xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/05/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 maio 2013

O baile sertanejo - Por: Emerson Monteiro


Desde cedo da noite que o coronel percebera os sons de harmônica pelo ar escuro da fazenda, zabumba, pandeiro e triângulo, vinha de dentro das matas em pleno meio de semana. Naquelas bandas, as autorizações para os sambas de latada careciam de longa preparação. Até o delegado havia de ter conhecimento e permitir, quando fossem realizar, nas fazendas, as promoções de si tão violentas dos caboclos rústicos do lugar. Nada disso haviam providenciado. Nenhuma notícia de samba.

O primeiro portador até ali não retornara com as notícias. Despachado a fim de acabar com o festejo e saber dos responsáveis, sumira de tudo, sem vir, nem mandar qualquer recado. Essa a razão da impaciência do proprietário das terras, na sala principal da casa grande, a andar num pé e noutro, transferindo contrariedades aos ouvidos tensos da esposa. Sentada perto de uma janela, a mulher fixava os olhos na espera angustiosa dos acontecimentos.

Nessa hora, resolveram chamar outro portador e encaminhá-lo com a mesma finalidade.
Outro tanto de tempo, quase uma hora depois, e nada de resultado. Algo na verdade esquisito existia naquilo tudo. As ordens do fazendeiro jamais foram desconsideradas do jeito daquele momento. Esperariam mais só um pouco.

A música soprava na brisa das bandas do lugar da festa, trazendo nítido o calor de farra, se ouvindo ainda gritos e gargalhadas, misturados com forró. Lá longe, a casa fervia de animação, acrescentando as apreensões ao casal.

Ainda não retornara o segundo emissário, quando resolveu o coronel em pessoa examinar de perto a afronta dos agregados. Nem imaginava que tivessem tamanha audácia de desobedecer. Ele equipou o rifle de entrar na dança e seguiu na escuridão da noite sem lua.

A mulher fechou portas e janelas, e permaneceu de sentido em alerta. Contudo isso durou pouco, pois se rendeu ao enfado, caiu em sono profundo dentro do casarão silencioso.


De manhã, sol nas alturas, despertou escutando o marido desconfiado que empurrava a escora da porta. Com os olhos avermelhados de quem dormiu pouco, ou não dormiu. Nisso foi dizendo:

- Pense num homem divertido o compadre Lampião. Dançou o tempo todo sem demonstrar qualquer cansaço - falou sorrindo amarelo e seguiu rumo da cama, pois passara a noite em claro, batendo zabumba na festa dos cangaceiros que se arrancharam numa manga das proximidades.   

Igreja de bruxaria aciona STF contra composição da Comissão de Direitos Humanos da Câmara


STF_Brasília – Representantes da Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil entraram hoje (8) com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação da composição atual da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Eles alegam que a atual formação é ilegal, pois não respeita o princípio da proporcionalidade entre os partidos.
De acordo com os três signatários – que não mencionam a religião a que pertencem e se identificam apenas como eleitores – o PSC deveria ter apenas um integrante na comissão, mas devido a acordos partidários, ficou com oito dos 18 postos possíveis. O grupo acredita que o princípio da proporção deve ser respeitado porque é previsto na Constituição e no Regimento Interno da Câmara.
“Seria um total descalabro permitir essa deturpação absurda, na ordem de grandeza de dar a um só partido peso mais de dez vezes maior do que sua opinião teria que ter em quaisquer decisões da Casa do povo”, diz trecho do mandado de segurança.
Os integrantes da Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil argumentam que as negociações sobre proporcionalidade nas comissões não podem ocorrer “a bel prazer dos partidos” e citam como exemplo de prejuízo do monopólio do PSC a discussão sobre a cura gay. “O povo brasileiro, cada cidadão que vota, tem o direito de ver o tema discutido por uma comissão em que o PSC tenha só uma vaga e não oito”.
O mandado de segurança pede decisão liminar para anular a nomeação dos integrantes da comissão e todos os atos posteriores do grupo desde sua instalação, alegando que há vício na composição desde a origem.
Débora Zampier

