xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/11/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 novembro 2012

Mostra SESC Cariri de Culturas é aberto em Crato na noite de ontem - Fotos: Wilson Bernardo



Acima: Luis Gastão Bittencourt fala em nome da FeComercio


E a estrela maior da noite, o músico Lenine:






Fotos: Wilson Bernardo
www.blogdocrato.com

Faleceu Joserman Teles - Um dos maiores leitores e incentivadores do Blog do Crato


É com grande pesar que comunico o falecimento de Joserman Teles, ocorrido na madrugada de hoje ( 09 de Novembro ) em Crato. Um grande amigo, uma pessoa sempre alegre, tinha o hábito de falar alto, adorava tecnologia, gostava de filmes, adorava me contar as últimas novidades que havia descoberto. Me chamava na rua para conversar, nem que eu estivesse a 50 metros de distância. No mês passado ( acho ), conversamos por quase 1 hora sobre a internet e os rumos da tecnologia lá na Praça Siqueira Campos. Vai-se um homem de bem, que transparecia paz e alegria a quem estivesse próximo. 

Uno-me neste momento de tristeza e de pesar pela morte do amigo à sua família, a quem transmito as condolências em nome de todos que fazem parte do Blog do Crato.

Descanse em paz, meu amigo Joserman Teles.
Que o criador te cubra com a Paz e a felicidade celestial que você tanto merece.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Foto da linha do tempo de Luis Carlos Saraiva

Jornal do Brasil publica boatos que circulam na internet em seu editorial



Com o ufanista título de "Nós, brasileiros, não aceitamos reprimenda da Alemanha" o Jornal do Brasil publicou um Editorial criticando uma suposta entrevista da chanceler alemã Angela Merkel, onde a primeira mandatária germânica teria criticado a presidente Dilma Rousseff, tomando como fonte um artigo publicado na revista alemã Manager Magazin.

Jornal do Brasil - nós não aceitamos reprimenda da Alemanha

O Jornal do Brasil coloca em seu editorial que: "No dia 6 de março, o site alemão 'Manager Magazin' publicou reportagem na qual comenta a recente visita da presidenta Dilma àquele país.
Segue, a seguir, o texto que mostra como o JB caiu em um boato de Internet:

"Diante da arrogância da Dilma, a Chefe de Estado alemã, Angela Merkel deu uma entrevista à TV alemã ontem à noite na qual mandou um recadinho:

- Essa senhora vem à Alemanha nos dizer o que temos que fazer? Ora, a Alemanha vai bem, obrigado, apesar de tudo. Mas eu vou aproveitar para dar um conselho a ela: antes de vir aqui reclamar das nossas políticas econômicas, por que ela não diminui os gastos do governo dela e diminui os juros que são exorbitantes no Brasil? Se eu posso emprestar dinheiro a juros baixos e o meu povo pode ganhar juros absurdos lá no país dela, não vou ser eu que direi ao meu povo que não faça isso. Ela que torne a especulação no país dela menos atraente."


Página do Jornal do Brasil:


Fonte: Jornal do Brasil

Programação do Segundo dia da Mostra Sesc Cariri de Culturas


Cariri, 9 de novembro de 2012.

No núcleo das Artes Cênicas o grupo Aldeia Teatro de Bonecos (MG) abre com muita música e elementos indígenas, o segundo dia de programação da 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. A apresentação acontece às 9h, no Teatro Adalberto Vamozi, na Unidade Crato do Sesc. No mesmo local, às 22h, o Grupo de Teatro Osfodidários (PB) apresenta o espetáculo Quincas, uma adaptação da obra do escritor Jorge Amado.

No Teatro Municipal Salviano Arraes, a Companhia de Teatro Engenharia Erótica (CE) encena, às 12h e 22h, o espetáculo “Perdoa-me por me traíres”. Na peça, o grupo cearense aborda os sentimentos humanos que envolvem relações passionais de amor, traição, ódio e vingança. No Teatro Marquise Branca, em Juazeiro a Cia Dita (Ce) apresenta o espetácuulo Inc. (censura 18 anos), às 20h. Às 17h, dois movimentos simultâneos marcam a Mostra. O grupo Arande Coletivo de Atores (MG) apresenta o espetáculo Arande Gróvole como parte da programação do teatro de rua, na RFFSA. Já o grupo musical Arrastão da Gaita (RJ) e a Cia. Buraco D’oráculo (SP) se apresentam no bairro Pantanal, através da Mostra de Bairros.

