xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/03/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 março 2013

A primeira manhã do Papa Francisco


O Papa Francisco dirigiu-se esta manhã à basílica de Santa Maria Maior, para uma oração a Nossa Senhora, cumprindo a intenção que ele próprio tinha anunciado ontem, na primeira apresentação pública, na varanda central da basílica de São Pedro. “Amanhã quero ir rezar a Nossa Senhora, para que abençoe toda a cidade de Roma”, disse o papa.
Acompanharam o Papa o cardeal vigário para a diocese de Roma, o cardeal Agostino Vallini, assim como dom Georg Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia. Foi uma visita breve, privada, marcada unicamente pelo recolhimento de oração diante do altar de Nossa Senhora.
No regresso ao Vaticano, o Papa passou pela Casa Internacional do Clero, junto a Piazza Navona, onde estava hospedado antes do Conclave, para recolher os objetos pessoais que ali deixara e cumprimentar o pessoal. Mostrava-se descontraído e com a simplicidade e cordialidade de sempre.


(Fonte: site da CNBB)

Corpo de Chávez não poderá ser embalsamado


CARACAS - O corpo de Hugo Chávez pode não ser embalsamado, como já tinha sido anunciado pelo presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro. Segundo ele, cientistas russos e alemães foram chamados para fazer o procedimento, mas alegaram que o processo deveria ter começado antes para que fosse realizado com sucesso.

- Chegaram cientistas para embalsamar o comandante Chávez, e eles nos dizem que está muito difícil, porque o processo de embalsamamento deveria ter começado imediatamente após a morte, e que agora não se pode mais. Estamos no meio de um processo, um processo delicado. É meu dever avisar a vocês - falou Maduro em um ato público.

A falha no embalsamamento de Hugo Chávez pode representar um revés na política do Estado venezuelano de preservar o corpo do presidente, como fizeram os comunistas com Lênin, na União Soviética, Ho Chi Minh, no Vietnã, e Mao Tsé-tung, na China. Os chavistas têm utilizado o luto de grande parte da população para favorecer a eleição de Maduro, o sucessor apontado por Chávez.

Segundo o governo, o presidente morreu no dia 5 de março, mas há boatos no país de que o anúncio foi feito dias após seu real falecimento. Autoridades venezuelanas se referem constantemente à morte de Chávez como "desaparecimento físico", evitando usar os termos "morte" ou "falecimento". Nesta quarta-feira, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, fez um minuto de silêncio em homenagem a Chávez e mencionou sua importância no combate à pobreza e melhoria de vida do povo.

Maduro pediu ao Congresso que votasse uma alteração na Constituição para que o cadáver embalsamado de Chávez fosse exposto no Panteão Nacional, monumento construído pelo comandante em homenagem a Simón Bolívar. O texto prevê que apenas falecidos há mais de 25 anos poderiam ter a honra de ocupar o espaço. Chávez já havia declarado que queria ser enterrado em sua cidade natal, Sabaneta.

Agência O Globo


CRATO - Aumento abusivo em contas de água ?


O Jornalista Wilson Rodrigues comunicou que estará realizando hoje ( 14 ) uma matéria completa sobre aumentos abusivos em contas de água verificadas no Crato, que chegaram a duplicar o valor da tarifa. Estará realizando entrevista com o Presidente da SAAEC e logo mais teremos uma matéria completa que deverá responder às diversas perguntas do público, como por exemplo, porque o reajuste de tarifas ( ou apenas de algumas tarifas de alguns consumidores ), que, como se sabe, somente pode ser feito com autorização da câmara de vereadores. O jornalista diz ter como provas, contas com preços cobrados muito acima do normal.

Solicitamos a quem teve aumentos abusivos ou acima da média em suas contas de água, que entre em contato com o Blog do Crato através do e-mail:  blogdocrato@hotmail.com e faça a sua reclamação para verificação e reportagem.

