xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 janeiro 2013

Agendamento de Entrevistas para vistos em Passaportes para os Estados Unidos poderá ser feito em Crato



A partir da próxima semana, os caririenses que desejarem viajar aos Estados Unidos contarão com um novo serviço que irá facilitar em muito as suas vidas. A Empresa Crajubatur Turismo, localizada no Shopping Residence, em Crato, através do seu proprietário Valdemir Correia de Sousa, está fechando acordo com uma empresa que se encarrega do agendamento das entrevistas para a obtenção dos vistos. A informação foi repassada ao Blog do Crato pelo próprio Valdemir, que se mostra confiante no novo negócio. Segundo ele:
"Tomei a iniciativa deste procedimento, pois e muito dificil e oneroso para qualquer cidadão tirar o Passaporte na Policia Federal, depois ter que se deslocar até o Recife, agendar uma entrevista, e conseguir o visto para os ESTADOS UNIDOS". 

Antes desse procedimento, os viajantes após conseguirem o passaporte, deveriam se deslocar até o consulado em Recife para agendar o dia da entrevista, e só assim depois conseguir o visto. Agora, tudo poderá ser feito na própria empresa CRAJUBATUR. Com este procedimento o administrador acredita que irá ocasionar uma economia  muito grande para o usuario, pois somente o deslocamento para Recife, com passagens diarias de Hotel, translados etc, custaria no minimo RS 2.000.00, sem contar no tempo perdido, como tambem, estando em Recife, passar 3,4, ou mais dias para ser  atendido, o que agora não mais será necessario, pois a Crajubatur  providenciará tudo, e quando o cliente chegar para tirar o visto no CONSULADO, a data já estará previamente agendada, e o passaporte virá via SEDEX. Esta é sem dúvidas, uma excelente notícia para os que pretendem viajar para os Estados Unidos, Canadá ou qualquer outro país.

Com informações de Valdemir Correia de Sousa
Outras Informações:

 CRAJUBATUR TURISMO - SHOPPING CENTER RESIDENCE, TEL 088 - 3523 2744 

Parabéns à Fotografia Cariri - Por: Dihelson Mendonça


"Cumprimento todos os fotógrafos do Cariri que como eu, amam verdadeiramente a nossa terra, levando a imagem do Cariri e do nosso povo para que o mundo inteiro veja e admire; Cada um com seu olhar próprio, sua especialidade, suas lições de vida e um trabalho dedicado a registrar a vida do povo caririense. Parabéns a todos os fotógrafos do Cariri por esse dia maravilhoso e que continuem a se dedicar cada vez mais nesta arte de engrandecer esta terra linda através da imagem; Esta terra mágica, que emana energias positivas e se constitui num oásis de cultura, de arte e de beleza."

Dihelson Mendonça

VEREDAS DO SERTÃO ( Dihelson Mendonça )








Texto e Fotos: Dihelson Mendonça

Dane de Jade e a Cultura - Por: Wilson Rodrigues


A secretária de cultura do Crato, Dane de Jade, começou a preparar seu ambiente de trabalho conversando com os mestres da cultura, brincantes e demais pessoas que fazem a cultura popular no município. A idéia é fazer um inventário com levantamento de todo o patrimônio cultural, incluindo a organização estrutural e redimensionamento de todo o sistema para, em seguida, colocar em pratica o plano de trabalho. Conforme explicou, o objetivo é trabalhar as políticas de cultura e do patrimônio material e imaterial, priorizando os segmentos artísticos com as linguagens, artes cênicas, musicas, literatura, artes visuais, audiovisual e artesanal, sem esquecer a política do acervo, livro e leitura. Pretende dar nova dinâmica nas bibliotecas com auditoração e outros instrumentos necessários. No seu projeto consta o resgate de tradições culturais que praticamente estão esquecidas na memória popular, principalmente da juventude. Garantiu que a revitalização dessas manifestações é uma das premissas de sua gestão, por entender que a cultura popular vai alem das questões do entretenimento ou simples lazer e mergulha fundo no âmbito antropológico, sociológico, ambiental, político e econômico a partir do sentimento do pertencimento do nosso lugar e do nosso povo.

