xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/02/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 fevereiro 2013

Dep. Ely Aguiar informa: Nesta Quarta-Feira governo do Estado assina órdem de serviço para Estátua a N. S de Fátima


Recebemos um comunicado via e-mail do Dep. Ely Aguiar, que diz o seguinte:
 

"Amanhã, quarta feira, o governo do Estado assina ordem de serviço para a execução da segunda etapa do Projeto Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Crato. É um projeto de iniciativa do Dep. Ely Aguiar  com a finalidade de incrementar ainda mais o turismo religioso na Região Sul do Estado. A ordem de serviço é no valor de 1 milhão de reais e tem o aval do Tribunal do Justiça do Estado, uma vez que a obra tinha sido embargada pelo Juiz de Direito do Crato, Dr. Maza, sob a justificativa, do Ministério Público estadual, de  que o Crato não tinha perfil de cidade religiosa e evocando o Estado Laico. 

O Tribunal de Justiça entendeu totalmente  o contrário e mandou o Estado tocar a obra.  Sabe-se que o turismo religioso é o grande setor produtivo que movimenta o Cariri, começando por Juazeiro do Norte, gerando milhares e milhares de emprego. É uma região sem grandes indústrias  e com uma agricultura pequena que depende de chuvas. Com o Projeto a cidade espera receber cerca de 200  mil romeiros por ano. O Dep. Ely Aguiar tem recebido o apoio de todos os colegas deputados e sua satisfação maior é porque o projeto está sendo executado em um dos bairros mais humilde do Crato, o Barro Branco. 

O projeto consta de um amplo e moderno abrigo para os visitantes.. Recentemente  o governo  do Rio Grande do Norte inaugurou, no Município de Santa Cruz, um monumento a Santa Rita de Cássia, o maior do mundo  com 55 metros de altura. Em apenas um ano o movimento comercial na pequena cidade já aumentou em mais de 500 por cento. ( foto. Santa Rita de Cássia, no Rio Grande do Norte ). Dep. Ely Aguiar convidou o colega Sineval Roque  e ele confirmou presença. Os dois chegam no mesmo avião. Presentes ainda os Secretários Camilo Santana e Dr. Quintino Farias."

Por: Ely Aguiar
Dep. Estadual

Políticos do Crato - Por Miguel Martins


NE - Faltou essa, que ainda não havia sido publicada por aqui:

O deputado Ely Aguiar (PSDC), disse, ontem, na Assembleia Legislativa, que estava preocupado com a falta de investimentos no Crato e reclamou de críticas feitas contra parlamentares da bancada caririense naquela região. Ele afirmou ainda que fica preocupado com a dificuldade que se tem para levar qualquer empreendimento ou benefício para a cidade, afirmando que aquele Município precisa de mais atenção, e que isso é causado, muitas das vezes, por grupos políticos que não tem interesse no desenvolvimento local.
 
De acordo com ele, existe “uma meia dúzia de pessimistas” que atrapalha o Crato, fazendo com que aquela localidade perca espaço para o vizinho, Juazeiro do Norte. “Eu fico triste quando vejo jornais criticando os parlamentares que são daquela região do Cariri. Eles disseram essa semana que nenhum deputado tem compromisso com aquela região e eu vejo aqui uma luta titânica do deputado Sineval Roque, que nunca deixou de defender aquela região. O deputado Wellington Landim, que pede a transposição do São Francisco, a deputada Ana Paula, todos se preocupam com aquela região”, lembrou o parlamentar.
 
Ely Aguiar lembrou ainda que em determinada ocasião, o governador Cid Gomes (PSB), chamou de “espírito de porco” alguns setores da sociedade caririense, pois segundo informou, o gestor queria construir um parque de exposição agropecuária no lugar do atual parque, com um investimento de R$ 22 milhões, o que geraria centenas de empregos somente em sua instalação. Na ocasião, o Governo pretendia fazer a instalação do Centro de Multi-eventos, mas alguns setores políticos criticaram a ação, que segundo eles, iriam beneficiar o Município de Juazeiro do Norte.
 
