xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 janeiro 2013

Prefeitura começa a pagar dívidas salariais dos servidores a partir de hoje


Pagamento dos servidores efetivos começa a ser efetuado a partir de hoje até o dia 22. Os comissionados e contratados serão pagos em seguida.

O funcionalismo público do Crato estará recebendo o pagamento salarial de 17 a 22 deste mês, conforme foi decidido ontem, pelo prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Matos, junto ao Sindicato dos Servidores Municipais, através do seu presidente Júnior Matos. Os primeiros a receberem os seus salários, referentes ao mês de dezembro, serão os funcionários efetivos, mas o prefeito se comprometeu, junto ao Sindicato, negociar em reunião na próxima semana, nova data para repasse do pagamento dos comissionados e contratados. Mesmo não tendo ficado dinheiro em caixa para efetuar o pagamento do funcionalismo, ainda referente ao mês de trabalho da gestão anterior, o prefeito Ronaldo sensibilizado com a situação dos trabalhadores, tem feito um esforço no intuito de manter o pagamento dos efetivos.

Texto da Assessoria de Imprensa da
PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
Telefone (88) 3521. 9600


RINOCERONTITE DOMINA O BRASIL - Por: Antonio Savio



O chapeado indócil - Por: Emerson Monteiro


Em Crato, naquele tempo, os ônibus do Expresso de Luxo, que faziam a linha para Fortaleza, saíam da esquina da Rua Nélson Alencar ao lado da Praça do Cristo Rei, espécie de rodoviária improvisada no centro da cidade, também conhecida por Esquina de Chagas Bezerra.

As malas dos passageiros chegavam trazidas no ombro e na cabeça pelos chapeados, tipos humanos forçudos, peões que também carregavam e descarregavam as bagagens do trem e os vagões da estrada de ferro. Braços musculosos, pescoços atarracados de tanto peso, cachaceiros de marca maior, esses profissionais se organizavam numa espécie de sindicato, para receber assistência coletiva e uma chapa de bronze polido com um número gravado, que fixavam bem na frente de chapéu de maça acolchoado, ficando mais conhecidos por esse número do que pelo próprio nome.

Deles todos o mais famoso deles seria Noventa, figura folclórica pelo jeito ligeiro de andar, falar e contar suas histórias de prenhes de humor fino e malicioso.

Bom, dizíamos, em Crato, naquele tempo, os ônibus do Expresso de Luxo, que faziam a linha para Fortaleza e saíam da esquina da Rua Nélson Alencar ao lado da Praça Francisco Sá, a da Estação Ferroviária... Época quando vieram a Crato Irmã Maria Alice e outras freiras do Silêncio, assim denominadas pela ausência de hábito ostensivo, característica dessa ordem da qual participa minha Tia Vanice.

Vieram em visita de poucos dias, conheceram Crato, Juazeiro de Norte e lugares típicos da Região, e nessa noite retornavam para Fortaleza, daí seguindo a Recife, casa de onde provinham e residiam.

O chapeado que transportava a bagagem da freira e das suas acompanhantes, a seu turno, não parecia viver noite das mais felizes quando chegou superlotado de malas e sacos, despejando-os sobre a passarela de embarque. Exasperado, resmungão, grosseiro, ele falava alto, chamava nome feio, respondia ríspido aos que lhe falavam, esbravejava com tudo e todos, bruto de causar espanto, coiceando até o vento.

Apreensiva, Vanice, uma das anfitriãs, meio sem jeito, observou instante em que a Madre aproximou-se do chapeado agressivo, chamando-o fora do movimento e dizendo-lhe baixinho algumas palavras próximas aos ouvidos. Depois daquilo, a calma dominou o recinto aonde circulava boa quantidade de gente, passageiros e familiares, na hora da despedida. O homem terminou de cumprir sua função, recebeu o pagamento, e viajaram em paz.

Porém Tia Vanice guardou o gesto que modificou o astral do chapeado. Lembrou ainda por longo tempo da cena, força persuasiva da religiosa e sua atitude tranquilizadora.

Passados cinco anos, ou mais um pouco, achava-se em Salvador, durante bela festa de homenagem à Irmã Maria Alice, que inteirava meio século de serviços prestados, conquista marcante em prol da educação, da solidariedade... Ótima ocasião de recordar o poder de convencimento da feira na estação de passageiros de Crato... Indagação que alimentara tanto tempo.

Sem contar conversar, na primeira chance, chamou de lado a homenageada e perguntou-lhe o transmitira de conselho ao chapeado, o que causara efeito mágico de mudar o seu humor, arrefecer-lhe os impulsos, pondo-o de volta à passividade.

Sem maiores esforços, a freira lembrou com detalhes o episódio, inclusive o que dissera:

- Não falei coisa muito especial. O que fiz foi só mostrar a ele que sua braguilha estava desabotoada. Daí, ele se afastou um pouco, recompôs o traje e continuou a trabalhar como se nada houvesse acontecido. Apenas isso.

