xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/12/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 dezembro 2012

O CRATO em FOTOS - Dia 13 de Dezembro de 2012 - Fotos: Dihelson Mendonça


Um Passeio pelo Parque Municipal - Hoje Praça Alexandre Arraes

Após noites de chuva, o aroma da manhã se mistura ao verde exuberante da Praça e a agradável temperatura
 



Um bom lugar para meditar, e talvez como diria o Djavan, para ler um livro na paz



Fotos: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução sem autorização.
Entre em contato pelo e-mail: blogdocrato@hotmail.com


COELCE envia nota ao Blog informando ter resolvido problema na Travessa Ida Bilhar, em Crato


Há poucos dias o Blog do Crato noticiou que moradores da Travessa Ida Bilhar reclamavam de árvores que precisariam ser podadas, pois estaram deixando a rua às escuras. Hoje a COELCE informa ter resolvido o problema, em nota endereçada ao Blog.

NOTA

"Referente à reclamação de moradores da Travessa Ida Bilhar, no Centro do Crato, publicada no Blog do Crato, a Coelce informa que a poda de árvore foi realizada hoje." ( 13/12/2012 ).

Gerência de Comunicação – Coelce
Assessoria de Imprensa

CRATO - Hildelito Parente é empossado no Instituto Cultural do Cariri


NE - O músico Cratense, Hildelito Parente, parceiro de Luiz Gonzaga foi empossado ontem ( 12 ) na cadeira 35 do Instituto Cultural do Cariri. O Blog do Crato publicou ampla matéria sobre o evento. Hoje, o repórter Wilson Bernardo nos traz a reportagem fotográfica:

Acima: O ICC... Instituto Cultural do Cariri empossa o seu mas novo acadêmico: Hildelito Parente, na cadeira 35 que tem como patrono o sanfoneiro Luiz Gonzaga. Hildelito é músico, sanfoneiro, cratense e parceiro musical de Luiz Gonzaga.


O presidente da entidade Bebeto veste a toga no mais novo acadêmico .




Hildelito faz o que mais gosta: Toca para o encanto dos convidados.


Antonio Vicelmo enaltece em discurso, a trajetória do empossado.

Reportagem: Wilson Bernardo
Edição: Dihelson Mendonça

Dois jovens morrem no trânsito e outro, vítima de homicídio na região do Cariri


Duas das mortes ocorreram em Crato, a outra em Juazeiro do Norte.

Três mortes violentas foram registradas no cariri na últimas 24 horas, duas em Crato e outra em Juazeiro do Norte. Na madrugada de hoje, o capotamento de carro provocou a morte de uma pessoa e ferimentos em outras duas. Por volta das 03h30min, na CE 292, na Avenida Padre Cícero, que liga os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, em frente ao Depósito de bebidas da Coca-Cola, no Bairro Muriti,  o veículo  Gol, de cor branca de placas HVS 1565,  ano e modelo 1999, inscrição do Ceará,  chocou-se contra um muro e, em seguida capotou por várias vezes arremessando os passageiros para foram do seu interior após seu condutor perder o controle do volante em uma curva.

O carro era guiado por Allen Anderson do Nascimento Lobo. No veículo além do motorista viajavam o seu proprietário, Humberto Fernando Lobo Junior, e o estudante Matheus Veloso Ribeiro Vieira, 18 anos, que residia em Campos Sales-CE, este último que veio a óbito no local. O motorista e o dono do carro sofreram várias escoriações e foram socorridas pelo GSU Corpo de bombeiros para o Hospital Regional em Juazeiro do Norte.

