xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/11/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 novembro 2012

Comentários dos leitores do Blog do Crato - 02/11/2012



Ana Paula Gurgel comenta:

Dia de finados: a casa colonial na Praça da Sé do Crato, assassinada levando consigo a memória de D. Bárbara, a heroína. Descanse em paz!


Carlos Cruz Dantas comenta:

"Art. 312 do Código de Processo Penal > A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria. (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011). Indícios? José Dirceu foi condenado. E seus amigos íntimos que sempre lhes confidenciaram roubalheiras, devem ter a prisão preventiva decretada por indícios criminais?"

Flávio Alexandre Ribeiro Rocha comenta:


"Teatro Municipal Salviano Arraes encerrou ( ontem) 01/11/2012 as aulas do curso de dança com uma belíssima apresentação especialmente dedicada a família, quero parabenizar a professora Kelyenne Maia pela sua dedicação e competência de formar essas pequenas grandes bailarinas que ainda vão brilhar muito nos palcos Caririenses, essa história não pode acabar, projetos como este deve continuar com todo o apoio e investimento na próxima gestão, agradeço a cada dia a oportunidade que tive de estar à frente da coordenação do Teatro Municipal Salviano Arraes acompanhando cada passo das aulas e a evolução dos mais de 150 alunos que foram atendidos nos cursos de Teatro e Dança. Parabéns aos professores Kelyenne Maia, Alcântara Françoi e Yarley Lima pelo trabalho e a dedicação."


PG Morais comenta:

"Quando cheguei aqui, em fevereiro do ano passado, havia um serviço de segurança (pública) apelidado pelo governo do estado de Polícia da Boa Vizinhança. Não foram poucas as vezes em que o elogiei, haja vista achar importante/necessária/pertinente a atitude dos policiais, que passavam, discretamente, várias vezes durante as 24 horas do dia, por entre os quarteirões. Ele ainda existe? Quase não vejo mais as viaturas policiais aqui pelo Granjeiro..."













Jackson Piancó comenta:


"OBSERVANDO OS NOVOS SEMÁFOROS QUE COLOCARAM EM CRATO VI QUE AQUELE SINAL PARA PEDESTRES QUE TEM NA PRAÇA DA QUADRA BI-CENTENÁRIO ESTÁ FUNCIONANDO ERRADO. ELE FICA NO SENTIDO DE QUEM VEM DA RUA RUI BARBOSA PRA EXPOCRATO"

Comentários postados via Facebook no grupo "Filhos e Amigos do Crato" - www.filhoseamigosdocrato.com

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Valério entrega Lula e Palocci e diz possuir dados sobre o assassinato de Celso Daniel


Ministros do STF são contra nova investigação agora 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal afirmaram nesta quinta-feira em conversas reservadas serem contrários à abertura de nova investigação sobre o esquema do mensalão antes que a dosimetria das penas dos condenados no caso seja concluída, sob o risco de haver “tumulto” no fim do julgamento.

O jornal O Estado de S. Paulo revelou nesta quinta-feira que o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, condenado a mais de 40 anos de prisão por operar o esquema de pagamentos de parlamentares no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prestou novo depoimento à Procuradoria-Geral da República.

Valério foi espontaneamente a Brasília em setembro acompanhado de seu advogado Marcelo Leonardo. No novo relato, citou os nomes de Lula e do ex-ministro Antonio Palocci, falou sobre movimentações de dinheiro no exterior e afirmou ter dados sobre o assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel. O empresário disse que poderá dar mais detalhes caso seja incluído no programa de proteção à testemunha, o que o livraria da cadeia. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ainda não decidiu se abrirá ou não uma nova investigação para apurar os relatos feitos por Valério.

“Seria até uma ingenuidade misturar as duas coisas”, afirmou um ministro que pediu para não ser identificado. “E se for uma manobra dele? Não podemos ser ingênuos”, afirmou o magistrado. Na própria Procuradoria-Geral, o novo depoimento de Valério foi recebido com ressalvas, já que o empresário é conhecido como “jogador” - já havia prometido depoimentos bombásticos em situações anteriores mas acabou não fazendo novas revelações. Outro integrante do STF lembrou que “se o relato foi puramente oral, o préstimo é quase zero”. Na opinião desse ministro, para que o depoimento seja levado a sério Valério precisa ter juntado documentos ou prestado informações objetivas “com coincidência de dados de outros fatos apurados pelo Ministério Público”. “É necessário verificar se as datas fecham”, afirmou o magistrado.

