xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 janeiro 2013

Racismo ou preconceito? - Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Conceitos são idéias formuladas sobre determinados assuntos, objetos e entes reais ou imaginário. Geralmente os conceitos podem ser definidos por meio de palavras ou outros conceitos já devidamente conhecidos. Nas ciências que se orientam pelo raciocínio lógico, existem alguns conceitos que não possuem definição, tidos então por conceitos primitivos. Já o preconceito é um juízo preconcebido e arraigado no íntimo das pessoas, de forma discriminatória contra grupos de pessoas julgadas como inferiores, ou contra seus costumes, regiões ou países.

Quando o preconceito se verifica de forma generalizado, com determinados grupos de pessoas se julgando melhores e mais importantes do que outros, temos uma das formas de racismo.

Acredito que o racismo no Brasil é como fogo de monturo, muito disfarçado, que queima internamente. Avistamos apenas sua fumaça. Mas ele nos atinge quando o pisamos descalços. É difícil de ser apagado, a não ser quando chove torrencialmente, coisa não muito comum por essas épocas de muita seca no coração humano. É claro que não possuímos um racismo de segregação como anteriormente ocorrido na Europa, nos Estados Unidos e África do Sul. Mas alguns exemplos nos dão conta da existência de muitos preconceitos contra grupos de pessoas e lugares.

Há poucos dias tivemos noticias pela imprensa de um casal da alta sociedade carioca, branco, que foi a uma concessionária de automóveis BMW com um filho adotivo de sete anos, negro. Enquanto conversava com o gerente da loja, o menino ficou assistindo televisão na sala dos clientes. Quando então, um dos vendedores expulsou a criança da sala, enxotando-o para a rua. Seus pais ficaram indignados, mas resolveram não formular queixa na polícia em atenção ao gerente, e lançou seu protesto através dos meios de comunicação social.

Outro exemplo com cheiro racista, foi notificado timidamente pela imprensa na última semana. Um capitão da policia de uma cidade do interior paulista orientou sua tropa a revistar todos os negros e pardos que encontrassem pelas ruas, como se pessoas com essas características fossem todas marginais.

No inicio dos anos da década de 1960, um grupo de moças de um colégio do interior cearense excursionou a Salvador. Extasiadas com a beleza da cidade e a quantidade de lojas com riquezas de produtos não encontrados na terra natal, entraram para compras em um grande magazine, como se denominava naquela época. Um dos vendedores negro, muito simpático, encantado com a brejeirice das adolescentes, ao saber que elas eram cearenses, resolveu brincar de forma discriminatória. Foi até a uma seção nos fundos da loja e voltou trazendo uma bacia, uma peneira e uma caneca cheia d'água. Despejou a água sobre a peneira e perguntou às garotas:
- Vocês conhecem o que é isso?  Isso aqui é chuva!
E recebeu o devido troco de uma das excursionistas bastante atrevida, com resposta de conteúdo mais preconceituoso ainda:   
- Chuva a gente já conhece, mas negro lá não existe, estamos conhecendo agora.

Não resta nenhuma duvida que temos alguma forma de preconceito racial, herdado desde os tempos da escravatura e que é um cancro difícil de ser extirpado, mesmo com a legislação punitiva que se tem atualmente. O remédio para tais males, contudo não se encontra nas leis. Está no coração do homem. Somente com educação poderemos ter um povo consciente de que todos somos iguais, sem distinção de cor, raça, religião, sexo ou preferências políticas e sociais. O problema maior é que para educar um povo como o brasileiro é uma tarefa árdua, cujos frutos provavelmente serão colhidas daqui a cinqüenta anos. Nos últimos anos temos alguns avanços, embora tímidos, mas muito tempo já foi perdido, desde quando Dom Pedro II deu o grito do Ipiranga.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo 

