xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/03/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 março 2013

Justiça manda Google retirar conteúdo que ofenda deputados


Nota do Editor: Mas que democracia é essa ? Só irão permanecer os vídeos que forem "a favor" dos deputados ou que os enalteçam.


Uma decisão liminar da Justiça comum de Brasília determinou que o Google retire do ar vídeos e textos de blogs hospedados no portal com informações consideradas ofensivas a deputados. A primeira decisão beneficia o deputado Antonhy Garotinho (PR-RJ), líder da bancada na Câmara, que teve 11 vídeos divulgados pelo Google e que agora devem ser retirados do ar. Os deputados Dudu da Fonte (PP-PE ), José Carlos Araújo (PP-BA) também ganharam liminar na Justiça e os blogs com ofensas aos dois serão retirados do ar. O processo na Justiça foi impetrado pelo procurador da Câmara, Cláudio Cajado ( DEM-BA).

Fonte: Revista Época - Coluna Felipe Patury


A manipulação eleitoral do pré-sal - por Rogério Furquim Werneck



É difícil saber que importância, de fato, acabou tendo a partidarização do pré-sal na eleição de Dilma Rousseff. Mas não resta dúvida de que o tema teve presença desmedida em sua campanha. Em meio a infindáveis cenas em que a candidata exibia mãos lambuzadas de petróleo e envergava macacões e capacetes da Petrobras, em plataformas, embarcações e estaleiros, reais e virtuais, os eleitores foram conclamados, na reta final da campanha, a eleger “a presidente que não vai deixar privatizar a Petrobras nem o pré-sal”.

Agora, aos poucos, o governo vai-se dando conta dos custos do encaminhamento partidarizado e pouco razoável que deu à questão do pré-sal. Constata que não percebeu os efeitos altamente deletérios das exigências de que a Petrobras tenha monopólio da operação dos campos do pré-sal e participação de pelo menos 30% em cada consórcio que venha a explorar tais campos. E também se dá conta dos problemas que vêm sendo causados pelas absurdas exigências de conteúdo local para equipamentos utilizados no pré-sal.

A questão agora é como a Petrobras e o pré-sal poderão se livrar dessas camisas de força sem que o recuo imponha ao governo um custo político excessivo.

A adoção do regime de partilha reabriu inevitável discussão sobre a participação de estados e municípios nos resultados da exploração do pré-sal. Atiçado o vespeiro federativo, a voracidade da disputa pelos recursos tomou conta do Congresso. De pouco adiantou o veto presidencial. Acabou derrubado. 

Edith Piaf, o cantar do coração - Por: Emerson Monteiro

Nisso de buscar música na internet, quis reaver algumas canções de Edith Piaf, cantora francesa da primeira metade do século XX, cujos discos costumava ouvir dentro das noites baianas de apartamento.

A bela voz e as lindas canções, quais No je ne regrette rien, Les amants, La vie en rose e L'hymne a l'amour, da pequenina intérprete, demonstram o quanto de permanente há na criação artística para além das ilusões que desaparecem nos transes cotidianos.

Mulher de personalidade marcante, Edith Giovanna Gassion se destacou entre as vozes definitivas da fonografia mundial. Talento ímpar, Edith Piaf se consagrou também através de inúmeras histórias que protagonizou, algumas delas que falam dos momentos trágicos que vivera.

Nascida em 19 de dezembro de 1915, sob o claro de um poste de Paris, filha de pais artistas; a mãe, cantora; o pai, acrobata de rua; vivia solta nos bulevares junto com outras crianças pobres e maltratadas. 

Vítima de inflamação nas córneas, logo na infância sofreria de cegueira temporária, que curou após promessa com Santa Teresa de Lisieux. Acompanhava o pai e recolhia as moedas que lhe jogavam no decorrer das apresentações, numa fase de muita privação, o que marcou sobremodo a sua personalidade.

Na adolescência, se iniciou na música cantando nas praças de Paris ao lado de Simone Berteaut, com quem formava dupla. A amiga lhe conduzia no submundo da metrópole, despertando sua voz forte a troco das gorjetas dos admiradores.

Aos 18 anos, deu à luz Marcelle, filha do amante Petit Louis, morta de meningite com apenas dois anos, em 1935, ano quando Edith foi descoberta para a fama em tarde fria de outono, ao cantar nas calçadas para sobreviver, e, por acaso, chamou a atenção de um empresário das casas parisienses. 

Conheceu vários amantes, chegando a viver intenso romance com Yves Montand, o célebre cantor e astro do cinema francês da primeira metade do século.

Em outubro de 1949, quando realizava turnê pelos Estados Unidos, pediu para que o pugilista Marcel Cerdan, seu namorado daquela ocasião, lhe fosse ao encontro. O lutador pretendia seguir de navio desde a Europa, viagem que duraria uma semana. A cantora, no entanto, insistiu para que viajasse de avião. Daí jamais voltaria a vê-lo, pois o avião Constellacion em que seguia caiu sobre os Açores, na travessia do Atlântico.   