Sem efeito

Marco Aurélio Mello, único ministro que falou abertamente sobre o caso nesta quinta-feira, ironizou o fato de Valério ter prestado depoimento em setembro, quando o julgamento já estava em curso e o empresário recebia suas primeiras condenações. “A ficha pode ter caído um pouco tarde”, afirmou Mello. “Essa postura de Marcos Valério é neutra, não repercute”, disse o ministro. No novo depoimento, Valério afirmou ainda que recebeu ameaças de morte. Por isso, encaminhou ao Supremo no dia 22 de setembro um fax, pedindo proteção a ele e à sua família. Ministros do tribunal afirmaram que Gurgel deve adotar todas as medidas necessárias para resguardar a vida de Valério.

Sabe tudo

Um subprocurador-geral da República, com experiência de atuação na área criminal, disse não ver “nenhum problema de uma pessoa condenada prestar depoimento e abrir o jogo”, como seria a promessa de Valério. Segundo esse integrante do Ministério Público Federal, é preciso avaliar a extensão do depoimento. Ainda de acordo com o subprocurador, Valério “está pagando sozinho, com pena alta”. Outro subprocurador disse que Gurgel adotará a postura certa caso deixe para avaliar o depoimento somente após o fim do processo do mensalão. “Depois que o processo já tem até condenação, seria o caso de abrir outro sobre o mesmo fato? Dá a impressão de que não se apurou direito.” Ele disse que Valério pode ser beneficiado com reduções de penas em outras ações contra ele, se colaborar com as investigações. O empresário de Belo Horizonte responde a dezenas de processos, entre eles o de participação no chamado mensalão mineiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estadão Conteúdo - Por Mariângela Gallucci, Felipe Recondo e Ricardo Brito

EXPOMORTE em Crato - Roberto Brito, há 10 anos expondo lembranças de falecidos


É de se louvar a atitude  do jovem taxista Roberto Brito,  que há dez anos vem realizando, na Praça Cristo Rei, local do seu trabalho, uma grande exposição de Lembranças de falecidos de Crato e da região. A exposição deste ano teve seu início nesse domingo se estendendo até as últimas horas deste dia de finados.





Antonio Correia Lima
Blog da Ponta da Serra - Rede Blogs do Ceará
www.blogdocrato.com



FINADOS - Devotos dão adeus à Romaria da Esperança


O evento conta com a tradicional visitação dos devotos ao túmulo de Padre Cícero, o fundador de Juazeiro

Crato. Acontece hoje, em Juazeiro do Norte, o encerramento da Romaria da Esperança. A expectativa é que o dia seja destinado à visitação dos túmulos do Padre Cícero, que fica na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e de outros religiosos que são representativos para a história da Igreja Católica, como os da beata Mocinha e o beato José Lourenço. A programação inicia-se logo cedo. Às 5 horas da manhã, acontece o canto do ofício de Nossa Senhora das Dores, na Basílica Menor. Também está previsto o canto do ofício das Almas, uma das tradições mais emocionantes. Na foto: Cavaleiros saíram de Alagoas para pagar promessa no Dia de Finados FOTO: YACANÃ NEPOMUCENA.

Após cinco longos dias de peregrinação, romeiros de vários Estados do Nordeste, principalmente, de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Sergipe estarão reunidos para receber a bênção final, que acontecerá ao meio-dia, na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Na ocasião, os líderes católicos irão abençoar também os motoristas e veículos que trouxeram os fiéis e benzê-los para a viagem de retorno aos seus locais de origem. Na Igreja do Socorro, as celebrações comunitárias estão marcadas para as 7 e 10 da manhã e 15 e 16 horas. Desde o último dia 28, as igrejas estão realizando uma programação especial para a acolhida aos romeiros, que já participaram de diversas caminhadas, missas, encontros com representantes das pastorais e até de apresentações teatrais e shows de artistas regionais. A Romaria de Finados, que acontece, anualmente, desde a morte do Padre Cícero Romão Batista, é o maior evento religioso da cidade. Estima-se que mais de meio milhão de pessoas visitam o local durante este período.

