xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 janeiro 2013

Programa Concertos do Nordeste estará em Crato


Chuvas recentes no Ceará não têm relação com a quadra chuvosa


As chuvas destes segundo e terceiro dias do ano de 2013 animaram a população de mais de 20 cidades do Interior do Estado, porém isso não pode ser considerado motivo de alento para o sertanejo, que aguarda o fim do período de estiagem.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), essas precipitações são normais antes da estação das chuvas. (Foto: Alex Costa) A metereologista da Funceme, Deysiane Quaresma, afirma que são chuvas típicas de pré-estação. Ela explica que são formadas por um fenômeno denominado Sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. "Ele se forma a 12 Km de altura da superfície. Parece um círculo. Tanto pode causar como inibir as chuvas", comenta.

Menor intensidade nas próximas 48 horas

Conforme a metereologista, quem fica sob a borda do círculo recebe as chuvas. Por outro lado, não chove para quem está no centro desse sistema. "Nesse momento, a borda está sobre o Ceará. Já a Bahia, por exemplo, está no centro", resume. A Funceme diz que esse fenômeno deve perder força nos próximos dias. "O sistema vai se desintensificar nas próximas 48 horas", diz Deysiane.

RMF registrou mais chuvas

Ao todo, as precipitações ocorreram em 25  cidades cearenses. O município de Horizonte, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), registrou a maior chuva nas últimas 24 horas. Segundo a Funceme, foram 23,8 milímetros. Choveram outros 23 mm em Itaitinga, também na RMF.  Em Iguatu,  a 380 Km de Fortaleza, foram 20 mm até a manhã desta quinat-feira, 3. Também choveu nas regiões Jaguaribana, do Cariri, Ibiapaba e Macoço do Baturité.  

Portal Verdes Mares





Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 04-01-2013


Vestibular da URCA acontece neste final semana, com mais de 8 mil inscritos

Começa neste sábado e vai até o domingo, das 13 horas às 17 horas, as provas do Processo Seletivo Unificado 2013.1, da Universidade Regional do Cariri (URCA). As provas presenciais serão feitas nos municípios de Brejo Santo, Crato, Campos Sales, Iguatu, Juazeiro do Norte, Mauriti e Missão Velha. Com cerca de 8.200 inscritos, os exames serão realizadas no sábado e no domingo.
Os candidatos estarão concorrendo às vagas nos 16 cursos da Instituição, hoje a que congrega o maior número de inscritos durante o processo seletivo. Por conta dos números a URCA se configura como entidade de ensino superior da maior relevância no processo de desenvolvimento regional. Os cursos de maior concorrência são Direito (Noite), com 995 inscritos e 24.8 pessoas inscritas por vaga, seguido do curso de Enfermagem, com 21.5 e Direito (Tarde), com 21.3. De acordo com o cronograma, os gabaritos preliminares das provas do primeiro dia serão divulgados no dia 6, às 8 horas. Do segundo dia, a divulgação acontece a partir das 19 horas, também do dia 6, por meio do site www.urca.br/vestibular. O resultado do  processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 28.

A URCA também entra para o rol de avaliações importantes nos seus cursos no Estado do Ceará. No último Enade, a Universidade obteve nota máxima de avaliação dos alunos, nos cursos de Ciência Sociais, com 5,  a maior nota obtida no Estado, e também no Curso de Artes Visuais, também com a nota 5.
Contato:

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
Telefone: (88) 8812.5525/3102.1218


Anuncie com quem possui a Solidez de 8 Anos no Mercado - BLOG DO CRATO - O Crato na Internet - 200 mil Acessos por mês


Fuja de sites Picaretas. Anuncie somente com quem divulga as estatísticas de acesso medidas dia a dia

Ao anunciar a sua empresa na internet, é muito importante procurar quem tem credibilidade e seriedade naquilo que faz. A internet é hoje um lugar cheio de vigaristas e picaretas que criam sites de brinquedo quase sem visitação e tentam enganar o público anunciando altos índices de visitas. Para evitar essas fraudes, é que em todo o mundo, os sites sérios e aqueles que se preocupam com a sua credibilidade e Idoneidade utilizam ferramentas como o HISTATS. O Histats é um sistema completo que mede o acesso verdadeiro de cada pessoa que acessa os sites. Com o Histats é possível saber em tempo real quantas pessoas estão acessando naquele momento e qual a quantidade de acessos por dia, por mês, por ano, e inclusive saber quais notícias tem mais Ibope.

