xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/12/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 dezembro 2012

A distorção do dinheiro - Por: Emerson Monteiro


O que, nos princípios das eras, apenas simbolizava as trocas dos bens físicos passou a dominar o mundo. Pelo dinheiro pessoas matam e morrem. Vendem  honras, dignidade, família; o crédito, a paz, a alma... Andam girando no turbilhão metálico das histórias tortas, na lama do pouco pudor ético. Usam os outros e acham meios de impor instintos com as transações monetárias. Prevalece a fome do ouro acima de tudo, nas sociedades contemporâneas. Apostam na fama fácil, nos prazeres vulgares, guerras fratricidas, mercados do vício e da infelicidade alheia, em nome da prevalência dos interesses particulares.

Dramas atrozes sujeitam as ações escandalosas nos vários ramos da aventura coletiva do dinheiro. Flutuações das bolsas de valores sacodem países e existências, sob o poder de fogo dos acionistas ferozes, presas fixas nas conquistas, lobos sanguinários e perversos que avançam sobre as presas diárias, longe de quaisquer princípios humanitários ou religiosos.

Aquele símbolo de permuta de riqueza dominou a civilização envilecida na trama dos estados embrutecidos de ganância. A invenção que parecia inteligente e necessária virou pedra de tropeço de multidões e hábitos permitidos, legalizados.

A mesma política desenvolvida para administrar as sociedades pariu monstros deformados, corruptos quais faustos de índoles vadias, transformando metal precioso em metal vulgar, num abrir e fechar de mãos. Espécies de personagens adversas do trilho do progresso humano, frívolas sombras das trevas arrastam consigo a sina da perdição.

Antes, a moeda só permanecia em bancos ou nos ourives, visando preservar e conservar depósitos. Agora, no entanto, cartões plásticos a conduzem com extrema facilidade, multiplicando seu efeito e circulação.

Já as narrativas bíblicas reservam momento da vida de Jesus quando lhe consultam quanto ao pagamento dos impostos, ao que responde: Daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus, referência perfeita aos mundos material e espiritual, e a prioridade desta vida. Ao dinheiro, os padrões terrenos. Aos conceitos eternos, a leveza das infinitas virtudes.

E a instituição material do dinheiro, que deverá promover a Salvação dos seres espirituais, sujeita anular, a grosso modo, ótima oportunidade evolutiva da espécie humana.

Por: Emerson Monteiro

Atendendo a pedidos, o Formulário de Comentários e Artigos está de volta


Muitas pessoas estão com dificuldades de se comunicar conosco pelo comentário que fica abaixo de cada postagem, e pediram para que eu disponibilizasse o formulário de contatos. Ok. Aqui está. Estarei colocando esse formulário de forma permanente lá no final do Blog, na parte de baixo, assim quem quiser entrar em contato conosco poderá fazê-lo diretamente. É importante que preencham os dados completos e verdadeiros. Comentários com dados falsos eu nem abro pra ver o que é. Qualquer dúvida, estou à disposição no e-mail blogdocrao@hotmail.com




CRATO - População que destrói o seu próprio patrimônio ! - Por: Dihelson Mendonça


MATÉRIA EM DESTAQUE

Aqui estou mais uma vez a reclamar dos trogloditas que habitam o Crato, que infelizmente não adquiriram ainda o status do que se pode chamar de SER HUMANO e de sociedade civilizada. Alguns energúmenos destróem a própria cidade, em vandalismos descabidos. Vejam por exemplo, o estado em que se encontra alguns trechos da nossa Rua principal, a Dr. João Pessoa, onde lixeiras recentemente colocadas foram destruídas, bancos de madeira foram roubados e árvores arrancadas pelo tronco. Tudo é feito na calada da noite quando há pouca gente observando. Um amigo que reside há poucos metros da praça Siqueira Campos me contou que estava acordado durante certa madrugada e em poucos segundos, enquanto entrou em casa e voltou, vândalos atearam fogo a uma das lixeiras. 

