xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/02/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 fevereiro 2013

Hoje estaremos fazendo alguns experimentos no Blog do Crato, mas tudo pode ser lido normalmente


Nunca estamos satisfeitos, não é verdade ? 


Tenho recebido alguns e-mails dos nossos leitores perguntando porque o Blog não se ajusta mais automaticamente aos diversos navegadores. Na verdade, isso foi depois da mudança de modelos do nosso Blog. Então, hoje estarei realizando alguns experimentos para tentar arrumar isso, além de tentar deixar o site mais leve ( é muito pesado porque tem muito conteúdo, fotos, etc ). 

Portanto, se ao entrar, vocês notarem coisas esquisitas no Blog, saibam que estamos mexendo. Será temporário. Logo logo estaremos com um belo visual e mesmo durante os testes, as postagens poderão ser lidas normalmente.

Abraços,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Notícias da Urca - Universidade Regional do Cariri - 18 de Fev de 2013


Deputado destaca importância do Geopark Araripe
 
Parlamentar defende mobilização da AL, articulada com deputados federais e estudiosos, para tornar o Geopark um ícone do Cariri e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (08/02), o deputado Dedé Teixeira (PT) destacou a importância da biodiversidade e da riqueza paleontológica do Geopark Araripe, que se estende por seis municípios cearenses (Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri), em um território de 3.796 km².
 
Ele defendeu uma mobilização da AL, articulada com deputados federais e estudiosos, para tornar o Geopark um ícone do Cariri e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Na avaliação do deputado, o potencial turístico é enorme uma vez que na porção do Cariri a religiosidade já atrai milhares de visitantes a cada ano. Além disso, ressaltou, o turismo científico é uma atividade sustentável e responsável. De acordo com o parlamentar, a região abriga a principal jazida de fósseis cretáceos do Brasil e a maior concentração de vestígios de pterossauros do mundo, além de 20 ordens diferentes de insetos fossilizados, com idade estimada entre 70 milhões e 120 milhões de anos. “Desde setembro de 2006, está integrado à Rede Mundial de Geoparques, reconhecido pela Unesco como sede de patrimônio geológico e paleontológico importante. É o único geopark das Américas”, destacou.
O parlamentar lembrou ainda que, com o geopark Araripe, o Brasil possibilitou a criação, em 2010, da Rede Latinoamericana e Caribenha de Geoparks, integrada à Rede Global de Geoparks, complementando a Rede Europeia, criada em 2000, e a rede Ásia-Pacífico, de 2007. “Graças a esse projeto piloto do Brasil, o continente americano integra-se nessa iniciativa mundial apoiada pela Unesco para que, através dos geoparques, os cinco bilhões de anos de história da Terra estejam a serviço do amanhã”, disse. Dedé Teixeira abordou ainda a criação de uma marca para os produtos do território do geopark baseada num conjunto de especificações de qualidade e a abertura de cursos de formação de paleontólogos.
 
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia
 
Administração da URCA realiza reunião de planejamento para o ano de 2013
 
A Administração Superior da Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou encontro na última quinta-feira, na sede do Clube Grangeiro, com o objetivo de realizar o planejamento de atividades para o ano de 2013. Participaram a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, o Vice-Reitor, Patrício Melo, Pró-reitores, Diretores de Centro e assessores da Universidade. Várias questões relacionadas aos assuntos administrativos e novos procedimentos para melhor desempenho das atividades foram debatidos, assim como os projetos a serem executados este ano e em finalização e formas de coordenar e administrar outros, a exemplo do ginásio poliesportivo da Universidade e a Residência universitária. Outro ponto discutido esteve relacionado ao Departamento de Artes da URCA, já que a Reitora afirma que novas alternativas, até a sede do curso seja construída de forma definitva, em Barbalha, estão sendo tomadas para melhor instalar os alunos do curso, além do Doutorado Interinstitucional em Artes, desenvolvido por meio de parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (URCA/UFMG).
 