O outro acidente aconteceu por volta das 21h35min, de ontem (12),  na Vila Pelo Sinal, próximo ao Colégio Nely Rocha, em Juazeiro do Norte. Os jovens Francisco Campos do Nascimento, 18 anos, que morava na Rua Central, 208, Vila Três Marias e Cícero Ranier da Silva Araújo, 17 anos, residente na Rua Padre Silvino, Vila Três Marias, trafegavam em uma moto Dafra ZIG de cor preta, quando o condutor perdeu o controle do veiculo  que desceu um barranco causando a morte do primeiro e ferimentos graves no segundo, que foi conduzido ao Hospital Regional do Cariri onde está sob cuidados médicos.
Já por volta das 18h00min, na Rua 28 de Dezembro, mais precisamente ao lado do Colégio Objetivo, centro, do Crato, o entregador, Jonas Vitorino da Silva, Vulgo Piolho, 22 anos, que morava na rua Professora Rosa Ferreira Nobre, 24, Conjunto Vitória Nossa, Bairro seminário, oi morto a bala.

Testemunhas disseram a polícia que os possíveis autores do crime estavam em uma moto grande de cor preta, de placa não anotada, ambos trajando camisetas pretas e usando capacetes de cor preta, os quais após cometerem assassinato fugiram tomando rumo ignorado.

O policiamento do Ronda do Quarteirão foi acionado pra atender a ocorrência e, no local isolou a área o crime onde o auxiliar de perícia Alberto informou que após os exames preliminares  oi constado de que a vítima foi morta por 07 (sete) disparos, possivelmente de revólver, sendo 02(dois) no tórax, 02(dois) no abdômen e 03(três) nas costas. O rabecão de Pericia Forense fez o translado do corpo para o Núcleo de Perícia Forense (Antigo Instituto Médico Legal-I.M.L) Regional do Cariri em Juazeiro do Norte-CE. A polícia cratense realizou diligências em torno do fato, mas sem êxito nas prisões dos acusados. De acordo com o boletim da 5ª/2ºBPM, Jonas Vitorino da Silva, Vulgo Piolho não possuía passagens policiais.

Por: Jota Lopes ( Foto ) - Repórter/Colaborador
Site Parceiro - Cariri-ce.com

Contribua para o Natal de centenas de crianças carentes do Crato. Veja como Participar


Terceira Campanha "QUE NATAL LEGAL" recolhe donativos para crianças carentes do Crato. Contribua !

Doações de cadeiras de rodas para deficientes e presentes para crianças e famílias carentes. A iniciativa, que já está em seu terceiro ano, é de um casal de cidadãos cratenses que resolveram não esperar pelo poder público, arregaçaram as mangas e hoje, com o título de "QUE NATAL LEGAL" promove uma grande festa no dia 22 de dezembro no bairro Pinto Madeira, com a distribuição de centenas de presentes à população mais carente, já em sua terceira edição.

O evento é organizado há 3 anos por um casal de empresários do Crato, Vera Veloso e Franzé Brito, preocupados com as crianças carentes da cidade. Durante os meses que antecedem o natal, o casal faz grande campanha pelo município à cata de donativos, e eles mesmos compram muitos brinquedos. Qualquer pessoa ou empresa pode contribuir também com brinquedos, dinheiro, etc. Os donativos à campanha poderão ser entregues na loja HAPPY STORE, localizada no Centro do Crato, na Rua Bárbara de Alencar, 935. O evento acontecerá no próximo dia 22 de Dezembro às 16:00 na Rua Mons. Assis Feitosa à altura do número 223. Contribua!  Faça a sua parte! Faça uma criança feliz!

Veja fotos da distribuição de presentes em anos anteriores:


Acima: A organizadora, Vera Veloso, distribuindo os donativos às famílias carentes. uma iniciativa de dois cidadãos, duas pessoas comuns da cidade, sem ligações ao poder público, apenas com o objetivo de fazer o bem.


Acima: uma parte das centenas de presentes que são doados às crianças carentes do Crato.


Centenas de pessoas recebem os donativos


Palhaços animam a festa


Acima: Uma criança recebe uma cadeira de rodas do "Papai Noel".

 Contribua! - Os presentes e donativos podem ser entregues na loja HAPPY STORE, na Rua Bárbara de Alencar, 935, no centro do Crato. 

FAÇA UMA CRIANÇA FELIZ.