Piaf chamou a si a responsabilidade pela dolorosa perda, nunca se refazendo, ocorrência que assinalaria em definitivo a larga carreira de sucessos.

Depois, ainda sofreria dois graves acidentes automobilísticos, motivos de danos à saúde, deixando-a arrasada sob o uso constante de morfina e álcool, vítima de irreparáveis sequelas.

Em 1956, livre do álcool, percorreria países da América Latina em apresentações que duraram perto de cinco meses. O sofrimento com a perda de Cerdan nunca esqueceria, e os prejuízos ocasionados pelos vícios pouco a pouco a destruíram. Com apenas 34 quilos e 46 anos de idade, que, segundo os biógrafos, mais pareciam 60, no dia 09 de outubro de 1963, Edith Piaf deixava este mundo, legando às gerações melodias imorredouras. 

FESTIVAL CCBNB DESPREZA TEATRO CARIRIENSE


Nenhum espetáculo de teatro do Cariri na programação do Cariri! 




Expresso aqui minha indignação diante do abandono sofrido pelos grupos e companhias de teatro do Cariri na programação do VII Festival de Artes Cênicas do CCBNB. 

Quem "organizou" essa programação? Certamente não foi alguém com conhecimento suficiente acerca da realidade das artes cênicas da nossa região, ou então foi alguém que simplesmente despreza a produção e os artistas do Cariri. 

Nós, artistas e grupos de teatro de todo o Cariri cearense, exigimos do CCBNB - Centro Cultural Banco do Nordeste explicações sobre esse absurdo. Não é desta forma que se fomenta o desenvolvimento cultural da região. Quais foram os critérios de seleção? Houve edital? Infelizmente as "relações de amizade" tem sido motor de importantes ações do CCBNB, gerando uma corrosiva interferência na imprescindível e justa democratização das oportunidades.

Os grupos convidados pela "curadoria" não tem culpa desse descaso. Merecem nosso abraço e nosso aplauso. A presença deles aqui é importante para o enriquecimento do necessário intercâmbio artístico. Porém, não podemos silenciar diante do golpe desferido contra nós pela organização do "festival". 

15.Março.2013


Cacá Araújo 
Cariri-CE
STRE-CE N° 0764 
Dramaturgo, Ator e Diretor 
Vice-Presidente do SATED-CE 
Movimento Guerrilha do Ato Dramático Caririense 

Concurso da polícia na Bahia exige comprovante de virgindade


O edital de concurso para a Polícia Civil da Bahia está causando polêmica no estado. Uma das exigências é a comprovação de virgindade para as candidatas a delegada, escrivã e investigadora. A seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nota de repúdio contra o edital nesta quarta-feira (13).

A razão é um item do edital que libera mulheres "com hímen íntegro" de passar por "avaliação ginecológica detalhada, contendo os exames de colposcopia, citologia e microflora". No entanto, as candidatas terão de comprovar a virgindade por meio de atestado médico.

"Exigir que as mulheres se submetam a tamanho constrangimento é, no mínimo, discriminatório, uma vez que não tem qualquer relação com as atribuições do cargo, além de tornar mais oneroso o concurso para as candidatas do gênero feminino", diz o texto da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB. Também na nota a entidade fala em violação ao chamado princípio da dignidade da pessoa humana, previsto pela Constituição brasileira, e à "intimidade, vida privada, honra e imagem".

Já a Secretaria de Administração baiana diz que a situação é recorrente em "vários concursos públicos realizados no país". E que "não se configura uma cláusula restritiva, mas sim uma alternativa para as mulheres que, porventura, queiram se recusar a realizar os exames citados no edital".

O certame dará 600 vagas, com salários de R$ 1.558,89 a R$ 9.155,28. As primeiras provas, com questões objetivas e discursivas, estão marcadas para 7 de abril. O que você acha da exigência? 

