xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 outubro 2012

VÍDEO - Padre Edmilson Neves fala sobre o "ANO DA FÉ" e suas comemorações na cidade do Crato



Produção e direção: Dihelson Mendonça
Reportagem: Wilson Rodrigues
TV Chapada do Araripe - www.tvchapadadoararipe.com

O.B.S - Uma matéria completa sobre o Ano da Fé pode ser lida na edição desta semana do Jornal do Cariri, com reportagem também do jornalista Wilson Rodrigues.


Abaixo-assinado virtual de reivindicação! Delegacia de Polícia Civil 24 horas para o Crato


O Blog do Crato apóia essa idéia!

Circula na internet um abaixo-assinado proposto pelo vereador eleito Luis Carlos Saraiva, para a vinda de uma delegacia de polícia 24 horas para o Crato. Há muitos anos a sociedade Cratense faz essa reivindicação. Esperamos que com mais esta pressão popular a nível de abaixo assinado, isso venha a se tornar realidade. Sabemos que no Brasil, a maioria dos políticos só faz algo de importância pública, quando sob EXTREMA pressão dos eleitores, aí são obrigados a fazer, sob pena de que essas mesmas pessoas não os reelejam. Assim foi, assim será. Quando a reputação "política" estiver em jogo, abrem-se as portas da esperança.

Abaixo-assinado virtual de reivindicação! Delegacia de Polícia Civil 24 horas

Há vários meses que a Secretaria de Segurança Pública do Ceará criou as delegacias de plantões por regiões, ficando a de Juazeiro do Norte como responsável pela área a partir das 18 horas. Ou seja, qualquer ocorrência no período noturno na maioria das cidades do Cariri o caminho é a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil. Mesmo ficando a uma distância de 12 km de Juazeiro, os cratenses não concordam chamando a atenção para o porte de sua cidade. Para ajudar a reverter essa situação o advogado e vereador eleito em Crato, Luis Carlos Duarte Sobreira Saraiva (PSL), de 39 anos, que obteve 1.805 votos e foi o terceiro mais bem votado no município, está encabeçando um abaixo-assinado. Segundo explica, a intenção é sensibilizar o governador Cid Gomes no sentido deste determinar a reabertura da Delegacia à noite e com plantões nos finais de semana e feriados como já foi um dia. O documento está percorrendo ruas e bairros do Crato colhendo assinaturas para evitar que a delegacia funcione apenas durante o dia. Ele vai ser encaminhado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará com cópia para o governador. Na sua atuação como advogado o próprio Luis Carlos disse já ter percebido o congestionamento à noite e fins de semana na regional de Juazeiro. “O cidadão que precisa de algum serviço necessita de paciência”, acrescenta. No último final de semana, ele disse ter encontrado um homem idoso de Crato na Delegacia de Juazeiro e ficou revoltado ao ouvir do mesmo a informação de que estava há cinco horas aguardando atendimento. “O problema não era dos policiais juazeirenses e sim a falta de estrutura para que esses profissionais exerçam suas funções diante da elevada demanda”, declarou o futuro vereador. Por isso, veio a idéia do abaixo assinado que espera contar a participação expressiva dos cratenses nesse pleito. 

Compartilhe e divulgue. O documento pode ser assinado no seguinte endereço:

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dERoN0QwVUtBMFkwM0pySEVhTjhuRkE6MQ

No documento proposto, está sendo requerido o  Nome completo e o Número do título de eleitor.

www.blogdocrato.com






APAGÃO - Ministro descarta sabotagem


Na cidade de Salvador a falta de energia deixou as vias e os pontos. (Foto: Vaner Casaes/AE)O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta sexta-feira que a queda de energia ocorrida nesta madrugada em Estados do Nordeste e do Norte "não é normal" em um sistema elétrico do porte do brasileiro.

Ele destacou que esta foi a quarta ocorrência de grandes proporções em pouco mais de um mês. "'Probabilisticamente' (sic), essa sequência de eventos é impossível de ocorrer. É difícil entender como isso pode ocorrer", completou. O ministro interino reiterou que o governo tomou uma providencia adicional desta vez, enviando uma equipe de técnicos para a subestação de Colinas (MA) para a avaliação da ocorrência in loco. "Também estamos começando a operação pente fino nas instalações de transmissão das companhias do setor", acrescentou.

Segundo Zimmermann, essa sequência de eventos não é resultado de falta de investimento por parte das concessionárias do setor de energia elétrica. "Nunca se investiu tanto na expansão da rede como nos últimos dez anos", garantiu. Para o ministro interino, as ocorrências também não estão diretamente ligadas ao processo de renovação das concessões de energia que vencem a partir de 2015, com redução no custo da eletricidade para os consumidores. "Sempre foi um pleito das empresas que se renovassem as concessões, como é feito em todos os países do mundo. E em todos os lugares isso também ocorre com captura de benefícios para os consumidores."

