xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 outubro 2012

Tudofel: O lançamento da OCA (as maquinações)

Tudofel: O lançamento da OCA (as maquinações): O dia 3 de maio de 1986 marcou o lançamento oficial das Officinas de Cultura e Artes & produtos derivados – OCA. A data, que caiu em um...

Para você Refletir -Por Maria Otilia


A FÁBULA DA ÁGUIA E DA GALINHA

“Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia.

Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha.

Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista.

Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:

- Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.

- De fato, disse o homem.- É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. É uma galinha como as outras.

- Não, retrucou o naturalista.- Ela é e será sempre uma águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.

- Não, insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e, desafiando-a, disse:

- Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!

A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.

O camponês comentou:

- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!

- Não, tornou a insistir o naturalista. – Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa.

Sussurrou-lhe:

- Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!

Mas, quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi parar junto delas.

O camponês sorriu e voltou a carga:

- Eu havia lhe dito, ela virou galinha!

- Não, respondeu firmemente o naturalista. – Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a  águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e
dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:

- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!

A águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte.

Foi quando ela abriu suas potentes asas.

Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto e voar cada vez mais para o alto.

Voou. E nunca mais retornou.”

Existem pessoas que nos fazem pensar como galinhas. E ainda até pensamos  que somos efetivamente galinhas. Porém é preciso ser águia. Abrir as asas e voar. Voar como as águias. E jamais se contentar com os grãos que jogam aos pés para ciscar.”

Texto de Leonardo Boff

Tudofel: Uma OCA para uma tribo

Tudofel: Uma OCA para uma tribo: No início de 1986, conseguimos reunir um grupo de pessoas que tinha em comum uma proximidade com a arte ou com movimentos artísticos....

Vou "pro" Crato, vou matar minha saudade...FOTOS para HOJE - 20-10-2012


Bom Dia, Crato!

Os leitores do Blog do Crato gostam muito das nossas fotos, e eu agradeço de coração as inúmeras manifestações de carinho e aprovação ao trabalho fotográfico que tenho realizado ao longo desses 7 anos de existência do Blog na internet na nossa cidade. Ontem mesmo, um amigo nosso confessou que guarda com carinho quase todas as fotos aqui publicadas. Isso para mim é motivo de grande satisfação, saber que estamos cumprindo nossa proposta de mostrar o Crato para o mundo e em grande estilo. Prometo a vocês que vou me empenhar ainda mais no sentido de trazer outras fotos, inclusive quase em tempo real e em alta definição ( como aquelas publicadas ontem ). Mas, por enquanto, vamos louvar este dia magnífico com mais algumas fotos da nossa querida cidade, e enviar um abração para todos os leitores, e principalmente aos amigos que apóiam o Blog do Crato, aos nossos anunciantes e entusiastas. Vem muita coisa boa por aí.

REFORMAS

Aproveito essa nossa pequenina "prosa" para comunicar que o estúdio completo está em reforma. Estamos expandindo o estúdio de áudio e vídeo que há 5 anos estava sendo programado, mas finalmente resolvemos enfrentar, já que o espaço aqui não estava mais comportanto tantos equipamentos e a divisão dos trabalhos. Agora teremos uma sala exclusiva para os computadores servidores, com vários mecanismos de acesso ao mundo, rede gigabit em toda a redação e estúdios. Novos computadores,  mais 5 telas de 27 polegadas FullHD ASUS pra gente ficar em contato com tudo que acontece, central telefônica, que deverá receber e gravar as chamadas da população com reivindicações para um novo programa que vem aí, além de outras novidades. Acho que dentro de 15 dias terminaremos a primeira parte, e possivelmente em 2 meses a construção de 1 prédio com dois pavimentos para onde serão transferidas várias atividades paralelas. É o Blog do Crato que completará 8 anos de existência e já vai entrar o ano de 2013 inovando, crescendo, e trazendo mais informação, sempre com o nosso alto padrão de qualidade e credibilidade. Portanto, peço minhas sinceras desculpas pela aparente ausência, mas é que por enquanto, há muita poeira e terminais espalhados...

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

E vamos às fotos de hoje:


Acima: Chapada do Araripe - Pachelly Jamacaru


Acima: Amanhecer...