A meia dúzia de “espírito de porco” a que Cid Gomes se referia, eram políticos oposicionistas ao Governo, que segundo informações, achavam que o empreendimento iria prestigiar somente grupos ligados ao Governo. “O governador disse que queria levar o parque para o Crato e no lugar do parque atual ele assegurou um investimento de R$12 milhões para criar ali a cidade universitária e o curso de educação física e o Crato disse, ou determinado setores de opinião pública, disseram não”, apontou o parlamentar.
 
Outra colocação feita por ele foi a tentativa de embargo de um projeto para incrementar o turismo religioso do Crato. Conforme informou, a ideia era acelerar o crescimento do Cariri e o Sul do Estado, e por isso foi elaborado um projeto, com recursos para obras que alavancarão o turismo, seja ele religioso ou de lazer. “O projeto começou a ser executado e quando apresentamos o projeto, no Crato, foi só perseguição.
 
Depois veio a noticia que a obra estava embargada, pelo juiz do Crato, colocando que o Município não tem vocação para turismo religioso. Aí o caso veio para no Tribunal de Justiça e os desembargadores entenderam a importância dessa obra para alavancar o turismo religioso, gerando centenas de emprego em uma região que não recebe indústrias”, comentou, lembrando ele que um promotor de Justiça já esteve no local, para tentar embargar as obras.
Segundo o deputado, a bancada caririense tem identificação forte com a região, diferente, conforme defendeu, do que é dito pela imprensa local. Alguns parlamentares que têm origem eleitoral no Cariri também comentaram o pronunciamento de Ely Aguiar, em defesa do Crato e de outros municípios.
 
De acordo com a deputada Ana Paula (PRB), a luta para levar melhorias para o Cariri é justa. De acordo com ela, os municípios só alcançarão um desenvolvimento ideal, caso tenham a participação dos parlamentares na Assembleia. O deputado Wellington Landim (PSB), disse que nunca se fez tanto pelo Cariri como nos últimos anos, e lembrou que o lote cinco para a Transposição das águas do Rio São Francisco já estariam se iniciando, além do Cinturão das Águas.
 
“Engraçado como uma parcela da imprensa do Cariri tem um rança muito grande com a classe política, mas de uma forma geral eu me sinto confortável, porque vivo defendendo aqui os dois maiores projetos do Governo Federal para a região. O que há por parte das pessoas é desconhecimento e às vezes, falta de boa vontade”, reclamou Landim.
 
De acordo com Sineval Roque (PSB), a “politicagem” tem atrapalhado os trabalhos realizados no Município do Crato. Ele se disse favorável à criação do Centro de Multiuso em Juazeiro do Norte, mas disse que esta obra não deveria atrapalhar a população do Crato, inclusive, segundo afirmou, querendo retirar a unidade da Semace da cidade e passando para o vizinho. “Tudo bem que o Centro de Multiuso é importante, mas não temos que atrapalhar o que já está dando certo e é isso que quero trazer para cá. Há diversos tipos de ‘porcos’ atrapalhando a qualidade de vida do Crato. A gente vai continuar lutando por tudo o que é bom para o Crato”, frisou o pessebista.

Fonte: DN

Ouça a gravação do Programa do Vicelmo de Hoje, 26 de Fevereiro de 2013

Todo dia você pode ouvir aqui no Blog do Crato a gravação do Programa do Vicelmo ( Jornal do Cariri ) ao vivo à partir das 07:00 e a gravação, à partir das 09:15. O Blog do Crato mantém um arquivo com a maioria dos programas do vicelmo, gravados desde 2008. Ouça e divulgue ! 