 
Uma campanha apoiada pelo Blog do Crato
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Violência contra as mulheres choca a sociedade caririense - Por: Wilson Rodrigues


A violência contra a mulher pode ser de diversas formas que não uma agressão sociopática de natureza sexual e perversa no sentido psicanalítico do termo, até formas mais sutis como assedio sexual, discriminação e desvalorização do trabalho domestico. Mas a violência intrafamiliar, que se manifesta por agressões físicas, psicológicas e sociais, é a que predomina na natureza machista dos agressores. Estes temas foram discutidos na VIII campanha “ 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, realizada no Crato entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro com a participação de autoridades judiciárias, defensores públicos, advogados e representantes do conselho municipal de defesa da mulher. Os encontros e palestras aconteceram em vários locais distintos. Na Universidade Regional do Cariri ocorreu na ultima quinta feira um seminário em que foi abordado o tema “Desafios e as Perspectivas”. No sábado dia oito, no auditório da REFFSA, aconteceu a palestra da defensora publica, Monica Barroso, da coordenadoria de mulheres do Ceará, seguido do show do cantor e compositor, Tião Sampaio. Na segunda feira dia 10 o evento foi encerrado com um circulo de luz na Praça da Sé onde foram acesas 218 velas para lembrar as 218 mulheres assassinadas no Cariri nos últimos 10 anos.

O mapa da violência contra a mulher no Brasil, no Ceará e no Cariri esteve na mesa das discussões durante os 16 dias de ativismo. As estatísticas mostram que de 1980 a 2010 foram assassinadas mais de 90 mil mulheres no Brasil. A pesquisa revelou ainda que, a cada segundo uma mulher é espancada no País e a cada minuto uma é assassinada, disse a estudiosa no assunto, Francisca Alves, do conselho municipal de combate a violência contra a mulher no Crato. Ela conta que até o final de novembro de 2012 quatro mulheres foram assassinadas no município, no Cariri foram 18 assassinatos no mesmo período e nos últimos dez anos foram 218 uma media de 21 mulheres a cada ano, quase duas por mês. O machismo com 46 % e o alcoolismo com 31 % são apontados como principais fatores das agressões. Ainda segundo Francisca, tem crescido o numero de mulheres que procura o conselho se dizendo vitima de agressão. Este ano foram 144 casos, superando os anos de 2011, 2010 e 2009. “A dificuldade maior no combate a violência contra a mulher é a burocracia, a falta de estrutura de nossas policias, poder judiciário e ministério publico. Segundo a conselheira, o artigo 18 da Lei Maria da Penha manda o juiz decidir em 48 horas os pedidos das medidas protetivas de urgência e acabam indo parar no Tribunal de Justiça onde o resultado demora mais de 60 dias”, concluiu Francisco Alves.

Mas para a defensora publica do estado, Monica Barroso, a violência contra a mulher não tem aumentado. O que está evidente, segundo ela, é que as mulheres se sentiam desprotegidas antes da lei Maria da Penha e não denunciavam seus agressores e os casos não se tornavam públicos. Segundo Monica Barroso a violência que vemos hoje contra a mulher, sempre existiu. Para a bacharela em direito, Gerislandia Matias Grangeiro, ex diretora do centro de referencia da mulher de Juazeiro do Norte, os casos mais freqüentes de violência contra a mulher são a psicológica, a física, sexual e patrimonial, alem de moral e assedio sexual. Garante que as campanhas de combate as agressões vêm conseguindo estabilizar o quadro. “Precisamos melhorar a nossa rede de atendimento. Aqui no Juazeiro a estrutura que temos tem sido capaz de prestar os serviços necessários, porem ainda há muitas carências nesta área no município”, disse ela.

No final dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher os participantes  assinaram uma carta aberta reivindicando ao governo do estado melhorias na infraestrutura na rede de atendimento as vitimas no Crato, tais como, o pleno funcionamento da delegacia da mulher 24 horas, concurso para formação de delegadas, instalação de um centro de referencia no município, casa abrigo e agilidade no atendimento das medidas protetivas por parte da justiça.