Repórter da Agência Brasil
Edição: Fábio Massalli
Agência Brasil

Governador Cid Gomes libera R$ 68,9 milhões para Segurança Pública


RondaceO governador Cid Gomes autorizou nesta terça-feira (07), durante reunião com o secretario da Segurança Publica, Coronel Francisco Bezerra, novos investimentos na ordem de 68.900.608,00 para a área da segurança. O montante destina-se à compra de viaturas e de equipamentos, e a realização de novos concursos para as instituições policiais.
POLÍCIA MILITAR - Serão adquiridas 150 motos para o Batalhão Raio (BPRaio). Com isso, o grupamento passará das atuais 30 equipes para 80 (no início da atual gestão da SSPDS eram apenas 11). Todas as equipes serão empregadas no patrulhamento preventivo das zonas que registram maior incidência de criminalidade em Fortaleza. A Polícia Militar será contemplada ainda com 61novas viaturas para o patrulhamento da Capital. Foram também liberados R$ 17 milhões para compra de novas peças de fardamento para toda a Polícia Militar.
POLÍCIA CIVIL - O governador também atendeu ao pleito do titular da SSPDS no sentido de liberar recursos para a compra de 53 novas viaturas para a Polícia Civil. Todas terão emprego na Capital e Região Metropolitana. Também foram liberados recursos para aquisição de viaturas e equipamentos tecnológicos para a nova Delegacia de Proteção ao Turista e para o novo 2º DP.
CONCURSOS – O governador Cid Gomes autorizou ainda a convocação de 637 candidatos a Inspetores de Polícia Civil (do último concurso) para ingresso no Curso de Formação Profissional. De imediato serão chamados, ainda neste ano, o número de candidatos necessário ao preenchimento das vagas remanescentes da primeira turma de inspetores. Os demais candidatos, após formados, comporão cadastro de reserva.
Foram ainda liberados recursos para o início imediato dos concursos públicos para contratação de 200 tenentes da Polícia Militar e 300 novos Bombeiros Militares (destes, 30 oficiais).
VIDEOMONITORAMENTO – Liberados os recursos para a implantação de 100 novas câmeras para o Sistema de Videomonitoramento da Capital.
PECÉM – Recursos para a estruturação das unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
PEFOCE – Autorizada a compra dos equipamentos para o Núcleo de Perícia Forense da Região dos Inhamuns.

Assessoria de Comunicação da SSPDS

BNB divulga resultado da seleção de propostas para a programação dos CCBNBs-Cariri (CE) e Sousa (PB) em 2013 e 2014


Bnb-banco-do-nordeste-nova-marcaO Banco do Nordeste do Brasil está divulgando o resultado da seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Cariri, com sede em Juazeiro do Norte (região sul do Ceará), e BNB-Sousa, no alto sertão paraibano, durante os anos de 2013 e 2014. Foram selecionadas ao todo 133 propostas, sendo: 39 de música vocal, 11 de música instrumental, 37 de artes cênicas, 13 de artes visuais e 33 de atividades culturais infantis.
Os 133 projetos selecionados são originários de 14 estados de quatro regiões brasileiras (Nordeste: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Alagoas; Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso; e Sul: Rio Grande do Sul).
As listas contendo o resultado da seleção de proposta estará disponível a partir de amanhã (quarta-feira, 8) no portal do BNB, no endereço www.bnb.gov.br/cultura. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (85) 3464.3109 (Ambiente de Gestão da Cultura do BNB), (88) 3512.2855 (CCBNB-Cariri) e (83) 3522.2980 (CCBNB-Sousa).
do Blog Ceará é Notícia

Professores recebem títulos da Urca


Juazeiro do Norte. O fundador do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, Plácido Cidade Nuvens, e uma das maiores estudiosas da religiosidade brasileira, além do cangaço, antropóloga Luitgarde de Oliveira Cavalcante Barros, foram agraciados na noite de ontem, com o título de "Doutor Honoris Causa", durante solenidade, na Universidade Regional do Cariri (Urca), campus Pimenta, no Crato.