Acima: Rua José Carvalho


Acima: Prédio onde funciona as "Lojas Americanas", na Rua Santos Dumont


Acima: Rua Monsenhor Assis Feitosa


Acima: Amanhecer no Cariri visto da Chapada do Araripe


Crato visto da Av. São Sebastião, no bairro Caixa D´água ( colaboração da informação por nosso colaborador Jackson Piancó ).


Alto do Seminário

Fotos: Dihelson Mendonça, com participação de Pachelly Jamacaru e Wilson Bernardo.
Bom Dia!
www.blogdocrato.com



Servidores da SEMACE em greve alertam para desmatamento e queimadas no Ceará



A caatinga do estado do Ceará está queimando e indo ao chão. Segundo a Associação dos Servidores da SEMACE (ASSEMACE), o controle ambiental no estado do Ceará padece com a efetivação de ações emergentes, haja vista o órgão que é  responsável pela efetivação do controle ambiental está  paralisado a quase um mês e somente alguns  servidores estão nesse momento promovendo ações de  controle  das atividades causadoras de danos ao meio ambiente.

A Associação dos Servidores da SEMACE (ASSEMACE) afirma que “o aumento significativo nos desmates  e queimadas está relacionado à falta de fiscalização e controle quanto as autorizações para supressão vegetal e uso controlado do fogo”.

De acordo com a associação, os fiscais não estão indo a campo impedir a devastação das florestas no estado. “Todas as operações planejadas pela Diretoria de Fiscalização Ambiental foram canceladas. Desta forma, os desmatamentos e queimadas denunciados pela população deixaram de ser constatados, multados e embargados”, destaca. Ainda segundo a ASSEMACE, no órgão não existe monitoramento ambiental das queimadas e desmatamentos pelo uso de imagens de satélites e os servidores são muitas vezes expostos a situações vexatórias devido ao fato do órgão ambiental não possuir pátios espalhados no estado para armazenar produtos vegetais apreendidos em ações de fiscalização. "A legislação ambiental diz que os bens apreendidos deverão ficar sob a guarda do órgão ou entidade responsável pela fiscalização, podendo, excepcionalmente, ser confiados a fiel depositário, ou seja ao autuado. Na SEMACE a exceção virou regra e o autuado deve levar os bens agora de propriedade do estado para sua casa".

A caatinga  é a região semiárida mais rica em biodiversidade do mundo e também uma das mais populosas. As principais causas da extração de madeira na caatinga são devido ao fato de servir como base para a produção de lenha e carvão vegetal, mas a formação de pastagens também são fator desencadeante para a supressão vegetal e a queima descontrolada. "Como a SEMACE não vem exercendo seu papel de forma rígida neste período de paralisação, os agricultores se vêem livres para degradar ainda mais o nosso bioma", sentencia.
 

Segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), os focos de incêndios são os maiores dos últimos dez anos. Neste ano, no Ceará, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) já identificaram 4.598 focos de queimadas no Estado entre 1º de janeiro e 4 de outubro. O número é 286% maior que os 1.190 focos identificados em igual período do ano passado.

Os danos causados pelas ações inadequadas vão desde o perca e empobrecimento dos solos, emissão de gases tóxicos, problemas respiratórios as populações atingidas e aumento da temperatura local e global.

Servidores SEMACE
Fotos SEMACE



CRATO - O Ensino de direito da URCA ganhará nova dimensão até o final de 2014


O curso de direito da Universidade Regional do Cariri ganhou conceito nacional por está entre os setenta do País que mais aprovam no exame da Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB ). Avaliado pelo Ministério da Educação através do Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes ( ENAD ), recebeu nota cinco no item qualidade de ensino no tocante as matérias aplicadas que envolvem os estudos do direito e afins, sendo esta a media máxima a ser atingida em nível nacional. Neste ano de 2012 o curso foi agraciado com o selo “OAB recomenda”, que é uma aferição a sua respeitabilidade por parte da instituição representativa dos advogados. Do ponto de vista de infra estrutura do curso e de toda universidade este conceito cai para três, que é o mesmo índice obtido pela Universidade Vale do Acarau ( UVA ) e Universidade Estadual do Ceará ( UECE ). A informação é do chefe do departamento de direito da URCA, professor Ulisses Olinda que anunciou a consignação de um milhão e oitenta mil reais para investimentos em vários setores do curso e com isto garantir conforto e comodidade aos acadêmicos e professores.