Recife ficou sem luz (Foto: Heudes Regis/AE)Embora avalie todas as alternativas para as causas da sequência de apagões, Zimmermann descartou a hipótese de sabotagem, por enquanto. "Como evento é raro, são consideradas todas as alternativas, mas a avaliação é feita de maneira serena, por isso enviamos equipe para o local", disse o ministro interino. "Vamos esperar relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Falar de sabotagem por enquanto não faria sentido", completou.

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, reafirmou que não há essa suspeita. "Não há a menor hipótese de sabotagem ou vandalismo. O sistema de proteção que falhou e causou a queda fica lacrado dentro da subestação", explicou.

Fonte: Estadão

Morre em Crato o Dr. Elígio de Figueiredo Abath



Morreu hoje no Crato Dr. Elígio de Figueiredo Abath, tio da nossa querida amiga Célia Germana.Mais tarde, maiores detalhes. Por enquanto, queremos estender a nossa solidariedade à amiga Célia e a toda a família enlutada por esse trágico acontecimento, que certamente abala a sociedade Cratense.

Alguns comentários de pessoas conhecidas da nossa sociedade:

Mônica Araripe - Que triste Celia Germana Abath Pereira, nossos sentimentos.

José Kleber Calou Filho - Amiga, em mais uma das diversas viagens para junto com meu pai acompanharmos nossa querida mae em Fortaleza, soubemos do passamento do Dr. Eligio. Receba e transmita a Tia Edista nossos sentimentos, extensivos a todos os familiares.

Soraya Pyancó - Soube hoje a tarde Celia Germana AbathPereira, meus sinceros sentimentos a você e as meninas (filhas) dele, minhas amigas também. Que ele encontre a luz.

Irma Felicio Calou Costa - Receba o Nosso abraço de pesar.

Danilson Cruz Dantas - Trabalhei com ele e aprendi muito, um grande médico e mestre da minha fisioterapia, vai juntar-se a ex médicos cratenses para lá de cima curar e proteger os necessitados de saúde, Vai co Deus.

Rosiane Limaverde - Meus sentimentos. Um abraço.

Jô Garcia Garcia - Meus sentimentos, Celia Germana.

Fonte: Perfis do Facebook

Ainda bem que tudo passa...Até a vida passa...


Bom dia, Crato!

Encontrei uma foto que eu fiz no ano passado, durante a reconstrução do novo centro do Crato, quando também 18Km de tubulação de água de amianto, material cancerígeno, foram trocados por novos canos de PVC ( pouca gente dá importância que isto tem na verdade, porque é uma obra que fica por baixo do chão... ). Mas mesmo por cima, dá pra se vê uma enorme diferença; Como dizíamos na época: Os transtornos ERAM temporários. Os benefícios agora são permanente. Vejam o ANTES e o DEPOIS:



Oh Diferença, viu ?

Fotos: Dihelson Mendonça
2011/2012
ww2.blogdocrato.com

Tudofel: No tempo dos festivais

Tudofel: No tempo dos festivais:   Qual o cratense com mais de quarenta anos que não tem uma lembrança, mesmo que tênue, dos festivais de música que aconteceram no ...

DOCUMENTOS PERDIDOS DE UM AMIGO - Alô, quem encontrar !


Favor entrar em contato pelos tels (88) 99806557 ou 88727496 quem por acaso tenha encontrado uma carteira marca Couro Fino com todos os documentos (identidade, cpf, reservista, documento de uma moto Honda Fan 125 2011/2012 no nome de Algenor da Silva Costa e o valor de R$ 100,00) perdidos hoje pela manhã entre o Centro e o bairro Seminário, de propriedade de Antonio Sávio Nunes de Queiroz. 

Quem puder compartilhe. Grato.
Antonio Sávio Nunes de Queiroz
 

Incêndio em equipamento provocou blecaute no Norte e Nordeste do país


Rio de Janeiro – O incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia ocorrido na Região Nordeste e em parte do Norte do país, na madrugada de hoje (26). O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.

Segundo informação da assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu pouco depois da meia-noite e demorou pouco mais de uma hora para ser resolvido. Portanto, por volta de 1h30 da manhã, a energia na linha principal já tinha sido restabelecida. No entanto, as distribuidoras de energia levaram mais tempo para restaurar a energia nas linhas secundárias.

