negativas sobre nosso país. O Brasil ocupa agora o sétimo lugar em um ranking com outras 16 nações e a União Europeia. "A visão geral sobre o Brasil é menos favorável do que era em 2012, por conta do aumento nas classificações negativas", consta no levantamento.




Como o Brasil está sendo visto

Sobre a desaceleração econômica do Brasil o Serviço Mundial da BBC reproduziu ainda uma declaração de Mr. Moutford: “A impressão das pessoas é de que o Brasil não está representando, assim como outros emergentes, uma alternativa para o crescimento da economia global em meio ao cenário de recessão nos países ricos".

O fim do Bolsa-Família?

Dona Dilma negou. A ministra Maria do Rosário, precipitada, disse que o boato devia ter partido da oposição. Mas como um boato pode se espalhar pela metade dos Estados da federação brasileira, em pouquíssimo tempo, entre pessoas sem acesso à internet? Onde há fumaça há fogo, diz o dito popular. Em tempo: A oposição apelou para a Justiça pedindo apuração sobre a leviandade da acusação de Maria do Rosário. Esta se desculpou, alegando ter apenas expressado uma "singela opinião". Quanta falta de responsabilidade...

Benza Deus!

Boato ou não, pelo que se viu na televisão, o pessoal beneficiário do Bolsa Família (ex-Bolsa-esmola, atual Bolsa-voto) anda bem obeso. Criado inicialmente como “Fome-zero”, deu resultado: as respeitáveis senhoras, de shorts curtos e com a barriga de fora (como prega o figurino das novelas da Globo), vistas nos noticiários, expunham banha por todos os lados... Será que aquelas gordinhas sobrevivem somente com R$ 2 reais por dia? Duvideodó...

A realidade concisamente

A frase a seguir transcrita é de autoria de Paulo Panossian e foi publicada no Estadão desta 6ª feira, 24: “Iniciada em 2007, a Transposição do Rio São Francisco já consumiu R$ 3,6 bilhões, e até seu término (uma incógnita) uma previsão de gasto de R$ 8,2 bilhões (inicialmente era de R$ 4,8 bilhões). A obra foi prometida com foguetório populista da gestão do Lula, de que acabaria com o flagelo da seca do Nordeste já a partir de 2010. Hoje as obras da transposição mais parecem com o triste perfil um consumidor crônico de crack, que não sabe qual será seu futuro...”

Novo aumento nos juros

Os danos causados pelo retorno da inflação vêm penalizando, cada vez mais, a economia nacional, afetando o poder aquisitivo das famílias, além de pressionar impiedosamente os custos empresariais. Segundo analistas privados, será anunciando mais um aumento de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), prevista para os dias 28 e 29.

“Socialismo Bolivariano do século 21” em festa

E para finalizar esta nota  divulgada neste sábado, dia 25,  pelas  Agências de Notícias: Os consumidores venezuelanos precisam esperar horas ou andar quilômetros para comprar papel higiênico em supermercados. O produto voltou às prateleiras nesta semana após a importação de mais de 39 milhões de rolos pelo governo do presidente Nicolás Maduro, (na foto abaixo ele comemora a conquista: "si, ahora tenemos papel higienico"...) na semana passada. Além do papel higiênico, fraldas, absorventes e sabonetes estão entre os artigos mais afetados pelo desabastecimento. O comprador tem direito a três pacotes de quatro rolos, pelo preço de 49 bolívares cada um (R$ 16). (das agências)

Polícia prende ex-prefeito de Mauriti por porte ilegal de armas


A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (24), em Juazeiro do Norte, a 495 Km de Fortaleza, Francisco Adailton Leite, suspeito de porte ilegal de armas. Na residência dele a polícia encontrou 9 armas de grosso calibre, sendo seis rifles de calibre 22, um de calibre 44, uma espingarda calibre 12 de repetição, uma pistola 9 milímetros de uso restrito das forças armadas, vários carregadores e mais de 230 cartuchos de diversos calibres.

