xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/11/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 novembro 2012

Agenda positiva - Por: Emerson Monteiro


Sem medo e sem culpa – posições pessoais inevitáveis, encaminham ao sucesso – independente de credos políticos, religiosos, quaisquer que sejam eles, nesse mundo lotado das ocupações mentais, a impor compromissos. Agir de tal modo que a religiosidade dos pontos de vistas sirva para nortear atitudes livres na relação com os mistérios.

Quando o sujeito se imagina que obteve de Deus e manda ver a autorização de andar na Divina Graça, lá acima, nessa hora, o Bem e o Mal correrão por conta e risco desses mandantes, a querer posições além da imaginação. Ninguém pariu Deus só no interior do pensamento, onde a parte não comportaria o Todo. Ainda que haja leis profundas que regem o assunto, a Liberdade de Deus. A Liberdade é Deus.

Transcendem a força humana os domínios superiores. Ordenar os fenômenos da natureza, espécie de maestro feiticeiro, significa excesso de confiança dos homens nas cabalas e convenções, palavras do encantamento criadas pelos próprios autores a título de comandar os fenômenos. Milhões falam alto frases de poder, sem, no entanto, saber o que dizem, e pecam nessa hora.

Contudo existirá faixa valiosa de exercício da bondade suprema à medida que usufruam os aprendizes da condição de praticantes do bem que exercitam o que ensinam, porquanto os ditames da coerência em tudo convergem. As ações e reações imperam os acontecimentos gerais do Universo. A essência dos valores invisíveis administra a medida exata do quanto existe, longe da vontade limitada dos expertos comerciantes.

Imaginar um Deus humanoide, mesquinho, interesseiro, que se convence diante da fraqueza dos bajuladores, aliciados nas bancas dos cambistas, confronta o mínimo de bom senso, a querer transformar plano mais elevado em meros joguetes de quintais da fama fácil desse chão carcomido nas contradições de poeira.

Distante, infinitamente transcende, dentro, bem dentro da importância de valores exatos, matemáticas da fé e da consciência, ali se viverá experiências inigualáveis, comunhão do Eterno Amor, saborosos postulados da bondade plena, soltos das amarras paroquiais da matéria. A coragem extrema da ânsia de realização do Ser assim revelará na alma da gente o Sol.



Por: Emerson Monteiro
 

O mestre pela fundação Getúlio Vargas, Nilo Sérgio Monteiro poderá ser Secretário de Cultura do Crato ? - Seria uma boa escolha


 
Ouvi rumores de que a equipe do prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos ventilou a possibilidade do renomado professor Nilo Sérgio Monteiro, Pós graduado e Mestre pela fundação Getúlio Vargas ser o próximo secretário de cultura do município. Se for realmente confirmado, seria uma das decisões mais acertadas que o novo governo poderia fazer.

O conhecimento do prof. Nilo Sérgio Monteiro é vastíssimo, não se restringindo a uma área, mas a diversas áreas do conhecimento. Um intelectual preparado, dos mais altos níveis. Quando se fala em secretaria de cultura, existe um grande problema: Às vezes a pessoa pode até ser um profundo conhecedor do assunto, ser até um artista, mas ser artista é uma coisa totalmente diferente de ser gestor cultural. O gestor precisa ser meio administrador e meio conhecedor, é uma mistura dos dois. Não pode ser só administrador, porque se tornaria um mero "promoter de festas", vazio e sem capacidade, e se for somente artista, não iria entender o que é a tramitação dos projetos, a parte burocrática mesmo, que para o artista, em si, é mesmo uma coisa muito chata. Então, afirmo que o Nilo Sérgio seria uma das pessoas mais indicadas, pois este reúne todas essas qualidades, um conhecimento em políticas e gestões culturais, planejamento estratégico e por outro lado, é grande conhecedor de cultura, não só através de textos, mas por participar ativamente do processo cultural do cariri historicamente falando, sendo ligado à maioria dos artistas, acompanhando os trabalhos. Ele sabe quem é quem e quem faz o quê ao longo do tempo, coisa para muito poucos mesmo por aqui.