Portanto, se um site OMITE as informações do Histats, não acredite nos anúncios sobre acessos. 

Há muitos anos, o Blog do Crato adotou o Histats como meio oficial de estatísticas, por ser o de maior confiabilidade. Aqui, nossos clientes não são enganados com promessas de acessos falsos. Aqui, nós divulgamos periodicamente as estatísticas, e cada anunciante pode receber mês a mês um boletim com o volume de acessos para acompanhar se o seu investimento está sendo válido. 

Desconfie de todo site que não publica os dados verdadeiros e em tempo real do HISTATS. As estatísticas diárias do Blog do Crato podem ser vistas na lateral direita do Blog todo o tempo:


Acima: O Histats do Blog do Crato registrado no dia seguinte às eleições municipais. Veja que naquele dia e até aquele horário ( 18:00, já tínhamos 10.202 acessos de páginas e 173 pessoas acessando ao mesmo tempo - 173 computadores conectados ao Blog do Crato ). Os leitores do Blog podem acompanhar em tempo real, quantas pessoas estão visitando o Blog, e as estatísticas do dia.



Acima: Um outro exemplo: Estatísticas do mês de Outubro de 2012 - Tivemos 212.373 Acessos a páginas do Blog.

BLOG DO CRATO - MOSTRANDO AS ESTATÍSTICAS, PORQUE NÃO TEM NADA A ESCONDER;

Anuncie na Maior Vitrine da Internet do Interior do Ceará

www.blogdocrato.com

200 Mil Acessos mensais comprovados pelo HiStats. A maior visibilidade da sua empresa na Internet.
Entre em contato pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com e agende uma visita



Para você Refletir - Por Maria Otilia

Esta Fábula traz uma mensagem para todos nós que estamos vivendo um momento de mudanças, tanto a nível de município como no mundo globalizado em que estamos inserido. Precisamos estar exercitando a nossa humildade para compreendermos que somos eternos aprendizes. E respeitar o espaço do outro,  as experincias dos  nossos mestres. Isto serve  para a vida pessoal, mas principalmente para todos os nossos representantes que inicia uma nova gestão.  Vale apena fazer uma reflexão de que no exercício da cidadania  saboreamos o doce e o amargo. Lembrando que não existe caminho novo, mas um novo jeito de caminhar. Nós que estamos vivendo a experiência de  sermos  gestores públicos, precisamos a cada dia avaliarmos as nossas ações  e atitudes.Principalmente não deixando cristalizar a nossa opinião, o que achamos certo ou errado ou até mesmo  enxergar o que está bom e  o que precisa ser mudado.
Para todos os novos gestores seja no legislativo ou executivo, vale apena meditar antes de tomar qualquer decisão ou fazer  avaliações do que está posto. Neste contexto da administração pública, não devemos esquecer que  o maior patrimônio são todas as pessoas que colaboraram ou colaboram para o sucesso de uma gestão.Gerir cargo,setor, patrimônio físico não é o maior  desafio para o gestor. Por outro lado manter um clima harmonioso, gerir pessoas,manter um círculo íntimo dentro da organização, ter um plano de governo voltado para a melhoria da qualidade de vida dos municípes   é a chave para o sucesso.É a conquista de uma boa gestão de resultados.É o grande desafio para toda  a equipe de gestores municipais destes próximos quatro anos. Vamos esquecer o passado e gerenciar o  presente com visão de futuro.
Leia a Fábula e faça sua reflexão.
; Fábula chinesa da xícara cheia


Diz a fábula que o mestre e seu discípulo estavam caminhando. O mestre aproveitava a oportunidade e tentava passar alguns ensinamentos ao discípulo. Numa determinada etapa da conversa o discípulo estava encontrando dificuldades em assimilar o que o mestre estava tentando lhe passar. Então o mestre sugeriu que eles voltassem ao templo, pois ele queria tomar chá.