Lixo é lixo - Por: João Nicodemos

LIXO É LIXO.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

05:48

O assunto do lixo é um tema que merece ser bem discutido. Considerando que não existe quase nada que seja produzido pelo ser humano que não traga consigo uma proporção de lixo bem importante em quantidade e qualidade, devemos pensar e conversar bastante sobre o assunto. Quanto mais avançada e materialmente desenvolvida uma sociedade, maior é a quantidade de lixo que ela produz. Vivemos sob um sistema econômico onde quanto mais se produz e se comercializa objetos, melhor para a economia. Então a produção e o consumo são estimulados de todas as formas.  Uma delas é a ideia, já bem antiga, da "obsolescência programada", onde um objeto, seja ele qual for, é produzido de maneira a durar um tempo determinado e quebrar para em seguida ser substituído por outro novo, que terá sua duração também determinada. Os produtos são testados para saber qual será o seu tempo de uso e,  caso seja necessário, um ou outro de seus componentes será redesenhado para determinar um tempo menor de utilidade. As "utilidades" que produzimos e consumimos,  para usar  um termo bem interessante e contraditório, são na verdade, "inutilidades" de todos os tipos. E viram lixo.

              Outra ideia que predomina na produção e comercialização de objetos, que alguns chamam de "bens", é a de que a embalagem é quase tão importante ou mais importante que o conteúdo. Assim, grande parte do que o consumidor paga num produto, refere-se à embalagem, ao seu invólucro e se transformará em lixo imediatamente. Não quero entrar em detalhes que indicariam que, o próprio conteúdo, muitas vezes, se constitua em lixo; principalmente alguns comestíveis muito utilizados e que, com o tempo, serão causa de doenças e estímulo para o consumo de remédios. E pra onde vão todos estes resíduos, ou subprodutos?

              Papel, papelão, garrafas de  vidro ou plástico, sacos plásticos de todos os tipos e tamanhos, caixas, arames, cordões, madeira, e uma infinidade de materiais são jogados como lixo, mas não são lixo. São materiais reutilizáveis, é possível transformá-los  em outros objetos. São na verdade dinheiro. Então estamos jogando dinheiro no lixo?  Mas quem seria louco de rasgar dinheiro? De jogar dinheiro no lixo?

              Existe também o lixo molhado, ou orgânico, que se constitui de restos de cozinha (cascas de frutas e legumes, restos de alimentos) galhos e folhas que resultam de podas e mesmo a grande quantidade de alimentos que se perdem em feiras  e centrais de abastecimento. Mas será que isso tudo é lixo? Também não! Todo esse material pode ser utilizado na composição de humus, terra vegetal, fertilizantes orgânicos e naturais que transformarão qualquer terra pobre para o plantio em terra fértil e rica para a produção de novos alimentos. È um processo simples e barato que pode ser utilizado na cidade e no campo aumentando e enriquecendo a produção de alimentos saudáveis.

              Então o que é lixo? Fico algum tempo pensando e concluo que lixo, lixo mesmo é filtro de cigarro, que não permite reutilização, e chiclete mascado, que também não serve pra nada. Mesmo os dejetos humanos e animais, em alguns países, são utilizados como fertilizantes e na produção de gás combustível. Não falo  em lixo industrial e lixo hospitalar , que são temas que merecem um estudo à parte.

              Vejamos. Se lixo, lixo mesmo, é filtro de cigarro e chiclete mascado, por que as cidades têm que construir "lixões" e "aterros sanitários" que poderão se transformar em focos de doenças, poluir e envenenar lençóis freáticos, causar futuros desmoronamentos de que estão repletos os noticiários?

              Penso que campanhas de educação e esclarecimento da população sobre a questão do lixo; um bom programa de coleta seletiva, que inclua a organização de catadores e recicladores; o financiamento de pequenas empresas recicladoras, demandariam um pouco mais de tempo e muito menos dinheiro, além de produzir efeitos profundamente benéficos na economia, na participação popular, na cidadania, na autoestima, e na saúde das cidades e suas populações.
                                                                                                                                                                            João Nicodemos de A. Neto

(jotanikos@yahoo.com.br)

Condutor será autuado com qualquer quantidade de álcool no sangue


A Lei Seca vai ficar ainda mais rigorosa com a nova resolução do Contran. A resolução nº 432, publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial da União, não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do condutor.   Se o condutor soprar o bafômetro e o aparelho marcar igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar ele será autuado e responderá por infração gravíssima, conforme estabelece o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já nos exames sangue não será permitida qualquer concentração de álcool.