Crato precisa avançar muito no que se refere a educação, em campanhas de conscientização a fim de que talvez um dia possa ser enquadrada no hall das cidades civilizadas. Até lá teremos um povo sem consciência, onde alguns deveriam usar cangalhas e arreios nas próprias costas, pois é mais conveniente à deprimente condição intelectual desses verdadeiros Q.Is de Macacos.


Acima: Lixeiras quebradas - Lembremos que em 2007, o prefeito Samuel Araripe mandou instalar 240 lixeiras de metal nas ruas do Crato. Atualmente existem menos de 20 delas. Vândalos destruíram e alguns até roubaram o metal.


Acima: O Comércio também não contribui para a limpeza. vejam aí como é "maravilhoso" o nosso centro, em cada poste um monte de lixo. De quem é a falha ? Do povo que coloca lixo nas ruas, ou da Secretaria de Infra-Estrutura que é relapsa em recolher o lixo produzido ? Ou dos dois ???


Aí está. Que beleza, hein ? Parece uma cidade do Paraná ou Sta. Catarina, parece até GRAMADO e JOINVILLE, hein ?


Até árvores são quebradas pela população.


Haverá esperança para o Crato ? 
Quando nós teremos uma população consciente dos seus direitos e deveres ? Em cidades do Sul, como Gramado-SC, a própria população é que cuida da sua cidade. Se algum turista joga uma bolinha de papel na calçada, alguém que vem atrás reclama e diz: "Olha, não jogue lixo nas ruas". Quando teremos esse nível de conscientização ?

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

Orquestra Eleazar de Carvalho estará no Crato para homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga


A programação estará dividida entre as cidades de Exu (PE) e Crato (CE), e contará com palestras, mesas-redondas e apresentações artísticas.

No circuito nacional das comemorações do centenário do cantor Luiz Gonzaga, a Universidade Regional do Cariri (URCA), preparou grande programação para esta semana, em parceria com o Estado de Pernambuco e o Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado. Grandes atrações, como a Orquestra Eleazar de Carvalho, estarão fechando, no próximo dia 13 de dezembro, a programação do “Treze Temático”, projeto desenvolvido por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da URCA.
Também serão realizados lançamentos de publicações sobre a vida e obra do cantor, além de Roda de Conversa e um colóquio, com a presença de estudiosos. A programação se divide entre as cidades de Crato (CE) e Exu (PE), onde nasceu Luiz Gonzaga. A apresentação da orquestra acontecerá na Praça da Sé, no Município cratense. O próximo dia 13 abre as comemorações dos cem anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Um dos lançamentos de publicações contará com a presença de uma das maiores estudiosas da obra gonzaguiana no Brasil, a Professora PhD, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Elba Braga Ramalho, no dia 13, às 10 horas, em Crato. A docente estará lançando no Cariri o livro “Luiz Gonzaga: a síntese poética e musical do sertão”. O Professor Mestre Jonas Rodrigues, da FAP/SEDUC/PI, fará o lançamento do livro “Sons do sertão: Luiz Gonzaga, Música e Identidade.

Desde julho último que a URCA vem realizando o projeto voltado para as homenagem aos 100 anos do cantor pernambucano, com oficinas, debates, saraus poéticos, apresentação de dezenas de projetos artísticos, inclusive de grupos de Exu, e a exposição permanente (En)cantos: natureza e cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião, no Campus do Pimenta. O Colóquio será realizado no Ginásio Poliesportivo, em Exu, e contará com a presença do sobrinho do Rei do Baião, Joquinha Gonzaga, em roda de conversa com o tema “Luiz Gonzaga que eu conheci” (Exu), ainda com as presenças de João Gonzaga e Os Francos, e mediação da Professora da URCA, Sergiana Tavares. Á tarde haverá lançamento de livros e apresentações culturais.

