xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/04/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 abril 2013

A EXPOCRATO precisa ficar - As Negociatas não !




Em todas as cidades em que existem EXPOSIÇÕES grandes e famosas do mundo, inclusive em Uberaba-MG, o parque fica no Centro e é a atração principal da cidade. O que se precisa fazer é transformar o Parque de Exposições na Área verde do Crato, numa especie de Parque do Ibirapuera local, com pistas de cooper, com uma floresta urbana, com um lago, para que a população desfrute o ano inteiro. Precisa derrubar aqueles muros, ter um projeto urbano arrojado ( que o Crato precisa muito ). E é preciso construir avenidas de entorno para desafogar o trânsito. A URCA precisa urgentemente sair daquele local. É inconcebível que uma universidade onde todos os dias gera um caos de milhares de pessoas, porque é mal localizada, permaneça onde está;

Pessoas vem de ônibus de diversas cidades do cariri enchendo a cidade de fumaça, de poluição, NUM VERDADEIRO CAOS URBANO. A URCA precisa ir para um local de fácil acesso, onde os estudantes possam ter conforto, e amplo estacionamento. E o Parque, como sabemos, só possui atualmente, cerca de 40% de sua área total construída, poderá se expandir para ser a grande área verde no centro do Crato. O que está faltando, principalmente, são HOMENS compromissados com o Crato; POLÍTICOS votados aqui em todas as esferas ( Federal, Estadual... ) que queiram o bem do Crato, para fazer o que ela mais precisa. Essa estorinha aí de levar a ExpoCrato para outro local é somente porque alguns felizardos estão de olho nos lucros a serem gerados pela venda e compra de terrenos. Vocês já pesquisaram quem são as pessoas mais interessadas na venda dos terrenos ? NÃO ? Pois pesquisem !!! - Verão que o buraco é mais embaixo. E no futuro, caso essa DESGRAÇA de retirar o parque do local atual venha a acontecer, as gerações futuras de Cratenses se lembrarão muito bem de como tudo aconteceu, quem foram os atores, quem se posicionou a favor, quem lucrou, quem foi entreguista, e como o Crato perdeu ( mais uma vez ) um de seus maiores patrimônios, pela visão errada em se conduzir as coisas nesta cidade ( como sempre ).

Dihelson Mendonça

DISSE ME DISSE - Camilo nega a saída de órgãos do governo do Crato - Por: Wilson Rodrigues



Nota do Editor: Ainda bem que ele nega! 

Vereadores do Crato realizaram um movimento em defesa da permanência dos órgãos do governo do estado, sediados no município e que estão a caminho do Centro Multifuncional em Juazeiro do Norte. Os vereadores entendem que a saída deles significa um esvaziamento institucional e de grande impacto negativo para o Crato onde, esses órgãos funcionam ha bastante tempo com jurisdição regional e a decisão de levá-los para outra cidade está causando indignação e insatisfação à população cratense que se sente injustiçada. O vereador Bebeto acha oportuna a manifestação do legislativo cratense uma vez que, alem do Crato receber minguados investimentos dos governos, ter ainda que ficar sem esses equipamentos públicos, representa uma decisão que está indo na contramão da historia. Para o vereador líder do prefeito na câmara, Paulo de Tarso, não se trata de um protesto e sim de um apelo ao estado no sentido de deixar seus órgãos no município do Crato e acredita na sensibilidade do governador Cid Gomes PSB que tem uma relação muito boa com o prefeito Ronaldo Gomes de Matos PMDB. No entendimento de Paulo de Tarso, a possível saída desses equipamentos poderá se tornar numa decisão paradoxal vez que, o Crato faz parte da Região Metropolitana do Cariri que foi criada com a finalidade de promover o desenvolvimento equitativo entre todos os municípios regionais.