Disse Ulisses que o curso de direito da URCA é o maior da universidade com aproximadamente novecentos estudantes ocupando quinze salas que serão totalmente reformadas, adaptadas, informatizadas e climatizadas. A antiga rede elétrica será toda substituída e ganhará capacidade suficiente de carga para garantir o funcionamento do sistema de refrigeração. A biblioteca, que se encontra desatualizada, inadequada para o estudo, leitura e pesquisa, ganhará mais espaços e será informatizado o controle de entrada e saída de livros, hoje esse trabalho é feito manualmente. Reconstrução e cobertura do auditório e outros investimentos na melhoria na qualificação do corpo docente com a implantação de um mestrado e um doutorado em convênios com universidades dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná alem de aquisição de material e novos equipamentos. Disse Ulisses que o dinheiro para execução do projeto é oriundo da verba de 15 milhões e 600 mil reais destinada pelo governo do estado para serem investidos na infra estrutura da URCA até o final de 2014.

Para o presidente da OAB Crato, Fabrício Siebra Felício Calou, os professores e alunos do curso de direito da URCA estão de parabéns por mais esta nova conquista que, indubitavelmente, beneficiará os corpos docente e dicente, fortalecendo ainda mais a qualidade do ensino jurídico da respeitável instituição que já se notabiliza com relevante destaque no cenário nacional. E justificou:  “conseqüência disto é que temos observado um bom nível de preparo e atuação dos profissionais formados por esta prestigiada instituição de ensino. Certamente esta nova conquista levará o curso de direito da Universidade Regional do Cariri a alçar vôos ainda mais ousados, beneficiando toda a sociedade caririense”, concluiu Fabrício.

Wilson Rodrigues
Repórter/Radialista
Foto: Blog de Altaneira
www.blogdocrato.com


Como Lewandowski julgaria Hitler - Postado por Antonio Morais


"Senhores, não existem filmes, fotos, nem testemunhas de Hitler abrindo registro de gás em campos de concentração, nem apertando o botão de uma Bomba V2 apontada para Londres, pilotando um caça Stuka, dirigindo um tanque Panzer, disparando um torpedo de um submarino classe U-Boat sobre seu comando a navegar no Atlântico ou mesmo demonstrando habilidades no manuseio de um canhão antiaéreo Krupp, manipulando uma metralhadora MP40, uma pistola Walther P-38 ou simplesmente dirigindo um jipe Mercedez Benz acompanhado do general Von Rommel pelos desertos do norte da África.

Por isso, parece claro que não existe nada a incriminá-lo. Com certeza, ele não sabia de nada. Não via nada. A oposição diz que foram queimados documentos incriminatórios importantes, mas nada, absolutamente nada foi comprovado, apenas evidenciou-se a existência de cinzas e destroços por todos lados que somente foram trazidos com a chegada dos americanos e russos que não fazem parte da peça de acusação do processo entregue pelo "Parquet"; o Sr. Procurador.

Afinal, ele seria apenas um Chanceler e presidente do Partido Nazista; ou seja, ele não passava de um mequetreque. Jamais foi pego, ou mesmo visto transportando armamentos debaixo dos braços (tipo pão francês) ou carregando pacotes de dinheiro nas cuecas.


Alguns relatos que citavam seu nome eram meros registros de co-réus, como alguns membros da Gestapo, os quais, por conseguinte, carentes de confiabilidade. Outros relatos são de inimigos figadais - os denominados Países Aliados" e assim longe de merecerem qualquer relevância para serem tomadas como fundamentos de acusação.

Alguns o acusam de ter invadido Paris e desfilado sob o Arco do Triunfo. Esta é mais uma acusação inventiva dos opositores. Ele apenas foi visitar seu cordial amigo o General De Gaule que infelizmente havia viajado para o sul da França. Ele então, teria apenas aproveitado a sua viagem para passear e fazer compras na Avenue de Champs Elisé com seus amigos. Qualquer outra conclusão é mera ilação ou meras conjecturas que atentam a qualquer inteligência mediana. Por aí vemos que nada contribui para a veracidade das acusações.

