xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/03/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 março 2013

Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus comemora hoje 90 anos de fundação



Com a celebração de solene missa,  às 19:00h deste sábado, na catedral de Nossa Senhora da Penha, na cidade de Crato,  a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus comemorará os 90 anos de sua criação. A missa será presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, e contará com a presença do arcebispo de Palmas – capital do estado de  Tocantins –, Dom Pedro Brito e do bispo de Iguatu, Dom João José Costa.

   Na verdade, as comemorações têm início às 17 horas,  na sede do Colégio Santa Teresa de Jesus com a participarão alunos, ex-alunos, integrantes da congregação e do povo em geral.  Durante a solenidade será feita homenagem a Dom Quintino, com a inauguração de um  busto do primeiro bispo de Crato no interior daquele colégio.


     A Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus foi criada em 04 de março de 1923, tendo como fundadores  Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, 1º bispo de Crato (foto ao lado)  e uma jovem, nascida na cidade de Jardim, que seria a partir daquela data conhecida como Madre Ana Couto.

      Naquele recuado ano, fundar uma  Congregação Religiosa no extremo sul do Ceará, não foi somente uma ato de pioneirismo. Foi, sobretudo, um ato de heroísmo, porquanto a nova congregação era formada por  moças vulneráveis, sem recursos econômicos, todas residentes num meio  carente , precário e distante das grandes cidades do litoral brasileiro. Somente a ousadia e a força moral de Dom Quintino e de Madre Ana Couto, justificam todo o patrimônio espiritual e material da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus.  Dom Quintino era, por excelência, um homem de propósito firme. Ele era possuidor, no seu íntimo, aquilo que Santa Teresa escrevia nas suas orientações:  determinação, ou seja, enfrentar qualquer obstáculo que pudesse impedir a realização das obras desejadas por Deus.

Colégio Santa Teresa no primeiro quartel do século XX        

Como bem definiu o poeta Fernando Pessoa: “Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce.”

Tá feia a coisa...


Comércio exterior: Balança comercial tem o pior fevereiro da história do país

Volume de importações superou em 1,276 bilhão de dólares o de exportações no segundo mês do ano, segundo o MDIC; déficit do primeiro bimestre soma 5,3 bilhões de dólares ante superávit de 399 milhões de dólares no mesmo período de 2011

A balança comercial brasileira registrou déficit de 1,276 bilhão de dólares em fevereiro,  conforme informou nesta sexta-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As exportações, que somaram 15.551 bilhões de dólares no mês, ficaram abaixo das importações, de 16.827 bilhões de dólares, o que explica o saldo negativo - o maior para meses de fevereiro desde 1959, início da série histórica do Banco Central.
Analistas esperavam um déficit de 500 milhões de dólares. Foi o segundo mês consecutivo de déficit comercial, ainda sob a influência do registro atrasado de aquisições de gasolina feita pela Petrobras no exterior em 2012, mas que estão sendo contabilizadas somente neste ano, elevando as importações. Em janeiro, o déficit havia ficado em 4 bilhões de dólares, também o pior resultado para o mês desde 1959.

(Fonte: revista VEJA)


                            

PERIGO - Cratera na Av. Pres. Kennedy ameaça a vida dos motociclistas







Uma cratera de grandes proporções é o que temos no topo da Av. Pres. Kennedy, na Vilalta. O buraco, que começou pequeno nas primeiras chuvas do ano, se agiganta a cada dia, com o tráfego intenso, que remove pedaços de asfalto, pedras, e oferece mais perigo aos veículos de pequeno porte, como bicicletas e motos.  Moradores das proximidades chegaram a colocar galhos de árvores para sinalizar os mototaxistas e motoqueiros, mas o próprio tráfego já os removeu.

Já foram postadas várias reivindicações à SEINFRA ( Secretaria de Infraestrutura do Crato ), mas até agora, estas não foram atendidas. Esperamos que as fotos possam sensibilizar o Sr. Prefeito Ronaldo Mattos, para que mova o seu primo, o Secretário José Muniz, no sentido de resolver o problema definitivamente.

