xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 janeiro 2013

Funceme divulgará dia 25 prognóstico da quadra chuvosa de 2013



Está marcada para o dia 25 de janeiro de 2013, às 9 horas, no Hotel Luzeiros (Av. Beira Mar, 2.600 – Meireles), a divulgação do prognóstico oficial da quadra chuvosa no Ceará. A apresentação do documento faz parte da programação do XV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que será iniciado no dia 22, com atividades na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As análises das modelagens numéricas feitas pelos meteorologistas terão uma novidade neste ano. No dia 24 de janeiro, no auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota), durante a Reunião Climática, também será considerado um modelo atmosférico global gerado pela instituição estadual. O novo produto da Funceme será levado em consideração, assim como os do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e Instituto Internacional de Pesquisas do Clima e da Sociedade (IRI – EUA).

“O diferencial de um modelo global gerado e rodado na Funceme é que ele nos permite um olhar mais focado no Ceará. Será uma nova informação a ser agregada nas análises e discussões dos profissionais envolvidos na elaboração do prognóstico”, explica o presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins.

Comitê de Combate à Seca

Outra novidade do XV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino é a realização de uma reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, que acontecerá no dia 25, às 10h30min, também no Hotel Luzeiros, logo após a divulgação do prognóstico.

O Comitê é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e possui representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro. Pelo governo cearense, participam as Secretarias de Recursos Hídricos, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, e Ciência e Tecnologia, através das vinculadas Funceme, Cagece, Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Ematerce e Defesa Civil Estadual, além da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Ceará (Fetraece) e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).

Painel de Debates

A programação do Workshop será iniciada com um Painel de Debates que acontece nos dias 22 e 23 de janeiro, no auditório da Funceme e no Hotel Luzeiros, respectivamente. Serão debatidos temas importantes para a meteorologia no Brasil, dentre questões científicas como a metodologia de elaboração do prognóstico climático de consenso, pesquisas sobre variabilidade, mudanças climáticas e seus impactos, e assuntos técnico-institucionais, tais como, a integração da meteorologia nacional.

Os temas abordados no Painel de Debates serão: “Monitoramento Meteorológico e Previsão de Tempo”, “Monitoramento e Previsão Climática: Avanços e Aplicações”, “Mudanças Climáticas e Impactos” e “Metodologia da Previsão Climática”. Estão confirmados representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), Funceme, Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade da Carolina do Norte/EUA.

A palestra magna do evento será ministrada por Maria Assunção Faus da Silva Dias, da USP. O tema é “Uma Contribuição à Discussão sobre a Meteorologia no Brasil: Papéis de Diferentes Instituições, Atuação e Perspectivas”.

Serviço:
Painel de Debates 'A Meteorologia no Brasil'
Data: 22 e 23 de janeiro de 2013
Hora: 8h30 às 18h
Local: Auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota) no dia 22 e Hotel Luzeiros (Av. Beira Mar, 2.600 – Meireles) no dia 23

Reunião Climática
Data: 24 de janeiro de 2013
Hora: 8h30h às 17h30
Local: Auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota)

Apresentação da Previsão Climática para o período chuvoso no Ceará
Data: 25 de janeiro de 2013
Hora: 9h às 10h30
Local: Hotel Luzeiros (Av. Beira Mar, 2.600 – Meireles)

Reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca
Data: 25 de janeiro de 2013
Hora: 10h30 às 12h30
Local: Hotel Luzeiros (Av. Beira Mar, 2.600 – Meireles)

21.01.2013
Assessoria  de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto (85 3101.1099 - 8814.4194)


CRATO - Começam os trabalhos no estádio Mirandão, visando a liberação para os jogos do Campeonato Cearense de Futebol


Começou hoje o desenvolvimento dos trabalhos no estádio Mirandão, o ministério publico fez algumas exigências, essas que já estão sendo cumpridas.

O secretário de esportes Robério Nogueira, está em Fortaleza resolvendo a situação juntamente com um procurador que está acompanhando os procedimentos. A expectativa dos desportistas e todos os torcedores do Azulão da Princesa, é que nesta Terça-Feira chegue uma resposta definitiva, informando se haverá ou não jogos da equipe cratense no estádio municipal nessa primeira fase de Campeonato Cearense. Tapar os buracos, colocar alembrados em torno das bordas do campo e criação de banheiros para torcida visitantes foram umas das exigências feitas pelo ministério público. Enquanto o estádio não é liberado, o time cratense joga na cidade de Iguatu, no estádio Agenorzão. Torcida do Crato e toda imprensa estão sendo prejudicados, e reclamam com a não liberação do estádio.

