xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/05/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 maio 2013

Um escravo branco - Por: Emerson Monteiro


Registros correntes indicam as bases da escravidão no Brasil em face do tráfico de negros trazidos do continente africano à época da empresa colonial portuguesa, destinados ao cultivo da cana-de-açúcar, cujo produto final era transportado à Europa por meio dos navios holandeses. Sobretudo traficantes portugueses apresavam nativos e os conduziam ao litoral do Maranhão, de Pernambuco, Bahia e São Paulo, através dos métodos cruéis de privação de liberdade em porões infectos. Raras, raríssimas ocorrências, contudo, revelam existissem escravos de outras procedências raciais que não tais.

No entanto, meu pai falava de existir, entre os escravos alforriados no Tatu, um homem alvo, alourado e de olhos azuis, o qual resolveria permanecer ligado à família ainda que viajasse das terras de Dona Fideralina e rumasse ao Sudeste do País.

Um neto da velha matriarca, Ildefonso Lacerda Leite, que seguira ao Rio de Janeiro, onde cursou a Faculdade de Medicina, certo dia, quando menos esperou, recebeu a visita do antigo escravo da avó, que depois o buscaria em ocasiões sucessivas, mantendo a proximidade.

Sempre que vinha lhe ver até trazia consigo parte dos ganhos obtidos nos trabalhos da Capital Federal, insistindo que recebesse em nome dos vínculos do passado, e pelo reconhecimento dos bons tratos que merecera nos tempos do Ceará. Era tecelão, ofício que praticava com habilidade desde quando vivera na fazenda, em Lavras da Mangabeira, sob o jugo da família do acadêmico.

Essa afeição durou enquanto Ildefonso Leite cumpriu os estudos, prolongado nas boas relações entre os dois.

Lá adiante, Ildefonso regressaria ao Nordeste, indo clinicar na cidade paraibana de Princesa, origens de seu pai, meu bisavô Luiz Leônidas Lacerda Leite. Naquela localidade, contrairia núpcias com Dulce Campos, filha do coronel Erasmo Alves Campos, chefe político no município, sendo, a posteriori, vitimado em momentoso assassinato.

Nenhum outro registro que conheço indica, pois, ocorrências desse tipo de subjugação no Sertão, razão essa que justifica contar trazer a verificação.

Obras da loja MACAVI causam transtornos à população do Crato


TÚNEL ATRAVESSA TODO O CALÇADÃO DO CRATO.
Nota do Editor: Como já dizia um grande amigo nosso: "Deixa de Brincadeira !"




Recebemos uma mensagem do Sr. Carlos Eduardo, que é filho do Joaquim, da Lanchonete Primavera, solicitando a nossa ajuda em questionar e divulgar os transtornos que as recentes obras da nova loja MACAVI têm causado à população do Crato. Por último, foi exigida a construção de um túnel que deverá atravessa todo o calçadão em pleno centro da cidade. Vejamos o texto original do autor:

"Olá Dihelson! Venho aqui pedir a ajuda da equipe do Blog do Crato num fato que está causando um grande transtorno, e poderá se tornar algo muito perigoso. Você com certeza já viu o transtorno que as obras da construção da Macavi causaram no calçadão. Entretanto, estamos conscientes de que seria impossível realizar obra de tamanho porte sem alguns inconvenientes, e sabemos também que aquele ponto comercial beneficiará a todos os comerciantes ali instalados. Acontece que, na semana passada, começaram a recuar os tapumes que ali existiam para o meio do calçadão. 

Pensamos que o motivo fosse para dar espaço para que pudessem ser realizados os acabamentos na parede externa da obra. Hoje, no entanto, ficamos sabendo a real função da mudança: a construção de um TÚNEL que vai de uma ponta à outra do calçadão. Indagados sobre a função desse túnel, funcionários da obra disseram se tratar se uma exigência do Ministério (qual não souberam informar) para que os pedestres pudessem circular por dentro do mesmo... Agora perguntamos onde fica a segurança dos pedestres e dos comerciantes, com um túnel de quase 100 metros, totalmente escurecido, que pode servir de abrigo para todo tipo de coisa? 

