xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 janeiro 2013

Pelo bem dos "gênios" de hoje esqueça os de ontem. Por: Antônio Sávio.


"A tradição pode ser definida como uma extensão dos direitos civis. Tradição significa dar votos à mais obscura de todas as classes, os nossos antepassados. É a democracia dos mortos. A tradição se recusa a submeter-se à pequena e arrogante oligarquia dos que simplesmente por acaso estão andando por aí."
Ortodoxia / Gilbert K. Chesterton 

Para quem chegou nesse mundo recentemente há de pensar que vivemos em um tempo horrivelmente maravilhoso. A violência nunca foi tão alarmante, mas ao mesmo tempo nunca fomos tão rodeados de anjos (ONGs, universidades, projetos em defesa da vida, do aborto, dos afro-descendentes, dos gays, ou melhor, dos homoafetivos, dos famintos, etc). A questão para consertar o mundo é tão somente identificar algo de errado e arrumá-lo através de um projeto cheio de boas intenções. 

 Essa mistura de humanismo (que é sincero muitas vezes) e um raciocínio lógico-primitivo tem sido a base estrutural para as mais diversas mazelas que engessam o pensamento e as ações políticas no Brasil. Raciocinando através de chavões e palavras-chave, de teorias misosóficas das mais gritantes, “professores”, “artistas”, “filósofos”, enfim, a nova intelligentsia tupiniquim que, após ocupar as cátedras universitárias, a imprensa, as editoras, as escolas, os centros culturais desde os anos 60 reagindo contra o regime militar, formaram a face do Brasil de hoje. A revolução cultural, expressão do pensador italiano Antonio Gramsci, foi e é a estratégia em voga, onde busca não mais vencer uma possível oposição política através de pauladas, mas pela elegância de meter-lhe em um tanque de vidro, amarrá-lo e assistir seu afogamento. Gritos sufocados dentro d’água, é, para quem assiste apenas da superfície, apenas bolhas circulares concêntricas. Enfim, um desenho geométrico perfeito.  Essa é a nova democracia.

Para fazer o efeito desejado, a chamada contracultura, não queria apenas dar voz a quem não tinha como comumente é falado até hoje a quem se refere aos movimentos revolucionários de anos atrás, mas, sobretudo, calar que fosse capaz de se opor a seu raciocínio taxando-o de reacionário, facista, nazista, etc. Aos poucos, nomes como Gustavo Corção, Nelson Rodrigues, Vilém Fusser, Farias Brito, Otto Maria Carpeaux, Meira Penna, Bruno Tolentino, ou, os chamados reacionários, por um toque de mágica, para o bem da pluralidade de um pensamento só, foram sumindo. As idéias destes e de tantos outros foram proibidas de circular ao mesmo tempo em que passeatas e protestos rogavam por democracia. 