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


Ensinar a aprender - Por: Emerson Monteiro


Sabe-se do esforço constante dos professores no mister de transmitir a seus alunos os conteúdos de cada disciplina, através da mais moderna didática. São horas a fio na intenção de cumprir com fidelidade a missão pedagógica. Quase rotina se gastar tempo maior do que o despendido nas aulas apenas no afã de preparar programas e planos, função por vezes exaustiva dos profissionais da escola. Noutro âmbito e no seu modo, a ciência da educação mergulha fundo na procura dos meios melhores de despertar vocações estudantis, e aliar saber e tendência para as áreas profissionais da conveniência de cada um.

Com isso, avanços apresentam produtividade superior aos tempos distantes da improvisação e os métodos atuais da técnica ganham campo, nos educandários e secretarias oficiais. Há, porém, uma área que permanece aberta e conta da descoberta incansável dos novos instrumentos do ensino e da aprendizagem. Isso no que tange à metodologia ideal de transmitir, do lado de lá, no campo da aquisição do conhecimento. Que eles, mestres e autores dos livros didáticos, sabem do que manipulam, pouca dúvida se levanta. No entanto, inúmeros são os que não conseguem transmitir com eficácia aquilo a que se propõem, diante de livros deficientes e prolixos, dificultando sobremodo a tarefa de quem pretende adquirir o mínimo necessário à sobrevivência, nos espaços acadêmicos desta hora.

Antes usavam a fala e o gesto, além dos quadros de giz, livros e cadernos. Depois, vieram os meios ilustrados de cartazes, fotografias coloridas, filmes, revistas e discos. Na seqüência tecnológica, os vídeos, os discos compactos, computadores, datashows, etc. Em face da produção em massa dos livros modernos, recheados de figuras, mapas e gráficos, crianças frágeis vêm aos colégios sobrecarregadas de pacotes, sacolas obesas de grossos compêndios, qual peso nas suas estruturas físicas em formação que viesse representar conhecimento adquirido na consciência em elaboração.

E os legisladores, por certo preocupados com assuntos mais urgentes, ainda não agiram sério no sentido de coibir tais abusos das distribuidoras, livrarias e colégios, no excesso de livros que prejudica a formação corpórea dos pobres estudantes e suas bagagens dispensáveis, quase sempre, nas salas. O que interessa, a bem da realidade e do bom senso, é que os alunos, em sua maioria dotados de viva capacidade e saúde, em fase da esperada formação intelectual e moral, recebam a instrução adequada para desenvolver, em ritmo próprio, a inteligência.

Por: Emerson Monteiro
 

Governo do Ceará garante recurso para tratamento de Ana Cecília


Garota de quatro anos sofre de leucemia e precisa de transplante. Pais da criança haviam feito campanha para governo pagasse o valor.

Ana_cecilia_300Ana Cecília (Foto: Juliana Nobre/Arquivo pessoal)
Após campanha na internet que pedia o financiamento do tratamento da menina Ana Letícia, de 4 anos, que sofre de leucemia, a Secretaria de Saúde do Ceará anunciou nesta quarta-feira (13) que vai pagar o transplante de medula óssea, no valor de R$ 500 mil. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, a verba está garantida e será liberada "assim que os médicos responsáveis pela cirurgia derem ok".
"Recebemos a notícia com muita alegria, é muito alívio. É um problema enorme a menos para resolver e podemos ficar focados nela, que precisa de muita atenção", diz o pai, Ítalo Malveira.

Na terça-feira (12), o governo havia recorrido da decisão judicial que determinava o pagamento do tratamento. O justiça manteve no mesmo dia a liminar que determinava o pagamento. Segundo o pai de Cecília, Ítalo Malveira, ela teve uma recaída nesta semana, e não está apta a fazer cirurgia. "Ela vai receber novos medicamentos e vai fazer um novo ciclo de quimioterapia. Depois disso ela vai fazer um teste para saber se está apta a passar pela cirurgia", detalha.