Se é para segurança dos transeuntes, acho que a rede de proteção, tal qual é usada em toda obra que vemos por aí, seria mais do que suficiente, além de não oferecer risco à segurança do local. Infelizmente, na prefeitura, ninguém sabe informar nada sobre o assunto, e estamos agora sem saber o que fazer. Esperamos não ver nenhum tipo de acontecimento desagradável para que alguma providencia seja tomada. Esperamos contar com a colaboração da equipe do Blog do Crato na busca do (ir)responsável por esta ação, assim como nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos."
Um grande abraço,
Carlos Eduardo (filho do Joaquim da Lanchonete Primavera)


Tiro de Guerra do Crato passa por dificuldades - Por: George Macário de Brito



O TIRO DE GUERRA 10-004, DO CRATO, PASSA POR PROBLEMAS POR DESCONTINUIDADE DO  CONVÊNIO COM A PREFEITURA.

Para quem não sabe, nos Municípios onde funcionam os TG's, é o Prefeito do Município o seu DIRETOR. Justamente para estabelecer um vínculo com o Exercito Brasileiro e, sobretudo, para viabilizar subsídios, no sentido de garantir sua funcionabilidade, que é por demais necessária, na formação de inúmeros jovens que experimentam e passam por uma verdadeira lição de vida, de valores e de amor à Pátria.

Fui informado de que o nosso querido TG 10 004 está passando por dificuldades funcionais, por falta de VERBA, para sermos bem claro. O Convênio estabelecido com a Prefeitura, que existe desde sempre, jamais deixou de ser firmado com o Exército Brasileiro, por mais graves que sejam as crises - se é que elas existem da forma como que se alardeia.

Como cratense, admirador e defensor do trabalho desenvolvido por esta instituição militar que, diga-se de passagem, goza de grande simpatia da população, sobretudo do Povo do Crato, não posso ficar de boca fechada diante de um problema de fácil resolução por parte da atual Administração Pública, da qual faço oposição responsável. Acredito, que só está faltando vontade política e sensibilidade para priorizar o que não se pode deixar de ser feito. Mas, nem por isto, quero deixar de crer num encaminhamento, o mais breve possível, da solução deste impasse.

É bom que se diga, portanto, que o TG 10 004 não "veste" cores partidárias, uma vez que, defende o VERDE, o AMARELO, o AZUL e o BRANCO, das cores da nossa Pátria e da nossa gloriosa bandeira. Este é o motivo pelo qual, o Senhor Prefeito, que é o seu Diretor, não pode e não deve ser responsabilizado pela descontinuidade deste convênio e, por isto ser lembrado, na História do Crato, como o único Prefeito que fechou as portas do Tiro de Guerra do Crato.

O TG 10 004 MERECE RESPEITO E PRIORIDADE!

George Macário de Brito - Editor do Blog O DEMOCRATO


Desobstrução dos vendedores das ruas do Crato


Veja o vídeo:


Fonte: TV Verde Vale

Vereador Paulo de Tarso faz pronunciamento na Câmara Municipal negando acusações


Na sessão do dia 07 ( Terça-Feira ) Câmara Municipal do Crato, o vereador PAULO DE TARSO foi enfático ao falar sobre o caso das diárias. Argumentou que ao tomar ciência das denúncias tratou de descaracterizá-las, apresentando documentos que comprovaram o quão elas eram infundadas. Acrescentou, por fim, que está aberto a qualquer tipo de fiscalização e que qualquer cidadão pode dirigir-se à Câmara Municipal para inteirar-se dos fatos.

Por: Prof. Augusto - Publicado no grupo "Filhos e Amigos do Crato".
www.filhoseamigosdocrato.com


Crato - Previsão do Tempo para o dia de hoje ( 08-05-2013 )



Bom Dia, Crato!

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite é o que prevê a meteorologia para esta quarta-Feira, 08/05

Nascer do sol: 05h40 Pôr do sol: 17h29
Temperatura: Max 34º Min 24º
Ventos: ENE a10km/h
Umidade Relativa do Ar: 94% 55%
Índice UV: Extremo

Fonte: INPE e GOES12

Num oferecimento de:



ANATEL NELES ! - OAB do Ceará quer Anatel agindo contra operadoras de telefonia móvel



A OAB do Ceará, através de sua Comissão de Defesa do Consumidor, requereu, mais uma vez, providências contra “a má qualidade dos serviços prestados” pelas operadoras de telefonia móvel no Estado do Ceará. A comissão mandou, nesta terça-feira, o ofício 68AT/2013 para a gerência regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicita instauração de procedimento administrativo para apuração de possível lesão ao direito dos consumidores de telefonia móvel.