Aulas do semestre 2013.1 da URCA são iniciadas nesta segunda-feira, dia 18
 
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, da Universidade Regional do Cariri (URCA), comunica que serão iniciadas neste dia 18, as aulas do semestre 2013.1 da Instituição. Destaca, ainda, a regularidade do cumprimento do calendário acadêmico, nos campi do Crajubar, pela instituição. Maiores informações sobre o calendário acadêmico, disponíveis no site da URCA: www.urca.br.
 
Curso de Direito inicia semestre dia 25
 
As aulas do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus São Miguel, em Crato, serão iniciadas no dia 25 de fevereiro. O início do semestre letivo 2013.1 se dará nesta data, em virtude da Semana Pedagógica, que acontece de 18 a 22 de fevereiro.

Geopark Araripe e Secretaria de Cultura do Crato realizam parceria no projeto ‘Expedição Foto Crato’
 
Com o objetivo de desenvolver ações mensais nos bairros do Crato, o projeto ‘Expedição Foto Crato’ se propõe a criar momentos de vivência e experimentação fotográficas. Ao mesmo tempo, cria expedições de redescoberta do município, buscando o fortalecimento das relações entre a comunidade e a cidade, por meio da fotografia. O projeto teve início no dia 04 de fevereiro, na Comunidade do Gesso, periferia do município. Ao todo, 15 pessoas participaram desse momento de integração entre a fotografia e a memória social local. O mediador da Expedição, o fotógrafo Allan Bastos, destaca que este é um momento de redescobrir a cidade, tanto social quanto culturalmente. As saídas devem acontecer sempre no início do mês. A próxima, a ser realizada em março, terá como destino o Bairro Pinto Madeira. Em cada uma destas visitas, os participantes têm a oportunidade de redescobrir a cidade por meio da fotografia e das histórias contadas pelos moradores, em diálogos travados entre a população e os visitantes. Este projeto foi elaborado tendo como mote outras ações realizadas na região do Cariri, entre elas a Expedição Geopark, realizada em alguns geossítios da região no ano de 2012. Ao final do Foto Crato, será lançada uma coleção de cartões-postais com as fotografias realizadas ao longo das expedições, além de outros produtos que ajudem na construção desta nova estética percebida da cidade do Crato, conforme Allan. (por Leylianne Alves).
 
Abertas inscrições para o I Simpósio Cearense de Neurociências

O evento acontecerá entre os dias 6 e 9 de março, no Auditório da Fundação Padre Ibiapina, em Crato. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro, na Universidade Regional do Cariri (URCA) e no endereço eletrônico www.epilepsianasociedade.com.br. Os interessados devem apresentar cópia do RG ou do CPF no momento da inscrição. A carga horária será de 60 horas, nas quais serão discutidos os seguintes temas: neurologia, álcool e drogas, saúde mental, epilepsia e esquizofrenia.
 
Mais informações:

Inscrição geral: R$ 50,00
Fones: (83) 8712-1262 / (88) 9644-6688 / (88) 9707-8745
Coordenador: João Hercules Bezerra Gomes
E-mail: epilepsiatemcura@bol.com.br
Org.: ASPE-PB
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA


Insistência - Por: Emerson Monteiro


Era no tempo das chuvas. Fazia alguns meses que os dois noviços viajavam através das planuras exóticas da Índia. Desse jeito, cumpriam à risca os votos de piedade admitidos perante o Mestre. Para sobreviver, haveriam de esmolar no exercício da firme devoção. Conversar entre si e com os outros, quase nada; tão só austeridade, o imprescindível, nas horas de caminhada; leis de religião.

Uma manhã, quando chegavam às margens de um rio caudaloso, viram bela jovem querendo cruzar as águas tormentosas que desciam das montanhas, todavia sem coragem suficiente de realizar o propósito.

Perante aquilo, atencioso, um dos noviços se dispôs a prestar-lhe auxílio, carregando-a nos braços até a outra margem. De imediato, com isso mereceu do parceiro reprimenda cuidadosa, porquanto os preceitos restringiam aos monges maior aproximação do corpo feminino, analisava contrito e zeloso.

Vista a momentânea necessidade da moça, no entanto, o religioso insistira em ser útil, dispondo-se a levá-la consigo, fazendo-o apenas de maneira prudente, nos moldes das ações solidárias.