Uma reunião de técnicos às 14h de hoje, na sede do ONS, no Rio, vai analisar mais profundamente o problema. Pela manhã, o assunto deve ser discutido em uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília.

Yahoo Notícias
Foto meramente ilustrativa

Motorista vai poder ver fotos de infração na internet


Dentro de alguns dias, o motorista que receber em casa uma notificação de infração de trânsito cometida em São Paulo vai poder visualizar na internet fotos que demonstram o momento exato em que furou o sinal vermelho ou parou em cima da faixa de pedestre, entre outras irregularidades flagradas.

A intenção da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) é que condutores possam ver detalhes da infração, com imagens panorâmicas ou em sequência, flagradas pelos equipamentos de fiscalização da cidade. Atualmente, na notificação recebida em casa já existe uma imagem do carro, mas restrita à placa e ao modelo.

A partir de agora, o infrator receberá um código e a indicação de um endereço na internet para visualizar, quando disponível, mais fotografias do ato praticado. Nos casos de excesso de velocidade e desrespeito ao rodízio, só existe a disponibilidade de uma imagem, que é a mesma recebida em casa.

O objetivo da iniciativa, que está em fase final de testes, é diminuir o número de recursos interpostos e "aumentar a transparência" das informações, segundo a CET.

Folha Online
Foto meramente ilustrativa

E falando em Chuva - Como anda o CANAL do MEDO ?



Só pra lembrar que o período das chuvas vem aí e o povo do Crato está preocupoado...
Muito preocupado, enquanto nossos governantes, aparentemente, nem tanto...



Fiéis iniciam movimentação para maior romaria do ano em Juazeiro


A Caminhada da Esperança, entre a Colina do Horto e a Basílica, integra a abertura da devoção

Juazeiro do Norte. Começa a movimentação para a maior romaria do ano neste município. A Romaria de Finados terá abertura oficial domingo, às 19 horas, com celebração na Praça dos Romeiros, à frente da Basílica de Nossa Senhora das Dores. Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria da cidade, estarão na cidade de 28 outubro a 2 de novembro cerca de 500 mil pessoas. Hotéis, ranchos e pousadas já estão com lotação praticamente esgotada, em virtude das reservas para o período. Mais de 300 homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal farão a segurança na cidade.

A programação do dia começa às 4 horas, com ofício de Nossa Senhora, missas ao longo do dia e, às 17 horas, haverá a Caminhada das Esperança, saindo da Colina do Horto até a Basílica. Desde o fiml da segunda romaria do ano, ocorrida em setembro, que Juazeiro do Norte conta com movimentação de romeiros. O comércio, principalmente de artigos religiosos, aposta em um crescimento das vendas de até 30%, três dias antes da grande celebração de Finados. A obra de frente à capela foi concluída e está liberada para os visitantes. Mas os espaços em que se inserem as praças Carlos Jereissati e José Sarney, no Complexo do Socorro, continuarão fechadas por conta do serviços de conclusão do calçadão.

Também estão sendo construídos uma capela mortuária e um palco para as celebrações campais. As velas em intenção ao sacerdote são acesas de frente à capela. Segundo o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, mesmo com as obras nesse espaço, que fazem parte do projeto Roteiro da Fé, com primeira etapa inaugurada em setembro deste ano, haverá acesso ao Memorial Padre Cícero e à capela para os romeiros. Ele certifica a grande visitação ao túmulo do Padre Cícero, no Dia de Finados, principalmente, quando há várias homenagens ao Padre Cícero e missa com milhares de romeiros, às 6 horas do dia 2.

A programação religiosa inclui celebrações todos os dias, no Santuário dos Franciscanos, na Basílica e no Socorro. As confissões são realizadas por dezenas de padres em todos esses locais, além do ofício das almas, Liturgia da Esperança com pregação e bênção do Santíssimo na Praça do Romeiro, caminhadas e encontros festivos, como o Show do Chapéu e reunião no Círculo Operário São José. Nos dias 30 e 31 de outubro haverá apresentação de peça de teatro, na Praça dos Romeiro, sobre a vida do Padre Cícero, às 21 horas, após a celebração da missa.

Além do túmulo do Padre Cícero, um dos locais mais frequentados durante período é o Santuário dos Franciscanos, onde há a tradição dos buzinaços, em volta da imagem de São Francisco, nas chegadas e saídas das caravanas de romeiros, além do passeio das almas, por cima dos arcos, e a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, dentro do Santuário, onde os romeiros aproveitam para se refrescar em um dos períodos mais quentes do ano. As altas temperaturas registradas nos últimos dias, de até 40 graus em Juazeiro do Norte, têm sido uma das preocupações dos órgãos de saúde. De acordo com o secretário, foi realizada uma reunião com os padres das paróquias da cidade, no sentido de solicitar a colaboração dos religiosos na orientação aos romeiros para se manterem hidratados, bebendo muita água, além da assistência dos profissionais de saúde, que estarão realizando atendimentos e aferindo pressão arterial nos locais de maior movimentação.

O pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Joaquim Cláudio de Freitas, afirma que durante o mês de setembro não houve registros de óbitos de romeiros na cidade, algo que vem sendo registrado em muitas romarias, em razão de muitas pessoas com problemas de saúde e que vêm à cidade nos períodos de maior movimentação. O padre destaca o real sentido da romaria de Finados, que não é uma forma de evocar os mortos, mas pedir por eles, lembrando sempre da fé que viveram antes de serem chamados.

A parte de organização, com aparato dos órgãos públicos, abastecimento, segurança, entidades classistas e a Igreja, foi fechada no último dia 19, com o Plano Operacional da romaria, esquema semelhante ao da romaria de setembro, com um apoio intensificado no trânsito. Por ser a maior do ano, há superlotação de hotéis, pousadas e ranchos no Centro da cidade e bairros adjacentes e os mais distantes, a exemplo do Novo Juazeiro.

Maiores informações:
Secretaria de Turismo e Romaria
Memorial Padre Cícero
Telefone: (88) 3511. 4040
Juazeiro do Norte - CE

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

No Crato, Vereador é eleito pela nona vez


Há 36 anos ininterruptos , Dárcio de Sousa está na política

Crato. Historicamente conhecida como berço de lideranças de autonomia política e por suas manifestações por ideais republicanos, a cidade do Crato obtêm destaque no Estado do Ceará. Mas, em um ponto específico, o município se diferencia por um fato peculiar. Entre os governantes atuais, está um vereador eleito, consecutivamente, por 36 anos ininterruptos. Aos 65 anos de idade, Dárcio Luiz de Sousa, afiliado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), ocupa um acento na Câmara de Vereadores. Ele já está em seu nono mandato representando o distrito de Dom Quintino.

Pautado pelo compromisso com a população, durante o período parlamentar, Dárcio Luiz acredita ter contribuído para o desenvolvimento do distrito onde nasceu. A localidade, até hoje, enfrenta diversos problemas sociais, entre os quais estão a falta de calçamento, saneamento e abastecimento de água. A carência de empregos que possam gerar renda para os moradores também é um agravante. A população atual ultrapassa os seis mil habitantes. Na última eleição, Dárcio Luiz concorreu com mais de 200 candidatos. Ao todo, ele conseguiu 1.239 votos e alcançou o 7º lugar entre os mais bem votados. Desde quando iniciou sua carreira política, ainda em 1977, o parlamentar sonhou em promover a educação no município. Para isso, ele lutou pela construção e instalação de um colégio.

Educação

A comunidade já conta com uma Escola de Ensino Fundamental Coronel Raimundo Nonato de Sousa, que é frequentada por cerca de 800 estudantes. Entretanto, o equipamento ainda não é suficiente para atender a demanda local. Na tentativa de minimizar o problema, a Prefeitura alugou prédios e adaptou o antigo posto de saúde, onde funcionam algumas salas de aula. Para o vereador, um de seus trabalhos mais relevantes foi a viabilidade da fundação de uma creche, por meio do governo do Estado.

A unidade foi inaugurada em 1994 e recentemente ampliada pela administração municipal. No local, 150 crianças são acolhidas durante os turnos da manhã e da tarde. Junto a lideranças regionais, nos próximos anos, Dárcio pretende realizar projetos que possibilitem a transposição das águas do Açude Thomaz Osternes para a sede do Distrito de Dom Quintino. A previsão é de que sejam investidos recursos na ordem de R$ 2 milhões.

Se executada, a obra deverá beneficiar três mil pessoas. Após o mandato legislativo, que terminará em 2016, o parlamentar diz que encerrará sua trajetória política. "Acho que dei minha contribuição ao povo de minha terra. Agora, vou apoiar os jovens que desenvolvem projetos sociais na localidade", revela.

YAÇANA NEPONUCENA
Repórter do Diário do Nordeste

Ocidente e Oriente - Por: Emerson Monteiro


Às vezes, examino a distância imensa que há entre essas duas metades da laranja e considero quanto ainda vivem afastadas. O Sol surge primeiro lá no Oriente. De lá vieram os principais mestres da nossa história conhecida. A Luz cresceu vinda do Nascente, esse Oriente. Krishna. Gautama. Jesus. Maomé. Outros mais e tão valiosos quanto.