A entidade quer também das operadoras cópias dos relatórios elaborados, nos últimos dois exercícios sociais (2011 – 2012), acerca da qualidade dos serviços de telefonia móvel prestados por elas no Ceará. Caso a Anatel já tenha promovido a abertura da mencionada fiscalização, deve informar sobre o número do processo e enviar à OAB-CE cópia dos respectivos autos de infração com relatório do auditor, adianta o ofício.
 
"O Povo Online" ( via Lindomar Rodrigues )


Estudantes de agronomia fazem protesto no Crato



Veja o vídeo no link abaixo:

http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/juazeiro-do-norte/v/estudantes-de-agronomia-fazem-protesto-no-crato/2557080/

Fonte: TV Verdes Mares Cariri


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Anuncie na Internet - BLOG DO CRATO - A Maior Vitrine do Interior Cearense!
Contatos pelo e-mail: blogdocrato@hotmail.com


Aquele Abraço! - Ao Roberto Pires


Ele está em todas! Uma conhecida personalidade cratense se encontra em Brasília, onde foi entrevistado pela TV Globo News ( que chique! ). É o nosso querido Roberto Pires, mais conhecido no Crato, pelo apelido de Roberto Jacu, que dentre outras atividades, mantém um site de notícias sociais na internet e é também fotógrafo. Aqui está a "prova", pois afinal de contas, o Roberto está na Globo. ( rs rs ).

Por: Dihelson Mendonça



Conta de luz será mais barata fora do horário de pico


Medida vale para os consumidores que aderirem ao modelo de cobrança 'tarifa branca'

Os consumidores que aderirem ao novo modelo de cobrança da energia elétrica, chamado "tarifa branca", terão uma redução na conta de luz. O modelo entra em vigor a partir de janeiro do próximo ano e estabelece que as distribuidoras de energia terão de cobrar desses clientes valores diferenciados para o uso da rede durante o horário de pico, aplicando uma tarifa mais cara, e para o uso da energia fora do horário de pico, que será mais barata.

"Basta que a pessoa não ligue o chuveiro ou a TV na hora de ponta, entre 18 horas e 21 horas. A redução deve ser considerável, até 45%", estima o diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Edvaldo Alves de Santana. Para que essa nova marcação seja possível, as empresas terão de trocar os antigos relógios contadores por medidores mais modernos. De acordo com regulamento da Aneel, as elétricas podem repassar esse custo de equipamento para o consumidor, na próxima fatura. Para realizar a troca, o cliente terá de contatar a empresa, que precisa realizar o serviço em um prazo de 30 dias.

Consulta Pública

A Aneel já havia autorizado o novo modelo de cobrança desde 2011, mas ainda há alguns acertos a fazer antes do modelo passar a vigorar. Atualmente, por exemplo, a agência submeteu a uma nova consulta pública o regulamento para colher "subsídios adicionais" para aplicação da medida. Entre as alterações feitas neste novo dispositivo está a inclusão dos consumidores, que já são beneficiados pela tarifa social, no novo modelo. Assim que o regulamento foi lançado, eles não faziam parte da lista de beneficiados por consumir "valores irrisórios". Na nova proposta esse consumo é considerado "relativamente pequeno" -portanto, passa a ser considerado no plano. De acordo com o diretor Edvaldo Santana, a medida ajuda a desobstruir as redes de transmissão de energia nos horários de maior demanda, o que significa possibilidade de menor investimento das empresas. A consulta pública ocorrerá de 8 de maio a 8 de agosto.

Call Center

A Aneel também aprovou resolução para apertar os critérios de qualidade para as distribuidoras de energia. Segundo o texto, as empresas deverão tentar agilizar o tempo de resposta ao cliente nas questões que forem levantadas pelo serviço de call center. "Percebemos que as pessoas estavam ligando direto para a Aneel quando queriam reclamar, porque nosso prazo para intermediar uma solução entre consumidor e empresa é de 19 dias. Pelo SAC das empresas o prazo era de 30 dias. Agora queremos que seja de 15", disse o diretor Edvaldo Santana. 

As empresas que não obedecerem os prazos serão multadas, mas o valor ainda não foi determinado pela reguladora. O número de reclamações registradas contra uma empresa também servirá para aplicação de multa pela Aneel. A partir da definição de uma meta, todas as empresas que superarem o patamar serão penalizadas. O documento passa por consulta pública de 9 de maio a 10 de junho.

