xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/02/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 fevereiro 2013

MORACA e SESC realizarão cursos no Bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte


O Movimento Raízes do Cariri - MORACA, em parceria com o SESC de Juazeiro do Norte, abriu inscrições até quinta-feira dia 7 de janeiro do corrente, horário das 15 às 20h, para os cursos de violão, teatro, dança, pífaro, flauta, circo-escola, percussão, bateria, xadrez, contação de histórias e capoeira, no Bairro João Cabral, Rua senhor do Bonfim, 796.

Podem participar somente alunos que estudam em escolas públicas. Os documentos necessários são os seguintes: RG e CPF do pai ou da mãe, ou do responsável, declaração da escola, comprovante de residência (água, luz) e uma foto 3 X 4. Os alunos que se matricularem terão direito à carteirinha do SESC. As vagas são limitadas e todos os cursos são gratuitos.

 A parceria da ONG MORACA com o SESC tem como objetivo fomentar as artes, a cultura e o esporte no Bairro João Cabral, visando a inclusão social, e oferecer oportunidade para o bairro mais musical de Juazeiro do Norte, pois o João Cabral hoje é considerado o bairro que possui mais grupos da tradição oral, como reisados, bandas cabaçais, bacamarteiros, maneiro pau, e é nesse sentido que o MORACA, sendo um movimento musical de raízes, e o SESC, se unem para realizar este trabalho social, usando como porta de entrada à arte e especialmente à cultura.  

Em função da existência desses grupos, será criada a Escola da Tradição e dos Saberes Populares do Brasil, nesse mesmo espaço, onde contará com a Biblioteca da Cultura Popular Poeta Pedro Bandeira e oficinas para confecção de instrumentos musicais e indumentárias em geral dos grupos da tradição oral.

Um novo momento do Projeto MORACA

Agora o Movimento Raízes do Cariri - MORACA vive um momento de renovação, e passou a atuar com sede instalada no Bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte. O bairro objeto da ação não foi escolhido aleatoriamente. Aqui vivem mais de 30 grupos da tradição oral, reisados, bandas cabaçais, bacamarteiros, maneiro pau, entre outros.

O João Cabral é um bairro musical por excelência. Porém a população enfrenta uma dura realidade: De acordo com notificações dos órgãos de segurança pública, o João Cabral é considerado um dos mais violentos da cidade, liderando o número de ocorrências policiais e, na maioria delas, com envolvimento de adolescentes. A insegurança generalizada deixa em polvorosa uma população estimada em 29 mil habitantes. Nesse universo desolador, estão milhares de crianças e adolescentes num estado extremo de vulnerabilidade social. Esses pequenos são o público alvo para as ações do MORACA CARIRI.

Escola da Tradição Oral e Saberes Populares

O Bairro João Cabral apresenta todas as características para criação da Escola da Tradição e dos Saberes Populares. Além dos mais de 30 grupos da Tradição Oral residentes nesta comunidade, o Movimento Raízes do Cariri -MORACA veio somar com seus trabalhos e com a iniciativa de criar a Escola da Tradição Oral do Brasil, trazendo sua biblioteca da Cultura Popular Poeta Pedro Bandeira: Neste sentido buscamos o maior parceiro da Cultura de Juazeiro do Norte, o SESC, para que possamos juntos fundar esta Universidade Popular de Saberes, para que o Nordeste Brasileiro tenha uma escola de tradição de referência para a cultura do Brasil e do Mundo

LEMBRANÇAS DO COLÉGIO ESTADUAL WILSON GONÇALVES - POR ANTONIO MORAIS.


Dedicado aos ex-colegas José Flavio, Cesário Cruz, Antônio Primo e Nonato Paraíba.

Quando vejo ou escuto um professor reclamando das traquinagens, peraltices e estripulias dos alunos de hoje, não tenho nenhuma surpresa ou admiração. O nobre e preclaro professor está longe  de ter conhecido a turma de 1969 a 1971 do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, em Crato.