A população não pode ficar à mercê de um problema desses. Algum desavisado pode tombar no buraco e vir a sofrer algum tipo de traumatismo, inclusive morte, e se isso vier a acontecer, não terá sido por falta de aviso!





www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet




Juazeiro presente no 14º Encontro Nacional do Morhan – Por Beto Fernandes


Delegação de Juazeiro do Norte participa no Rio de Janeiro do 14º Encontro Nacional do Morhan - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – iniciado dia 27 passado e com término previsto para o próximo dia 3, domingo, no Royalty Barra Hotel. De Juazeiro estão presentes Faustino Pinto, coordenador local do movimento, Neide Oliveira, voluntária e o médico sanitarista Manoel Raimundo de Santana Neto. Por telefone, Faustino Pinto disse que neste encontro estão sendo debatidas questões clínicas, epidemiológicas e sociais reunindo autoridades como os ministros da Saúde, Alexandre Padilha e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. 

“Aqui nós estamos trocando experiência e apresentando o trabalho realizado em cada núcleo do Morhan pelo Brasil. Nesta sexta-feira acontece a apresentação do trabalho realizado por nós de forma individual ou em parcerias como as ouvidorias itinerantes e busca ativa de casos”, acrescentou Faustino. Dr. Santana avalia o encontro como sendo muito rico pelas presenças ilustres, mas principalmente pelo nível dos debates e anúncio de diversas novas ações para prevenção, detecção precoce e melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença pelo ministro Padilha. “Eu entendo como preponderante a nova política que realizará busca ativa junto às crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Vamos realizar um trabalho específico visando identificar casos da doença, se possível na fase inicial para tratar e curar o quanto antes”, comentou. Serão atendidos alunos entre cinco e 14 anos através das equipes de ESF – Estratégia Saúde da Família -. 
Segundo ainda Santana, outro ponto positivo será a realização de testes rápidos para identificar casos da doença. O exame será realizado com retirada de uma gota de sangue do paciente com o resultado em no máximo 10 minutos. “Quanto antes for identificada a doença, maior é a chance de cura a partir de um tratamento contínuo. O diagnóstico precoce é um dos caminhos essenciais para reduzir o número de casos”, complementa o médico. Em Juazeiro há aproximadamente 90 pessoas em tratamento da hanseníase e em 2009 foi decretada a descentralização das ações do tratamento da doença do centro de Dermatologias para a Atenção Básica com capacitação dos profissionais que atuam na porta de entrada da saúde pública. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado na abertura do evento em reconhecimento pelo trabalho realizado favorável aos portadores de doenças infectocontagiosas crônicas e por ser o responsável pela sanção da lei federal nº 11.520 de 2007, que autorizou a concessão de pensão especial, mensal, vitalícia e intransferível para as pessoas atingidas pela hanseníase e submetidas a isolamento e internação compulsórios em hospitais-colônia até dezembro de 1986. O governador Sérgio Cabral também foi homenageado. E mais: De acordo com dados mais recentes do Ministério da Saúde, 30 mil novos casos de hanseníase foram identificados no Brasil em 2011, o que significa uma redução de 15% em relação ao ano anterior. Entre menores de 15 anos a redução foi de 11%. Entretanto, o Brasil ainda ocupa o segundo lugar no ranking mundial de prevalência da doença. 

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase atua na promoção da saúde e da cidadania de pacientes com hanseníase e seus familiares, desenvolvendo um trabalho para reunir as famílias separadas pelo isolamento compulsório dos pacientes com hanseníase e reparar os danos causados por esta política. A sede do MORHAN em Juazeiro funciona no Bairro Frei Damião e outras informações podem ser obtidas através do telefone (88)8805-3453. 

Por: Beto Fernandes
Radialista/Repórter 



Herança - Por: Emerson Monteiro


Nas vastidões geladas do Ártico, em meio a naturais dificuldades, viviam pai e filho, únicos habitantes de cabana modesta, longe dos valores da civilização, num tempo em que pouco se sabia dos atuais degelos, quando se prevê outra glaciação na Terra.