Fohapress

Convênios para construção de cisternas no Ceará passarão por auditoria


Dados sobre os convênios para a construção de cisternas no Ceará serão auditados pela 14ª Inspetoria de Controle Externo (14ª ICE). Os equipamentos foram construídos entre 2010 e 2012 pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto Vida Melhor. A inspeção foi autorizada pelo Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE) e os trabalhos devem iniciar na quarta-feira (8).

O ofício da inspeção será entregue diretamente ao secretário da SDA, Nelson Martins, solicitando a disponibilização de processos, informações, cópias e quaisquer outros documentos indispensáveis à execução da auditoria para os servidores da 14ª ICE. A SDA deve também designar uma pessoa qualificada para prestar esclarecimentos.

O objetivo é verificar a regularidade das prestações de contas dos convênios, que tinham como objeto a construção de cisternas de placas em comunidades carentes atingidas pela seca no Ceará.

Lindomar Rodrigues
Colaborador do Blog do Crato


Empresa IBYTE lança campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas da sêca


Ibyte inicia uma campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas da seca e conclama a população a doar alimentos em todas as lojas da rede no Nordeste. Entre os dias 29 de abril e 12 de maio, todas as lojas da empresa estarão recebendo doações de alimentos não perecíveis.

O nordeste brasileiro está enfrentando a pior seca dos últimos 50 anos, com mais de 1.400 municípios afetados. Somente no Estado do Ceará, são 177 Municípios que se encontram em Estado de Emergência (dados da Defesa Civil). A falta de chuva penaliza milhares de famílias de agricultores nordestinos, uma situação cada vez mais grave. Devido às lavouras perdidas, ao gado que morre de fome e de sede, a população tem passado por dificuldades, às vezes não tem nem água para beber.
 
Ao final da campanha, os alimentos serão entregues para a Defesa Civil, que fará a doação diretamente às vítimas da seca.

Como ajudar:

Doação de alimentos não perecíveis
Onde: Nas lojas Ibyte

Juazeiro do Norte – CE,  Shopping Cariri


Empresa do Paraná trará milho para o Estado do Ceará


Fortaleza. A empresa paranaense Coama foi a vencedora do leilão para transportar 30 mil toneladas de milho, por via marítima para o Ceará. O produto será doado pelo Governo Federal para distribuição junto ao pecuaristas em todo o Estado.

O leilão aconteceu na segunda-feira passada e foi a terceira tentativa em se obter o transportador para os grãos a ser destinados para alimentação animal. Duas outras aconteceram sem sucesso em abril passado. O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Ceará, Agenor Pereira, diz que a expectativa é que o milho chegue ao Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, até o próximo dia 24 de junho. "A carga vinda de navio corresponderá a 1.200 caretas", afirma.

Embora já definida a data máxima para o início da distribuição do produto aos criadores, o no desafio passou agora a ser a logística de distribuição. Com isso, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, deverá se reunir, hoje de manhã, com diretores e presidentes da Conab, Ceasa, Ematerce, Transnordestina, Cearáportos e Aprece mas estabelecer um plano de distribuição do milho, de modo que atenda todas as regiões cearenses. De janeiro até abril passado, chegaram ao Ceará cerca de 30 mil toneladas de milho, que equivale a um mês da demanda dos pecuaristas. Segundo Nelson, esse aporte deverá ser mensal, em quantidade igual, até o final do ciclo da atual seca, como havia sido prometido pela presidente Dilma Roussef.

Ainda na segunda-feira passada, a Cearáportos recebeu correspondência assinada pelo ministro Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, determinando a todos os portos brasileiros que considerem prioritária a atracação dos navios que vão transportar o milho até os estados da região Nordeste, facilitando a logística de carga e descarga do produto. Atualmente, a escassez do cereal atinge mais os armazéns da Conab nas cidades de Iguatu, Juazeiro do Norte, Crateús e Russas.

Mais informações:

Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA); Av. Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo - Fortaleza. (85) 3101.8002

MARCUS PEIXOTO
Repórter do DN


Crato faz coleta seletiva de lixo


Proposta que é voltada para o desenvolvimento sustentável do planeta visa gerar renda para as famílias.

Crato. Com o objetivo de atingir 5% da população cratense, o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos do Município (Semac) está realizando um projeto de coleta seletiva. Ao todo, o Reciclação vai envolver 25 bairros, porém, inicialmente devem participar apenas aquelas localidades onde há parceiros como Organizações Não Governamentais e associações que já trabalham com resíduos sólidos. A proposta que é voltada para o desenvolvimento sustentável do planeta visa gerar renda para as famílias. Até agora, os distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino já contam com células do recolhimento do material reciclável.