Também nesta sexta-feira, às 18 horas a Galeria Sesc Juazeiro abre diversas exposições de artistas de todo o país. Já às 19h, na Galeria do Sesc Crato acontece a abertura da exposição “Meu corpo, minha embalagem, tudo gasto na viagem”, do artista Ícaro Lira, (RJ). Às 20h, na Galeria RFFSA é aberta a exposição “Gravura em Miniatura: Xilogravuras”, do artista Julieta Warman (RJ). A programação das Ações Formativas no Crato começam às 14h, com a palestra Cultura e meio ambiente, ministrada por Juaci Oliveira da Aquasis. Já às 16h e 18h será transmitido o documentário "Projeto do Soldadinho do Araripe", também pelo projeto Aquasis.

No núcleo das Artes Visuais,  a partir das 17h serão exibidos na Casa Ninho, no Crato, os curtas: Garapa (2011), de José Padilha  (RJ), Dança das Cabaças (2006) de Kiko Dinucci (SP)  e Espelho Nativo (2009), de Philipi Bandeira (CE).

Às 16h, na Praça da Sé do Crato, Kika Farias (RJ) apresenta “Dona Mocinha e suas Histórias”, no núcleo de literatura da Mostra. Mias tarde, às 20h, Socorro Acioli ministra uma aula de leitura sobre Monteiro Lobato. Às 21 horas,  Cayman, Lucarocas e Chico Neto (CE) fazem uma Performance Poético-Musical. Já no núcleo musical, Às 17h30, Yremah Galvão Quarteto (CE) faz show na Praça do Cruzeiro no Crato. Às 21h, a grupo Eddie (PE) faz show na RFFSA. A diversidade da tradição no crato se encontra na Praça da Sé, a partir das 18h, com os grupos “Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto”, “Reisado Decolores Dedé de Luna” e “Reisado Mestre Aldenir”. 

Em Altaneita, às 17h o grupo cearense Garajal apresenta o espetáculo de rua “Romeu e Julieta: o encontro de Shakespeare e a cultura”. Na ladeira do Horto, em Juazeiro o grupo “Os siderais” (RJ) fazem apresentação às 18 horas.
 
www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce

O Crato em Fotos - 09/11/2012 - Dihelson Mendonça


Atendendo aos pedidos, aí estão mais algumas fotos da nossa querida cidade do Crato.


 Acima: Prédio da Biblioteca Pública e restaurante Popular ( no largo da RFFSA )



Acima: Antiga praça Juarez Távora ( 2009 )


Acima: Esquina do Banco do Brasil ( 2010 )


Acima: Fernando, o seresteiro da Rua Pedro II ( Um abração, meu amigo )


Acima: Estádio Mirandão em dia de jogo...


Acima: uma festa no Crato Tênis Clube ( 2009 )


Acima: um casal maravilhoso da nossa sociedade, grande incentivador do Blog do Crato: Magali e Carlos Eduardo Esmeraldo.


Acima: Essa foto já é por demais conhecida: Seminário São José ( 2008 )


Acima: Praça da Sé ANTES da reforma


Acima: Silhueta da Estátua a Cristo-Rei na Praça francisco Sá


Visão do trecho - Colégio Sta Teresa de Jesus, visto da calçada da Praça Alexandre Arraes ( 2010 )


Acima: Interior do moderno Hospital São Francisco de Assis.

Fotos: Dihelson Mendonça
Uso somente mediante autorização. Obtenha a sua pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o crato na Internet

Seca deve reduzir produção de mel em 70% no Interior


A escassez de água impediu a floração no semiárido e comprometeu a safra de mel no Estado

Itatira A seca neste município não destruiu apenas as plantações. Acabou também com a produção de mel de abelha, principal produto de exportação da região. Sem chuva, as abelhas abandonaram as colmeias e migraram para outras regiões.