Durante este evento, três espaços de arte estarão sendo visitados, todos tendo como mote a obra de Gonzagão: a Mostra “Olhando o olhar” (Exu); a exposição (En)cantos: natureza e cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião (Crato); e a exposição de Alegorias da GRES Unidos da Tijuca em homenagem a Luiz Gonzaga (Crato). Ainda no âmbito da arte, no dia 12, às 10h30 haverá a premiação do concurso “Mapas das Terras de Luiz Gonzaga” (Crato).
Na manhã do dia 13, em Exu, haverá o lançamento de uma medalha em homenagem a Luiz Gonzaga, pela Casa da Moeda do Brasil. No mesmo dia, em Crato, na Igreja da Sé, haverá uma missa pelo centenário do Rei do Baião, às 17 horas, e, no encerramento do evento, a apresentação da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, prevista para às 19 horas.

URCA


Anuncie a sua empresa na maior vitrine do Interior do Estado



Entre em contato pelo e-mail   blogdocrato@hotmail.com   e agende uma visita.

O seu melhor motivo para acessar a internet na Princesa do Cariri

O que é melhor pra cidade ? Mudar um problema que acontece uma vez no ano, ou um que existe todo dia ?


Todo dia, às 06 horas a tarde, o Crato se torna intransitável, com dezenas de ônibus promovendo um imenso caos e Quilômetros de congestionamento com muita poluição de óleo diesel. Aqueles que voltam do trabalho e precisam se dirigir aos bairros Caixa D' água, Grangeiro, Parque Grangeiro e Lameiro enfrentam esse problema diariamente. Crato precisa urgentemente e NOVAS AVENIDAS para desafogar o tráfego no centro da cidade.

O parque de Exposições é pra ser usado o ano inteiro pela população, e não apenas durante uma semana. É preciso derrubar aqueles muros para que a população possa se beneficiar da área verde. O Crato também precisa de novas avenidas perimetrais, ligando do Centro de Convenções ao Grangeiro, por dentro, o que criaria novos bairros e valorizando terras onde hoje é apenas matagal.

Dihelson Mendonça

http://4.bp.blogspot.com/-Epspkwu4_fw/TxdJ7jJYZkI/AAAAAAAAdu0/N4kw9XHPPPE/s1600/parque02.jpg


Como todos nós sabemos, há uma grande discussão no Crato sobre o que fazer com o atual Parque de Exposições, que já não comporta o volume de pessoas e investimentos. Alguns são da opinião que deve-se construir um novo parque. Outros são a favor que se amplie o atual. Os motivos são os mais variados. Aparentemente, o local teria se tornado pequeno, mas isso não é de todo verdade, quando pouca gente sabe que apenas 30 a 40 por cento daquele  espaço é utilizado para a Expocrato.

Em 2009, o governador Cid Gomes ofereceu cerca de 25 milhões para a expocrato ( Para construção de um novo parque ou reforma do atual ). A prefeitura então, entregou um projeto de que já dispunha, de ampliação e reforma, elaborado em 2005/2006, que passa a utilizar os outros 70% da área, e transformaria o parque numa área verde da cidade para uso diário pela população, e não apenas uma vez por ano, como acontece hoje.

O parque ampliado seria um Parque Central Arborizado, uma espécie de IBIRAPUERA Cratense, com Lago central, pistas de cooper, anfiteatro, etc, uma área de lazer para ser usada o ano todo pela população. Convenhamos que é muita sem serventia um parque cercado de muros para ser usado apenas só uma vez ao ano localizado em área nobre, no centro da cidade. É preciso derrubar os muros e deixar a população usar, mas não só isso, é preciso melhorar a infraestrutura.

E o destino da URCA ?

A URCA deveria sair dali, porque causa problemas de infraestrutura o ano inteiro, todos os dias, com dezenas de ônibus atrapalhando e poluindo o centro da cidade. Sou a favor que a URCA se mude para a Cidade Universitária, junto com a Faculdade Católica e o Centro de Convenções, formando o maior aglomerado de educação do Cariri em terras cratenses. O que é melhor para nossa cidade, remover um problema que acontece uma vez ao ano, ou um que acontece todo dia ?