Projeto "Reciclação" é desenvolvido em parceria com a Associação dos Recicladores do Crato. iniciativa já rende frutos em 25 bairros da cidade FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA

O Reciclação já está rendendo frutos. No bairro Batateiras, o grupo Legião Unida Pela Paz faz a coleta seletiva uma vez por mês. Desde o início deste ano até hoje, a Semac estima que foram retiradas do meio ambiente cerca de 20 toneladas de lixo.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação dos Recicladores do Crato, que seleciona o material e o repassa para as empresas de reciclagem. A venda dos produtos é fonte de renda de 20 agentes recicladores. Outra grande meta do Núcleo de Educação Ambiental é formar uma cooperativa que auxilie na organização dos trabalhos de todas as pessoas que coletam os resíduos.

O sistema de colaboração coletiva deverá beneficiar cerca de 300 homens e mulheres e retirar 30% do material reciclável que é enviado aos lixões.

Até 2014, nenhum município do País poderá ter lixões. Na região do Cariri, um aterro sanitário consorciado está sendo viabilizado pelo Governo do Estado.

Faltam ações

A obra irá atender às demandas de dez cidades. No entanto, delas, nem todas estão desenvolvendo ações de acordo com as exigências da iniciativa.

Levando em conta o crescimento econômico regional ajustado à proteção do meio ambiente, o Reciclação vai expandir a proposta. Todos as residências que contribuírem com a doação de material reciclável serão identificadas através de um selo da Semac. Na última segunda-feira, os moradores do bairro Mirandão foram envolvidos no projeto. Na localidade, cerca de 40 pessoas entre jovens e adultos do Projeto Vida Livre e da Associação dos Recicladores do Crato fizeram visitas aos domicílios para conscientizar as donas de casa sobre a importância de separar o material reciclável do restante do lixo. Na comunidade, foi instalado um ponto de coleta seletiva de papel, papelão, vidro, metal e plástico.

De acordo com o coordenador do projeto, Paulo Sérgio Garcia, é importante garantir o futuro das próximas gerações. Ele diz que é necessário utilizar os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham. Através do Reciclação enxerga uma melhoria da qualidade de vida da população. "Em pouco tempo, todos poderão ver a seriedade deste projeto e se sentirão estimulados a colaborar. As pessoas precisam se conscientizar é urgente a mudança de hábitos. Lixo não é lixo e pode ser transformado", revela.

Produção de itens

De forma a gerar um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social, além de buscar a erradicação da pobreza, com o recolhimento dos resíduos sólidos, o Reciclação pretende retomar a cadeia produtiva de bens como os objetos artesanais e a fabricação de peças de vestuários sem a utilização de recursos naturais.

Uma parte do material será destinada a projetos de arte que, por meio de oficinas, produzem vassouras, brinquedos e artigos de decoração. Ainda serão estabelecidas as metas de redução da produção de resíduos e a elaboração de novas medidas que repensem o uso, a recusa, a reutilização e reciclagem deles.

Atualmente, no Cariri, a reciclagem de resíduos sólidos é vista por muitos como atividade irrelevante. Os recicladores em diversas ocasiões são ignorados pela população que desconhece os conceitos da reciclagem. Contudo, a região abriga a sede de uma das maiores empresas de reciclagem do Norte e Nordeste, a Arplast, que está instalada em Juazeiro do Norte e emprega cerca de 90 funcionários diretos.

Mais informações

Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
Rua 7 de Setembro, 150.
Bairro: São Miguel, Crato.
Telefone: (88) 3586-8011

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Exigências do TAC para o Mirandão são cumpridas pela administração do Crato


As restrições relacionadas ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relacionadas ao Estádio Mirandão, em Crato, foram cumpridas pela administração municipal, dentro do prazo estabelecido junto ao Ministério Público do Estado do Ceará, através do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor).

Mesmo com as restrições para o funcionamento, o Estádio tinha sido liberado no final de janeiro para os jogos. O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, havia feito o anúncio com o comprometimento de acompanhar todos os procedimentos necessários para a efetivação dos serviços relacionados ao equipamento. 