Sem abelhas nas colmeias, apicultores amargam prejuízo. No monitoramento do cultivo, nem precisam usar tanta proteção, já que não tem abelha fotos: A. C. Alves. Esta é a maior seca dos últimos 40 anos no Ceará. Está gerando impacto negativo na produção de mel, que deve cair em torno de 70% este ano, segundo produtores dos Sertões de Canindé. O Estado é o terceiro maior produtor do Brasil e o primeiro do Nordeste, perdendo apenas para os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

"A falta de água comprometeu a produção e, em 87% dos enxames, as abelhas sumiram, porque foram para outras regiões. Isto provocou prejuízos para cerca de 120 apicultores do município, neste ano", explica um dos maiores produtores em Itatira, Manoel Juraci Vieira, famoso por ter criado o jumento apicultor. No município, 74% dos agricultores vivem da produção de mel. Segundo ele, a quebra da safra se dá pela falta de alimentação das abelhas. "Por não ter tido floração, as nossas abelhas não têm como retirar o pólen e o néctar das plantas. A temperatura exigida no cultivo de abelhas é, em média, 33 graus, mas, no momento, nossa temperatura atinge cerca de 40 graus. Sem floração, elas migram para áreas mais frescas", diz Juraci Vieira. Para ele, a solução seria a alimentação artificial, mas se torna muito cara e nem todos os criadores têm condições de bancar. Essa alimentação artificial se dá pela soma de dois tipos de alimentos, um energético, que pode ser manga, caju, caldo de cana ou água com açúcar, e um alimento protético, que é a mistura de grãos de soja e milho triturados. "É a maneira que temos para driblar a ação da seca", lamenta ele, por ser uma medida inviável para os pequenos apicultores da região.

Transferência

De acordo com ele, considerado um "mestre" em apicultura e um dos integrantes da Associação dos Apicultores de Itatira, a região produz, em média, 90 toneladas de mel por ano, mas, com a estiagem, "tudo foi por água abaixo". "Perdi 35 colmeias que foram embora por falta de alimentação. As 25 que restaram tive que mandar para um amigo na comunidade de Sabonete, que fica bem próxima do Açude Umari, no município de Madalena", diz Juraci, sem saber o que vai render de positivo nos apiários do município. O prejuízo chega perto de R$ 8 mil com a migração das abelhas. "É a dura realidade de quem vive dessa atividade. Quando o período é bom, tudo é rentável, mas, com a seca, tudo fica pelo meio do caminho e o prejuízo é incalculável", aponta o produtor Juracy.

Consequências
Segundo o apicultor, os três próximos meses podem ser mais desgastantes, já que a alimentação artificial está 40% mais cara, se comparado ao mesmo período do ano passado. Nenhum produtor quer arriscar em adotar este tipo de procedimento, porque será muito trabalho para pouco dinheiro. "A seca afetou quase todos os setores e a próxima safra também está ameaçada", avisou ele.

"Neste ano, nenhum apicultor se preocupou em fazer a colheita do mel porque, além de fraca, é muito arriscado ao ataque das abelhas que estão famintas e violentas", finalizou. A realidade observada nos Sertões de Canindé é comum a outras regiões produtoras no Estado do Ceará. A apicultura está presente em 150 municípios. As regiões com o maior número de produção são: Baixo Jaguaribe, Cariri, Sertão Central e Sertão dos Inhamuns. A apicultura no Estado do Ceará caracteriza-se, quase que exclusivamente, pela produção de mel de abelhas oriundas da África. Em uma colmeia, há mais de 80 mil abelhas, que produzem, por safra, de 25 a 35 quilos de mel. O pequeno produtor possui, em média, 35 colmeias. A abelha só tem 24 horas de vida se atacar sua vítima. Caso contrário, vive por cerca de 45 dias. A abelha rainha, em época de boa florada, chega a produzir 3 mil ovos diários.

Exportação
O Ceará está entre os cinco maiores exportadores do Brasil. Em 2011, o Estado exportou 4,2 toneladas de mel. Entre dezembro de 2010 a janeiro de 2011, as vendas do produto para o exterior cresceram 31,4%. O preço do mel está custando, em média, R$ 12 por quilo. Em épocas chuvosas, esse valor cai para R$ 7 por quilo. O mel cearense é orgânico, pois é retirado da caatinga e não possui contato com florações com agrotóxicos, diferente do mel da região Sul. Há, no Ceará, em média, 400 associações de apicultores e seis cooperativas. O consumo per capita do brasileiro é de 150 gramas de mel por ano. Na China, esse volume sobe para 2 kg.