O deputado estadual e secretário das cidades, Camilo Santana, disse que não tem nenhum órgão saindo do Crato e que estão criando a mesma polemica que foi gerada contra a construção do novo parque para a expocrato e que resultou num prejuízo enorme ao município. Segundo Camilo Santana, essa historia de que o governo está retirando seus órgãos do Crato foi inventada por gente que não tem o que fazer e explicou que o estado investiu 20 milhões de reais no prédio onde seria o Centro de Apoio aos Romeiros para transformá-lo num Centro Multifuncional de Uso e pra lá vão, voluntariamente, representações de órgãos estaduais com atuação regional. Na visão do governo do estado o Crato, Juazeiro e Barbalha são uma só cidade com pensamento regional e que só desta forma se poderá promover o desenvolvimento paritário, concluiu o deputado e secretário.

O vereador Francisco Helder França PSDB ficou indignado com as declarações de Camilo Santana e disse que o protesto do legislativo cratense é justo e democrático em defesa dos interesses do município e não se trata de uma historia de quem não tem o que fazer. Conforme o vereador, o movimento que a câmara vem fazendo está recebendo o apoio de alguns municípios regionais. O deputado estadual, Sineval Roque disse que já visitou os superintendentes dos órgãos do governo do estado pedindo a permanência deles na cidade do Crato e fez na ultima quarta feira um pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa protestando contra a saída dos mesmos.


Wilson Rodrigues e Ed Alencar


Cariri Cangaço rompe as barreiras do Ceará




Depois de Lavras da Mangabeira em Maio, Sousa e Nazarezinho em Junho, agora temos a confirmação da terceira e última grande avant premier do Cariri Cangaço neste 2013. Novamente rompendo as barreiras do Ceará, antes de mesmo de setembro chegar, teremos a Semana do Cangaço; 75 anos da morte de Lampião - Mistérios e Mentiras de Angico, no Cariri Cangaço: Piranhas e Canindé do São Francisco.

A programação completa está sendo construida por uma equipe dos dois municípios, tendo a frente o Conselheiro Cariri Cangaço, Jairo Oliveira e o secretario de Cultura de Piranhas, Luiz Carlos Salatiel, que constará de Conferências, Palestras, Debates, Colóquios, Lançamento de Livros, Vídeos Documentários e muita festa com Xaxado e Forró Pé de Serra.

Jairo Luiz e Luiz Carlos Salatiel


Para Jairo Oliveira, é uma "grande satisfação promover esta grande integração de nosso nordeste, o Cariri Cangaço, um evento de sucesso que nasceu no Ceará, chega a Alagoas e Sergipe com esta força de uma grande construção coletiva e com certeza será um grande evento". Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo "voltar ao baixo São Francisco, estar em Piranhas, Poço Redondo e Canindé do São Francisco, onde temos tantos amigos e em dos principais cenários da história de nosso cangaço, ainda por cima promovendo um Cariri Cangaço dentro desta Semana Tradicional, é uma grande alegria, sem tamanho. Só temos que agradecer a todos os parceiros, aos Secretários Salatiel, Francisco Edson, Hélcio, aos senhores Prefeitos dos municípios de Piranhas e Canindé e principalmente a esse grande amigo, profissional dos mais talentosos e para nosso urgulho, Conselheiro do Cariri Cangaço, Jairo Luiz Oliveira, parabens e em Julho, todos aqui nesta grande festa."

O Cariri Cangaço chega as estados de Alagoas e Sergipe através dos municípios de Piranhas e Canindé do São Francisco, entre os dois municípios o majestoso Rio São Francisco; de um lado Sergipe do outro, Alagoas. Encravados no chamado baixo São Francisco, Piranhas ao lado de Canindé do São Francisco e outros municípios próximos, como Poço Redondo e Olha D'agua do Casado, são cenários importantes e vitais dentro da história do cangaço nordestino. Ali, no visinho Poço Redondo se localiza o cenário do último ato de Virgulino Lampião: A Grota do Angico.