Não afasto a possibilidade dele ser o suposto mentor intelectual, mas nada, repito, nada consubstancia essa hipótese nos autos. E olha que procurei em mais de 1 milhão e 700 mil páginas em 10.879 pastas do processo.

E não podemos esquecer que ele foi vítima de diversos atentados que desejavam sua morte, articulados pela mídia e pelas potentes e inconformadas forças conservadoras. Seus ministros como Goebels, Himmiler, Rudolf Hess e outros também nada sabiam. Eram coadjuvantes do NADA; sem nenhuma responsabilidade de "facto".

O holocausto, em que pessoas de diversas racas e etinias, talvez tenham tido um suicídio coletivo ao estilo do provocado há anos nos EUA pelo pastor Jim Jones. É,  ainda hoje, um tema controverso. Assim trago aos pares, como contraponto, a tese defendida pelo filósofo muçulmano Almanidejah que garante a inexistência de tal desgraça da humanidade.

Assim - já estou me dirigindo para encerrar meu voto Sr. Presidente - afirmando acreditar que todos eles foram usados, trapaceados por algum aloprado tesoureiro de um banco alemão que controlava financeiramente a tudo e a todos; especialmente os projetos políticos e as doação corruptivas. E tudo em nome da realização de um plano maquiavélico individual de domínio total que concebeu e monitorava do porão da sua pequenina casa nos Alpes.

"Enfim, depois de exaustivas e minuciosas vistas nos autos, especialmente nos finais de semana, trago aos pares novos dados que peço ao meu colaborador Adolfo para distribuir a todos. Depois desta minha "assentada" declaro a improcedência da ação, inocentando por completo o réu por falta de provas. É como voto, Sr. Presidente."

Qualquer semelhança não é mera coincidência."

Autor Desconhecido

Postado por Antonio Alves de Morais



Banco do Brasil abre concurso em 15 estados de quatro regiões do país


O Banco do Brasil abriu concurso para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas (parte do estado), Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina (parte do estado) e Sergipe. O salário é de R$ 1.892,00 para jornada de trabalho de 30 horas semanais. O provimento das vagas está sujeito ao planejamento estratégico e às necessidades do Banco do Brasil.

O candidato deve ter ensino médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.
De acordo com o edital, ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas seleções externas 2011/001, 2011/002 e 2011/003 até o término de suas vigências (04/03/2013, 29/04/2013 e 28/09/2013, respectivamente).

O concurso 2011/001 abrangeu 36 cidades do Norte, Nordeste e Sul, nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná. O concurso 2011/002 englobou 48 cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste nos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. O concurso 2011/003 engloba 51 cidades no Norte, Sul e Sudeste, nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br das 10h do dia 19 de outubro às 14h do dia 5 de novembro, e nos postos credenciados pela Fundação Carlos Chagas, constantes do Anexo III do edital. Os postos de inscrição estarão em funcionamento no período das inscrições, em dias úteis, das 9 às 12h e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 40.

Ao se inscrever o candidato deverá indicar no formulário de inscrição o código da opção de  macrorregião/microrregião de classificação para a qual pretende concorrer e a cidade de realização da prova, conforme tabela constante do anexo I do edital.

As atividades do escriturário são comercialização de produtos e serviços do Banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

O candidato será classificado por macrorregião e por microrregião, de acordo com a sua opção no ato da inscrição. O candidato classificado será convocado, em função das necessidades do banco, a assinar contrato individual de trabalho com o banco, que se regerá pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O candidato poderá ser convocado, uma única vez, para microrregião diferente daquela em que se inscreveu desde que exista vaga e não haja candidato classificado para preenchê-la. Nesse caso, o Banco do Brasil utilizará a ordem de classificação da macrorregião. Se o candidato não aceitar tomar posse na dependência fora da microrregião em que se inscreveu, será excluído da classificação por macrorregião, mantendo, porém, a classificação na microrregião em que se inscreveu.

A seleção terá provas objetivas e prova discursiva-redação. Os procedimentos pré-admissionais, exames médicos e complementares serão de competência do Banco do Brasil.

A aplicação das provas objetivas e da prova discursiva-redação está prevista para o dia 13 de janeiro de 2013, no período matutino, e serão realizadas nas cidades indicadas no anexo I do edital.