No projeto de ampliação da Expocrato elaborado pela equipe do Prefeito Samuel Araripe, contempla a construção de 5 avenidas saindo do Centro de Convenções, passando pela Expocrato e indo ao Parque Grangeiro e Lameiro, o que criaria vários novos bairros no Crato, valorizando terras onde hoje é apenas matagal.

Um completo projeto de urbanização da área já foi entregue 5 vezes ao Governador e sempre obtém o silêncio como resposta!

Cadê os 25 milhões que o Governador Cid Gomes prometeu em 2009 para a EXPOCRATO ? Virou Fumaça ? Era só promessa mesmo, ou era apenas um plano bem articulado para tentarem levar a Exposição do Crato para terrenos super valorizados ali na divisa Crato-Juazeiro ? Terrenos estes que têm donos muito bem definidos ????

Veja reportagem da época ( Julho de 2009 )

Em audiência pública realizada na manhã da última terça-feira, dia 14 de Julho de 2009, no SESC Crato, para uma platéia de diferentes segmentos da sociedade, intelectuais, e a presença do representante do governo do estado, secretário do desenvolvimento agrário Camilo Santana, o prefeito de Crato, Samuel Araripe se adiantou à polêmica gerada por alguns sobre se deve ou não mover o parque de exposições para outro local, e já prevendo que a esmagadora maioria dos Cratenses optariam pela permanência do parque no local aonde hoje se encontra, deu uma cartada de mestre, ao tirar literalmente "da manga", e entregar ao governo do estado, todo um projeto de ampliação e modernização do atual parque de exposições, e que o transformaria numa espécie de "Central Park" em pleno coração do Crato, com áreas verdes, pistas de cooper e até um lago, semelhante ao parque do Ibirapuera, em São paulo. A audiência, que foi brilhantemente conduzida pelo Promotor de Justiça - Pedro Luis Lima Camelo, teve o pronunciamento de inúmeras pessoas renomadas da sociedade Cratense, e a cada vez em que os oradores se posicionavam sobre a permanência do parque no local atual, eram aplaudidos veementemente.

Segundo o prefeito Samuel Araripe:

"Precisamos trabalhar hoje projetando como será o Crato daqui a 50 ou 100 anos. Em breve, essa região que hoje é ocupada pelo parque da expocrato será o coração do novo Crato. Por ali, passarão avenidas gigantescas, que unirão bairros como Grangeiro à Vila Lobo, por exemplo. Pelas inúmeras manifestações do povo do Crato em diversas ocasiões, não temos mais dúvidas de que a população já escolheu que o parque deve permanecer aonde se encontra, agora, precisa ser modernizado e ampliado. Essa é uma excelente oportunidade de fazermos o Crato dar um Salto para o futuro, através da construção de uma malha viária que circundará o parque, e permitirá o acesso de quem vem de qualquer parte. O projeto da nossa autoria, e que consta no PRU, plano de requalificação urbana do município, contempla a qualidade de vida dos Cratenses, através de uma visão ecológica e ambientalista. Acreditamos no desenvolvimento sustentável. O Crato que eu quero deixar para as futuras gerações, é um Crato que pensa em desenvolvimento, em modernidade, mas a exemplo das melhores cidades do mundo, tem um sistema de integração voltado ao bem-estar do ser humano, sobretudo.

Esperamos que o nosso governador, para quem enviei o projeto de modernização, olhe com muito carinho para ele, e eu acho que ele vai olhar, pois já se dispôs a investir até 25 milhões de reais no parque de exposições ou no Crato. Creio que esse é um daqueles momentos históricos, em que temos a grande oportunidade de fazer o Crato dar um salto para a modernidade, preservando a qualidade de vida da população. Agora, não falta mais um projeto de modernização do nosso parque."

"A colocação do professor Cacá Araújo foi feliz, quando disse que nesta reunião temos o casamento perfeito, pois aqui veio o representante do governo do estado trazendo a boa vontade do governador em construir, e por outro lado, o prefeito do Crato que já trouxe o projeto para a ampliação e modernização do parque da expocrato. Agora, se quiserem, é só realizar."