Dr. Cazuza - Blog de farias Brito

Da infidável série: "Coisas da República" -- postado por Armando Rafael

(Transcrito de "Folha de s.Paulo", edição de 09-11-2012)
Investigação sobre negócios de filho de Lula é arquivada


JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DE SÃO PAULO
ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA
O Ministério Público e a Polícia Federal arquivaram investigações sobre suspeitas de tráfico de influência nos negócios do filho mais velho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fabio Luis, sete anos depois de iniciadas. Em 2005, a Gamecorp, uma pequena empresa criada um ano antes por Lulinha, como é conhecido Fabio Luis, recebeu um aporte de capital de R$ 5 milhões da antiga Telemar, a empresa de telefonia que depois se fundiu com a Brasil Telecom para criar a Oi.

Após o aporte, o governo Lula alterou as regras do setor de telecomunicações para viabilizar a fusão da Telemar com a Brasil Telecom, com o argumento de que era necessário criar uma grande empresa nacional no setor. Como a empresa é concessionária pública e tem o BNDES como sócio, o Ministério Público Federal abriu um inquérito para apurar suspeitas de tráfico de influência e para averiguar se a transação deu prejuízo para os sócios da operadora de telefonia.

Nenhum depoimento foi tomado. O Ministério Público apenas enviou pedidos de informação à Gamecorp, à Telemar e ao BNDES, e perguntou à operadora e ao banco se eles sabiam que o filho de Lula era dono da Gamecorp. Após receber as respostas, o Ministério Público concluiu que não houve nada irregular na transação. A investigação da Polícia Federal limitou-se a reunir reportagens jornalísticas publicadas sobre o caso. A decisão pelo arquivamento foi tomada pelo Ministério Público em agosto e ainda não foi publicada.

Ao explicar aos superiores por que o caso deveria ser arquivado, o procurador Marcus Goulart reconheceu que o investimento de uma empresa do porte da Telemar numa companhia desconhecida como a Gamecorp "pode causar espécie à primeira vista", e escreveu que "a estranheza toma proporções ainda maiores quando figura no quadro societário o filho do presidente da República".
 "Soma-se a isso alteração da norma que permitiu a compra da Brasil Telecom pela Telemar e poder-se-ia concluir apressadamente que o investimento na Gamecorp seria apenas um pequeno agrado", prosseguiu Goulart. "Todas essas ilações podem convencer os leigos, mas são absolutamente insuficientes para levar o operador do direito a tomar uma decisão."
O advogado Roberto Teixeira, amigo pessoal do ex-presidente Lula, defendeu a Gamecorp no inquérito. Ao solicitar o arquivamento da investigação, Teixeira afirmou que "inexiste qualquer impedimento legal para que Fabio Luis possa participar de sociedade pelo fato de ser filho do atual presidente".
O pedido de informações enviado à Gamecorp foi respondido por Teixeira quatro anos após o início do inquérito, e só depois que um estagiário do Ministério Público fez um resumo da situação do processo e apontou essa "lacuna" para seus superiores.




RONALDINHO

O BNDES e a Telemar alegaram que desconheciam o fato de Lulinha ser um dos sócios da Gamecorp na época em que o investimento foi aprovado, "numa decisão rotineira", e disseram que a parceria com a Gamecorp era na época "alvo das concorrentes". Passados sete anos, a Oi é a única grande cliente da Gamecorp, que acumulou prejuízos ao longo dos anos. A investigação teve início após o recebimento de uma denúncia por e-mail. Quando o caso foi revelado pela revista "Veja", o presidente Lula disse numa entrevista que seu filho era o "Ronaldinho dos negócios". O jogador de futebol era considerado um dos melhores do mundo. Procurados pela Folha para esclarecer as razões pelas quais o caso foi arquivado sem investigações mais aprofundadas, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal afirmaram que não iriam se manifestar sobre o assunto.

PS -- Enquato isso...
Contrariado, Dirceu entrega passaporte. O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, condenado no julgamento do processo do mensalão por corrupção ativa e formação de quadrilha, entregou nesta sexta-feira (9), por meio de advogados, seu passaporte ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo sem ter sido notificado oficialmente, Dirceu resolveu antecipar o cumprimento da decisão judicial. Nesta quinta, em seu blog, ele avisou que iria entregar o passaporte, mas criticou a determinação de Joaquim Barbosa, classificada de "populismo jurídico" e "tentativa de intimidar" os réus.