Ali sim, não se sabia quem era mais levado da brega. Para não melindrar filhos e netos, não vou falar da maioria. Porém, não posso deixar de lembrar do Anário, este colega que nunca se afastou dos amigos do cariri, e, sempre provocou encontros, de modo que aquele ambiente de fraternidade do colégio não tivesse fim. Em nossa ultima reunião, ele chegou no local do encontro com uma hora de atraso. Chegou com seu jeitão manso, alegre, já com a esposa do quinto casamento e se abancou.

Com um riso nos lábios, gesto característico, contou-nos uma ocorrência dos tempos do colégio acontecida com a nossa professora de biologia. Estou vendendo a historia pelo mesmo  preço que ele me passou, não acrescentei nem subtrair nada.

Todos conhecem o trajeto entre Colégio Diocesano e o Estadual. Chegava-se a Praça da Sé e seguia-se pela Rua Cel Antônio Luiz até a Faculdade de Filosofia, da Faculdade o colégio ficava há um passo. Toda aquela área era mata virgem.

Porém, Anário conhecia um atalho, uma vereda pelo antigo "Campo do Esporte" que encurtava, em muito,  a distancia. Informou para a professora de biologia que caiu na besteira de acreditar e segui-lo.

Saíram os dois, Anário à frente seguido pela professora. Determinado lugar tinha "uma feze enorme", atravessando o caminho, o Anário a denominou, em sua narrativa, de "cagaião".

O Anario pensou: aviso a professora, não aviso! Aviso, não aviso! Na duvida, lembrou-se, então, que a professora lhe dera um três na última prova. Decidiu por não avisar, seguiu em frente. Quando olhou pra traz a professora estava atolada na matéria. Resultado tiveram que voltar em casa, mudar as vestes, os calçados e fazer o roteiro conhecido.

Nesse dia, graças as astucias do Anário, não houve aula de biologia para nossa turma.


CRATO - Previsão do Tempo - Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2013


Bom dia, Crato!


Hoje, terça-feira, dia 05 de Fevereiro de 2013 será um dia de pleno sol. Aliás, Sol com algumas nuvens. Não chove. Nascer do sol: 05h40 Pôr do sol: 18h03 - Temperatura máxima de 35º e mínima de 23º - ventos a leste a 11km/h - umidade Relativa do Ar - 90% máxima e 41% mínima. Índice UV: Muito Alto

Fontes: INPE e GOES12

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet



780 convênios com o Estado estão inadimplentes no CE




Com novas regras aprovadas para esses repasses, o Governo se articula para fortalecer o controle interno

Pelo menos 780 convênios firmados entre o Governo do Ceará e entidades da sociedade civil, pessoas físicas ou prefeituras estão inadimplentes. Isso porque, embora R$ 189,1 milhões tenham sido empenhados para realizar ações em diferentes áreas, não houve prestação de contas regular de parte desses recursos. Diante dos prejuízos, no fim do ano passado, a Assembleia aprovou novas leis com o objetivo de enrijecer as regras para a transferências estaduais e a fiscalização sobre a aplicação dos recursos. Agora, o Governo se prepara para cumprir a nova legislação.

Em geral, a Emenda Constitucional 75, a Lei Complementar 119 e a Lei 15.258, todas aprovadas no ano passado, criam regras específicas para as transferências de recursos por meio de convênios e estabelecem órgãos permanentes e servidores para atuar na fiscalização, fortalecendo o acompanhamento da aplicação dos recursos. Conforme a controladora e ouvidora adjunta do Estado, Sílvia Correia, essas leis são fruto de um trabalho que o Estado vem desenvolvendo há dois anos em conjunto com órgãos e secretarias.

Com regras mais exigentes para as transferências de recursos e maior autonomia na atuação do controle interno, a Controladoria Geral do Estado (CGE) espera zerar a inadimplência nos convênios firmados em curto ou médio prazo. "A gente já teve uma realidade bem mais crítica em relação à inadimplência de convênio e tomada de contas especial, que o gestor deve instalar em caso de utilização irregular do recurso ou ausência de prestação de contas. As pessoas têm tido um zelo maior nas secretarias para analisar as prestações de contas", diz Sílvia Correia.