Como Será o Parque de Exposições:
( Se a foto não aparecer completa, veja num monitor de 17 pol. ou superior )

parque 04



parque 03



parque 02



parque 01


Arquiteto José Sales explica o projeto de ampliação e modernização do Parque de Exposições:

"A proposta é originária do escopo de projetos estruturantes do PRU CRATO/ Plano de Requalificação Urbana do Crato, de sua primeira versão Maio 2005. E gradativamente veio sendo melhorada e adequada as demandas tanto do Crato, que teria um grande parque central multiuso, como do próprio Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, o modernizando integralmente.

Constam da mesma, além da contemporanização das instalações e equipamentos do próprio Parque de Exposições, melhorias incomensuráveis à area central do Crato. No ambito do Parque de Exposições, teríamos:

*
Implantação de um calçadão central de 1.400 metros de extensão onde estariam posicionados todos os equipamentos principais do parque.
*
Um novo tartesal para leilóes
*
Um conjunto de novos pavilhões de exposição agropecuária com 440 baias moduláveis
*
Um núcleo de restaurantes com funcionamento permanente
*
Um auditório com palco interno e abertura externa semlhante ao novo auditório do Parque do Ibirapuera, em São Paulo
*
Uma arena de vaquejada, com arquibancadas
*
Uma arena de shows e apoio infraestruturado por manifestações diversas durante todo o ano
*
Urbanização do Riacho do Parque de Exposições e preservação integral da arborização existente, notadamente das grandes timbaúbas lá postadas
*
Pista de cooper e equipamentos de ginástica ao ar livre
*
Estacionamento para público
*
Estacionamento para expositores
*
Currais e apoio infraestruturado
*
Alojamento para tratadores
*
Administração do complexo
*
Modernização do Corpo de Bombeiros Militar para suporte ao Parque
*
Modernização das Instalações Cavalaria Militar
*
Dotação de infraestrutura de drenagem e saneamento básico em todo o parque e equipamentos.
*
Arborização intensiva e primoroso agenciamento paisagístico com espécies nativas da Chapada do Araripe

No ambito do entorno teríamos:

*
A extensão da Avenida José Marrocos entre as imediações do Cemitério a interconectando diretamente com as Ruas Carolino Sucupira e Coronel Antonio Luís, acima do posicionamento das instalações do Campus do Pimenta da URCA, com extensões à Rua Anusia Rolim e à futura ligação Granjeiro/ Lameiro, resolvendo de forma definitiva a questão da mobilidade e acessibilidade ao bairro do Pimenta, ao Granjeiro e ao Lameiro. E também ao Alto da Penha, Conjunto Ossian Araripe e Conjunto Pantanal. Esta seria a maior modernização do sistema viário estrutural do Crato. Drneagem e pavimentação da via. Luminotécnica urbana.
*
Reconstrução do Açude do Parque de Exposição a montante, o transformando em uma bacia de acumulação para prevenção dos alagamentos no Parque, no Cemitério, na Rua da Vala e Praça da Sé. Transformação desta situação em um parque acessório ligado ao Baixo Granjeiro
*
Urbanização da Encosta do Alto da Penha e arborização intensiva da mesma. Consolidação de via paisagística. Consolidação de pista de cooper e equipamentos de ginástica ao ar livre.Drenagem, saneamento e luminotécnica urbana.
*
Urbanização da mata do IBAMA que originalmente faz parte da gleba original do Parque de Exposição e sua abertura para usofruto da população para fruição da natureza. Drenagem e saneamento da gleba.nUrbanizazação do encosta do Alto da Penha e sua transfromação em uma P
*
A dimensão da intervenção ultrapassaria a área restrita da gleba do Parque que é de 36 hectares, alcançando 44 hectares de benfeitorias urbanas e ambientais.