Era costume do povo do lugar a existência das pessoas restrita à capacidade individual para se sustentar do necessário através da caça e da pesca, sob os rigores do clima abaixo de zero. Após a decrepitude, as famílias agiam com naturalidade depositando nas planuras desérticas idosos ou doentes sem cura, qual cumprissem a lei da sobrevivência.

Naquela casa, porém, o filho retardava a providência quanto ao pai já em fase que chegava na época do despejo, quando surgia no filho a disposição de constituir família e iniciar outro sistema de vida, restando-lhe apenas se livrar do genitor e liberar a vaga para noiva bela e intransigente.     
     
Mesmo admitindo aquele procedimento, o filho insistia manter em casa o velho pai, além até dos hábitos de grupo, pois não sabia justificar o que de vantagem propiciavam as tradições do lugar. Ao menos para si, no íntimo, achava certo querer consigo por mais algum tempo quem tanto sacrifício fizera na sua criação e na continuidade do lar.

Os dias prosperavam, no entanto.  A noiva nutria pelo sogro sentimentos agradáveis, os quais, todavia, diminuíam em face do instinto conjugal. Dotada de especial talento, tecera bela manta que pretendia ofertá-la quando da viagem definitiva do idoso aos penhascos gelados, em data sem muita demora, segundo planejado.

E não tardou a madrugada quando movimentos diferentes sacudiram a humilde choça. O filho atava os cães ao trenó, reuniu alguns poucos trastes, ligeiros mantimentos, e instalara o pai no meio da carga, fazendo-se a caminho.

Depois de tempestuosa jornada, se viram numa longa planície branca circundada de montanhas sombrias e ameaçadoras. Tão logo o escuro da noite principiou envolver o mundo, cumpriram a parada definitiva. Naquele sítio cinzento, dar-se-ia o desfecho da longa espera.

Sem trocarem palavras, de cabeça pendida no peito, os dois se olharam pela derradeira vez, num adeus quase primitivo, selvagem, assim podemos dizer. O ancião buscou tirar por menos, desviando-se para fora da trilha, de olhos presos na solidão, exercitando compreender o peso daquela hora. O filho refazia o que restava da bagagem; alimentou os animais e deu mostras de ter cumprido a missão, pronto para retornar. Após sacudir no espaço as dobras do relho com que tangia seus cães, de súbito ainda ouviu a voz do pai a chamá-lo:

- Filho, filho! - gritos ecoaram no vazio gelado e de suas mãos pendia a manta que a nora confeccionara. – Quero isso não, é desnecessário para mim. Prefiro que a conserves contigo e uses quando teu filho vier aqui, um dia, te oferecer ao desconhecido.

A expressão sincera do gesto foi mais do que suficiente. O moço viu-se desmoronar de todos os planos que, por muitos anos, lhe saturaram o juízo. E lívido de arrependimento, agindo com rapidez, voltou atrás; recolheu os pertences que deixara; pondo de novo o pai no lastro do reduzido veículo. Começaram a viagem que os levaria de regresso à velha casa de onde saíram.

Artista Plástico George Macário lançará novo espaço na Internet


O Artista plástico Cratense, George Macário lançará em breve um novo espaço para divulgação e vendas dos seus trabalhos na Internet. George, que é filho do ex-prefeito Cratense Humberto Macário, é um dos mais renomados artistas plásticos da nova geração, tendo realizado inúmeras exposições por várias cidades Brasileiras, e suas obras tem sido elogiadas por diversos artistas, dentre eles, o grande Bruno Pedrosa, nome internacionalmente renomado no campo das artes. O novo espaço virtual está programado para março e será no endereço www.buscarte.com.br

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Campanha da Fraternidade 2013 enfoca a juventude mais uma vez


A Campanha da Fraternidade 2013 retoma o tema da Juventude com a proposta de ver a realidade dos jovens, buscando acolhe-los com a riqueza das inúmeras propostas, diversidades e potencialidade, além de entender os diversos impactos culturais. Outra proposta é fazer com que a Igreja seja solidária em seus sofrimentos e angústias, principalmente junto aos que mais sofrem com os desafios desta mudança de época e com a exclusão social conscientizando para necessidade de participar e, posteriormente, transformar.
            