Folha de S. Paulo




Brasil melhora IDH, mas fica abaixo da média da América Latina


Reuters
IdhbrasilO Brasil melhorou o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2012, mas não conseguiu superar a média da América Latina e manteve a mesma posição do ano anterior no ranking mundial divulgado nesta quinta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Segundo o Pnud, o Brasil equilibrou crescimento nas três dimensões do desenvolvimento humano que são medidas pela índice, como saúde, renda e educação, e ficou entre os 15 países que mais conseguiram reduzir o déficit no IDH entre 1990 e 2012.
"A estratégia de política estrutural de longo prazo adotada pelo Brasil, com a universalização do bem-estar social, foco na redução das desigualdades e redução da pobreza, coloca o país em posição de destaque", segundo o relatório.
Considerando dados de 2012, o Brasil teve um IDH de 0,730 e se manteve no grupo de nações de desenvolvimento humano alto, com a mesma posição ocupada em 2011, de 85ª.
Apesar de crescer num ritmo mais rápido e com mais qualidade do que seus vizinhos, o índice brasileiro ficou abaixo da média para a América Latina, que atingiu 0,741, e de outros países do continente, como Chile (40ª), Argentina (45ª) e México (61ª).
O IDH é um índice calculado anualmente pela ONU para medir o desenvolvimento humano dos países. Com variação em uma escala de 0 a 1, o índice é considerado mais elevado quanto mais próximo de 1.
A Noruega continua sendo o país com melhor IDH.
ASCENSÃO DO SUL
O relatório do Pnud citou a ascensão de países em desenvolvimento e seu peso econômico, abrindo caminho para retirar milhões de pessoas da pobreza e promovê-las a uma nova classe social.
É o caso de países como Brasil, China e Índia, que passaram a ser atores importantes na economia do mundo, o que requer, segundo o relatório, um debate sobre a remodelação da geopolítica e uma análise do papel das instituições de governança global sobre a nova realidade.
"O relatório aponta uma grande mudança no rebalanceamento do poder econômico e geopolítico mundial em relação a uma série de países em desenvolvimento, que eles chamam de ascensão do sul, que estão mostrando progressos substantivos no seu desenvolvimento humano nas dimensões de renda, saúde e educação e participação social", afirmou a analista de desenvolvimento do Pnud, Daniela Gomes Pinto, a jornalistas em Brasília.
Os autores do relatório concluíram que esses três países "exercem cada vez mais influência na regulação mundial do comércio, da moeda e das finanças; e influenciam a cultura, a ciência, o ambiente, a paz e a segurança."
Na comparação aos países que compõem os Brics, o IDH do Brasil continua bem à frente de outros emergentes como China (101ª), África do Sul (121ª) e Índia (136ª), mas atrás de Rússia (55ª).
O Pnud avaliou 187 países e territórios, já que a limitação com a obtenção de dados impediu estimativas de IDH para oito países, como Ilhas Marshall, Mônaco, Nauru, Coreia do Norte, San Marino, Somália, Sudão do Sul e Tuvalu.
(Por Bruno Marfinati)
Estadão

Relações do Brasil com o Vaticano deverão ser cada vez mais intensas


VaticanoCom o papa Francisco, as relações do Brasil com o Vaticano deverão ser cada vez mais intensas, segundo o embaixador brasileiro na Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda. Ele lembrou que as relações com a Igreja Católica Apostólica Romana existem desde a primeira missa, em 1500. “É uma relação de longo período”, ressaltou à Agência Brasil o diplomata.
O embaixador disse que antes de o papa emérito Bento XVI renunciar, em 28 de fevereiro, estava em negociação uma série de consultas bilaterais entre a Santa Sé e o Brasil. Segundo ele, essas consultas foram interrompidas com a renúncia, mas deverão ser retomadas com o papa Francisco.
“As relações sempre foram excelentes, afinal começaram com a primeira missa celebrada no Brasil [em 1500, que foi descrita por Pero Vaz de Caminha em carta enviada aos reis de Portugal]”, destacou o embaixador. “Não há pendência alguma entre a Santa Sé e o Brasil.”
A presidenta Dilma Rousseff confirmou que irá a Roma para a missa que celebra o começo do pontificado do papa Francisco, marcada para o dia 19. Uma comitiva de autoridades brasileiras acompanhará a presidenta, inclusive o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
A Embaixada do Brasil na Santa Sé fica em frente à Praça de São Pedro e a poucos metros da basílica de mesmo nome e da Capela Sistina. A Bandeira Nacional pode ser vista em destaque do lado de fora do prédio, que é da década de 1940, guardando uma arquitetura clássica e sóbria. O local escolhido para abrigar a embaixada indica a importância dada pelo governo brasileiro às relações com a Santa Sé.
Na sala do embaixador, há fotografias de vários cardeais brasileiros, inclusive alguns que participam do conclave: dom Odilo Scherer, aecebispo de São Paulo, dom Geraldo Majella, arcebispo emérito de Salvador, dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, e dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Agência Brasil