Por: Wilson Rodrigues
Colaborador do Blog do Crato

Palestras, lançamentos e show com a Orquestra Eleazar de Carvalho, em Crato, homenageiam os cem anos de Gonzagão


CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA


Terá continuidade nesta quinta-feira (13), dia dos 100 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, as comemorações alusivas ao músico e cantor realizadas por meio da Pró-Reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA). Na noite de hoje, o Cariri terá a oportunidade de assistir, a partir das 19 horas, no Teatro Cine Educadora, a apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho. Uma missa em ação de graças será celebrada a partir das 16 horas de hoje, na Igreja Sé Catedral, onde também será realizada campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas da estiagem, no município de Salitre. Em Exu, a partir das 9 horas, haverá o lançamento da Medalha em Homenagem a Luiz Gonzaga, pela Casa da Moeda do Brasil.

As comemorações fazem parte de uma parceria da URCA com a Secretaria de Cultura do Estado e a administração municipal de Exu. Na manhã de ontem, foi realizada a roda de conversa “Luiz Gonzaga que eu conheci”, com a participação de familiares do cantor, a exemplo do neto Daniel Gonzaga, o sobrinho Joquinha Gonzaga, e o filho João Gonzaga, e mediação da professora da URCA, Sergiana Tavares. O evento contou com a presença da Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e da Pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy.

Hoje, a programação será aberta com a visitação à exposição, em cartaz desde julho na URCA, (En)cantos: natureza e cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião. Às 9 horas, no auditório do Cine Educadora, será aberta a mesa-redonda: Reflexões sobre a obra gonzaguiana, com a presença de grandes nomes como as professoras doutoras Sulamita Vieira e Elba Braga Ramalho, Professor Mestre Jonas Rodrigues, tendo como mediador do debate o professor doutor da URCA, Edson Martins. Em seguida serão realizados lançamentos de livros voltados para a vida e obra do cantor pernambucano e a premiação do concurso de ‘Mapas das Terras de Luiz Gonzaga’, a partir das 10h30.

URCA


COELCE envia Nota ao Blog do Crato sobre problema na Rua Antonio Xenofonte


"Referente à reclamação de falta de iluminação pública em frente ao número 136 da Rua Antônio Xenofonte, localizada no bairro Vila Alta, no município do Crato, a Coelce informa que a luminária danificada foi substituída hoje (12) por uma nova."

Gerência de Comunicação – Coelce
Assessoria de Imprensa


FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


O Blog do Crato tem o prazer de anunciar a mais nova empresa parceira: FONTE MUSICAL. A fonte musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Discussão sobre derrubada do veto aos royalties provoca bate-boca em sessão do Congresso


Em clima tenso e marcado por bate-boca, senadores e deputados estão reunidos neste momento, em sessão conjunta do Congresso Nacional, para analisar requerimento de urgência para votação da derrubada do veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que trata da nova distribuição dos royalties do petróleo.

Contrários à derrubada do veto, parlamentares das bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo levantaram diversas questões de ordem questionando procedimentos regimentais que estão sendo desrespeitados. Em minoria na sessão, eles tentam adiar a apreciação do requerimento de urgência.

Contudo, as bancadas dos demais estados insistem na votação ainda hoje. A vice-presidenta do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que comanda a sessão, rejeitou as questões de ordem e garantiu que a urgência será votada hoje (12).

No entanto, ela assegurou que o veto não será votado na sessão de hoje, mesmo após a aprovação do pedido de urgência. O requerimento de urgência foi apresentado pela maioria dos líderes da Câmara e do Senado logo após a divulgação do veto da presidenta Dilma do projeto de lei dos royalties.