CRATO - Sujeira na Praça da Sé revolta população

Segundo postagem do Facebook, este seria o mais novo Cartão Postal do Crato"

Circula nas redes sociais uma matéria intitulada "Praça da Sé, Cartão Postal do Crato", em que mostra uma foto com o  lixo que se acumula na Praça da Sé e até o presente momento, a nova administração do Crato não tomou nenhuma providência especial. Na verdade, ao ver certas ruas do Crato hoje, têm-se a impressão de que a cidade está abandonada, com lixo se acumulando em terrenos baldios, buracos, os mesmos buracos que existiam na gestão anterior e era uma prioridade para a população. Há inclusive novos e grandes buracos ( não herdados ), um deles na Av. Pres. Kennedy, surgido no começo de Janeiro deste ano e que a cada dia aumenta, sendo perigoso, pois localizado no topo da ladeira, o motorista descuidado que cair, poderá ter o carro severamente avariado, além do perigo de cair no abismo logo em frente ao buraco. Sem contar ainda com as verdadeiras crateras da Rua da Vala, e as valas enormes que sempre se formam ao lado do Mercado Walter Peixoto que não tiveram até o presente momento, nenhuma atenção ou solução.

Em alguns momentos, a impressão que se tem é como se a cidade não funcionasse ainda. A população do Crato aguarda ansiosamente para ver a que veio a nova administação do Crato, pois até agora, passados 2 meses, tempo que alguns consideram pouco, e outros tantos  consideram suficiente, já daria para se ter o perfil da nova administração. Ao que parece, subdimensionaram o que é gerir uma cidade do porte do Crato, com todas as suas mazelas, dificuldades e seus problemas. 

Nas redes sociais começa-se a ver pipocarem dezenas de postagens revoltadas de pessoas desgostosas com a nova administração do Crato, apontando erros de secretários, postando fotos de descasos, falando mal da escolha de alguns, da formação da nova equipe de governo, e de problemas de atendimento. 

Sobre a foto do lixo da Praça da Sé, questiona o autor Fabrício A. de Morais, "cadê o famoso Mutirão da Limpeza" que tanto se alardeou e pouco se viu ?  Já os defensores da nova gestão se apressaram em querer justificar e dizer que a culpa do lixo é da população, no sentido de blindar a administração. Na mesma discussão, Verônica Costa Alves rebate tal justificativa, dizendo que se a mesma foto houvesse sido postada durante a gestão passada, as pessoas que hoje culpam o povo, culpariam o prefeito anterior. Um renomado professor surgiu na discussão e garantiu que o recolhimento do lixo está sendo executado de forma normal pela limpeza pública, enquanto este argumento foi rebatido, porque não se concebe que um lixo permaneça de 05 da manhã até à noite sem recolher, ou que a praça seja mantida o dia inteiro com esse lixo.

De modo que entre o disse-me-disse dos que defendem e dos que atacam a nova administração, o certo é que a questão do lixo se acumular na Praça da Sé permanece sem solução. Algo terá que ser feito, ou então, aquele BELO cartão postal que o Crato sempre ostentou, com sua maravilhosa e vistosa Praça da Sé, vai virar motivo de chacota, das muitas que já permeiam os círculos de conversas dentre a sociedade cratense. Já diz o velho ditado que "Povo civilizado, cidade limpa", mas a atenção e o carinho dos gestores que se propõe a fazer o melhor para sua cidade, é fundamental nesse procedimento.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


POLÍTICA com Madson Vagner - Dia 26 de Fevereiro de 2013


Curtas

Movimento “Fora Renan” continua a todo vapor

O sábado foi de grande movimentação nas redes sociais com protestos contra o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). Além dos protestos virtuais, os internautas estão se organizando para fazer os protestos presenciais. Em Brasília um grupo marchou do Museu da República até o gramado do Congresso Nacional levando cartazes, faixas e gritando palavras de ordem. Além de Brasília, houve protestos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Fortaleza, Goiânia, Lins (SP) e Ribeirão Preto (SP). No domingo, os internautas brasileiros promoveram protestos virtuais em capitais do exterior, como Lisboa (Portugal) e Dublin (Irlanda). Só para lembrar, os três senadores do Ceará votaram em Renan.

