xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 outubro 2012

Dia do Professor -Por Maria Otilia

Hoje, dia 15 de outubro  dia dedicado  ao professor , temos muito a reinvidicar. Por outro lado temos também muitos motivos para comemorar.Principalmente  para todos aqueles professores que realmente tem um olhar diferente,tem  um forte compromisso com seus alunos. Compromisso este de abrir novos caminhos para que eles possam caminhar rumo ao mundo do conhecimento, da informação,da universalização do saber.
Nós que fazemos o  Núcleo Gestor da EEF Dom Quintino, desejamos muitas bênçãos para todos os nossos maravilhosos professores. Bem como todos os professores leitores deste blog. Firmando aqui o nosso compromisso de educador de ser sempre : Tempo,Presença e Exemplo para nossos educandos.

O Professor
Tânia Maya

Quem com pó de giz
Um lápis e apagador
Deu o verbo a Vinícius
Machado de Assis, Drummond?

Quem ensinou piano ao Tom?
Quem pôs um lápis de cor
Nos dedos de Portinari,
Picasso e Van Gogh?
Quem foi que deu asas a
Santos Dumont?

Crianças têm tantos dons
Só que, às vezes, não sabem
Quantos só se descobrem
Porque o mestre enxergou
e incentivou...

É, só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim
Um país pra ensinar seus jovens
É, só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim...

Administração da URCA desconhece procedimentos de empresa que anunciava venda de diplomas


A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Administração Superior da Instituição, vem a público esclarecer, mediante notícias veiculadas nos meios de comunicação, sobre a venda de diplomas, pelo site da EAD Center Diplomas, que desconhece tais procedimentos. O site que vendia diplomas de universidade de todo o País, inclusive do Ceará, foi retirado da Internet após o Ministério Público Federal instaurar um procedimento para investigação criminal das ações da página eletrônica.

De acordo com a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, nenhum dos membros da administração da URCA conhece os responsáveis pelo site educationalcenter.webs.com (atualmente fora do ar), que divulga a venda de diplomas de nível superior pela empresa Educacional Center. Segundo a Reitora, a administração da URCA tomou conhecimento da oferta de diplomas, por meio da imprensa. Ela ainda enfatiza que a Universidade não mantém nenhum convênio com qualquer instituição pública ou privada que implique na delegação de poder para emitir diploma. Os cursos ofertados são ministrados diretamente pela própria universidade, que, aliás,  sequer oferta curso de graduação pago. Todos os diplomas conferidos pela URCA são entregues aos concludentes, após minuciosa análise da documentação acadêmica e pessoal de cada formando. A empresa que oferece a venda de diploma da URCA e de outras universidades do Brasil, faculdades e institutos está realizando uma ação criminosa. Assim sendo, conforme a Reitora, a URCA tomará as medidas legais cabíveis. Órgãos como o Ministério da Educação (MEC), e outras instituições de nível superior, no Estado do Ceará, também estão adotando as medidas necessárias para coibir tal ação.

EAD Center Diplomas oferecia, além de diplomas de graduação, documentos de pós-graduação, mestrado e doutorado, além de disponibilizar serviços de produção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir de R$ 410, com a possibilidade de parcelamento. Eles prometiam entregar a documentação em, no máximo, cinco dias úteis, de acordo com informações contidas na página. O EAD Center Diplomas prometia, em sua página, a fabricação e entrega dos documentos universitários de instituições como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Regional do Cariri (Urca), Faculdade Farias Brito e diversas outras instituições nacionais, como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Militar de Engenharia (IME).

A venda de diplomas incide em crime, que pode levar o indivíduo a ser preso, com pena de dois a seis anos de prisão.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

Trens - Por Lúcio Alcântara ( Membro do Blog do Crato )


Depois de 40 anos de abandono o país pode ganhar 21 linhas de trens de passageiros.

A desativação das nossas estradas de ferro substitudas pelas rodovias no embalo da implantação da indústria automobilística no Brasil extinguiu o transporte ferroviário de passageiros nas longas distâncias. Remanesceram os sistemas suburbanos nas regiões metropolitanas funcionando em alguns casos de forma precária com vias e equipamentos obsoletos. Caso todos projetos sejam executados poderemos ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 21 estados até 2020. O Ceará está fora dos planos já anunciados.

Ataualmente funcionam apenas duas linhas de passageiros :

1-Belo Horizonte - Vitória
2-São Luis - Carajás.
Ambas são operadas pela Companhia Vale do Rio Doce.