Porém, para quem percebe a dissonância dos discursos, para quem, como diria Eric Voegelin não tem o raciocínio de um fundamentalista para acreditar em palavras e ignorar a realidade, ou pior, não ser capaz de traduzir a realidade em expressões próximas a elas, verá que há muita coisa errada. Ao colocar, por exemplo, Paulo Freire como patrono da educação do país (que teve o privilégio de não ajudar em nada em num país a fora onde sua pedago-ideologia foi utilizada), pelos seus supostos méritos, e, após isso, não vermos uma só voz levantar-se contra, vemos não só a existência de uma pseudo-democracia, mas também um atestado de “Supremus et aeternus stultitia”. Aqui, a ideia de educação como foi desenvolvida pela tradição de pensadores de mais de dois mil anos, onde seu intuito principal era, na expressão de Aristóteles, a formação do “spoudaios”, o desenvolvimento pleno das faculdades mentais e espirituais não fazem nem sombra a tal “Pedagogia do Oprimido”.  Os esforços toda a antiguidade clássica que nos deixaram o legado da educação que busca o pleno desenvolvimento humano, fazendo-o sujeito de sua própria consciência e de sua realidade (“Eu sou eu e minhas circunstâncias”, como diria Ortega y Gasset), os conceitos de “psique”, “pneuma”, “logos”, “daimon”, que eram, antes que uma expressão verbal, uma condição de existência para quem quisesse dizer-se educado, foi, prontamente esquecido sob o reles pretexto de que a nossa realidade é outra. Ora, que a realidade seja outra não há dúvida, mas que a validade dos conceitos acima sejam universais e perenes, portanto, sobrepõe as questões contextuais e seu imediatismo histórico em busca de uma causa maior também é indiscutível. Não se trata de alienar-se em relação ao seu contexto social, mas, desenvolver uma educação onde o senso de necessidade imediata não seja uma agente de alienação, nos fazendo perder o que é a educação, a política, a arte em si, e não submetê-las, distorcendo-as ao sabor da doutrina, de modo a equacionar o efeito desejado (que por incrível que pareça a mesma doutrina nunca sai de moda). 
A pergunta que se faz é: Quando nomes fundamentais para a formação humana como Sócrates, Platão, Aristóteles, Fídias, Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Homero, Hesíodo, São Tomás de Aquino, Santo Augustinho, Voegelin, Strauss, Mário Ferreira dos Santos, e tantos outros perderão suas vozes aos “papas” do momento? Não seria minimamente democrático fazer circular as mais diversas teorias fazendo com que, por meio de um debate justo e dialético tivéssemos um resultado mais benéfico? Ao ignorar nomes tão básicos que lembro a primeira vista e tantos outros fundamentais, não critico aqui a capacidade do estudante brasileiro em si, que, antes de tudo é vítima da manipulação ideológica. Para quem duvida disso, a ONG “Escola Sem Partido” vem fazendo denúncias sobre o tema e incomodado muito doutrinador travestido de educador. Gente que a perfídia em si, ululante, seria o atestado de incapacidade crônica para qualquer trabalho com educação. 

A denúncia que tem um efeito jornalístico, já havia sido feita em escala macro-histórica, ao demonstrar o declínio da civilização ocidental. Ao passo que o progresso tecnológico entorpecia a maioria da população, o nível de inconsciência que antes estava reservado a populações sem educação, foi paulatinamente atingindo as pessoas responsáveis pela formação do pensamento crítico nacional. O alienado não era mais o pedreiro analfabeto, mas o professor, o diretor de escola e universitário, o reitor, o jornalista, o editor, escritor, artista plástico etc. É a metástase da inconsciência. 

Pode alguém perguntar como “saberes” que se dizem eternos possam assim ser esquecidos ao longo do tempo. A questão é que, para afinar-se minimamente com a mera compreensão histórica do processo é necessário um esforço notável. Vislumbrar esse processo em um país onde não há historiadores suficientes para denunciá-lo, ou editoras que se prontifiquem a publicar tal análise não é fácil, porém, não convém confundir este problema com uma inexistência do mesmo. Ele existe, embora nem todos possam vê-lo. Muitas das teorias filosóficas, políticas ou artísticas em voga não estão aí por terem demonstrado sua eficiência em relação a outras, em um debate ou processo de construção histórico-dialético-democráico, como muitos o queiram, mas apenas pelo esquecimento das primeiras e pelo senso de oportunismo que surgiram as outras. É nessa clave que se enxerga a educação, a política, as artes e tudo que for no Brasil.

Como diria o nobre Nelson Rodrigues: "No Brasil, só se é intelectual, artista, cineasta, arquiteto, ciclista ou mata-mosquito com a aquiescência, com o aval das esquerdas."

Prefeito do Crato concede entrevista coletiva na próxima segunda-feira, dia 04


Ronaldo apresentará balanço realizado pela administração dos primeiros 30 dias de governo.

O Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, concederá entrevista coletiva na próxima segunda-feira (04/01), às 9 horas, no Gabinete da Prefeitura, para apresentar o balanço realizado pela nova administração dos primeiros 30 dias de Governo na cidade. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura do Crato, a entrevista marcada para a última sexta-feira não se realizou em virtude da falta do balanço da contabilidade da antiga administração, que tem até o dia de hoje (31/01), para a entrega do documento.

Com informações da PMC



POLÍTICA - Com Madson Vagner - Dia 31 de Janeiro de 2013


Enfretamento entre governista e oposição marca sessão da Câmara de Juazeiro

A primeira sessão do ano de 2013 da Câmara de Juazeiro do Norte, realizada nesta terça-feira (29), foi marcada pelo debate acalorado e o acirramento das posições entre o grupo dos vereadores governistas e os oposicionistas.