Rolo Compressor petista no Ceará

Famoso nas raias internas do Partido dos Trabalhadores (PT), o “Rolo Compressor” dos poderosos, voltou a funcionar para decidir alianças no Ceará. Dessa vez a própria presidenta Dilma convocou um a um as lideranças do partido para dizer da sua vontade de continuar a aliança com o PSB de Cid Gomes. Segundo informações, o Cid tem a incumbência de segurar Eduardo Campos. Em contrapartida, no Ceará, o PT seguirá o que for determinado pela aliança. O penúltimo a ser chamado foi o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques. Ele tem sido o fiel da balança nas últimas votações internas. Ilário já fechou com a posição e, de quebra, deve assumir em breve uma cadeira na Câmara federal, onde é suplente de deputado federal. Nesse quadro, Luizianne fica sozinha e, com certeza, será derrotada internamente.

Raimundão desviando a atenção dos professores

São muitas as especulações sobre o real motivo da diminuição dos salários dos professores de Juazeiro do Norte, pelo prefeito Raimundo Macedo. A versão oficial é de que o município não teria recurso. Mas, muitas outras já saíram, inclusive, a última diz que Raimundão estaria desviando a atenção dos professores para atrapalhar a campanha salarial. Ou seja, se os professores estivem muito preocupados em garantir o que já tinham e acabaram perdendo, poderão abrir mão do reajuste real. Vale salientar que tudo é apenas especulação, mas se for verdade seria um verdadeiro “golpe de mestre”. O problema é que não deixa de ser golpe e, mais grave, nos mestres.

PT do Crato pode estar rachado

Parece que o Partido dos Trabalhadores do Crato está com divergência no entendimento de ser ou não posição ao prefeito Ronaldo Matos. O atual vereador da sigla anunciou com veemência, inclusive, prematuramente, que faria oposição à gestão. O problema é que o primeiro suplente do partido, Tota Lobo, parece ter outra posição. Na semana passada, durante um evento no bairro São José, Tota ficou o tempo todo ao lado de Ronaldo, fez discurso de elogio e recebeu de público, nas palavras do prefeito, a incumbência de receber as demandas da comunidade para levar ao prefeito. Além da ciumeira de outras lideranças da comunidade, Tota deve enfrentar a ira do grupo do atual vereador petista.

Madson Vagner
Jornalista
Membro do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe Internet


Prefeito do Crato precisa desburocratizar o acesso dos Repórteres - Por: Wilson Rodrigues


O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos nunca se negou a dar entrevista a nenhum veiculo de comunicação. Sempre tem sido solicito e bem educado em seus esclarecimentos. Mas os profissionais da imprensa estão encontrando muita dificuldade para divulgar as informações da atual gestão municipal cratense, de interesse coletivo da sociedade. Parece-me que os secretários não estão autorizados a falarem nada de suas pastas e mandam os repórteres procurarem a assessoria de imprensa da prefeitura e isto vem burocratizando e dificultando a divulgação da noticia na velocidade em que os fatos acontecem. Acreditamos que, jornalisticamente falando, é impossível a assessoria de imprensa da prefeitura do Crato atender ao mesmo tempo as necessidades de informações a mais de 20 veículos de comunicação que tem o Cariri, apesar dos esforços dos assessores para isto. Na prefeitura do Crato existem 20 fontes de informações, incluindo secretarias, gabinete, autarquias e outros órgãos que geram noticias diariamente e que essas não estão sendo levadas, plenamente, ao conhecimento da coletividade.