Aqui quando governador promovi o retorno do transporte ferroviário de passageiros ao projetar e iniciar a implantação do trem entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 13/10/12

Postado por Lúcio Alcântara
Ex-governador do Ceará
Membro do Blog do Crato

Dia do cidadão mais desvalorizado desse país - O PROFESSOR


"DIA DO PROFESSOR - Dia do cidadão mais desvalorizado desse país. Os professores pedem para que troquem o dia deles por um salário melhor! Valorizem esta classe, que como todos sabem, é a única atividade no Japão, que não precisa se curvar ante o imperador. Mas o no Brasil, o salário óóóóó...."

Dihelson Mendonça

Mensagem do Prof. Érico Felício Callou ao novo prefeito e ao povo Cratense



"Eu gostaria de parabenizar o povo do Crato, mais uma vez pela escolha democratica que teve ao eleger um novo mandatário para a cidade. Entendo que oito anos de gestão, é momento em que o povo queira renovação, embora  nós saibamos, que essa administração cumpriu o seu dever. Eu gostaria de parabenizar também o candidato pela vitória, e que desejo o melhor para o Crato,  que o candidato tenha força suficiente para cumprir todos os compromissos que ele fez ao povo.  Muita sorte para o Crato e para a nova administração. "

Érico Felicio Callou
Professor

Campos Sales - Orquestra de flautas divulga cancioneiro popular do Nordeste


Por meio do projeto, várias crianças de sete a 17 anos deixaram as ruas e suas famílias foram beneficiadas. O trabalho de educação musical com as crianças e adolescentes vem sendo realizado desde 2002 pela Associação Comunitária Guarani fotos: Elizângela santos

Campos Sales. O som das flautas ecoa nas ruas do Bairro Guarani. São crianças e adolescentes descobrindo o prazer da música, arte que tem transformado comunidades pobres, em Campos Sales, na região do Cariri. São 300 alunos integrados pela musicalidade, 30 deles estão atuando na Orquestra de Flautistas Guarani, que, no ano passado, teve a oportunidade de lançar o primeiro disco, o "Som do Cariri", com músicas de compositores da região. Agora, terminaram as apresentações em homenagem aos 100 anos do cantor Luiz Gonzaga, com o show "Tocando o Mestre da Sanfona: 100 Anos de Luiz Gonzaga", por meio do projeto Sons que Transformam o Sertão.

A primeira de quatro apresentações aconteceu em julho passado, durante a festa do município. Eles também tiveram a oportunidade de lançar o trabalho no Centro Cultural Banco do Nordeste, instituição parceira do projeto. Mas os alunos, crianças e adolescentes de sete a 17 anos ainda vão percorrer outras cidades vizinhas. Os meninos e meninas, vestidos com roupas regionais e chapéus de couro, levam na identidade visual das vestimentas o sentido da própria música que executam. O cancioneiro popular nordestino faz parte dos ensaios, que acontecem duas vezes por semana, na Associação Comunitária Guarani, organização não governamental que atua com um público em situação de vulnerabilidade social, de vários bairros da cidade, como o Guarani, Conjunto Santa Clara, Nossa Senhora da Penha e Barragem.

O trabalho de educação musical com as crianças vem sendo realizado desde 2002. A orquestra nasceu mesmo em 2005. E a coordenadora de projetos, Francisca Cícera Pereira da Silva Alencar, comemora os ganhos dos apadrinhados pelo Childfund Brasil (Fundo para Crianças), principal parceria para auxiliar na manutenção do projeto, voltado para 480 famílias. As atividades executadas em salas de aulas envolvem instrumentos, desde a flauta doce, flauta transversal, percussão e zabumba. Cada uma das crianças da orquestra é acompanhada. O potencial dos pequenos passou a ser aproveitado, compondo aos poucos a orquestra.

Para Cícera, o mais importante é que os benefícios têm sido extensivos à família, que também é inserida na busca da reestruturação das pessoas mais carentes. "Com isso, temos tirado crianças das ruas, que poderiam ter ido para outros caminhos, como o das drogas", diz. Alguns projetos da instituição, a exemplo da formação musical, tem recebido apoio do Governo do Estado. Além da orquestra, também foi formado o Quinteto de Flautas, um grupo mais seleto dentre os flautistas. Três dos integrantes fazem parte da orquestra.

Fonte: DN

Tudofel: Um encontro musical na ONG Beatos

Tudofel: Um encontro musical na ONG Beatos: Foi Calazans que sugeriu, durante o ensaio de sábado à noite: amanhã vai ter um encontro de músicos na Beatos e depois vai rolar uma jam...

Aposta do Ceará leva prêmio de quase R$ 34 milhões na Mega-Sena


Acima: Oh foto linda! Merece ser postada em tamanho grande!

Caixa Econômica Federal divulgou dezenas sorteadas; veja os números. Outras 124 apostas acertaram a quina e levarão R$ 26.342,96 (cada).

