xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/02/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 fevereiro 2013

Uns privilegiados - Por: Emerson Monteiro


Essas gerações recentes são elas privilegiadas de viver uma era plena de tanta alternativa de beleza transmitida aos quatro cantos da Terra pelos equipamentos frutos da pesquisa eletrônica. Tantos meios ricos de trazer adiante as riquezas culturais nos livros, filmes, artes plásticas, fotografias, músicas, etc., etc. Quanta beleza chega toda vez aos diferentes rincões desse chão, independentes de línguas, distâncias, quadrantes. A televisão, o computador, a telefonia, os meios de comunicação de massa, usinas de produção de inquestionável qualidade no que elabora e expande com a eletricidade, os transportes e as instituições. E quanta democracia de possibilidades, unidades formadas de artistas geniais, à velocidade da luz.

Num só invólucro chegam The Beatles, Bach, Haendel, Sartre, Kafka, João Gilberto, Pink Floyd, Renoir, Virgílio, Platão, Tornatore, Lao Tsé, Jesus, Buda, Turguniev, Maupassant, Tchecov, Clara Nunes, infinitos heróis da sensibilidade cultural, religiosa, artística, oferecidos de modo limpo, refinado, elementos do bom gosto maior, nas lojas da esquina, esperança inédita nos tempos lá detrás.

O jovem contemporâneo transita os corredores da emoção elevada quais andarilhos das estradas de antigamente, olhos postos no Sol, na Lua e nas Estrelas, menestréis da gama infinita dos padrões atuais, objetos de rotina em que se transformaram as produções das gerações desaparecidas, no entanto sobrevivendo nos sonhos diários quais seres eternos habitantes do presente infinito.

Só de pensar nisso dá vertigem imaginar aonde chegaram, agentes da viagem planetária de um tempo exclusivo. Isso pede o mínimo de reconhecimento nas formas da bondade. Querer que outros também usufruam dessa fortuna que criaram os ancestrais. Trabalhar as malhas do coração e partilhar emoções positivas, nas bênçãos dessa alegria da beleza coletiva, rainha das oportunidades artísticas.

No mínimo, pois, isso, permitir que haja Paz neste mundo bonito, sendo irmão do irmão, feliz de herdar a orientação das boas práticas através do que constrói o que bem e nos alimenta sadios e animados.  

Tiago Araripe - Por: Emerson Monteiro


Somos amigos desde a década de 60, no auge dos movimentos que convulsionaram a cultura mundial, época da geração beat, hippies, rock, tropicalismo, psicodelismo, de tantas outras manifestações e reviravoltas que resultariam em profundas mudanças, que hoje empalideceram durante o atual momento da civilização de massa.

Líamos autores quais Jean-Paul Sartre, Hermann Hesse, Herbert Marcuse, Ray Brandbury, Erkine Caldwell, Louis Pauwels & Jacques Bergier, nomes que marcaram nossa formação de andarilhos e sonhadores. Viajamos nas asas da literatura de ficção, no cinema de autor e na música pop, pelas estrelas que fizeram a cabeça dos revolucionários daquele tempo de grandes definições. Adiante, os senhores hoje no poder ganhariam as batalhas da dominação, mas a luta seguirá através dos arautos da arte que insistem fomentar a Esperança.

Acompanhei o gosto de Tiago Araripe pelo violão e presenciei suas primeiras experiências de composição, algo nos moldes da criatividade diferente e rica que já observava nos seus textos plásticos inovadores. É bom escritor, herdeiro de valiosos autores das letras no Cariri, José de Figueiredo, o pai, e José de Figueiredo Filho.