Já Lulinha, filho do ex-presidente, há dois anos foi convidado a devolver o seu "Passaporte Diplomático" (Pense: que chique!) que lhe foi preseteado pelo Itamarati (leia-se pelo ex-ministro do Exterior, Celso Amorim e pelo ex- e atual "Assessor de Política Externa, Marco-- top-top-- Garcia. Lulinha não devolveu. Outra fato que merece inscrição no  seriado (sem fim) "Coisas da República).... 

Mãe das próprias netas - Mãe que emprestou barriga para filha espera gêmeas: ‘Elas mexem demais’


MUNDO MODERNO


Mãe de 51 anos empresta barriga para filha ter gêmeas, em Santa Helena, Goiás (Foto: Fernanda Medeiros/Arquivo Pessoal)  Avó emagreceu 11 kg e voltou a menstruar para gerar netas
(Foto: Fernanda Medeiros/Arquivo Pessoal)

A dona de casa Maria da Glória, de 51 anos, que emprestou o útero para gerar as netas Emanuele e Júlia, vai entrar no 7º mês de gestação no próximo domingo (11). Em entrevista, ela contou que o empréstimo foi um “presente” para sua filha, a funcionária pública Fernanda Medeiros, de 34 anos, que perdeu o útero há 20 anos. “As meninas mexem demais. Às vezes, dá uma canseira, mas faz parte. Afinal, são duas crianças”, diz a avó, que mora com a família em Santa Helena de Goiás. Mãe de três filhos, ela já tem um neto de 9 anos.

“É um presente que estou dando a ela. Escuto muito que é um ato de amor. Outros já dizem que não teriam a coragem que tive. Mas vivo um sentimento muito bom, a emoção é muito grande. Estamos vivendo um sonho”, declarou a avó.

G1



Órgão Especial do TJCE aprova remoção de 11 juízes do interior cearense


Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará [TJCE] aprovou, nessa quinta-feira  [8], a remoção de 11 juízes entre Comarcas do interior do Estado.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador José Arísio Lopes da Costa. Foram removidos Magno Rocha Thé Mota [da Comarca de Mucambo para Cariré], Matheus Pereira Júnior [de Farias Brito para Caririaçu], Hyldon Masters Cavalcante Costa [Coreaú para Groaíras], Ana Izabel de Andrade Lima Pontes [Palmácia para Guaíba], Erick Omar Soares Araújo [Cariús para Itapiúna] e Renato Esmeraldo Paes [de Milagres para Missão Velha].

Também tiveram as remoções aprovadas os juízes: Verônica Margarida Costa de Moraes [de Alto Santo para Mulungu], Herick Bezerra Tavares [de Jucás para Nova Olinda], Cynthia Nóbrega Pereira [de Santana do Acaraú para Pentecoste], Ricci Lobo de Figueiredo Filgueira [de Chorozinho para Pindoretama] e Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão [de Itaitinga para Redenção].

* Com informações do TJCE  ( Yuri Guedes )


Cliente BLOG DO CRATO tem Prioridade - Lojas TOP MÓVEIS

Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !

O Blog do Crato tem prazer em fazer a publicidade da TOP MÓVEIS. No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

Um grande sortimento de móveis finos a populares:

Img_1119

Na Top Móveis você encontra o melhor para a sua casa:

Image1
 
Com o excelente atendimento feito por profissionais qualificados.
TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Organização: Valdemir Correia Filho

Queda de receitas federais afeta conclusão de mandatos


FPM e Fundeb tiveram menor crescimento em um contexto de inflação e aumento da folha salarial

Fortaleza. Este foi o pior ano no crescimento dos repasses dos Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Isto aconteceu quando ocorreu o maior aumento da folha salarial da última década ocasionado pelos reajustes do salário mínimo (de 14,13%) e do piso do magistério (de 22,2%). A desaceleração da economia impactou fortemente os recursos do Fundeb, num ano em que os professores tiveram um reajuste de 22,2 % FOTO: JULIANA VÁSQUEZ

A constatação é do economista e consultor financeiro da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), José Irineu de Carvalho. Ele diz que a maioria dos prefeitos terá dificuldade de fechar as contas deste ano, sem que sejam enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal, podendo responder por crime de improbidade administrativa. Além da seca que penaliza os municípios e das redução nos repasses do conjunto FPM e Fundeb, a crise nas cidades pequenas se agrava com o fato de ser um final de mandato e, por isso, os gestores têm que quitar as dívidas contraídas nos últimos oito meses, não podendo transferir restos a pagar para os futuros sucessores.