Passados milênios, que resposta dá o Ocidente aos ensinos desses mestres; guerras, invasões, destruição das culturas, exploração de recursos naturais, da mão de obra barata, tecnologias milenares, religiões. Ocidente mercantilista e predador que retribui as lições do aprendizado na forma da violência, do consumismo exacerbado, da ganância imperializante.

Quando perdido nas suas aspirações coloniais, ali vieram as Cruzadas delituosas; depois, a descoberta do Caminho das Índias, o colonialismo inglês, francês, norte-americano.  E o Oriente resistiu bravamente a todos os botes desse discípulo infiel ocidental.

Essa fome de ouro e pedras preciosas insistiu, no entanto, em dominar o mundo. Juntar fortuna nos museus, cidades enegrecidas de sangue coagulado nas paredes arcaicas. Cultura que é bom em nada representa quanto ao que abocanham dos povos orientais. Racionalismo precário sobra disso nas marcas largadas nas instituições, dons quixotes abestalhados, vadios, patologia escura, mancha negra de aves de rapina, o que melhor representa o discípulo que buscavam a sabedoria das culturas milenárias.

E nunca se esquecem de lembrar que a Luz vem do Oriente e circula a Terra... Varre a ignorância das noites, e a treva das sombras espanta e circula o poder da consciência...

A insistência dos ocidentais, porém, pragmatiza aquilo em que toca feito Rei Mitrídates, que tornava de ouro os objetos em que pegava. Espécie de fatalidade crônica, fruto das indústrias que causam riquezas, mas as riquezas entristecem nos resultados das ações. Monstro devorador insaciável, o sonho da Paz coletiva adormece as longas noites, a clarear de manhã nas luzes orientais. A pretensão da medita do ter virou a maldição do ferreiro: Quando tem carvão, falta ferro. Quando tem ferro, falta carvão. Tantos meios de aprender da boa educação e tanta aflição para juntar na barriga da besta a obesidade dessa fome dolorosa.

Contudo, a todo dia nasce de novo o Sol, claridade que orienta e conduz.



Apagão atingiu a maior parte das regiões Norte e Nordeste na madrugada de hoje


Um apagão ocorrido ontem por volta das 23 horas e 30 minutos atingiu todo o nordeste brasileiro . As concessionárias ainda não sabem a causa do apagão. Relatos nas redes sociais dão conta que diversos estados da federação estão as escuras na madrugada desta sexta feira

A região Nordeste do país ficou sem energia elétrica no início da madrugada desta sexta-feira. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), não se sabe ainda o que causou o desligamento das linhas de transmissão de energia que compõem o sistema interligado que atende os estados daquela região.

O problema teve início à 0h14 (horário de Brasília) segundo o ONS. Nos Estados da Bahia e Maranhão, por exemplo, a falta de energia teve início um pouco antes das 23h30 (horário local). A assessoria de imprensa do ONS informou que, à 1h20 desta madrugada, algumas linhas já haviam sido recompostas e que a energia elétrica já havia voltado em várias localidades. O ONS não sabe precisar a extensão do problema.

Com informações de RICARDO VALOTA - Agência Estado



Primeira-dama Mônica Araripe destaca o Projeto Doce Natal



A primeira-dama Mônica Araripe destaca o Projeto Doce Natal, ao longo dos últimos anos, que em sete edições conseguiu distribuir mais de 90 mil brinquedos doados, para as crianças carentes de todas as áreas da cidade. Segundo ela, o objetivo foi levar alegria e solidariedade às pessoas. Dentre muitas ações desenvolvidas, a primeira-dama destaca visitas aos hospitais, abrigos, escolas, bairros e distritos. Mônica Araripe lamenta que este ano não seja realizada a oitava edição, justificando que este ano não acontecerá a oitava edição, por conta do Governo de Transição, a fim de entregar ao futuro prefeito uma gestão sem dívidas, com recursos depositados na rede bancária, relação de obras em andamento e prestação de contas da totalidade dos recursos gastos no seu Governo.


“Pela grandeza do Programa não daria tempo fazer a prestação de contas do dia 20 ao 31 de dezembro”, diz ela, ao agradecer a todas as pessoas que contribuíram com a execução do Doce Natal durante os sete anos de sua existência. “De uma maneira muito especial à população do Crato, que sempre me recebeu juntamente com a nossa equipe, de maneira respeitosa e carinhosa”, diz a primeira-dama Mônica Araripe.

Contatos:
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato
telefone (88) 35217069.
Fotos: Wilson Bernardo e Dihelson Mendonça


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30