Ainda na adolescência nos aproximamos. Ele viveu em Recife, quando, com o grupo Nuvem 33, participou da vanguarda artística pernambucana. Desde então, graças ao talento que bem lhe caracteriza, Tiago vem marcando presença na música brasileira. Trinta anos após sua participação no movimento Lira Paulistana e o lançamento de seu LP Cabelos de Sansão, o cantor e compositor cearense lança neste início de 2013 o Baião de Nós, um álbum que reúne composições feitas ao longo desse período e, principalmente após o relançamento de Cabelos de Sansão em CD, em 2008, pelo selo de Zeca Baleiro, o que o instigou a voltar a compor. Baião, maracatu, reggae e rock se misturam em Baião de Nós, que traz onze composições inéditas.

Lançado pela Candeeiro Records, com produção e participação especial de Zeca Baleiro, Baião de Nós foi gravado com uma banda montada especialmente para o projeto, formada por guitarra, baixo, bateria e percussão, além de inserções de teclados e sopros.

A sua voz doce e suave, que um dia Augusto de Campos comparou ao timbre dos trovadores provençais, é outra marca de Tiago Araripe.

No dia 09 de março, ele virá ao Cariri a fim de promover o lançamento do mais novo trabalho, através de espetáculo ora em fase de montagem.

QUEM PROCURA TRABALHO ? - O SESC Crato recebe currículos para cargos até o dia 22 de Fevereiro


PROFESSOR DE DANÇA/ BALÉ

Nível médio Completo;
Curso de dança/ Balé e vivência prática em ministrar aulas;

· Experiência na área e conhecimento básico na montagem de espetáculos;

· Disponibilidade para horista

PROFESSOR ESPECIALISTA (MÚSICA)

Nível Superior Completo;
Experiência com ensino infantil/fundamental;

· Formação específica na disciplina de Música ou Educação Artística.

ESTÁGIÁRIO

Requisitos Necessários:

· Estudantes dos Cursos: Ciências Sociais (apartir do 3º semestre) e Letras

· Semestres: do 4º ao penúltimo do curso.

Documentação Necessária:

Currículo com 01 foto 3x4
Comprovante de matrícula e histórico escolar atualizados

Fonte: Via Cleiton Valentim Almino


Programa "Concertos do Nordeste" começa na próxima sexta-feira, dia 22 de fevereiro


Acima: Centro Cultural do Araripe - Local onde serão realizadas as apresentações em Crato.
Projeto apoiado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste terá um total de 17 apresentações de artistas eruditos pelos estados do Ceará e Paraíba

Um total de 17 grupos irão se apresentar no projeto Concertos do Nordeste e levar a música erudita aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza, no Ceará; e Cajazeiras e Sousa, na Paraíba. Outros 14 artistas convidados, representantes das raízes culturais nordestinas, completam a programação de 31 apresentações do evento, que começa na próxima sexta-feira, dia 22, com a realização do Centro Cultural Banco do Nordeste, Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) e Casa Fora do Eixo Nordeste. Além dos shows o evento oferece uma série de oficinas abertas ao público e gratuitas, que estão com inscrições abertas até o dia 22 de fevereiro.

No primeiro momento do Concertos do Nordeste, o Theatro José de Alencar em Fortaleza receberá os grupos Marabrass (MA), Orquestra Eleazar de Carvalho (CE) e Boi Ceará (CE), na sexta-feira (22); e o Coro de Câmera da Campina Grande (PB), a Orquestra Sinfônica da UFRN (RN), além do Maracatu Az de Ouro (CE), no sábado (23). Enquanto isso o Centro Cultural do Araripe no Crato terá apresentações do Syntagma (CE), do Maneiro Pau do Mestre Cirilo (CE) e do Coco das Mulheres da Batateira (CE) no primeiro dia; e do Siará Quarteto (CE), da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (CE), do Reisado do Mestre Aldenir (CE) no segundo dia. Fechando a programação deste final de semana, o Centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa (PB) será o palco para os shows do Quinteto de Cordas da Paraíba (PB), da Cabaçal São João Batista (PB), do Canto DeLL’Arte (RN) e dos Congos do Pombal (PB).

