xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/12/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 dezembro 2012

EDITORIAL - É preciso fazer bem mais pelo Crato, com Compromisso e Transparência


Dialogar mais e Fazer mais !

Não é falando mal dos diletos deputados estaduais, mas de maneira geral, no Brasil, muitos políticos começam seus mandatos até bem intencionados, e não se sabe o porquê, no meio da jornada ao poder, parece que acontece alguma coisa que desvirtua-os da intençao original. O Dep. Sineval Roque tem se esforçado em tentar preservar a sua imagem perante a opinião pública, e nós do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe Internet publicamos ao longo dos últimos anos, diversas atitudes e obras dele em Crato que demonstram essa realidade. Entretanto, o Dep. Ely Aguiar precisa se esforçar mais. A única obra do Deputado pelo Crato, a Estátua a N. S de Fátima, está ainda sem conclusão e sem previsão. O Ely Aguiar já deve saber, que aqui em Crato corre um boato de que ele não conseguiria hoje se eleger nem para vereador ( que coisa triste ! ). O povo está simplesmente revoltado com o pouco que os nossos representantes tem feito.
Por outro lado, sabemos que uma cidade não precisa apenas do governo municipal. Conheço os prefeitos Ronaldo Mattos e Samuel Araripe e posso garantir que são essencialmente pessoas bem-intencionadas e trabalhadoras, mas se perpetuar essa briguinha entre o Município e o Estado, essa falta de apoio do Governo do Estado e Federal, essas obras paralisadas, esse marasmo, essa escassez de apoio e rixas entre os deputados eleitos, o prefeito eleito, Ronaldo Mattos, não conseguirá fazer um bom governo.
Crato precisa amadurecer nesse sentido, deixar essas brigas de lado, e todos se unirem em prol da cidade. Mesmo com a melhor das intenções, NENHUM PREFEITO do mundo faz milagres. Nenhum prefeito consegue fazer qualquer coisa sem o apoio das esferas Estadual e Federal.
Mais uma gestão começa neste dia 01 de Janeiro, e desta vez, com a esperança de que com o "pé direito", contando com o apoio de todos ( inclusive do próprio povo ) para obter o tão almejado sucesso. E para isto, é necessário o grande apoio que pode vir do Governo do Estado, Governo Federal e dos Deputados eleitos. Crato não pode mais ser desprezado ou ignorado pelos seus representantes da forma que tem sido no passado. Essa é a chance de começar hoje tudo NOVO, da maneira correta, da maneira que deve ser, com responsabilidade, com celeridade, com compromisso, com um bom prefeito, uma boa câmara, e sobretudo, deputados atuantes. Sem cada um desses ítens, a nossa cidade mais uma vez fatalmene seguiria numa rota que já provou ser desastrosa. Hoje, a tônica deveria ser a tão propagada "UNIÃO pelo CRATO". Sem essa união, todo o esforço será em vão.

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet

Gravações revelam despreparo para lidar com apagão no Nordeste


Diálogos inéditos entre operadores do sistema elétrico revelam o despreparo das subestações e dos centros de controle para enfrentar interrupções no fornecimento. Elas mostram o "sufoco" dos técnicos durante o apagão de fevereiro do ano passado, que deixou oito Estados do Nordeste sem luz por horas.

O problema atingiu 13,5 milhões de pessoas de vários estados, entre eles o Ceará, em alguns deles por mais de três horas. A falta de energia foi causada por uma queda na linha de transmissão entre as cidades de Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE). O problema afetou a subestação da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (PE). As usinas de Xingó e Paulo Afonso, na Bahia, também foram afetadas.

Na época, o governo Dilma Rousseff atribuiu o apagão a um defeito ocorrido em uma placa eletrônica. As transcrições constam dos relatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS), obtidos pelo jornal O Estado de S.Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação e publicados. Em outubro deste ano, um novo apagão atingiu todas as cidades do Ceará, juntamente com os demais estados do Nordeste, além de parte da região Norte.

Despreparo

Nos minutos seguintes ao blecaute, os técnicos batiam cabeça. Faltou energia para abrir um portão e assim conseguir religar alguns equipamentos. Foi preciso quebrar a fechadura, atrasando a solução. A subestação desconhecia como proceder e foi preciso ir atrás do manual de instruções em cima da hora. "É porque a gente tem que pegar o guia aqui porque não tem como acessar, aí estamos pegando o guia do normativo aqui e vamos fazer com ele", completa. Quando o abastecimento de todo o Nordeste dependia apenas da abertura de uma chave, como previa o guia de operações, os técnicos envolvidos discutiam se, em vez de abrir como previa o rito normal, não era melhor fechar essa mesma chave. "Tá dependendo tudo, tem risco até de inundação na usina IV, tem que fechar", respondeu o Centro de Operações.