O desembargador que determinou o financiamento da cirurgia pelo estado considerou que a menina, portadora de leucemia linfoblástica aguda, sem o tratamento indicado, poderá ter seu quadro clínico agravado, o que implica risco de morte. Segundo o processo, o transplante só estará disponível em 30 de março deste ano. O procedimento deverá ser realizado na cidade de São Paulo, no Hospital Albert Einstein.

A mãe de Ana Letícia, Juliana Nobre, havia realizado uma campanha nas redes sociais pedindo a mobilização da população para cobrar do governo do estado o custeio do tratamento.
Ítalo conta ainda que sabia que o estado iria recorrer da decisão na semana passada. "Não temos nada contra o procurador do estado, sabemos que estava fazendo o trabalho dele. Mas também estávamos contando com a Justiça para manter a liminar que garantia o pagamento", diz.

Do G1 CE

Argentino Bergoglio é o novo papa, sob o nome de Francisco 1º


Papafrancisco

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito de forma surpreendente, na quarta-feira, para comandar a Igreja Católica Apostólica Romana em uma época de crise. Primeiro papa não-europeu em quase 1.300 anos, Bergoglio assumiu o nome de Francisco 1o.

O novo papa, de 76 anos, apareceu na sacada central da basílica de São Pedro cerca de uma hora depois do surgimento da fumaça branca na pequena chaminé da capela Sistina, que sinalizou aos cerca de 1,2 bilhão de católicos do mundo que os cardeais já haviam escolhido seu novo líder, após pouco mais de 24 horas de conclave.
"Rezem por mim", disse Francisco 1o, já vestido no traje branco de pontífice.
O anúncio do novo papa foi feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran, que saiu à sacada da basílica e proferiu a fórmula protocolar em latim: "Annuntio vobis gaudium magnum. Habemus Papam" ("Eu vos anuncio uma grande alegria. Temos um papa").
Francisco 1o é o 266o papa em 2.000 anos de Igreja, e o primeiro latino-americano. Embora seja um conservador, é visto como um reformista, e não era citado em nenhuma lista de favoritos.
Em 2010, ele se manifestou enfaticamente contra o casamento homossexual, que ele descreveu como "uma tentativa de destruir o plano de Deus".
Como substituto de Bento 16, que renunciou repentinamente em fevereiro, ele também contrariou uma das principais suposições anteriores ao conclave --a de que o novo papa seria relativamente jovem.
Bergoglio será o primeiro papa não-europeu desde o sírio Gregório 3o, que pontificou no século 8, e o terceiro não-italiano consecutivo --seus antecessores foram o polonês João Paulo 2o e o alemão Bento 16.

MULTIDÃO EM FESTA

Num dia de tempo muito ruim, um mar de guarda-chuvas ocupou a praça de São Pedro durante todo o dia, e a multidão cresceu após o surgimento da fumaça branca --um momento de grande euforia entre os fiéis.
Os aplausos se intensificaram ainda mais quando Francisco 1o apareceu. "Viva il papa", gritava a multidão, em italiano.
Antes e durante o conclave, vaticanistas apontavam como favoritos o brasileiro Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola. Mas outros cardeais também eram cotados, e por isso a expectativa era de que o processo eleitoral se prolongasse mais.
No seu primeiro pronunciamento, Francisco 1o disse que os cardeais eleitores aparentemente foram "até o fim do mundo" para buscá-lo. Ele disse que o mundo deve seguir o caminho do amor e da fraternidade, e pediu orações da multidão.
Primeiro jesuíta a se tornar papa, Bergoglio precisará enfrentar desafios colossais, como os abusos sexuais cometidos por clérigos contra menores nas últimas décadas em vários países, e o recente vazamento de documentos que mostravam casos de corrupção e disputas internas na Cúria Romana (a burocracia vaticana).
Ele também comandará uma instituição abalada pelo avanço do secularismo e de religiões concorrentes em diversas regiões, e suspeitas de corrupção no Banco do Vaticano.
Acredita-se que todos esses foram fatores que contribuíram para a abdicação de Bento 16, que alegou não ter mais condições físicas para comandar a Igreja.