O evento continua no final de semana dos dias 1º e 2º de março, no Centro Cultural Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte (CE), na Praça Dom Adauto em Cajazeiras (PB) e novamente em Fortaleza, com artistas dos estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Segundo o gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, Tibico Brasil, várias cidades nordestinas dispõem de orquestra sinfônica e escolas de música. No entanto, ele recorda que a música erudita continua sendo apreciada por um público pequeno. “Os grupos tradicionais estudam e aprofundam seus conhecimentos empiricamente, tendo como espaços de ensaios os quintais, praças, terreiros e alpendres Nordeste afora. São mundos musicais diferenciados que pouco se encontram, mas que trabalham e intensificam o gosto pela música e por nossa cultura”, afirma Tibico Brasil.

Oficinas

Uma série de oficinas e painéis de debates com temas relacionados ao universo da música erudita e seu estudo nas escolas serão ministradas gratuitamente em todas as cidades participantes. As inscrições estão abertas até o dia 22 de fevereiro e os interessados podem se inscrever pelo blog do Concertos do Nordeste (www.concertosnordeste.wordpress.com). As oficinas e debates serão realizadas durante o período da manhã e/ou da tarde. A programação de formação começa com a oficina de Harmonia Moderna e Improvisação em Fortaleza e Sousa; e a oficina de Composição Contemporânea no município do Crato. As atividades serão ministradas também nos dias 1º e 2º de março nas outras cidades que recebem o evento.

Um dos momentos mais importantes do Concertos do Nordeste será o debate Música nas Escolas, realizado no dia 23 de fevereiro no Foyer do Theatro José de Alencar em Fortaleza, no CCBNB de Sousa, e no dia 2 de março em Juazeiro do Norte. Para discutir esta temática na capital cearense estarão presentes o maestro Amilton Godoy (SP), o arranjador e maestro Amilson Godoy(SP), o maestro Arthur Barbosa(CE), a bacharelada em música Aládia Quintella (CE) e como mediador, o doutor em Educação Brasileira Pedro Rogério (CE). Em Sousa o mesmo painel será debatido com o arte educador Espedito Lopes Neto (PB), o mestre em Educação Popular, Luciano Batista Souza (PB), e o músico Weber dos Anjos (CE) como mediador. Já em Juazeiro do Norte, os convidados serão o mestre em Educação Robson Almeida (SP), o doutor em Educação Brasileira Gerardo Vieira (CE) e novamente o maestro Amilton Godoy (SP).
Programação Crato-CE

22 de Fevereiro
Formação:
09 às 12h/14 às 17h - Oficina de Composição Contemporânea
Oficineiro: Mario Ficarelli (SP)
Local: SESC Crato

Apresentações:
20h - Syntagma (CE)
20h50 - Maneiro Pau do Mestre Cirilo (CE)
21h30 - Coco das Mulheres da Batateira (CE)
Local: Centro Cultural do Araripe

23 de Fevereiro
Formação:
09 às 12h - Oficina de Composição Contemporânea com Mario Ficarelli
Local: SESC Crato

Apresentações:
20h - Siará Quarteto ( CE)
20h50 -  Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (CE)
21h30 - Reisado do Mestre Aldenir (CE)
Local: Centro Cultural do Araripe
Juazeiro do Norte (CE)

01 de março
Formação:
09 às 12/14 às 17h - Oficina de Harmonia Moderna e Improvisação
Oficineiro: Amilton Godoy (SP)
Local: SESC Juazeiro do Norte

Apresentações:
18h30 - Trio Musiarte (CE)
19h30 - Banda Cabaçal Santo Antonio (CE)
Local: CCBNB Cariri

02 de março
Formação:
09 às 12h- Oficina de Harmonia Moderna e Improvisação
Oficineiro: Amilton Godoy
Local: SESC Juazeiro do Norte

13 às 16h - Debate: Música nas Escolas
Convidados: Amilton Godoy (SP), Robson Almeida (SP) e mediador Gerardo Vieira (CE)
Local: CCBNB Cariri