Funciona não?

Duas horas depois de iniciado o apagão, o Centro Regional de Operações (Crop) da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) questionou o técnico da subestação de Sobradinho se lá havia um equipamento chamado mesa de sincronismo. "Funciona não... Vou chamar um rapaz para ver se liga ela, muitos anos sem ligar, viu, chamo você depois", foi a resposta. O relatório da Aneel lista as irregularidades. Além do portão travado, aparelhos fora de operação, disjuntores fechados, discrepâncias no sistema de supervisão e controle e dificuldade de acesso aos procedimentos operacionais para a recomposição da instalação. A placa que apresentou defeito dando origem ao apagão deveria ter sido substituída quatro anos antes, informam os relatórios. Responsável pela fiscalização das concessionárias, a Aneel não verificou se o equipamento fora efetivamente trocado. Tampouco sabia que duas usinas não tinham a máquina para religamento automático, para casos como aquele. Ao final, coube à agência reguladora pôr no papel o relato de uma sucessão de problemas facilmente evitáveis. Os erros renderam à Chesf uma multa de R$ 32 milhões.

Foto: Tuno Vieira
Estadão


SOS Rua Tristão Gonçalves - Por Maria Otilia

Bueiro há mais de um ano com  esta placa....sem tela de proteção e com muito lixo.

Bueiro na outra esquina, sem tela de proteção, mau cheiro e muito lixo.
Há cerca de um ano moradores, pedestres, ciclistas, entre outros utilizadores da via pública, sofrem com a falta de assistência por parte da Prefeitura Municipal do Crato, através do setor da SEINFRA, à Rua Tristão Gonçalves (Rua da Vala). Entre os problemas, estão alguns buracos que ameaçam por em risco a integridade física de tais utilizadores desta via. Como também muito lixo e areia trazidas pela  última enchente. É lamentável que em um ano nada tenha sido feito para sanar isto e, então, esperamos que o Poder Público, através da nova gestão que tomará posse no dia 01 de janeiro de 2013, busque elucidar este problema o mais breve possível.

Solicitamos também que  seja incluída  no Serviço de Limpeza Pública, pois há muito tempo não  dispomos deste serviço através dos garis.  Afinal quando pagamos nossos impostos principalmente o Imposto Predial é para que possamos usufruir dos serviços públicos  do nosso município. As fotos acima mostram apenas uma parte do problema. Ao longo de toda a rua são vários bueiros entupidos, sem telas de proteção, grades da vala quebradas além do mau cheiro insuportável.

Eleitor que não votou no segundo turno tem até dia 27 para justificar ausência


O eleitor que deixou de votar em 28 de outubro, segundo turno das Eleições 2012 por estar fora de seu domicílio eleitoral e não justificou a ausência no próprio dia da eleição poderá apresentar a justificativa até o dia 27 de dezembro.

No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. A justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais e nos postos de atendimento ao eleitor.  O documento também pode ser baixado em formato PDF no site do TSE. Para preencher o formulário, é indispensável que o eleitor tenha o número do título. Além do requerimento devidamente preenchido, o eleitor também terá de apresentar um documento com foto, que pode ser a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente [identidades funcionais], como certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O eleitor que não votar e não apresentar justificativa fica impedido, entre outras coisas, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras sanções.  Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado. Eleitores no exterior Os eleitores residentes no exterior e que já se cadastraram para votar no país onde moram não votam nem precisam justificar a ausência na eleição municipal. Esses eleitores participam somente do pleito para presidente da República.

Já os residentes no exterior que não se cadastraram para votar no país onde se encontram e os que estavam fora do Brasil no dia do pleito municipal devem justificar a ausência às eleições no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil.

* Com informações do TSE ( Via Yuri Guedes )


Justiça suspende leilão de imóveis públicos em Iguatu


A juíza da 2ª Vara da Comarca de Iguatu deferiu, dia 19/12, uma liminar nos autos da ação civil pública, ajuizada, no último dia 18, pelo Ministério Público do Ceará [MPCE], por meio dos promotores de Justiça Francisco das Chagas da Silva, Aureliano Rebouças Júnior e Gustavo Camacho Meira Sousa, determinando a suspensão de uma Concorrência Pública de leilão de imóveis públicos, designada para esta quarta-feira [26], às 14h.

 Em suma, a decisão judicial manda que o Município de Iguatu se abstenha de vender as áreas institucionais, consideradas bens públicos dos loteamentos populares daquela cidade. Em caso de descumprimento, a decisão impõe multa diária no valor de R$ 5.000,00 e enquadra o prefeito municipal em prática de crime de desobediência.