Pequeno

A controladora e ouvidora adjunta do Estado pondera que os 780 convênios inadimplentes representam um número pequeno, tendo em vista que a quantidade de convênios com o Estado ultrapassa 9,9 mil. Além disso, ela afirma que uma parte significativa das irregularidades não está relacionada a desvios de recursos e atos criminosos, mas à falta de informação dos convenentes. Por isso, informa, quando os 64 órgãos do Estado estiverem aptos a cumprir as novas leis, a CGE capacitará parceiros em potencial do Governo.

Ainda assim, os problemas na prestação de contas representam prejuízo à população, tendo em vista paralisam os repasses das parcelas seguintes e muitas ações ficam inconclusas. Segundo dados do Portal da Transparência, dos 780 convênios inadimplentes, 140 ainda estão no prazo de vigência. Até agora, o valor empenhado se aproxima de R$ 45 milhões. A maior parte desses recursos foram dirigidos, respectivamente, às áreas de desenvolvimento agrário, trabalho e desenvolvimento social, cidades e educação.

A ouvidora adjunta Sílvia Correia informa que a CGE vem realizando, desde a semana passada, palestras nos órgãos estaduais para prestar esclarecimentos sobre nova legislação que trata do processo de transferência de recursos. Finalizada essa fase em março, a ideia é promover capacitação de aproximadamente 800 servidores estaduais para o cumprimento das regras.

A Lei 15.258 altera a Lei de Diretrizes Orçamentária e define exigências para realizar as transferências de recursos estaduais. "O que muda de imediato é que, para celebrar convênio com o setor privado, os secretários terão que pedir autorização à Assembleia Legislativa e fazer uma seleção pública", aponta Sílvia Correia.

Aplicação

As demais mudanças passarão a ser exigidas somente a partir de 15 de julho. Isso porque a Emenda Constitucional 75 só entra em vigor 180 dias após a publicação da lei, em dezembro último. "A Emenda tem uma abrangência maior e não se limita aos convênios. Trata da obrigação de quem recebe a verba comprovar a boa aplicação. Vamos mudar esse entendimento de que o secretário responde sozinho pela aplicação do recurso. O convenente da ponta tem agora o dever constitucional de prestar contas", esclarece a ouvidora adjunta. Também está em construção, desde o ano passado, um sistema exclusivo para tratar da questão dos convênios.

Através da plataforma que deve ficar pronta até o próximo mês de junho, os convenentes poderão prestar contas, ampliar a vigência e atualizar as pendências dos convênios estaduais por meio virtual. Além disso, a compilação de todos os dados servirá para ampliar o controle social, tendo em vista que a população poderá ter acesso às informações mais rapidamente.

"Estamos fazendo um sistema mais adequado, mapeando o passo a passo, definindo os riscos e determinando os pontos de controle. Isso vem da necessidade de eliminar papel e facilitar as informações. Hoje, o convenente tem 50 cadastros no Estado. Vamos ter, agora, um cadastro único. É preciso padronizar e virtualizar o processo. Tudo que se esta licitando e realizando vai estar ali, então poderemos ter um acompanhamento maior", explica Sílvia Correia.

Verbas

189 milhões de reais foram empenhados para esses 780 convênios, mas há irregularidades na aplicação ou ausência de prestação de parte dos recursos

SAIBA MAIS

Critérios

No fim do ano passado, a Assembleia aprovou a Emenda Constitucional 75, a Lei 15.262, que altera a LDO, e a Lei complementar 119 com o objetivo de enrijecer os critérios para as transferências voluntárias e fortalecer o controle interno.

Impedidos

Foram estabelecidos órgãos de controladoria, ouvidoria, auditoria governamental e correição como atividades essenciais à gestão estadual, bem como criadas novas condições para transferências de recursos. Os entes ficam obrigados a comprovar a boa e regular aplicação de recursos, sob pena de ficarem impedidos de receber recursos provenientes do Estado.

