xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/11/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 novembro 2012

Oposição cobra investigação da Procuradoria Geral da República sobre fala de Valério (excertos da matéria de VEJA que circula neste fim -de-semana) - Postado por Armando Rafael

O presidente do PPS, Roberto Freire: visita à PGR (Beto Oliveira/Agência Câmara) 

"Nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido”. (Evangelho de São Lucas, 12,2)


VEJA detalhou o que o operador do mensalão revelou em depoimento, com detalhes de sua ligação criminosa com o PT - passando pelo caso Celso Daniel

por Gabriel Castro

Lideranças da oposição reagiram neste sábado às novas revelações do operador financeiro do mensalão, Marcos Valério, publicadas por VEJA. A edição que chegou às bancas nesta sexta-feira mostra como o publicitário procurou o Ministério Público Federal para contar parte do que, até então, mantivera oculto - o que inclui até um elo com o caso Celso Daniel. O presidente do PPS, Roberto Freire, diz que a reportagem torna ainda mais urgente a abertura de um inquérito na Procuradoria Geral da República para apurar os aspectos ainda desconhecidos do esquema de Marcos Valério - especialmente a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mensalão.

Representantes da oposição já tinham agendado uma ida à PGR nesta terça-feira; eles pedirão que o Ministério Público abra um inquérito para investigar o papel de Lula no esquema do mensalão. "Nós temos que nos posicionar, não podemos esperar. A cada dia surgem novos fatos. Nós precisamos que o Ministério Público abra um novo inquérito para investigar tudo isso", disse Roberto Freire, presidente do PPS. O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias, diz que a caixa-preta petista deve ser objeto de apuração: "Isso é muito sério. É preciso que haja a abertura do inquérito e que se leve a fundo a investigação", disse o senador.

Líder do PPS na Câmara, o deputado Rubens Bueno (PR) diz que as novas informações sobre o caso Celso Daniel mostram, mais uma vez, a complexidade das ações criminosas envolvendo o PT:  "Isso não vai acabar tão cedo. Cada vez que você mexe, você puxa um fio de uma meada maior. E chega ao Lula. Nada disso aconteceu sem o seu conhecimento e sem sua ordem de comandante do processo."A ida à PGR na próxima semana não foi consenso entre os três partidos de oposição: o comando do DEM avalia que um eventual arquivamento da representação contra Lula poderia ser visto como uma absolvição do petista. O PSDB também titubeia. O PPS não: "Os outros partidos que tomem o caminho que quiserem. O PPS vai cumprir a sua obrigação", diz Rubens Bueno.

Revelações - O relato do publicitário à PGR, feito em um depoimento prestado em setembro, dá conta de que Lula e seu braço-direito, Gilberto Carvalho (atual secretário-geral da Presidência), estavam sendo extorquidos por figuras ligadas ao crime de Santo André – em especial, o empresário Ronan Maria Pinto, apontado pelo Ministério Público como integrante de um esquema de cobrança de propina na prefeitura que fora comandada pelo petista Celso Daniel, assassinado em 2002. Procurado por integrantes do PT para dar aos achacadores o dinheiro que eles buscavam, Valério recusou: "Nisso aí, eu não me meto", disse ele em um encontro com Sílvio Pereira, então secretário-geral do PT, e Ronan


Valério também contou aos investigadores ter informações sobre o papel de Lula no esquema do mensalão. Mas ainda não disse tudo o que sabe: o publicitário quer garantias de que, em troca da delação, pode ter benefícios no cumprimento de sua pena.Valério foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 40 anos de prisão. É provável que sua delação tardia não tenha grandes efeitos sobre a pena que terá de cumprir. Mas pode ajudar o país a resolver questões que ficaram sem resposta nos últimos anos.

Blog do Crato atinge novo recorde de mais de 212 mil visitas de páginas em Outubro


Bom dia, caríssimos leitores, comentaristas, colaboradores e escritores do Blog do Crato.


É com muita satisfação que comunico que finalmente quebramos a barreira das 200 mil visitas mensais no Blog do Crato. Na verdade, atingimos no mês de outubro de 2012, segundo o HI-STATS, site que monitora a frequência da grande maioria dos sites de internet, 212.373 acessos de página. Com isso, ultrapassamos em mais de 12.000 acessos a "barreira psicológica" dos 200 mil acessos que há meses vínhamos tentando chegar. Estabelecemos um novo patamar no Blog e uma nova meta. Os dados estatísticos mostram também que somos mais vistos e lidos do que NUNCA, que nossas matérias e páginas tem atingido cada vez mais um volume muito grande de pessoas.