Adailton Leite foi prefeito de Mauriti, no período entre 1989 e 1992, e por muito tempo, comandou a regional do DERT no Cariri. A prisão aconteceu durante a operação comandada pelo delegado Giuliano Vieira Sena, para cumprir um mandado de busca e apreensão. Adailton Leite, de 60 anos, é Engenheiro Civil e no ano passado, tentou ser candidato a vice-prefeito de Mauriti, mas seu nome foi impugnado pela justiça eleitoral.

Segundo a polícia, o homem também é suspeito de dar proteção a bandidos. No último dia 24 de abril a polícia encontrou na fazenda de Adailton Leite, localizada no Sítio Breia no município de Crato, cinco motos roubadas. Ainda segundo a polícia, o segurança da fazenda é um homem acusado de assaltos no Cariri. João Furtado da Silva, de 27 anos, conhecido como João Pescocinho, teria fugido ao notar a chegada da polícia ao local.

Na época, João Pescocinho foi apontado pela polícia como um dos autores do assalto contra a agência lotérica do município de Farias Brito. O bando é suspeito ainda de vários crimes e as investigações continuam. Em uma lotérica de Milagres, o assalto foi registrado pelo circuito de segurança. Os bandidos invadiram o local armados e gritando anunciando o assalto. Com medo, os clientes saíram correndo e alguns até caíram no chão.

Via Lindomar Rodrigues


Sesc Crato exibe animação no Cinemarana na próxima Segunda-Feira



Na próxima segunda-feira (27), a Unidade Crato do Sesc apresenta, através do projeto Cinemarana, o longa-metragem brasileiro “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock'n Roll", dirigido por Otto Guerra. A sessão acontece às 19 horas, com entrada gratuita.

Baseado na obra original do cartunista Angeli, criada nos anos 80, o longa-metragem em desenho animado traz as aventuras da turma de personagens criados pelo artista. A história começa em uma festa de embalo na noite de ano novo de 1972. Depois de fumar todo o estoque de orégano da despensa, Wood e Stock decidem que, para sobreviver, é preciso retomar a velha banda Chiqueiro Elétrico – só que eles não ensaiavam há dois anos. Rumo a uma hipotética fama, os personagens reencontram figuras tão únicas quanto eles.

O filme produzido em 2006 tem 80 minutos de duração e classificação indicativa: 16 anos.

SERVIÇO

Cinemarana – Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock'n Roll
Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 27/5
Horário: 19h
Classificação indicativa: 16 anos
Informações: (88) 3523.4444
:::Gratuito:::

SESC - CRATO


Briga entre vizinhos por causa de barulho termina com 3 mortos em São paulo


Empresário se matou após assassinar casal


Fachada do condomínio onde crime ocorreu (Foto: Marcos Bezerra/ Estadão Conteúdo)

SÃO PAULO - Uma briga entre vizinhos resultou na morte de três pessoas em um condomínio de alto padrão de Alphaville, bairro nobre de Barueri, na Grande São Paulo, na noite desta quinta-feira, de acordo com informações do site G1.

Um casal foi morto a tiros dentro de seu apartamento por um homem que disparou ao menos seis vezes contra os vizinhos e se matou logo depois. A filha do casal, de apenas 1 ano e meio, estava no apartamento, mas não se feriu. O agressor era empresário do setor de metalurgia e vivia com a mulher. Segundo a polícia, ele tinha porte de armas e usou um revólver calibre 38 registrado.
Testemunhas disseram que o atirador e as vítimas discutiam sempre por causa de barulho.