A prova de conhecimentos básicos terá português, raciocínio lógico-matemático e atualidades do mercado financeiro. A prova de conhecimentos específicos terá cultura organizacional, técnicas de vendas, atendimento (focado em vendas), domínio produtivo da informática e conhecimentos bancários.

G1

Seu Lunga é pop - Por: Beto Fernandes




Como disse no Blog doJuazeiro a Expedição Jornalística Rádio O Povo 30 anos esteve em Juazeiro do Norte.

40 profissionais que estão retratando a história e a vida de diversos municípios cearenses. A equipe da Expedição entrevistou diversas personalidades e dentre elas o nosso estimado Joaquim dos Santos Rodrigues, o popular Seu Lunga. No Blog da Expedição a turma ressaltou que diferente do que muitos pensavam, foi muito bem recebida pelo conhecido comerciante. “Seu “apelido” veio de uma vizinha que lhe chamava de Calunga, devido a sua loja. Com os passar dos anos ficou apenas Lunga”, ressaltaram no Blog. Solícito, Seu Lunga concedeu uma entrevista ao vivo dentro do programa Rádio O Povo CBN.
 
É isso. Seu Lunga é Pop.

Beto Fernandes


Cliente BLOG DO CRATO tem Prioridade - Lojas TOP MÓVEIS

Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !

O Blog do Crato tem prazer em fazer a publicidade da TOP MÓVEIS. No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

Um grande sortimento de móveis finos a populares:

Img_1119

Na Top Móveis você encontra o melhor para a sua casa:

Image1

O Excelente atendimento feito por profissionais qualificados:
TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Organização: Valdemir Correia Filho

Centro Cultural Banco do Nordeste informa - Teatro - Cara de Fogo


Entrada Gratúita



Tudofel: O tempo partido

Tudofel: O tempo partido: Temos a mania de despedaçar nossos objetos de análise para melhor estudá-los. Por isso, geralmente, os escritores facilitam essa tare...

BLOG DO CRATO A DEMOCRACIA SE FAZ PRESENTE. “ELEVADOR DO SEMINÁRIO”


Através do editor e administrador deste renomado instrumento de comunicação, Dihelson Mendonça, nasce a ideia democratica,  de uma discusão entre os prós e os contras referente a construção se um dia possivel, do “ELEVADOR DO SEMINÁRIO”. Então já temos de início, um empate de opiniões:  1 x 1, Dihelson Contra e o Ed. Alencar a favor, pois não somos absolutos no mundo né...

Registramos aqui recentemente, sábias palavras do atual prefeito do Crato, Samuel Araripe que diz; “A DEMOCRACIA É O  MELHOR E O MAIS PERFEITO  DOS REGIMES”. Em respeito aos leitores do blog, que também tem suas opiniões, sugiro ao amigo Dihelson esta reflexão. Acho muito oportuno e salutarmente nascer aqui, um painel de opiniões dentro desta filosofia democratica. Assim, relembremos como nos anos trinta (30) já se manifestavam os meios de comunicação com os prós e os contras também, narrado pelo nosso grande jornalista, Osvaldo Alves de Sousa, no seu livro “ANDANÇAS E LEMBRANÇAS” lançado em 1999 no Crato.

Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato

Nota do Editor: os leitores podem acompanhar a discussão sobre o que considero esse projeto de elevador como um "Elefante Branco" para o Crato alguns tópicos abaixo. O grande problema nessa idéia além do custo elevado, da órdem de 30 a 50 milhões, quando há coisas muito mais urgentes na cidade, é a manutenção cara, e a pouca utilidade. Mesmo com tarifas de 3 reais, quem vai deixar de pagar hoje um moto-taxi para ir da praça da Sé ao Polivalente, para pagar os mesmos 3 reais para subir neste elevador e em seguida atravessar o bairro do seminário a pé até o polivalenjte e outras áreas ainda mais distantes ? Concluímos que há outras prioridades na nossa cidade. Pelo menos, esta é a minha opinião, mas respeitando a opinião do nosso querido jornalista Ed Alencar, é que também publico a matéria dele. ( Dihelson Mendonça ).