Os representantes do Ministério Público propuseram a ação ao tomarem conhecimento das Leis Municipais nº 1.720/2012 e nº 1.741/2012, aprovadas pela Câmara Municipal, autorizando o prefeito Agenor Gomes de Araújo Neto a desafetar e alienar todas as áreas públicas dos loteamentos urbanos instalados no Município.

As áreas institucionais dos loteamentos Varjota, Ramiro Rolin, Esplendor, Floresta Park, Primavera, Altiplano, Conviver, Royal Ville, Lagoa Park, Sol Nascente e Cohab, que totalizam 71.499,85 m², passaram a integrar o domínio público municipal, por força do disposto no art. 17 da Lei do Parcelamento do Solo Urbano [nº 6.766/79].

Tais áreas se destinam a atender às comunidades dos loteamentos com a edificação de escolas públicas, creches, postos de saúde, espaços culturais, quadras esportivas, áreas de lazer e convivência, a fim de proporcionar o acesso dos moradores à efetivação de direitos sociais, como saúde, educação, lazer, cultura, moradia digna e meio ambiente equilibrado.

 No entendimento dos promotores de Justiça, as referidas leis municipais são inconstitucionais, pois violam princípios da Constituição Federal e infringem a Lei do Parcelamento do Solo Urbano [Lei nº 6.766/79], bem como o Estatuto das Cidades [Lei Federal nº 10.257/2001].

* Com informações do MPCE





HAPPY STORE - CONFECÇÕES


HAPPY STORE CONFECÇÕES

Produtos de qualidade, com bons preços e uma empresa genuinamente cratense !





Preço, qualidade, variedade


Os proprietários: Vera Veloso e Franzé Brito


As melhores marcas, os melhores preços.



Anuncie no Blog do Crato
A MAIOR VITRINE DO INTERIOR DO CEARÁ - 212.000 Acessos por mês
Entre em contato pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Ano bom que se aproxima - Por: Emerson Monteiro


A mais clara das intenções revela ampla riqueza de buscar o que de melhor exista, tanto dentro de nós, quanto nas circunstâncias ocasionais, total iniciativa de transformar a mania que azedava o mundo em volta nos velhos calendários. Acertar as portas boas durante a existência, disso todos já possuem o dom. Caminhar em solo seguro, firmes em propósitos de construir história sadia em si, descobrindo possibilidades incríveis nas soluções gerais.

No corredor imenso das inovações de consciência, exercitar o sentimento de amar, permitir que nasçam crenças honestas no coração da gente. Abrir as portas e janelas dos sentimentos positivos, qual revolução esperada de há muito. Adiar para quê, depois do quanto se perdeu nas temporadas que ficaram lá atrás? Acreditar do íntimo de si mesmo, na força poderosa da mudança favorável, sempre. Vamos logo com isso...

Fôssemos repassar as cláusulas anteriores, na escada de tempos que sumiram nas dobras esquecidas, lá desvendaríamos séculos de oportunidades abandonadas e saudosas. As chances de acertar que restaram presas nas sementes ainda vivem amáveis no pulsar das horas eternas. Porém o momento demonstra outra vontade de vencer além de tudo as molezas do corpo coletivo. Agir disposto, nos mínimos detalhes. Tomar a pulso a história, e vencer as intemperanças. Vibrar positivamente, com gana e entusiasmo jamais visto, diante dos dias novos que surgirem no horizonte.

Na política internacional, somar gostosas inspirações de gentileza em práticas justas, no universo dos países deste chão. Selecionar e trazer para a luz do Sol as conferências de paz, porquanto o resultado significa soma das partes rompidas, e essas partes somos nós. Chega de jogar fora as oportunidades maravilhosas das manhãs da esperança; imaginar o sucesso a cada passo para si e para todos.

Ano novo de plena felicidade, no correr das semanas e dos meses, concentrados na verdade maior do bom humor entre as pessoas, pois quanta virtude germinará de dentro do ser inteligente desta raça humana cheia do direito de crescer. Uma página em branco, pois, de promover atitudes harmonizadas no concerto das nações. Marés cheias de saúde, alimentação equilibrada, leveza nos relacionamentos, no seio das famílias; tranquilidade e progresso nos negócios, com chances de engajamento das gerações no trabalho; reconhecimento entre filhos e pais, numa festa de concórdia; paciência e zelo no trânsito; conformação nos imprevistos; força nas iniciativas de poder, nas amizades; cuidado com ações arriscadas para com a segurança; olhos abertos no fazer o que é bom para merecer o que é bom, no decorrer do Ano Novo sob as asas da solidariedade; assim desejo a todos meus irmãos de humanidade nestes prenúncios de 2013.