Durante a sessão o vereador líder do prefeito, Sargento Nivaldo (DEM), apresentou três projetos de Lei de autoria do executivo para apreciação e, consequente, votação. Foram lidos pela secretária da casa, o projeto de Reforma Administrativa, com o novo organograma de cargos e remunerações; A criação da Companhia de Desenvolvimento de Juazeiro do Norte – CODEJUNO, que trata da nova competência das ações referentes ao desenvolvimento do município; e o reajuste dos servidores, entre eles os profissionais da saúde e outros que têm como base dos vencimentos o salário mínimo vigente.

Os vereadores de oposição decidiram por não votar os projetos sob o argumento de que a Casa tem o prazo de sete dias, em caso de regime de urgência, e até 10 dias para outros casos. Segundo os vereadores de oposição, baseados no regimento interno, os projetos deveriam seguir para analise das comissões, só então retornar ao plenário para debate e votação.

O detalhe, nesse caso, levantado pelo vereador José de Amélia Júnior (PSL), foi que nenhuma das comissões tem, sequer, presidência definida.

Em determinado momento o vereador Darlan Lobo, subscrito pelo vereador Ronaldo Lira (Ronnas Motos), ambos do PMDB, declarou estar sendo pressionado pelo partido para votar a favor dos projetos do prefeito, sob pena de expulsão e perda do mandato. Os vereadores do PMDB pediram que a Câmara envie ofício a Justiça Eleitoral pedindo esclarecimentos sobre a constitucionalidade da conduta do partido.

A sessão extraordinária, solicitada pelo prefeito municipal, estava lotada é houve manifestações diversas durante das discussões.

Curtas

Cláudio Luz é líder da oposição em Juazeiro?

Na verdade, nem mesmo o próprio vereador Cláudio Luz (PT) parece ter entendido a declaração do vereador Ronnas Motos (PMDB) de que seu argumento se baseava na “fala do líder do grupo de oposição de Juazeiro, o vereador Cláudio Luz”. O posto não foi confirmado pelo vereador petista, mas, para muitos presentes na sessão da Câmara desta terça-feira (29), a declaração é a confirmação do que já se pensava. O detalhe é que durante toda a articulação para a eleição da Mesa Diretora o vereador Darlan Lobo foi quem assumiu o posto. Ou seja, a oposição de Juazeiro pode reclamar de tudo, menos de não ter liderança. Lá tem de sobra!

Vasques levantando um debate

Quem está levantando um debate interessante nas redes sociais é o ex-deputado estadual Vasques Landim. Na manhã de hoje, quarta-feira, ele postou no twetter que “Inspeção rigorosa em equipamentos públicos e privados em Juazeiro, certamente, interditaria a maioria dos Mercados Públicos, Shopping, Estádio, etc.” O que chama a atenção na denúncia é que são todos locais de grande circulação de pessoas. A denúncia pertinente e deve servir de alerta para órgãos de fiscalização.

Eunício perto do poder e longe da disputa ao governo

A bancada do PMDB no Senado deve se reunir amanhã, quinta-feira (31), para indicar o nome do partido à presidência do Senado e à liderança peemedebista. Renan Calheiros é o favorito para a disputa do Senado e Eunício deve assumir a liderança do partido. Até aí tudo bem! O problema é que Eunício insiste em ser o nome da aliança PSB, PT e PMDB na disputa ao governo do ceará em 2014. E a indicação para a liderança do PMDB no Senado “pode ser” um prêmio de consolação para fechar com o nome indicado pelo PSB de Cid Gomes. Só relembrando uma velha máxima: política é a arte de engolir sapo.

Pausa na política, ação nas empresas

Como grande parte dos políticos brasileiros, o ex-senador Tasso Jereissati é também um mega empresário. Ontem ele foi a Recife (PE), onde participou de um encontro da Coca-Cola. As empresas Norsa, Guararapes e Renosa, que estão em processo de fusão, aguardam autorização para virarem a 2ª maior engarrafadora do Brasil e a 10ª do mundo. O controle majoritário da nova empresa de engarrafadores, que ainda não tem nome, ficará com as famílias Jereissati (Norsa) e Melo, do Mato Grosso (Renosa). A sede do empreendimento será em Fortaleza. Pelo visto, dinheiro não deve ser problema para as próximas campanhas.