Apresentações:
18h30 - Franklin Dantas (CE)
19h30 - Reisado Discipulos do Mestre Pedro (CE)
Local: CCBNB Cariri
Cajazeiras-PB

01 de março
Formação:
09 às 12h/14 às 17h - Oficina de Harmonia Moderna e Improvisação
Oficineiro: Marinho Boffa (SP)
Local: Auditório do Espaço Cultural Zé do Norte

Apresentações:
20h - Orquestra Armorial do Cariri (CE)
20h50 - Banda Cabaçal do Sítio Cipó dos Monteiros (PB)
Local: Praça Dom Adauto

02 de março
Formação:
09 às 12h - Oficina de Harmonia Moderna e Improvisação
Oficineiro: Marinho Boffa (SP)
Local: Auditório do Espaço Cultural Zé do Norte

Apresentações:
20h - Trio Trinados (CE)
20h50 - Ritual das Cordas (CE)
21h30 - Pontões de Pombal (PB)
Local: Praça Dom Adauto

Serviço
Concertos do Nordeste
Data: 22 e 23 de fevereiro / 1º e 2º de março
Informações: (85) 3262-5011
www.concertosnordeste.wordpress.com

Assessoria de Imprensa Concertos do Nordeste


POLÍTICA - Com Madson Vagner - 19 de Fevereiro de 2013


Farra com dinheiro público

Parece até trocadilho, mas é verdade. O deputado federal José Airton (PT), destinou para o Carnaval “Cultural” de Aracati o valor de R$ 400 mil em verba de emenda parlamentar. O dinheiro saiu todinho do Ministério da Cultura. Nada contra o carnaval de Aracati, mas, tanto dinheiro destinado a uma festa que de cultural só tem o nome, é brincadeira! Na verdade, quero saber quanto o deputado já destinou ao incentivo à cultura popular genuína, aquela dos grupos que fomentam, nos mais jovens, a manutenção da história e da arte do nosso povo. Infelizmente, nossos políticos continuam com a política do “pão e circo”, nesse caso mais circo que pão.

O Cariri e a carência de deputado estadual

Realmente a região do Cariri anda longe de estar representada na Assembleia Legislativa. O exemplo veio na última quinta-feira (08), quando o deputado estadual e ex-prefeito de Icapuí, Dedé Teixeira (PT), fez um pronunciamento destacando a importância da biodiversidade e da riqueza paleontológica do Geopark Araripe. Ele defendeu uma mobilização da Assembleia, articulada com deputados federais e estudiosos, para tornar o Geopark um ícone do Cariri e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. O detalhe é que nenhum deputado do Cariri se manifestou. Não vou citar nomes, mas, hoje, pelo menos quatro deputados se definem como da região. Como diria Boris Casoy: “isso é uma vergonha”.

Mais um candidato no grupo do Raimundão

A sucessão de 2014 ainda está longe. É verdade! Mas, as articulações já começaram dando o combustível necessário para o tensionamento no grupo do atual prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo (PMDB). A briga pela indicação do grupo para a disputa de deputado estadual, nesse mês de fevereiro, ganhou mais um concorrente. Quem esteve se movimentando, junto a ex-prefeitos e lideranças da região, foi o vereador Capitão Vieira (PTN). Os contatos têm o objetivo de se fortalecer dentro do grupo que já tem dois pré-candidatos, Dr. Giovanni Sampaio e Dr. Vasques Landim. O que não dá para avaliar é se o fato deve ser motivo de preocupação ou alivio para Raimundão.

Raimundão e Domingos Filho de malas prontas para o PPL

É grande a especulação de que o prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, estaria de malas prontas para o PPL. Mas, Raimundão não está sozinho; o vice-governador Domingos Filho, também já estaria de saída do PMDB em direção ao mesmo partido. No caso de Raimundão é a possibilidade de se ver livre de compromissos, tanto para o apoio a Daniel Oliveira, nome de Eunício para Assembleia e de quebra enfraquecer o senador na corrida ao governo. Será a segunda vez que Raimundão dá um nó em Eunício. Na eleição passada ele prometeu, mas findou não apoiando Daniel. Já no caso de Domingos Filho, é a possibilidade de entrar na briga pela indicação de Cid ao governo. Ou seja, numa análise mais ampla da situação, parece que o PSB, já está minando Eunício para que ele, sequer, pense em se lançar candidato em 2014.