Cordialmente
José Sales

PS - Todos os estudos e proposições tem base técnica e podem ser comprovados inclusive do ponto de vista da viabilidade urbanística e ambiental, como economica e financeira. Não existe nenhuma área com esta dimensão, qualificação e posiconamento logístico, notadamente este, no Crato e já de propriedade pública. Só na compra e urbanização de algo similar seriam empregados algo da ordem de R$ 10 a 12 milhões, que já estão ali amortizados. Urbanização e acesso à mata do IBAM. A proposta consiste numa adequação do Parque de Exposições para PARQUE CENTRAL DO CRATO, com a reformulação dos usos e espaços, além de obras viárias, com abertura de via pericentral e via paisagística, implantação de drenagem da Área Central e rede de saneamento. Deverá ser um lugar de referência para as Exposições como para esporte e lazer e ter utilização permanente pela população local.

Agradecimento ao Dr. José Sales:

O Blog do Crato agradece ao ilustre arquiteto José Sales, por nos fornecer todo o material da apresentação para a publicação aqui no Blog do Crato, bem como o texto com o detalhamento de cada parte do projeto. Esperamos poder publicar maiores detalhes do mesmo futuramente.

Reportagem: Dihelson Mendonça
 

Alô, COELCE. Rua Monsenhor Assis Feitosa às escuras em Crato !


Mas o que é isso ? O Crato às escuras ? Já recebemos inúmeras reclamações da população na última semana de ruas no Crato que estão às escuras. Solicitamos à COELCE que providencie a iluminação de mais uma, a Rua Monsenhor Assis Feitosa, no Centro do Crato. Aliás, na própria praça Siqueira Campos existem várias luzes apagadas. A praça está escura e sem vida.


Lugarzinho bom para assaltantes. Tem coragem de passar por aí depois das 23 horas ? E vejam só que é no Centro da cidade! Alguém paga iluminação pública ?

www.blogdocrato.com


Previsão do Tempo para Terça-feira, 11 de Dezembro de 2012


Ontem o dia foi muito nublado, como previsto pela meteorologia. Calor abafado quase insupórtável no Crato. A previsão para hoje, terça-feira, dia 11 de dezembro, é de Sol com algumas núvens e NÃO CHOVE ( !!! ). Infelizmente, não chove, apesar de tanto calor. Temperatura máxima de 35 graus e mínima de 23. O sol nasce às 05:14 e se põe ás 17:48 - Índice de raios ultravioleta no nível considerado EXTREMO. Veja a foto do satélite:


Fonte: GOES 12

Governador Cid Gomes faz panfletagem nas ruas de Fortaleza





Governador Cid Gomes e o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, participaram de uma panfletagem no último domingo (09) para divulgar a festa de entrega da obra da Arena Castelão. A inauguração do primeiro estádio a ser concluído para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 TM acontece no próximo domingo (16), com a presença da presidenta Dilma Rousseff e show gratuito do cantor Fagner. Quem comparecer à comemoração poderá também fazer uma visita ao interior do estádio.
As obras de reforma, ampliação e modernização da Arena Castelão seguem em ritmo avançado na semana final. Ao todo, o projeto envolve recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação.

O Castelão vai receber jogos importantes já em junho de 2013, pela Copa das Confederações. A partida de estreia será um Clássico das Américas entre Brasil e México, no dia 19 de junho. Já no dia 23, a campeão do mundo, Espanha, recebe a seleção vencedora do torneio nacional africano. Depois dos jogos da primeira fase, o Castelão ainda recebe uma semi-final da competição.
Conforme o caderno de responsabilidades da Copa do Mundo, cabe ao Governo do Estado as obras de reforma e modernização do Castelão (que será inaugurada no próximo dia 16) e as obras do Veículo Levre sobre Trilho, que já estão com 20% concluídas. Ao Governo Federal, cabe as ampliações do Porto do Mucuripe e do Aeroporto Pinto Martins. À Prefeitura de Fortaleza, segundo o caderno de responsabilidades estão as obras de mobilidade, como o acesso ao Castelão (incluindo a calçada da Arena).