No ar há 7 anos ( No dia 08 dezembro, entraremos para o oitavo ano de existência ), o Blog do Crato é o site do Crato na Internet, uma verdadeira enciclopédia da nossa cidade, com mais de 24.300 artigos já publicados, mais de 10.000 fotos ( de um total de mais de 50.000 fotos em arquivo do Crato ), além de vídeos, entrevistas em áudio e uma ampla variedade de assuntos abordados. Vale salientar também que o Blog do Crato é apenas um dos sites da Rede Chapada do Araripe de Comunicações, gerenciada pela empresa DM STUDIO COMUNICAÇÃO & MARKETING, que mantém também outros sites, como o Portal Chapada do Araripe ( Com cerca de 80.000 acessos por mês ), a Rede Blogs do Ceará, o Site A História do Cariri, Rádio Chapada do Araripe 24Hs, além de diversos outros sites e Blogs, formando o maior conglomerado de sites da região do cariri e um dos maiores do Nordeste de forma independente. 

Estamos trabalhando no firme propósito de cada vez mais levar a informação do Crato, do Cariri e do Brasil com a marca registrada da Rede Chapada do Araripe, que sempre foi a qualidade e a credibilidade naquilo que é divulgado, além do apoio constante ao desenvolvimento do Cariri como um todo, e a todas as grandes causas que surjam para que a nossa região possa cada vez mais brilhar no cenário nacional.

O meu reconhecimento e um caloroso abraço a todos os escritores, comentaristas, colaboradores, leitores que acessam o Blog do Crato e os outros sites da Rede Chapada do Araripe.

Dihelson Mendonça
DM STUDIO COMUNICAÇÃO & MARKETING
Administrador do Blog do Crato.







Para você Refletir - Por Maria Otilia


Dedicamos  esta mensagem para todos os alunos  inscritos no ENEM. Que todos façam uma boa prova e realmente tenham um resultado satisfatório. Nós que fazemos a EEF Dom Quintino desejamos que  todos os inscritos no ENEM 2012 sejam vitoriosos.Principalmente todos os alunos da rede pública, pertencentes a CREDE 18. Lembrando  que este Exame é uma importante porta de entrada para a Universidade , é uma forma justa de inclusão para o ensino superior.  Leia o texto e boa reflexão.

                                                               A PORTA
Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala.
Você pode não entrar e ficar observando a vida.
Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se!
Mas, também, tem um preço...
São inúmeras outras portas que você descobre.
Às vezes curte-se mil e uma.
O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos.
Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende.
Não existe a segurança do acerto eterno.
A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas.
E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas.
Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas.
Mas a vida também pode ser dura e severa.
Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente.
É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida...
Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens! Leiam o texto e boa reflexão !        
Autor desconhecido.
           Faça do ENEM  a sua porta de entrada para o sucesso na Universidade.

Governo do estado anuncia concurso para 3 mil professores


O governo do estado do Ceará deve lançar edital ainda em 2012 para professor de ensino médio. De acordo com a secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela, serão 3 mil vagas para professores efetivos. Os aprovados no concurso devem ser chamados no primeiro semestre de 2013.

A secretária diz que ainda não há confirmação da data de exames ou remuneração, mas o edital deve ser publicado em 14 de novembro.

Os professores contratados por meio deste concurso, segundo Izolda Cela, devem substituir os docentes temporário da rede pública de ensino do governo do estado. “Estamos nos últimos ajustes. Com a maior brevidade possível, teremos o concurso. As vagas serão oferecidas considerando as carências de cada região. A pessoa que for sendo chamada pela ordem de classificação, fará a opção pelo local que lhe interessar”, adiantou Izolda.
 
Governo do Estado do Ceará

Primeiro "Grito do Inverno" foi sentido ontem no Crato - CHUVA


Bom dia, Crato!