A medida acaba com a margem de tolerância de um décimo de miligrama (0,10) de álcool por litro de ar, permitida anteriormente pelo Decreto 6.488/2008 quando o condutor assoprava o bafômetro, e de no máximo duas decigramas por litro de sangue, no caso de exames.

Penalidade

A penalidade após autuação é a multa de R$ 1.915,30, recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além da retenção do veículo, até a apresentação de condutor habilitado. A resolução também diz que será considerado crime, previsto no artigo 306 do CTB, quando o bafômetro marcar igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar. Já o exame de sangue tem que ter a concentração de álcool maior ou igual a seis decigramas, para caracterizar crime. O condutor é encaminhado à delegacia neste caso e a pena é detenção de seis meses a três anos, multa, e suspensão do direito de dirigir.

Quem não quiser fazer o bafômetro

A nova norma do Contran traz, ainda, a Tabela de Valores Referenciais para Etilômetro, que vai orientar os agentes quanto aos novos limites. Além disso, caso o motorista se negue a fazer o bafômetro, o agente poderá aplicar a autuação administrativa e preencher o questionário – Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora, que será enxado ao à autuação. Neste caso, o condutor também poderá ser encaminhado à delegacia. O questionário apresenta informações como aparência do condutor, sinais de sonolência, olhos vermelhos, odor de álcool, agressividade, senso de orientação, fala alterada, entre outros aspectos. A resolução também prevê que seja realizado exame de alcoolemia para todos os acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais.

Lei

Com a nova lei, além do bafômetro serão admitidos vídeos e outras provas como o depoimento do policial, testes clínicos, e outros testemunhos, para provar a embriaguez do motorista. A lei prevê, ainda, que caso o motorista reincida na mesma infração dentro de um ano, o valor da multa será duplicado e poderá chegar a R$ 3.830,60, além da suspensão do direito de dirigir por doze meses.

Jangadeiro Online


A Foto do Dia - Hospital São Raimundo - Crato



O Hospital São Raimundo, é um dos marcos históricos do Crato, tendo por muitas décadas servido à população Cratense. Cada vez mais se torna um modelo de sucesso, através de grandes investimentos que estão sendo realizados. Conta com a única unidade de Transplante de Rim, a UNI RIM, que é referência em todo o Nordeste em transplantes e outros tratamentos. O Hospital São Raimundo é o nosso homenageado de hoje aqui no Blog do Crato.

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


O Omnipotente Cid Gomes - Mensagem do Francisco José ( Campina Grande )


"Grande Dihelson,

Você reparou no que disse o todo poderoso, onipotente e imperial governador cearense Cid Gomes a respeito do procurador do Tribunal de Contas? - O que é o Ministério Público de Contas? Um garoto que quer aparecer, que está criando caso! Ora, faça-me o favor, senhor governador.

Não, senhor governador. Ele é apenas um servidor público que está no cumprimento do seu dever legal. Dever esse, de fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público. Dinheiro esse para satisfazer as necessidades da população mais carente, justamente quando o Estado vive uma das maiores secas de sua história. Dinheiro que não se destina ao pagamento de cachês milionários a nenhum artista. Afinal, o gestor não pode fazer cortesia com o chapéu alheio.

Sou do tempo em que inauguração de obra pública se fazia ao som apenas da banda de música do município. Nada mais. Agora, quando se trata de pagar cachê superior a meio milhão de reais a quem quer que seja, o Ministério Público Estadual (ou Federal) tem o dever de se pronunciar e exigir (isso mesmo) do gestor, as necessárias e indispensáveis explicações.  A ele, caberia, no mínimo, respeitar (e não questionar)  o papel do jovem procurador do Tribunal de Contas do Estado.