Se o prefeito eleito Ronaldo escolhesse o Prof. Nilo Sérgio Monteiro como Secretário de Cultura do Município, com certeza, teríamos um excelente gestor, pois o seu currículo é vastíssimo, sendo professor de Planejamento Estratégico Governamental para Cursos de Pós Graduação; Mestre nessa área pela FGV. E a cidade do Crato sabe do amor que este tem pela nossa terra, tendo elaborado inúmeros projetos também inclusive para outras prefeituras. Se existisse uma votação para se escolher o futuro secretário de cultura do Crato, o prof. Nilo Sérgio Monteiro teria não só o meu voto, como creio, da maioria das pessoas que entende de arte e cultura no cariri, pela competência, pelo fator técnico, pela grande capacidade.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

CULTURA & SOCIEDADE - Por: Nilo Sérgio Monteiro


Caro Dihelson, tomei conhecimento através das publicações nas redes sociais, da polêmica gerada em torno da escolha do nome para a Secretaria da Cultura. Em princípio devo lembrar que esta é uma escolha pessoal do Gestor e que não cabe a nós, mesmo cobertos de razõeso e surpresos com as indicações influenciar. Podemos sim, com a autoridade da livre expressão do pensamento e das ideias externar nossos comentários. Particularmente discordo da indicação de EMPRESÁRIOS DE SHOWS, PROMOTEURS, ARTISTAS, etc, para ocupar esse cargo. 

Infelizmente a CULTURA é tratada pela maioria dos gestores municipais estaduais e federais como um “patinho feio”, aquela escolha no cair do pano da ribalta. A CULTURA é um fenômeno antropológico, a pessoa do escolhido deve estar provida de ampla gama de conhecimentos, preparada tecnicamente, ter no mínimo frequentado um Curso de Gestão Estratégica, conhecer a cultura geral da região e suas diversas manifestações, não somente da sua cidade. Ter uma postura empreendedora, facilidade de expressão, conhecimento de pelo menos duas línguas estrangeiras, poder de articulação e liderança. Só a título de enriquecer essa minha expressão do pensamento, e quiçá possa ser lida pelo Gestor, vou colocar algumas considerações da importância dessa pasta para nós do Cariri. O homem é um ser social; O homem satisfaz a necessidade de sociabilidade através de relacionamentos. Nos relacionamentos o homem deve ter postura adaptativa e modificativa (adequação e mudança). Nos relacionamentos o homem desenvolve uma estrutura de regras que impactam sua ação e caracterizam a cultura; A Cidade é uma expressão da sociabilidade do homem; ASecretariaé gerida por um grupo de pessoas (gestores) especialistas em áreas distintas. O resultado das atividades na Secretaria é consequência da ação dos gestores. Os gestores são competentes e querem contribuir para a missão da mesma; Os gestores tendem a agir de acordo com crenças e valores próprios, se não houver clara definição das crenças e valores do Gestor Principal (Prefeito). A ação dos gestores é que provoca a mudança organizacional.
 
Como consequência do contexto e da situação-problema, discutidos no item anterior, podem-se identificar algumas perguntas para melhor "formatar" o problema que se pretende resolver.
 
a) Como conseguir harmonia de interesses na gestão das áreas, com eficácia no cumprimento das missões individuais, e levar a Secretaria ao cumprimento de sua missão?
b) Quais determinações (normas) possibilitam o melhor aproveitamento das potencialidades dos gestores, a obtenção do melhor nível de harmonia e ainda provocam adequada mudança organizacional?
c) Quais princípios, crenças e valores devem caracterizar a cultura da Cidade para produzir as melhores condições de relacionamento entre as pessoas, efetivar os melhores resultados das atividades e favorecer a plena realização da missão da empresa e das pessoas na interação com o ambiente externo?
A solução para estas questões parece ser um tanto quanto ampla e subjetiva. Tal solução deve ter, como escopo, fomentar uma cultura que seja inovativa, permitindo iniciativas próprias e flexibilidade que premiem os valores grupais, no sentido de buscar coalizão, identidade, interação e integração dos grupos de trabalho em torno de objetivos comuns; que possibilite, ao mesmo tempo, a atribuição de responsabilidades, linhas de poder e descrição clara das funções, para a boa ordem das coisas; e que ainda permita o estabelecimento de processos de planejamento e controle, de visão centrada em resultados e estabilidade das atividades capazes de conduzir a empresa ao cumprimento de sua missão com eficácia, garantindo a sua continuidade. Os requisitos, que devem contemplar a solução do problema, necessariamente devem considerar os seguintes aspectos, no que concerne à formação da cultura de uma Polis:

• criar condições para que as pessoas satisfaçam suas necessidades de relacionamentos;
• formar a identidade dos indivíduos e grupos;
• favorecer a motivação para a busca dos melhores resultados das atividades, que garantam a continuidade cultural ampla;
• oferecer condições de desenvolvimento das potencialidades e aperfeiçoamento de deficiências, individuais e de grupos;
• oferecer oportunidades de participação nas decisões em níveis adequados;
• garantir o envolvimento das pessoas com a missão das áreas com vistas à missão da Secretaria.
Para satisfação destas condições há a necessidade de um modelo de gestão claramente definido. Este modelo deve considerar:
• processo de gestão com clara definição de modelo e forma de implementação do mesmo;
• processo de gestão que permita a identificação da situação objetivada, bem como das melhores alternativas para alcançá-la;
• descrição dos níveis de autoridade, responsabilidade e função;
• processo decisório estabelecido, com modelo de decisão coerente com a lógica dos empreendimentos econômicos;
• estilo, postura e papel dos envolvidos na gestão da empresa claramente identificados;
• meios adequados de comunicação com o Prefeito objetivamente estabelecido
Esta é a premissa para a escolha e os dividendos dela oriundo. Desejo uma feliz escolha, o Crato e a sociedade merecem esta mudança de atitudes e de inovação.

Por: Nilo Sérgio Monteiro

Morre na manhã de hoje, o advogado José Estácio Pereira Cortez, esposo da Reitora da URCA, Otonite Cortez


É com pesar que a Universidade Regional do Cariri (URCA), comunica o falecimento do advogado José Estácio Pereira Cortez, esposo da Magnífica Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, ocorrido na manhã de hoje, em sua residência. Em razão do falecimento, a URCA suspende todas as atividades acadêmicas nos campi da Instituição, por meio de Portaria, durante o dia de hoje, e decreta luto oficial de três dias, com hasteamento das bandeiras a meio mastro, além de enviar mensagens de condolências aos familiares. O corpo de Estácio Cortez estará sendo velado a partir das 16 horas de hoje, no Centro de Velório Vida, na Avenida Perimetral Dom Francisco, no Bairro São Miguel, em Crato. 

Assessoria de Imprensa da URCA
NE - O Blog do Crato lamenta profundamente esta perda, acontecida no mesmo dia da morte do Prof. jackson Antero.



CULTURA NÃO É FESTA - Por: Sandro Leonel


Nota do Editor: O Prof. Sandro Leonel escreveu um excelente artigo sobre o perfil que deve possuir os gestores culturais. Há um erro cometido com frequência, quando os governos escolhem promotores de eventos para gerir pastas de cultura. Neste artigo, o Prof Leonel disserta amplamente sobre o que é realmente a cultura em suas diversas manifestações, e a importância da preservação desta para a própria história dos povos. ( DM ).

A ideia de misturar cultura com ato festivo é típico de quem não tem intenção de promover na essência a discussão e o debate sobre a importância da cultura no meio social, cabe a nós defensores de um modelo onde se prima pela valorização da cultura local e não a difusão elaborada de um produto estabelecido pelo capital. Podemos esclarecer aos desavisados que a Cultura não é Festa, festa é outra coisa com vários significados, mas aqui quero esclarecer de maneira conceitual o que é cultura.
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, a cultura do arroz, etc.
Cultura constitui-se em termo dotado de diversas acepções, sendo um termo empregado no senso comum e inteligível no âmbito das ideias em discussão. No âmbito das ciências sociais a polissemia é ampla e os debates em torno do conceito são numerosos. A este respeito consulte-se, entre outros, as coletâneas organizadas por Bohannan e Glazer (1973) e Moore (1997), nas quais o conceito de cultural é discutido por cientistas sociais de diversas matizes. Hoefle (1998), por sua vez, apresenta um quadro no qual a cultura pode ser entendida segundo três eixos. 