É compreensível que a assessoria de imprensa da prefeitura do Crato tem trabalhado no sentido de divulgar o dia-a-dia da administração, porem sob seu próprio ângulo. Mas existem outros fatos, principalmente aqueles vindos do seio da sociedade, que precisam ser divulgados conforme os anseios populares. Este tipo de noticia está sendo muito difícil de obter na atual administração publica do Crato. Um apelo é feito ao prefeito Ronaldo para flexibilizar mais e autorizar que seus secretários falem aos repórteres, afinal são eles os detentores das informações urgentes e em tempo hábil. Feito isto vai evitar até que os veículos passem a divulgar matérias destorcidas da verdade e não condizentes com o caráter da administração.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


Argentina denuncia presença de arsenal nuclear britânico nas Malvinas


Brasília – O vice-ministro das Relações Exteriores da Argentina, Eduardo Zuain, disse ontem (25) que um arsenal nuclear é mantido nas Ilhas Malvinas, sob domínio britânico, mas cujo controle é disputado pelo governo argentino. A informação foi dada durante a reunião denominada Segmento de Alto Nível da Conferência sobre Desarmamento, em Genebra, na Suíça. De acordo com Zuain, as Ilhas Malvinas estão entre os “territórios mais militarizados do mundo”.

Segundo o vice-chanceler, há uma "má aplicação do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares". Para ele, "a América Latina é desafiada pela presença do Reino Unido, que é desproporcional e injustificada”. Zuain disse lamentar a ausência de informações do governo do Reino Unido sobre os movimentos dos submarinos nucleares na região das Ilhas Malvinas.

De acordo com Zuain, há um complexo sistema envolvendo o arsenal militar nas Ilhas Malvinas, com aeronaves navais de última geração, um centro de comando e controle, além de um serviço de inteligência eletrônica que “permite o monitoramento do ar e do tráfego marítimo” na região.

O vice-chanceler disse ainda que é insustentável manter o arsenal militar existente nas Ilhas Malvinas, pois o governo argentino defende que a região seja livre de armas nucleares.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.

Edição: Graça Adjuto
Agência Brasil



CRATO - Previsão do Tempo para 26 de Fevereiro de 2013


Os serviços de meteorologia indicam para hoje um dia de Sol com algumas nuvens. Não chove. O "NÃO CHOVE" já é marca registrada nos últimos meses, embora a madrugada tenha sido de céu bastante nublado aqui em Crato. O Nascer do sol: 05h43 Pôr do sol: 17h58 - Altas temperaturas também no período: Max 34º Min 23º - Ventos ENE 13km/h - Com Umidade Relativa do Ar, 86% 32% - Índice UV: Muito Alto.

Fontes: INPE e GOES12

Tenham todos um Bom Dia!

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude desenvolverá o LEVE Arte Contemporânea


O Laboratório de Estudos, Vivências e Experimentos em Arte Contemporânea – LEVE Arte Contemporânea, de iniciativa do artista/educador Alexandre Lucas, que iniciou em 2011 nas escolas públicas da cidade do Crato, agora será desenvolvido através Núcleo de Artes Visuais da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato.

O LEVE Arte Contemporânea tem o  objetivo de contribuir com o Ensino de Artes na cidade, a partir de ações voltadas para estudantes do Ensino Médio. A ideia é proporcionar, uma vez por semana, atividades que consistirão em aulas dialogadas, leituras de textos, manipulação de acervo de arte contemporânea, rodas de conversas com artistas, visitas a atelier, centros culturais, galerias, espetáculos e manipulação de novas tecnologias e mídias para a  produção de intervenções urbanas e performances.

O Projeto atenderá também a estudantes universitários que desenvolverão atividades de monitoria e professores de Artes da rede pública, os quais serão convidados a participar de momentos de formação pedagógica sobre o Ensino de Artes. O inicio das inscrições será na primeira semana de Março.

