xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/11/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 novembro 2012

Abuso: vídeo mostra PM agredindo torcedora do Coritiba


Uma das piores coisas do mundo contemporâneo é o maniqueísmo que define os rumos da opinião pública. Ele forja expressões como "bandido bom é bandido morto", "pobre é ignorante" e "torcida organizada é antro de vagabundo", expressões que só fariam sentido se a realidade em nosso país (e por que não em nosso mundo?) fosse simplória.

Bem, escrevo isso para comentar o vídeo absurdo que mostra policiais militares agredindo uma menina de 18 anos antes da partida entre Vasco da Gama e Curitiba. Ela participava de —pasmem—uma manifestação batizada de "Caminhada pela paz" em homenagem a torcedores mortos recentemente.Parte da agressão foi filmada por uma torcedora e postada no Youtube. A denuncia ganhou eco no G1 em reportagem de Fernando Castro. No vídeo é possível ver um policial batendo a cabeça da jovem contra um portão de ferro. Segundo relato da fotógrafa Ana Paula Ribeiro ao G1, os policiais chutavam pessoas que andavam devagar e ficaram incomodados com a presença de câmeras. A torcedora agredida pretende levar o caso à justiça. Vejam o vídeo abaixo e tirem suas próprias conclusões:



A PM resolveu divulgar uma nota oficial nesta segunda (19) sobre o ocorrido. Leia na integra:

O vídeo já chegou ao conhecimento do Comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o qual está determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar o que realmente houve. E caso fique comprovado que os policiais agiram irregularmente, eles serão punidos conforme prevê a Lei. O Comando do BOPE também esclarece que não compactua com nenhum tipo de atitude que vá de encontro a todo e qualquer direito dos cidadãos, mas por "estarmos em um estado democrático de direito, e respeitando os dispositivos constitucionais, os policiais têm direito a ampla defesa e ao contraditório". O Comando do BOPE reitera que tem sido enfático em relação aos direitos dos cidadãos, mas somente será sabido o que realmente aconteceu ao término do procedimento instaurado.

Prática comum

Devo ressaltar que esse tipo de postura de agentes do poder público (pagos para proteger e não agredir ou ameaçar está longe de ser algo raro). Quem frequenta estádios pelo Brasil já deve ter percebido que o torcedor organizado ou não está longe de receber tratamento vip.  Não estou dizendo que membros de torcidas organizadas são anjinhos ou que policiais militares são demônios... Apenas reitero que a situação é mais complexa do que parece. Fica o convite para reflexão.

PS: Muitos leitores questionam o que a moça escondeu na calça. Foi o celular, os policiais queriam quebrar o aparelho porque ela estava filmando outros abusos.

Fonte:Rafael Santos: Futebol 5 estrelas


Mensagem Reflexiva - O que se pode saber sobre a verdade, o amor e a caridae - Por: Wilson Rodrigues


Não se fazem necessárias muitas palavras para se dizer a verdade. O que sabemos sobre a verdade, as palavras, o silencio? O que sabemos sobre o mistério que o coração da rosa encerra?. Dizem que o silencio fala quando as palavras se mostram pequenas e que, se soubéssemos o valor das coisas que não se deixam captar por palavras, valorizaríamos o silencio como quem valoriza uma jóia preciosa. E mais, caso tivéssemos o dom de sondar o imperceptível a que rumo daríamos a nossa vida? Caso soubéssemos o valor desses dias fugazes reinventaríamos a nossa vida para melhor. De que adiantaria acumular toda a erudição que há sem um olhar generoso, sem um coração que sabe amar? Porque esta breve existência terrena é uma ponte que nada nela podemos construir moradas apenas travessarmos. Que possamos manter viva a habilidade de nos surpreendermos diante das pequenas insignificâncias da vida. O vôo, o canto de um pássaro, o verde das folhas e a leveza das nuvens, porque viver é a coisa mais rara que há no mundo e a maioria das pessoas meramente existe. O que sabemos sobre o amor, a bondade e a caridade?

A caridade faz brotar jardins, flores e regatos na alma de quem pratica, na alma de quem recebe ou na alma do mundo. Santo Agostinho dizia “ onde não há caridade, não pode haver justiça. Aquele que tem caridade no coração tem sempre alguma coisa para dar porque a caridade é um exercício espiritual”. Chico Xavier se referia a caridade dizendo “ quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma”. Allan Kardec se reportava falando que “fora da caridade não há salvação e que a medida do amor é amar sem medida”.

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Fórum de Turismo e Cultura do Cariri acontecerá nesta terça-feira em Crato



A reunião Itinerante do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri-CE acontecerá nesta terça-feira, 20 de novembro, a partir das 09:00hs na sede do GeoPark Araripe em Crato Ceará. Sua participação é indispensável.