Dominguinhos em coma irreversível


Dominguinhos_divulgacao_2
O coma do músico pernambucano Dominguinhos, de 71 anos, é irreversível, segundo informações do Blog Play do jornal “Diário de Pernambuco” divulgadas nesta sexta-feira. De acordo com o blog da jornalista Carolina Santos, a família foi informada no dia 25 de fevereiro que o estado de saúde do sanfoneiro era irreversível. Apenas agora, no entanto, o filho mais velho de primeiro casamento do cantor, Mauro da Silva Moraes, resolveu divulgar a informação em respeito aos fãs.
“Quando meu pai ainda estava internado em Recife, um médico disse que ele não ia mais acordar. Não acreditei, outros médicos disseram que ele poderia sair do coma. Ele abria os olhos e ficava todo mundo esperançoso”, lembra Mauro. O compositor foi internado no dia 17 de dezembro na Terapia Intensiva (UTI) coronariana do Hospital Santa Joana, em Recife, com quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. No início da internação, sofreu oito paradas cardíacas, chegando a ficar quase cinco minutos com o coração sem bater.
Com Agências via Eliomar de Lima

Abertas inscrições para oficinas e workshops do Festival Fortaleza Instrumental


Instrumentomusicalbanda
Os amantes da boa música ganharão mais um opção em Fortaleza. Nos dias 15 e 16 de março o Theatro José de Alencar será ocupado com a programação do Festival Fortaleza Instrumental, projeto apoiado pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura da Secretaria da Cultural do Estado do Ceará. Em duas noites, o festival contará com os shows de grandes nomes da música instrumental brasileira, como Nonato Luiz (CE), Pingo de Fortaleza e Orquestra Fermata (CE), Zé Menezes (CE), Marco Leonel Fukuda(CE), Rio da Cordas (CE), Mimi Rocha (CE), Nó na Madeira (CE), Nonato Luiz (CE), Diego Figueiredo (SP) e Toninho Horta (MG).
O festival também contribui para a formação na área musical com a realização de oficinas e workshops gratuitos nas manhãs e tardes dos dias 15 e 16 de março, com as atrações do festival. As inscrições estão abertas e podem feitas também no dia de cada atividade.
Dia 15 de março
09h às 10h – Oficina Projetos, Leis de Incentivo e Editais de Cultura - Pingo de Fortaleza (Sala de Canto)
10h às 11h30 – Oficina Direção de Palco - Mateus Coruja (Sala de Dança)
10h às 11h30 – Workshop com Zé Menezes (Foyer)
14h às 15h30 – Workshop com Mimi Rocha (Sala de Canto)
14h às 15h30 – Oficina Formação de Orquestra - Wasken Fermanian (Sala de Dança)
15h30 às 16h30 - Workshop com Toninho Horta (Foyer)
Dia 16 de março
14h às 15h – Workshop com Marco Leonel Fukuda (Sala de Canto)
14h às 15h30 – Workshop com Mimi Rocha (Sala de Dança)
15h às 16h - Workshop com Diego Figueiredo (Foyer)
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na sede da Associação Cultural Solidariedade e Arte - Solar, localizada na Avenida da Universidade, 2333, Benfica ou via e-mail: associacaosolar@gmail.com . Mais informações: (85) 3226 1189. http://ong-solar.blogspot.com.br/
Assessoria de Comunicação da Secult

Pacientes com AVC no Cariri agora são atendidos no Hospital Regional


Hospital_do_Cariri
Hospital do CaririDez pacientes estão em tratamento na Unidade de AVC do Hospital Regional do Cariri, que começou a funcionar no início do mês de março. São quatro pacientes na unidade de AVC agudo, que dispõe de 10 leitos, e seis pacientes internados na Unidade de Cuidados Especiais, com 29 leitos para cuidados ao AVC crônico. Coordenada pelo neurologista Gustavo Vieira, a Unidade de AVC conta com equipe de clínico geral plantonista, dois enfermeiros e um técnico de enfermagem para cada três leitos. Na Unidade de Cuidados Especiais atuam mais quatro médicos e dois enfermeiros, além de técnicos de enfermagem. Na unidade, os pacientes têm acesso ao tratamento trombolítico.
Com a nova unidade, o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado promove a descentralização do Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC no Ceará, que teve como marco a inauguração, em outubro de 2009, da Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza, na Capital. O Programa de Atenção ao AVC, desenvolvido nas vertentes epidemiológica, assistencial e educativa, iniciou as ações de vigilância epidemiológica em 2006, com o georreferenciamento de todas as mortes por AVC em Fortaleza. Em 2009 foi iniciado o estudo hospitalar, envolvendo 19 hospitais da Capital. Identificados por concentrar mais de 90% das mortes por AVC, esses hospitais foram visitados por uma equipe de seis pesquisadores que realizaram a busca ativa de novos casos. No total, foram identificados 4.686 casos.
Com o funcionamento da Unidade de AVC do HGF, pacientes passaram a ter acesso ao tratamento trombolítico e exames modernos como a tomografia realizada pelo tomógrafo multi-slice, que realiza o exame em apenas 5 segundos. Em três anos, entre junho de 2009 e maio de 2012, a mortalidade por AVC em Fortaleza caiu 37% e diminuíram em 43% as complicações em consequência da doença. No momento em que entra em funcionamento a Unidade de AVC no Cariri, o Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC no Ceará, a Sesa inicia a segunda etapa do estudo epidemiológico da doença, em convênio com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, de São Paulo, e financiamento de R$ 1,7 milhão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. Nessa segunda etapa, com previsão de dois anos de duração, o estudo vai abranger 31 hospitais de Fortaleza e as clínicas radiológicas da capital, além de incluir os casos de AVC identificados em pacientes de outras cidades do Estado.
O AVC ocorre subitamente em qualquer idade, sexo ou classe social. É a segunda doença que mais mata no mundo, responsável por 6 milhões de mortes a cada ano e a principal causa de incapacitação por conta das sequelas que pode deixar. Conhecido também como derrame, o AVC é uma doença que provoca a perda súbita de uma ou mais funções neurológicas. No AVC isquêmico, o mais comum, com 80% dos casos, ocorre a obstrução de um vaso sanguíneo de uma determinada região do cérebro. Já no AVC hemorrágico, ocorre a ruptura de um vaso sanguíneo cerebral e a formação de hematoma que comprime os tecidos cerebrais vizinhos. No Brasil, o AVC é a principal causa de morte e incapacitações. De acordo com o Ministério da Saúde, ocorreram 33 mil mortes por AVC no país em 2012. A doença mata mais que infarto, câncer, aids, acidentes e drogas. No Ceará, embora registrando redução no total de óbitos, o AVC também é a principal causa de morte. Em 2011, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 3.817 pessoas morreram vítimas de AVC no Estado. Em 2012, como base em dados parciais, o número de óbitos caiu para 3.188.
Assessoria de Comunicação da Sesa