Por Francisco José"

Jornalista natural do Crato, atualmente exercendo o cargo de repórter do jornal CORREIO DA PARAÍBA em Campina Grande.
Uma Resposta:

Prezado amigo Francisco José,

O "nosso" governador Cid Gomes aparentemente está cada vez mais tresloucado. São inúmeros episódios esquisitos que faz a gente pensar...lembra-se de que há poucas semanas ele andou cruzando até a pista do Aeroporto de Salvador, quase causando um acidente de proporções graves ? E aquele caso da barreira dos 100 metros em torno do palácio ? As frases ditas ao vento atacando pessoas, como esta aqui. Já publiquei na edição de ontem o que ele falou sobre o Ministério Público de Contas. Acho no mínimo, um desrespeito.

Abraços,

Dihelson Mendonça


Crateús deve sofrer colapso no abastecimento de água até o final de março



Forte estiagem e falta de adutora contribuem para diminuição de água do reservatório

O município de Crateús está em estado de alerta com relação à quantidade de água ainda existente no Açude Carnaubal, e deve sofrer um colapso no abastecimento de água. O reservatório possui apenas 9,67% do seu volume total e a previsão é que deixe de abastecer a cidade no final do mês de março.

Cidade sofrerá com a falta de abastecimento, caso não haja chuva nos próximos meses. Foto: Cid Barbosa

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Teobaldo Marques, o volume atual do açude está em 8,48 milhões de metros cubicos e quando chegar a 7 milhões de metros cubicos não irá mais liberar água. "A reserva de água que nós temos só abastece dois meses (fevereiro e março). O agravante é que quando chegar a 7 millhões de metros cubicos, a porta não libera mais água, e isso pode acontecer entre o dia 25 a 30 de março", prevê.

O reservatório possui capacidade para armazenar 86 milhões de metros cúbicos.

Em solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) na segunda-feira (29), o governador Cid Gomes falou sobre sua preocupação com as consequências da seca que se abaterá no Ceará e foi enfático ao citar a cidade de Crateús, como a mais ameaçada de um colapso no abastecimento.

Portal Verdes Mares

CRATO - Previsão do Tempo para Hoje, 30 de Janeiro de 2013


Bom Dia, Crato! - Quarta-Feira, 30/01
O dia será de muito sol e calor, avisam todos os serviços de meteorologia. Sol com algumas nuvens. Não chove.
Nascer do sol: 05h39 Pôr do sol: 18h04 - Temperatura máxima de 36º e Mínima de 22º - Ventos ENE a 13km/h - Umidade Relativa do Ar - 81% 31% - Índice UV: Muito Alto

 Fontes: INPE e GOES12


A Coxinha e sua História...


Que visão fantástica, hein ? Quem não gosta ?


A coxinha é um salgadinho brasileiro, também comum em Portugal, à base de massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango.
Composição

Feita com massa de batata, a Coxinha é tradicionalmente, recheada de carne de frango cozida e desfiada, podendo ter a opção de também ser recheada com requeijão cremoso, tal qual o catupiry, junto ao frango. Modelada em formato de coxa de galinha, é enfarinhada com farinha de rosca e frita em óleo quente. A coxinha de frango é servida em lanchonetes, casas de café, lojas especializadas em salgadinhos, padarias e pastelarias. Em formatos pequenos, são servidas em festas e buffets. Atualmente existem à venda, em supermercados e padarias, diversas marcas de coxinhas semi-prontas congeladas.
 
História

A coxinha, tal qual em sua forma atual tem sua origem no século XIX, na região da Grande São Paulo, no estado de São Paulo. Segundo historiadores da alimentação, a coxinha foi desenvolvida durante a industrialização de São Paulo, para ser comercializado como um substituto mais barato e mais durável as tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas portas de fábricas.  De São Paulo, a receita rapidamente se espalhou pelo restante do estado e logo do Brasil, já sendo popular no Rio de Janeiro e no Paraná na década de 1950. 

Outras variedades

A coxa creme é uma versão feita com uma coxa de frango inteira. Às vezes, é feita também com a sobre-coxa, envolta na massa básica. Além disso, há estabelecimentos que vendem variedades de coxinhas recheadas com outros ingredientes que não frango desfiado e catupiry. Um exemplo comum de recheio alternativo é carne seca desfiada.

Fonte: Wikipedia
Karime Xavier/Folhapress

Burocracia e falta de recursos levam cidades a cancelar Carnaval


O Carnaval é sem sombra de dúvida a maior festa do Brasil e a que mais turistas atrai para o país, mas a burocracia e a necessidade de dar um melhor uso ao dinheiro público deixarão sem a folia algumas cidades no próximo mês.