RESERVADO E HUMILDE

Bergoglio era citado como um candidato moderado no conclave de 2005 que escolheu Joseph Ratzinger como papa.
A imprensa italiana diz que ele impressionou os cardeais nas reuniões preliminares ao conclave, nas quais os problemas da Igreja foram discutidos.
Reservado e humilde, Bergoglio não se encaixa no papel de pregador ativo e carismático que muitos cardeais diziam estar buscando. Antes de entrar para o clero, ele se formou em química.
"Eu não esperava, mas estou absolutamente contente. É um momento muito único. Há uma grande sensação de unidade aqui. É ótimo que eles tenham chegado a uma decisão sobre quem irá liderar a Igreja", disse o padre escocês John Mcginley, que viajou especialmente para acompanhar o conclave.
"Ele é muito humilde, ouvi dizer que em Buenos Aires ele costumava apanhar o transporte público, tinha um apartamento e cozinhava para si mesmo. O fato de ele ter escolhido o nome Francisco significa muito. Significa que teremos um papa humilde, simples, próximo dos pobres. Mas foi uma grande surpresa", disse o advogado canadense Jules Charette, 54 anos.
Antes da aparição do novo papa, bandas das Forças Armadas italianas e da Guarda Suíça (força simbólica do Vaticano) desfilaram diante da basílica.
O conclave começou na terça-feira à tarde, quando foi feita a primeira votação. Na quarta-feira, houve mais quatro escrutínios, até que Bergoglio conseguisse a maioria de dois terços.
Os conclaves modernos são mais rápidos que os de antigamente. Os últimos quatro papas foram todos eleitos em dois ou três dias. Em 2005, Bento 16 precisou de apenas quatro votações para confirmar seu favoritismo.
Nas reuniões preparatórias ao conclave, os cardeais pareciam divididos entre os que queriam um pontífice com grande capacidade administrativa para fazer reformas na Cúria romana, e aqueles que desejavam uma figura com mais vocação pastoral, que revitalizasse a fé católica no mundo.
Além de Scherer e Scola, eram citados também entre os favoritos os norte-americanos Timothy Dolan e Sean O'Malley, o canadense Marc Ouellet e o argentino Leonardo Sandri. Bergoglio nunca apareceu entre os favoritos.
(Reportagem de Naomi O'Leary, Catherine Hornby, Crispian Balmer e Tom Heneghan e Georgina Prodhan)

PHILI - Reuters
Estadão

População do Crato chora lágrimas de sangue - Por: Wilson Rodrigues ( Radialista )


Atraso em folha de pagamento, reajuste abusivo de conta de água; População prejudicada com "legalização" dos mototaxis e consequente aumento das tarifas.

A população do Crato, principalmente a classe menos favorecida, está chorando lagrimas de sangue por se sentir desprotegida em algumas situações. Pra quem é servidor publico, por exemplo, amarga o atraso do pagamento de seus salários em até 13 dias. O reajuste na conta de água nem todo mundo vai poder pagar. Quem pagava 10 reais ou 14 reais passou para 28 reais ou 32 reais. Quem pagava 28 reais passou para 70 reais e se não pagar o fornecimento será cortado. Isto sem nenhuma explicação ou justificativa ao consumidor. Quem podia fazer alguma coisa pelo povo seria a câmara municipal, mas lá, dos 19 vereadores, 18 são aliados do prefeito e o único que é da oposição fica falando ao vento, suas palavras não têm força de nada, uma perda de tempo total.

Outra coisa em que a população está sendo prejudicada e ninguém diz nada, é essa tal de legalização do moto taxis. Diminuíram o numero de profissionais, conseqüentemente a concorrência acabou que, por sua vez, aumentaram em mais de cem por cento o valor da corrida local. No percurso que era cobrada a tarifa de dois reais, agora eles querem quatro reais e dependendo da cara do passageiro, pode chegar até cinco reais. Alguns deles não zelam nem pelos capacetes fedorentos e enjoativos, alem de um atendimento péssimo.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe



CRATO - previsão do Tempo para hoje, 14 de Março de 2013


Bom dia, Crato!