No primeiro a cultura é vista ou numa perspectiva abrangente ou restrita, abarcando, respectivamente inúmeros fenômenos (crença, hábitos, conhecimentos, linguagem, arte, etc.) ou limitada aos significados construídos a respeito das diferentes esferas da vida. A geografia cultural saueriana ou Escola de Berkeley, está calcada na visão abrangente de cultura, enquanto na perspectiva da denominada geografia cultural renovada, a visão de cultura é restrita. No segundo eixo a cultura é vista de acordo com o papel que desempenha na sociedade. Determinada pela natureza ou pela base econômica, de um lado, ou tendo o papel de determinação, sendo então considerada como entidade supra orgânica ou, ainda, em terceiro lugar, como um contexto, isto é, simultaneamente reflexo, meio e condição. Na Escola de Berkeley o conceito de cultura associa-se à sua visão como entidade supra orgânica, conforme discutido por Duncan (2003), enquanto na geografia cultural renovada a cultura é entendida como um contexto. No terceiro eixo, finalmente, a cultura é considerada em relação ao processo de mudança. Evolução linear, comum a todos os grupos, evolução própria, específica para cada grupo ou impossibilidade de se realizar estudos que não sejam sincrônicos. A geografia cultural saueriana apoia-se na perspectiva de uma evolução específica, enquanto a geografia cultural renovada tende a privilegiar a terceira via.
Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos  procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
Clamo aos gestores municipais de nossa região que levem cultura a sério e não como uma promoção de uma festa. Na festa  da cultura não há espaço para práticas duvidosas e muito menos de pessoas que nada entendem do significado social da CULTURA.

Por: Prof. Sandro Leonel
Diretor executivo na empresa Geoviva Consultoria

CRATO - Divulgada a lista dos nomes do Secretariado do prefeito Ronaldo Gomes de Matos


O Jornal do Cariri divulgou em sua edição de hoje, 13 de novembro, a lista com os nomes dos secretários do prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos. Hoje, após a publicação, através do repórter Wilson Rodrigues, obtivemos mais dois nomes que não estavam na lista original, da pasta da Ação Social. Confira a lista logo abaixo:

SECRETARIAS:

Agricultura - Henrile pinheiro
Finanças - Edio oliveira nunes
Educaçao - Joaquim rufino
Segurança Pública - Levy viana teixeira
Esporte - Roberio nogueira
Meio Ambiente - Stephenson ramalho
Procuradoria - George borges
Chefe de Gabinete - Cristiano meira leitão
Ouvidoria - Edna almino
Infra-estrutura - jose muniz
Controladoria - Elmar lopes custodio
Desenvolvimento Economico - Venancio Saraiva
Ação Social - Mabel Rodrigues Esmeraldo e Prof. Elizangela

Via Jornal do Cariri
Jornalista Wilson Rodrigues
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet
Foto: Dihelson Mendonça

Falece o Geólogo e Professor Jackson Antero


É com muito pesar que o Blog do Crato anuncia o falecimento do Geólogo e Prof. Jackson Antero, uma das maiores personalidades do Cariri. A notícia foi divulgada nas redes sociais na noite de ontem ( 13 de novembro ). Extendemos a nossa solidariedade à família enlutada.

Jackson Antero, formado em Geológia, professor da Universidade Regional do Cariri “URCA”, ocupou o cargo de chefe da APA, em 2003, e por motivo de saúde, deixou o cargo em 2009. Quando no comando, foi o mais atuante no trabalho de “CONCIENTIZAÇÃO” junto às comunidades rurais. UMA PALAVRA DO AMIGO DR. NIVALDO SOARES- “GEOPARK:” O Jackson, por ser bastante destemido, passou por diversos momentos difíceis, até de ameaças de morte por combater aqueles que praticam irregularidades. Entre tantas ações por ele defendidas na região do Cariri, destaca-se as questões dos LIXÕES, preservação das NASCENTES, na luta pela sobrevivência do SOLDADINHO DO ARARIPE, tudo dentro deste mundo tão complexo de se administrar e fazer algo pela riqueza da BIODIVERSIDADE da Chapada do Araripe.