Por: Emerson Monteiro
 

Orquestra Eleazar de Carvalho seleciona músicos para ingresso imediato


São três as vagas disponíveis, contemplando os naipes de violinos. As inscrições seguem abertas até 28 de fevereiro, e os documentos estão disponíveis no site www.orquestra-ce.org.br

Fazer parte de uma das mais conceituadas orquestras do país pode parecer um sonho para muitos músicos. Aos que já estão se preparando para esse momento, a oportunidade está lançada. A Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC) está com inscrições abertas de músicos interessados em participar da seleção para ingresso imediato na Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec). As vagas abertas são de um profissional para a função de Músico Nível 03 (violino), e dois profissionais para a função Músico Nível 04 (violino). As inscrições seguem abertas até o próximo dia 28 de fevereiro. A remuneração bruta para os referidos cargos é de R$ 2.600,00 para Músico Nível 03 e de R$ 2.000,00 para Músico Nível 04.

A seleção será realizada em uma etapa, conforme previsto no Aviso de Seleção e no Regulamento, contendo três provas de execução instrumental. Elas vão avaliar a habilidade de leitura de trechos do repertório de orquestra de câmara, o nível de interpretação e musicalidade, além do conhecimento e domínio das técnicas específicas do instrumento ao qual o candidato concorre. Compõem a seleção as seguintes provas, todas eliminatórias, a serem realizadas no dia 5 de março: Prova de Confronto, que consiste na execução de peça determinada no programa constante no regulamento, além de alguns excertos de orquestra; Prova de Livre Escolha, que consiste na execução de uma peça e/ou um trecho de livre escolha do candidato, não podendo ultrapassar 05 (cinco) minutos de duração, nem coincidir com qualquer das obras indicadas no programa integrante deste Regulamento; Prova de Leitura à Primeira Vista, que consiste na execução de peças escolhidas pela Banca Examinadora dentre obras inéditas ou do repertório de câmara que serão comuns a todos os candidatos que concorrerem ao mesmo instrumento.

A Banca Examinadora será composta por profissionais indicados pela AACC. O candidato à vaga de músico não necessitará, forçosamente, ter formação superior completa no curso de Graduação em Música ou de instrumento. No entanto, o candidato deverá comprovar seu histórico de formação musical e experiência profissional na ficha de inscrição. Os candidatos selecionados ficam sujeitos ao cumprimento de carga horária semanal exigida na legislação e pertinente às atividades programadas pela Orcec. O Aviso e o Regulamento da seleção, bem como a ficha de inscrição, estão disponíveis no site da Orcec (www.orquestra-ce.org.br). A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da AACC, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Secult

Fóssil INÉDITO será apresentado nesta Quinta-Feira no auditório do Geopark Araripe



A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Reitor em Exercício, Professor José Patrício Melo, e do Direito Científico do Geopark Araripe, Professor Antônio Álamo Feitosa Saraiva, convida a comunidade acadêmica, setores da imprensa e a sociedade civil para uma entrevista coletiva, onde será apresentado um achado paleontológico raro da Bacia Sedimentar do Araripe, único exemplar no mundo. A solenidade contará com a presença do Professor e Cientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alexander Kellner.

LOCAL : Auditório da sede do Geopark Araripe
Rua Carolino Sucupira, s/nº, Pimenta – Crato – CE
DATA : 17 de janeiro de 2013
Horário : 10 horas


POLÍTICA - Com Madson Vagner - "Ninguém sabia de nada"


Gledson Bezerra: “Ninguém sabia de nada”

O vereador Gledson Bezerra (PTB) em contato com a nossa reportagem, disse que estar tão surpreso quanto o restante da população de Juazeiro do Norte, com as últimas notícias da Câmara Municipal.

O vereador assegurou que nenhum dos aumentos denunciados pelo vereador Cláudio Luz (PT), passaram, nem pela mesa diretora, nem pelo plenário da Câmara. “Posso assegurar a todo o povo de Juazeiro que não sabíamos de nada,” disse. Gledson disse não entender o porquê da atitude, mas que prefere esperar o resultado das investigações antes de fazer qualquer julgamento ou juízo de valor. Gledson lamentou, ainda, o envolvimento de funcionários no escândalo e diz que lá tem muita gente boa e que não merecia ter seus nomes nessa situação.

Como aconteciam os empréstimos

Também em contato com a reportagem do site Miséria, vereador Cláudio Luz, disse que o esquema era feito a partir de um pedido formal de aumento, feito por um funcionário a presidência da Câmara.

O processo era enviado ao assessor jurídico que, por sua vez, emitia um parecer favorável ao pedido. Segundo o vereador, pouco tempo depois aparecia o aumento salarial em folha. Em sequencia o servidor contraía um empréstimo. Existem casos de servidores com até dois aumentos em apenas um ano.

Por: Madson Vagner - Jornalista
Membro/Escritor do Blog do Crato


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30