Foto: Divulgação - Via Diego Lima



DEPUTADO ESTADUAL ROQUE VIABILIZA CONSTRUÇÃO DE ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO DISTRITO DE SANTA FÉ EM CRATO



O deputado estadual Sineval Roque (PSB) esteve nessa segunda-feira (21) visitando o distrito de Santa Fé na cidade do Crato, onde verificou os possíveis locais onde deverá ser construída uma escola estadual de ensino médio seguindo o padrão estabelecido pelo MEC. “Já estive diversas vezes com a secretária de educação Izolda Cela tentando viabilizar a construção dessa escola em Santa Fé. O primeiro passo a ser dado é a procura do melhor terreno para abriga-la. É o que estamos verificando hoje. Afirmou Roque.” O deputado estava acompanhado do gerente Regional do DAE (Departamento de Arquitetura e Engenharia), Juvenal Barreto, o engenheiro da CREDE 18, Everardo Peixoto e técnicos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Na oportunidade, Roque pôde verificar “in loco” a situação da estrada, e já se prontificou a novamente cobrar a recuperação daquela estrada, já que não depende mais do Governo do Estado, pois a licitação da obra já foi concluída. O processo de liberação da estrada está no ICM-BIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) em análise.

Também estiveram presentes na visita diversas lideranças políticas como Zé Ernandes e Lourdes de Carlim.

Gabinete deputado estadual Roque (PSB)
Assessoria de Comunicação


CRATO - Previsão do Tempo para hoje, Terça-Feira, 22 de Janeiro de 2013


Bom dia, Crato!


Dias de chuva é o que tivemos. Quase todas as madrugadas tem chovido bem aqui no Crato. E a previsão do tempo para hoje, Terça-Feira, dia 22 de Janeiro, como é que fica ?

Uma previsão do tempo diferente é o que temos hoje para o Crato segundo os institutos de Meteorologia.  Sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade. Nascer do sol: 05h35 Pôr do sol: 18h03. Temperatura máxima ded  35º e Minde  23º - Ventos a Nordeste a NE a 12km/h - Umidade Relativa do Ar: 92% máxima e  46% mínima. Índice UV: Alto.

Fontes: INPE e GOES12


CRATO - Parceria entre Cultura e Meio Ambiente fortalece a ‘Festa da Cruz da Baixa Rasa’


Já estão sendo ultimados os preparativos para a tradicional Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa, próximo dia 25, no Distrito Belmonte, em Crato. O evento reúne diversas manifestações da cultura do Crato. Com o intuito de fortalecer a tradição, a Secretária de Cultura, Dane de Jade, e o Secretário de Meio Ambiente do Crato, Stephenson Ramalho, estiveram reunidos recentemente. A reunião contou com a presença do Chefe da Floresta Nacional do Araripe (Flona – Araripe), William Brito.

A parceria entre as secretarias e a Flona, além de ser pioneira, é crucial para que a festa se realize sem prejuízo à floresta. Segundo William Brito, a maior dificuldade é tornar clara a importância da conservação da floresta para os frequentadores da Festa.  “O que nós queremos é que seja uma festa sustentável, que ao final a floresta esteja no mesmo estado de conservação e não cheia de lixo e degradada. Estamos tomando toda essa cautela para que a floresta fique intacta”, afirma.

E foi pensando na sustentabilidade das práticas que a Secretaria de Meio Ambiente foi acionada. Para o Secretário Stephenson Ramalho, o trabalho em rede entre as secretarias é uma das bases de sustentação para a atual gestão. Ele destaca a importância da interação social e cultural, no intuito de promover uma utilização sustentável dos recursos naturais.

Uma comissão com representantes do Distrito do Belmonte foi montada para discutir a organização da festa. Aline da Silva, bisneta dos fundadores da Festa da Baixa Rasa, integra a comissão. Ele destaca a parceria da Prefeitura como algo incentivador, destacando que, este ano, o objetivo é promover uma festa mais organizada e com segurança.

Para Dane de Jade, a Festa da Baixa Rasa faz parte do calendário da tradição popular, como manifestação enriquecedora e singular. Ela destaca a união entre as secretarias como fundamental, no sentido perceber as demandas que emanam da comunidade.  A Festa da Cruz da Cruz da Baixa Rasa iniciou devido a uma promessa feita a um vaqueiro encontrado morto na floresta. A graça alcançada deu início de uma das mais antigas romarias da região do Cariri. 

Ascom - PMC


Jumentos do Ceará recebem apoio de entidade da França


Acordo entre a One Voice, Uipa e Detran vai permitir a doação de milho para animais apreendidos nas vias
Os jumentos da Fazenda Dr. Paula Rodrigues, mantida pelo Detran, em Santa Quitéria, estão recebendo apoio internacional da Organização Não Governamental One Voice, sediada na França. Uma parceria da ONG foi firmada com a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), em Fortaleza, para o repasse de recursos financeiros a serem aplicados na compra de milho para os animais.