Por: Ed Alencar

"A construção de uma amizade esta na cumplicidade de termos idéias e ideais diferentes, e convivermos sempre na harmonia do calor da discussão e logo depois nos abraçarmos, nos despedindo de mais um dia de amizade envelhecida nas verdades. Um ser iluminado pela ética e a moral e acima de tudo, companheiro. Me lembro de campanhas do PT memoráveis que eu e Ele ( Jackson ) no carro de som fazendo campanha para outros e esquecendo das nossas, discutíamos muito mais do que simplesmente deveríamos, e no final da tarde nos abraçávamos longamente, com a certeza de que no outro dia seríamos revitalizados com uma amizade renovada no respeito de sermos fraternos. Meu amigo eterno, e de fato, não se constrói uma amizade de um dia para o outro, se eterniza uma amizade quando mesmo somos diferentes, mas somos cúmplices de ideais e quando lutamos no que acreditamos custe o que custar. Chorar é o que me resta mas é um choro de alegria, pois sei que ele descansa em paz pelo seu dever cumprido no que ele acreditava. Descanse meu amigo e irmão."

Wilson Bernardo

"Amigo Jackson Antero, receba o meu abraço!!! Um ser especial, combativo, humano. Poucos tiveram a sua coragem e sou testemunha disso. Enfrentamos alguns momentos, que ninguém teve a coragem de dar a voz, e vc mesmo ameaçado, se colocou em favor da natureza, da nossa Chapada do Araripe, denunciando os destruidores das florestas em favor do capital. Tantas histórias... Sempre tive uma admiração por este ser humano. Mesmo em uma cadeira de rodas estava lá, na luta. Medo não era o seu nome. Seu nome era coragem. Agora, fique em paz."

Elizangela Santos - Jornalista

"Lamento muito, demais até, mas merecia muito descançar em paz...O grande defensor da nossa APA da Chapada do Araripe agorra com DEUS deve ser o simbolo da luta em defesa do ambiente inteiro desta região. Jackson está imotalizado no filme Chapada do Araripe-Uma Questão Ambiental , que está sendo exibido nas escolas da região, dentro do Projeto audiovisual de Educação Ambiental da Chapada do Araripe... Jackson onde estiver estará apoiando esta causa! saudades"

Jefferson De Albuquerque Junior

"Custou-me acreditar nesta notícia, quando vi os primeiros rumores na noite de ontem nas redes sociais. Cheguei a redigir a matéria para publicação no Blog do Crato, mas deixei em forma de rascunho, porque a morte do renomado professor já havia sido anunciada por duas vezes neste ano erroneamente. Desta vez, infelizmente é verdade. Várias pessoas estão manifestando a sua solidariedade, e um tributo ao Prof. Jackson Antero pelo seu grande exemplo de vida e trabalho. É uma perda lastimável. A morte de um ícone do Cariri. Descanse em paz, Prof. Jackson. O cariri agradece pela sua luta."

Dihelson Mendonça

Nova Olinda poderá ter nova eleição


Em entrevista ao jornalista Luzenor de Oliveira, Jornal Alerta Geral, ontem (12), o procurador regional eleitoral Márcio Torres, falou sobre as pendências que ainda existem em oito municípios do Ceará, entre eles Nova Olinda, com relação às Eleições Municipais deste ano.

Segundo Márcio, em oito municípios do Ceará podem ser realizadas novas eleições. A decisão depende dos julgamentos que ainda estão em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de Nova Olinda, os candidatos a prefeito de Meruoca, Pacoti, Quixeramobim, Redenção, Reriutaba, Independência e Horizonte tiveram problemas com os registros de suas candidaturas e ainda aguardam decisões judiciais no TSE e, também, em alguns casos, no TRE.

Márcio explica ainda que o TSE estabeleceu como prazo máximo de julgamento a diplomação dos prefeitos, pois os candidatos sub judice não podem ser empossados, tampouco, os que ocuparam o segundo lugar no pleito.
O procurador acrescentou ainda que, caso o TSE não consiga julgar os processos até janeiro de 2013, quem deverá ocupar o Paço Municipal é o presidente da Câmara Municipal.

