xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/12/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 dezembro 2012

Tudofel: Tempos de rock

Tudofel: Tempos de rock: Estamos nesse negócio de música desde o dia 21 de abril de 1500 . Ainda na barbárie da nossa tenra infância já nos deliciávamos ouvin...

CRATO - Edição do Berro Cariri começa nesta quarta-feira


De 5 a 8 de dezembro, a cidade do Crato sedia a 9ª edição do Berro Cariri.  A iniciativa, realizada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bio-Região do Araripe e Associação dos Criadores do Crato, tem o apoio do Sesc, através do programa Mesa Brasil. A programação acontece no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, com exposições e apresentações musicais. Para ter acesso aos shows deve ser feita a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Campanha “Nossos irmãos não podem mais esperar” - em prol das vítimas de estiagem em 178 municípios cearenses, bem como a 23 instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil. O evento social e agropecuário tem como finalidade a integração das cadeias produtivas com o setor da ovinocaprinocultura. A programação acontece com a participação de grandes nomes da cultura nordestina, como: Chico Pessoa, Elba Ramalho, Caninana do Forró, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e banda. A edição tem a parceria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), Casa Civil, Cajuína São Geraldo, Nova Schin, Governo Municipal do Crato, Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Programação:

IX Berro Cariri – Crato
Local: Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti
Período: 5 a 8/12

5/12
Chico Pessoa canta com Elba Ramalho
Entrada: 2kg de arroz e 1kg de macarrão

6/12
Caninha do Forró
Entrada: 3 kg de açúcar

7/12
Geraldo Azevedo e banda
Entrada: 3kg de feijão

8/12
Alceu Valença
Entrada: 2 latas de leite em pó e 1kg de massa de milho

Informações: 3521.3561/ 3523.2120
www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce


Chuvas iniciam pré-estação em municípios do Cariri


As precipitações deste mês reacendem a esperança de quadra chuvosa que compense as perdas de 2012

Juazeiro do Norte. Dezembro chegou com chuva para a região sul do Estado. Os primeiros dias do último mês do ano choveu, mesmo que pouco, na maior parte dos municípios da região, reacendendo a esperança dos agricultores. Templo nublado e o verde tomaram conta da paisagem na região Sul do Estado FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
São as chamadas chuvas da pré-estação, que deverão continuar nas próximas 24 horas, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e poderão se estender por vários dias. O registro de maior precipitação aconteceu na cidade de Crato, com cerca de 20 milímetros no sopé da serra. Em algumas áreas, como no bairro Grangeiro, houve registro em pluviômetros particulares de até 50mm.

Tradição

Os agricultores da região seguem a tradição de preparar as terras a partir das primeiras chuvas. Mas ainda não há previsão de inverno, conforme a Funceme. Para os agricultores, mesmo com as perspectivas de mais um ano de seca, há a esperança de que em 2013 haja pelo menos um inverno razoável, para compensar o anterior de perda total. Em Salitre, um dos municípios mais secos da região, com comunidades penalizadas pela falta de água até para o consumo humano, houve registros de pouca chuva no final de semana, mas o suficiente para dar novo ânimo aos pequenos produtores.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luzinete Andrade dos Santos, alguns agricultores já até começaram a arar suas terras para o plantio da mandioca. A perda na agricultura neste ano chegou a ser total para o milho e o feijão. A cultura da mandioca, uma das mais tradicionais, que coloca o município como um dos maiores produtores da região sul do Estado, foi bastante prejudicada. Ela afirma que as primeiras chuvas têm sido localizadas, sem precipitação em todas as comunidades locais. De acordo com a presidente do sindicato, alguns produtores tiveram perda de rebanho bovino, e para os prejuízos não serem maiores tiveram que comercializar os animais. "Estamos com a esperança de que haja um bom inverno, mas a expectativa para o semiárido exige cuidado e essa é a nossa grande preocupação", diz. Comunidades quilombolas de Salitre, algumas delas mais distantes da cidade, estão prejudicadas com a falta de abastecimento. Em Lagoa dos Crioulos, por exemplo, há poucas cisternas para quantidade de famílias que moram no local. São apenas 30 para mais de 170.