Consumidores receberam R$ 437,8 mi por falta de energia


Os consumidores de energia elétrica receberam R$ 437,8 milhões devido a falhas de fornecimento no ano passado. O valor foi compensado diretamente na conta de luz, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica.

As compensações foram pagas pelas distribuidoras que descumpriram indicadores individuais de qualidade monitorados pelo órgão regulador, que envolvem a duração e a quantidade das interrupções - Duração de Interrupção por Unidade Consumidora (DIC), Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FIC) e Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora (DMIC).

As empresas que ultrapassam os limites definidos pela Aneel são obrigadas a fazer a compensação diretamente na conta do consumidor. Cada empresa possui indicadores individuais, definidos para períodos mensais, trimestrais e anuais. No ano passado, foram pagas 98,7 milhões de compensações a consumidores.

A concessionária que mais descumpriu as metas de qualidade da Aneel foi a Celpa, que atende os consumidores do Estado do Pará, com um total de R$ 67,07 milhões. Em segundo lugar, ficou a Celg, que atua em Goiás, que devolveu R$ 52,7 milhões, e em terceiro, a Light, do Rio de Janeiro, com R$ 46,5 milhões.

No total, os brasileiros ficaram, em média, 18 horas e 39 minutos sem luz no ano passado, mais que o limite estabelecido pela Aneel, de 15 horas e 52 minutos. Já o número médio de vezes em que o consumidor ficou sem luz foi de 11,10, abaixo do limite de 13,18.

Estadão


Universidade Regional do Cariri deve pagar R$ 10 mil a estudante reprovado injustamente



Tjceurca
A Universidade Regional do Cariri (Urca) deve pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais para o estudante L.M.L. A decisão, da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), teve como relator o desembargador Francisco Bezerra Cavalcante.
Segundo os autos, L.M.L. é estudante do curso de Letras da Urca. Na disciplina “teoria da literatura pressupostos teóricos”, obteve noventa por cento de rendimento. No semestre seguinte, ao tentar se matricular na disciplina “teoria da literatura evolução crítica literária”, teve o pedido negado, pois constava no sistema “reprovado por falta na disciplina” anterior.
A instituição reconheceu o equívoco e permitiu que o aluno efetuasse a matrícula. O dano, no entanto, já havia sido causado, pois o erro custou a exclusão dele do programa de bolsa de estudos remunerado e do estágio ofertado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Por isso, L.M.L. ajuizou ação na Justiça requerendo reparação pelos danos morais sofridos. A instituição contestou dizendo que é uma fundação de direito público, mantida pelo Estado do Ceará e, por isso, é necessária a inclusão do ente público como parte no processo.
Em junho de 2007, a juíza Maria Lúcia Falcão Nascimento, da 1ª Vara da Comarca do Crato, condenou a universidade a pagar R$ 2.500,00 pelo erro cometido. Inconformados com a decisão, ambas as partes interpuseram apelação (nº 0005205-47.2003.8.06.0071) no TJCE.
O aluno requereu a reforma da sentença para majorar o valor da condenação. Defendeu que teve o currículo acadêmico denegrido e foi prejudicado com a exclusão do programa de bolsa e do estágio. Já a apelação da instituição de ensino foi considerada intempestiva.
Ao julgar o caso, nessa terça-feira (12/03), a 7ª Câmara Cível deu provimento ao recurso de L.M.L e aumentou a indenização para R$ 10 mil. Para o relator do processo, houve inegável falha da Urca a partir do momento em que não retirou do sistema a equivocada pendência do estudante, só fazendo quando ele foi realizar a matrícula no semestre seguinte.