Cavaleiros

Este ano, um grupo de 17 romeiros que vieram em seus cavalos do Estado de Alagoas teve destaque no evento. Para pagar uma promessa, eles tiveram que enfrentar 500 quilômetros de distância, percorridos em dez dias. Nas paradas, a alimentação e modo de dormir foram comprometidos pelo desgaste físico. Os cavaleiros inspiraram-se nos tropeiros, condutores de tropas do século XVII e há três anos batizaram-se "tropeiros da estrada", onde o mais novo componente tem 28 anos e o mais experiente tem 72. Ainda no ano de 2010, o idealizador da peregrinação, Eduardo Fontes, saiu de Santana do Ipanema acompanhado de oito amigos. Na cidade, a ação chamou a atenção da população e tomou proporções maiores. Segundo ele, o sentimento do grupo é de alegria e de dever cumprido. "A gente pensou em vir à cavalo por ser uma forma diferenciada das dos outros romeiros. Mesmo diante dos perigos da estrada e das dores no corpo, a nossa ideia é continuar crescendo nos anos seguintes", revela. O grupo foi recebido, na Igreja Matriz, no início da noite de ontem, pelo padre José Venturelli, administrador do Horto.

Melhora

A Romaria da Esperança é caracterizada por remontar a vida do Padre Cícero, maior líder religioso do Nordeste. Para os romeiros, nos últimos anos, a acolhida dos peregrinos tem obtido melhoras. Eles, geralmente, chegam aos grupos de cerca de 60 pessoas, permanecem em ranchos e pousadas lotados e dizem gostar dos momentos coletivos. Entre crianças e adultos, cada local de hospedagem recebe até 200 peregrinos. Alguns hábitos cotidianos como o de tomar banho e dormir ficam comprometidos, devido à grande concentração de gente no mesmo ambiente. Para alimentarem-se os romeiros trazem mantimentos. O feijão, arroz e a farinha ajudam a dar força para percorrer os templos tidos como sagrados. Na bagagem de retorno para casa, eles levam diversos objetos relacionados à devoção ao "Padim", como livros, fitas, CDs e DVDs, chaveiros, terços, redes, lençóis, utensílios em alumínio e a tradicional rapadura empalhada.

Crítica

Apesar de admirarem o povo que reside no município e o considerarem como terra sagrada, a falta de infraestrutura da cidade ainda é uma das críticas frequentes feitas pelos visitantes. Eles apontam a ausência de segurança, terminais de informações, banheiros químicos e trânsito como sendo os principais problemas. De acordo com a romeira, Eneida de Souza Santos, que veio de Sergipe, os avanços econômicos ainda não permitiram o desenvolvimento de ações pudessem proporcionar uma melhor utilização dos espaços públicos. Para ela, é necessário haver investimentos em organização das vias que dão acesso aos pontos turísticos. "A gente que anda a pé precisa dividir os espaços com camelôs e com os carros e motos. Isso é muito perigoso, principalmente, para os romeiros mais velhos que não prestam tanta atenção", revela.

Mais informações:

Centro dos Romeiros de Juazeiro
Endereço: Rua Dom Pedro II, 1246 - Centro
Juazeiro Do Norte, Ceará
Telefone: (88) 3511.1844

YAÇANÃ NEPOMUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste



Dia 02/11/2012 - Previsão do Tempo para hoje em Crato





Fonte: Climatempo - GOES

Dia de Finados e a Enquete sobre o Elevador


Estamos com um problema na enquete sobre o Elevador

Ontem, ao completar em torno de 170 votantes, a nossa enquete sobre o "elevador do Crato" deu um defeito. Como o sistema de enquetes é fornecido pelo Google ( Olha, o Google ainda vai dominar o mundo ), estamos à mercê dele para que retorne à normalidade. Pelo menos aqui na redação do Blog do Crato, depois de 170 votos, caiu para apenas 3 ( incrível, não ? ). Esperamos que se conserte em breve, que seja algo apens temporário. Senão, começaremos outra enquete.

FINADOS - Uma boa pedida...

Hoje, dia 02 de Novembro, dia de finados. Dia de reverenciarmos os que partiram antes de nós. Na praça Francisco Sá ( cristo-Rei ) acontece há 10 anos a chamada Expomorte, que são um conjunto de painéis dedicados aos mortos. Dá um pulinho lá, é incrível a quantidade de pessoas conhecidas que a gente pensa que ainda está conosco e que já foram para o outro lado.