Madson Vagner
Jornalista/Membro oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Mostra reúne obras cinematográficas de John Ford no Sesc Juazeiro






Na quarta-feira (20), o Sesc exibe, através do projeto Cinematógrapho, Juiz Priest. A sessão acontece como parte da "Mostra John Ford: Uma lenda do cinema", às 19h, na Unidade de Juazeiro do Norte. A entrada é gratuita. No filme, o juiz William Priest, um orgulho dos confederados veteranos, usa do bom senso e humanidade consideráveis para fazer justiça em uma pequena comunidade norte-americana.

A Mostra segue em cartaz até o dia 24 de abril, com exibições todas as quartas-feiras, sempre às 19h. O projeto reúne onze filmes das décadas de 30, 40, 50 e 60 em um painel que traz algumas das mais importantes obras cinematográficas do diretor norte-americano. As sessões acontecem com os filmes: Juiz Priest (1934); Nas águas do rio (1935); O prisioneiro da Ilha dos Tubarões (1936); A mocidade de Lincoln (1939); No tempo das diligências (1939); Vinhas da ira (1940); Domínio de bárbaros (1947); Sangue por glória (1952); Rastros de ódio (1956); O homem que matou o facínora (1962).

PROGRAMAÇÃO

Mostra John Ford: Uma lenda do cinema

Mês: Fevereiro
20/2

Juiz Priest (Judge Priest, Dir. John Ford, EUA, 1934, 80min)

O juiz William Priest, um orgulho dos confederados veteranos, usa do bom senso e humanidade consideráveis para fazer justiça em uma pequena comunidade norte-americana.

27/2

Nas águas do Rio (Steamboat Round the Bend, Dir. John Ford, EUA, 1935, 81min)


O sobrinho do Dr. John Pearly, um médico charlatão, é injustamente acusado de assassinato. Pearly participa então de uma corrida de barco a vapor para encontrar a testemunha-chave do caso.

Mês: Março

6/3

O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões (The Prisoner of shark Island, Dir. John Ford, EUA, 1936, 96min)

A história do Dr. Samuel Mudd, o médico que foi preso e acusado de conspiração apenas por haver tratado do assassino do Presidente Lincoln. Em 1865, poucas horas depois do assassinato do Presidente Lincoln, o doutor Mudd ajuda John Wilkes, um pobre homem que se apresenta com a perna quebrada. Porém John Wilkes é o assassino que quebrou a perna enquanto fugia após o crime. Preso e acusado de cumplicidade, o doutor Mudd é condenado à prisão perpétua na terrível Prisão de Shark Island, onde sofreria maus tratos e o ódio dos guardas, especialmente do sádico sargento Rankin.

13/3

A mocidade de Lincoln (Young Mr. Lincoln, Dir. John Ford, EUA, 1939, 100min)

Os primeiros passos do jovem Abraham Lincoln: sua formação no Direito, a perda da primeira esposa e a difícil defesa dos irmãos Matt e Adam Clay, acusados de homicídio.

20/3

No tempo das diligências (Stagecoach, Dir. John Ford, EUA, 1939, 96min)

Nove pessoas são obrigadas a embarcar em uma perigosa diligência através do Arizona, cada um com seu motivo pessoal para realizar tal viagem. Lotado de clássicas cenas do western, desde combates com índios até duelos na cidade.