Já no Crato, o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Hildo Silva, afirma que as chuvas no começo de dezembro sempre são animadoras. Ano passado, as primeiras da pré-estação começaram a ser registradas no mês de outubro e novembro. Em dezembro de 2011, passou a chover apenas depois da primeira quinzena. "Eram chuvas isoladas e muito pouco para dar a esperança de um bom inverno, como realmente não aconteceu, dando perda total", afirma. O meteorologista da Funceme, Leandro Valente, afirma que ainda não há uma perspectiva relacionada à quadra chuvosa. Nos últimos dias, as chuvas da pré-estação começaram a ocorrer principalmente no sul do Estado.

Normalidade

"Não temos como definir se teremos um inverno dentro do normal, acima ou abaixo da média", avalia. As precipitações registradas nos últimos dias, segundo o técnico, são provenientes de um sistema que estava entrando na costa do Nordeste. Conforme o meteorologista, são vórtices ciclônicos que ficam nas camadas mais altas do sistema.

Outra grande alegria para os caririenses foi a diminuição das altas temperaturas e a baixa umidade do ar na região. De acordo com o secretário José Hildo, a esperança renasce também para o agricultor cratense, que começa a plantar os primeiros pés de feijão e milho, mesmo sabendo dos riscos de perda. Para os produtores, o começo de dezembro com chuva marca um bom sinal. "O povo fica contente, porque esse ano fomos muito penalizados com essa estiagem", diz a presidente do sindicato em Salitre. No Crato, praticamente todos os mais de 1.600 agricultores beneficiados com o Programa Garantia Safra já receberam as parcelas referentes ao seguro. Mas muitas pessoas ficaram de fora este ano. Agora resta a previsão para os pequenos produtores de quando serão distribuídas as sementes selecionados do Governo do Estado.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

CCBNB - Centro Cultural Banco do Nordeste Convida



De 03 a 07 de Dezembro de 2012
Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza
Conservatório Alberto Nepomuceno



Cerca de 500 mil contribuintes devem cair na “malha fina” do Imposto de Renda em 2013


Você caiu na malha fina do Imposto de Renda ?

Os contribuintes pessoa física com problemas na declaração do Imposto de Renda que não corrigiram o erro até o momento provavelmente estarão na malha fina. A consulta ao último lote deverá ser liberada na próxima sexta-feira,7, salvo problemas técnicos, e na relação de restituições não constará o nome de quem não fez a retificação.

O começo do processamento das declarações, até a última sexta-feira,30, estava previsto para este fim de semana e, portanto, não há mais tempo hábil para inclusão dos retardatários.

Aproximadamente 500 mil contribuintes deverão cair na malha fina em 2013. De acordo com estimativas da Receita Federal, todos os anos, 2% do total de declarantes terminam pegos pelo “leão”, ou seja, caem na malha fina. A nova projeção levou em consideração o volume total de declarações entregues em 2012, que ficou em aproximadamente 25 milhões. “Quem ainda não fez a retificação ou deixou para a última hora, não tem condições de ser incluído no próximo lote de forma alguma. Agora, só no primeiro lote residual, a ser pago em janeiro”, disse o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Segundo Adir, são liberados todos os anos sete lotes regulares de restituições, sendo o último em dezembro. Os contribuintes que não são incluídos nesses lotes, à medida que corrigem as declarações, passam a ser listados em lotes residuais. “Que não recebeu até agora a restituição e entregou a declaração no prazo, certamente está retido em malha. Por isso. é importante olhar o extrato da declaração do Imposto de Renda. Muitas vezes, o contribuinte não olha e termina não fazendo a autorregularização, já que a pendência geralmente está indicada no extrato”, explicou.

O acesso ao extrato da declaração do Imposto de Renda está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). É necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita, mediante a inclusão do número do recibo das duas últimas declarações, ou com o uso do certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Caso o contribuinte encontre algum erro, a regularização poderá ser feita, na maioria dos casos, por meio do próprio e-CAC, sem necessidade de o contribuinte dirigir-se a uma unidade da Receita Federal em restituições. O último lote foi o de novembro, com 468.001 contribuintes e restituições num total de R$ 1.437.871.318, 41.