Vencida a correnteza, eles dois se despediram da jovem agradecida e seguiram a piedosa jornada de antes.

Horas depois daquela cena à beira d’água e o outro noviço, de calado que se mostrava, carrancudo retornou ao assunto de aproximar o corpo do das mulheres.

- Tu agiste de jeito equivocado – disse. - Um devoto cumpridor dos deveres jamais caberia no papel mundano que desempenhaste. Sabes bem que se torna impuro quem trabalha em desacordo com os cânones – externava indócil a indignação de horas atrás.

Absorto nas meditações de ofício, ouvia o devoto silencioso a censura, querendo, contudo, tirar por menos, e logo se justificava o tanto que conseguia. Disse haver laborado sem quaisquer intenções malévolas, além do que se protegera ao máximo das idéias pecaminosas. Nada de ruim acontecera consigo, portanto, no que pesasse os riscos previstos.

Volta e meia, o outro repisava a conversa:

- As oportunidades se apresentam no caminho a fim de podermos distinguir o que manda e o que não manda a Lei. Fiques, pois, sabendo que nunca deverias fazer como fizeste. No que considerassem as reações cautelosas do acusado, repetiam-se admoestações...

Quase ao pôr-do-sol, de saco cheio com a impertinência do companheiro da estrada, o noviço resolveu cortar pelo tronco a história que ia longe demais.

- A jovem que transportei no rio saiu de minha cabeça naquela hora em que desceu dos meus braços – asseverou veemente. - De tua parte, porém, deu-se o contrário, e ainda agora vens com ela no pensamento. A prosseguir na insistência, vou deduzir o quanto desejarias tê-la estreitado em teu próprio corpo, creio eu – concluindo de todo a lição.

Sob sigilo, Imperador Dom Pedro I e suas duas mulheres --imperatrizes Leopoldina e Amélia -- são exumados pela primeira vez



(Matéria publicado no jornal “Estado de S.Paulo”, 18-02-2013)

Os restos mortais de Dom Pedro I, o primeiro imperador brasileiro, e de duas imperatrizes foram exumados para estudos; corpos estavam no Parque da Independência, na zona sul da capital, desde 1972

Pela primeira vez em quase 180 anos, os restos mortais de Dom Pedro I, o primeiro imperador brasileiro, foram exumados para estudos. Também foram abertas as urnas funerárias das duas mulheres de Dom Pedro I: as imperatrizes Dona Leopoldina (ao lado) e Dona Amélia (abaixo) . Os corpos estavam no Parque da Independência, na zona sul da capital, desde 1972. Os exames - realizados em sigilo entre fevereiro e setembro de 2012 pela historiadora e arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel, com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) - revelam fatos desconhecidos sobre a família imperial brasileira, agora comprovados pela ciência, e compõem um retrato jamais visto dos personagens históricos.

Agora se sabe que o imperador tinha quatro costelas fraturadas do lado esquerdo, o que praticamente inutilizou um de seus pulmões - fato que pode ter agravado a tuberculose que o matou, aos 36 anos, em 1834. Os ferimentos constatados foram resultado de dois acidentes a cavalo (queda e quebra de carruagem), ambos no Rio, em 1823 e em 1829. Ao realizar o inventário do caixão de Dom Pedro, nova surpresa: não havia nenhuma comenda ou insígnia brasileira entre as cinco medalhas encontradas em seu esqueleto. O primeiro imperador do Brasil foi enterrado como general português, vestido com botas de cavalaria, medalha que reproduzia a constituição de Portugal e galões com formato da coroa do país ibérico. A única referência ao período em que governou o Brasil está na tampa de chumbo de um de seus caixões (ele estava dentro de três urnas), na qual foi gravado "Primeiro Imperador do Brasil" ao lado de "Rei de Portugal e Algarves".

Ao longo de três madrugadas, os restos mortais da família imperial brasileira foram transportados da cripta imperial, no Parque da Independência, à Faculdade de Medicina da USP, na Avenida Doutor Arnaldo, em Cerqueira César, onde passaram por sessões de até cinco horas de tomografias e ressonância magnética. Pela primeira vez, o maior complexo hospitalar do País foi utilizado para pesquisas em personagens históricos - na prática, Dom Pedro I, Dona Leopoldina e Dona Amélia foram transformados em ilustres "pacientes", com fichas cadastrais, equipe médica própria e direito a bateria de exames.