TJCE

Galaxy S4 é lançado pela Samsung



Samsung anuncia Galaxy S4 com tela de 5 polegadas e conexão à rede 4G 

Em evento em Nova York, companhia revelou dispositivo mais potente.
Smartphone com câmera de 13 MP será vendido no Brasil por R$ 2,5 mil.

A Samsung apresentou nesta quinta-feira (14), em evento em Nova York, o smartphone Galaxy S4, novo modelo da linha Galaxy e principal concorrente do iPhone. O novo dispositivo ganhou uma tela sensível ao toque de 5 polegadas e ficou mais fino, leve e poderoso. O smartphone, que chega a 55 países no fim de abril, será vendido no Brasil por R$ 2,5 mil, confirmou ao G1 a Samsung, que não divulgou os preços de outros modelos nem a data de lançamento no país.

O novo smartphone, disponível em preto e branco, terá suporte à conexão 4G LTE para todas as frequências existentes no mundo, de acordo com o presidente da divisão móvel da Samsung, JK Shin. "Estamos sempre ouvindo o que as pessoas ao redor do mundo querem, o que elas desejam em seus aparelhos celulares", disse Shin durante o evento. Com 7,9 mm de espessura e pesando apenas 130 g, o Galaxy S4 ganhou uma tela de 5 polegadas que usa a tecnologia Full HD Super AMOLED e tem 441 pixels por polegada. A nova tela do smartphone se adapta automaticamente à iluminação local. O objetivo é tornar a tela mais confortável para ser usada em qualquer ambiente, horário e iluminação.

Com 2 GB de memória RAM, o Galaxy S4 tem duas opções de processadores: de 1,9 GHz com quatro núcleos, e de 1,6 GHz com oito núcleos. Mais poderoso, o dispositivo permite criar imagens com mais efeitos. De acordo com a companhia, a transição da tela é mais rápida, o que traz uma nova experiência aos consumidores. A bateria do aparelho é removível e pode ser trocada quando uma acabar, diferente da bateria do iPhone, que não pode ser retirada ou trocada. O Galaxy S4 conta ainda com mais opções de memória interna: 16 GB, 32 GB e 64 GB.

Câmera melhor
 
A câmera do smartphone melhorou. A traseira passou de 8 megapixels (MP) para 13 MP. A frontal manteve a resolução de 2 MP. Outra novidade é a função “Dual Camera”, que permite fotografar e filmar usando as duas câmeras, frontal e traseira, ao mesmo tempo. Com isso, quem tira a foto também pode aparecer na imagem. Outro recurso é o “Sound and Shot”, que grava cinco segundos do áudio ambiente antes de tirar uma foto.

A Samsung também apresentou a função “Drama Shot”, que faz uma montagem com as fotos para criar um efeito de movimento. Já o recurso “Eraser” permite editar a foto rapidamente, removendo objetos e pessoas indesejadas. De acordo com a empresa, basta tocar no item que deseja ser eliminado para que ele seja apagado. Outro recurso é o “Story Album”, que capta as imagens do usuário feitas em um determinado local e cria um álbum automaticamente. Por meio do recurso HomeSync, quem ficou em casa nas férias pode visualizar as fotos do viajante no PC ou em uma Smart TV da Samsung. O HomeSync cria uma "nuvem" para a família. Desse modo, o membro que está viajando pode ver as imagens que seus filhos e esposa fizeram.



Novos recursos
 
Entre os recursos de maior destaque do smartphone estão aqueles que usam o movimento dos olhos para controlar conteúdos. O primeiro, chamado “Smart Pause”, controla a tela por meio do olhar do usuário. Ao assistir a um vídeo, o usuário consegue pausá-lo ao tirar o olho da tela, por exemplo.
 
saiba mais

A outra função, “Smart Scroll”, permite rolar uma página da web ou um e-mail sem tocar na tela. Para isso, o aparelho reconhece o rosto do usuário olhando para o dispositivo e o movimento do seu pulso. Já com o recurso "Air Gesture", o usuário não precisa tocar na tela para controlar o aparelho, basta mover a mão por cima. De acordo com a Samsung, isso evita deixar a tela cheia de marcas de dedo.