A Diretoria do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri Cearense convida V. S.ª para participar da Reunião Itinerante do mês de novembro de 2012.

Dia: 20
/11 – (terça-feira)
Local: Auditório – Sede Geopark Araripe – Crato/CE
Horário: 9:00

Seguinte pauta:

09:00h – Início das atividades;
• Apresentação das Propostas da Sec. das Cidades;
• Transição dos mandatos onde haverá mudança de gestor municipal;
• O funcionamento de sede do fórum em Nova Olinda;
• Última reunião 2012 do fórum em Exú-PE, dia 13 de dezembro;
• Relatar a necessidade das ONG’s apresentarem relatórios das ações e projetos, em especial quando estes recebem recursos do Estado;
• Informes Gerais.


Salientamos a importância do referido Fórum para o desenvolvimento da Região, quanto ao encaminhamento de questões pertinentes ao turismo e a cultura. Contamos com a sua valiosa participação!

A Diretoria.
Via Facebook de Verinha Torres


Uma noite de Arte e de Artistas do Cariri - Don Tronxo & Cia


UMA NOITE DE ARTE E DE ARTISTAS CARIRIENSES

Aconteceu no último sábado, dia 17 de novembro no balneário "Chico da Cascata", em Crato, um show com o cantor e compositor paraibano Don Tronxo. O músico, que está no cariri para duas apresentações levou consigo uma plêiade de artistas e intelectuais do cariri. O show contou com a participação de inúmeros nomes da cena musical e artística do Cariri, tais como Wilson Bernardo, Carlos Rafael Dias, Abidoral Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel, Igor Arraes, José Nilton de Figueiredo, dentre outros. A produção do evento foi do compositor e guitarrista Calazans Callou. A reportagem fotográfica é do sempre maravilhoso fotógrafo Wilson Bernardo:


Acima: Carlos Rafael Dias



 Na foto acima: O produtor do evento, Calazans Callou


Acima: O artista Don Tronxo, tendo ao seu lado, o guitarrista Lifanco Kariri ( Foto de Samuk Gregorio )


O show também contou com a participação do compositor, cantor José Nilton de Figueiredo


E registrada aqui na última foto, a participação de Wilson Bernardo, que não fez apenas as fotos, mas improvisou também a sua veia poética.

Fotos: Wilson Bernardo
Texto: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Movimento religioso atrai dezenas de pessoas no Crato


MISSÃO RESGATE 
 
A comunidade começou pequena em 2001 com um grupo de oração, e se expandiu para fora do Cariri através de missionários e trabalhos sociais.  

O trabalho começou apenas com duas pessoas que se reuniram para rezar pelo Crato e pelo Cariri. Depois foi crescendo, reunindo pessoas de várias cidades até se transformar em verdadeiro fenômeno religioso, reunindo semanalmente mais de três mil pessoas para celebrações em Crato. Assim pode ser resumida a história da Missão Resgate, uma comunidade católica leiga, coordenada pelo advogado e radialista Geraldo Correia e que conta com apoio da Diocese do Crato, de vários religiosos, como Madre Feitosa, e participação de centenas de pessoas.

A comunidade começou pequena em 2001 com um grupo de oração, mas hoje se expande para fora do Cariri. Há trabalhos missionários e sociais realizados pela Missão Resgate também na Amazônia, além de grupos nas cidades de Juazeiro, Iguatu, e Milhã. Para Geraldo Correia, o estímulo para iniciar o trabalho foi a constatação de que as pessoas estão longe de Deus. “Na época eu era estudante universitário e a gente observava que quase ninguém falava de Deus. Havia uma distância muito grande entre as pessoas e Deus, e resolvemos fazer um grupo de oração para pedir a Deus que olhasse para nossa juventude, as pessoas, nossa cidade, nossa região”, afirmou.

As orações inicialmente eram feitas na Casa de Caridade do Crato, e passou um ano para que chegasse a 30 pessoas. A partir daí o crescimento foi se dando. Desse grupo nasceu uma comunidade de missionários que vive em prol da evangelização. Atualmente são cerca de 400 missionários e missionárias que dedicam parcial ou integralmente seu tempo à pregação. Os que são consagrados vivem em comunidades e fazem trabalho pastoral e social. “A nossa ideia é ajudar também as pessoas carentes com a distribuição de comida e roupa. Além disso, resgatamos pessoas das drogas e do álcool”, afirma Geraldo.

A Missão Resgate ainda faz um trabalho nos meios de comunicação, com a Rádio Educadora AM, além de evangelizar via jornal escrito e por meio do site do movimento. Porém, o ponto alto da Missão Resgate são as reuniões nas quartas-feiras, quando mais de três mil pessoas se dirigem à quadra do Colégio Pequeno Príncipe e participam de uma celebração.