Uma aposta de Viçosa do Ceará (CE) levou quase R$ 34 milhões pelo concurso 1.433 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (13), em Toledo (PR), segundo a Caixa Econômica Federal. As dezenas sorteadas foram: 04 - 13 - 14 - 40 - 46 - 52. Além dos acertadores da sena, a Caixa premiou os que fizeram a quina e a quadra. No total, 124 apostas acertaram a quina e levarão R$ 26.342,96 (cada). Outros 9.358 levaram a quadra e o prêmio de R$ 498,66 (cada). Para o próximo sorteio, a ser realizado na quarta-feira (17), ficou previsto o prêmio de R$ 2 milhões.

G1

Ronda do Quarteirão - Por Maria Otilia


O Ronda do Quarteirão é um programa de segurança pública implementado no Estado do Ceará em novembro de 2007 (e que tem se expandido para outros estados, como o RN), em cinco áreas piloto, e depois expandida. Em 22 de fevereiro de 2008 foi ampliado de 76 para 91 áreas, abrangendo todos os bairros de Fortaleza. Em 12 de junho de 2008 houve a expansão do programa para mais 20 novas áreas de atuação, abrangendo por completo as regiões de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.
A segunda fase do Programa Ronda contemplou o Interior do Estado com a instalação do programa nos municípios com mais de 50 mil habitantes, como: Sobral, Crateús, Canindé, Itapipoca, Juazeiro do Nordeste, Barbalha, Crato, Iguatu entre outros
O sistema consiste em disponibilizar para cada equipe 12 policiais, divididos em três turnos de oito horas. A equipe fica composta em cada turno de oito horas por 3 policiais.

As viaturas do ronda do quarteirão ficam limitadas a um perímetro de 1,5 km a 3 km quadrados. Esse pequeno perímetro de cobertura para cada equipe permite um tempo de resposta de 5 min. Como as viaturas são compostas por GPS, as mesmas ficam restritas a esse perímetro delimitado pelo comando operacional. Uma "cerca eletrônica" registra se a viatura sair do seu perímetro. Todas as viaturas são monitoradas em seus deslocamentos.(site Wilkipedia).

O texto acima define como foi criado o Programa Ronda do Quarteirão, qual a metodologia de funcionamento e qual a sua verdadeira finalidade.Infelizmente, na falta de efetivo da Polícia Militar 5ª Cia, os policiais do Ronda deixam de atuar como agentes comunitários  de ações preventivas e passam a exercer também ações corretivas de  rotina.Deixando de lado o verdeiro objetivo para  o qual o Programa foi criado.Por desconhecer estas dificuldades,a comunidade sentindo-se abandonada, passa não acreditar na polícia, inclusive na maioria das vezes fazendo duras críticas aos policiais.

Percebemos que nos  últimos meses, o nosso município vem sofrendo de uma violência urbana,que traz medo e prejuízo. São os assaltos constantes aos donos de estabelecimentos comerciais, em pleno horário de funcionamento.Daí porque precisamos fazer uma reflexão, principalmente após um período eleitoral.Somos sabedores do grande volume de dinheiro gastos pelos partidos políticos para a realização de campanhas milionárias em todo o Brasil.Inclusive que serviu em grande maioria para a compra  de votos.Assim sendo é para  nos indignarmos mesmo com a falta de efetivação de políticas públicas, principalmente para a segurança, principalmente no repasse de verbas de manutenção para as  atividades de rotina.

Sou conhecedora da dificuldade que alguns Comandantes da Polícia tem em realizar as ações de rotina dentro de cada Companhia. São viaturas quebradas,  às vezes até sem combustível.Inclusive em nosso município, o Ronda do Quarteirão está com uma estrutura física e de mobiliário  não  adequado para o seu trabalho.Funciona apenas em uma sala do Predio da Prática Forense.O que impede dos policiais e seu comadante desempenharem bem as suas atribuições. Por isso ,aproveito o espaço deste Blog para divulgar para a sociedade cratense, o grande trabalho realizado pelo Capitão Rabelo e seu efetivo.Seria bom que cada um visitasse a sede do Ronda  inclusive conhecendo o Projeto de Inclusão Social com crianças e adolescentes que tem como objetivo prevenir através do esporte, ao não uso de substancias lícitas e ilícitas.Funcionando como ampliação da jornada escolar.A realização deste projeto está sendo um sucesso, porque alguns policiais e professores da comunidade são voluntários.A Paróquia de São Francisco, através do Padre Marcondes cedeu a quadra para a prática de esportes. A Escola Dom Quintino também  é parceira por acreditar que  ações educativas  e de prevenção desenvolvidas por este Projeto, podem reduzir o alto índice de violência doméstica, na sociedade e reduzir o grande número de criminalidade entre jovens.

Por: Maria Otília
Diretora da Escola Dom Quintino


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31