Há no Congresso mais de 3 mil vetos presidenciais a serem analisados. Eles querem que o relacionado aos royalties seja debatido imediatamente. Em diversos momentos, a presidenta da sessão teve que suspender os trabalhos para acalmar os ânimos dos parlamentares. Aos gritos, deputados e senadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo - maiores produtores de petróleo do país - levantaram questões para adiar a votação.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse que a apreciação do veto não pode ocorrer hoje porque ele ainda não foi publicado no Diário do Congresso. "Vamos votar algo fantasma", ironizou o senador. Já parlamentares de outros estados, favoráveis à votação, argumentam que o requerimento de urgência foi assinado por mais de 50% de deputados e senadores.

Agência Brasil
 

Facebook modifica ferramentas de controle de privacidade


O Facebook quer evitar surpresas desagradáveis entre usuários quando se trata de privacidade. A partir desta quarta-feira (12), os mais de 1 bilhão de integrantes começam a visualizar novas formas de controlar como e para quem exibem fotos, posts, check-ins e outros conteúdos, além de saber administrar de forma mais prática em quais conteúdos foram marcados por outras pessoas na rede.

“O que vamos fazer é evitar que as pessoas tenham surpresas quando usam o Facebook”, comentou Nicky Jackson Colaco, gerente de políticas de comunicação da rede social, na Califórnia. “Com as novas ferramentas de privacidade, o usuário poder controlar para quem está divulgando conteúdos”, explicou.

Em breve, a barra superior direita do perfil começa a exibir um novo botão, no formato de um cadeado, ao lado das configurações da rede. “É um atalho mais rápido e simples para quem quer se proteger”, afirma Rob Sherman, diretor de políticas de privacidade do Facebook.

Segundo Nicky, as fotos “são o que as pessoas mais se importam em compartilhar na rede social” e concentram grande parte da preocupação dos usuários quando se trata de exposição.

Entre as novidades da rede social há novos botões mais acessíveis, para alterar a configuração exposição de um post ou imagem na mesma hora da publicação.

No “Relatório da Atividades”, o internauta passa a checar e editar a marcação de conteúdos e fotos por terceiros. Com a atualização é possível remover a marcação (tag) de uma série de fotos de uma só vez. Se quiser remover a marcação e a foto, o internauta também conta com uma nova janela para fazer contato diretamente com a pessoa que publicou a foto.

O Facebook também reforçou a parte educacional aos usuários da rede. Ao retirar um conteúdo de sua linha do tempo ou desmarcar uma foto, o internauta é informado que aqueles conteúdos ainda estarão disponíveis na lista (feed) de notícias e por meio de buscas.

G1

Tarifa da passagem de ônibus volta a ser R$ 2, após decisão da Justiça, em Fortaleza


A passagem de ônibus em Fortaleza deve voltar a ser R$ 2. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) acolheu, nesta quarta-feira, 12, recurso da Prefeitura que pedia a suspensão da liminar que autorizou o aumento da passagem de ônibus em Fortaleza para R$2,25, a inteira, na última segunda-feira, 10.

Na última terça-feira, 11, a Prefeitura recorreu da decisão que autorizou o aumento. De acordo com documento publicado hoje pelo TJCE, é caso de suspensão. “Vê-se que a guerreada tutela antecipada afrontou interesse público quando autorizou a majoração da tarifa cobrada pelo uso do trasporte público em R$ 0,25, o que redundou em prejuízo econômico a um grande universo de usuários, causando um cenário inusitado”.

Segundo o Procurador Geral do Município, Martônio Mont’Alverne, existe uma lei, de 14 de setembro de 2005, que obriga a divulgação do reajuste da tarifa à população com uma antecedência mínima de 10 dias, o que não estava previsto na liminar.
 
Fonte: O POVO Online



Fortaleza vai receber tecnologia 4G em abril de 2013


Fortaleza receberá, a partir de abril de 2013, a tecnologia de telefonia móvel 4G. A novidade será implantada na capital cearense e nas outras cinco cidades que vão sediar a Copa das Confederações. Porém a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está preocupada com o acontecimento.

Por isso, nos próximos meses, a Anatel vai monitor as 81 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes. A intenção é ter um diagnóstico completo de cobertura e transmissão de dados para a quarta geração.