"Este foi um ano péssimo para o gestor por se tratar de um ano eleitoral, onde não pode ajustar a folha de pagamento com demissão de empregados temporários e muito menos de concursados e efetivos", disse Irineu. Para o economista, a conjunção de fatores que comprometem o fechamento das contas não poderia ter sido pior para quem encerra a gestão. Ele diz que, no caso do pagamento da folha, houve um aumento que não resultou da vontade propriamente dita do gestor, uma vez que boa parte está atrelada ao salário mínimo e outra ao magistério. Esse, por sua vez, representou numa elevação considerável em vista da lei do piso salarial, que ampliou o quadro de professores, obrigando os municípios a contratarem mais profissionais, a fim de adequarem o número de horas trabalhadas do professor por aluno.

Impostos

Como o FPM tem por base a arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda, que tiveram, respectivamente, isenção e redução no recolhimento por conta do fraco crescimento industrial, houve um comprometimento do repasse do Fundo em todo o País. No Brasil, a e expectativa é que houvesse um aumento superior a 14%, enquanto que a realidade demonstrou não permitir um índice superior a 2,33%. Aparentemente, houve um crescimento dos repasses. Em 2010, foram transferidos para os municípios cearenses R$ 1,69 bilhões. Em 2011, o valor subiu para R$ 2,13 e este para R$ 2,18, considerando o período de janeiro a outubro.

No entanto, houve mais um complicador que foi a inflação de 5,45% do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Enquanto isso, o IPI teve uma queda na arrecadação, de 1,31%, e o Imposto de Renda, de 3,5%. O impacto dessa situação já se verifica no estágio de desaceleração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). "Na verdade, o pior no repasse do FPM aconteceu em 2009. Mas naquele ano, houve o socorro do Governo Federal com o apoio financeiro aos municípios, compensando assim a queda. Além disso, o Fundeb teve um aumento de 17% no repasse", disse Irineu.

Aprece

Para a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, além dos efeitos econômicos causados negativamente pela seca e a redução nos repasses constitucionais, há ainda para considerar que este é o último ano de mandato. Com isso, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o gestor não pode deixar dívidas, o que se torna inevitável, segundo ela, quando as receitas caem. "Pela legislação, as despesas com folha de pagamento de pessoal não devem ultrapassar os 54% das receitas municipais. Isso faz que com que na hora de fechamento das contas tenha que se fazer ajustes, levando a demissões de terceirizados e no não pagamento dos cargos comissionados", disse. Eliene explica que é sempre penoso para o prefeito ter que demitir, mas isso é uma situação extrema a fim de que suas contas não sejam desaprovadas e resultem em enquadramento na Lei de Improbidade Administrativa.

Para reverter o quadro, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) encaminhou um documento à ministra da Secretaria das Relações Internacionais, Ideli Salvatti. No documento, a entidade pede que seja dado um novo apoio financeiro aos municípios e uma nova marcha no Distrito Federal está marcada para o próximo dia 13, quando pretendem sensibilizar para tomadas de decisões a curto prazo.

No documento, os prefeitos chamam a atenção para o fato de que o Governo Federal adotou "uma série de políticas intituladas anticíclicas, que promoveu isenções do IPI a vários setores da economia e que impactaram negativamente as transferências de FPM; assim como, para evitar o aumento dos combustíveis, adotou medidas que fizeram zerar a alíquota da CIDE/Combustíveis, o que fez com que os municípios também deixassem de receber as parcelas que têm direito pelo tributo. O fato de que as demissões somente passaram a ser mais expressivas após as eleições municipais não é bem explicado pela presidente da Aprece. Ela diz não saber desde quando vinham se processando. No entanto, afirma que, com o tempo, a crise mais se acentua e deixa os gestores sem saber como enfrentar as dificuldades de caixa.

