xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/05/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 maio 2013

Tomásia - Por: Emerson Monteiro


Na história do Tatu há um personagem que permeia os acontecimentos dos últimos anos de Fideralina, amiga inseparável nos momentos quando viveria o rescaldo da história de mandonismo que conduziu e marcou a história do feudalismo sertanejo no Nordeste.

Esse personagem, a escrava Tomásia, remanescente dos cativos de antes e chefe da família dos Pretinhos, dentre os quais conheci Seu Antônio Pretinho e Cecília, que morava logo adiante da bagaceira do engenho, no lado de direito de quem olha do alpendre da casa grande. Era acima de uma das represas do Açude Grande e meio caminho entre a casa grande e a capela situada ao lado da casa onde nasci numa pequena elevação, construída por meu pai.

Antônio Pretinho fora pai de João Preto, Francisco (Chiquim), Maria Preta (esta que passava fases de demência a ponto de permanecer trancada) e Lourdes, que moraria quatro décadas com meus pais e cuidaria de mim na primeira infância.

Tomásia providenciara, juntamente com Fideralina, o acondicionamento de bens de prataria e ouropeis, moedas e outros mais, que constaram da propalada botija ainda hoje sem paradeiro. Segundo consta, elas cavaram o lugar de depositar o tacho com essas coisas e ambas o puseram na cabeça de Lourenço, o vaqueiro da propriedade, indo com ele, nas caladas da noite, até o ponto de ali deixarem para cobrir de terra.

Lourenço jamais localizaria o sítio daquela empresa, terminando os dias a repetir cantilena: - Faz roda, Lourenço... Faz roda, Lourenço... – palavras que lhe diziam as duas mulheres ao fazê-lo girar, de olhos vendados, e em seguida conduzi-lo aonde haviam cavado. Ele recordava tão só que no caminho passara por duas cancelas de que ouvira as pancadas.

Ao lado de D. Fideralina Augusto, Tomásia presenciara o apogeu da família, usufruindo alegrias e comungando o gosto amargo dos eventos tristes do clã nas contradições de violência e política que, então, mobilizou.

Numa das paredes da casa grande da fazenda, nas movimentações do III Cariri Cangaço realizado em Lavras da Mangabeira em maio de 2013, estava a fotografia de Cecília, nora de Tomásia, que ora ilustra este pequeno comentário, resgatada no tempo graças ao empenho de Cristina Couto, atual Secretária de Cultura do município, que reuniu rico acervo da iconografia da família e bem ilustrou salas, quartos e corredores da antiga residência da cearense ilustre.  

FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

NEPOTISMO EM CRATO - Ministério Público dá prazo de 10 dias para resolução - Gestores negam existência



De forma preventiva o Ministério Publico estadual recomendou a prefeitura municipal do Crato, câmara de vereadores e demais órgãos públicos municipais e os estaduais com sede no município que, identifiquem nos seus quadros de servidores os possíveis casos de nepotismo e deu um prazo de dez dias para que as autoridades responsáveis encaminhem a promotoria a solução para o problema, ou seja, que as pessoas que mantêm relação de parentesco em linha reta ou colateral e com consangüinidade até o terceiro grau, sejam imediatamente exoneradas de seus cargos. Anexo à recomendação acompanha o modelo de declaração onde o servidor terá que assinar dizendo que não está enquadrado nos casos de nepotismo para possível averiguação. A iniciativa foi do Ministério Publico baseado em seu próprio banco de dados e também através de denuncias feitas pela população. O promotor explicou que está aguardando a documentação exigida para em seguida tomar as medidas cabíveis caso sejam necessárias. Disse Lucas Azevedo que a iniciativa do Ministério Publico visa que os órgãos públicos promovam uma administração melhor e transparente. Para o promotor, o nepotismo é fator de atraso no funcionamento da administração publica e que seus responsáveis, tanto o gestor como o servidor, devem ser punidos.

Ainda de acordo com o promotor, há informações publicadas no Diário Oficial de que diversos parentes do prefeito e do vice prefeito, até terceiro grau, bem como a ocorrência de nepotismo cruzado entre a prefeitura municipal e a câmara de vereadores e que esses atos violam os princípios constitucionais, notadamente os da probidade administrativa. O vice prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho ficou surpreendido com a informação da recomendação do Ministério Publico e afirmou que não tem familiares seus vinculados a administração municipal. Garantiu que trabalha na vida publica com apenas dois funcionários que não têm com eles nenhum grau parentesco, até porque sua família resume-se em apenas seus filhos crianças e sua esposa que é advogada e nunca a deixou ela se aproximar da prefeitura. Já o presidente da câmara municipal, Luiz Carlos, assegurou que no legislativo que ele preside não tem ninguém de sua família empregado, e até os vereadores assinaram um documento se comprometendo em não fazer indicação de familiares para o quadro de servidores da câmara. Luiz Carlos demonstrou tranqüilidade quanto a recomendação do promotor de justiça e colocou o legislativo a disposição para qualquer investigação.