ENTENDA A NOTÍCIA

As celebrações do movimento são simples, sem grandes artistas ou pregadores famosos. Mesmo assim, o Resgate tem crescido, procurando falar de Deus e evangelizando por meio de ações sociais. 

Tarso Araújo/Especial para O POVO


TJCE determina ao Município de Crato posse de candidatas aprovadas em concurso do PSF


A1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará [TJCE] determinou que o Município de Crato emposse três candidatas aprovadas em concurso para o cargo de Enfermeiro do Programa de Saúde da Família [PSF].

A decisão, proferida nessa segunda-feira [19], teve como relator o desembargador Francisco Sales Neto.

HISTÓRICO Segundo os autos, o Município realizou concurso público para o provimento de 45 vagas de Enfermeiro do PSF. O certame foi homologado em maio de 2006 e o prazo expirou em 2010. Durante todo esse tempo, as candidatas P.R.S.C., T.T.M e P.R.S.O., aprovadas dentro do limite de vagas ofertadas, não foram convocadas.

Por conta disso, elas ajuizaram ação requerendo a nomeação e posse. Alegaram que preenchem todas as exigências para o cargo. Na contestação, o ente público sustentou que não fez a convocação porque faltaram médicos para formar as equipes do PSF. Defendeu ainda que as candidatas têm “mera expectativa de direito” de ser nomeadas.

Em agosto de 2010, o juiz da 3ª Vara da Comarca de Crato, Antônio Vandemberg Francelino Freitas, determinou a nomeação e posse das requerentes. Em caso de descumprimento da decisão, fixou multa diária de R$ 500,00. Objetivando reformar a sentença, o Município interpôs apelação [nº 0005219-21.2009.8.06.0071] no TJCE.

Apresentou os mesmos argumentos defendidos na contestação Ao relatar o caso, o desembargador Francisco Sales Neto destacou que a omissão da administração pública em não assegurar a nomeação é ilegal. “A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça acerca da matéria evoluiu no sentido de que a mera expectativa de direito, com a realização do certame, convola-se em direito líquido e certo no momento em que o candidato é aprovado dentro do número de vagas previstas no instrumento convocatório do concurso [edital]”. Com esse entendimento, a 1ª Câmara cível negou provimento ao recurso e manteve inalterada a decisão do magistrado.

* Com informações do TJCE



Filosofada da Presidente Dilma - Por: Joilson Kariri


Hoje eu acordei encafifado com uma filosofada da presidente. Reconheço que sou de inteligência limitada, pudera, faltou água para regar meus neurônios, lá nos meus tempos da meninice. Resultado disso é que me cresceu a cabeça e dentro um cérebro nanico. Mas, ainda assim, eu teimo em pensar. Bom, como eu dizia, acordei com um dizer da presidente esporeando meu pensar, que trota à marcha lenta.
"Ninguém está acima de erros e das paixões humanas"
Estaria a senhora arremedando uma fala de Luiz Inácio? E agora, presidente? meu filho vai me tascar na cara um rosário de zeros no boletim escolar e vai se embasar na sua justificativa para explicar coisas erradas.
_Me explique essas coisas vermelhas riscadas no seu boletim, filho!
_Ninguém está acima dos erros e das paixões humanas, coroa.
Atira primeiro quem saca primeiro, que merda! Coca-cola é melhor que água de cacimba para dá agilidade! Essa fala era minha, eu vi primeiro, aliás, ouvi primeiro. Com meu filho não deu, vou tentar com o Zé do boteco, assim que ele me cobrar as cachaças do fim de semana que ficaram penduradas. E dessa vez serei mais rápido.
Mas, cá pra nós, querida filosofeira, o que diabos a senhora quis dizer com isso?
Essa frase é daquelas do tipo reflex? Não se aporrinhe com minhas indagações, já lhe disse que sou lerdo de pensar. É que juro, por tudo que é consagrado, até pelo pop star Joaquim Barbosa, que não me adentrou no juízo entendimento nenhum dessa sua fala. Vou esperar o mundo encolher, assim eu cresço e, sendo maior, talvez eu veja melhor as coisas do alto. Daqui de baixo ta osso ver e entender o qualquer coisa.
Joilson Kariri é músico, ativista cultural e fotógrafo,
caririense residente em São Paulo.

DIA DA BANDEIRA - Por: José Atailde Figueiredo



As nações civilizadas a Bandeira representa a alma do seu povo, com suas energias, tradições, glórias e riquezas.
A 19 de Novembro de 1889 o Governo provísório da República do Brasil, conservando o que já havia de simbólico, alterou o antigo pavilhão e instituiu o que até agora se venera.
O dia 19 de novembro ficou sendo para nós o dia da bandeira. Quando hasteamos este símbolo brasileiro, é o instante solene, no qual se concentram os nossos pensamentos por uma pátria grande, íntegra, respeitada e nobre, recordações de um passado em que os nossos maiores tantos sacrifícios praticaram abnegadamente, pela honra da terra e dignidade de sua gente. A bandeira é o símbolo sagrado de nosso país e constitui o patrimonio de nosso Brasil, em riquezas naturais, em instituições, em monumentos, em propriedades, na obra. Em fim de gerações sobre gerações, nesta inigualável terra do Cruzeiro do Sul.