Beatriz Jucá
Repórter do Diário do Nordeste


Dilma quer 'acelerar' TV digital e banda larga


O processo de implantação da TV digital e também da banda larga será acelerado neste ano de 2013 em suas diferentes modalidades, segundo mensagem encaminhada ao Congresso Nacional pela presidente Dilma Rousseff. "O Plano Nacional de Banda Larga será remodelado para buscar a universalização da banda larga e tornar o uso da Internet tão popular quanto o rádio ou a televisão", disse a presidente na mensagem lida no plenário nesta segunda-feira.

Dilma destacou o avanço do serviço de TV por assinatura, que teve uma expansão no número de assinantes, de 9,84 milhões no final de 2010, para mais de 16 milhões em 2012. "Em 2013, com a entrada em vigor da nova legislação do setor, esse serviço deve crescer ainda mais e, prestado na modalidade a cabo, será de grande valia para fazer avançar a banda larga fixa com maiores velocidades."

Estadão

PT do Ceará define luta por reforma política e manutenção de aliança com o PSB de Cid Gomes – Por Beto Fernandes


U
ma resolução política da Executiva Estadual do PT definiu a luta pela efetiva reforma política e continuação da aliança estadual com o PSB do Governador Cid Ferreira Gomes. A aprovação aconteceu em reunião realizada na última sexta-feira. Outro destaque da resolução é a convocação da militância do partido para o V Congresso Nacional quando serão comemorados os 33 anos de sua fundação.

Governador Cid com o líder do PT na Câmara, José Guimarães
            
No que tange a reforma política o PT é muito claro quando ao financiamento público de campanhas eleitorais, listas partidárias pré-ordenadas, ampliação da participação das mulheres e ampliação do controlem social nos processos decisórios. A pauta principal do Congresso Nacional será os 10 anos do governo progressista do Partido dos Trabalhadores. O vice-presidente nacional, José Guimarães, lembra que o partido está também em processo de organização para renovação das direções em todos os níveis através do PED – Processo de Eleições Diretas -, programado para o próximo mês de novembro.
 
Outro objetivo definido foi o de acompanhar as gestões das 28 prefeituras do PT no Ceará visando torná-las referência de administração e de participação popular. Outro ponto importante definido na resolução foi a reafirmação da manutenção da aliança partidária estadual, construída desde 2006 e que tem contribuído para os avanços sociais e econômicos, no Ceará e no Brasil, respeitando-se as realidades municipais.
 
“Este ano é considerado estratégico para nós que fazemos o PT por esta série de fatores e por esta razão já está agendada reunião do Diretório Estadual para o próximo dia nove de março onde discutiremos todos estes aspectos incansavelmente e fortaleceremos o apoio para os prefeitos, vereadores e aliados que estão no exercício de mandatos”, esclareceu Guimarães.


Penso eu:
 
O PED será o grande responsável pela definição do PT em termos de composição política com vistas a 2014. O Campo Democrático, uma das correntes existentes no partido, tem se articulado em todo o Estado visando se fortalecer ainda mais para as disputas. Evidentemente que as demais correntes também estão se mobilizando com todo direito democrático para esse processo.
 
É de conhecimento público que na esfera nacional há sinalização para que seja continuada a aliança com o PSB de Cid Gomes até pelo projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. O Governador Cid Gomes também é favorável à manutenção desta aliança porque sabe que o processo sucessório de 2012 foi uma realidade diferente da que pode se apresentar para 2014.
 
O Governador Cid já disse em entrevistas que não vê o PT como oposição no Ceará e que pode inclusive abrir mais espaço na administração estadual. Para demonstrar o interesse de Cid na manutenção desta aliança, ele está propenso a abrir vaga na Câmara federal para que o suplente petista Ilário Marques, assuma. O deputado Domingos Neto (PSB) deve se afastar para assumir a Secretaria das Copas da Prefeitura de Fortaleza e o suplente inicial é Paulo Henrique Lustosa (PMDB) que está na presidência do COPAM - Conselho Estadual de Políticas e Gestão do Meio Ambiente -. O segundo suplente é Flávio Bezerra (PRB) que Ocupa cargo no Ministério da Pesca. O terceiro suplente então fica sendo Gera Arruda (PMDB), filho da deputada estadual Inês Arruda e do ex-deputado federal José Gerardo Arruda.
 