Chegando ao templo o mestre solicitou ao discípulo que preparasse um bule de chá. O discípulo, prestativo, foi preparar o chá. Voltou com o chá pronto, no bule, e as xícaras. Imediatamente serviu o mestre... Para surpresa do discípulo, quando este estava para encher a sua própria xícara, o mestre solicitou que ele voltasse e colocasse mais chá na xícara do mestre. Ao que o discípulo arguiu: - "Mas a sua xícara já está cheia!" O mestre, impávido, confirma: - "Por favor, coloque mais chá em minha xícara!" Nova argumentação do discípulo, nova confirmação do mestre. O chá começa a transbordar para a bandeja, e o discípulo para... O mestre insiste em sua solicitação: Que quer que ele continue a colocar chá em sua xícara. O chá escorre pela bandeja e, desta, ao chão. O bule fica vazio.
O mestre, então, indaga o discípulo: - "O que você aprendeu com isto?" O discípulo diz que nada, pois ele já sabia que o chá iria escorrer para a bandeja e para o chão.
O mestre retruca: - "O ensinamento que isto nos traz é que para caber mais chá na xícara, a xícara precisa estar um pouco vazia. Em xícara cheia não cabe mais chá." E continuou: - "Assim também somos nós!" E complementou: - "Assim é a nossa cabeça. Quando achamos que sabemos tudo, quando temos muitas certezas, quando a nossa cabeça está totalmente cheia de verdades, então a nossa cabeça não tem espaço para mais nada, novos ensinamentos e percepções não conseguem chegar."
Concluindo: - "É necessário ter permanentemente a nossa cabeça um pouco vazia para poder apreender as mudanças da realidade que nos cerca, sob o risco de nos divorciarmos da realidade."
O discípulo começou a entender. O mestre seguiu: - "As nossas certezas vêm do que vivemos no passado. Mas o passado já passou, e o que acontece hoje não pode ser interpretado à luz do passado. Isso seria o mesmo que caminhar em uma noite escura, para frente, em um caminho desconhecido, com uma vela acesa às nossas costas, iluminado o caminho já percorrido.

E finalizou: - "Relaxe e deixe sempre sua cabeça um pouco vazia para apreender o que o mundo lhe oferta de novidades e oportunidades."
                                               Seja  Tempo, Presença e Exemplo!!!!!

Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri apresenta MOSTRA 21: A DIFÍCIL ARTE DE CONVIVER


MOSTRA 21: A DIFÍCIL ARTE DE CONVIVER
De 7 a 27 de janeiro de 2013
Os filmes das terças-feiras serão exibidos no Teatro Patativa do Assaré do SESC JUAZEIRO, às 19h.
Os filmes dos sábados serão exibidos no CINE CAFÉ do CCBNB, no Auditório do 7º andar, às 17h30.
Todas as demais sessões acontecerão no Teatro Adalberto Vamozi do SESC CRATO.

Aproveitem a MOSTRA 21 inteirinha!!!! Todos os filmes são imperdíveis!!!!

Fonte: SESC


CRATO - Meteorologia prevê chuvas para o Crato Hoje ( Dia 04 de Janeiro )


Bom Dia, Crato!


Choveu ontem ( 03 ) à tarde no Crato e os serviços de meteorologia, conforme mostra a foto do satélite,  prevêm mais chuvas nas próxims horas, intercaladas com períodos de sol e tempo nublado. Esta, sem dúvida, é uma boa notícia para todos os Cratenses, embora as obras do Canal do Rio grangeiro realizadas pela construtora Coral e Governo do Estado não estejam concluídas, o que acarreta perigo para os trabalhadores ( Enxurradas no leito do Canal ) e o perigo também de enxurradas externas, para a população ribeirinha. 

A previsão do tempo para hoje indica: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Nascer do sol: 05h27 Pôr do sol: 17h59 - Temperatura máxima de 30º e mínima de 22º - Ventos de Leste para Noroeste  de 12km/h   - Umidade Relativa do Ar:  87% MAX e 46% MIN ( No momento, registrados na Vilalta, 58% ( às 04:22 ).  Índice UV: Alto.