27/3

Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, Dir. John Ford, EUA, 1940, 128min)

Baseado na obra de John Steinbeck conheça a história de uma família de trabalhadores rurais pobre durante a Grande Depressão de 29. Buscando oportunidades de uma vida melhor, Tom Joad (Henry Fonda), após cumprir pena, leva sua família em uma pequena caminhonete, de Oklahoma para a Califórnia, onde dizem ser um lugar mais próspero e de maiores oportunidades. Durante a viagem eles se deparam com a nova realidade, ao mesmo tempo que descobrem que o lugar onde estão indo pode ser pior do que o que deixaram para trás. Vencedor de 2 Oscar, incluindo Melhor Diretor.


CRATO - Ong Lápis de Luz realiza dia 20, Festa de "Molhação" ( com água ) de Judas


O evento acontece no Bairro Mutirão, em Crato
A Sociedade Artística Lápis de Luz realiza, na próxima quarta-feira, a partir das 16h30, a 1ª Festa Infantil da Molhação do Judas, na comunidade do Mutirão, em Crato. A ação é resultado de um amplo programa de leitura e de contação de histórias infantis e populares desenvolvido desde o ano de 2008. O caráter lúdico e educativo inova ao propor uma releitura da tradição transformando os caretas em caixetas (alusão às máscaras de personagens feitas de caixas de papelão), malhação em molhação (em virtude da substituição da violência do fogo pela brincadeira da água).  “O evento inaugura uma era de maior inserção da criança na re-descoberta da própria identidade e valorização de suas raízes histórico-culturais”, afirma Everardo Aguiar, presidente da ONG.

Além da molhação do Judas, uma programação centrada na ludicidade e na leitura será realizada junto às crianças. Será realizado o cortejo; contação de história; leitura do cordel “Testamento da Bruxa Má”, de Cacá Araújo, além de outras ações. O evento conta com o apoio da Sociedade Cariri das Artes e Francy Cópias.

Programação

16h – Cortejo do judas, acompanhado pelo grupo de Caixetas do clubinho, conta histórias com gravuras dos personagens clássicos da literatura infantil, atores da Cariri das Artes, moradores da comunidade do Mutirão,  diretores, amigos e voluntários da Sociedade Artística lápis de Luz.

16h30 – Chegada ao Sítio dos Três Porquinhos, montado na Rua Pedro Vilar, vizinho a Igreja, onde a Vilã Bruxa Má permanecerá de castigo até a sua molhação, com a vigilância dos caixetas, que darão boladas d'água nos participantes que tentarão carregar as guloseimas, frutas e presentes de

dentro do sítio.

17h30 – 1. Leitura do Testamento do Judas, elaborado em versos (cordel). 2. 
A Molhação do Judas, e show dos artistas circenses em pernas-de-pau com malabares.

18h – Encerramento.
_________________

Mais informações:
Everardo Aguiar – 88 8833.9060
Foto meramente ilustrativa - Site "Osarrafo.com.br"

Retrocesso Educacional - Por: Luiz Domingos de Luna (*)


A luta do povo simples, humilde e hospitaleiro da região do cariri cearense tem sido a centelha que mantém viva a chama de desenvolvimento de toda a linha que compõe a linda Chapada do Araripe.

No dia 15 de março de 1927, O Estado do Ceará implantou a primeira Escola Pública na Região do Cariri, mais precisamente na cidade portal da região – Aurora (CE), Assim, podemos dizer no sentido laico que A Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra foi a primeira instituição pública a ensinar o cariri a ler.

Sendo a Escola Monsenhor Vicente Bezerra a primeira fonte de civilidade da cidade de Aurora, cidade que teve sua história permeada pelo canganceirismo, banditismo, criminalidade altíssima, reduto de esconderijo de capangas sanguinolentos que sabem que podem praticar todo o tipo de atrocidades na sociedade e que tem um porto Seguro na cidade coiteira da Bandidagem e da vadiagem – Aurora no Ceará. Quem disser que é de Aurora, ainda ressoa no inconsciente do interlocutor essa literatura revisada que não existe mais no mundo real palpável e lógico.