Agência Brasil

Melhores universidades do mundo oferecem cursos gratuitos pela internet


O professor Walter Sinnott-Armstrong, da Universidade Duke (EUA), fez uma aposta: se um terço dos alunos que começaram a assistir a suas aulas na semana passada chegar ao fim do curso, ele vai raspar e doar o cabelo a uma instituição que faz perucas para pessoas com câncer. Baixa autoestima? Não. Apenas realismo: o curso do professor tem 166.872 estudantes. As aulas são dadas no site Coursera (coursera.org ), que reúne 207 disciplinas de 33 universidades dos EUA, da Europa, da Ásia e do Oriente Médio –tudo de graça.

HARVARD, ON-LINE, DE GRAÇA
 




Brasileiros aproveitam cursos on-line, mas não fazem questão de diploma. USP e Unesp são pioneiras em cursos on-line no Brasil

Onde quer que esteja, o aluno precisa só de um computador e de conexão banda larga. Depois de se cadastrar, assiste às aulas em vídeo, lê textos e resolve provas. No fim, recebe um certificado. O Coursera é a maior, mas não a única iniciativa do tipo. Das dez melhores universidades do mundo segundo o ranking Times Higher Education, todas têm conteúdo gratuito on-line. Delas, seis têm disciplinas inteiras. O site edX.org reúne a Universidade Harvard, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a Universidade da Califórnia em Berkeley e a Universidade do Texas com esse mesmo propósito. A ideia de boa educação superior ao alcance de todos ganhou corpo em 2012 com o conceito de Mooc, sigla que em inglês significa “cursos abertos on-line em massa”. Também entra nesse grupo o iTunes U, iniciativa da Apple que permite baixar, no iTunes, palestras e seminários universitários, de graça.

INDEPENDÊNCIA

“A principal diferença entre os meus alunos da universidade e os on-line é a independência”, diz Sinnott-Armstrong à Folha, por telefone. “Como minha disciplina na web possui um fórum, sinto que posso sentar e apenas vê-los se ajudarem.” Estudioso da epistemologia, ramo da filosofia que investiga a origem e a natureza do conhecimento, ele oferece a disciplina Pense Novamente: Como Raciocinar e Argumentar, a maior em número de alunos no Coursera, lançado em abril.

As universidades americanas não foram as únicas a abrir seus cursos na internet. Escolher aulas oferecidas por instituições de outras partes do mundo é, também, uma forma de ter contato com as respectivas culturas. A Escola Federal Politécnica de Lausanne (França), presente no Coursera, oferece uma disciplina completa no idioma daquele país. Outro exemplo é a disciplina Uma Nova História para uma Nova China, oferecida em inglês pela Universidade de Hong Kong. No iTunes U, cinco instituições lusas, incluindo a renomada Universidade de Coimbra, têm vídeos de palestras e seminários em português.

EXATAS X HUMANAS

Nas maiores plataformas de Mooc que existem atualmente, há prevalência de cursos das carreiras de exatas. Vários fatores podem explicar esse fenômeno. “Estudantes de exatas têm naturalmente mais contato com línguas estrangeiras”, diz Pollyana Mustaro, doutora em educação pela USP. Com aulas em inglês, estar acostumado ao idioma é essencial, argumenta.

Já Sinnott-Armstrong especula três motivos para haver mais cursos de exatas. Primeiro, alunos de áreas como ciência da computação estão mais acostumados ao uso de tecnologia. Segundo, é mais fácil aplicar provas on-line com respostas mensuráveis que pedir textos ao aluno, situação comum em humanas. Terceiro, vários cursos de humanas se baseiam em debates em sala de aula.

ALEXANDRE ARAGÃO
DE SÃO PAULO - Folha de São Paulo


Operação Purificação prende PMs e traficantes no Rio



Até às 10h30 desta terça-feira 59 policiais militares e 11 traficantes tinham sido presos em operação conjunta realizada pela Secretaria de Segurança do Rio e a Polícia Federal. As investigações começaram há um ano. Na época, todos os PMs acusados estavam lotados no 15º Batalhão, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. De acordo com a investigação, eles recebiam propina de traficantes para não coibir atividades criminosas em 13 favelas da região, todas sob domínio do Comando Vermelho.