Ainda que nem se possa chamar de chuva a um pequeno "chuvisco" que recaiu sobre a cidade do Crato na noite de ontem ( 02 ), de fato, nos últimos 3 dias, tenho observado uma pequena garoa durante a madrugada. Constamos que finalmente, após muitos meses de calor, estamos rumando cada vez mais para a estação das chuvas. A temperatura registrada nessa madrugada caiu dramaticamente já nas primeiras horas para cerca de 24 graus em alguns locais da cidade ( em contraste aos quase 31 da semana passada ), e como já diz o velho ditado que "para quem nada espera, o pouco muito representa", estamos MUITO contentes com esses "chuviscos". Quiçá tenhamos um bom "inverno", ou quadra invernosa pela frente, em que haja muita fartura e paisagens verdes. Agora, esperamos que seja como a letra da música do autor Catulo da paixão Cearense, "pedir pra chover, mas chover de mansinho", afinal de contas, muitos dos nossos irmãos cratenses ainda vivem sob o pesadelo deixado pela destruição do canal do Rio Grangeiro, que por sinal, continua ainda em obras e sem prazo para término, pelo Governo do Estado. Ao Cratense, resta a esperança de que esta mesma, possa vencer o medo do "Canal do Medo".

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

70% dos cemitérios públicos do Brasil têm problemas ambientais e sanitários, aponta estudo


Pouco mais de sete em cada dez cemitérios públicos brasileiros têm problemas de ordem ambiental e sanitária, de acordo com estudo do geólogo e mestre em engenharia sanitária Lezíro Marques Silva.

O levantamento, concluído em 2011, reuniu dados de mais de mil cemitérios do país, entre públicos e privados.  O pesquisador, que é professor da Universidade São Judas, explica que os problemas começam na superfície com a proliferação de animais vetores de doenças e continuam no subsolo com a contaminação do lençol freático.

“Se o necrochorume escapa do túmulo, ele pode entrar em contato com o lençol freático, criando uma mancha de poluição que atinge quilômetros de distância a ponto de contaminar poços e rios”, explica o geólogo. O necrochorume é um líquido formado durante a decomposição de cadáveres enterrados, similar ao gerado pelos resíduos sólidos em aterros sanitários. “Ele é rico em substâncias tóxicas como putrecina, cadaverina e alguns metais pesados”, explica.  Lezíro Marques informou ainda que a contaminação do lençol freático ocorre em quase a totalidade dos cemitérios públicos com problemas ambientais e sanitários. Ele destaca que a saturação desses equipamentos públicos agravam ainda mais os prejuízos provocados por essas condições. “Com o esgotamento da capacidade de sepultamento, o que sobra são terrenos do ponto de vista geológico inadequados, como lençol freático raso, área de várzea e morro”, critica.

O professor Walter Malagutti, do Departamento de Geologia da Universidade Estadual Paulista [Unesp], que também desenvolve pesquisa na área, explica que não havia a preocupação de observar os critérios geológicos para construção de cemitérios. “Pode ocorrer de alguns terem sido implantados em locais inadequados. Muitos estão em áreas nobres, como as regiões centrais.”  Ele avalia que o ideal seria considerar os mesmos critérios dos aterros sanitários, como lençol freático mais profundo possível, rocha impermeável e distância dos centros urbanos, para construção de cemitérios. Walter Malagutti explica ainda que os cemitérios são fonte renovável de contaminação, pois, diferentemente dos aterros, eles não costumam ser desativados.

“Pela legislação brasileira, depois de cinco a sete anos, quando ficam só ossos, eles são removidos e colocado outro corpo no local”, relata. Segundo o professor da Unesp, um diagnóstico ambiental dos locais de enterro já existentes e a observação de critérios geológicos para a implantação de novos cemitérios são algumas medidas para amenizar a situação.  Já a pesquisa desenvolvida por Lezíro Marques resultou no desenvolvimento de substâncias capazes de neutralizar o necrochorume, reduzindo o nível de contaminação. “A grande meta é não permitir que o líquido extravase”, destacou. Para tanto, foi criada uma espécie de colchão a ser colocado na sepultura, o qual possui um líquido que elimina os efeitos dos poluentes.