Governo do Estado do Ceará

Agenda cultural comemora os 100 anos do Rei do Baião


Extensa programação celebra o centenário de Luiz Gonzaga, cantor e músico que promoveu a cultura nordestina

Juazeiro do Norte. A ligação do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com o Cariri se evidencia pelas homenagens realizadas nos últimos meses voltadas para o cantor. Ele levou, nas suas canções, fortes traços da cultura caririense. Cidades da região são lembradas em suas músicas, e nomes como o do Padre Cícero ecoaram na sua voz, emocionando romeiros de todo o Nordeste.

Nos próximos dois dias, 12 e 13, debates, seminário, exposição, colóquio, apresentações artísticas, fechando com a Orquestra Eleazar de Carvalho, serão realizados nas cidades de Crato e Exu (PE), para dar ênfase às homenagens dos 100 anos do cantor pernambucano no Cariri. Na próximo quinta-feira, data de aniversário do cantor, serão iniciadas as comemorações alusivas ao seu centenário. Uma exposição permanente, "(En)cantos: natureza e cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião (Crato)", iniciada em julho deste ano, na ExpoCrato, será finalizada.

O projeto, desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri (Urca), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, teve como principal objetivo a promoção do debate acadêmico, além de estimular o estudo e a pesquisa sobre a obra do cantor. Segundo a reitora da Urca, Otonite Cortez, o evento entra nas comemorações nacionais de homenagem a Luiz Gonzaga. A orquestra trará um repertório para o Cariri com as músicas do cantor Luiz Gonzaga. Segundo a pró-reitora, Sandra Nancy, a importância do evento ocorre por levar os acadêmicos a se interessarem pelo estudo sobre a vida e obra do artista. Isto pode se dar em várias perspectivas das áreas do conhecimento. "Dar lume à obra e ao homem, como objeto de estudo", afirma.

Ela acrescenta que, no âmbito artístico, a finalidade é dar visibilidade à riqueza contida no seu trabalho. O documentarista e jornalista, Huberto Cabral, destaca a grande influência de Luiz Gonzaga com o Cariri, desde a sua infância, quando frequentou a feira do Crato, com o seu pai, José Gonzaga.

Em 1946, quando ele voltou ao solo cratense, depois de servir o Exército, em Fortaleza, realizou seu primeiro show no Ceará, no Cine Cassino, em 10 de julho. No mesmo ano, ajudou na campanha de construção da Igreja de São Francisco, na cidade, e também do Hospital São Francisco. Luiz Gonzaga frequentou por muitos anos a exposição do Crato, onde foram iniciadas as homenagens da universidade, com a exposição sobre os 100 anos e várias apresentações e grupos da região e da cidade de Exu, que preservam o legado do Rei do Baião. "Ele foi o maior divulgador da festa agropecuária", diz Cabral.

No local, estão afixados bustos em homenagem ao cantor. O jornalista lembra que, pela primeira e última vez, foram colocados, no palco da ExpoCrato, Luiz Gonzaga, Padre Antônio Vieira, José Clementino e Patativa do Assaré. "Estes foram os quatro grandes heróis defensores do jumento", ressalta.

Programação

A programação dividida entre a cidade de Exu e o Cariri contará com palestras, mesas-redondas e apresentações artísticas, por meio da parceria da universidade com a Secretaria de Cultura do Estado e o município de Exu. De acordo com a pró-reitora, será a oportunidade de fechar o "Treze Temático", iniciado em julho. Também serão realizados lançamentos de publicações sobre a vida e obra do cantor, além de roda de conversa e um colóquio, com a presença de estudiosos. A apresentação da orquestra acontecerá no auditório da Rádio Educadora, no Crato, onde se realiza a mesa-redonda com vários estudiosos, além dos lançamentos. Uma missa em ação de graças ao artista, será celebrada na Catedral, com doações de alimentos para as vítimas da estiagem.