Com pedômetro e oito sensores, incluindo de movimentos, temperatura e umidade, o dispositivo automaticamente detecta o ambiente do usuário e seus níveis de exercício. Chamado “S Health”, esse recurso conta quantos passos o usuário dá por dia e calcula quantas calorias ele perdeu ao caminhar para o trabalho. Também detecta o quanto o usuário come e dorme, criando dados para que ele possa ter uma vida mais saudável.
O presidente da divisão móvel da Samsung, JK Shin, apresenta o novo smartphone Galaxy S4 (Foto: Adrees Latif/Reuters)O presidente da divisão móvel da Samsung, JK Shin, anunciou o novo Galaxy S4 (Foto: Adrees Latif/Reuters)

Para escrever mensagens apenas ao falar, o Galaxy S4 conta com a função “S Voice”, que entende e escreve o texto dito pelo usuário. Como a assistente virtual Siri, da Apple, o sistema do S4 lê mensagens, e-mails e dá assistência ao usuário. Há também a opção de usar o “S Voice Drive”, que funciona como um GPS para carros. O usuário pode falar com o celular para controlá-lo enquanto dirige, atendendo ligações e pedindo direções. O novo smartphone da Samsung foi revelado em evento em Nova York (Foto: Don Emmert/AFP)O novo smartphone da Samsung foi revelado em evento em Nova York (Foto: Don Emmert/AFP)


O Galaxy S4 vem ainda com uma função de tradução instantânea, chamada “S Translate”, disponível em nove línguas, incluindo o português. O usuário digita o texto em seu idioma e o celular reproduz um áudio em outra língua. Na apresentação, a Samsung mostrou como exemplo um chinês respondendo um usuário, que escreveu um texto no aparelho em sua língua. O smartphone captou o texto e respondeu o chinês em áudio.

Outras novidades são o programa “Smart Switch”, que permite passar todas as informações de qualquer aparelho de diversas marca para um novo S4, e o Knox, que divide o smartphone em dois ambientes: pessoal e profissional. Essa função tem padrões de segurança para a troca de mensagens confidenciais, e tudo o que é corporativo fica separado no recurso Knox.

Linha Galaxy

Em janeiro de 2013, a Samsung anunciou ter atingido a marca de 100 milhões de aparelhos da linha Galaxy S vendidos no mundo. Segundo a companhia, o Galaxy S, lançado em junho de 2010, vendeu 10 milhões de unidades nos primeiros sete meses no mercado. Já o Galaxy SII atingiu a marca em cinco meses, enquanto o Galaxy SIII vendeu 20 milhões de unidades em 100 dias.

G1



Livro de memórias do Festival Jazz & Blues será lançado nesta quinta-feira (14)



LivroNosAcordesdoJazzBluesO Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em parceria com a Via de Comunicação e Cultura, lança nesta quinta-feira (14), às 19 horas, no hall do Teatro Dragão do Mar, o livro “Nos Acordes do Jazz & Blues - Memórias do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga". A obra narra a história do Festival que transformou o Carnaval serrano do Ceará e se tornou um dos maiores eventos dos gêneros jazz & blues no País, marca de pioneirismo, qualidade artística, excelência em produção cultural e integração com a comunidade, a partir de ações de responsabilidade social e ambiental. Na ocasião, o guitarrista e violonista Cainã Cavalcante receberá o público para uma "jam-session" , ao lado dos músicos Thiago Almeida (teclado), Miqueias dos Santos (baixo) e convidados que já participaram do evento.
Há 13 anos, jazz e blues estavam longe de serem gêneros musicais populares entre os cearenses. Com o Festival, hoje tradicional no calendário cultural do estado, os estilos alcançaram grande visibilidade, fortalecendo a cena e conquistando uma plateia numerosa, além de contribuir para o fortalecimento da economia da região ao atrair milhares de turistas todos os anos. Nomes ilustres da música, como César Camargo Mariano, Paquito D’Rivera, Stanley Jordan, Scott Henderson, Toots Thielemans, Ivan Lins, Manassés de Souza e inúmeros outros artistas fazem parte da história do Festival Jazz & Blues, agora contada em "Nos Acordes do Jazz & Blues”. A narrativa também traz entrevistas com Hermeto Pascoal, Yamandu Costa, Arismar do Espírito Santo, Nuno Mindelis, Chico Pinheiro, Artur Menezes, Adelson Viana, Jefferson Gonçalves, Moacir Bedê e Samuel Macêdo, da Banda dos Meninos da Casa Grande, entre outros.
O livro faz uma retrospectiva do Festival, desde a sua concepção, revelando o porquê da escolha de Guaramiranga como cidade sede, as realizações e contribuições ao público e à cena cultural cearense, o período de pré-produção, o evento na serra e o pós-Festival, o impacto social, econômico e cultural para o Ceará, formação profissional e artística, bastidores, equipe de produção, espectadores e Poder Público.
“Nos Acordes do Jazz & Blues” foi idealizado pelas diretoras da Via de Comunicação, Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha, também criadoras do Festival. Tem projeto editorial, pesquisa, texto e edição de Dalwton Moura, fotografias de Chico Gadelha, projeto gráfico de Caio Castelo e apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará e da Coelce.