Os acusados foram denunciados pelos crimes de formação de quadrilha armada, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa, corrupção passiva e extorsão mediante sequestro. A Operação Purificação prevê o cumprimento de 83 mandados de prisão, sendo 65 de policiais militares e 18 de integrantes da principal facção do tráfico de drogas do Estado do Rio, o Comando Vermelho. Também estão sendo cumpridos 112 mandados de busca e apreensão nas casas dos denunciados e em batalhões da PM.

O principal alvo dos policiais era a favela Vai Quem Quer, mas eles agiam também nas comunidades Beira-Mar, Santuário, Santa Clara, Centenário, Parada Angélica, Jardim Gramacho, Jardim Primavera, Corte Oito, Vila Real, Vila Operário, Parque das Missões e Complexo da Mangueirinha.

Agência Estado


III ENCONTRO DOS FILHOS E AMIGOS DO CARIRI



III ENCONTRO DOS FILHOS E AMIGOS DO CARIRI

O evento se realizará em Fortaleza (CE).
LOCAL: Náutico Atlético Cearense
DIA : 08 de dezembro de 2012
HORA: a partir das 21:0 hs
BANDA BRASA SEIS
INGRESSOS : R$ 20,00 (vinte reais)
TEMA: Homenagem à cidade de Barbalha
(ingressos antecipados na Secretaria do Clube)
CONTATO - (085) 9613-3936

Fonte: Wilton Dedê


SHOPPING RESIDENCE - Compre bem! Compre nas lojas do Shopping Residence, em Crato.


O Shopping Residence deseja a todos os seus clientes e amigos, um Feliz Natal e um 2013 cheio de Paz e muitas realizações.

IMG_0959


Conforto e Qualidade em qualquer época do ano...


Dsc04012


Dsc03980


Shopping Center RESIDENCE – Parceiro do Blog do Crato


www.blogdocrato.com

IDIOSSINCRASIA - Por: Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto

  
É da própria natureza humana enxergar as coisas de maneira particular, como se ao invés de uma só e inarredável realidade, fossem diversas delas. Eis a idiossincrasia humana, capaz de verificar diferentes conteúdos em um só fato, o que traz a tona uma verdade um tanto irrevelada: a de que as coisas não são exatamente como as vemos, sendo por isso sempre parciais as observações e conclusões que sacamos dos acontecimentos. Bem apropriadas neste contexto a máxima do jornalismo que impõe a verificação das diversas versões sobre os fatos apurados, já pressupondo, assim, a relatividade imanente a todas as verdades.

Presente observação conduz à necessidade de uma postura mais humilde de todos nós diante dos fatos do cotidiano. Quantas vezes não buscamos impor nossa realidade em face dos outros, pretendendo sermos mais sábios ou cultos que nosso próximo? Quantas outras não confiamos termos melhores conhecimentos, esquecendo-se completamente da provisoriedade mesmo inerente a todos os postulados humanos? Sobretudo a ciência, como saber, conhece ainda muito pouco da realidade humana e física das coisas. Sobretudo da realidade humana, de maneira que, apesar dos inegáveis avanços que oferece à civilização, ainda não domina todas as leis da natureza. Maiores equívocos ainda comete quando se propõe a infundir-se na natureza etérea do ser humano, pois há muito de nós mesmos que nem os homens nem sua ciência conhecem. Talvez as religiões tenham algo de verdadeiro a apresentar, inclusive naquilo em que são contrastadas pela ciência. Talvez mesmo exista uma potência desconhecida dentro de cada um de nós, fonte ainda não revelada de muitos poderes e artes, razão de muitos fatos que, por ignorância própria a nós mesmos, chamamos genericamente de milagres. Talvez, enfim, os milagres sejam apenas a realização de leis naturais desconhecidas ainda de nós próprios.

A conquista do conhecimento, para muito além de uma necessidade humana, é valor inarredável a nossa evolução tanto enquanto espécie quanto indivíduos. Porém, porque somos seres imperfeitos e limitados, será este produto de nossas buscas igualmente restrito a nossas próprias forças. Compreender esta limitação é um grande passo evolutivo, pois colocará no seu verdadeiro patamar a importância do que somos, temos e sabemos: sempre seremos, então, provisórios e relativos.
Por: Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto
Advogado