É o que aconteceu em Paraty, cidade turística colonial do estado do Rio de Janeiro, onde não será realizado o Carnamar, que leva o Carnaval para o mar através de grupos que decoram embarcações e que são acompanhados por músicos. Segundo a prefeitura explicou em comunicado, o motivo é que o governo anterior tinha que ter solicitado a permissão para a festa à Capitania dos Portos com 45 dias de antecedência, "para que possa haver um planejamento adequado", e não o fez. Como o novo governo municipal só tomou posse no dia 1º de janeiro, "não houve tempo hábil" para realizar o pedido, "impedindo uma organização competente", continua a nota.

Mesmo assim, os tradicionais blocos sairão pelas ruas do centro histórico de Paraty, que à noite estarão abarrotadas de bonecos gigantes, outro símbolo do Carnaval local. Por outro lado, um "deslize" da administração municipal anterior da cidade litorânea de Cabo Frio, também no Rio de Janeiro, fez com que as escolas de samba ficassem sem desfile. Segundo explicaram à agência Efe fontes da Prefeitura de Cabo Frio e das escolas de samba, a administração municipal anterior não liberou o orçamento para a organização do desfile e, portanto, dez das 14 escolas que formam a liga votaram a favor de adiá-lo para abril.
  

Vista de Paraty, cidade fluminense cancelou festa de Carnaval
Em Teresópolis, uma das cidades serranas do Estado do Rio que há dois anos foram arrasadas por chuvas que causaram cerca de mil de mortos, o Ministério Público impede a prefeitura de dar dinheiro às escolas de samba para montar seus desfiles, o que diminui sua capacidade de organização. Mas o Carnaval pelo qual o Brasil é reconhecido internacionalmente também pode ser cancelado por uma boa causa. É o que aconteceu em Petrópolis, cidade vizinha de Teresópolis e outrora refúgio de verão da família real brasileira, na qual o prefeito, Rubens Bomtempo, decidiu destinar para a área de saúde o R$ 1 milhão que custa para organizar o desfile principal. Bomtempo disse à Efe por telefone que ao assumir o comando da cidade encontrou graves deficiências, como folhas de pagamento dos médicos atrasadas, e que, portanto, era idôneo destinar o dinheiro para essa área.

"Todo o mundo na cidade conseguiu entender que a saúde corresponde a todos", explicou o prefeito, que espera que para o ano que vem as deficiências sejam solucionadas e o Carnaval seja comemorado com toda a normalidade.

Em Itatiaia, cidade de 29 mil habitantes a 170 quilômetros a nordeste do Rio, o Carnaval não será realizado para se destinar os R$ 300 mil que custaria a festa para a compra de duas ambulâncias, a construção de uma creche e o asfaltamento de ruas. Fontes da prefeitura explicaram à Efe que além do fator orçamentário também influiu uma recomendação do Corpo de Bombeiros para não realizar mais grandes eventos no centro da cidade, onde uma rápida evacuação em caso de emergência seria difícil. 

O prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Ypê, explicou que para o ano que vem querem celebrar os atos de rua do Carnaval "em um lugar mais amplo e seguro".

Folha Online

FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


O Blog do Crato tem o prazer de anunciar a mais nova empresa parceira: FONTE MUSICAL. A fonte musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

HAPPY STORE - CONFECÇÕES


HAPPY STORE CONFECÇÕES

Produtos de qualidade, com bons preços e uma empresa genuinamente cratense !





Preço, qualidade, variedade


Os proprietários: Vera Veloso e Franzé Brito


As melhores marcas, os melhores preços.