O casal e Miriam Cecília Amstalden Baida, 37, e Fábio de Rezende Rubim, 40 (Foto: Reprodução/ Facebook)




Homem que matou cachorro a pauladas alega que animal foi sacrificado por estar com calazar, em depoimento à Polícia


Autor foi identificado na quinta (23) pela Polícia Civil

A Polícia Civil de Ipueiras identificou nesta quinta-feira (23) o homem que matou um cachorro a pauladas no último sábado. O suspeito é um agricultor de 33 anos e confessou a autoria do crime no depoimento à Polícia. Acompanhado da dona do cachorro, uma idosa de 76 anos, o autor disse que matou o animal a mando da dona porque o animal estava com calazar e ela estava com receio de que seus netos fossem acometidos da enfermidade.

Autor do vídeo também será chamado para depoimento. Foto: Reprodução "O processo será concluído e enviado para a Justiça. Cópias do processo irão também para a Semace e Ibama, pois recebemos solicitações desses órgãos", explicou o escrivão de Polícia, Luiz Felipe Araújo.  "O estudante vai ser chamado para depor e esclarecer o motivo pelo qual não denunciou o fato de imediato à Polícia, que assim poderia ter feito o flagrante", completou. 

O escrivão informou ainda que o agricultor chorou ao depor e disse que  não tinha conhecimento de que existe o Centro de Zoonoses no município, órgão responsável pelo cuidado e tratamento de animais com a enfermidade e que lá ele seria sacrificado - se fosse o caso - e não morto de forma cruel, como o vídeo do estudante mostra. A idosa confirmou o pedido ao agricultor de que matasse o animal, mas que não sabia que ele iria executar o cachorro daquela forma.
O caso está sendo acompanhado pela Prefeitura e o órgão garante que o autor será punido pela lei municipal.

As informações são da repórter Silvania Claudino Rodrigues

Via Portal Verdes Mares


Número de voos cresceu 153% em 10 anos no Brasil


Média de expansão anual foi de 10%

O assessor da presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Rodrigo Santana afirmou nesta sexta-feira que o crescimento no volume de voos no Brasil foi de 153% entre 2002 e 2012, com uma média de expansão anual de 10%. No mesmo período, ressaltou, o crescimento global foi de 46%. "Isso pode ser explicado em parte pela redução no preço das passagens", disse Santana, que representou o presidente da Anac, Marcelo Guaranys, que não compareceu ao Latin American Airport Seminars, em São Paulo.

O crescimento global de voos chegou a 46%. Foto: Kid Júnior

"Houve uma redução média de 43% no preço das passagens aéreas entre 2002 e 2012. Hoje, o custo que o passageiro desembolsa para voar 1 km é menos da metade do que era em 2002", disse, sem mencionar os valores. Santana ressaltou que, apesar de ter se expandido muito acima da média mundial, há espaço para crescimento do transporte aéreo no Brasil. "O índice de utilização ainda é baixo. Em primeiro lugar no mundo, estão os Estados Unidos, onde as pessoas voam em média cinco vezes por ano. No Brasil, essa média é de 0,9", disse. "Apesar do crescimento, o Brasil ainda tem espaço para crescer."

Agência Estado


Ceará é o primeiro do Nordeste em inscrições no Enem; prazo termina segunda-feira


Termina na segunda-feira (27), às 23h59, o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Segundo o Ministério da Educação (MEC), até as 18h18 desta sexta-feira (24), 5.199.918 estudantes fizeram o cadastramento. O número se aproxima do total de inscritos no ano passado, 5,8 milhões. A expectativa é ultrapassar a estimativa inicial de 6 milhões. O prazo de inscrição não será prorrogado.

De acordo com o balanço divulgado pelo MEC, São Paulo registra o maior número de inscrições por estado, 809.608, seguido de Minas Gerais, com 564.401 inscritos. O Ceará vem em terceiro, com 393.454, depois vem o Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos.

O Enem é destinado aos estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.

A inscrição é confirmada apenas após o pagamento da taxa ou a confirmação dos dados de isenção. O prazo para o pagamento termina na próxima quarta-feira (29). Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa quem tiver renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição é R$ 35.

Agência Brasil



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31