Serviço:
Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude  do Crato
Telefone: (88) 3523-2365
End.: Rua Theopisto Abath, s/n
Núcleo de Artes Visuais


Prefeitura do Crato retoma obra da Ponte da Vila São Bento




Nota do Editor: Em Agosto de 2012, a administração Samuel Araripe começou a reformar a Ponte da Vila São Bento, antiga reivindicação dos moradores daquela localidade, conforme fotos e matéria abaixo fornecidas pela assessoria de imprensa da época, em que já dizia que a construção estava em estado adiantado. Entretanto, houve uma pausa nos trabalhos e a nova gestão, agora, decide retomar a construção, mesmo durante a quadra invernosa, para a alegria da população. Em nota da nova assessoria de Imprensa da PMC:
 
"A prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deu início às obras da Ponte da Vila São Bento, no último domingo, com a presença do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Marttos. Depois de vários transtornos causados à população, o prefeito decidiu logo que iniciou a sua administração, que todos os aspectos relacionados à obra da ponte fossem avaliados, para que os serviços fossem retomados e os moradores não ficassem prejudicados por mais tempo.

Mesmo com as chuvas, a ordem foi dar início à ponte. Segundo o secretário de Infraestrutura, José Muniz, foram necessários vários ajustes para que os trabalhos fossem reiniciados. A ponte de 8,60 metros por 30 metros deverá estar concluída em cinco meses de construção. Estão sendo investidos, por meio de projeto junto ao Governo Federal, R$ 792 mil. A obra é do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a administração Municipal. O projeto havia sido iniciado com cerca de 10% dos serviços encaminhados."

Fonte: PMC

Veja nota da Assessoria de Imprensa de Agosto de 2012:

Na Vila São Bento os investimentos da atual administração municipal do Crato giram entorno de R$ 1 milhão e meio de reais. Incluindo a ponte sobre o rio Batateiras que dá acesso à localidade, considerada pelo secretário de Infraestrutura, José Muniz, como a maior obra de sua secretaria, que vai beneficiar não só os moradores da Vila São Bento, mas os das comunidades da Vila Padre Cícero, Serraria, Vila Guilherme e Jenipapo, beneficiando mais de 15 mil famílias.
 
Os serviços de construção da ponte estão bastante adiantados e a Construtora JF Engenharia Ltda. tem 180 dias para concluí-los. O projeto está orçado em mais de R$ 670 mil reais com recursos do município em parceria com o governo federal. Na Vila São Bento estão sendo calçadas as Ruas Chiquinha Macedo, com acesso a CE que pega a Avenida Thomaz Osterne de Alencar e estão projetadas a J. J. Petrola, a São Luiz e a Rua da Creche.
 
Outra obra de calçamento que vem atendendo aos anseios da população é a da Rua Caloré, no Bairro Barro Branco, já com mais de 50% dos serviços concluídos. Os moradores beneficiados, em depoimento à reportagem, não conseguiram esconder o sentimento de felicidade e agradecimento a prefeitura do município pela infraestrutura implantada na comunidade.
 
O chefe da obra, José Carlos Firmino (Zé Negão ), disse que não está faltando material e nem mão-de-obra e, sendo assim, os serviços serão concluídos dentro dos prazos estabelecidos e prometeu para o dia 30 de agosto entregar a primeira etapa da obra pronta. O secretário de Infraestrutura, José Muniz, explicou que os investimentos da pavimentação no Barro Branco são de R$ 350 mil reais e anunciou o calçamento de mais três Ruas na comunidade, ligando a Caloré ao Cemitério existente naquele Bairro.Contatos:

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato
Fotos: ASCOM - PMC ( 2012 )



Abuso de autoridade - Carro de secretário ocupa vaga de motos oficiais no Crato - Por: Wilson Bernardo



Esse carro é de um secretário de governo do município do Crato, passou amanhã inteira dessa Sexta-Feira 22 de Fevereiro estacionado em uma zona proibida, zona essa de quando estacionado é um carro de cidadão comum é multado de imediato e rebocado. O DEMUTRAN faz vista grossa, nada faz quando se trata de secretários de governo. Está na hora dos senhores donos do poder usarem do bom senso e dar bons exemplos. Essa atitude não é com certeza o Crato de todos nós, mas um Crato de poucos engordados no desejo de querer usufruir do poder.