No caso da segunda mulher de Dom Pedro I, Dona Amélia de Leuchtenberg, a descoberta mais surpreendente veio antes ainda de que fosse levada ao hospital: ao abrir o caixão, a arqueóloga descobriu que a imperatriz está mumificada, fato que até hoje era desconhecido em sua biografia. O corpo da imperatriz, embora enegrecido, está preservado, inclusive cabelos, unhas e cílios. Entre as mãos de pele intacta, ela segura um crucifixo de madeira e metal.

O estudo também desmente a versão histórica - já próxima da categoria de "lenda" - de que a primeira mulher, Dona Leopoldina, teria caído ou sido derrubada por Dom Pedro de uma escada no palácio da Quinta da Boa Vista, então residência da família real. Segundo a versão, propalada por historiadores como Paulo Setúbal, ela teria fraturado o fêmur. Nas análises no Instituto de Radiologia da USP, porém, não foi constatada nenhuma fratura nos ossos da imperatriz.

"Unimos as ciências humanas, exatas e biomédicas com o objetivo de enriquecer a História do Brasil. A cripta imperial foi transformada em laboratório de especialidades, com profissionais usando os equipamentos mais modernos em prol da pesquisa histórica", disse a pesquisadora, que defendeu hoje pela manhã sua dissertação de Mestrado na USP, após três anos trabalhando sob sigilo acadêmico. "O material coletado será útil para que as pesquisas continuem em diversas áreas ao longo dos próximos anos."

A reportagem do Estado acompanha os estudos de Valdirene desde 2010, quando a historiadora e arqueóloga conseguiu autorização dos descendentes da família imperial para exumar os restos mortais dos personagens históricos. Veja neste especial todos os detalhes de um estudo que reescreve detalhes da história do Brasil - confirmando algumas informações, desmentindo outras e adicionando novas verdades.


 Saiba mais:
Dom Pedro I
Marcada nos ossos, uma vida agitada
 Os exames médicos realizados no primeiro imperador do Brasil confirmam a historiografia oficial, cheia de relatos de seu espírito inquieto e com registro de pelo menos dois grandes acidentes de cavalo. Dom Pedro I – segundo os exames teria entre 1,66m a 1,73m

A Imperatriz Leopoldina
Exames desmentem boato de que ela teria quebrado o fêmur
O estudo contradiz a história de que Dona Leopoldina teria caído, ou sido derrubada, de uma escada no palácio da Quinta da Boa Vista e fraturado o fêmur. Nas análises no Instituto de Radiologia da USP, porém, não foi constatada fratura nos ossos da imperatriz. A Imperatriz, segundo os exames  teria ente 1,54 m a 1,60 m.

A Imperatriz Amélia
Para surpresa de todos, ela está mumificada
 Nem os descendentes da família imperial imaginavam que Dona Amélia, a segunda mulher de Dom Pedro I, estava mumificada. Para os médicos envolvidos na pesquisa, o fato de ela ter os órgãos preservados abre várias possibilidades de estudo. Dom Pedro I casou-se com Dona Amélia em 1829, três anos depois da morte de sua primeira mulher, Dona Leopoldina. Por ter vivido pouco tempo no Brasil – cerca de 1 ano e meio –, é uma personagem histórica pouco conhecida por aqui. A segunda imperatriz brasileira – segundo os exames – teria entre 1,60m a 1,66m. A imperatriz foi enterrada totalmente de preto. Ela guardou luto por 42 anos, após a morte de Dom Pedro I. Antes de voltar a ser sepultada, a múmia recebeu novo tratamento de preservação – para garantir de que o contato com o ar exterior não precipite um processo de deterioração.

POVO QUE ROUBA - Caminhão com eletro-eletrônicos é roubado e saqueado por populares


 A ERA DO MAD MAX ESTÁ CHEGANDO... 