Clique para ampliar:

www.blogdocrato.com



ACM Neto lidera corrida eleitoral em Salvador


Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (19) revela que ACM Neto lidera as preferências dos eleitores de Salvador na corrida pela prefeitura da capital baiana. O candidato do DEM tem 47% das intenções de voto, contra 39% do candidato do PT, Nelson Pelegrino. Votos btrancos e nulos somam 9% e os indecisos, 4%.

A pesquisa encomendada pela Rede Globo, foi realizada entre os dias17 e 19 de outubro, e ouviu 805 eleitores na cidade. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerados apenas os votos válidos, ACM Neto teria 54%, enquanto Pelegrino chegaria a 46%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob o número BA-00544/2012.

Fonte: Yahoo Notícias

Lewandowski absolve todos os 13 réus do crime de formação de quadrilha


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, revisor da Ação Penal 470, absolveu hoje (18) todos os 13 réus acusados de formação de quadrilha no Capítulo 2 do processo do mensalão. O ministro ainda mudou o voto para absolver parlamentares condenados por ele no Capítulo 6, que tratava do crime de corrupção passiva.

O ministro aderiu à tese lançada anteriormente pela ministra Rosa Weber, para quem os réus nem sempre se associam como quadrilha para cometer crimes. Na visão de Weber, manifestada no Capítulo 6, há situações em que os réus fazem apenas uma coparticipação para obter vantagens individuais. Lewandowski releu grande parte do voto da ministra, argumentando que só existe quadrilha quando os réus se associam de forma permanente para perturbar a paz social. Ele destacou que os acusados devem sobreviver apenas do produto do crime, o que, em sua opinião, não ocorreu em relação aos 13 réus julgados nesse capítulo.

“Imputou-se a alguns réus uma série de crimes, alguns dos quais poderiam ser dispensados, ou talvez não estivessem caracterizados com a precisão técnica que se exige de uma denúncia”, disse o ministro, que fez apenas considerações teóricas e pouco citou o nome dos réus dessa etapa. Lewandowski ainda criticou o trabalho do Ministério Público Federal (MPF), que segundo ele, não está fazendo a diferenciação necessária entre coparticipação de réus e formação de quadrilha nos crimes que envolvem mais de três pessoas.

“O órgão acusatório entende que as penas possam ser tênues ou insatisfatórias para a resposta penal que o Estado deve dar aos ilícitos, aí agrega a formação de quadrilha. Nós, juízes, que trabalhamos na área técnica, precisamos separar o joio do trigo”, argumentou. O ministro criticou o fato de o MPF ter usado termos diferentes para se referir à quadrilha – como “organização criminosa” e “associação criminosa”. O ministro entendeu que não é possível fazer a aproximação semântica entre os termos, afirmando que isso prejudicou a denúncia. “Essa verdadeira miscelânea conceitual, a meu ver, enfraqueceu sobremaneira as imputações assacadas contra os réus, em especial José Dirceu [ex-chefe da Casa Civil]”.

Lewandowski encerrou as considerações alterando o voto no Capítulo 6, no qual tinha condenado vários réus por formação de quadrilha. A alteração resultou em empates em relação a dois réus que tinham placar de 6 votos a 4 pela condenação: o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) e o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas. A situação desses réus será definida apenas no final do julgamento, na fase de dosimetria das penas, juntamente com os empates no crime de lavagem de dinheiro imputado aos ex-deputados José Borba (PMPD-PR), Paulo Rocha (PT-PA) e João Magno (PT-MG) e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto (PL). A sessão foi encerrada logo após o voto do revisor, e será retomada na próxima segunda-feira (22) com os votos dos ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente Carlos Ayres Britto. Confira o placar parcial do Capítulo 2 – formação de quadrilha envolvendo os núcleos político, publicitário e financeiro:

1) José Dirceu: 1 voto a 1 (Condena: Joaquim Barbosa / Absolve: Ricardo Lewandowski)

2) José Genoino: 1 voto a 1 (Condena: Joaquim Barbosa / Absolve: Ricardo Lewandowski)

3) Delúbio Soares: 1 voto a 1 (Condena: Joaquim Barbosa / Absolve: Ricardo Lewandowski)

4) Marcos Valério: 1 voto a 1 (Condena: Joaquim Barbosa / Absolve: Ricardo Lewandowski)