Visando abrir a vaga para Ilário, é necessário que o primeiro e o segundo suplente permaneçam nos respectivos cargos que hoje ocupam e, ainda que, Gera Arruda não aceite assumir o mandato. Com isso a deputado Rachel Marques pode ser mais uma parlamentar do PT a adotar uma postura de apoio ao governo na Assembléia. O PT tem hoje três deputados na Assembléia. Dedé Teixeira é aliado do Governo, Antonio Carlos, apesar de ex-líder de Cid é ligado a ex-prefeita Luizianne Lins e hoje faz oposição e Rachel com uma linha mais independente. No Governo, os deputados Camilo Santana, Francisco Pinheiro e Nelson Martins ocupam respectivamente as secretarias das Cidades, de Cultura e de Desenvolvimento Agrário.
 
Todo esse processo do PT e PSB interessa também ao PMDB de Eunício Oliveira e o ao PCdoB de Inácio Arruda. É que essa reaproximação fortalece uma pré-candidatura de José Guimarães a um cargo que pode ser a vice-governadoria ou a senatoria. Resta saber quem será o indicado de Cid para sua vaga. O PMDB tem pré-candidato: Eunício Oliveira. O PSB tem dois nomes lembrados: Mauro Filho e Leônidas Cristino. Com esta aliança, o que for escolhido será o mais forte.

Por: Beto Fernandes
Revista do Beto e Blog do Juazeiro


Ex-prefeito Samuel Araripe rebate acusações da nova gestão do Crato



"Não deixei nenhuma dívida de 35 milhões para a nova gestão. Eles computaram como dívidas os parcelamentos normais do INSS de cerca de 20 anos, bem antes da nossa gestão, que são comuns a quase todos os municípios Brasileiros, e vinham sendo pagos rigorosamente em dia no Crato" 

- Samuel Araripe

Em entrevista coletiva concedida à imprensa do cariri na manhã desta segunda-feira, dia 04 de janeiro pelo atual gestor, Ronaldo Gomes de Matos, foi dito que a atual gestão teria herdado uma dívida de 35 milhões e 500 mil reais da gestão anterior.

O ex-prefeito Samuel Araripe falou à nossa reportagem nesta tarde ( 04 ) que estava somente aguardando esta coletiva de imprensa ser realizada e as acusações que seriam feitas contra a sua pessoa e sua administração para colocar as coisas nos seus devidos lugares e que nas próximas horas estará concedendo entrevista à TV Vedes Mares , e que possui em mãos toda a documentação referente ponto a ponto ao que foi dito na entrevista coletiva.

DÍVIDA DE 35 MILHÕES:

Foi dito na entrevista, que a gestão atual teria herdado uma dívida de 35 milhões de reais. Falando à nossa reportagem, o ex-prefeito Samuel Araripe disse categoricamente que "NÃO EXISTE DÍVIDA DE 35 MILHÕES DE REAIS" da sua gestão para a gestão atual. Dos 35 milhões mencionados e computados como dívida, 24 milhões são parcelamentos normais do INSS dos últimos 20 anos que vinham sendo pagos pela prefeitura municipal rigorosamente em dia e foram computados erradamente por esta gestão como dívida do município, e que estes parcelamentos ocorrem em quase todos os municípios Brasileiros sendo ponto de discussão inclusive entre a CNM ( Confederação nacional dos Prefeitos do Brasil ) e a Pres. Dilma Rousseff, adiantando ainda que estes parcelamentos municipais deverão continuar a ser pagos em todas as cidades brasileiras, inclusive no Crato da mesma forma pela atual gestão. Segundo Samuel, "é um absurdo que o novo prefeito venha querer colocar para minha administração uma dívida de 24 milhões de INSS que não existe, se esse parcelamento é comum aos outros municípios do Brasil.

RESTOS A PAGAR

Segundo Samuel: "O novo gestor fala em 7 milhões de restos a pagar. Eles não falam por exemplo, que nós deixamos de acordo com o Balanço Oficial, mais de 9 milhões positivos, deixando um superavit de 2.5 milhões para o Crato". 