Hoje, quinta-feira, dia 14 de Março de 2013, segundo os institutos de meteorologia do país, teremos um dia de Sol com algumas núvens e não chove.  Nascer do sol: 05h42 Pôr do sol: 17h51 - Altas temperaturas no período: Max 36º Min 24º - Ventos ENE a 11km/h - Umidade Relativa do Ar: 95% 42% - Índice UV: Muito Alto

Fonte: INPE e GOES12



UFC pode ter Campus Avançados em Iguatu, Tianguá e Itapipoca


A Universidade Federal poderá implantar Campus Avançados nas cidades de Iguatu, Itapipoca e Tianguá. O assunto foi discutido, nesta quarta-feira, em Brasília, durante audiência no Ministério da Educação. O líder do PT n Câmara, José Nobre Guimarães, levou um grupo de prefeitos para audiência com o ministro Aloizio Mercadante.

No caso de Iguatu, a implantação do campus foi aprovada na LDO 2013, com emenda apresentada por Guimarães. O investimento deverá beneficiar diretamente a população de 14 municípios da região. O caráter de cidade polo regional atribui-se também a Itapipoca, cujo prefeito, Dr. Dagmauro Moreira, busca atender demanda por qualificação em uma cidade com aproximadamente 220 mil habitantes. De acordo com o prefeito, a chegada da universidade tem “forte impacto social e econômico”.

No pacote, entra também Iguatu, pleito que vem desde a gestão do ex-prefeito Agenor Neto (PDB). Já Aloízio Mercadante se comprometeu a incluir as cidades cearenses na próxima fase da expansão do ensino superior, a ser promovido pelo Governo Federal. O ministro orientou os prefeitos a elaborarem, em conjunto com a universidade, um estudo sobre as demandas de formação profissional de cada região.

O Povo Online

 

 

Novo papa é acusado de ajudar ditadura


O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, agora papa Francisco, passa por vários questionamentos em seu país por frases polêmicas em relação a temas políticos e é acusado de envolvimento com a última ditadura militar (1976-1983). Quando era arcebispo de Buenos Aires, em 2002, o novo pontífice disse que os argentinos deveriam parar de "rezar" para o FMI (Fundo Monetário Internacional) porque isso não ajuda o país a se recuperar de sua maior crise da história.

Na época, ele considerou que o pedido de ajuda não resolveria os problemas do país, que tentava um acordo com o fundo, nunca alcançado. "Não vamos a lugar nenhum [com a ajuda externa], simplesmente nos endividaríamos ainda mais", disse.

Dias antes, na cerimônia da Revolução de Maio, Bergoglio disse que a Argentina estava "à beira da dissolução nacional". Na ocasião, ele não se importou com a presença do então presidente Eduardo Duhalde e afirmou que a classe política deveria ser um pouco menos "egoísta".

Ditadura

Em 2005, o jornalista Horacio Verbitsky acusou o então arcebispo de ter contribuído para a detenção, em 1976, pelas Forças Armadas, de dois sacerdotes que trabalhavam sob seu comando na Companhia de Jesus, Francisco Jalics e Orlando Yorio. A história foi registrada no livro "El Silencio".

A acusação não é inédita. Rumores sobre uma suposta colaboração de Bergoglio com a ditadura já haviam sido ventilados na Argentina por críticos do perfil conservador do cardeal. É a primeira vez, no entanto, que se publicava um registro oficial da atuação de Bergoglio no episódio.

Verbitsky obteve nos arquivos do Ministério das Relações Exteriores e Culto da Argentina um documento de 1979 em que o então diretor de Culto Católico do órgão, Anselmo Orcoyen, afirma ter sido informado por Bergoglio das "suspeitas de contato com guerrilheiros" e dos "conflitos de obediência" envolvendo o sacerdote de origem húngara Jalics.