Um dos pontos alto da Programação do evento em Piranhas e Canindé será a homenagem prestadas pelos municípios e pelo Cariri Cangaço a um de seus mais ilustres filhos: Alcino Alves da Costa, o Caipira de Poço Redondo, terra que amou e pela qual se dedicou por toda uma vida. 


Piranhas em Alagoas

Agenda Cariri Cangaço

Maio, Lavras da Mangabeira
Junho, Sousa e Nazarezinho
Julho, Piranhas e Canindé do São Francisco
e em Setembro...

Cariri Cangaço 2013!
Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras
Ceará - Brasil 

Por: Manoel Severo

As notas desta 6ª feira (Armando Rafael)

ExpoCrato: volta a ideia da transferência do local

Quem pensou que o Governo do Ceará havia esquecido o projeto de construir novo parque para a ExpoCrato deu com os burros n’água. A ideia voltou. E voltou forte pois, agora, conta com o apoio do novo prefeito cratense. Segundo o Secretário das Cidades, Camilo Santana,o governador Cid Gomes ficou de definir a data de um  encontro com as lideranças cratenses no qual garantirá que o patrimônio o patrimônio da ExpoCrato permanecerá no Crato. Só que em outro local, num bairro periférico. Já o terreno onde hoje funciona a ExpoCrato será doado para a expansão da Urca. 

Tudo será feito na base da paz e amor

E se houver reação contrária? O governador Cid Gomes disse que não vai brigar com a população cratense, nem se incompatibilizar com ninguém para construir um empreendimento em torno de 40 milhões de reais, o qual – segundo ele – é de total interesse coletivo do município, mas admitiu: voltará  a conversar, em breve com as lideranças cratenses,  sobre o assunto.

Bairro do Seminário 1

Faz uma semana. Ocorreu em Crato uma audiência pública para debater as ações de urbanização e recuperação ambiental no bairro Seminário. As obras a serem feitas no bairro do Seminário, em Crato, fazem parte do conjunto de ações do Programa de Desenvolvimento Econômico Regional - Cidades do Caerá / Cariri Central, executado pela Secretaria das Cidades, do Governo do Ceará.

Bairro do Seminário 2

Segundo a Secretaria das Cidades, a área do bairro do Seminário, localizada na cidade de Crato, será beneficiada com uma ação de recuperação ambiental e requalificação urbana, que integra as ações do projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. Ao todo, serão investidos R$ 19 milhões no projeto de reurbanização do espaço do bairro do Seminário.

Incompetência

Para aumentar a taxa Selic em 0,25 ponto porcentual seria melhor o Banco Central ter deixado tudo como estava. Este aumento nanico não vai resolver nada.  Como haverá eleições presidenciais em 2014, dona Dilma acha melhor fazer a coisa homeopaticamente. O certo seria dar um choque na inflação, já que está generalizada, elevando os juros da taxa Selic para 8%. Ou, melhor ainda, chamar Henrique Meirelles de volta.

Triste

Quando estiver nesta 6ª feira em Caracas para prestigiar a posse de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, estará dando apoio formal, pretensamente em nome de todos os brasileiros, a um governo cuja legitimidade é, no mínimo, controversa...

Um dia atrás do outro

Às vésperas de novas eleições no Paraguai, o presidente daquele país, Federico Franco comenta as denúncias de falsificação no processo eleitoral na Venezuela – cujo resultado vem sendo questionado por acusações de fraude –- e compara o que os países vizinhos fizeram com o seu país. "Nós fomos expulsos do Mercosul para que entrasse a Venezuela: e olhe o que aconteceu. O problema de algumas chancelarias do Mercosul é como sair do imbróglio no qual se meteram",

Perguntinha ingênua

Se 93% dos brasileiros querem reduzir a maioridade penal, o que os deputados e senadores estão esperando?