A cultura é critério fundamental para a consciência cidadã, grande é seu poder de transformação humana e é por meio dela que o ser humano se desenvolve, disse Dane de Jade com a concepção de que isto só é possível com a integração de todo um povo e se tratando de região, criar unidade de pensamento entre os municípios integrantes entorno de um só objetivo e acrescentou, “tudo que se vai construir hoje, na contemporaneidade é preciso se fazer em rede. Acredito muito na ação do trabalho quando ele é compartilhado. Esta vai ser a visão principal da secretaria de cultura do Crato, pautada numa ação conjunta na busca dos meios para que tudo aconteça de fato e de direito com a finalidade do município cratense ter uma política cultural consistente e caminhando parcerizadamente com pessoas e instituições”, disse Dane de Jade. A nova secretária de cultura do Crato está cheia de idéias, mas ainda não sabe de quanto precisa em valores financeiros para os investimentos e a preocupação da administração do município, segundo ela, é arrumar a casa e somente depois ver quais as verbas programadas. Com a riqueza cultural que o Crato tem é possível se construir um projeto capaz de mexer com toda a cadeia produtiva, a exemplo do que é hoje a amostra SESC, concluiu a secretária.

Falando em nome dos artistas populares, o cantor e compositor, João do Crato disse que todos estão otimistas e confiantes na nova secretária de cultura do município. Para ele, ela veio com a missão de dar nova dimensão e injetar sangue novo. João disse ainda que os artistas precisam de mais apoio logístico e assistência por parte da secretaria e assim manter viva a cultura que tanto almejamos. “Que a secretaria não esteja com os mestres apenas na hora das apresentações e sim haja acompanhamento continuo junto a eles”, concluiu João do Crato.

Não é a primeira vez que Dane de Jade trabalha na área cultural do Crato. Ela já dirigiu o departamento de promoção, difusão e ação sociocultural da Fundação J. de Figueiredo Filho. Pesquisadora, produtora, educadora, radialista e gestora cultural. Graduada em ciências biológicas pela Universidade Regional do Cariri onde também cursou arte e educação. Na Universidade Estadual do Ceará fez pós graduação em gestão estratégica. Doutoranda em turismo, lazer e cultura pela Universidade de Coimbra ( Portugal ). Fomentou a criação e gerenciou o programa cultural do Serviço Social do Comercio SESC por 14 anos, onde desenvolveu e coordenou, dentre outros projetos, a amostra SESC Cariri. Foi a responsável pela curadoria do projeto “Traga a França para Meus Versos e Leve Meus Versos para a França”. Por 13 anos foi representante do Ceará no projeto nacional “Palco Giratório”.

Por: Wilson Rodrigues


Delegação do Crato Esporte Clube fica presa em Hotel sem dinheiro para pagar as Despesas


NE - QUE VERGONHA, HEIN ?

Falta de dinheiro prende o time em hotel por algumas horas. Presidente do Crato viaja até Fortaleza para buscar dinheiro para pagar despesas excedentes em hotel onde delegação estava concentrada

Não é só a derrota na estreia do Campeonato Cearense para o Ferroviário por 1 a 0 e a perda de jogadores importantes antes do Estadual que começam a preocupar a torcida da equipe do Crato. O Azulão do Cariri tem tido dificuldades para driblar os problemas financeiros. Na tarde desta terça-feira, a delegação do clube ficou presa em um hotel na cidade de Paracuru - a 87 quilômetros de Fortaleza - porque calculou mal as despesas.

- A gente estava com uma quantia, mas não imaginávamos que fosse gastar tudo isso. Era pra gente ter pego o dinheiro ontem (segunda-feira), mas não pegamos. Aí o presidente precisou ir até Fortaleza pegar esse dinheiro. Mas agora já está tudo resolvido - informou o supervisor de futebol do Crato, Eduardo Júnior.

Segundo o supervisor do clube, o presidente do Crato, Ermano Teles, foi quem se deslocou de Paracuru até Fortaleza, buscou o dinheiro que estava faltando e retornou para efetuar o pagamento. O time, que deveria deixar Paracuru ao meio-dia desta terça-feira e viajar até Sobral - a 233 quilômetros da Capital -, onde enfrenta o Guarany pela 2ª rodada do Campeonato Cearense, só saiu do hotel por volta das 15h30 (local).