5) Ramon Hollerbach: 1 voto a 1 (Condena: Joaquim Barbosa / Absolve: Ricardo Lewandowski)

6) Cristiano Paz: 1 voto a 1 (Condena: Joaquim Barbosa / Absolve: Ricardo Lewandowski)

7) Rogério Tolentino: 1 voto a 1 (Condena: Joaquim Barbosa / Absolve: Ricardo Lewandowski)

8) Simone Vasconcelos: 1 voto a 1 (Condena: Joaquim Barbosa / Absolve: Ricardo Lewandowski)

9) Geiza Dias: 2 votos pela absolvição

10) Kátia Rabello: 1 voto a 1 (Condena: Joaquim Barbosa / Absolve: Ricardo Lewandowski)

11) José Roberto Salgado: 1 voto a 1 (Condena: Joaquim Barbosa / Absolve: Ricardo Lewandowski)

12) Ayanna Tenório: 2 votos pela absolvição

13) Vinícius Samarane: 1 voto a 1 (Condena: Joaquim Barbosa / Absolve: Ricardo Lewandowski)

Edição: Carolina Pimentel
Agência Brasil



Brasil condena atentado em Beirute


O governo brasileiro condenou o atentado em Beirute que nesta sexta-feira causou a morte do chefe da inteligência das Forças de Segurança Interna (FIS) e de outras sete pessoas, em uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores. "Ao manifestar seu pesar e solidariedade às famílias das vítimas, o Brasil reitera sua condenação a todo e qualquer ato de terrorismo", indicou o governo.

O ataque, que deixou pelo menos 86 feridos, foi praticado em um bairro do centro da capital libanesa. O general falecido, Wissam al-Hassan, era um muçulmano sunita ligado a Saad Hariri, líder da oposição libanesa hostil ao regime de Damasco. O ataque suscita temores de uma nova onda de assassinatos de personalidades contrárias à Síria como a que assolou o Líbano entre 2005 e 2008. Os sírios estão mergulhados em uma guerra civil desde março de 2011. O Brasil abriga grandes comunidades de sírios e libaneses

R7 - AFP



O exercício do poder - Por: Emerson Monteiro


Início dos anos 70, quando o Cariri recebera os primeiros sinais de televisão, e assisti, na TV Tupi, a uma matéria do polêmico apresentador Flávio Cavalcanti. Constava de entrevista com antiga cozinheira do Palácio da Alvorada ao tempo do presidente João Goulart.

Então pedira o entrevistador que dita senhora contasse qualquer detalhe das experiências vividas à época junto do Presidente depois afastado pelo golpe militar de 1964. Ela lembrou ocasião quando indagara de Jango dos seus sentimentos quanto ao exercício do cargo de primeiro mandatário da Nação:

- Presidente, é bom ser o Presidente?

Goulart ouviu a pergunta daquela mulher simples, responsável pela preparação dos alimentos de que se servia na residência oficial do Governo, em Brasília. Guardou silêncio durante alguns instantes e de olhos estendidos no vazio da imaginação avaliou:

- Sim, é bom ser o Presidente, mas há momentos em que não gosto nem um pouco desta função. E ainda acrescentou: - Isso porque nunca sei que são os amigos e inimigos. Ali na frente, todos se desdobram para agradar, mostrar serviço, querendo aproximação, atenção. Por trás, ninguém sabe o que acontece dentro deles, dos que privam da nossa confiança, do nosso convívio pessoal.

Com isto, guardei na memória as palavras do estadista maior do País em fase crítica e contraditória, vítima posterior das demaches políticas que lhe destituíram do cargo de modo arbitrário e o jogaram ao exílio uruguaio, onde pereceria sem direito de regressar ao Brasil.

O poder impõe condições assim, exclusivas e solitárias, segregando líderes a reduto de cidadelas inalienáveis, camarilhas mantidas a sete chaves pelos apaniguados, cordões sanitários dos interesses particulares. Sobremodo em épocas de conflitos, nas lutas típicas de comando, há negror e conspiração da parte de assessores íntimos dos governos, de si já distantes em as relações com o povo. Insistem nos métodos tecnológicos recentes na montagem de pesquisas, estatísticas por vezes forjadas nos gabinetes maquiavélicos a peso de ouro e custeadas pelo erário. 