Anuncie no Blog do Crato
A MAIOR VITRINE DO INTERIOR DO CEARÁ - 212.000 Acessos por mês
Entre em contato pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

SÓ NO CRATO MESMO - Ambulante se apossou da Praça do Pimenta


Nota do Editor - A foto e o texto foram publicadas no grupo "Só Crato - Gestão Municipal " no facebook pelo Gabriel Alencar, que nos deu total permissão para reproduzir aqui no Blog do Crato. É incrível como acontecem ainda tantas coisas erradas na nossa querida cidade. O texto seguinte é o texto original:

"Olhem que absurdo acontece na Praça do Pimenta, que se localiza antes da ladeira da Caixa d'água. Um ambulante se apossou do local, que deveria ser de lazer, diga-se de passagem, para expor seus produtos, tomando toda a praça. Quero saber se este ambulante paga algum imposto, aluguel ou emite nota fiscal. Isto é uma aberração! Nós comerciantes somos bombardeados por impostos, enquanto aproveitadores como o citado anteriormente saem ilesos e com dinheiro no bolso! Vamos valorizar o comércio local!"

Gabriel Alencar 
Publicada no último Domingo


Eunício Oliveira pode ser eleito líder do PMDB nesta quinta-feira


A bancada do PMDB no Senado reúne-se na tarde de quinta-feira (31) para indicar o candidato do partido à presidência do Senado e à liderança peemedebista. Segundo o presidente em exercício do partido, senador Valdir Raupp (RO), apenas o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) colocou seu nome para disputar a presidência do Senado. Sobre denúncias que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou contra Renan Calheiros, o senador Raupp disse que são comuns denúncias contra pessoas que exerceram cargos públicos, como é o caso de Renan, que exerceu a presidência de um dos poderes [presidência do Senado].

De acordo com o peemedebista, o que lhe causou estranheza foi o momento escolhido pelo procurador para apresentar as denúncias: ele poderia ter tomado a decisão há três ou quatro anos, mas o “fez na véspera da eleição”. “Isso me causou um pouco de estranheza”, disse. A respeito de um possível constrangimento na indicação de Renan Calheiros para disputar a presidência do Senado, após as denúncias, o presidente em exercício do PMDB afirmou que não há provas concretas contra o senador. “Não há constrangimento. Até o momento não encontramos nenhuma prova de irregularidade nas acusações contra o senador Renan Calheiros”.

Raupp informou que, também na reunião da bancada na quinta-feira, os peemedebistas vão escolher o novo líder do partido, que substituirá Calheiros no cargo. Estão na disputa os senadores Eunício Oliveira (CE) e Romero Jucá (RR). Raupp disse que as lideranças do partido estão trabalhando para que não haja disputa na bancada para a liderança.

As declarações do senador foram dadas após almoço em homenagem ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), oferecido pelo presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-MA). Compareceram diversos senadores do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer, a ministra da Cultura, Marta Suplicy e líderes partidários do Senado.
 
Agência Brasil


Gasolina e diesel sobem; alta na bomba pode ser integral


Petrobras reajusta gasolina em 6,6% e diesel em 5,4% nas refinarias. Repasse pode ser total na bomba

A Petrobras prometeu e, sete meses depois, cumpriu. Para recuperar parte da perda milionária que a estatal vem tendo para manter os valores dos combustíveis, a empresa anunciou aumento de 6,6% da gasolina e de 5,4% no diesel na refinaria. O reajuste começou a valer a partir de meia-noite de hoje e deve gerar uma correria aos revendedores que mantiverem os valores anteriores enquanto durar o estoque antigo.

Sindipostos-CE disse não ter como antecipar se reajuste será repassado de forma integral no Estado: "vai depender das distribuidoras" FOTO: NATINHO RODRIGUES

É no que acredita o assessor Especial de Economia do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis do Ceará (Sindipostos-CE), Antônio José Costa. "Não tem como dizer se já haverá bombas com o novo preço amanhã (hoje). Vai depender da quantidade em estoque de cada posto", comentou. Ele também afirmou que não há como antecipar se o aumento será repassado integralmente para os consumidores finais. "A tendência é que o repasse seja integral. Mas vai depender da Nota Fiscal das distribuidoras. O reajuste que houver lá será transferido para as bombas", disse.

Projeção de preços
 
Levando-se em consideração o mais recente levantamento de preços realizado no Ceará pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), se o aumento do preço do litro de gasolina comum for repassado integralmente, o reajuste, no Estado, ficará entre R$ 0,17 e R$ 0,19.