Ufologia: fórum prevê comunicação com ETs em menos de 20 anos


Carta reivindicando a liberação de todos os arquivos confidenciais do governo brasileiro sobre objetos voadores não identificados. Apresentação de dados que provariam diversas visitas de extraterrestres ao nosso planeta. Estimativa de comunicação de humanos com ETs em, no máximo, 20 anos. Esses são os destaques do IV Fórum Mundial de Ufologia, que ocorre de 6 a 9 de dezembro, no hotel Golden Tulip em Foz do Iguaçu. De acordo com o coordenador do evento e editor da revista UFO, o jornalista Ademar Gevaerd, a edição de 2012 ganha dimensão maior devido à crescente evidência da ufologia na mídia nos últimos anos, especialmente na América Latina. O Fórum tem público esperado de mil pessoas e um total de 37 conferencistas representando 17 países, 23 palestrantes a mais do que na edição anterior. As conferências, sobre temas como casos ufológicos, posição dos governos sobre a ufologia, evidências de contato e conscientização global sobre a "realidade extraterrestre", devem durar, em média, de 40 a 50 minutos.

O coordenador do evento afirma que os conferencistas revelarão dados que projetam uma comunicação entre humanos e "outras criaturas inteligentes" em, no máximo, duas décadas. Assim, os organizadores esperam conscientizar as pessoas de que a realidade extraterrena pode estar mais próxima do que elas acreditam. Os canais Discovery e History Channel devem produzir documentários sobre o encontro e os dados divulgados.

"O assunto está deixando de ser tabu. A intenção do evento é levar essas importantes informações para toda a sociedade. É para leigos, é para todo mundo. Não especificamente para os especialistas. Até o Vaticano está reconhecendo muitas coisas", resume Gevaerd.

De acordo com Gevaerd, há um cenário favorável ao tema no Brasil, já que em 2007, o governo brasileiro revelou parte dos arquivos confidenciais sobre objetos voadores não identificados. Conforme o jornalista, no entanto, muitos documentos não foram liberados. A Operação Prato, de 1977, seria um exemplo. Naquele ano, relatos da população de Colares, no Pará, levaram a FAB a deslocar mais de 20 militares para uma operação especial: registrar e verificar ocorrências de luzes hostis e manifestações misteriosas. Munidos de câmeras fotográficas e filmadoras, os agentes não viram nada fora do comum nos dois primeiros meses. Depois, no entanto, tudo mudou: objetos luminosos se movimentando erraticamente, naves maiores do que prédios de 30 andares e depoimentos chocantes da população ribeirinha. A operação resultou em 2 mil páginas de documentos, 500 fotos e 16 horas de filme. Mas apenas 300 desses documentos foram divulgados pelo governo.

No evento, será assinada a Carta de Foz do Iguaçu, um manifesto para que outras nações sigam o exemplo da liberação de documentos sigilosos sobre o assunto e que o próprio Brasil abra o restante dos arquivos oficiais sobre óvnis. "Ela deve ser assinada inclusive por autoridades militares, religiosas e pesquisadores de vários países que estarão presentes no evento", afirma Gevaerd.

Um dos palestrantes é Stephen Basset, do grupo de pesquisas espaciais Paradigm Research Group, sediado no estado de Maryland (EUA). Basset é um ativista norteamericano que promove petições para que o governo dos Estados Unidos libere através do Congresso informações sobre discos voadores. Sua palestra, "Abertura Ufológica, Exopolítica e Mudança de Paradigmas em 2012", pode ser conferida no dia 9, no encerramento do evento.

No México, já há fundos de pesquisas privados e governamentais sobre o tema. O jornalista mexicano Jaime Maussan integra a lista de conferencistas do Fórum Mundial de Ufologia. Ele é conhecido em seu país por conta de rede de televisão Tercer Milenio, voltada à ufologia. "A América Latina já é a região mais aberta do mundo quanto ao assunto", afirma o jornalista, em entrevista exclusiva ao Terra.

"As pesquisas dizem que, no Chile, são mais de 80% que acreditam nos fenômenos e, no México, mais de 60%. Vamos falar da evolução sobre os fenômenos desde 1991 até as atuais intenções de comunicação que se fortaleceram a partir de 2003. Focaremos em episódios recentes detectados por radares do México e do Weather Channel, nos Estados Unidos", adiantou Maussan, explicando que as tentativas de comunicação com seres inteligentes são similares à registradas no período Neolítico.