ProfessoresurcaOs professores Luitgarde de Oliveira Cavalcante Barros e Plácido Cidade Nuvens, pelos serviços prestados à ciência e à Região do Cariri, foram agraciados na noite de ontem, com o título de "Doutor Honoris Causa"FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

A cerimônia foi presidida pela reitora da Urca, Otonite de Oliveira Cortez. Ela destacou que o título honorífico aos professores foi aprovado pelo Conselho Universitário da Urca, por meio de votação. Os nomes foram levantados pela grande importância que representam para a pesquisa científica, a história, o trabalho voltado para a valorização e o desenvolvimento social e econômico da região, além da literatura. De acordo com a reitora, esse é o maior título ofertado pela Universidade, concedido às pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e o progresso da Universidade, no âmbito das ciências, do ensino ou da extensão, e também para a região e o País.

Nos últimos anos, foi aprovada a concessão de três títulos de "Doutor Honoris Causa", na instituição, incluindo o ex-reitor, Plácido Cidade Nuvens, e da professora Luitgarde Barros, além de Madre Feitosa. A indicação do Professor Plácido e Madre Feitosa e a defesa dos nomes partiu da própria conselheira, professora Otonite, e a professora do Departamento de História da Universidade, Fátima Pinho, apresentou o nome da Professora Luitgarde, endossado pelas integrantes do conselho e Professoras, Paula Cordeiro e Renata Marinho Paz.

Reconhecimento

A apresentação de Luitigarde, durante a solenidade, foi realizada por Fátima Pinho, e do professor Plácido, pela professora Edith Meneses. Segundo a professora e historiadora da Urca, Fátima Pinho, para quem reconhece a importância da pesquisa acadêmica, estas são duas grandes personalidades, da mais alta relevância pela contribuição que têm dado ao mundo da ciência. "São duas personalidades intelectuais e merecedoras deste reconhecimento: Plácido e Luitgarde", ressalta. Ela destaca a professora Luitgarde Barros, como uma das mais importantes intelectuais do Brasil. Escreveu o livro sobre o Padre Cícero e a devoção popular no Juazeiro, "A terra da mãe de Deus".

O professor Plácido Cidade Nuvens é doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino - Roma, com Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana - Roma e Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa. Foi vice - reitor da Urca entre 1996 e 2003 e eleito reitor na consulta realizada em 24 de maio de 2007 e permaneceu no cargo até 2011. Fundador, ex-diretor e ex-coordenador da Rede de Sustentação Científica do Museu de Paleontologia da Urca, que lhe valeu o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares de Comunicação, em 2001. Membro da equipe de Coordenação do Planejamento Estratégico da Urca- de 1992 a 2002. Foi Diretor do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT entre os anos de 1992 e 1993, além de Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados - Cesa, no ano de 1991.

Prefeito do município de Santana do Cariri entre 1983 e 1989, também foi professor do Curso de Direito desde 1974. Coordenador do Curso de Direito entre 1974-1975. Coordenador da Fundação Padre Ibiapina (1974-1982). Coordenador-Geral do Simpósio Regional de Educação, que definiu a estratégia de criação da Urca, ocorrido em 1975. Também integrante da Equipe de Implantação da Meso-Região da Chapada do Araripe, prestando relevantes serviços ao desenvolvimento regional e divulgação científica, a exemplo das riquezas na área da paleontologia, história e cultura regionais. Atualmente é coordenador do Museu de Paleontologia da Urca, em Santana do Cariri.

Relevância
A antropóloga Luitgarde Barros por 15 anos lecionou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na qual teve suas atividades acadêmicas encerradas no ano de 2011. É considerada uma das mais importantes intelectuais do Brasil. Nascida em Santana de Ipanema, Alagoas, em 1941, Luitgarde tem um papel importante nos estudos da religiosidade do brasileiro, especificamente na dos moradores da região Nordeste.

Os trabalhos de Luitgarde sempre foram voltados à religião na sociedade brasileira, sobretudo, a da região Nordeste do País. Os estudos dela foram norteados pelos escritos de Antonio Gramsci e divulgados através de livros, como "A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão", cujo texto mostra os caminhos percorridos por Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, o mais famoso cangaceiro do Brasil e do irmão dele, que acabou se tornando religioso. O livro recebeu uma indicação para o prêmio Jabuti de literatura. Nesse trabalho, Luitgarde reúne todos os detalhes para desmistificar Lampião.

Mais informações
Reitoria da URCA
Campus do Pimenta
Crato - CE
Telefone: (88) 3102.1292

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30