A propósito de tais reflexões, Jango fora ministro e discípulo herdeiro do trabalhismo de Getúlio Vargas, presidente brasileiro que também amargurara a decadência do poder e final melancólico, dez anos antes, capítulo de nossa história de tantas indagações a responder. 

Por: Emerson Monteiro
 

Avenida Brasil – Um saldo de violência e de falsos valores


Com o título “A Invasão perversa da mídia”, eis artigo da professora Célia Bernardo. Ela fala sobre o saldo de violência que deixará a novela “Avenida Brasil, que chega ao fim nesta noite desta sexta-feira, na Rede Globo. Confira o texto:

Se bem pensarmos no turbilhão de perversidades a que estamos sujeitos, chegaremos a algumas conclusões meio sórdidas. Os 173 capítulos da novela AVENIDA BRASIL, o maior ensaio e o maior caderno de APOLOGIA à VIOLÊNCIA já vistos, gratuitamente, em horário “NOBRE”, vão deixar infundadas saudades em muitas pessoas, que se mantiveram fiéis à novela e infiéis a elas mesmas, mas não me furto dizer que também ficará um saldo negativo, somado a 30 dias de julgamento do MENSALÃO, que só afronta os que, DIGNAMENTE trabalham e morrem sem nunca ter conseguido juntar as “FARTAS QUANTIAS FÁCEIS DE DINHEIRO” que, ilicitamente, deixaram os pobres mais pobres, para enriquecer mais ainda um pequeno grupo de ESPECTROS DE HOMENS que, desavergonhadamente se travestem de HOMENS SÉRIOS. É, sem dúvida, uma PERVERSA INVASÃO DA MÍDIA, um ESTUPRO à moral, à ética e à cidadania dos brasileiros, único adjetivo pátrio formado pelo sufixo EIRO, que significa TRABALHADOR.

Retomo a “Avenida Brasil”, à qual não me prendi, mas da qual vi, por vontade própria, algumas cenas, até para avaliar o “BELO ENTRETENIMENTO”, síntese de violência, sem precedentes. O Ibope hoje, certamente superou todos os índices de audiência, pelo que vi nas redes sociais e pelo que ouvi nas ruas, através de pesquisas e de apostas, para quem será ou quem serão merecedor e/ou merecedores da morte, da cadeia, quem merece, de fato, o mais cruel sofrimento. Nina e Carminha não se tornaram NOTÁVEIS pela novela; afinal, elas já fazem parte do elenco da GLOBO e isso já denota FAMA. Elas se destacaram por protagonizarem o MAL, por terem invadido nossas casas e nos terem mostrado que, neste mundo cão, vale quem TEM: grana, falso moralismo, desrespeito, frieza, crueldade e mais uma série de coisas perversas demais.

Admiro os noveleiros, assim como também os respeito, respeito seus gostos; porém, não “tiro o chapéu” para eles, após os quase infindáveis capítulos do MARTÍRIO GLOBAL. Tirar o chapéu para isso será uma confirmação e uma aprovação aos FALSOS VALORES, grande MANCHA, na vida da gente e, na condição de mãe, de educadora e de cidadã, não posso, nem devo ser CONIVENTE com o que destrói os sonhos, sobretudo, os das das crianças e dos jovens, cuja maturidade ainda não lhes permite se livrarem das IDOLATRIAS MUNDANAS.

Somente Deus “SALVE O JORGE” que, certamente, será o próximo palco do mesmo horário nobre para TRAIÇÕES, VIOLÊNCIA, COMPETIÇÃO DESLEAL e a maior VENDA DE SONHOS. Lendo Rousseau, excelência de filósofo, na comemoração dos seus 300 anos, bem menos conhecido e imitado pela Nina e pela Carminha, hei de concordar, caros amigos, com a profunda citação rousseana: “QUANDO SE PENSA EXCLUSIVAMENTE PARA VIVER, É DIFÍCIL PENSAR NOBREMENTE. ” Que o Senhor nos abençoe  e nos guarde, hoje e sempre. Amém.

* Célia Bernado, - Professora.
Via Eliomar de Lima - O Povo Online


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30