Fonte: INPE, GOES 12

O CRATO EM FOTOS


Rua Cel. Antonio Luiz em direção à pracinha do Pimenta, quase de frente á URCA


Crato Tenis Clube


Acima: Após a chuva ocorrida na tarde de ontem ( dia 03 ) em Crato

Fotos: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Mensalão - Antes de ser preso, Genoino toma posse na Câmara


Mensaleiro condenado pelo STF se recusou a comentar o julgamento e assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados até ser obrigado a cumprir sua pena

José Genoino: desfaçatez e descaso com a opinião pública (André Borges/Folhapress)

Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, José Genoino (PT-SP) demonstrou toda a sua desfaçatez e o descaso com a opinião pública nesta quinta-feira ao tomar posse como deputado federal. Ele assumiu uma vaga aberta na bancada petista com a renúncia de Carlinhos Almeida, que deixou a Câmara para assumir a Prefeitura de São José dos Campos (SP). Após a cerimônia em que jurou proteger a Constituição e respeitar as leis, o novo deputado concedeu uma entrevista sem demonstrar constrangimento com a situação. Genoino citou o único lugar onde pode ser considerado inocente: a própria "consciência". Ele alegou que a Constituição permite sua posse porque ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado. No caso do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não publicou o acórdão que tornará efetivo o cumprimento das penas. O petista disse estar apto a exercer todas as funções de um parlamentar - o que não é verdade já que, por exemplo, ele estaria impedido de deixar o país em viagens oficiais porque a Polícia Federal apreendeu seu passaporte para evitar uma fuga.

Leia também: 136 mil reais por mês é o preço da falta de pudor de Genoino

O novo deputado se recusou a fazer comentários sobre o julgamento do mensalão, e não se importou em adotar uma postura que pode ser interpretada como uma confissão de culpa: "Sobre o processo, quem fala é o meu advogado".  O mensaleiro não demonstrou preocupação com a opinião pública diante de sua posse: "Por onde ando, eu tenho recebido manifestações de solidariedade". Ele também não quis dizer o que faria diferente se pudesse voltar ao início do governo Lula: "Eu não vou fazer uma avaliação dessa experiência rica que mudou o Brasil".

Apesar de não saber quanto tempo passará na Câmara até seguir para para uma colônia penal, onde iniciará o cumprimento da sentença de 6 anos e 11 anos de reclusão, Genoino disse ser movido por sonhos. "Quem faz política com sonho, paixão e convicção, como eu faço, deve fazer a política em cada dia". O petista não quis nem mesmo comentar o mea culpa genérico do presidente do PT, Rui Falcão, que nesta semana admitiu os "erros" cometidos pelo partido no passado: "Eu tenho um respeito muito grande pelo presidente do meu partido e não vou comentar". Dois anos sem mandato e uma condenação no STF não geraram qualquer mudança de comportamento no homem condenado por ajudar a montar o maior esquema de corrupção da história.

Gabriel Castro e Marcela Mattos, de Brasília
Revista Veja


Chuva deixa 1 morto e mais de 200 desabrigados no RJ


A chuva que atingiu a Baixada Fluminense durante a noite de quarta- feira e madrugada desta quinta-feira causou 


A região da Baixada Fluminense amanheceu nesta quinta-feira sob forte chuva, que já causa desabamentos, desalojamentos e enchentes em diversas cidades do Rio. Em Xerém, distrito de Duque de Caxias, onde a situação é mais grave, já são 200 pessoas desabrigadas e pelo menos uma morte confirmada pela Defesa Civil. Também há desalojados em Angra dos Reis, Parati e Mangaratiba. As chuvas afetaram ainda a Região Serrana do Rio. Em Petrópolis, dois rios transbordaram e em Teresópolis sirenes de emergência foram acionadas em pelo menos quatro bairros, mas não há informações sobre desabrigados.

Em Xerém, os rios Capivari e Saracuruna transbordaram e ruas ficaram tomadas pelas águas desde o início da madrugada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima fatal é um homem adulto ainda não identificado. Ele foi encontrado nos escombros de uma casa que desmoronou na madrugada. Os desalojados estão sendo levados para um abrigo na Praça da Mantiqueira, no centro de Xérem. Parte de uma ponte desabou e a água em muitas ruas chega à altura dos joelhos, mesmo após uma trégua da chuva, por volta das 8h.
 
As fortes chuvas começaram ainda na noite desta quarta-feira (2), deixando milhares de famílias em alerta. Em menos de 24h, choveu cerca de 212 mm em Xérem, volume acima da média para o curto período. O temporal foi causado por uma frente fria que chegou ao Rio nesta quarta-feira, fazendo com que as temperaturas no Estado caíssem rapidamente. A situação se agravou pois a cidade vive um colapso na coleta de lixo após as eleições. O lixo espalhado nas calçadas contribuiu para os alagamentos.