Maussan promete revelações fortes em sua palestra, chamada "Contato Iminente e Revelação Extraterrestre Para Toda a Humanidade", no dia 8. "Trago informações bombásticas provenientes de todo o mundo para mostrar que estamos de fato próximos de uma aceitação global da realidade ufológica, e que devemos estar preparados", garantiu.

Fonte: Terra
Foto adicional Revista UFO/Divulgações


TRT-CE leiloa bens avaliados em R$ 18 milhões nesta quinta


Na próxima quinta-feira [6], o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará [TRT-CE] vai leiloar 111 lotes de bens penhorados para garantir o pagamento de dívidas trabalhistas.

Entre os bens ofertados é possível encontrar imóveis, veículos, eletrodomésticos, máquinas industriais, roupas. Juntos, eles totalizam R$ 18,15 milhões.  A venda dos bens será realizada às 9h, na Superintendência Estadual do Banco do Brasil [Avenida Santos Dumont, 2.889].  Os interessados em participar do leilão podem conferir antecipadamente a lista de bens, com detalhes como lance mínimo e valor da avaliação [fotos, em alguns casos] nos sites www.gracamedeirosleiloes.com.br e www.trt7.jus.br.  

Para participar, existem duas possibilidades: na modalidade on line ou presencialmente. Nos dois casos é preciso apresentar documento de identificação pessoal com foto e o CPF, caso arremate algum bem. Se o bem leiloado for um imóvel e o comprador for casado ou viver em união estável, será preciso informar também os dados do cônjuge.

Empresas devem apresentar cópia de seu contrato social. Compra parcelada: Os imóveis arrematados por valor igual ou superior ao da avaliação podem ser parcelados em até 12 vezes. Nesse caso, é necessário pagamento de sinal de 30% do valor da arrematação e o imóvel arrematado será utilizado como garantia de pagamento, por meio de hipoteca judicial. O TRT-CE disponibiliza a Cartilha do Arrematante com todas as informações e orientações sobre Leilões Públicos da Justiça do Trabalho.
TRT-CE



Presidente Dilma Rousseff comete gafe e é vaiada em Brasília


A presidente Dilma Rousseff cometeu uma gafe durante a Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência na manhã desta terça-feira, em Brasília. Com um discurso caloroso, ela ressaltou a importância da tecnologia inclusiva, para “dar melhores oportunidades para portadores de deficiências”. Nesse momento, uma grande vaia ecoou no salão.

O termo portadores tem sentido pejorativo. A presidente logo se retratou: “Desculpa, eu quis dizer ‘pessoas com deficiência’. Eu entendo que vocês tenham esse problema. Portador não é muito humano, né? Pessoa é”.

A justifica deu certo e a presidente virou o jogo, voltando a ser aplaudida várias vezes ao longo do seu discurso de quase 30 minutos. Ao terminar sua fala, a plateia seguiu gritando o nome da presidente, que voltou ao microfone declarou: “É recíproco”.
Coluna Radar, com Marcela Mattos, de Brasília


Tudofel: Milagres acontecem: Ray Charles em Fortaleza e eu ...

Tudofel: Milagres acontecem: Ray Charles em Fortaleza e eu ...: Quando li a notícia que Ray Charles se apresentaria em Fortaleza, belisquei-me pra ver se não estava sonhando. Olhei ainda no calendá...

VÍDEO - Programa FATOS em FOCO - Entrevista com Dr. Procópio da SIlveira, Presidente da SAAEC


MATÉRIA EM DESTAQUE - Assistam ao Vídeo.

Atenção: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog, canto superior direito.

"A SAAEC está na fronteira entre um desenvolvimento sustentável, a empresa passar a ser uma empresa com sustentabilidade financeira e operacional e ao mesmo tempo ela pode retroagir e voltar a ser o que era. Porque nós planejamos a SAAEC à partir de 2005. Em 2005 iríamos fazer este projeto, em 2006 outro, em 2007, etc. Eu gosto de ressaltar, a SAAEC está no fio da navalha. Ou ela  evolui, ou ela volta. E se ela voltar, vai ser um desastre."