Disse tudo

A professora de Direito da Universidade de Columbia (EUA), Sarah Cleveland, afirmou que o presidente do Superior Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, é o símbolo de uma promessa para um Brasil novo, compromissado com a diversidade cultural e a com a igualdade. Ficou faltando, apenas, ela ter lembrado os compromissos do ministro com a honestidade e com a ética, tão importantes para nós no atrasado Brasil dos dias de hoje.

Lá, como cá, más fadas há

Nesta 5ª feira, 1 milhão de argentinos foi às ruas protestar contra a corrupção no governo do casal Kirchner, que já dura dez anos. Logo, logo os Kirchner ganharão do finado Chaves, em termos de longevidade e má administração.  A população argentina aumenta sua insatisfação contra os malefícios que tomaram conta daquela nação. E pediu mais rigor no combate à crescente criminalidade e os escândalos de corrupção que envolve empresários amigos do casal Kirchner, além do uso abusivo e ostensivo por parte do governo da rede nacional de rádio e TV e da publicidade oficial. Aumentou também a pobreza na Argentina. Nesta quinta-feira, a ala rebelde da Confederação Geral do Trabalho (CGT) – principal central sindical do país – disse que a pobreza na Argentina atinge hoje 27,2% da população. São os frutos – ontem, hoje e sempre – dos regimes inspirados no socialismo. Já o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec), afirma que aquele país teria apenas 5,4% de pobres. Resta uma esperança: que o brasileiro desperte amanhã, como o argentino já despertou hoje.

No mais

Não é o tomatezinho que subiu. É a inflação de volta, estúpido!

O FBI divulga fotos dos suspeitos do atentado de Boston


Segundo policiais, seriam "extremamente perigosos"

FBI divulgou no início da noite desta quinta-feira que identificou dois suspeitos de terem promovido os ataques em Boston através de fotos. Em coletiva de imprensa, a Polícia Federal americana divulgou duas imagens dos homens e alertou que se tratam de suspeitos "extremamente perigosos".
Agente do FBI, Richard DesLauriers, descreveu 2 suspeitos de aparência jovem, que vestem dois bonés, um preto e outro branco.
Fbi-richard-deslauriers-descreveuO agente especial do FBI encarregado da investigação do atentado, Richard DesLauriers, descreveu os dois suspeitos, de aparência jovem, e que vestem dois bonés, um preto e outro branco.
?DesLauriers pediu ajuda da população americana para localizar os dois homens e alertou que ninguém tente capturá-los, pois podem estar "armados e são extremamente perigosos".
No início da tarde de segunda-feira, duas explosões na chegada da Maratona de Boston deixaram três mortos e quase 200 feridos.
Terra

Deputados do Ceará apoiam redução da maioridade penal no Brasil


Requerimento foi aprovado nesta quinta-feira (18) com 19 votos a favor. Documento que manifesta apoio será enviado para o Conqresso Nacional.

Eliraguiar
O requerimento do deputador estadual do Ceará Ely Aguiar (PSDC) que manifesta apoio à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos foi aprovado pela maioria dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (18). O documento teve 19 votos favoráveis e 9 contrários sob protesto dos deputados que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente.
A maioria dos deputados também aprovaram outro requerimento do deputado Ely Aguiar que solicita que o Congresso aprofunde o debate sobre a redução da maioridade penal. Votaram a favor dos dois requerimentos os deputados Agostinho Moreira (PV), Antonio Granja (PSB), Danniel Oliveira (PMDB), Doutora Silvana (PMDB), Ely Aguiar (PSDC), Hermínio Resende (PSL), João Jaime (PSDB), José Sarto (PSB), Leonardo Pinheiro (PSD), Lucílvio Girão (PMDB), Manoel Duca (PRB), Nenen Coelho (PSD), Roberto Mesquita (PV), Rogério Aguiar (PSD), Ronaldo Martins (PRB), Téo Menezes(PSDB), Tomaz Holanda (MD), Vanderley Pedrosa (PTB) e Welington Landim (PSB).
Os nove deputados estaduais que foram contrários são Antonio Carlos (PT), Bethrose Fontenele (PRP), Eliane Novais (PSB), Fernanda Pessoa (PR), Inês Arruda (PMDB), Lula Morais (PcdoB), Patrícia Saboya (PDT), Paulo Facó (PtdoB) eProfessor Teodoro (PSD). Com a aprovação da maioria, os dois requerimentos com o posicionamento dos deputados cearenses serão enviados para o Congresso Nacional, em Brasília.
Do G1 CE