Madson Vagner - Jornalista
Membro/Escritor do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


A INDIFERENÇA DO BRASILEIRO - POR ANTONIO MORAIS



A morte é o único ato que se tem como certo. É democrática e dela ninguém foge. No Brasil, diariamente, morrem centenas de seres humanos pelas mais diversas razões e motivos. Assassinatos, desastres de automóveis, de motos, e, o pior, morre gente na porta do hospital por falta de atendimento, morre gente porque não tomou o remédio  que a lei lhe assegura e o gestor publico  não lhe fornece, morre gente porque o exame que precisava fazer estava marcado para dois anos depois, e, não deu para esperar. E a seca? Essa perversa maldição que começa matando pela esperança e sonhos, e, termina liquidando com o corpo por inanição. 

São centenas de mortes diárias, espalhadas num universo, nessa imensidão territorial que é o Brasil. Mas, o povo brasileiro é indiferente e insensível a esse tipo de defunto. O marqueteiro não manda a presidente ir chorar no velório. O Papa não reza nem manda rezar. Porém, quando cai um avião na Amazônia, quando  acontece um acidente numa casa de vadiação, é aquele alarido, aquela comoção. 

Já não dá mais para se ter duvidas, no Brasil, o valor do morto está na sua condição financeira, na classe social que pertence. É bom ter consciência que não existe mortos de  primeira ou segunda classe, pra cada  uma dessas centenas de pessoas que morrem, diariamente, na imensa escuridão do desconhecimento, existe uma mãe, uma esposa, um filho que também choram.  As lágrimas do pranto e do sofrimento são iguais pra uns e outros.

Vem aí o Cariri Cangaço 2013 !

Foi dada a largada para o Cariri Cangaço 2013. O evento que se configura como o maior de todo o Brasil envolvendo a temática do cangaço, reunirá um número jamais visto de estudiosos, pesquisadores, escritores, historiadores, dentre muitos outros profissionais interessados neste que é, um dos fenômenos  mais intrigantes da história do nordeste; segundo o assessor de mídias digitais e marketing do Cariri Cangaço, jornalista Heldemar Garcia, o número de presenças no evento em 2013 “deve chegar de 150 a 170  personalidades de todo o Brasil , pessoas envolvidas no universo da pesquisa do cangaço, um numero realmente surpreendente e nunca visto em nada parecido no país inteiro, é sensacional”.

Para o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo esse número “reflete a credibilidade alcançada pelo evento em todo o Brasil e também fora do país, pois estaremos recebendo pesquisadores do exterior esse ano, graças ao trabalho dedicado de uma grande equipe, primeiro das cidades anfitriãs de nosso Cariri e também do apoio das Organizações envolvidas”. O certo é que mais uma vez o cariri cearense estará recebendo visitantes de todo o país e que durante 6 dias estarão em nossa região, além de participando do Cariri Cangaço, conhecendo o que de melhor temos e fazemos, gerando riqueza e consolidando também o Turismo de Conhecimento.

O Cariri Cangaço acontece nos dias 17 a 22 de setembro de 2013 e terá como palco as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras; para o Vice-Presidente do GECC, Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, pesquisador Bosco André, “um ponto importante do Cariri Cangaço é perceber o grande trabalho de integração entre todos os municípios, hoje  são  sete  cidades e já temos Lavras da Mangabeira e Brejo Santo ensaiando uma participação. Acho que nenhum outro Projeto tem essa capilaridade e esse nível de trabalho em conjunto em nosso cariri”.

Todo o trabalho de construção e formatação do evento, a programação, as conferências, os convidados, as visitas técnicas, os debates e todas as novidades do Cariri Cangaço, vc acompanha aqui, através deste  Blog do Crato ou visitando:

www.cariricangaco.com

Cariri Cangaço - Redação

Exonerados todos os servidores de cargos comissionados na Assembleia


Um ato da presidência da Assembleia, assinado pelo deputado José Sarto, tornou sem efeito todos os atos da presidência do Legislativo cearense, desde fevereiro de 2009. E um outro ato, este deliberativo da Mesa Diretora, suspende todos as gratificações pagas aos detentores de cargos comissionados, a partir do dia 31, amanhã, quando termina o mandato da Mesa Diretora que foi eleita em fevereiro de 2009, presidida pelo atual prefeito Roberto Cláudio, cujo mandato ele renunciou, em dezembro passado, para assumir a Prefeitura de Fortaleza, ficando na presidência da Assembleia o deputado José Sarto, eleito em 2009 primeiro vice-presidente daquela Casa.