Dr. Procópio da Silveira - Pres. da SAAEC

Clique na imagem abaixo para assistir a entrevista:


O nosso entrevistado dessa semana no programa FATOS em FOCO foi encarregado de uma difícil missão em 2005. Recuperar uma empresa falida, devendo aos fornecedores e sem crédito para novas compras. Não seria um grande problema se fosse uma pequena empresa, mas no caso era a empresa de água que abastece toda uma cidade que hoje possui 120 mil habitantes. Beirando a falência, e cercada por denúncias, a SAAEC era mais famosa na época pelos boatos e denúncias de cabides de empregos, proselitismos políticos, favorecimentos de ricos e poderosos do Crato que se negavam a instalar hidrômetros em suas residências. 

Hoje, a SAAEC detém um capital de cerca de 16 milhões de reais ( sem contar com as recentes aquisições e troca de 15Km de tubulação que por lei deve ser repassada à empresa, o que aumentaria o seu capital ), possui uma frota de maquinas e bombas de reserva para resolver qualquer problema rapidamente em seus 62 poços que abastecem o Crato. A empresa também foi informatizada e mantém técnicos de prontidão 24Hs por dia para a soluçao imediata de qualquer eventualidade que possa ocorrer na cidade. 

Hoje no programa FATOS EM FOCO, eu entrevisto Dr. procópio da Silveira, Presidente da SAAEC, Engenheiro, que detém 5 pós graduações, inclusive, em gerenciamento de recursos hídricos e é o responsável pelas inúmeras conquistas da SAAEC nos últimos anos, como empresa Cratense que hoje concorre de igual para igual com a CAGECE e com outras afeitas à distribuição de água no Nordeste. Mas falaremos não só sobre o sucesso da SAAEC. Falaremos também sobre a falta de água do Crato, sobre a preservação das Nascentes, sobre a Chapada do Araripe, sobre o contrabando de água além das fronteiras nacionais, e o que tem sido feito para resolver estes grandes problemas.  Assistam a mais uma edição do Programa Fatos em Foco pela TV Chapada do Araripe.

Por: Dihelson Mendonça

ALGUNS PONTOS ALTOS DA ENTREVISTA COM Dr. PROCÓPIO DA SILVEIRA AO FATOS EM FOCO:







"A realidade do abastecimento de água no Crato é um problema de aceitação. Existe um conservadorismo, há uma panorâmica no Crato de que a água desce das nascentes, que o Crato só seria abastecido pelas nascentes, e que chega à torneira por gravidade, sem nenhum custo, e você ainda tem o direito de desperdiçar. Isso é o que foi passado de geração a geração."

"Nós rompemos paradigmas, com medidas contundentes, em que muitas pessoas até hoje reclamam, mas para que nós mantivéssemos essa modificação de postura perante a sociedade, que a SAAEC reconquistasse o seu lugar como um a empresa eminentemente Cratense, que não deve favores a nenhuma empresa estadual, foi preciso nós agirmos com bastante segurança naqueles projetos que nós idealizamos para a SAAEC.   

"( Em 2005 ) a SAAEC estava falida. Eu comprei muitas vezes, canos, conexões, materiais para efetuarmos correções em rede de distribuição com meu cartão de crédito pessoal. O meu cartão de crédito, por incrível que pareça, mas a SAAEC havia chegado num estágio que ninguém queria vender...acontecia que muitas vezes nós buscávamos um determinado comércio para aquisição de um produto e ele dizia, "olha, pra SAAEC eu não vendo nem à vista!", essa era a resposta. Estão aí alguns dos nossos funcionários que passaram por esse desprazer. Então, dentro dessa panorâmica, eu fui obrigado a ser contuntende, a ser amargo, porque se nós não tivéssemos tomado essas medidas para que a SAAEC enveredasse por outros caminhos, até hoje a SAAEC seria aquela tristeza que nós conhecemos em 2005."