Tenham todos um Bom dia de Finados!
PAZ e BEM

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

CHEGOU NO LULA - Mensalão – Oposição pedirá investigação sobre Lula


Os partidos de oposição – PPS, PSDB e DEM – anunciaram nesta quinta-feira, 1º, que vão pedir a abertura de investigação para apurar a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema do mensalão. Os presidentes dos três partidos, deputado Roberto Freire (PPS-SP), Alberto Goldman (PSDB) e o senador José Agripino Maia (DEM-RN) vão protocolar o requerimento na Procuradoria-Geral da União na próxima terça-feira.

Reportagem publicada na edição desta quinta do jornal O Estado de S.Paulo revela que o publicitário Marcos Valério prestou depoimento ao Ministério Público, no mês de setembro, citando Lula e o ex-ministro Antônio Palocci no esquema. Apontado na denúncia do Ministério Público como o operador do mensalão, Marcos Valério foi condenado no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção ativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e peculato.

Valério estaria propondo ao Ministério Público sua inclusão no programa de proteção a testemunhas em troca de fornecer mais detalhes sobre o esquema. Durante o julgamento, a maioria dos ministros do Supremo considerou que houve desvio de dinheiro público para a compra de votos de parlamentares e apoio político nos primeiros anos do governo Lula. De acordo com o depoimento revelado na reportagem, o publicitário teria recebido ameaças de morte.

Na representação a ser protocolada na procuradoria, os partidos defendem a aplicação para Lula do mesmo entendimento que levou à condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. O Supremo aplicou o chamado “domínio do fato”. Os três partidos consideram que o ex-presidente poderia estar por trás de todo o esquema do mensalão, lembrando a estreita relação de Lula com o ex-ministro José Dirceu.

“Lula foi o principal beneficiário do esquema do mensalão e todos os brasileiros querem saber se ele teria sido o seu mandante também. Essa pergunta precisa de resposta”, afirmou Roberto Freire. Os autores da representação afirmam que há fatos novos que justificam a investigação. Os partidos citam também reportagem da revista Veja com declarações atribuídas a Marcos Valério, por meio de pessoas ligadas ao publicitário, de que Lula era o chefe do esquema do mensalão.”
 
 Agência Estado
 Foto: bulhufas.com

Polícia Rodoviária Estadual executa “Operação Finados”


A Polícia Rodoviária Estadual do Ceará [PRE] deu início, desde as 14h de ontem ( quinta-feira [1º] ), a “Operação Finados”.

Com o objetivo de reforçar a fiscalização nas estradas estaduais durante o feriadão, a PRE irá dispor de um efetivo de 420 homens. Também serão empregados na Operação 42 viaturas, 44 motos e 88 bafômetros. A PRE também conta com o reforço do canil da corporação. Serão montados 73 pontos de fiscalizações nas CEs 040, 085, 025, 060, 356, 178, 292, 090 e 544. A operação segue até às 23h59 do próximo domingo [4]. A PRE apontou alguns cuidado dos motoristas que estarão nas estradas do litoral, serras e sertão durante o feriado de Finado.

- Nunca use o celular enquanto estiver dirigindo, seja na cidade ou na estrada, já que o aparelho atrapalha os reflexos em momentos decisivos, como no desvio de um obstáculo ou de outro veículo em alta velocidade.

- Menores de 10 anos que só podem viajar no banco de trás. Bebês devem ser acomodados em cadeirinhas especiais, também no banco traseiro, presos ao cinto. E crianças só podem ser carregadas em motocicletas depois dos sete anos de idade.
- Mantenha o veículo em boas condições de funcionamento. Revise os sistemas elétricos, freios, pneus, amortecedores, limpadores de para-brisas, etc;
- Respeite a sinalização e os limites de velocidade. Pisar fundo no acelerador é uma das maiores causas de acidentes de trânsito com vítima;
- Guarde uma distância segura entre o seu veículo e o que está à sua frente;
- Ao dirigir, mantenha sua atenção concentrada no que se passa à sua frente, ao lado, atrás e no próprio veículo;
- Use cinto de segurança, inclusive no banco de trás.
 
Assessoria de Comunicação da SSPDS



TRF5 mantém Estado do Ceará na administração do Aeroporto de Juazeiro do Norte


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região [TRF5] julgou improcedente, nessa terça-feira [30], o pedido do Ministério Público Federal [MPF].