O trabalho foi desenvolvido junto à coordenadoria de Esporte e Juventude. As principais exigências do TAC estiveram relacionadas à construção de banheiros feminino e masculino para as torcidas de visitante e deficientes, além de aumentar em 30 centímetros o guarda-corpo, que deverá ficar no mínimo com 1,10 metro.

O TAC teve que ser cumprido num prazo de 60 dias e envolveu também a restauração do piso nos pontos indicados pela Polícia Militar; isolamento do portão de acesso ao abrigo do caseiro do estádio, além da área das gerais, que fica embaixo do setor de visitantes. Com isso, a geral passou o período isolada até ocorrerem as melhorias. A capacidade do estádio chegou a ser também reduzida, em virtude das adequações.

As inspeções foram realizadas no local pela Polícia e Corpo de Bombeiro. Algumas restrições relacionadas a reparos e intervenções também foram apresentadas no laudo de prevenção de incêndios.

Fonte: PMC


URCA entrega título de Doutor Honoris Causa ao professor Plácido Cidade Nuvens


A cerimônia acontece nesta quarta, às 19 horas, no Salão de Atos da Instituição, no Campus do Pimenta

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizará nesta quarta-feira (8), às 19 horas, cerimônia de outorga de título de ‘Doutor Honoris Causa’ aos professores doutores, Plácido Cidade Nuvens e Luitgarde Oliveira Cavalcante Barros. Os professores serão agraciados, durante cerimônia presidida pela Reitora da URCA, professora Antônia Otonite de Oliveira Cortez, no Salão de Atos da Instituição, no Campus do Pimenta, em Crato.

O título honorífico aos professores foi aprovado pelo Conselho Universitário da URCA, por meio de votação. Os nomes foram levantados pela grande importância que representam para a pesquisa científica, a história, o trabalho voltado para a valorização e o desenvolvimento social e econômico da região, além da literatura.

De acordo com a Reitora da URCA, Professora Otonite, esse é o maior título ofertado pela Universidade, concedido às pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e o progresso da Universidade, no âmbito das ciências, do ensino ou da extensão, e também para a região e o País.

Nos últimos anos, foi aprovada a concessão de três títulos de ‘Doutor Honoris Causa’, na URCA, incluindo o ex-reitor da Instituição, Plácido Cidade Nuvens, e a Professora Luitgarde Barros, além de Madre Feitosa. A indicação do Professor Plácido e Madre Feitosa e a defesa dos nomes partiu da própria conselheira, Professora Otonite, e a Professora do Departamento de História da Universidade, Fátima Pinho, apresentou o nome da Professora Luitgarde, endossado pelas integrantes do conselho e Professoras, Paula Cordeiro e Renata Marinho Paz. A apresentação de Luitigarde, durante a solenidade, será realizada por Fátima Pinho, e do Professor Plácido, pela Professora Edith Meneses. 

III Colóquio de Ciências Sociais será realizado de 9 a 11 de maio
Começa no próximo dia 09 de maio, o III Colóquio de Ciências Sociais, do Curso de Ciências Sociais, da Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento contará com temáticas variadas de discussão, sendo aberto na tarde desta quinta-feira, às 13h20, contando com as palestras de aberturas com “Algumas Reflexões sobre o fazer Antropológico”, com a Professora Doutora da URCA, Renata Marinho, e “O Padre Cícero e a Educação em Juazeiro do Norte”, com Núbia Ferreira Almeida.

Ainda na parte da tarde, será tratada a temática “A emoção como objeto de pesquisa e como categoria analítica no campo das Ciências Sociais”, com os professores Roberto Marques e Leandro de Oliveira. À noite, a partir das 19 horas, será realizado o lançamento do livro “Juventude, violência e drogas: Os desafios às políticas de segurança”, do Professor Doutor da URCA, Antônio dos Santos Pinheiro.

As exposições ‘“Metamorfoses do racismo contemporâneo" e "Entre as montanhas da Chechênia e as ruas de Moscou: registros de uma pesquisa de campo" abre a programação do colóquio, na manhã da próxima sexta-feira (10), com a professora Cristina Donaeva. O encerramento será às 11 horas. A programação do evento terá continuidade na tarde do mesmo dia e, no sábado, será aberto às 9 horas, com o tema “A Arte e as Ciências Sociais: dissonâncias em busca de consonâncias?”, com André Álcman e “A Judicialização da Política”, com palestra do Professor Roberto Siebra.
Mais detalhes da programação, no site da URCA: www.urca.br.

Fonte: URCA


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30