Eduardo Júnior não informou a quantia exata que teria feito com que o clube atrasasse sua programação por mais de três horas. No entanto, o supervisor disse que já foram gastos mais de R$ 5 mil somente nos deslocamentos dessas duas primeiras rodadas da Primeirona Cearense. O time jogou contra o Ferroviário, em Fortaleza, na 1ª rodada, no último sábado. Por isso, resolveu ficar hospedado em Paracuru aguardando o jogo contra o Guarany de Sobral.

Após a partida contra o Guarany, o Azulão retorna para a cidade do Crato, na região do Cariri, a 505 quilômetros de Fortaleza. Na sequência, o time terá duas partidas em casa: contra o Maracanã, no dia 13 de janeiro, e contra o Guarani de Juazeiro, no dia 15. Os jogos em casa servirão para amenizar as despesas do Crato.

- Jogo aqui a gente gasta muito menos, quase nada, em comparação a essas viagens - afirmou o supervisor do clube.
Fonte: GloboEsporte


Major Hermann agora é Comandante em Iguatu


A partir de hoje, o 10º Batalhão de Polícia Militar do Ceará sediado em Iguatu está sob o comando do Major Paulo Hermann Fernandes Macêdo. A troca de comandantes aconteceu no auditório do hotel Diocesano em Iguatu com presenças do comandante da Polícia Militar do Ceará, Cel. Werisleik Pontes Matias e várias autoridades municipais.

Segundo Werisleik, o Major Hermann é um dos melhores nomes da Polícia Militar e com certeza fará um belo trabalho em prol da região centro sul do Ceará. Só hoje, o 10º Batalhão da Polícia Militar de Iguatu foi oficialmente instalado.

A troca de comando obdece as normas com base na lei de estruturação da Polícia Militar do Estado do Ceará que criou novos batalhões e novas companhias de polícias no interior do Ceará.
A Informação é de Lindomar Rodrigues ( Colaborador )

Lixão de Barbalha é interditado para catadores de lixo


Mesmo depois de ter assinado um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, junto ao Ministério Público de Barbalha, o lixão do município de Barbalha foi interditado para os catadores de lixo pois, nenhuma ação essencial foi cumprida!! Mas, será que a gestão municipal desses 4 anos que criou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, durante esse tempo não poderia ter agilizado ou compactuado com esses catadores algumas ações resolutivas  emergenciais?  Fica mais uma vez demonstrada a insensibilidade para a questão mostrando assim um total descompromisso socioambiental. Na verdade fica também comprovado que não há uma efetiva Política Municipal do Meio Ambiente.



Senão vejamos:
Quantos e quais os projetos propostos ou aprovados ou em andamento que a Prefeitura de Barbalha tem programados para a área ambiental, preocupação hoje mundial e prioritária para qualquer município que tem responsabilidade com a saúde e a educação ambiental de sua população. Aliás, onde estão os resultados e produtos finais do Projeto que trata desse tema, celebrado há  três anos com a FUNASA? Onde ocorre a coleta seletiva do lixo sistematizada pela gestão municipal que deveria envolver e ter a participação dos coletores oportunizando a geração de renda para essas pessoas que agora, com essa ação judicial serão os mais penalizados?

O que faz e o que fez o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Barbalha - CONDEMA diante dessa questão socioambiental? Ainda  funciona? Não tem representantes da sociedade civil e Câmara Municipal?
Onde estavam os representantes do povo durante esse período? Será que não acompanham também as questões ambientais que afetam a qualidade de vida da população?

Interessante, o município de Barbalha nos quase 4 anos de administração não recebeu o "Selo Verde" mas, no final do ano passado foi contemplado!!  O que de tão significativo e efetivamente ocorreu em 2012 para que a gestão municipal merecesse tão importante premiação? Essa penalização que ocorreu com os catadores de lixo? Aliás,Barbalha recebeu o "Selo Verde" na menor categoria,  ou seja, Categoria "C".
Fonte: Programa Verdejando
Fundação SOS Chapada do Araripe

Geopark Araripe realiza Colônias de Férias nas cidades de Crato, Missão Velha e Santana do Cariri