Um dos lançamentos de publicações contará com a presença de uma das maiores estudiosas da obra gonzaguiana no Brasil, a professora PhD, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Elba Braga Ramalho, no dia 13, às 10 horas, no Crato. A docente lançará o livro "Luiz Gonzaga: a síntese poética e musical do sertão". O professor Jonas Rodrigues, da FAP/Seduc-PI, fará o lançamento do livro "Sons do sertão: Luiz Gonzaga, Música e Identidade".

O colóquio será realizado no Ginásio Poliesportivo, em Exu, no dia 12, e contará com a presença do sobrinho do Rei do Baião, Joquinha Gonzaga, em roda de conversa com o tema "Luiz Gonzaga que eu conheci" (Exu), ainda com as presenças de João Gonzaga e Os Francos, e mediação da professora da Urca, Sergiana Tavares. À tarde, haverá lançamento de livros e apresentações culturais.

Durante este evento, três espaços de arte estarão sendo visitados, todos tendo como mote a obra de Gonzagão: a Mostra "Olhando o olhar" (Exu); a exposição (En)cantos: natureza e cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião (Crato); e a exposição de Alegorias da Unidos da Tijuca, em homenagem a Luiz Gonzaga (Crato). Ainda no âmbito da arte, no dia 12, às 10h30, haverá a premiação do concurso "Mapas das Terras de Luiz Gonzaga", na cidade do Crato.

Elizângela Santos
Reporter do DN
Colaboradora Oficial do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
www.blogdocrato.com


COELCE se recusa a fazer poda de árvores na travessa Ida Bilhar, em Crato, segundo moradores


Alô, COELCE ! - Recebemos reclamações de moradores da travessa Ida Bilhar, localizada no centro do Crato, que contactaram a Coelce por diversas vezes solicitando a poda de árvores que atrapalham a iluminação da rua e segundo eles, a empresa deu a desculpa que não era da sua alçada, e que se tratava de postes de telefonia. O Blog do Crato foi até o local e colhemos algumas fotos que comprovam que as árvores mencionadas pelos moradores encobrem fios elétricos e até uma luminária. Segundo os moradores, à noite o local tem servido de refúgio para que menores de idade possam "cheirar cola" e usar outras drogas.




Eu quero só ver qual a desculpa da COELCE para esta irresponsabilidade!

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

URCA abre inscrições para Processo Seletivo de Professor Temporário a partir do dia 12


O Processo será destinado à Unidade Descentralizada de Iguatu, para o preenchimento de 27 vagas

A Universidade Regional do Cariri (URCA) estará realizando Processo Seletivo para preencher 27 vagas de professores temporários, destinadas a Unidade Descentralizada de Iguatu, nas áreas de Direito, Economia, Enfermagem, Educação Física e Psicologia. As inscrições poderão feitas a partir do dia 12 e ficarão abertas por 10 dias úteis.
Os requerimentos de inscrição do concurso serão recebidas pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo, no Campus do Pimenta, à Rua Cel. Antônio Luiz, Nº1161, telefone (88) 3102-1244, bem como na Unidade da URCA, localizada na Cidade de Iguatu, à Rua Evaldo Gouveia, Nº 21, no bairro São Sebastião, Iguatu-CE, telefone: (88) 3581-3552, nos horários das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, de segunda à sexta feira, no prazo estabelecido neste Edital. 
Os requerimentos também poderão ser feitos através do endereço eletrônico: www.urca.br, devendo a documentação exigida, ser postada à Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Temporário da URCA, até o último dia de inscrição, através de SEDEX com Aviso de Recebimento (AR), no endereço Rua Cel. Antônio Luiz, no. 1161, Bairro Pimenta, Crato/CE, CEP.: 63.105- 000. A taxa de inscrição de R$ 100,00 deverá ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF), mediante depósito em favor da Universidade Regional do Cariri, Conta Corrente, nº369-2, agência 0919-9, devendo o comprovante de depósito ser afixado na ficha de inscrição.

Fonte: Urca


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30