Explicações
 
Segundo o presidente da agência, João Batista de Rezende, o mapeamento é necessário para que as empresas de telefonia sejam cobradas. Rezende participou nesta quarta-feira (12) de uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado que debateu a situação e qualidade do serviço móvel de telefonia no país.

Durante o debate o João Rezende disse ainda que depois das medidas da Anatel, que culminaram na suspensão por alguns dias da venda de novos chips por operadoras que estavam derrubando chamadas telefônicas, os indicadores tiveram uma pequena melhora. “Estamos muito aquém da qualidade que nós queremos prestar. As operadoras tem que melhorar consideravelmente a infraestrutura de rede e atendimento ao usuário”, disse.

Fonte: Jangadeiro Online


História da Praça Padre Cícero - Por: Daniel Walker


Para comemorar o Centenário da Cidade de Juazeiro do Norte, em 23 de julho de 2014 (em 2011 foi o Centenário da Independência do Município) os pesquisadores Daniel Walker e Renato Casimiro estão organizando um livro para contar a história da Praça Padre Cícero. O livro contará com um  grande acervo fotográfico, apresentará lista de nomes de famílias ali residentes nos quatro quarteirões das ruas que ladeiam aquela praça, ou sejam, São Pedro, Padre Cícero, São Francisco e Cruzeiro; nomes de pessoas que nasceram lá; nomes de firmas que ali se estabeleceram; descrição de eventos ali realizados, história da origem da praça e de todos os seus nomes anteriores.
 
Quem quiser colaborar pode mandar fotos da praça, escrever depoimentos sobre a importância dela em sua vida e revelar algum evento que ali aconteceu e do qual você foi testemunha ocular. Essa praça é muito importante na história de Juazeiro. No passado era lá que tudo acontecia. Seu apogeu foi nos anos 60, 70 e 80, mas até hoje ela continua sendo um dos principais cartões postais de Juazeiro do Norte. 

Foi palco de desfile das meninas mais bonitas da “sociedade juazeirense de ontem” e também de muitos namores. Foi lá que muitos casais de namorados provaram do primeiro beijo. Era lá, no famoso “Banco dos Velhos’ que se discutiam política e futebol. A Praça Padre Cícero tem realmente muita história e vamos contar isso em livro. Aguardamosa colaboração de quem puder colaborar. E-mail para contato: danielwalker@oi.com.br e renatocasimiro@terra.com.br

Via BLOG DO JUAONLINE de Daniel Walker


Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 13 de Dezembro de 2012


Centro de Artes da URCA promove a VII Mostra Didática de Teatro

O Centro de Artes Violeta Arraes Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA), está realizando até o próximo dia 14, a VII Mostra Didática de Teatro, em Crato e Juazeiro do Norte, com apresentações de diversos espetáculos encenados por alunos da Instituição e coordenados por docentes do curso de Teatro. A programação foi aberta no último dia 4, no Teatro do SESC, em Crato. As apresentações seguiram nos dias 6 e 8 e serão encerradas na cidade, dia 14. Já em Juazeiro do Norte, as apresentações acontecem desde o último dia 14 e vão até a próxima sexta-feira, encerrando com as peças Esperando Godot e Eles não Usam Black Tie. Os trabalhos incluem apresentações das disciplinas de Encenação I e Estágio Supervisionado. Em Juazeiro, as dramatizações acontecem no Centro de Artes, no campus Pirajá, de frente a praça do Mateu. O evento tem a intenção de promover a arte teatral no Cariri, além de proporcionar aos alunos o aprendizado prático dos palcos.
 
Artes Visuais com nota 5 no Enade



Os alunos do Centro de Artes se destacam na região, proporcionando uma dinâmica maior à dramaturgia e às artes visuais, e também no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - MEC (Enade). Os alunos de Artes Visuais conseguiram obter nota cinco, a maior na avaliação. Também se encontram em Bologna-Itália, os alunos do curso de Artes Visuais, Edilania Vívian Silva dos Santos, Francisco Diêgo Vieira de Oliveira, Karol Luan Sales Oliveira e Larissa Rachel Gomes Silva, aceitos junto ao Programa Ciências sem Fronteiras - CNPq/CAPES, para realizar parte de seus estudos junto a Alma Mater Studiorum _ Universitá di Bologna.
 