De volta ao futuro

Parece coisa de filme, mas é verdade. Todos já sabiam que isso poderia acontecer, mas a justiça permitiu que a coisa se desenrolasse sem uma definição. O problema é essa batalha judicial que cada caso se torna. O candidato é cassado em primeira instancia e, aí ele recorre, e recorre, e recorre… É bem claro que o TSE tem respeitado a decisão dos TREs, mas não deixa de ser um desgaste para os candidatos adversários e o eleitor. Vejamos o caso de Nova Olinda, onde o candidato do atual prefeito, Ronaldo Sampaio, foi “CASSADO” as vésperas da eleição e continua se declarando prefeito eleito, mesmo sem a autorização da justiça. É brincar com a boa fé da população. Eleição municipal no Brasil tem virado circo, onde todo mundo fala o que quer e faz finda fazendo o povo de palhaço.

E o agravante nesses casos é a possibilidade do presidente da Câmara assumir a prefeitura. Agora imaginem que grau de importância, ganha a eleição da casa. O candidato é eleito vereador e pode ser prefeito, será um verdadeiro ringue de vale tudo. Da compra de votos à chantagem barata pode acontecer. Caso o TSE, confirme a decisão do TRE, no mínimo, o então vereador, agora presidente da Câmara e prefeito por acidente, pode governar o município até ser convocada novas eleições. Ou seja, será prefeito por pelo menos seis meses. 

O TSE tem até a diplomação para tomar a decisão e esperamos que o faça. Saindo a decisão dentro do prazo, poderemos evitar o que aconteceu em Jardim, onde em apenas três meses de gestão do, então presidente da Câmara, surgiram denuncias dos mais variados crimes, o que, ainda é investigado pelo Ministério Público e Polícia Federal.

Fonte: plantaoceara.com



Os pingos caídos da floresta, são lágrimas. A Natureza está de luto - Por: Elmano Rodrigues Pinheiro


Não tenho palavras para expressar a minha dor. Mais de dois anos lutando juntos, procurando dias melhores para a sua saúde, e para manter um sonho vivo de liberdade, de dignidade, e de esperança na sua luta em defesa da Natureza, do Crato,da Universidade "URCA", do Geopark, e dos moradores que habitavam as suas terras, para que cada um tivesse o direito de receber o seu quinhão no lugar onde habitavam.

Partiu sem conseguir realizar seu grande sonho, o de escrever um livro narrando a luta do quilombo da Palmeira, onde seu pai travou uma grande luta com os quilombolas. Queria fazer justiça ao movimento, narrando os pormenores, com isenção. Estará com Deus, reinvidicando pelos mais fracos.

Por: Elmano Rodrigues Pinheiro

 

Brasil só ficará atrás de Iraque em aumento de produção de petróleo, diz relatório


O Brasil deve se tornar o país que terá o mais rápido crescimento na produção de petróleo fora do Oriente Médio nas próximas duas décadas, segundo estudo da Agência Internacional de Energia (AIE), com sede em Paris, na França. O estudo mostra que a produção diária de petróleo no Brasil vai crescer 3,5 milhões de barris até 2035, atrás apenas do Iraque cujo volume deve aumentar em 5,6 milhões de barris por dia no período, atingindo 8,3 milhões de barris diários.

O estudo denominado Perspectivas da Energia Mundial 2012 refere-se à produção brasileira diária de petróleo, que foi de 2,2 milhões de barris em 2011, e deverá atingir 4 milhões de barris por dia em 2020, mantendo a tendência de elevação até atingir 5,7 milhões de barris diários em 2035. O desempenho previsto do Brasil é o melhor entre os países que não integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). De acordo com a AIE, a produção brasileira de petróleo deverá, em 2035, representar mais do que o dobro da mexicana, estimada em 2,6 milhões de barris diários nesse período.

Pré-sal

O estudo faz menção às descobertas das reservas do pré-sal informando que a produção de petróleo no Brasil deverá subir, sobretudo, a partir da segunda metade desta década. "Nos próximos dez anos, os Estados Unidos não precisarão mais importar petróleo do Oriente Médio. Essa realidade terá consequências que vão ultrapassar amplamente o mercado de energia e que serão também geoestratégicas." "O Brasil oferece brilhantes perspectivas para a produção de petróleo fora da Opep. Os campos do pré-sal devem guiar a maior parte do crescimento da produção brasileira", diz o estudo, que destaca as perspectivas do desempenho do país em um quadro intitulado "boom de petróleo no Brasil ganha ritmo". O estudo da AIE acrescenta que os Estados Unidos deverão se tornar o maior produtor mundial de petróleo até 2017, ultrapassando a Arábia Saudita até meados da década de 2020, por intermédio da exploração crescente de petróleo e gás de xisto e também do chamado "petróleo leve" (light tight oil).