Licitação do Cinturão das Águas do Ceará acontece nesta sexta-feira


Cinturao-das-aguas-300x199
Nesta sexta-feira (19), às 09h30min, a Central de Licitações do Estado dá início a concorrência pública para execução das obras de implantação do Cinturão das Águas do Ceará (CAC).
A licitação, do tipo menor preço, é referente a construção do 1º trecho da obra, entre o município de Jati e o Rio Cariús. O CAC será formado por um canal principal que vai margear a Chapada do Cariri, no sentido leste-oeste, para, em seguida, com direção sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do Rio Acaraú.
De acordo com a SRH, a previsão é de que a integração disponibilize 45 mil metros cúbicos de água por segundo para o Ceará.
O Cinturão se constitui de um grande sistema gravitário de canais para a condução das águas do São Francisco para a 93% do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do Estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico. Após a conclusão da primeira parte, o Governo do Estado prevê a construção de uma segunda etapa. O investimento total para todo o projeto é de R$ 7 bilhões.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Funceme registra chuva em 86 municípios cearenses nesta quinta-feira


Chuva-e1351334328679A chuva voltou e deu um alívio instantâneo no calor que atingia o Ceará desde o início da semana. Nesta quinta-feira (18), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 86 municípios do Estado, sendo os maiores índices em Missão Velha (49,4 milímetros), Santana do Cariri (40mm) e Barreira (39mm). Em Fortaleza, choveu 10,8 milímetros.
O motivo das precipitações, segundo a Funceme, é a elevada umidade relativa do ar e a influência de uma influência da Zona de Convergência de Umidade sobre o Nordeste do Brasil. Essa combinação de fatores ainda deve provocar chuvas amanhã. A previsão é de céu entre nublado e parcialmente nublado, com chuvas em todas as regiões cearenses.
Previsão climática
Estiveram reunidos hoje, em Maceió, Alagoas, técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Funceme e dos núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste para fazer a previsão climática da região para os meses de maio, junho e julho. Os especialistas não consideraram significativas as mudanças das condições atmosféricas e oceânicas e apontaram a permanência de uma maior probabilidade de chuvas abaixo da média para o período.
O povo

Estado e Prefeitura de Juazeiro autorizarão ainda este mês obras do anel viário


Jnanelviario
Uma das mais importantes obras previstas para Juazeiro do Norte vai ser autorizada ainda este mês que é a construção do anel viário no seu primeiro trecho de 8,5 Km um investimento da ordem de R$ 11 milhões. O início é na CE-060, rodovia estadual que liga os municípios de Juazeiro e Caririaçu, passando pela conhecida estrada de Damião dos Coqueiros, Avenida Zé de Melo e ganhando as margens do Rio Salgadinho na direção da Avenida Paulo Maia.
O governador Cid Gomes está definindo uma data para vir ao município autorizar as obras ao lado do prefeito Raimundo Macedo. Segundo o Secretário Municipal da Cidade, Valdo Figueiredo Lima, as desapropriações terão a contrapartida do município com levantamentos concluídos e contatos iniciados com 80 proprietários das áreas que tem poucas moradias. Ele observou que os trechos dois e três das etapas seguintes do anel viário fazem parte da mesma licitação com início das obras até o fim do ano.
De acordo com Raimundão, a obra também chamada de Avenida do Contorno vai desafogar o tráfego de veículos nas áreas centrais de Juazeiro do Norte, principalmente nas grandes romarias. As três etapas do anel viário representam investimentos da ordem de R$ 22 milhões. O primeiro trecho tem prazo previsto para ser concluído em um ano e meio. São duas pistas com um canteiro central, passeios, drenagem e iluminação, além da sinalização.
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Mais uma edição da Feirart