Apresentada no contexto do Ano da Fé, a Campanha da Fraternidade mobiliza todos os seguimentos da sociedade objetivando se solidarizarem com os jovens no favorecimento de espaços e políticas públicas que possam ajudar a organizar seus projetos de vida se compreendendo como força de transformação para os novos tempos, desenvolvendo seus potenciais comunicativos através das redes sociais assumindo um papel efetivo na comunidade eclesial e na execução do protagonismo que se espera de cada um.
 
No entender da CNBB evangelizar na atualidade é uma via de mão dupla saindo de cena os chamados públicos ou destinatários da evangelização cedendo espaço aos interlocutores. Essa afirmação pode ser compreendida com a tese de que a igreja através da juventude não somente evangelize, mas também seja evangelizada na atualidade.
 
Assim é que a Campanha da Fraternidade 2013 propicia aos jovens um encontro com Jesus Cristo contribuindo para vocação de discípulo missionário e possibilita também uma participação ativa na comunidade eclesial e a sensibilização para serem agentes de transformação social e religiosa.
 
O lançamento nacional aconteceu dia 15 de fevereiro em Natal e um seminário marcou as comemorações alusivas aos 50 anos da Campanha, que teve origem na Arquidiocese de Natal, na comunidade de Timbó, município de Nisia Floresta. Em Crato a campanha foi lançada na Igreja da Sé e em Juazeiro nas 11 paróquias com destaque para celebração na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores no centro.

Obs.: Publicado originalmente no Jornal Nação Romeira
Via Beto Fernandes - Radialista/Jornalista


Assembléia aprova projeto de lei de autoria do Dep. Sineval Roque


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou por unanimidade na manhã desta quinta-feira (21), o Projeto de Lei nº45/12 de autoria do deputado estadual Roque (PSB). O projeto institui em todo o território cearense, através da Secretaria de Educação Básica, o PAEH – Programa de Acompanhamento e Escolarização Hospitalar, destinado acompanhar crianças, e adolescentes, da rede pública de ensino que se encontram internados nas unidades hospitalares da rede pública do Estado do Ceará.
“Ao desejarmos implantar no Estado do Ceará, entendemos que o mesmo irá garantir a universalização do acesso a educação Básica à crianças, adolescentes, jovens e adultos que se encontram afastados da escola por motivo de tratamento de saúde. Entendo que ser paciente em situação de internamento, o educado, tem em muitos casos a sua identidade transformada, uma vez que ele se vê inserido em um espaço diferente de sua rotina diária. Quero aproveitar, pra agradecer aos colegas deputados pela aprovação desse importante Projeto de Lei.” Afirmou Roque.

Gabinete deputado estadual Roque (PSB)
Assessoria de Comunicação


Cidadã reclama do atendimento médico no Posto de Saúde do Muriti, em Crato


Tacinha Anastácio nos enviou a seguinte reclamação referente ao Posto de Saúde Muriti de cima:

"Gostaria que você me auxiliasse divulgando que uma criança foi passando mal ao posto de saude do muriti de cima (minha neta), e a funcionária Ismar não permitiu que a atendente pelo menos fizesse a ficha para a enfermeira a encaminhar para um hospital, já que lá não tem médico. É um absurdo que alguns funcionários públicos não tenham noção de como é delicada a vida de uma pessoa, nesse caso, uma criança. E se essa dor for uma coisa mais séria? Uma pendicite? Realmente precisamos contar com funcionários públicos mais qualificados, mais educados, mais humanos. Deus queira que o prefeito eleito olhe para esse posto que sempre foi uma constante fonte de reclamações da comunidade, Quanto a falta de médicos e o péssimo atendimento de atendentes e funcionários."

Por: Tacinha Anastácio
Via grupo Filhos e Amigos do Crato no Facebook.


Quando o Crato voltou a ser senzala - Homem é amarrado a uma estaca



No dia 06 de fevereiro de 2013, ás 15h, na Rua Bárbara de Alencar, centro comercial do Crato, Francisco do Nascimento foi amarrado a um poste e assim permaneceu durante duas horas. O motivo: em surto, teria quebrado vidraças de lojas.