Animais apreendidos nas rodovias são levados para as currais mantidos pelo Detran no Interior. Em Santa Quitéria, há a Fazenda Paula Rodrigues FOTO: EDUARDO APARÍCIO. A presidente da Uipa, Geuza Leitão, já recebeu a primeira parcela, no valor de R$ 12 mil, que possibilitará a compra de cerca de 15 toneladas de milho. O voluntário da entidade, Eduardo Aparício, também diretor do Departamento de Cultura de Limoeiro do Norte, está intermediando a aquisição dos grãos, que serão transportados pelo Detran até a fazenda. O alimento poderá chegar ao destino ainda nesta semana. "Queremos agilizar a entrega", afirmou ele.

Na última semana, houve uma reunião entre os dois representantes da Uipa, com o novo superintendente do Detran, Igor Vasconcelos Pontes, e o gerente do Núcleo de Supervisão de Regionais do Departamento, João Carlos Macedo Costa. Ficou definido que o Detran dará todo o apoio logístico no transporte de todas as remessas de milho. Depois desta primeira, deverão ser entregues mais três ao longo do semestre, ou o mais breve possível, tão logo o restante da verba da One Voice seja liberada.

"Essa doação de alimentos é muito importante. O milho servirá como suplemento alimentar e é de grande valia principalmente para os animais mais debilitados. Nós vamos selecionar aqueles que precisam mais para receber o alimento", afirma ele, complementando que são cerca de 3.500 jumentos na fazenda, entre machos e fêmeas (adultos e filhotes). Ele disse que o Detran continua apreendendo animais abandonados nas rodovias do Estado, por meio de 13 caminhões, coordenados por Regionais do Departamento. São cerca de 800 apreensões por mês, 90% deles jumentos. Os demais são cavalos, bovinos, caprinos e ovinos. Os proprietários dos animais têm um prazo de 10 dias para resgatá-los. A procura maior é por cavalos e bovinos.

Beneficência

Os ovinos e caprinos que não reclamados pelos donos, são doados a entidades beneficentes, como o Programa Cabra Nossa e a Santa Casa de Misericórdia, em Sobral, o Hospital do Câncer e o Iprede. Antes da doação, os animais recebem atestado veterinário comprovando o estado de saúde e vacinas. Já os jumentos, como são abandonados, vão para a Fazenda Paula Rodrigues. Com a seca de 2012, o Detran precisa comprar ração para os bichos. São cerca de 5kg por animal por dia. A fazenda tem 500 hectares e três açudes.

Praticamente não há pasto suficiente para a alta demanda. João Carlos disse que o Detran pretende fazer parcerias com Faculdades de Veterinária, para levar projetos de melhoria à fazenda. A Faculdade de Veterinária do Inta, em Sobral, já manifestou interesse em realizar estudos sobre saúde animal.

A presidente da One Voice, Arnal Muriel, disse que a ONG defende os animais em todo o mundo. Para isso, decidiu apoiar a Uipa, e sua presidente Geuza Leitão em favor dos jumentos do Ceará. Geuza relembra que tudo começou quando a Uipa decidiu, no ano passado, protestar contra a exportação de jumentos pelo Governo Brasileiro à China. Naquele país, os animais seriam matéria-prima na indústria alimentícia. O caso teve repercussão internacional, com adesão de seis países, inclusive a França. A atriz Brigitte Bardot aderiu à causa. Enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff pedindo clemência, que não permitisse a venda dos burros. A One Voice ficou sabendo do movimento e iniciou os contatos com Geuza Leitão, por meio de seu colaborador Paul Dos Santos-Stewenson.

"A One Voice defende os animais numa globalidade dos combates para eles, para o planeta e para os humanos. Trabalha com ética não violenta para o respeito de qualquer vida. Efetua campanhas na França, mas também em parcerias com associações no estrangeiro", explica Arnal. Ela diz que em todo o mundo há muito trabalho a fazer em defesa dos animais. "É importante alterar o olhar do público sobre os animais. Mostrar a doçura, a beleza e a grande sensibilidade dos jumentos, por exemplo. Eles têm direito ao respeito, a serem tratados com dignidade e compaixão. Esperamos que mais moradores da região se juntem à nossa causa em prol dos jumentos. Que abram o seu coração e seus olhos para estes animais que já vivem na região há tantos anos", defende a presidente da One Voice. Ela diz que a entidade atua em diversas frentes de proteção animal, tais como em defesa dos animais de laboratório, nos circos, matadouros e nas criações. A associação tem projetos na França em defesa dos gatos, cães e também cavalos. Geuza Leitão lembra que o movimento feito no ano passado permitiu a suspensão da venda dos jumentos desde então.

Mobilização

"A Uipa liderou movimento no Brasil inteiro com repercussão mundial em favor dos jumentos".