Em Angra, ao menos oito casas desabaram. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 100 pessoas estão desalojadas e mais de duas mil estão em áreas com risco de deslizamento. As autoridades da região trabalham para retirar estas pessoas de suas casas. Desde a madrugada, já foram registrados 102 milímetros de chuva.

Estadão

Chuvas são registradas em 25 cidades


Iguatu. Começou o período de pré-estação chuvosa no Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, ontem, precipitação em 25 municípios do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza. A maior chuva ocorreu em Horizonte (23,8 milímetros), seguida de Itaitinga (23mm) e Iguatu (20,2mm) na região Centro-Sul do Ceará. Em Iguatu, na manhã de ontem, foi verificada precipitação de 20 milímetros. A população precisou se proteger com guarda-chuvas FOTO: HONÓRIO BARBOSA
 
A Funceme vai divulgar o prognóstico oficial para a quadra chuvosa de 2013, que compreende o período de fevereiro a maio, no próximo dia 25. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que faz previsão meteorológica, entretanto, previu para o trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro) um quadro desfavorável de ocorrência de chuva para o sertão cearense. De acordo com a Funceme, que faz previsão de tempo regional, as chuvas verificadas, ontem, no Estado são decorrentes de formação de um sistema de baixa pressão, denominado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

"Em seu interior ocorre movimento ascendente favorecendo nebulosidade e a ocorrência de chuvas", explicou a meteorologista, Deysiane Quaresma. "Esse quadro tende a permanecer nas próximas 24 horas, mas a partir de amanhã (hoje) deve se enfraquecer", disse ela. A meteorologista da Funceme esclareceu que há possibilidade de formação de sistemas semelhantes neste período do ano, quando ocorrem precipitações da pré-estação. Por enquanto, a Funceme prefere não antecipar prognóstico para a quadra chuvosa. "O modelo atual demonstra que o Oceano Pacífico está neutro e o Oceano Atlântico indefinido. Vamos esperar para o anúncio oficial no próximo dia 25", frisou Deysiane Quaresma.

A Funceme promoverá nos dias 22 e 23 de janeiro, o 15º Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, onde estarão reunidos pesquisadores das instituições meteorológicas dos estados no Nordeste brasileiro, além de representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e de centros de estudos e análises climáticas. As condições de temperatura da superfície dos oceanos Pacífico e Atlântico são monitoradas com regularidade. O Pacífico apresenta uma neutralidade, ou seja, ausência de fenômenos El Niño ou La Niña. "Esse quadro não nos traz definição sobre previsão para a estação chuvosa", explicou Deysiane Quaresma. "Essas precipitações de pré-estação verificadas em janeiro não têm relação com a quadra chuvosa que está ligada à Zona de Convergência Intertropical". Indiferente às previsões climáticas da Funceme, os produtores rurais vivem a expectativa do começo das chuvas e da ocorrência de um bom inverno. O semiárido nordestino enfrenta uma das piores secas dos últimos 50 anos, com resultados graves: perda da lavoura e morte de animais. "A nossa esperança é que aos poucos o inverno vá começando", disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa. "A situação no campo é de desespero".

Na manhã de ontem choveu 20 milímetros na cidade de Iguatu. A chuva reacendeu a esperança no sertanejo. Na feira livre, os vendedores de grãos, arroz, milho, feijão, frutas e verduras comemoraram o início do que eles costumam chamar de "inverno". "Esperamos que, a partir de agora, a chuva venha forte e traga uma boa safra para todos nós", disse o agricultor, Raimundo Rodrigues. Na região Centro-Sul, a Funceme registrou chuva, ontem, em Icó (9mm); Cedro (8mm); e Jaguaribe (7mm). Na região Metropolitana houve precipitação em Horizonte (23,8mm), Itaitinga (23mm) e Maranguape (18mm). Choveu ainda 16mm em Trairi no Litoral Norte.

HONÓRIO BARBOSA
Repórter do DN


Ematerce amplia ação para agricultura familiar


Crato. Com a finalidade de aumentar a renda dos produtores rurais da região do Cariri, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) está incentivando a produção de horticulturas e a criação de animais de pequeno porte, como as aves caipiras e os suínos. Para este ano, a proposta é ampliar as áreas de cultivos. O cadastramento dos novos produtores deverá ser iniciado até o próximo mês de março.