Francisco do Nascimento, morador do bairro São Miguel possui histórico de outros atentados, como pôr fogo no carro de um vizinho. Ele também possui diversas entradas no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza. Segundo a sobrinha, a família não sabe mais o que fazer com Francisco do Nascimento: no hospital não há vagas e ele se torna cada vez mais violento.

Durante as duas horas em que ficou amarrado, algumas pessoas tentaram libertá-lo, ato que foi violentamente rechassado pelos dois homens que o  prenderam. No mais, a multidão, estonteada, admirava estupidamente o espetáculo do homem que gritava, rugia e pedia por socorro. Diversas autoridades estiveram no local, a exemplo de soldados do Ronda.

Mas há um outro histórico que pesa sobre Francisco do Nascimento: nasceu negro e pobre. E pior: necessita de acompanhamento psiquiátrico. Dessa forma, por ser negro, pobre e louco, Francisco Nascimento pôde ser amarrado, exposto a ridicularização pública e violentado em sua dignidade humana , tal qual seus ancestrais.

De minha parte, só não podia acreditar que, após tantos séculos, ainda iria presenciar um negro sendo imolado em praça pública.

Viva o Crato! Viva o Brasil!


 Fonte: Site Casca de Banana


Poço Profundo será instalado próximo à estátua a N.S de Fátima no Crato






O projeto N.S. Senhora de  Fátima, no instalado no Município do Crato, com a finalidade de incrementar o turismo religioso na Região do Cariri, já começou a colher bons frutos. Ontem, quinta feira, o deputado estadual Ely Aguiar esteve com o Superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas, dr. Leão Montesuma ( foto ), e já ficou definido a instalação de um poço profundo no bairro do Branco, onde o projeto está sendo executado.  Alí existe uma grande escarcez de àgua e o poço será perfurado já no proximo mês. Com relação ao pedido de embargo por parte do  Promotor de Justiça Felipe Azevedo, o deputado Ely Aguiar é taxativo: Ele quer é aparecer, está a procura de espaço na mídia. Está com o pé no chão e a cabeça na lua. Deve está pegando corda de alguem,  coitado! O Tribunal de Justiça do Estado já derrubou um embargo feito por um juiz do Crato, acho que o promotor de Justiça Felipe Azevedo está com " febre ".  O documento do Tribunal de Justiça, que tem a assinatura do seu Presidente, é bem claro". Na minha concepção o argumento do Promotor de Justiça Felipe Azevedo  para o embargo da obra é mais fraco que caldo de bila.


Com informações do Dep. Ely Aguiar


ilustres Visitas na Maçonaria do Crato - Por: Franzé Brito


Estiveram nesse ultimo sábado, dia 23 de Fevereiro de 2.013 em nossa cidade, os ilustres candidatos a Sereníssimo Grão Mestre e Grão Mestre adjunto, respectivamente, da Grande Loja do Estado do Ceará, Srs.: Silvio de Paiva Ribeiro e César Marques de Carvalho.
Silvio, graduado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e Inscrito na OAB-CE com o nº5773, Pós-graduado emDireito Público pela Universidade Federal do Ceará e Política e Estratégia- Latu Sensu- Universidade Vale do Acaraú. Foi ainda Oficial da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro no período de 1980 a 2012, Chefe da assessoria de Cerimonial do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a partir de 2013. Teve inúmeras atividades de gestão e docentes, diversascondecorações militares e civis.
Na oportunidade foram eles e sua respectiva comitiva, recebidos por inúmeros Irmãos Maçons, não só da cidade do Crato, bem como de várias outras do Cariri, na sede da Loja Maçônica Acácia do Cariri Nº 40.
Delegados, Veneráveis, Vigilantes, Mestres, Companheiros e Aprendizes, tiveram na oportunidade uma longa palestra deinformação sobre a candidatura, fato que repercutiu grande êxito perante a comunidade maçônica no geral.

Por: Franzé Brito
Colaborador - Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31