O MPF pretendia que o Judiciário determinasse que a União assumisse diretamente a administração do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, em substituição ao Governo do Estado do Ceará.  A sentença havia acatado o pedido do MPF. “Compete à Administração Pública, no exercício de sua discricionariedade, dispor sobre a forma de administração do aeroporto, dentro dos limites legais, não havendo como o Judiciário impor o modelo de se exercer tal competência”, afirmou o relator, desembargador federal Edilson Nobre, que foi acompanhado pelos demais magistrados integrantes da Quarta Turma do TRF5.

CONVÊNIO – A União, por intermédio do Comando da Aeronáutica, e o Estado do Ceará, por meio do Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes [DERT], firmaram um convênio tendo por objeto a administração, manutenção, operação e exploração dos aeródromos localizados nos municípios de Campos Sales, Aracati, Quixadá, Sobral, Crateús, Iguatu e Juazeiro do Norte.

Em janeiro de 2004, foi celebrado entre as partes, aditivo ao convênio, visando à manutenção, recuperação e ampliação da pista de pousos e decolagens de aeronaves, com transferência de R$ 2,65 milhões da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária [Infraero].  O MPF denunciou que o Governo do Estado do Ceará descumpriu obrigações do convênio, de acordo com informações prestadas pela Infraero. Apesar da realização de obras, teria ocorrido falhas e incorreções que comprometeriam a máxima utilização da pista de pousos e decolagens.

A necessidade de implantação de módulos operacionais no aeroporto teria sido reconhecida pela própria Infraero. O Governo do Estado já teria, inclusive, adquirido módulos operacionais [solução de engenharia utilizadas para atender demandas específicas], em processo licitatório regular, mas não os instalou.  A instalação dos módulos operacionais possibilitaria o aumento imediato na capacidade de operação do aeroporto em 500 mil passageiros por ano, segundo o MPF. O MPF ajuizou ação civil pública com o intuito de provocar a transferência do gerenciamento administrativo do aeroporto para a União ou a Infraero.  A sentença acolheu os pedidos do autor da ação, determinando a instalação dos módulos operacionais provisórios, objeto do pregão eletrônico PGE 88/2011, no prazo de 30 dias, sob pena do pagamento de multa diária, fixada nos termos do artigo 11 da Lei 7.347/85 [Lei de Ação Civil Pública].

* Com informações da Divisão de Comunicação Social do TRF5 ( Via Yuri Guedes )

Enem mobilizará mais de 566 mil pessoas no trabalho de logística



A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio [Enem] deve mobilizar 566.617 pessoas no trabalho de logística.

A avaliação será realizada em 1.615 municípios em todo país no próximo fim de semana [3 e 4 de novembro].  Do total, 540 estão no Nordeste; 466, no Sudeste; 192, no Norte e 170, no Centro-Oeste. A Região Nordeste também concentra o maior número de locais de prova [5.237 salas], seguida pela Sudeste. Ao todo, o exame ocorrerá em 15.076 locais.

O Enem é a oportunidade para 5.791.290 estudantes brasileiros que farão as provas ingressarem em universidades federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada [Sisu], ou faculdades particulares, por meio de bolsas do Programa Universidade para Todos [ProUni].  Distribuídas em 48.341 malotes, as provas percorrerão 9.788 rotas, que compreendem 305 mil quilômetros. No transporte, serão usados 2,2 mil veículos. A segurança do exame vai mobilizar homens do Exército, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária e Polícia Militar.

Além disso, contará com a participação de quase 20 mil agentes de escolta das secretarias de Segurança Pública de todos os estados. Para reforçar o esquema de segurança, o Ministério da Educação [MEC] vai usar lacres eletrônicos para o fechamento de 10 mil malotes de provas, cerca de 25% do total. Em entrevistas recentes, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tem garantido que o governo está adotando as medidas necessárias para a segurança nos procedimentos relativos à aplicação do Enem.

Agência Brasil

Governo vai pagar R$ 20 bilhões em indenizações para renovar concessões do setor elétrico


NE - Nada como um bom apagão para "acordar as autoridades

O governo federal terá que pagar R$ 20 bilhões em indenizações para as empresas de geração e transmissão de energia que terão as concessões renovadas no ano que vem.  Desse total, R$ 12,96 bilhões são para nove que exploram os serviços de transmissão e R$ 7,05 bilhões para 15 companhias geradoras de energia.