EUA

Atualmente, os Estados Unidos produzem 10,9 milhões de barris diários de petróleo. A Arábia Saudita produz 11,6 milhões de barris/dia, segundo a AIE. Os Estados Unidos, que importam 20% de suas necessidades energéticas, deverão tornar-se quase autossuficientes em 2035. O país se tornará exportador líquido de petróleo (exportações superiores às importações) em cerca de 2030, prevê a agência.

A demanda mundial de energia vai crescer em mais de um terço até 2035, prevê a AIE. A China, a Índia, o Brasil e países do Oriente Médio representam 60% do aumento global da demanda. Na China, o consumo de energia crescerá 60% entre 2010 e 2035, afirma o estudo. No Brasil, o aumento estimado pela AIE é de 69% nesse período. A AIE prevê que a demanda mundial de petróleo, de 87,4 milhões de barris diários em 2011, deverá atingir 99,7 milhões de barris/dia em 2035, uma expansão de 14% no período. Segundo a agência, o setor de transportes representa mais da metade do consumo mundial de petróleo.
Agência Brasil

Justiça determina bloqueio de contas do Município de Campos Sales


A juíza Maria Lúcia Vieira acatou o pedido do Ministério Público do Estado do Ceará e determinou nessa segunda-feira [12] o bloqueio de contas do município de Campos Sales.

Ficou decidido que um percentual de 50% do Fundo de Participação dos Municípios [FPM], do Fundo de Manutenção da Educação Básica [Fundeb] e do Fundo de Saúde [FUS] deverá ser repassado mensalmente ao Município até o final da atual gestão [dezembro/2012].

Os valores bloqueados serão destinados, inicialmente, ao pagamento da parcela mais atrasada dos servidores municipais. Sobrando recurso, deverão ser efetuados os pagamentos dos meses subsequentes que estiverem em atraso.  O chefe da Administração municipal deve apresentar ao banco pagador as folhas de pagamento dos servidores, referente aos meses de atraso. Um ofício também será expedido ao banco pagador [Banco do Brasil] para transferir apenas o montante necessário ao pagamento das folhas apresentadas, devendo eventuais saldos permanecerem bloqueados.

O Município tem até 30 dias para recorrer da decisão. A Ação Civil Pública tinha sido ajuizada no dia 8 de novembro, através do promotor de Justiça José de Deus Terceiro Pereira Martins, em razão dos constantes atrasos no pagamento dos servidores públicos municipais.  Desde setembro, o salário dos professores e, desde agosto, os provimentos dos servidores das demais secretarias, vêm sofrendo reiterados atrasos. Com a proximidade do final do ano, a situação dos servidores públicos de Campos Sales tende a se agravar com a gratificação natalina, o chamado 13º salário.

A despesa com a folha de pagamentos representa aproximadamente 45% do orçamento mensal da Prefeitura, incluindo todas as secretarias da atual administração. Os autos demonstram que o município possui condições de pagar os salários dos servidores sem qualquer prejuízo orçamentário. Segundo o promotor de Justiça, o efetivo pagamento do salário dos servidores municipais assume importância também sob o ângulo de garantia da correta gestão do dinheiro público.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do MPCE  ( Via Yuri Guedes )

Relator do mensalão diz que condenados não terão direito a prisão especial


Os réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, não terão direito a prisão especial, segundo disse nesta terça-feira [13] o ministro Joaquim Barbosa, relator do julgamento no Supremo Tribunal Federal [STF].

Após visita aos presidentes da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney, Barbosa respondeu a jornalistas que réus condenados não têm direito a esse benefício. "A prisão especial é só para quem está cumprindo prisão provisória, e não [pena] definitiva", lembrou Barbosa, que assume a presidência interina da Corte Supremo a partir da próxima segunda-feira [19].

Na saída do Congresso, o ministro disse ainda que não falaria sobre o julgamento do mensalão porque o caso ainda está em andamento. O Artigo 295 do Código de Processo Penal [CPP] estabelece que a prisão especial só poderá ser aplicada para autoridades, pessoas com diploma de nível superior, entre outros, enquanto não houver condenação definitiva.