Geuza Leitão
Presidente da Uipa

"O Detran está dando grande apoio na logística para que o milho chegue logo até a fazenda em Santa Quitéria".

Eduardo Aparício
Voluntário da Uipa

Blog Bem-Estar Pet

Para ler mais sobre animais de estimação confira o endereço http://blogs.diariodonordeste.com.br/bemestarpet
Facebook Valeria Feitosa


Motim é contido pela Polícia em cadeia pública no município de Juazeiro do Norte


Um motim provocado por presos da Cadeia Pública de Juazeiro do Norte foi contido pela Polícia Militar por volta das 7h30min desta segunda-feira (21). A rebelião começou por volta das 3h e teria como motivo principal supostos maus tratos de policiais aos detentos.

Segundo a Polícia Militar, os detentos queimaram colchões durante o motim, arrancaram as grades das celas e jogaram pedras contra policiais do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) que estavam no local.

Pelo menos dois homens, detidos na Cadeia acusados de estupro, foram feitos reféns.  De acordo com o tenente coronel da Polícia Militar de Juazeiro do Norte, Vilson Castro, 159 detentos foram transferidos para a Penitenciaria Industrial Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e 8 foram encaminhados para o Hospital Tasso Jereissati, , que fica próximo ao local da ocorrência.  Ainda segundo o tenente coronel, os detentos que lideraram o motim serão transferidos para Fortaleza.

DN Online


Estudantes do ensino médio da rede pública terão livro digital a partir de 2015


O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) abre nesta segunda-feira (21) o período para inscrições de obras destinadas a alunos e professores do ensino médio da rede pública para o ano letivo de 2015. A partir de agora, as editoras também poderão inscrever livros digitais – cujo acesso pode ser feito em computadores ou em tablets.

A versão digital deve vir acompanhada do livro impresso, ter o mesmo conteúdo e incluir conteúdos educacionais digitais como vídeos, animações, simuladores, imagens e jogos para auxiliar na aprendizagem. Continua permitida a apresentação de obras somente na versão impressa para viabilizar a participação das editoras que ainda não dominam as novas tecnologias.

A outra novidade é a aquisição de livros de arte para os alunos do ensino médio da rede pública. Os demais livros a serem comprados pelo governo são os de português, matemática, geografia, história, física, química, biologia, inglês, espanhol, filosofia e sociologia.

De acordo com o Ministério da Educação, a previsão inicial de aquisição para 2015 é de aproximadamente 80 milhões de exemplares para atender mais de 7 milhões de alunos.

O período de inscrição de obras pelo Programa Nacional do Livro Didático vai até 21 de maio. De 3 a 7 de junho, estará aberto o período de entrega de livros impressos e da documentação. De 5 a 9 de agosto, o de entrega de obras digitais e respectivos documentos.
 
Agência Brasil



Depois de dois anos em queda, desemprego mundial aumentou em 2012


Depois de dois anos consecutivos em queda, o desemprego no mundo aumentou em 2012. No ano passado, cerca de 197,3 milhões de pessoas estavam sem trabalho, quase 5 milhões a mais do que em 2011, segundo o relatório Tendências Mundiais de Emprego 2013, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que será divulgado nesta terça-feira (22). A expectativa da OIT para este ano é a de que o desemprego cresça ainda mais, chegando a atingir 202 milhões de pessoas até o final de 2013, 204,9 milhões até 2014 e 210 milhões até 2018. Segundo a OIT, a recuperação da economia mundial não será forte o suficiente para reduzir as taxas de desemprego rapidamente.

O pico de desemprego na última década foi em 2009, ano da crise financeira internacional, com mais de 198 milhões de desempregados. Em 2010 e 2011, houve recuperação, com a queda do número de pessoas sem emprego – 194,6 milhões, em 2010; e 193,1 milhões, em 2011.

“A incerteza em torno das perspectivas econômicas e as políticas inadequadas que foram implementadas para lidar com isso debilitaram a demanda agregada, freando os investimentos e as contratações. Isso prolongou a crise do mercado laboral em vários países, reduzindo a criação de empregos e aumentando a duração do desemprego” explicou, em nota, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder.

As regiões onde foram registradas as taxas mais altas de desemprego foram o Norte da África (10,3%), o Oriente Médio (10%) e o grupo das chamadas “economias desenvolvidas” (8,6%) – que inclui os Estados Unidos, o Reino Unido, o Japão, a Espanha e Portugal.

Em contraponto, as três regiões com os índices mais baixos de desemprego estão na Ásia: no Sul da Ásia (3,8%), na Ásia Oriental (4,4%) e no Sudeste Asiático (4,5%). A região da América Latina e do Caribe, grupo em que está o Brasil, ficou com taxa de 6,6%.
 
Fonte: Agência Brasil



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30