Os valores foram publicados na noite dessa quinta-feira [1º] em edição extra do Diário Oficial da União.

A maior indenização será paga para a Usina Hidrelétrica Xingó, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco [Chesf], que receberá R$ 2,92 bilhões. As empresas do sistema Eletrobras serão indenizadas com R$ 14 bilhões - R$ 8,13 bilhões na área de transmissão e R$ 5,89 bilhões na de geração.  Na quarta-feira [31], o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse que a empresa esperava receber cerca de R$ 30 bilhões em indenizações. As indenizações correspondem aos investimentos que já foram feitos pelas empresas, vinculados a bens reversíveis ainda não amortizados ou não depreciados. Elas estão previstas na Medida Provisória [MP] 579, que estabeleceu as regras para a renovação das concessões que vencem entre 2015 e 2017, com previsão de redução das tarifas para os consumidores. Os valores foram obtidos com base em os estudos feitos pela Empresa de Pesquisa Energética [EPE] e pela Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel]. 

As indenizações são referentes a preços de junho de 2012 e serão atualizadas até a data de seu efetivo pagamento, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo [IPCA]. A concessionária poderá escolher se quer receber a indenização: à vista, em até 45 dias da data de assinatura do termo aditivo ao contrato de concessão, ou em parcelas mensais a serem pagas até o vencimento do contrato de concessão.

O governo divulgou também as tarifas iniciais que as empresas receberão por kilowatt-hora ao ano e o valor da receita anual permitida [RAP], que é a remuneração que as transmissoras recebem para prestar o serviço. Os recursos para pagamento das indenizações deverão vir da Reserva-Geral de Reversão (RGR), um encargo criado para indenizar os investidores por reversões de concessão do serviço de energia elétrica. Atualmente, o fundo conta com cerca de R$ 21 bilhões.

Agência Brasil ( Via Yuri Guedes )



Filme "Possessão" é horror baseado em tradição diferente da cristã.

 
O Filme "Possessão" é horror baseado em tradição diferente da cristã. Filme fala da possessão demoníaca segundo as tradições judaicas chega aos cinemas.

Baseado em fatos reais, chega aos cinemas o filme "Possessão" que traz um pouco da vertente judaica sobre o tema que dá nome à película. Não é o melhor filme de terror já feito, mas tem um roteiro bem concluído e foge da tradição católica imortalizada pelo filme "O Exorcista", de William Friedkin.

Em 2004, o Los Angeles Times publicou em suas páginas uma matéria, "A jinx in the Box", que falava sobre uma caixa de madeira que, aparentemente, continha um espírito maligno e trazia má sorte ao seu dono, 8 anos mais tarde, Ole Bornedal (diretor de "Não é mais uma história de amor" e "Mutação") transformou isso em filme que chega ao Brasil com o título de "Possessão".

Diferentemente de outros filmes famosos sobre o tema, como "O Exorcista", "O Exorcismo de Emily Rose" e "O Ritual", desta vez o catolicismo sai de cena para dar lugar às crenças judaicas e seu "dybbuk", espírito maligno possuidor segundo os judeus, neste terror. O New York Times chamou a atenção para a história despretensiosa que garante satisfação ao fã do gênero, mas de fato é bom não esperar uma obra-prima. O enredo é montado em cima de clichês, ainda que funcionais e não é uma boa opção para quem, em geral, não gosta de filmes de terror.

No filme uma família, cujos seus pais recentemente se separaram, é obrigada a enfrentar todos os malefícios que um artefato de madeira contendo o dybbuk pode causar a alma inocentes. O pai da menina, Clyde, (Jeffrey Dean Morgan, em boa atuação) é quem primeiro percebe que há algo de errado na estranha relação de sua filha com a caixa e passa a buscar respostas sobre o que está acontecendo dentro de sua casa. Com uma produção longe dos blockbusters (US$17 milhões, cerca de, R$34 milhões), o diretor Bornedal conseguiu se aventurar em um gênero difícil sem se comprometer.

No fim das contas "Possessão" passa longe de se tornar um clássico do terror, mas certamente incluirá algumas cenas difíceis de saírem da memória de quem for assistir ao filme e ainda traz à tona aquele temor de você se deparar com algo assim, já que se baseia em fatos supostamente reais.

Por Rodrigo Jose Soares | Yahoo! Contributor Network 
Yahoo Notícias




Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31