Por: Emerson Monteiro
 

Parcela de norte-americanos que defende armas quer deportação de jornalista da CNN



Apresentador Piers Morgan pode ser deportado dos Estados Unidos por ser contra armas de fogo.

Nota do Editor: Mas que absurdo! Eu sou assíduo telespectador do programa Piers Morgan Tonight da CNN, e assisti ao programa no referido dia em que ele entrevistou várias pessoas, algumas defendendo e outras criticando a postura armamentista dos Estados Unidos, que é um país onde há um livre comércio de armas de fogo. Pelo fato de criticar isto, agora pessoas estão pedindo a deportação do jornalista Piers Morgan, um dos mais sérios e competentes da CNN. Se a América é um país livre para a manifestação do pensamento, que se permita a todos a expressão, e ao Piers Morgan, expressar também a sua opinião em ser contra as armas de fogo na América. ( Dihelson Mendonça ).

A Casa Branca terá que avaliar uma petição feita por ativistas pró-armas pela deportação do apresentador da CNN Piers Morgan. Ele defendeu maiores restrições contra a compra e a venda de armamento em meio à discussão provocada pelo massacre em uma escola de Newtown, no Estado de Connecticut.

A enquete foi feita após o condutor, que é britânico, ter chamado Larry Pratt, diretor da Associação de Donos de Armas dos Estados Unidos, de "um homem perigoso", durante uma entrevista em seu programa no canal no último dia 19. Durante o programa, Pratt disse que a chacina, a qual terminou com a morte de 27 pessoas, só foi possível porque a escola era um lugar sem armas, em referência ao controle de porte de armas de Connecticut.

"Os índices de homicídio são muito baixos onde as armas podem ser levadas livremente. Nós só temos problemas nas cidades e, infelizmente, nas nossas escolas onde pessoas como você que foram capazes de aprovar leis que impedem as pessoas de se defender." Em resposta, Morgan disse: "Você é um homem muito estúpido, não é? Você não tem nenhum argumento coerente. Você realmente não se importa com as taxas de mortes por armas de fogo nos Estados Unidos". Ele ainda o chamou Pratt de "um homem perigoso expondo um comportamento sem noção" e afirmou que o defensor das armas "envergonha o seu país".

O abaixo-assinado reuniu 31 mil assinaturas até sexta-feira, 6.000 a mais que o mínimo necessário para que um projeto seja avaliado pelo governo americano. O pedido foi feito por um jornalista do Texas, que acusou o apresentador de "promover um ataque hostil contra a Constituição", em referência à chamada segunda emenda, que inclui o direito individual de portar armas. Quando a petição chegou ao limite de 25 mil assinaturas, Morgan brincou com o fato no microblog Twitter.

"Se eu for deportado dos Estados Unidos por querer menos assassinos, há algum outro país que me queira ter? Querer banir a venda de armas de assalto e de grande capacidade não é inconstitucional. Isso se chama senso comum." O debate sobre a restrição à venda de armas cresceu após o massacre de Newtown, em que Adam Lanza, 20, matou 27 pessoas, sendo 20 crianças na escola Sandy Hook. O jovem usou uma escopeta e outras duas pistolas da mãe, que colecionava armas. As restrições são defendidas pelo presidente Barack Obama e outros políticos do país. Na quarta, Obama disse que enviará a discussão ao Congresso americano.

Com informações da Folha de São Paulo




Agentes da Lei Seca multam 233 motoristas no Rio


Agentes da Operação Lei Seca, para reduzir acidentes provocados por motoristas embriagados, multaram 233 motoristas na noite de Natal - entre segunda-feira (24) e esta terça-feira (25), no Rio de Janeiro. O governo do Estado contabiliza 22 veículos rebocados e a apreensão da carteira de habilitação de 75 motoristas. Ao todo, foram parados na Lei Seca, em todo o Estado do Rio, 1.610 carros. Em nota oficial, o governo estadual classificou a operação como "educativa".

Desde a última sexta-feira (21), foram adotadas penalidades mais rígidas aos infratores pegos na Lei Seca. A multa passou de R$ 957 para R$ 1.915. E a polícia agora pode contar com testemunhos, exames clínicos e vídeos como provas contra o motorista que dirige com a capacidade psicomotora alterada, o suficiente para penalizá-lo por embriaguez. Até o dia 21, só era considerado infrator o motorista que dirigisse com mais de 0,6 g de álcool por litro de sangue.

Estadão



FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


O Blog do Crato tem o prazer de anunciar a mais nova empresa parceira: FONTE MUSICAL. A fonte musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30