Wilson Bernardo
Texto e Foto

 
 

Exemplo de Profissionalismo - Por: Wilson Bernardo




Nesse sábado, 23 de fevereiro de 2013 , foi realizado na FAP, Faculdade Paraiso, de Juazeiro do Norte, a XV Seminário de integração sociedades e Acadêmicos de Direito FAP-Por uma nova mentalidade das profissões Jurídicas.
 
Trata-se de um evento ímpar, organizado pelo Prof. Shakespeare Teixeira Andrade, na área de Direito, que visa orientar os novos universitários no tocante a futura trajetória profissional que tomarão.
 
Na ocasião são convidados , ilustres profissionais da área Jurídica como: Juízes, Promotores, Advogados ,Delegados dentre outros, que por 5 horas fizeram explanações quanto ao papel profissional individual de cada um junto a sociedade, bem como as dificuldades e virtudes até chegarem aonde se encontram. Foram eles: Sâmia Luciano Barreto(Advogada),Renato Esmeraldo Paes(Juiz de Direito),Marcos Youji Minami(Prof.Universitário FAP),Francisco de Assis Bonfim(Delegado de Policia Federal) e Emmanuel Leal de Santana(Defensoria Pública do Estado Ceará)
 
Está de parabéns, o ilustre Prof. Shakespeare dessa renomada Faculdade, pela brilhante iniciativa no tocante a orientação fornecida por todos aos mais novos universitários dessa casa.

Matéria enviada por Wilson Bernardo


SAÚDE - Portador de lúpus poderá ter aposentadoria isenta do Imposto de Renda


A Câmara analisa o Projeto de Lei 4703/12, de autoria do Senado, que inclui o lúpus na lista de doenças graves para fins de isenção do Imposto de Renda sobre os proventos de aposentadoria ou reforma causada por acidente em serviço. A proposta altera a legislação do Imposto de Renda (Lei 7.713/88).

O lúpus é uma doença inflamatória crônica que afeta a pele, as articulações, os rins e o sistema nervoso, além de outros órgãos.

Autor da proposta, o senador licenciado Vicentinho Alves (PR-TO) ressalta que a doença afeta mais as mulheres do que os homens. “Os estudos disponíveis mostram que tanto a sobrevida quanto a qualidade de vida dos doentes de lúpus dependem de seu status socioeconômico e da qualidade da atenção que recebem para sua doença, o que demonstra a necessidade de que políticas públicas específicas, voltadas para esse grupo de doentes, sejam formuladas”, diz.

Tramitação
A matéria está pronta para a pauta do Plenário.

Câmara dos Deputados
 

Cresce o número de municípios com risco de dengue


Brasília - O mês de janeiro registrou 267 municípios com risco de incidência de dengue em todo o país, entre eles as capitais do Tocantins, Palmas, e de Rondônia, Porto Velho. No mesmo período do ano passado, esse número era 146. Os dados constam do levantamento Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) divulgado hoje (25) pelo Ministério da Saúde.

O levantamento mostra ainda que também cresceu o número de municípios em situação de alerta para a incidência de doença. Eles passaram de 384 para 478. As cidades de Belém (PA), Fortaleza (CE) e do Rio de Janeiro (RJ) estão nessa lista.

A pesquisa é feita em 983 municípios com base nos os focos de reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, encontrados. "O Liraa permite que cada município tenha uma fotografia de onde está o mosquito e [deve] combinar isso com aquilo que pode salvar vidas", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Brasil, com 204.650 casos de dengue, registrou nas sete primeiras semanas de 2013 um índice de 105,5 casos da doença por 100 mil habitantes, enquanto no mesmo período de 2012 foram 36,3. A região brasileira com maior incidência da doença em 2013 é o Centro-Oeste, que apresentou 561,4 casos por 100 mil habitantes. A Região Nordeste, com 22 casos por 100 mil habitantes, foi a que teve a menor incidência.