Ou seja, como os réus do mensalão estão sendo condenados em último grau de instância, depois de esgotados todos os recursos, eles cumprirão a pena em prisão comum. Joaquim Barbosa assume a presidência do STF no próximo dia 22 e foi ao Congresso convidar os presidentes da Câmara e do Senado para a cerimônia. Na visita, o ministro também disse que sua gestão será marcada pela clareza, transparência e simplicidade.
 
Agência Brasil

Prefeitos fazem protestos contra a falta de recursos


Os gestores querem uma reposição do FPM de forma imediata, já que é uma das principais receitas dos municípios

Brasília/Fortaleza. Um total de 60 municípios cearenses estão em greve, a fim de chamar a atenção para a crise financeira nas Prefeituras. Além da redução nos repasses federais, houve um aumento das despesas. Ontem, prefeitos do Estado participaram da mobilização da Confederação Nacional dos Município (CNM), para reivindicar, dentre outros pleitos, uma suplementa-ção financeira para fechar as contas deste ano dentro do prazo.

A reunião pela manhã foi enfática ao frisar a crise financeira vivida pelos municípios e a necessidade de uma ampla mobilização dos gestores FOTO: ANDRÉ OLIVEIRA. A paralisação tem por objetivo alertar e sensibilizar o Governo Federal sobre a situação precária de arrecadação enfrentada pelos municípios. Diante da crise financeira, e obrigações legais de final de mandatos, municípios do Ceará acompanham a iniciativa das cidades de Pernambuco em paralisar seus serviços durante esta semana.

A Aprece, liderando comitiva de prefeitos cearenses, participou, ontem, de concentração no Senado Federal, onde aguardava receber o retorno prometido pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, às reivindicações dos municípios como as citadas acima entregues em outubro para análise da presidente Dilma Rousseff. A expectativa é a de que a CNM e Associações Estaduais de Municípios, a exemplo da Aprece, sejam recebidas em audiência pela presidente Dilma. A partir dessa audiência será decidida a continuidade ou não do movimento de paralisação das prefeituras.

Mobilização

Segundo a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, as Prefeituras do Ceará não podem mais suportar a crise financeira e não aguentam mais aguardar uma definição do governo para a solução dos seus problemas. Por este motivo, algumas Prefeituras do Estado amanheceram com as portas fechadas e dezenas delas estavam com seus representantes ontem em Brasília, participando mais uma vez de uma manifestação promovida pela CNM, dentro da Mobilização Permanente em busca de uma solução nacional para a crise financeira municipal. Enquanto isso, mais de 3 mil prefeitos estiveram presentes na manifestação do Auditório Petrônio Portela, no Senado, que antecedeu ao encontro dos prefeitos com a ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais. O prefeito de Caucaia, Washington Gois, que participou da reunião pela manhã, informou que sua Prefeitura funciona normalmente e que não pretende fechar as portas, durante a manifestação encabeçada pelos municípios de Pernambuco. "Nós em Caucaia não vamos fechar. Não sei se esta manifestação é forte no Ceará. A situação dos municípios em geral é crítica, mas em Caucaia estamos com todos os pagamentos em dia. A área mais carente é a da saúde, mesmo assim estamos funcionando", afirmou Washington Luiz, que disse não ter recebido orientação para o fechamento das portas da sua Prefeitura.

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, também afirmou que não vai fechar as portas. Roberto Pessoa avalia que as reivindicações das Prefeituras do Ceará são comuns às demais gestões municipais em todo o País. Para Roberto, a recomposição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem que ocorrer imediatamente, sob pena de vários gestores acabarem caindo na ilegalidade.

"Nós vivemos um momento problemático e estamos esperando uma posição do Governo Federal. Pedra Branca não fechou as portas e vai esperar uma posição do governo, conversar com a Aprece e só depois tomar uma decisão", afirmou o prefeito Antônio Gois. Segundo ele, a área mais crítica em seu município é a da educação, seguida pela saúde. "O problema da saúde é sério porque aumentaram o piso e diminuíram o repasse. Pedra Branca deixou de receber R$ 1,4 milhão. É uma folha da educação", avaliou o prefeito.

DN


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30