SALÁRIO ATRASADO DE DEZEMBRO

O prefeito Samuel Araripe disse na entrevista que deixou o pagamento dos funcionários ( dinheiro ) em conta, o repasse referente ao mês de dezembro, que só foi creditado no dia 10 de janeiro, "e a prova de que esse dinheiro pode ser utilizado para pagar o funcionalismo, é que no dia 31 de janeiro, o atual gestor não pagou a sua própria folha de pagamento; Vai pagar no dia 10, como sempre foi pago nos últimos 8 anos em crato."

CONVÊNIOS FEDERAIS

O Ex-prefeito Samuel Araripe disse que possui documentos oficiais ( Emitidos pelos órgãos superiores ) provando que o Crato está apto a assinar qualquer convênio com o Governo Federal, que há 14 certidões todas adimplentes, como exemplo, as contribuições federais à dívida ativa da união, contribuição previdenciária, FGTS, financiamento a empréstimos, prestação de contas.

INVENTÁRIO

Na Entrevista Coletiva foi dito que o inventário não foi entregue. O Ex-prefeito Samuel Araripe disse que o inventário foi entregue ao TCM através do SIM ( Sistemka de Informação dos Municípios ).

O ex-prefeito adiantou que esses são apenas alguns tópicos principais, mas dispõe de farta documentação para contrapor qualquer ponto levantado, ressaltando que por 8 anos as suas contas junto ao Tribunal de COntas dos Municípios ( TCM ) foram todas APROVADAS.

Entrevista concedida ao Blog do Crato
www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


R$ 3,45 milhões: Icó e região recebem dois repasses de valores do Fundeb nesta semana



Nesta segunda-feira [4], as prefeituras dos estados de Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí receberam a complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação [Fundeb] do mês de janeiro.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios [CNM], os valores foram depositados em dois repasses: o primeiro faz parte do resíduo dos recursos de 2012 e representa R$ 447,4 milhões e o outro é referente ao primeiro repasse de 2013 e soma R$ 682,9 milhões.

RECURSOS PARA ICÓ E REGIÃO R$ 3.458.117,80 foram repassados aos municípios de Baixio, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jaguaribe, Lavras da Mangabeira, Orós, Pereiro e Umari. Os maiores repasses se concentraram para Icó [R$ 835.753,48] e Iguatu [R$ 803.783,70].

Dos valores repassados às dez prefeituras da região, incluindo Icó, R$ 2.295.023,30 fazem parte da complementação do Fundeb ao exercício de 2013 e R$ 1.163.094,50 diz respeito resíduo dos recursos de 2012. Veja, abaixo, os valores detalhados de Icó e região.


Yuri Guedes


Ceará receberá R$ 11 milhões para ações contra o “crack”


“O Estado do Ceará foi o 12º estado a aderir ao programa “Crack, é possível vencer”, do Ministério da Saúde, onde receberá R$ 111,7 milhões. A proposta é aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas, além de ampliar ações de prevenção.

Com a adesão, o Estado poderá criar nos próximos dois anos mais de 217 leitos para atendimento aos usuários de drogas, em especial o crack. As vagas serão possíveis por meio da abertura de 48 leitos em enfermarias especializadas; qualificação de seis Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) que passam a atender 24 horas; duas novas Unidades de Acolhimento (sendo uma destinada ao público adulto e uma ao infantil); e parceria com Comunidades Terapêuticas para abertura de 120 vagas nesses espaços. Além disso, Fortaleza vai receber três novos Consultórios na Rua. Para as ações serão investidos R$ 79,6 milhões.

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação para mais 120 vagas em comunidades terapêuticas este ano. Os recursos estão garantidos.”

O Povo Online ( Eliomar de Lima )


Jovens são presos por danos materiais no cemitério do Crato


NE - Nem os mortos são mais respeitados ( parte II )


Na manhã deste domingo, em sua ronda de rotina por órgãos públicos, os guardas municipais Santana e Paulo Sergio foram informados de que havia um grupo de 3 jovens consumindo bebidas alcoólicas e realizando danos dentro do Cemitério Nossa Senhora da Piedade em Crato.