NE - Vocês já devem ter ouvido a expressão "povo ladrão", mas nunca ao pé da letra. Em Aracati ( Acredite se quiser ), um caminhão de eletro-eletrônicos foi saqueado por populares. Já é comum o fato de populares saquearem caminhões que tombam, mas nunca se ouviu falar da população saquear cargas dessa forma. Penso que está mesmo chegando o tempo em que meu saudoso pai falava, em que a moral, a decência, os grandes valores estão sumindo e darão lugar ao ser rude, o que não segue lei alguma,  pessoa vazia, destituída de qualquer noção de educação e princípios. E estamos entrando na era do Salve-se quem puder! ( Dihelson Mendonça ).

3 pessoas foram presas furtando equipamentos da cena do crime

Um caminhão de uma empresa de eletro-eletrônicos foi vítima de roubo e em seguida saqueado por populares na manhã do último sábado (16) em Aracati, a 150 km de Fortaleza. Três pessoas foram presas furtando objetos da cena do crime.

O motorista do caminhão foi abordado por volta das 6h da manhã de sábado por dois indivíduos em uma moto e outra quantidade não informada de pessoas em um carro que dava apoio à ação. Sob ameaça, ele foi obrigado a permitir que os acusados levassem produtos que eram transportados. Após a fuga dos criminosos, populares tomaram conta do local e saquearam os objetos que restaram no veículo. Com a chegada da polícia, 3 pessoas foram presas.

Os populares presos estavam levando em dois veículos - um Gol e uma Hilux - uma máquina de lavar, um aparelho de cozinha completo, 2 refrigeradores e 2 fogões, de acordo com informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI). Todos foram conduzidos à Delegacia local para a realização dos devidos procedimentos cabíveis.

Com informações do Portal verdes Mares
Foto meramente ilustrativa - Fonte: UOL
 

Dissidente cubana Yoani Sánchez recebida com festas em Recife

Matéria publicada no site Terra

A dissidente cubana Yoani Sánchez, autora do blog Geração Y, chegou na madrugada desta segunda ao Brasil, primeira etapa de uma viagem de 80 dias que a levará a uma dezena de países da América e da Europa. Yaoni, de 37 anos, chegou depois de 0h30 desta segunda-feira em um voo procedente de Cidade do Panamá ao aeroporto internacional Guararapes, da cidade de Recife, onde a esperavam vários amigos, entre eles o cineasta Dado Galvão, seu anfitrião no Brasil. A blogueira cumprimentou os jornalistas que a esperavam e prometeu que mais tarde daria declarações no mesmo aeroporto. Esta noite, Yaoni será a convidada especial de uma sessão na qual será projetado o documentário Conexão Cuba-Honduras, produzido por Galvão e no qual ela é uma das entrevistadas.

A projeção acontece em Feira de Santana, na Bahia, para onde Yaoni irá nas próximas horas. Yaoni seguirá inicialmente em avião para Salvador, e de lá irá de carro até Feira de Santana, cidade de 557 mil habitantes, situada a 116 quilômetros da capital baiana. A viagem de Yaoni, uma das vozes mais críticas da ilha, foi possível devido à reforma migratória vigente desde o dia 14 de janeiro em Cuba e após ter recebido negativas durante os últimos cinco anos do Governo de Havana para sair do país.

No ano passado Yaoni tentou visitar o Brasil para participar da apresentação do documentário, mas apesar de receber o visto, as autoridades cubanas voltaram a negar-lhe a permissão de saída. A blogueira terá no Brasil uma intensa agenda que inclui sua participação em conferências e debates sobre liberdade de expressão e direitos humanos, mas ela também quer "conhecer os brasileiros e seu modo de vida".

Além de assistir à exibição do documentário, Yaoni dará na terça-feira uma entrevista coletiva em Feira de Santana, terá uma sessão de autógrafos de seu livro "De Cuba, com Carinho" e participará de um debate sobre liberdade de expressão e direitos humanos. Na quarta-feira fará turismo em Salvador e depois partirá rumo a São Paulo, onde suas atividades se prolongarão até sábado.