O levantamento constatou que a Região Sul não teve incidência de dengue autóctone, ou seja, casos em que a infecção ocorreu no próprio município.

Agência Brasil


Congresso deve avaliar se mensalão afetou votações, diz Adams


Brasília - O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, acredita que cabe ao Congresso Nacional analisar se projetos, propostas e reformas votados no Congresso Nacional entre 2003 e 2005 devem ser reanalisados por suspeita de compra de votos. A opinião está em petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (22).

A petição integra processo que pretende a anulação da Reforma da Previdência, de 2003. Várias entidades alegam que os votos dos parlamentares foram comprados no episódio que ficou conhecido como mensalão. No final do ano passado, o STF condenou 25 dos 37 réus acusados de corrupção e desvio de dinheiro público para influenciar votações em andamento no Congresso.

“Somente o Congresso Nacional poderia aferir a eventual ocorrência de quebra de decoro parlamentar que fosse suficiente para invalidar o processo legislativo referente às emendas constitucionais impugnadas", diz Adams. Ele argumenta que é preciso verificar se o número de votos supostamente viciados influiria na aprovação da emenda.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

 Agência Brasil


Veranico já é registrado em municípios cearenses


Há regiões onde não chove há mais de cinco dias, fenômeno que foi previsto pela Funceme em seu prognóstico

Crateús. Após a atualização do prognóstico da estação chuvosa pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), na última sexta-feira, já se observa ocorrências de veranicos em regiões do Interior do Estado. Foram registrados oito dias de precipitações regulares consecutivas, porém regiões como os Sertões de Crateús e Inhamuns e o Sertão Central já se ressentem da ausência de chuvas nos últimos cinco dias. Desde o dia 21 que não chove em praticamente todos os municípios destas das três regiões, as que normalmente registram menor pluviometria no Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) caracteriza o período como "veranico", que é uma espécie de estiagem durante a estação chuvosa, com dias de calor intenso e sol forte.
Nos Sertões de Crateús, os agricultores já prepararam a terra e esperam a continuidade das precipitações, para garantir a lavoura FOTO: SILVANIA CLAUDINO

"Em municípios do Sertão Central e Inhamuns há quatro ou cinco dias que não chove e podemos considerar como veranico. Para ser considerado veranico, é necessário que não chova, no mínimo, por quatro dias e o fenômeno pode durar até semanas", destaca Deysiane Quaresma, meteorologista do órgão.

A tendência das próximas 72 horas, segundo a meteorologista, é que as chuvas continuem ausentes dessas duas regiões do Estado. O céu continuará parcialmente nublado em praticamente todas as regiões, com possibilidade de ocorrência de chuvas isoladas na faixa litorânea e sul do Ceará. Isso devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continua afastada da região Nordeste. A boa notícia é que há possibilidade de que o sistema volte a se posicionar sobre o Nordeste a partir de amanhã, mudando o cenário e propiciando o retorno das chuvas em todo o Estado.

Via DN


Bandidos assaltam iate que ia para o caribe, em Fortaleza


Uma viagem de iate para o Caribe foi interrompida por assaltantes em Fortaleza, no Ceará. As vítimas foram amarradas e amordaçadas. O roubo aconteceu durante a madrugada, enquanto os seis ocupantes dormiam. O iate estava ancorado em Fortaleza por causa de uma pane no motor. A embarcação foi invadida por duas quadrilhas armadas. A primeira chegou de barco e a segunda, a nado. Depois da fuga, um homem conseguiu se soltar e pediu ajuda. O iate continua ancorado e ninguém foi preso.

Fonte: Band News
 



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30