O procurador geral do município do Crato, George Borges declarou que o prefeito Ronaldo Gomes de Matos está conduzindo sua administração dentro da lei e sobre a recomendação do Ministério Publico todas as providencias já foram tomadas. Explicou que foi feito um memorando circular interno e enviado para todos os secretários municipais os orientando fazer as justificativas exigidas pelo promotor de justiça e a partir desta semana os servidores comissionados e com função gratificada sejam chamados para assinarem a recomendação.


Wilson Rodrigues
Radialista/Reporter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



CRATO - Aniversário do estádio Mirandão passou despercebido e sem comemoração



No ultimo dia 9 de maio o estádio de futebol “O MIRANDÃO”, em Crato, completou 31 anos. A obra foi feita em única etapa pelo ex governador Virgilio Távora de saudosa memória, em atendimento a solicitação do então prefeito municipal, Ariovaldo Carvalho. A inauguração aconteceu na tarde do dia 9 de maio de 1982 com o jogo inaugural entre Bangu do Rio de Janeiro e Ceará Sporting Clube com vitoria de 2 X 1 para a equipe carioca, perante um publico estimado em 10 mil espectadores. A partida foi transmitida pelas emissoras de radio da região e de Fortaleza, alem das emissoras de televisão do Estado. Foi um marco na historia futebolística do Crato e para os desportistas a realização de um sonho acalentado há décadas. O mirandão chegava como uma das mais modernas praças de esportes do interior cearense para o orgulho de todos, embora com apenas um só lance de arquibancadas. Um fosso, com três metros de profundidade, circundando todo o campo de jogo, era o principal item do projeto arquitetônico da obra, como grande atração, visto que, a valeta foi feita para servir de defesa entre o publico e jogadores, grande novidade na época.

Passadas mais de três décadas o estádio do mirandão continua do mesmo jeito que foi inaugurado, ou seja, a obra segue inacabada, faltando concluir a outra serie de assentos do lado oposto do campo. A parte exterior, notadamente em frente ao portão principal, permanece sem nenhuma infraestrutura do tipo arborização, alamedas, iluminação adequada e outros melhoramentos necessários e condizentes com a grandeza da obra. Nenhum prefeito ou governador, em todo esse tempo, demonstrou interesse em concluí-la, apesar das incansáveis reivindicações da imprensa e dos desportistas. Mesmo assim o mirandão já recebeu times importantes como o fluminense, flamengo e Bangu do Rio de Janeiro, alem dos jogos pelos campeonatos cearenses da primeira e segunda divisão, todos com presença de publico considerável.

A luta dos cratenses por um estádio de futebol começou desde os tempos da existência de seu primeiro campo de esportes que foi onde é hoje a Praça da Sé. Mudando-se depois para aonde é atualmente a Praça Alexandre Arraes, onde está a Quadra Bi-centenário, em seguida para o Bairro do Seminário “Campo São José” e finalmente para o estádio Wilson Gonçalves, na Rua Carolino Sucupira, área onde hoje estão os laboratórios da Universidade Regional do Cariri e construção do Ginásio Poliesportivo da URCA. Foram nesses campos de onde surgiram muitas revelações de nomes que se tornaram consagrados no cenário do futebol regional, estadual e nacional, graças aos seus torneios e campeonatos municipais aguerridos e competitivos.

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe
Foto: Alex Araújo


Deputado Sineval Roque inaugura obras no Cariri ao lado do Governador Cid Gomes



O deputado estadual Sineval Roque esteve na última esta sexta- feira (17), juntamente com Governador Cid Gomes visitando os municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Antonina do Norte e Nova Olinda para inaugurar obras já concluídas, além de participar das assinaturas de ordens de serviços de Várias outras obras. As obras que ultrapassam os R$ 15 milhões, são voltadas a urbanização, drenagem, iluminação, estradas, mobilidade urbana e abastecimento de água.