Fonte: Jornalista Marcus Peixoto
Jornal Diário do Nordeste

Centro de Convenções do Cariri deve ser inaugurado em março


Crato. Os trabalhos de construção Centro de Convenções do Cariri foram recentemente retomados. Após um atraso de mais de dois anos, a obra está a um passo da conclusão. Se não acontecerem novos impasses, a previsão de entrega do prédio é para o mês de março. A obra estava atrasada há mais de dois anos. Em aproximadamente 12 mil metros quadrados, tratores e retroescavadeiras trabalham frequentemente para que a obra esteja pronta ainda antes do prazo estabelecido FOTO: YAÇANA NEPONUCENA

No momento, existem cerca de 25 homens, entre engenheiros, mestres de obras, pedreiros, serventes, carpinteiros, além de operadores de máquinas trabalhando no local. Ao todo, o investimento nesta etapa é de R$ 4.331,274,29. Mas, apenas para a fase inicial, o Governo do Estado destinou R$9.631.242,78. No total, o equipamento custará R$ 13,9 milhões. Agora, a previsão de inauguração, segundo a Secretaria de Turismo do Ceará, é até o primeiro semestre de 2013.

Atualmente, a Construtora Granito, definida por um processo licitatório, está responsável pelos serviços de drenagem das águas pluviais, terraplanagem externa, escavação e execução de pisos intertravados e tijolinhos, meio fio, iluminação pública, construção de jardins e rega. Na área interna do prédio estão sendo realizadas a construção dos degraus para a instalação dos acentos dos auditórios, onde havia apenas o pavimento básico, estabelecimento de palcos e de rampas de acesso para os deficientes físicos e abertura de novas saídas de emergência. Na estrutura do equipamento ainda serão efetuados ensaios e conclusão das partes elétricas e hidráulicas, também vão ser aplicados os acabamentos de revestimentos, adaptação em gesso cartonado no teto do ambiente e adequação das coberturas acústicas no auditório master.

Agilidade

Em aproximadamente 12 mil metros quadrados, tratores e retroescavadeiras trabalham frequentemente para que a obra esteja pronta ainda antes do prazo estabelecido. Segundo os trabalhadores, o ritmo das atividades é acelerado. Desde que a construção do Centro de Convenções foi iniciada, ainda em julho de 2009, as lideranças políticas e institucionais do Cariri cobram ao Governo do Estado a entrega do equipamento. Nos últimos anos, a região tem vivenciado um relevante crescimento econômico e, por esta razão, vem atraindo eventos e gerando demandas nas áreas profissionais, cultural e turística. Entretanto, ainda não conta com nenhum espaço que possa comportar grandes seminários, feiras, exposições ou apresentações. Quando estiver pronto, o Centro de Convenções do Cariri deverá beneficiar 28 municípios. O espaço começou a ser construído pela Construtora Marquise, licitada para realizar as obras físicas. A empresa foi responsável pela execução dos levantamentos do prédio principal de 4.950,68 metros quadrados, em um terreno de 27.803,35 metros quadrados. A estrutura conta com um auditório para 600 pessoas e outros três, com 160 lugares cada, sala de recepções, subsolo para depósito e casa de máquinas, quatro salas multiuso, estacionamento com 208 vagas e espaços externos cobertos para exposições.

Turismo

De acordo com o secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, o equipamento irá suprir as necessidades da região no setor. "Tendo em vista o crescimento econômico e o potencial turístico que a região vem apresentando, além da grande demanda pela realização de eventos, principalmente, na área de feiras agropecuárias, este Centro de Convenções era uma realidade que não poderia deixar de acontecer", revela. O equipamento fica localizado às margens da CE-292, na ligação entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, o local deverá contemplar diversas atividades culturais e sociais.

YAÇANA NEPONUCENA
DN


Feira Mística Cariri - Semeando grãos de luz.






Previsão do Tempo para esta Sexta-Feira em Crato




Fonte: Satélite GOES

CRATO - Lenine abre 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas


“Isso é só o começo” – canção que abre e fecha o novo show de Lenine, intitulado Chão, dá o tom perfeito à nova fase da turnê. Desde março deste ano, o espetáculo foi visto em mais de 20 cidades brasileiras, passando também por Chile, Argentina e Uruguai. Em junho, foi a vez do lançamento europeu, com apresentações em Paris, Toulouse, Milão e Vienne. De volta ao Brasil, Chão recomeça seu giro nacional por Paraty, abrindo a décima edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.

No dia 8 de novembro, o cantor estreia no Crato apresentando a turnê, na abertura da 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. O show acontece na RFFSA, às 22 horas, e é aberto ao público.