A viagem de Yaoni também inclui México, Peru, Estados Unidos, República Tcheca, Alemanha, Suécia, Suíça, Itália e Espanha, onde entre outros eventos participará na cidade de Burgos de um congresso sobre internet entre 6 e 8 de março.

Nova bomba é instalada em Ponta da Serra, mas o abastecimento não se normalizou


A matéria é do colaborador Antonio Correia Lima ( Blog da Ponta da Serra ):





Como foi prometido pelo presidente da SAAEC , o Sr. Cesário Mendes, quando da reunião do dia 01.02, já está instalada a nova bomba na cacimba principal do sistema de abastecimento d’água da sede do Distrito de Ponta da Serra.
Mesmo assim, o abastecimento não normalizou ainda, pois, a água que chega à sede não é suficiente para subir às caixas, e em muitas residências, nem chega às torneiras, o que prova ser necessário a exploração do poço da Malhada para complementar o sistema já existente. Vale salientar que o carro pipa continua abastecendo as residências, que ainda não têm água nas suas torneiras.


Antonio Correia Lima
Radialista/Jornalista


Eita Cratinho Danado! - Por: Wilson Rodrigues



SEMAFOROS QUEIMAM E RUAS INTERDITAM

Certa vez o PAI chegou em casa e encontrou a FILHA transando com o NAMORADO no Sofá da sala. O PAI, para resolver o problema, vendeu o sofá. Podemos comparar esta historinha ao que está acontecendo em Crato em relação aos semáforos. Na proporção em que eles vão queimando, as ruas vão sendo isoladas, a exemplo do que está acontecendo com o do cruzamento do inicio da Coronel Antonio Luiz. Há alguns dias sem funcionar, interditaram a Rui Barbosa a partir da 21 de junho passando em frente a maternidade São Francisco. Outros sinais também estão queimados no centro do Crato e esperamos que não sejam isoladas as Ruas.

LEGALIDADE DE MOTOTAXISMO PREJUDICA POPULAÇÃO

Outra coisa que vem chateando o povo do Crato é esta tal de legalização do mototaxi. Diminuíram a quantidade desses profissionais, o que  resultou em desemprego de muita gente e o valor da corrida aumentou em quase cem por cento. Os usuários não estão achando nada interessante nisto e apelam ao senhor prefeito e câmara de vereadores que se sensibilizem com a questão, mexendo na lei e aumentando o numero de motos pra o povo andar. Que coisa mais estranha, só no Crato mesmo. Alguns mototaxistas que não conseguiram a legalização e insistiram rodar na ilegalidade estão sendo parados nas ruas pelos agentes de transito e obrigados a tirarem a bata. Os agentes estão somente cumprindo a lei.

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



PREVISÃO DO TEMPO - Chove em 86 municípios cearenses


Foram registradas chuvas em 86 municípios cearenses nas últimas 24h, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ao todo, foram mais de 2270mm em todo o Estado. As maiores incidências foram na região do Cariri. No município de Mauriti, foram registrados 120mm, segundo informações da Fuceme. Já no município de Barro, também no Cariri, as precipitações foram de cerca de 97,2mm. Em Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, choveu 80mm. Em Fortaleza, foram 9.5mm de chuva registrados.

Funceme
PREVISÃO PARA HOJE, 18 de Fevereiro de 2013


Nascer do sol: 05h42 Pôr do sol: 18h00 - Temperaturas:  Max 34º Min 23º - Ventos: ESE - 12km/h - Umidade Relativa do Ar: 86% 40% - Índice UV: Moderado
Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Fontes: INPE e GOES 12

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


A serviço da ditadura cubana


PT vai distribuir dossiê contra a blogueira Yoani Sánchez

(Matéria publicada na revista "Veja")

Reportagem em VEJA desta semana mostra o envolvimento de militantes petistas - e até de um funcionário do Palácio do Planalto - numa conspiração do governo cubano para desmoralizar a blogueira durante sua visita ao Brasil


MISÉRIA MORAL - O dossiê contra Yoani Sánchez tem 235 páginas, foi distribuído pela Embaixada de Cuba em Brasília a militantes do PT, contém uma compilação de artigos publicados sobre a blogueira na ilha comunista, fotos e sórdidas montagens com insinuações de que ela teria se rendido ao dinheiro porque bebe cerveja, come banana e vai à praia