Serviço:
Data: 14 de março de 2013
Hora: 19 horas
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em frente ao Teatro Dragão do Mar. Entrada franca, com direito a show do guitarrista e violonista Cainã Cavalcante.
Preço do livro: R$ 39,00.
Informações/vendas: Via de Comunicação: 3262-7230.
Assessora de Comunicação e Marketing do IACC

Cidade reúne exposição de carros antigos



Juazeiro do Norte. Até o próximo domingo, os amantes de carros que marcaram épocas podem apreciar a exposição de "Carros Antigos". São 14 veículos pertencentes ao Club do Automóvel Cariri Siqueira Campos, expostos na Praça da Eventos e no mall do Cariri Garden Shopping. A entidade chega a reunir mais de 100 veículos, pertencentes a colecionadores, basicamente, das cidades de Crato e Juazeiro do Norte e alguns de Barbalha. Os antigos mobilistas do Cariri ainda comemoram a filiação à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), que certifica todos os carros, com placa preta específica para os veículos acima de 30 anos de lançamento, com 80% de originalidade.

CarroantigocaririelizangelaOs veículos têm idade superior a 30 anos e os valores variam de mais de R$ 200 mil até R$ 5 mil. No entanto, o valor afetivo é inestimável FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Com a certificação, que também traz junto um calendário de evento com exposição dos automóveis, os veículos chegam a dobrar de preço. E não faltam admiradores de peças raríssimas e num estado de conservação admirável, a exemplo de um Oldsmobile Ninyty Eight, 1952, um clássico americano, entre os integrantes da exposição. São 10 carros na Praça de Eventos do shopping e outros 4 veículos nos corredores do mall.

Público
Segundo o gerente de marketing do shopping, Eduardo Duffles, o público tem aumentado em cerca de 5% no empreendimento, durante a exposição. O evento é uma parceria entre o Club do Automóvel e o empreendimento. Entre os veículos expostos estão um Chevrolet Brasil - 1963; um Ford F75 - 1974; um Chevrolet Chevette 1.4L SL - 1974 e Chevrolet Chevette 1976. Além desses veículos, também conta com o raro Oldsmobile Ninyty Eight - 1952; um Dodge Kingsway Custom - 1952; um DKW Belcar - 1965; o famoso Cadillac Cupê de Ville - 1954; um Ford Maverick - 1978 e um Puma GTS Conversível - 1978.

Para o presidente da entidade que congrega os carros antigos, Diogenaldo Dourado dos Santos, essa é uma forma de levar ao público um pouco da história do automóvel. Ela afirma que há uma importante peculiaridade dentro desse trabalho, ao enfatizar que todos os carros estão em funcionamento. Tanto que há exposições que são realizadas em cidades como Brejo Santo. "Fazemos em praças públicas, com autorização das prefeituras locais e com segurança, para manter a conservação dos carros", diz ele. O presidente, que está no cargo durante os seis anos de criação da entidade, afirma que no próximo dia 19 de maio, aniversário dos seis anos do Club, acontece a eleição para a segunda diretoria.

A entidade possui atualmente 40 associados. Alguns deles têm até mais de três veículos. O presidente se abstêm de citar nomes de proprietários para não dar preferências e nem citar valores financeiros dos carros. Há veículos estimados em mais de R$ 250 mil, por exemplo, e outros de R$ 5 mil. "Mas o valor mesmo é afetivo", diz ele. São carros caros e raros. E essa valorização, com o reconhecimento nacional, encheu de mais alegria o coração dos colecionadores associados.

Ações
"É na verdade o que faltava para realmente dar a tônica oficial à entidade de colecionadores", afirma Diogenaldo. No interior do Estado, há um clube de carros antigos também em Sobral. A entidade da região Norte iniciou o processo de coleção em todo o interior do Estado.

Os veículos são de causar admiração aos mais ávidos colecionadores. Com os carros super preservados, os organizadores esperam um grande público durante o período de realização da exposição no Cariri.

De acordo com Eduardo Duffles, este evento está na linha de ações para 2013, com a finalidade de valorizar culturalmente a cidade e apoiar as ações que acontecem na região. "A exposição Carros Antigos traz o Club do Automóvel Cariri, um importante grupo da região", ressalta. Ainda conforme Eduardo, os carros, com certeza, têm encantado os clientes e gerações.

Mais informações:
Club do Automóvel Cariri Siqueira Campos
(88) 9965-3139
Data da Exposição: 10 a 17/03
Cariri Garden Shopping e mall

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30