Com direção musical do próprio Lenine, em parceria com Bruno Giorgi e JR Tostoi, o show tem em cena os três num espaço repleto de instrumentos e equipamentos eletrônicos, responsáveis por reproduzir os ruídos orgânicos que permeiam nove das dez faixas do disco, como “Chão” (Lenine / Lula Queiroga), “Envergo mas não quebro” e “Isso é só o começo” (Lenine/Carlos Rennó).

Juntos, Lenine, Bruno e JR Tostoi ainda têm a incumbência de transpor os sucessos do compositor – indispensáveis – para essa nova atmosfera. “Jack Soul Brasileiro”, “Leão do Norte” (Lenine/Paulo César Pinheiro) e Paciência (Lenine/DuduFalcão) são alguns deles.
Paulo Pederneiras, diretor de arte do espetáculo, criou um cenário em tons vermelhos, que ocupa apenas o chão da caixa cênica, em contraste com o entorno totalmente negro.  Três lâmpadas simples, uma sobre cada um dos músicos, compõem a cena. À equipe de Paulo somam-se Fernando Maculan e Gabriel Pederneiras.

Para Lenine, levar Chão ao palco é mais do que simplesmente tocar as canções do álbum. A ideia é ambientar o espaço com os sons como o canto do canário belga Frederico VI, o ruído ensurdecedor das cigarras no verão da Urca, a agoniada derrubada de uma árvore por uma motos serra, entre outros.

Chão, produzido e tocado por Bruno Giorgi, JR Tostoi e por Lenine, é o décimo álbum de carreira do cantor e compositor. Numa evidente opção estética – instigada pelo canto de um pássaro, que invadiu a gravação de uma das faixas - o trabalho revela-se “eletrônico, orgânico e concreto”, com dez músicas inéditas, imersas na delicada intimidade de ruídos sem edição.“No início, havia apenas a palavra e meu principal significado de chão: tudo aquilo que me sustenta. Chão, quase onomatopeia do andar – que soa nasal, reverbera no corpo todo. É pessoal, passional e intransferível” – conta Lenine, explicando como surgiu a inspiração para o nome do disco e, consequentemente, da turnê.

DN


Anuncie onde todo mundo Lê !!! - Blog do Crato - 200.000 Acessos por mês - A Maior visibilidade do Interior do Estado.


Chega de Amadorismo !

Anuncie Onde Todo Mundo Lê - BLOG DO CRATO


Motivos para você divulgar a sua empresa conosco:

- Anuncie no maior veículo de internet do Interior do Estado.
- Mais de 200.000 acessos de páginas por mês
- 7 Anos no mercado.
- Qualidade e Credibilidade
- Mais de 6 milhões de páginas acessadas
- Mais de 25.000 artigos
- Solidez e Experiência em Internet
- Trabalhamos com Webdesign desde 1995
- Publique em diversos sites pelo mesmo preço
- Anuncie no Facebook para milhares de clientes
- Cuidamos de tudo para você
- Planejamento da Publicidade, direcionado ao tipo de Anúncio.
- Planos Semestrais e Anuais
- Anúncios intercalados entre as postagens
- Matérias intercaladas com Fotos e Vídeos sobre o Anunciante
- Publicação de anúncios em horários e posições estratégicas para o anunciante
- Excelentes Preços - Planos Básico, Médio e Premium
- Sua publicidade automaticamente vai para o Facebook, onde atinge potenciais clientes da sua região.
- Em breve: Agora quem anuncia no Blog do Crato, ganha de brinde, publicidade na Rádio Chapada do Araripe Internet, ouvida em mais de 50 Blogs do Ceará e milhares de ouvintes.

Não perca seu dinheiro! - Esqueça os Jornais de papel. A mídia rápida hoje é a Internet. Divulgue a sua empresa para o mundo. Faça como: Mercadinho Matos, Aço Cariri, Top Móveis, Crajubatur, Shopping Residence..Venha para o Blog do Crato. Chega de amadorismos e de sites mesquinhos onde você fica confinado a um pequeno Banner. No Blog do Crato publicamos reportagens com fotos ( e Vídeos em Breve ) da sua empresa. No Blog do Crato sua empresa é tratada com o respeito que ela merece!

Contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com ( todos os e-mails recebidos referentes a publicidade, são respondidos. Agendamos dia e horário para conversar pessoalmente com o cliente e realizar sessão fotográfica.

Blog do Crato - Mais de 6 milhões de Acessos de Páginas em 7 Anos




www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30