Bergoglio teria feito esses comentários oralmente ao entregar por escrito um pedido para renovação do passaporte argentino de Jalics, que, assim como Yorio, foi libertado em 1976. O pedido de renovação do passaporte foi negado com base nos antecedentes do religioso informados verbalmente. Verbitsky narrou esses fatos num capítulo do livro chamado de "As Duas Faces do Cardeal". Bergoglio aceitou falar com o escritor durante a preparação do livro. O cardeal negou que tenha colaborado com a ditadura e disse que, ao contrário, agira para tentar salvar os sacerdotes enquanto estavam presos na Esma, a Escola de Mecânica da Armada, local de extermínio do regime militar.

Torcedor

Bergoglio é torcedor do San Lorenzo, um dos cinco grandes clubes de futebol do país. Cardeal de Buenos Aires, o papa que decidiu ser chamado de Francisco 1º já rezou missas pelo clube da capital argentina e o próprio San Lorenzo divulgou foto dele com uma flâmula azul-grená.

"É um orgulho para a instituição saber que o primeiro papa sul-americano é sócio do San Lorenzo", anunciou o clube argentino em sua conta no Twitter.

Além do clube, quem também aproveitou o momento foi o diário "Olé", principal jornal esportivo da Argentina. Na manchete do site, a frase "La mano de Dios", em referência ao gol de mão que Diego Maradona fez contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986.

No texto principal, "Maradona, Messi... E agora Jorge Mario Bergoglio, eleito como novo papa", destaca o "Olé". O Clube Atlético San Lorenzo de Almagro tem uma das cinco populares torcidas da Argentina ao lado de Boca Juniors, River Plate, Racing e Independiente.

A equipe do papa já conquistou 13 vezes o Campeonato Argentino, uma vez a Copa Sul-Americana e uma a Copa Mercosul.


Padre jesuíta destaca quebra de paradigma na escolha de Bergoglio como papa


Brasília - A eleição do arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, como sucessor de Bento XVI representa mais uma quebra de paradigmas da Igreja Católica, disse o coordenador do Centro Cultural de Brasília dos Jesuítas (CCB), padre Ramón Cigoña. Segundo ele, é o primeiro papa não europeu e o primeiro jesuíta. Além de ser o único pertencente à ordem no conclave. Cigoña acredita que ao longo do pontificado outros padrões sejam quebrados.

"O novo papa escolheu o nome Francisco, de Francisco de Assis, conhecido com o Pobrezinho de Assis. Isso indica como será o papado. Acho que ele vai representar o contrário de todos os luxos do Vaticano", disse. O padre destacou ainda o fato de o novo papa ter feito a sua primeir aparição pública com um crucifixo de madeira, simbolizando a simplicidade da ordem dos jesuítas. "O papa é quem abençoa, ele fez uma oração pedindo para que ele mesmo fosse abençoado junto com os fiés", complementou.

A Companhia de Jesus, cujos membros são chamados de jesuítas, foi fundada em 1534, por Inácio de Loyola, santo católico. Na época, a Igreja Católica passava pela Contrarreforma, uma resposta à Reforma Protestante, de Lutero, que atraía fiés na Europa. Cigoña compara a missão do papa Francisco à de Inácio de Loyola, servir à Igreja.

Em relação à questões polêmicas como o aborto e a homossexualidade, Cigoña disse que os jesuítas têm uma formação ecumênica e que são "abertos às diferenças". No entanto, como papa, "são impostos certos condicionamentos. Não sei como ele agirá", declarou.

Em nota, a Aquidiocese de Brasília diz que "se alegra com a eleição do novo papa. Certamente nossas orações contribuíram para este momento de alegria. Em Cristo". Amanhã (14), o arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, fará a saudação oficial ao novo papa, na Cúria Metropolitana de Brasília, na Esplanada dos Ministérios.

Edição: Aécio Amado
Agência Brasil



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31