A blogueira Yoani Sánchez desembarca no Brasil nesta semana para divulgar o livro De Cuba, com Carinho, uma coletânea de seus textos sobre o triste cotidiano do povo cubano sob a ditadura dos irmãos Fidel e Raúl Castro. O trabalho rendeu à dissidente uma perseguição implacável. Ela foi sequestrada, torturada e, durante anos, impedida de deixar o país. É rotulada de mercenária pelos comunistas da ilha e acusada de trair os princípios revolucionários. 
O que Yoani não sabe é que, apesar da distância que separa o Brasil de Cuba - 5 000 quilômetros -, ela não estará livre dos olhos e muito menos dos tentáculos do regime autoritário. Para os sete dias em que permanecerá no Brasil, o governo cubano escalou um grupo de agentes para vigiá-la e recrutou outro com a missão de desqualificá-la a partir de um patético dossiê. 
Uma conspirata oficial em território estrangeiro contra quem quer que seja é uma monumental afronta à soberania de qualquer nação. Esse caso, porém, envolve uma inquietante parceria. O plano para espionar e constranger Yoani Sánchez foi elaborado pelo governo cubano, mas será executado com o conhecimento e o apoio do PT, de militantes do partido e de pelo menos um funcionário da Presidência da República.


NA SURDINA - Um assessor do ministro Gilberto Carvalho participou da reunião na embaixada, recebeu o dossiê e ouviu detalhes do plano de ataque

FIQUE POR DENTRO ! - Por Maria Otilia

                18ª Crede divulga chamada para Coordenador de Escolas de Ensino Médio e EEEP

A Coordenadora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 18ª CREDE, no uso de suas atribuições, atendendo ao que dispõe a Lei nº 13.513 de 19 de julho de 2004, o Decreto nº 29.451, de 24 de setembro de 2008 e o Decreto nº 30.220, de 10 junho de 2010 e CONSIDERANDO que a Chamada Pública de 5 e 6 de fevereiro de 2013, ao banco de gestores não obteve êxito, continuando a vacância no cargo de Coordenador Escolar da EEFM MENEZES PIMENTEL – Município de Potengi – CE, EEEP VALTER NUNES DE ALENCAR – Município de Araripe – CE, EEFM PRESIDENTE VARGAS E EEEP MARIA VIOLETA ARRAES DE ALENCAR GERVAISEAU – Município de Crato – CE, torna pública esta CHAMADA para processo de escolha e indicação de Coordenador escolar das referidas escolas.

Podem participar do processo de escolha e indicação de Coordenador Escolar, professores efetivos da rede estadual e outros professores sem vínculo com o Estado, com prioridade para os efetivos da própria escola.

Os candidatos interessados deverão comparecer à sede da CREDE, localizada na Rua: André Cartaxo nº 9 Bairro: Centro, CEP: 63100172 – Município – Crato – CE, para realizar a inscrição.

As inscrições ocorrerão no período de 18 a 22 de fevereiro de 2013, no horário de 8h as 12h e das 13h as 17h.

No ato da inscrição o candidato deve preencher e entregar:
a) ficha de inscrição;
b) fotocópia autenticada de documento de identidade;
c) documento de comprovação de exercício do magistério de no mínimo 2 (dois) anos, preferencialmente, no ensino médio;
d) Curriculum Vitae devidamente comprovado.

Mais informações:
18ª CREDE

15.02.2013
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br

Rio Salgado: Uma eterna promessa renovada para os sertanejos...‏ - Por: José Cícero