Feirart
A partir de amanhã (19), moradores do Cariri, terão a oportunidade de acompanhar a 45ª Edição da Feira de Artesanato do Ceará (Feirart). O evento tem a finalidade de mostrar e valorizar o talento de artesãos do Cariri. A abertura acontece a partir das 17 horas na Praça Padre Cícero com a presença de autoridades do município e do governo estadual. A organização é da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte (Sedest). Cerca de 40 expositores estarão apresentando trabalhos como esculturas, pinturas, texturas e muitas outras obras do nosso artesanato.
Nesta sexta-feira (19), o público que comparecer à Feirart, na Praça Padre Cícero, poderá conferir também música ao vivo com o cantor João Dino e Banda,. No sábado a atração musical fica por conta do cantor Maurício Jorge e forró pé-de-serra.
SERVIÇO:
45ª Feirart
Dias 19 e 20 de abril
Local: Praça Padre Cícero
De 17 às 22 horas
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Fim e recomeço - Por: Emerson Monteiro


Dentre as inúmeras narrativas budistas que falam na busca incessante da suprema realização do Ser empreendida através dos caminhos do mundo, uma existe que descreve com nitidez a longa peregrinação para encontrar a Verdade.

Desde bem jovem, devoto se pusera nas estradas da Índia querendo encontrar Sidarta Gautama, o Buda. Viajou anos seguidos com esse propósito, exposto às aventuras que oferece a vida nômade.

Em radiosa manhã, chegou ante as águas caudalosas do Rio Ganges necessitando de cruzá-lo, pois entre os viajantes se dizia que nas terras da outra margem o Santo reunia discípulos e ministrava o Conhecimento, toda razão da procura do incansável andarilho.

Depois de negociação demorada com o barqueiro a fim de atravessar o rio perante a cheia intensa, seguiu a pelejar nos riscos da embarcação nas águas pardacentas.

Já chegando a meio passo do trajeto, o religioso observou fardo escuro que ali boiava sobre as ondas revoltas do rio rumando na direção do barco.

Mediante a aproximação, notou surpreso o cadáver emborcado de um homem. Então  fez mais atento e procurou traços na figura sem vida, tendência natural dessas horas.

Ao desemborcar o corpo, inquietou-o ver no rosto do morto a sua própria fisionomia. Era de mais ninguém senão dele, portanto, o cadáver que, vagaroso, abandonado, descia no leito das águas onde navegavam!
Num instante, inesperada angústia lhe sacudiu as entranhas nisso de presenciar ele mesmo sem vida, enrijecido, inerme descendo naquela correnteza.

De imediato perdeu qualquer domínio sobre seus modos e, num berro monumental, deixou explodir tétrica e sonora gargalhada, que empalideceu de susto o barqueiro, pressupondo agora transportar passageiro sem juízo, perdido entre as fronteiras da lucidez ao desvario.

Em seguida, gesto semelhante, ambos se largaram no fundo da frágil embarcação, extáticos diante da cena, atitude em que demorariam longos minutos de torpor, sob o céu aberto de poucas e fumarentas nuvens de chuva.

Ao término da patética ocorrência, o monge vislumbrara no íntimo da alma que começava a encontrar de libertação com o Buda, o que viria a completar por inteiro ainda nas próximas horas, depois de pisar o solo firme da margem oposta e achar o recanto onde o Mestre transmitia seus ensinos magnânimos.
Em definitivo, nesse dia efetuara valiosos avanços na jornada espiritual para o Sempre.

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30