Uma ação semelhante é conseguida por uma substância que lava o subsolo retirando o necrochorume. “Tem solução, mas pouco é feito”, avalia. O geólogo destaca ainda a necessidade de uma legislação mais específica, que oriente a construção de lajes de contenção e obrigue uso de substâncias neutralizadoras do necrochorume.  Os pesquisadores concordam que a cremação seria a solução mais adequada para a preservação do meio físico. Eles avaliam, no entanto, que a questão cultural é o principal empecilho para o uso da técnica. “A cremação é muito incipiente no Brasil. E isso não tem a ver diretamente com o custo. Enquanto se paga entre R$ 350 e R$ 400 para cremar um corpo, o enterro mais simples custo no mínimo R$ 2 mil. É uma questão cultural”, avalia Lezíro.
 
Agência Brasil

Equipe do Ceará é campeã da Copa Nordeste de Handebol


O handebol cearense confirma a hegemonia na região Nordeste. Pelo 4º ano seguido, [3 anos na categoria Cadete] e sem perder nenhum jogo, o time do Colégio Prof. Jemina Gois conquistou o título da Copa Nordeste Juvenil de Handebol Feminino.

Na final, as cearenses derrotaram o Clube Português/Aeso-PE, por 29 a 26. Além do título, a equipe cearense também fez a artilheira da competição, a atleta Vaniele Abreu, com 45 gols.  Outros destaques foram as atletas Samya Nobre e Camila Oliveira que são oriundas do Projeto Esporte na Escola da Sesporte, núcleo do Colégio Anísio Teixeira, em Messejana. Vale ressaltar que grande parte do grupo também é beneficiada com o Programa Bolsa Esporte.  A competição chegou ao fim no último dia 26, depois de grandes disputas, no ginásio Tenente Madalena, em Maceió-AL. A medalha de bronze ficou com o Ipanema-AL, depois de a equipe passar pelo CAIC Balduíno-PI, por 19 a 17.

Para o técnico Fabiano Lima, a campanha na competição veio coroar um trabalho voltado para as categorias de base no Ceará. "O resultado é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido com esse grupo que veio do Projeto Esporte na Escola em Messejana e que, devido ao trabalho realizado, a equipe conseguiu bolsas de estudo para escola particular Jemina Góis e poderem assim dar seqüência não só no esporte como também nos estudos."  O time, que é também campeão estadual das Olimpíadas Escolares, agora treina para a Fase Nacional dos Jogos Estudantis que acontecem no mês de dezembro, em Cuiabá.

Campanha da Equipe Cearense

Ipanema-AL 23 [11] x [15] 39 Colégio Professora Jemina Góis-CE 
Cecepa-AL 14 [6] x [14] 30 Colégio Professora Jemina Góis-CE
Colégio Professora Jemina Góis-CE 28 [13] x [8] 20 CAIC Balduino/GHC/UFPI-PI
Colégio Professora Jemina Góis-CE 29 [14] x [12] 26 Português/Aeso-PE
Sesporte  - Governo do Estado do Ceará


Futebol - Brasileiro Série C: Verdão do Cariri sai na frente nas quartas de final


Sofrida, chorada e lutada. Assim podem ser adjetivada a vitória, aos 46 minutos do 2º tempo e de pênalti, do Icasa sobre o Duque de Caxias-RJ [2x1], nessa quinta-feira [1º], no estádio Romeirão.

O resultado positivo da partida de ida das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro colocou o Verdão do Cariri com a vantagem de um empate na partida de volta, para garantir uma vaga nas semifinais da competição e na Série B de 2013. O jogo acontece na próxima sexta-feira [9], às 19h.

PARTIDA Em uma partida equilibrada, a equipe caririense abriu o placar aos 18 minutos do 1º tempo, mas aos 30 minutos da etapa inicial os cariocas empataram o jogo. Entre tentativas de ambos os lados e uma maior jogabilidade dos cearenses, o empate seguiu até o minuto final, quando os icasianos fizeram de pênalti o gol da vitória.

Via Yuri Guedes

10 mil fiéis se despedem de Juazeiro no dia de finados


Ao meio-dia ( do dia 02 ), aconteceu a bênção final para quem ainda estava na cidade do "Padim", dando adeus à romaria

Juazeiro do Norte. Com o comparecimento de aproximadamente 500 mil pessoas, a Romaria de Finados 2012 terminou de forma tranquila. Nenhum óbito foi registrado entre os dias 28 de outubro e ontem. A celebração de encerramento aconteceu ao meio-dia, com a despedida dos romeiros, na Basílica de Nossa Senhora das Dores. No momento, muitos fieis já tinham retornado aos seus lugares de origem, no intuito de visitar os túmulos de seus entes queridos. Porém, cerca de 10 mil permaneceram para receber a bênção.