 Leia o teor do ato:

ATO DELIBERATIVO Nº707 A MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso da atribuição prevista no art.19, XVIII, b, da Resolução nº389, de 11 de dezembro de 1996nb (Regimento Interno), RESOLVE:

Art.1º – Ficam exonerados, apartir de 31 de janeiro de 2013, todos os ocupantes dos cargos comissionados pertencentes à estrutura organizacional da Assembléia Legislativa.

Art.2º. Ficam dispensados de suas funções, a partir de 31 de janeiro de 2013, os presidentes, membros, assessores e secretários da Comissão Permanente de Inquérito Administrativo, da Comissão de Administração de Cargos e Carreiras, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da Comissão de Licitação e Controle de Contas, da Comissão de Triagem e Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios e da Comissão Permanente de Acompanhamento do Sistema de Previdência Parlamentar.

Art.3º. Responderão pelo expediente dos cargos em comissão dispostos no art.1º. e das funções enumeradas no art.2º. deste Ato Deliberativo, a partir de 31 de janeiro de 2013 e até ulterior deliberação, os respectivos ocupantes exonerados ou dispensados.

Art.4º. Ficam revogadas, a partir de 31 de janeiro de 2013, todas as concessões de gratificação pela execução de trabalho relevante, prevista nos arts.132 e 135 da Lei nº9.826, de 14 de maio de 1974, e dispensados, a partir da mesma data, os exercentes das funções correspondentes.

Parágrafo único. Em tendo o exercente da função relevante sido dispensado em data anterior à prevista no caput deste artigo, considera-se revogada na data da dispensa a concessão da gratificação respectiva.

Art.5º. O disposto no art.4º., caput, deste Ato Deliberativo, não se aplica às concessões de gratificação pela execução de trabalho relevante com fundamento no art.2º. do Ato Deliberativo nº536, de 10 de dezembro de 2002, no art.2º. do Ato Deliberativo nº587, de 13 de outubro de 2004, no art.3º. do Ato Deliberativo nº588, de 13 de outubro de 2004, bem assim, aos cargos e às funções comissionados de que tratam os arts.2º. e 3º. da Lei nº13.451, de 14 de abril de 2004 e o Art.10, da Lei nº13.788, de 29 de junho de 2006.

Art.6º. Este Ato Deliberativo entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir das datas previstas em seus artigos.

PAÇO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, aos 28 dias do mês de janeiro de 2013.




Pastor Evangélico garante que o Espírito Santo está na sua ejaculação - Por: Wilson Rodrigues


Em Goiás, um pastor evangélico por nome de Valdecir Picanto Sobrinho, de quase 60 anos de idade, foi preso sob a acusação de abusar sexualmente das mulheres de sua cidade, dizendo que tinha o penis abençoado e que o Espírito Santo entrava nas pessoas pela boca através de seu leite sagrado por meio de sua ejaculação. A prisão do meliante aconteceu em flagrante quando ele iniciava o ritual com uma jovem de 23 anos. Na policia ele contou que distribuiu o produto sagrado a todas as mulheres, independentemente da idade e ofereceu até a delegada que o prendeu e dizendo que teve um encontro com Jesus de quem recebeu a missão de distribuir o leite por todo o Estado. Uma mulher comerciante que foi vitima do pastor contou que aceitou ele ir ao seu comercio e esfregar o membro abençoado no seu rosto com a garantia das vendas em seu comercio aumentarem, desde que o leite sagrado fosse derramado em seu corpo. Valdecir prestou depoimento, pagou fiança e foi liberado.

Esta noticia parece brincadeira daquelas de 1º de abril. Mas não é, ela está nos sites e realmente aconteceu. O pior de tudo é que, pessoas que não conhecem a palavra de Deus e nem a missão sagrada de muitos evangelizadores responsáveis e verdadeiramente comprometidos com o Espírito Santo, ficam associando essa historia macabra aos pastores sérios do evangelho do Senhor Jesus. Jesus disse que devemos conhecer a verdade para através dela nos libertarmos.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Jornalista
Membro/Escritor do Blog do Crato



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31