"Desde 2005 nós não atrasamos a folha de pagamento, não devemos a nenhum fornecedor...hoje a SAAEC é uma empresa informatizada, atualizadíssima em Tecnologia de Informação, tem um parque de reposição de bombas, ( quando cheguei ), não encontrei nenhuma bomba para reposição, a bomba queimava, ia para a manutenção, passa 2, 3 dias, aí voltava, queimava de novo...hoje nós temos um parque de recuperação de bombas, temos a comunicação interna entre os nossos funcionários, temos em torno de 21 telefones, os operadores se comunicam comigo instantaneamente. Por exemplo, agora estou dando esta entrevista e pode tocar o telefone, e ser um operador informando que tem um problema no poço tal, e aí eu vou buscar os elementos, ou eu mesmo vá até lá para resolver o problema. Então, tudo isso nós formatamos na SAAEC. "

"Nós estamos num regime democrático, tivemos agora uma demonstração de que estamos vivendo uma democracia plena, um outro prefeito foi eleito, sem nenhum problema, sem nenhum distúrbio na cidade, as pessoas comemorando, não houve morte, não houve nada, então, isso é um grande avanço."

"Agora, nós temos que raciocinar que o Crato precisa de representatividade política, porque se você procura um Deputado Federal, não temos, você procura um senador, nós não temos, como é que se vai conseguir aportes financeiros para a execução de projetos de grande monta ? Que necessitam do aporte de capitais realmente consideráveis, como é o caso dessa adutora lá de Dom Quintino ? Na gestão do Dr. Samuel foi iniciado e deve estar sendo terminado agora o projeto de expansão de água do Crato aproveitando o que existe, fazer uma mensuração, uma análise do que realmente está defasado e todo o projeto e coleta e tratamento de esgoto do Crato. Isso aí já é um grande avanço. Tudo isso, Dr. Samuel conseguiu em convênio com o PAC, 280 mil reais o projeto de esgoto e 250 mil reais o projeto de água. Então, para o ano ( 2013 ), vai ser um ano que o novo prefeito já tem isso em mãos e obviamente, ficará muito mais fácil porque ele vai chegar lá ( em Brasília ) com o projeto debaixo do braço, e a primeira coisa que nos perguntam quando nós chegamos diante dos secretários, tanto do Ministério das Cidades, quanto do PAC é: "Você tem projeto ?" se você disser "Não", ele diz: "Volte, vá fazer o projeto". Nós conseguimos aí essa troca de 15Km de tubulação de água do Crato foi dessa maneira, nós tínhamos o projeto pronto."




"A SAAEC está na fronteira entre um desenvolvimento sustentável, a empresa passar a ser uma empresa com sustentabilidade financeira e operacional e ao mesmo tempo ela pode retroagir e voltar a ser o que era, porque nós planejamos a SAAEC à partir de 2005. Em 2005 iríamos fazer este projeto, em 2006 outro, em 2007, etc. Eu gosto de ressaltar, a SAAEC está no fio da navalha. Ou ela  evolui, ou ela volta. E se ela voltar, vai ser um desastre."

Dr. procópio da Silveira - Pres. da SAAEC 

TV CHAPADA DO ARARIPE INTERNET
Uma produção e direção de Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
www.tvchapadadoararipe.com

Bandido fuzilado após roubar moto


Se a moda pega...

Um homem morreu, na tarde de ontem, depois de roubar uma motocicleta na esquina da Rua Icapuí com a Avenida General Osório de Paiva, no Bom Jardim. A vítima, Antônio Wilson da Silva Cruz, 22, foi baleada, por volta das 15 horas, com um tiro no peito esquerdo, por dois homens não identificados momentos depois do assalto. O dono da motocicleta, Francisco Ivonildo Fernandes da Costa, 34, não sofreu lesões e conseguiu recuperar o veículo.

O assaltante tombou morto com um tiro no peito. Polícia já tem o nome do suspeito do crime FOTO: FABIANE DE PAULA

De acordo com o soldado Jader Viana Cruz, da patrulha RD-1099 do Ronda do Quarteirão, a vítima respondia pelos crimes de assalto e homicídio e morava na Granja Portugal.

O bandido foi atingido com um tiro de revólver calibre 38, mas as armas usadas para o crimes (tanto o do assalto quanto do homicídio) não foram encontradas pela Polícia. Inspetores do 32º DP (Bom Jardim) responsáveis pela investigação do caso, afirmaram que existem dois nomes de um suspeito do homicídio, o ´Neguinho´ ou o ´Neném´, ambos integrantes de gangue da Favela do Urubu, nas proximidades do bairro.

No bolso da vítima foi encontrado um celular roubado.

Fonte: DN ( Via O Lagoense )


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30