Abertura da XV Semana de Iniciação Científica da URCA reúne cultura local e saber científico

Com apresentação do Coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato, o evento deu início às atividades mesclando cultura e saber acadêmico

Será encerrada no próximo sábado (15), a XV Semana de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri (URCA). Aberta na última segunda-feira, no Salão de Atos, o evento acontece de forma simultânea com o I Encontro de Líderes de Grupos de Pesquisa do Ceará e o II Encontro de Pesquisadores de Bioprospecção do Nordeste. O evento conta com 1.150 inscritos e ao longo da semana serão apresentados 540 trabalhos científicos de alunos de graduação e professores da região. O evento foi aberto com a apresentação musical do Coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato, regido pela maestrina Divani Cabral, que prestou uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A primeira parte da apresentação foi voltada para a história de Gonzagão. Já a segunda parte, homenageou José de Alencar e sua obra, por meio da música “O Guarani”, de Carlos Gomes. A Reitora da Universidade Regional do Cariri, Professora Otonite Cortez, realizou a  abertura oficial, lembrando a história da Semana de Iniciação Científica na URCA, iniciada com poucos trabalhos inscritos, mas que hoje é referência para o conhecimento acadêmico da região. Além disso, a Reitora destacou o bom desempenho da instituição na avaliação nacional dos cursos, com base no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), no qual os cursos de Ciências Sociais e Artes Visuais alcançaram nota máxima (5).

De acordo com a Reitora, no ano de 2012 foram publicados 517 trabalhos de professores e estudantes da URCA, entre artigos e defesas, o que é considerado um número alto e representativo para a Instituição. A URCA acaba de receber a aprovação de mais três doutorados interinstitucionais, sendo eles nas áreas de Direito, Artes e Engenharia. Além disso, ressaltou o número significativo de 73 mil pessoas atendidas pelos projetos de extensão da Universidade. A Reitora Otonite destacou a concomitância de dois grandes eventos sendo realizados pela URCA: a XV Semana de Iniciação Científica e as homenagens prestadas a Luiz Gonzaga, por ocasião de seu centenário.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Arlene Pessoa, destacou o intercâmbio de conhecimentos proposto pela XV Semana de Iniciação, que está acontecendo nas cidades de Crato, Campos Sales e Missão Velha, e congregando as diversas Instituições de Ensino Superior da Região. “Em 2015 a meta é que a Universidade conte com cinco cursos de mestrados e dois de doutorado, ampliando as discussões acadêmicas no Cariri” disse. A primeira palestra do evento teve como temática a “Editoração de Revistas Científicas: importância para a Ciência e para o Pesquisador”, com o professor Francisco de Assis Ribeiro, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O Professor destacou a importância da publicação em revistas para disciplinar o fazer científico e garantir a propriedade intelectual, numa forma de alertar e incentivar os jovens pesquisadores presentes no local.

I Feira de Geoprodutos do Geopark Araripe realizada em Crato


A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Projeto Geopark Araripe, realizou na manhã desta quarta-feira, a I Feira de Geoprodutos da área do Geopark, com a presença de artesãos de seis municípios da região. O evento marca a abertura do espaço, na própria sede do Geopark, em Crato, para os artesãos do Cariri. Para isso, foi realizado um trabalho de articulação com os artesãos das cidades de Crato, Juazeiro, Missão Velha, Barbalha, Santana do Cariri e Nova Olinda junto à coordenação do Geopark. As barracas cedidas pela Associação Cristã de Base – ACB expunham trabalhos realizados em madeira, barro, pinturas, todos com temática voltada à região. As réplicas de fósseis também foram expostas ao público. À noite, as barracas foram transferidas para a área dos jardins da Pró-reitoria de Extensão, no campus do Pimenta, onde acontecia a programação alusiva às homenagens dos cem anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A feira contou, em sua abertura pela manhã, com a apresentação do grupo de dança da Apae, de Crato. 
 
Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
Telefone: (88) 8812.5525/3102.1218

Raul Lampião ( Lampiseixas ) agradece à população do Crato que votou nele na última eleição




Clique para ampliar e ler:


Por: Raul Lampião.
Parceiro do Blog do Crato
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet


A Partir de 2014, prefeito que não cumprir a lei dos resíduos sólidos perderá o mandato e irá para a cadeia - Por: Wilson Rodrigues


A partir do dia 3 de agosto de 2014 o Brasil estará livre dos lixões a céu aberto, presentes em quase todos os municípios brasileiros. Isto está definido no artigo 54 da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pelo decreto presidencial em 23 de dezembro de 2010. Nela estão contidas as diretrizes para a gestão, o gerenciamento e o manejo dos resíduos. Incentiva os fabricantes a adotar procedimentos concernentes a produção de produtos não agressivos ao ambiente, a saúde humana e a destinação final correta dos rejeitos da produção. De acordo com a lei fica proibida a colocação em aterros sanitários de qualquer tipo de resíduo que seja passível de reciclagem ou reutilização. O PNRS define metas, programas e ações, e trata também de temas variados que fazem parte do dia-a-dia das pessoas envolvendo conceitos como área contaminada, ciclo de vida do produto, coleta seletiva, controle social, destinação final ambientalmente adequada, gerenciamento de resíduos, gestão integrada, reciclagem, rejeitos, responsabilidade compartilhada e reutilização. A lei não responsabiliza apenas o poder publico e sim, também, o setor privado, a sociedade e o cidadão comum pelo seu descumprimento, sendo que, para os gestores municipais as punições são mais severas.

A advogada, com especialidade em direito ambiental, Noêmia Ferreira Gomes, alerta  que a Lei Federal dos Resíduos Sólidos é bem clara sobre a responsabilidade de cada cidadão, pessoa jurídica e gestores públicos têm em relação ao seu cumprimento. Segundo ela, o prefeito que desobedecê-la sofrerá improbidade administrativa, casacão de mandato e até prisão. A advogada explica que os aterros sanitários são medidas paliativas que não resolvem o problema. Os prefeitos de todos os municípios, independentemente do índice populacional, segundo ela, terão que construir usinas de reciclagem que, alem de ser esta a forma ideal, gera emprego e renda para a população. “A usina de reciclagem não é um equipamento barato, mas há linhas de créditos disponíveis e a contra partida do município é de apenas 5 %. Em relação ao Cariri seria interessante as três principais cidades da região (Crato, Juazeiro e Barbalha) criarem um consorcio para o gerenciamento dessa usina e acredito que isto não será difícil para os gestores desses municípios”, concluiu a advogada.

O prefeito eleito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos acha justa a Lei dos Resíduos Sólidos e considera os lixões a céu aberto uma vergonha nacional. Explicou que no Ceará já existem 30 consórcios intermunicipais com o objetivo de apresentar solução conjunta como alternativa à implantação de uma indústria de reciclagem e a forma consorciada é uma saída econômica e inteligente, tornando os custos de operação, manutenção e gerenciamento, viáveis para cada administração municipal. Ronaldo disse que é preciso diferenciar o lixão de um aterro sanitário. Para ele o lixão é ambientalmente inviável e a sociedade não quer isto e o aterro é uma indústria de reciclagem. Segundo afirmou, vários municípios do Cariri querem o equipamento, porque não se trata de receber lixo dos outros e sim, de uma indústria de um empreendimento com abertura de empregos, geração de renda e tributos. “Tenho a concepção de que o lixo deixou de ser lixo e passou a ser matéria prima e fonte de renda. Precisamos aproveitar os projetos dos governos e fazermos com que isto seja benéfico para a população”, concluiu o prefeito eleito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31