É bem verdade que esta realidade tenebrosa, “Trágica e tremenda” como bem frisa o poeta Serra Azul faz parte de um passado triste que deve ficar sempre guardado e revisado na história para que isto não se repita nem mesmo como uma farsa.

Porém com a decisão das Autoridades competentes de fechar o turno noturno da Escola Monsenhor Vicente Bezerra no ano de 2013, uma decisão que já se faz notar  o renascimento, do monstro da brutalidade, da bestialidade, das atrocidades, do  crescimento em escala negativa, creio que quando do fechamento pleno da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, já tenha sido construído pelo menos uns dois presídios em Aurora, ou do contrario iremos revisar a historia  de bandidagem que permeou e sujou as paginas de uma cidade que tem um lindo nome, mas uma história que entristece e envergonha a todos os aurorense.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra


Cariri Garden Shopping tem crescimento de 60% nas vendas




Esses números referem-se a 2012 comparado com 2011 e estão associados, principalmente, ao projeto de expansão, inaugurado ano passado, com a ampliação e duplicação do empreendimento.

O Cariri Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Centers, conseguiu ampliar a sua rede de atendimento na região, com a duplicação do equipamento, atuando com capacidade para 173 lojas. O resultado desse investimento reflete no crescimento do número de operações e nas vendas, além de ofertas de emprego e desenvolvimento regional. Em 2012, o empreendimento teve um crescimento de 60% nas vendas, em comparação ao ano anterior. Também foi contabilizado um aumento no fluxo de clientes em 15%.

De acordo com dados publicados recentemente pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o empreendimento segue a tendência de crescimento de shoppings no Brasil. Ano passado, a marca atingiu 10,65% em comparação com o desempenho de 2011. As vendas nesses estabelecimentos de todo o país totalizaram R$ 119,5 bilhões em 2012. Para 2013, a expectativa é que as vendas aumentem em 12%.

Segundo o superintendente do Cariri Garden Shopping, Alexandre Botelho, para este ano, a margem de crescimento nas vendas está em 27%, com um aumento no fluxo de pessoas em torno de 19%. É uma realidade de crescimento, que acompanha o desenvolvimento regional, acima da média nacional. Para o superintendente, o empreendimento é um marco para a região, possibilitando certa independência em relação à Capital. “Temos um shopping moderno, bem estruturado e com as melhores marcas do Brasil”, salienta.

Alexandre Botelho, ainda ressalta que a cidade de Juazeiro do Norte é uma das que mais crescem na região Nordeste e ganha um empreendimento revitalizado, novo e com a expertise de gestão do grupo Tenco Shopping Centers. “Em breve, com a inauguração de seis salas de cinema, o juazeirense terá satisfação em dizer que este é o shopping deles”, afirma. Além disto, ele lembra que o shopping veio atender aos anseios de várias cidades vizinhas. Antes, as pessoas precisavam se deslocar aos grandes centros, a exemplo das capitais, para realizarem suas compras. “O Cariri não é somente o shopping da terra do Padre Cícero, mas de toda uma macrorregião de cidades de até 150 km de distância”, define.

Além de ser um dos maiores shoppings do interior nordestino, o equipamento ganha em modernidade, conforto e comodidade para os seus clientes, com várias opções de compras, lazer e serviços, além da Praça de Alimentação, ofertando as melhores condições de mercado.

Pesquisa

De acordo com dados publicados recentemente pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), houve um crescimento de 10,65% em comparação com o desempenho de 2011. A indústria de shopping centers teve desempenho 10 vezes superior ao da economia brasileira no ano passado e deve continuar crescendo em 2013. Para 2013, a expectativa é de que haja aumento de 12% nas vendas e que o faturamento chegue a R$ 133,8 bilhões, com o anúncio de 48 novos empreendimentos em todo o país.

MAIS INFORMAÇÕES:

Cariri Garden Shopping tem 60% de crescimento nas vendas em 2012
Endereço: Av. Padre Cícero, 2.555 - Juazeiro do Norte – Ceará



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30