O preço mínimo encontrado até o último sábado, 26 de janeiro, de R$ 2,579 passaria a custar R$ 2,749 nos postos de combustíveis cearenses. Já o valor máximo coletado pelo estudo da ANP em igual período de R$ 3,030 saltaria para R$ 3,220. Na simulação da reportagem, considerando o repasse integral de 5,4%, o óleo diesel aumentaria de R$ 0,11 a R$ 0,12, no Ceará. O valor mínimo de R$ 2,080 cobrado por litro seria reposto para R$ 2,190; enquanto o preço máximo de R$ 2,29 pularia para R$ 2,41. Contudo, consultorias espalhadas pelo País sinalizam que o reajuste pode não chegar integralmente nas bombas. O principal argumento seria a mistura de ambos os combustíveis com outros produtos que não registrariam majoração.

Estatal justifica

Conforme a Petrobras, "esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", comunicou, em nota. A companhia avisou ao governo no ano passado, quando da elaboração do Plano de Negócios vigente, que precisaria reajustar a gasolina e o diesel em 15%, de forma a conseguir financiar os investimentos de US$ 236,5 bilhões previstos para o período 2012-2016.

Em 25 de junho, a gasolina foi reajustada nas refinarias em 7,83%. Agora, faltaria cerca de 7% para que a pretensão da estatal fosse atendida. O diesel recebeu dois reajustes desde então. Um de 3,94%, em 25 de junho e outro de 6%, em 16 de julho

Apesar de o porcentual de reajuste da gasolina ser pouco abaixo do previsto no Plano de Negócios, a alta no diesel poderá compensar o resultado. O diesel é o combustível com maior impacto no balanço da companhia.

Os preços da gasolina e do diesel sobre os quais incide o reajuste anunciado não incluem os tributos federais Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) e PIS/Cofins e o tributo estadual Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), segundo comunicado da Petrobras.

Inflação
 
A primeira ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) do ano já demonstrava preocupação com a aproximação da alta nos preços dos combustíveis. O impacto deverá atingir preços de outras mercadorias e ampliar a preocupação do governo em controlar a inflação em 2013.

Reajuste garante plano de negócios
 
Graça Foster pedia o reajuste ao governo federal para o mês de janeiro. E conseguiu FOTO: DIVULGAÇÃO
Rio O reajuste da gasolina e diesel anunciado, ontem, não acaba com a defasagem de preços dos combustíveis vendidos pelas refinarias da Petrobras em relação ao mercado internacional, mas garante a continuidade de projetos e investimentos. Além de aliviar o caixa da companhia, que registra prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão ao mês com a diferença entre os preços de importação de diesel e gasolina e os praticados no mercado doméstico.

Defasagem
 
Na avaliação de Ricardo Corrêa, analista da corretora Ativa, o valor do reajuste nos combustíveis era o esperado, confirmando a "expectativa negativa" do mercado em relação à recomposição das receitas da Petrobras. "O reajuste, naturalmente, alonga a capacidade de geração de caixa da empresa, mas a defasagem (dos preços nacionais com as cotações internacionais) não foi totalmente resolvida", observou o especialista.

O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, afirmou considerar o reajuste insuficiente, mas que alivia a empresa. Sobretudo, acrescentou, o reajuste demonstra que a presidente da Petrobras conseguiu convencer o governo da necessidade de aumento, mesmo com a inflação em alta. Pires avalia que o reajuste terá um impacto de 0,13 ponto no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e de cerca de 4% na bomba. O economista Edmar de Almeida, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comemorou o aumento. "Para a Petrobras, (o aumento) é fundamental. Vejo com muitos bons olhos, pela importância que isso tem para manter a capacidade de investimento da empresa", declarou. A projeção da LCA consultoria para o IPCA de janeiro, antes em 0,91%, passou para 0,83%. No ano, o principal índice de inflação do País deverá subir em 0,3 ponto porcentual por causa dos combustíveis. "Ainda assim, a redução no custo da energia elétrica é preponderante", disse.