Hoje não há recanto do Brasil, onde a civilização tenha chegado, que não desfralde festivamente o Grande Símbolo tricolor. Aos acordes do hino naicional e olhando o nosso pavilhão sentimo-nos felizes, mas lamentando que o desvario de muitos patrícios nossos queiram a destruição do Brasil, com corrupções e desmonte dos serviços públicos. Apenas uma vez no ano nossa bandeira deve ser hasteada ao meio dia, esse dia é 19 de novembro. O culto a bandeira conitinuará a inspirar-nos o melhor combate aos credos extremistas e o fervor por uma pátria mãe e bem amada.

José Atailde Figueiredo
( Colaborador )

Valdetário Monteiro é reeleito presidente da OAB



O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Valdetário Andrade Monteiro acaba de ser reeleito e vai presidir a entidade por mais. Ainda falta uma urna a ser apurada, porém, não há mais chance de reverterem o placar. Valdetário Andrade Monteiro é natural de Arneiroz, pequena cidade no sertão dos Inhamuns, interior do Ceará. Como bom interiorano é afeito a causos e histórias sobre a imensidão do mar azul, dentre outros temas.

Advogado (UNIFOR -1996) e Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Caerá.  Ex-Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará, Ex-Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Ceará, Diretor Jurídico da FENABRAVE/CE, Diretor Jurídico do SINCODIV/CE e Professor de Processo Civil da Faculdade de Direito Christus.

Via Lindomar Rodrigues

SESC - Armazem do Som apresenta Abidoral Jamacaru




Dia 30 de Novembro - 20Hs
Teatro SESC patativa do Assaré - Juazeiro
Entrada Franca



Mulher compra iPad superbarato e descobre que é um espelho



A americana Jalonta Freeman caiu no conto do vigário: enquanto abastecia seu veículo em um posto de gasolina em Arlington, no Estado do Texas, foi abordada por um homem que vendia iPads novinhos por um precinho bem camarada... mas o vendedor não se revelou muito camarada e Jalonta pagou US$ 200 (cerca de R$ 400) em um espelho!

"Ele se aproximou e ofereceu um iPad que valia US$ 800 por US$ 200. Se você olhar a parte de trás, realmente parece um iPad da Apple. Quando você vira a parte da frente tem até o preço e outras coisas", contou ela à rede de TV NBC 5, mostrando depois o espelho que figura no lugar da tela do tablet. Ainda de acordo com ela, após entregar o dinheiro ao vendedor, ele rapidamente desapareceu. "Isso é muito errado. Eu nunca faria algo assim com alguém. Vai trabalhar!", disse indignada.

A americana diz que ficou muito irritada quando descobriu que fora enganada, então procurou a polícia local, que disse que esse tipo de crime aumenta com a proximidade do Natal. Os preços dos tablets originais da Apple vão de US$ 399 (cerca de R$ 800) até US$ 829 (R$1.700). Jalonta afirmou se sentir estúpida, mas que aprendeu uma lição: "Não compre nada nas ruas".

Fonte: UOL

Governador Cid Gomes comenta escândalo envolvendo a Cagece


O governador Cid Gomes durante o evento do TCM, hoje pela manhã, comentou sobre o escândalo envolvendo a Cagece, que foi denunciado pelo jornal O Estado de São Paulo no último dia 14 de novembro. Cid disse que o fato vem sendo investigado pelo Ministério Público de São Paulo que aponta construtoras e empresas que teriam tentáculos em diversas empresas de saneamento do Brasil.

Uma delas teria contrato com o estado. “Quando vi a notícia determinei ao presidente da Cagece, Gotardo Gurgel, que afastasse o diretor que era mencionado - Antonio Alves Filho, o Cony, - para que fosse investigado. Ele (o diretor) se antecipou e pediu demissão do cargo.  Não sou daqueles que acham que uma menção já transforma a pessoa em culpada. Agora, a orientação é que seja feita uma investigação e que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado participem, já que são órgãos de fiscalização”, frisou o governador.

O escândalo veio à tona depois da reportagem em que constam os detalhes da operação “águas claras” montada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo que prendeu 18 pessoas e cumpriu 25 mandados de busca e apreensão. O deputado federal petista José Nobre Guimarães teve o nome envolvido no escândalo político, desta vez, relacionado a contratos entre a Cagece e uma prestadora de serviço orçados em quase 9 milhões de reais.

DN


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31