Missa na Basílica. Dois Estados destacaram-se por enviar um número de fieis relevante, Sergipe e Pernambuco, respectivamente, 3.081 e 8.061 fotos: Waleska Santiago O roteiro final foi composto de uma acolhida com cânticos de louvor, reflexões feitas pelo bispo diocesano Dom Fernando Panico, bênção dos símbolos religiosos e pertences e pelo cântico de despedida, onde, por meio da interseção dos santos, os romeiros renovaram a esperança em retornar à cidade de Juazeiro no próximo ano. O dia dedicado à memória dos finados foi marcado pela emoção e pela alegria em poder estar celebrando a data. Segundo o pároco da Igreja Matriz, Joaquim Cláudio, a Igreja Católica mobilizou todos os seus templos no mundo. Mas, em Juazeiro do Norte, foi diferente. "Aqui as celebrações de finados não são tristes. Os romeiros, movidos pela esperança na ressurreição, dão vivas e batem palmas. Essa é a nossa festa", revela.

Confissões

Para receber as demandas por confissões, os padres locais uniram-se com os sacerdotes romeiros. Eles dividiram-se em grupos, distribuídos entre os diversos santuários. Nas ruas da cidade, a igreja instalou tendas que serviram como pontos de evangelização, onde os romeiros deram seus testemunhos de fé. A atuação nesta ação ficou por conta das comunidades carismáticas, atualmente presentes. A Romaria de Finados diferencia-se pela dispersão dos romeiros por várias partes da cidade. A característica principal é a presença de diversos caminhões pau de arara, meio de transporte de passageiros tradicional que é referência para os pagadores de promessas. Para eles, o desconforto dos veículos deste tipo é uma forma de penitência.

Reportagem: DN


Código promocional da CBV vaza e Gol vende passagens com desconto de 80%


São Paulo, 2 nov (EFE).- A Gol vendeu pela internet passagens para diferentes destinos com desconto de 80% após um código promocional usado exclusivamente pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) vazar nas redes sociais, informou nesta sexta-feira a companhia.

A Gol confirmou por meio de um comunicado que ocorreu "apropriação indébita do código de uso restrito" da CBV e afirmou que quem adquiriu passagem na promoção vai conseguir voar. A companhia evitou divulgar a quantidade de bilhetes vendida e o valor do prejuízo. Inicialmente, a empresa não aceitou a compra feita com o código, mas rapidamente surgiu nas redes sociais a comunidade virtual "Enganados pela Gol", que reclamava da decisão e pedia uma atitude das autoridades. "Em respeito a aqueles que, de boa-fé, tenham adquirido bilhetes desta forma, a Gol -também vítima desse fato- informa que honrará tais compras e manterá a validade dos bilhetes", informou pouco depois a companhia. A Agência Nacional da Aviação civil (Anac) descartou multar a empresa por considerar que a Gol resolveu rapidamente a situação e se comprometeu a aceitar a compra das passagens.

Fonte: EFE
Foto: Digitei

Veja quanto ganham algumas bailarinas e assistentes de palco da TV Brasileira



Já que as dançarinas e assistentes de palco de programas são sempre sendo muito procuradas pela revistas (e aceitam suas propostas para fazer ensaios sensuais), o blog quis saber se elas andam ganhando bem na televisão. As panicats, que estarão na capa da "Playboy" em dezembro, continuam com salário baixo. Elas só perdem para as bailarinas do "Domingão", mas as meninas de Fausto Silva são formadas em dança e trabalham em outros locais. Não é o caso da panicats. Veja ranking (os valores são mensais):

Dançarinas do "Domingão do Faustão": R$ 1.000, 00
Panicats: R$ 1.400,00
Assistentes do programa "O Melhor do Brasil": R$ 2 mil
Dançarinas "Programa do Gugu": R$ 2 mil

Juju Salimeni e Joana Machado são um misto de assistentes de palco com repórteres no "Legendários". Elas são chamadas de legendárias. Juju ganha R$ 5 mil. Já Joana embolsa R$ 9 mil.

Por Janaina Nunes



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30