Os agricultores da base familiar serão os principais beneficiados com as iniciativas tomadas pela Ematerce, que objetivam agora a ampliação das áreas de cultivo, enquanto aguardam as chuvas para a quadra deste ano FOTO: YACANÃ NEPOMUCENA. Ao todo, atualmente, 300 famílias residentes nas comunidades do Sítio Sabiá, São Gonçalo e Carás do Umari, em Juazeiro do Norte, além dos moradores das comunidades da Bananeira, São Paulo e Barra da Laje, em Caririaçu, estão sendo beneficiadas.

Produção

Apenas no ano passado, em Juazeiro do Norte, o volume de produção chegou a 255 toneladas de alimentos. No Ceará, a previsão para 2012 era adquirir mais de R$ 6 milhões em itens produzidos por agricultores de base familiar, em 99 municípios.

Entretanto, só foram comprados em torno de R$ 5 milhões, devido a alguns produtores não terem participado do edital de seleção de fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 76 localidades estiveram habilitadas para fornecer os produtos, porém, somente 67 entregaram. Do Cariri, 326 agricultores foram beneficiados, em 13 cidades. De acordo com a coordenadora do PAA no Estado, Mônica Maria de Sousa Santos é importante que haja empenho dos envolvidos. "Estamos tentando fortalecer a agricultura, gerando renda e emprego. A nossa meta é melhorar a qualidade de vida das pessoas e oferecer boas condições de segurança alimentar", afirma.

Em 2012 a aplicação de recursos prevista em edital era de cerca de R$ 7 milhões. 1.335 agricultores forneceram alimentos. No total, foram pagos R$ 4.889.458,46. Os beneficiados com as doações somaram mais de 122 mil pessoas. Para este ano, deverão ser investidos aproximadamente R$18 milhões.

A ação vai atingir 180 municípios do Estado. Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mantido pelo Governo Federal, tudo que é produzido pela agricultura de base familiar é comercializado. Cada produtor tem a possibilidade de conseguir financiamentos para os cultivos. O recurso é repassado pelo Banco do Brasil ou Banco do Nordeste, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Cada projeto pode receber até R$12 mil, em empréstimos subsidiados. Para ter acesso é necessário apenas ser agricultor de base familiar. Entre os critérios para a seleção estão ter a posse de pequenas propriedades rurais e que a renda principal da família derive da atividade agrícola. O programa pode financiar os investimentos para infraestrutura, com o irrigação e compra de equipamentos, assim como custeio de insumos para o plantio de hortaliças.

Cada agricultor comercializa até R$ 4.500, por ano. Apenas em Juazeiro do Norte, a ação gerou renda de mais de R$ 1 milhão para os envolvidos. O PAA é executado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parcerias com o estado e municípios. O funcionamento destina parte dos alimentos produzidos nas pequenas comunidades para a formação de estoques estratégicos e distribuição para a população que se encontra em maior vulnerabilidade social. Os produtos também são doados a entidades da rede como Organizações Não Governamentais que trabalham com esse público, a restaurantes populares, escolas e bancos de alimentos.

Demanda

Apesar de ser individual, as plantações são programadas. Os agentes do Programa decidem quais os produtos de maior demanda comercial. A Ematerce seleciona os produtores e presta Assistência Técnica e elabora os projetos de investimentos e custeios. A expectativa é que hajam novas propostas de implantação de cultivos. No momento, os agricultores estão produzindo alface, cenoura, beterraba, coentro e macaxeira. O cultivo de hortaliças e a criação de pequenos animais já trouxe melhorias significativas para os homens do campo. Alguns abandonaram os serviços temporários para atuar permanentemente na zona rural. Segundo o gerente da Emater, Sérgio Linhares, o maior problema da agricultura era a comercialização. "Esse programa facilitou a venda das produções. Agora, os agricultores só precisam entregar as mercadorias na sede do programa em cada cidade. Com isso, podem ter mais lucratividade", conta.

Mais informações:

Escritório Regional da Ematerce
Endereço; Rua Santa Cecilia-208
Bairro: Socorro
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3102.1182

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31