Durante três dias, as crianças poderão participar de oficinas, palestras e atividades lúdicas que visam à conscientização e à divulgação dos trabalhos do GeoPark para as comunidades
Será realizada entre os dias 09 e 11 deste mês a quinta edição da Colônia de Férias do Geopark Araripe na cidade do Crato. Serão duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, tendo um total de 35 vagas cada, abertas para a comunidade em geral. Neste espaço as crianças poderão aprender e brincar ao mesmo tempo, com o apoio de instrutores capacitados. As Colônias de Férias não acontecem exclusivamente na cidade do Crato. O objetivo principal é atender às crianças das comunidades que fazem parte dos Geossítios. Este ano, serão realizadas ações nas comunidades Cachoeira de Missão Velha e Pontal da Santa Cruz, de Santana do Cariri, sendo a primeira entre os dias 16 e 18, e a segunda entre os dias 29 e 31, ambas a serem realizadas em escolas na comunidade. Nos últimos três anos, cerca de 200 crianças já foram atendidas pelas colônias de férias, de acordo com a coordenadora do projeto, professora Neuma Galvão. Ela ainda destaca a importância deste evento para a divulgação do Geopark nas comunidades, ao mesmo tempo em que sonda as possibilidades de desenvolvimento local por meio dos produtos feitos pela própria comunidade de forma sustentável. Produtos como esses são socializados durante as Feiras de Geoprodutos, estando a próxima prevista para o mês de fevereiro.

Mesmo sendo uma atividade direcionada para as crianças, a Colônia também abrange, de forma indireta, as famílias da comunidade. Algumas das atividades são direcionadas para os pais, tios e avós, visando, além da divulgação do Geopark, a conscientização local acerca dos trabalhos realizados na região da Chapada do Araripe. De acordo com a estagiária do Geopark, Fagna Ferreira, todas as atividades da Colônia de Férias estão pautadas pelos princípios da educação ambiental, que é fruto da necessidade das crianças se ocuparem de forma educativa nesta época do ano.

Os responsáveis pela organização e viabilização do evento estão passando por um treinamento para poderem lidar com as crianças de forma eficiente e sem riscos. Uma destas ações anteriores que está ocorrendo é um curso de Primeiros Socorros. Sendo assim, este será uma ambiente seguro que fará com que as crianças aprendam o que é o Geopark Araripe ao mesmo tempo em que se divertem, de acordo com a professora Neuma.

Para a realização das atividades na sede do Geopark, no Crato, é cobrada uma taxa de inscrição e alunos de escola pública têm direito à meia entrada. Já nas comunidades, a participação é gratuita. As inscrições para as atividades no município do Crato estão abertas até o próximo dia 09. (Por Leylianne Alves).
Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA


R$ 2,6 bilhões do 1° FPM de 2013 são repassados pela União aos Municípios


NE: Resta saber o que os municípios irão fazer com esse dinheiro...


Nesta quinta-feira [10], será transferido para as contas municipais o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios [FPM] de 2013. O primeiro repasse do ano e um dos três do mês será de R$2.246.883.179,58, descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação [Fundeb]. O montante bruto é de R$ 2.808.603.974,48.

De acordo com os cálculos da Confederação Nacional de Municípios [CNM], este repasse apresenta um crescimento de 15,9%, em termos reais, em comparação com o primeiro decêndio de janeiro do ano passado. Contudo, segundo a CNM, o primeiro repasse do FPM em 2013 não alcançou, o de 2011, quando houve um bom desempenho do Fundo: R$ 2,811 bilhões. Também no dia 10 de janeiro, os Municípios receberão R$ 3.455,79 - descontado a retenção do Fundeb - e, em valores brutos, de R$ 4.319,74.

Esse montante é referente à classificação dos valores de Depósitos Judiciais da Dívida Ativa, segundo informou a Secretaria de Tesouro Nacional. Este valor é insignificante porque será distribuído para todas as prefeituras.

* Com informações da Agência CNM ( Via Yuri Guedes )


CONDEMA de Crato convoca conselheiros para reunião


CONVOCAÇÃO
 
Prezado(a) Conselheiro(a),

Temos a Honra de convidá-lo(a) para a 1a Reunião Ordinária do COMDEMA do ano de 2013 que acontecerá no dia 23/01/2013 às 8h30min, no Auditório da Secretaria de Saúde no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato, seguindo a pauta abaixo descrita.

Stephenson Ramalho de Lacerda
Presidente do COMDEMA


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30