Deputado Roque estava visivelmente transbordando de alegria. A maior obra da história de Antonina do Norte Inaugurada, “O Mamoeiro”, a policlínica de Campos Sales que irá atender toda a região do Cariri Oeste. O Deputado também visitou com o Governador Cid Gomes as obras da cidade do Crato, pediu celeridade e em contra partida Cid Gomes acenou com uma reunião para definir as datas das referidas inaugurações.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Sineval Roque


Nota Oficial do PC do B - Crato - CE



PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
DIRETÓRIO MUNICIPAL DE CRATO-CE

                                                          NOTA OFICIAL 

O Partido Comunista do Brasil, PC do B Crato ao reunir-se no dia 18 de maio de 2013 em Assembléia Geral de todos os seus Organismos de Bases, na presença de membro do Secretariado Político Estadual, deliberou a formação de uma comissão Política de organização a fim de conduzir as atividades do partido até a conferência municipal de Crato. Esta por sua vez terá o papel de representar politicamente o comitê municipal, sendo a única instância representativa do partido no município.

Não fugindo as suas tradições históricas, o PC do B reafirma seu compromisso com a luta da classe trabalhadora e compreende a necessidade da atual gestão de ter um novo olhar, mais sensível as reivindicações dos professores e demais categorias de servidores públicos da cidade de Crato. 

Os movimentos sociais sempre deram enormes contribuições políticas na história do povo Brasileiro não podendo ser renegado a planos inferiores, seja por qualquer gestão municipal, estadual ou Federal. Tais movimentos proporcionam a força motriz impulsionadora das grandes transformações da sociedade.  

O PC do B tem como seu maior capital político a sua própria militância, seus dirigentes, sua vida orgânica e seus Organismos de Base.   Nesse cenário, preocupado com os rumos políticos que vem se desenhando em nossa cidade, o partido avalia que, como aliado do projeto construído, compreende a necessidade de que sejam repensadas as políticas para a efetivação do mesmo, se colocando a disposição para o diálogo e a efetivação dessa construção.

Crato, 21 de Maio de 2013
Comissão Dirigente  PC do B/Crato

Nota enviada ao Blog do Crato por Samuel Duarte Siebra

Crato - Previsão do Tempo para Hoje, Quarta-feira, 22 de Maio de 2013



Bom dia, Crato!


Se formos falar a verdade, os serviços de meteorologia, por melhores que sejam, nos fazem de bobos constantemente. Anunciamos que teríamos chuva na madrugada de sábado para domingo, e nada de chuvas. Hoje, a meteorologia prevê chuvas para o crato no período da tarde e da noite ( muito difícil de acontecer, só vendo ). Mas, em todo caso, o que tem sido a "sensação" no Crato nos últimos dias é a queda de temperaturas, que caracteriza esta época do ano. De madrugada, hoje, por exemplo, chegou a fazer 22 graus em alguns locais da cidade. Muito bom, para nós que estávamos a sofrer com o imenso calor dos últimos meses.

Quarta-feira, 22 de Maio de 2013
Nascer do sol:05h42Pôr do sol:17h27
Temperaturas: Max 32º Min 21º
Ventos a SE a 10km/h
Umidade Relativa do Ar: 83%55%
Índice UV: Extremo 

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.




Cariri Garden Shopping recebe exposição "Os beatos e beatas do Padre Cícero"




Um trabalho com 12 fotografias de beatos importantes para a história de Juazeiro do Norte será levado ao público que frequenta o shopping, a partir do dia 20 de maio

A mostra fotográfica “Os Beatos e Beatas do Padre Cícero” poderá ser visitada, a partir do dia 20 de maio, segunda-feira, no Cariri Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Centers. O projeto faz parte de uma parceria do empreendimento com o Memorial, no intuito de tornar a cultura e a história da cidade e da região, acessível à população. A exposição vai até o dia 31 de maio.

A série de exposições, que acontece desde o mês de março, no mall do shopping, por meio do projeto “Juazeiro de Corpo e Alma”, já trouxe exposições sobre as ‘Relíquias do Padre Cícero’, com objetos pessoais do sacerdote sendo expostos ao público e, no mês de abril, as ‘Artes Reverenciando o Padre Cícero’, com trabalhos de artistas da cidade.