DN
 


Com marcha silenciosa, Santa Maria homenageia seus mortos


Quase 30 mil pessoas realizaram nesta segunda-feira (28) uma passeata pelas ruas de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em homenagem às 231 vítimas do incêndio da boate Kiss, no último domingo (27). A silenciosa caminhada teve início na praça Saldanha Marinho, próxima ao local da tragédia, e terminou no Centro Desportivo Municipal (CDM), onde mais cedo os corpos foram identificados e velados.

Sinalizador de R$2,50 causou incêndio em boate, diz delegado

SANTA MARIA, 29 Jan (Reuters) - O sinalizador que causou o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, era de uso externo e custou 2,50 reais, concluiu a polícia da cidade gaúcha, que conseguiu provas de que os integrantes da banda que se apresentava na casa optaram pelo artefato mais barato ao invés do fabricado para interiores, que custa 70 reais.

Esta foi apenas uma da série de irregularidades encontradas nos acontecimentos que levaram ao incêndio e à morte de 235 pessoas na madrugada de domingo, disse o delegado Marcelo Arigony, responsável pelo inquérito policial, durante entrevista coletiva nesta terça-feira. Ele citou ainda outros indícios da investigação, como extintores de incêndio falsificados ou vencidos, o não funcionamento da iluminação de emergência, o tamanho pequeno da única porta de saída, além de alvarás vencidos.

"Diversas testemunhas confirmaram que o sinalizador foi aceso por um dos músicos, que, inclusive, usava uma luva para proteger a mão", disse o delegado, acrescentando que 44 pessoas já foram ouvidas. A Polícia Civil e o Ministério Público acreditam que o local também abrigava cerca de 1.000 pessoas, enquanto a lotação era de 690 indivíduos. A tese de superlotação, que havia sido praticamente descartada na segunda-feira, voltou a integrar as hipóteses policiais. A polícia também já sabe que dois alvarás do estabelecimento estavam vencidos: o sanitário e o plano contra incêndios.

"Por tudo o que eu digo, qualquer criança vê que a casa não tinha condições de funcionar", disse ele a jornalistas. Mais cedo em outra entrevista coletiva, um representante da Prefeitura de Santa Maria afirmou que a responsabilidade por fiscalizar o plano de incêndio é do Corpo de Bombeiros, órgão estadual.

Yahoo Notícias



Instalação do Aterro Sanitário do Cariri é discutida em audiência pública


A Secretaria das Cidades, em parceria com a Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace), realiza na próxima quinta-feira (31) duas audiências públicas sobre a instalação do Aterro Sanitário Consorciado na região do Cariri. O encontro tem como objetivo apresentar o Estudo de Impacto Ambiental elaborado pela empresa responsável pelo projeto, que aponta a área localizada para a implantação do aterro sanitário, no município de Caririaçu. A primeira audiência acontecerá pela manhã no município de Caririaçu, e a segunda no período da tarde no município do Crato.

O projeto de instalação do Aterro Sanitário do Cariri prevê investimentos da ordem de R$ 20 milhões, os recursos são oriundos do Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial (Bird) e com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A expectativa é que, a conclusão da obra seja no segundo semestre de 2014.
Instalação do Aterro Sanitário do Cariri é discutida em audiência pública

De acordo com o secretário das Cidades, Camilo Santana, após as audiências o estudo entrará na pauta de reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema). “O próximo passo será a aprovação do EIA/ RIMA que dará condições necessárias para que o projeto executivo do aterro seja concluído e a obra apta para ser licitada”, afirma Camilo.

O encontro pretende reunir autoridades locais, membros do consórcio, técnicos da Secretaria das Cidades, entidades civis organizadas, bem como lideranças e comunidades dos demais municípios do Cariri, beneficiados com a instalação do aterro sanitário.

Serviço:

Data: 31 de janeiro de 2013

Local: (1ª Audiência Pública) Secretaria Municipal de Educação - Auditório Ivani Soares - Rua: Luiz Bezerra s/n - Bairro: Paraíso - Caririaçu-CE
(2ª Audiência Pública) Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri - Rua: Cel. Antônio Luis, nº 1161 - Bairro: Pimenta - Crato-CE

Horário: 8 horas (1ª Audiência Pública)
14 horas (2ª Audiência Pública)

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30