Quando o grupo foi avistado pelos GMs, começou-se uma perseguição, onde o grupo foi alcançado. Os jovens ficaram apreendidos, e a guarda chamou o policiamento do Ronda do Quarteirão que os conduziu até a Delegacia de Policia Civil do Crato.

Os acusados de invasão e danos foram identificados pelas iniciais Y.G.S, residente aqui em Crato, R.R.N.S residente em Fortaleza e uma Jovem identificada como Juliete, residente em Juazeiro.

O grupo assume que passou a noite consumindo apenas bebida alcoólica, negando que teriam arrancado cruzes das sepulturas, e ainda negaram que estivessem no local fazendo sexo ou usando outras drogas, pratica cada vez mais comum no cemitério de Crato.

Por: Moisés Rolim
Foto meramente ilustrativa da semana passada, quando vândalos destruíram sepulturas no cemitério do Crato


Akira Kurosawa - Por: Emerson Monteiro


Na época das sessões das quatro dos Cines Cassino e Moderno, imaginar o dia em que pudéssemos alugar fitas, ou DVDs, e trazer em casa isso nada mais seria do que sonho fantasioso, coisa de mentes férteis tipo Júlio Verne, o modelo de ficção daquela época, anos 60 e 70, não tão distantes assim, mas que o tempo encobriu sob as cinzas televisivas do mau gosto das novelas.

Hoje, contudo, ficou rotineiro passar numa locadora e escolher, entre milhares, os filmes de preferência e levá-los para assistir em casa, numa mágica propiciada pela tecnologia, chance de conhecer obras raras dos melhores diretores, o que ocorria apenas por coincidência de oportunidades, no passado.

Quem curte o cinema de autor, jeito como denominam os filmes de arte, por exemplo, pode bem usufruir as criações dos diretores excepcionais, aqueles que utilizam com maestria a linguagem sob preocupações estéticas de refinado gosto.

Desses, merecem destaque alguns nomes: Ingmar Bergman, Louis Buñuel, François Truffaut, Michelangelo Antonioni, Vitório de Sica, Pier Paolo Pasolini, Jean Luc Godard, Glauber Rocha, Frederico Fellini e Akira Kurosawa, numa amostra rápida.

É a propósito desse derradeiro diretor que queremos agora tecer algumas considerações: Akira Kurosawa estreou no cinema em 1942, com o filme Sugata Sanchiro. Conhecido no Ocidente através de Rashomon, com que ele ganhou o Leão de Ouro, no Festival de Veneza de 1951. Recebeu também um Leão de Prata, por Os Sete Samurais, a Palma de Ouro, do Festival de Cannes, por Kagemusha, a Sombra do Samurai; dois Oscars, também por Rashomon e por Dersu Uzala, outra obra prima; e mais um prêmio especial da Academia, que lhe foi conferido em 1990, por dois admiradores declarados - os cineastas Steven Spielberg e George Lucas.

Ao longo de sua carreira, tanto nos filmes de época (histórias de samurais), quanto nos que se desenrolam no Japão contemporâneo, o cinema de Kurosawa visa o desenvolvimento de uma consciência individual, o que um crítico, Donald Ritchie, chama de descoberta ou revelação da personalidade.

Kurosawa em momento algum renega suas origens japonesas, mas também aprecia o faroeste americano e a literatura russa clássica, de Máximo Gorki e Dostoievski, os quais, junto de Shakespeare (Trono Machado de Sangue, baseado em Macbeth, e Ran, adaptado de Rei Lear), acham-se entre os autores que adaptou para a tela.

Porém há um filme de Kurosawa que consideramos seu trabalho modelo, Sonhos, encontrado nas locadoras caririenses, onde narra oito histórias de sonhos pessoais, numa interpretação fílmica da rara beleza plástica, inesquecíveis aos que se dispuserem conhecer. Criador torturado pela forma e, por isso, quase sempre insatisfeito com o que produzia, chegou a afirmar: A perfeição é impossível, e seguiu pelejando para realizar o filme ideal. Seus trabalhos podem não raiar o absoluto perfeito, mas se acham entre o que de mais belo e denso existe no cinema de todos os tempos.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30