O Rio Salgado,  principal manancial da bacia hidrográfica do Cariri que, inclusive banha cerca de 42 km do território aurorense já começa a ficar diferente e mais robusto como nos velhos tempos de grandes invernadas com a chegada das primeiras águas dos seus riachos e afluentes.
Ao receber suas primeiras águas( como nesta manhã de domingo) o Salgado também se enche de promessas e de farturas, visto que os seus pescadores ribeirinhos já começam a lançar suas redes e anzóis na busca de encontrar  seus preciosos peixes como se fossem o  alimento sagrado das suas próprias esperanças... O rio Salgado é, por assim dizer, um  milagre eterno prenhe de bonança e fé. Uma promessa sempre renovada dos céus para com os homens...
Quadro do Salgado(JC)
Cumpre assinalar que suas principais fontes de água e, que compõem a chamada bacia do Salgado, são os riachos da Jitirana, Pau Branco, Tipi, dos Cavalos, do Juiz, Olho d’Água, Jenipapeiro I e do Jenipapeiro de Cima(já na divisa com o município de Missão Velha). Outra fonte de água bastante considerável  é o Açúde da Cachoeira a cerca de 12 Km da sede com capacidade de acumulação de aproximadamente 34,5 milhões de metros cúbicos de água que, inclusive, é responsável pelo abastecimento da cidade..
As cheias do Salgado, sempre foram um grande acontecimento social. Um verdadeiro espetáculo, posto que  costumam atrair muita gente para a entrada da cidade(beira frsca) onde está localizada a grande ponte.
Todos querem presenciar a chegada das primeiras enxurradas, ou seja, contemplar de perto, a força das suas águas descendo em disparada em busca do Jaguaribe e do Castanhão, rompendo barreiras e ribanceiras.
É o Salgado, indo ao encontra da sua sina e do seu destino. Como um Prometeu dos sertões, cumprindo a escrita no seu antigo sonho de querer virar mar.
De modo que, constitui  um autêntico lenitivo para os que quase pelo ano inteiro  só vêem aridez e seca pelas caatingas adentro, e assim desejam a partir de agora presenciar este momento mágico das 'cheias'. Um imenso espetáculo da vida que se renova, proporcionado pelas grandes águas a descer das cabeceiras do Araripe das bandas da Batateira, como se fosse sementes plantadas pelo Cariri inteiro.
Um verdadeiro colírio natural  para os olhos  de todos os sertanejos de Aurora e do região como um todo. Um puro milagre da multiplicação é agora o nosso Salgado - o rio mais doce do mundo...
.........................................
(*) Prof. José Cícero
Secretário de Cultura e Turismo
Aurora-CE.
Fotos: JC Blog da Secult


PRE pede instauração de inquérito policial à Assembleia Legislativa


A Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará [PRE/CE] requisitou à Polícia Federal que instale inquérito para apurar suposto crime de desobediência às ordens da Justiça Eleitoral por parte do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará [AL-CE], deputado estadual José Albuquerque [PSB].

De acordo com a PRE-CE, a Assembleia não cumpriu a decisão judicial de cassar o mandato do deputado estadual Carlomano Marques [PMDB].

Após representação apresentada pela PRE/CE, o Tribunal Regional Eleitoral no Ceará [TRE-CE] cassou, em dezembro de 2012, o mandato de Marques por captação ilícita de sufrágio durante as eleições de 2010. O deputado estadual também foi condenado ao pagamento de multa e teve decretada inelegibilidade pelo prazo de oito anos. Mais recentemente, em 30 de janeiro de 2013, ao julgar os recursos contra a decisão, o tribunal manteve a condenação eleitoral.

O TRE-CE expediu ofício à Assembleia Legislativa para que a decisão tomada pela corte fosse cumprida. No entanto, a imprensa local noticiou que aquela Casa Legislativa estaria divulgando o entendimento de que a decisão não deveria ser cumprida imediatamente, oportunizando-se ao deputado cassado o exercício de direito de defesa e a observância do Regimento Interno da Casa, o que ficou confirmado em resposta assinada pelo presidente.

O procurador regional eleitoral, Márcio Torres, requereu a expedição de novo ofício à ALEC, o que foi providenciado pelo TRE. Mesmo com a nova notificação para cumprimento, a Assembleia Legislativa manteve a mesma posição, negando vigência ao disposto no art. 53, § 3º, da Constituição do Estado do Ceará, ainda em pleno vigor, que prevê para os casos de condenação pela Justiça Eleitoral a suspensão do mandato automática, mediante simples declaração da Mesa Diretora.

* Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público Federal no Ceará ( yuri Guedes )



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30