Segundo o presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Antônio Chessman Alencar, o principal intuito dessa parceria é ampliar o espaço do Memorial e torná-lo dinâmico, levando a história da cidade ao conhecimento de todos. Ele afirma que essa mostra, especificamente, traz um capítulo com personagens de grande importância. Serão expostas 12 fotos de beatos, que tiveram influência direta na vida da cidade, alguns deles, por conviverem de forma aproximada com o Padre Cícero, a exemplo da beata Maria de Araújo, que protagonizou o ‘milagre de Juazeiro’, em 1889, e também a beata Mocinha, que administrava a casa do sacerdote.

“É uma forma de rememorarmos a nossa cultura e levarmos isso para espaços importantes, como o shopping”, diz Chessman. A exposição esteve anteriormente no próprio Memorial. Nos próximos meses de junho e julho, mais duas importantes exposições inéditas serão levadas ao shopping.

O Gerente de Marketing, do Cariri Garden Shopping, Eduardo Duffles, destaca a importante parceria, que vem ocorrendo com pleno sucesso, desde a primeira mostra. “Um dos grandes objetivos da administração do shopping é levar ao público mais exposições e eventos. Falar do Padre Cícero é contar a história do Cariri", afirma. Ele explica que, a parceria entre as duas instituições, tem como objetivo valorizar ainda mais o importante equipamento de salvaguarda da história de Juazeiro e da região, que é o Memorial Padre Cícero. "Precisamos, como principal ponto de entretenimento da cidade, valorizar a cultura local", enfatiza.

CGS


Novo código Penal Brasileiro terá segurança jurídica para os próximos 150 anos.



O Estado do Ceará está preparando uma proposta a ser apresentada ao projeto de reforma do Código Penal Brasileiro no senado federal. Na ultima sexta feira o senador cearense, José Pimentel PT, integrante da comissão que cuida dos trabalhos naquela casa legislativa, esteve palestrando sobre o tema para alunos do curso de direito da Universidade Regional do Cariri. Pimentel disse que o C. P. B. tem 70 anos de vigência e sua reforma é desejo de todo País. O senador explicou que se faz necessário consolidar 123 leis esparsas e contraditórias que incorporam o código com a prioridade voltada para os crimes contra a vida e diminuição das penas dos delitos contra a propriedade e ao mesmo tempo enfrentar uma serie de crimes novos que não existiam na época em que o código foi aprovado. TEC Infrações como tortura, trabalho escravo, racismo, trafico de drogas, corrupção política, terrorismo, crimes no transito, eutanásia, ortotanasia, maus tratos a animais, aborto, maioridade penal, crimes na internet e muitas outras questões estão sob os olhares da reforma. Para José Pimentel só a reforma no Código Penal não irá amenizar os conflitos na sociedade brasileira, é preciso trabalhar mudanças no sistema educacional e tentar resolver a questão carcerária do País onde existem mais de 500 mil pessoas presas, o terceiro maior numero do mundo, sem atividades que possam lhes garantir a reintegração na sociedade. O senador citou o crime de vadiagem como o mais absurdo do atual Código que considera criminosa a pessoa sem emprego no Brasil.

Como qualquer matéria que trata do direito a liberdade de ir e vir das pessoas, o senador José Pimentel não descartou a possibilidade de surgirem polemicas entorno da reforma do Código Penal que deve ser reconstruído com bastante clareza para as novas demandas e a nova realidade brasileira com bastante segurança jurídica para os próximos 150 anos. Para que a reforma seja bem fundamentada o povo brasileiro está sendo ouvido pela comissão, colhendo opiniões e sugestões junto às universidades, escolas, entidades de classes e demais instituições de diversos setores da sociedade civil organizada. Um dos alvos principais da reforma, conforme Pimentel, é acabar com as chamadas brechas da lei que permitem conjunto de recursos judiciais e findam uma ação levar até 40 anos para ser julgada e concluída. O prazo para conclusão das reformas não pode ser tão longo ao ponto de inviabilizar o código e nem tão curto que não permita a participação da nação. Esta condição foi estabelecida pela comissão de sete juristas autores do anteprojeto que deu origem a reforma do C. P. B, disse o senador José Pimentel.

O curso de direito da Universidade Regional do Cariri tem 800 alunos da região e de estados vizinhos, mas compareceram a palestra pouco mais de 60 estudantes. O coordenador, professor Antonio Ambrosio de Oliveira disse que não foi feita uma proposta a ser entregue a comissão o que deverá ser feito nos próximos dias. Garantiu que os estudantes do curso vão realizar debates e discussões de idéias após conhecer com mais profundidade a proposta contida no anteprojeto.

Por: Wilson Rodrigues



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30