xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 outubro 2012

Consumo racional - Por: Emerson Monteiro


Na sociedade dos dias atuais se pratica uma corrida em busca da produção e do consumo por vezes descuidosa, haja vista o descaso quanto aos valores humanos elementares, como no exemplo da distribuição de alimentos.

Há mais de uma década têm estado presentes nos meios de comunicação, em publicações e programas diversos, as possibilidades da reciclagem de lixo. Já houve tentativas e modelos de iniciar esse tipo de ação, apontada como a grande solução para reduzir o volume de lixo produzido, com muito, pouco ou nenhum sucesso. Toda essa variação na eficiência de tais programas tem obrigado a uma consideração mais cuidadosa. 

Além de questões culturais complexas, todas as mídias e nossos anseios mais íntimos insistem em que essa ou aquela aparência, esse ou aquele produto, vão solucionar as questões de aceitação, auto-estima, realização pessoal e prazer entre outras. Bastante dinheiro é investido tanto na geração da necessidade, como na produção dos objetos necessários, e no seu consumo. Produzem-se aparentemente mais do que é consumido, a julgar pela quantidade de promoções, liquidações e práticas do gênero. Artifícios dos mais diversos conduzem toda sorte de consumidor a adquirir muitos objetos pelas mais variadas causas, dos mais diversos tipos, preços e tamanhos. Assim, também é consumido mais do que o que se pode utilizar, a julgar pela quantidade de desperdício. É dolorosa aqui a visão das conseqüências da diferença de poder aquisitivo.

Um exemplo dessa situação é a moda atual que pede enfeites natalinos cada vez mais complexos nas casas e nas ruas, enfeites cheios de detalhes, de pequenas bugigangas elétricas ou eletrônicas descartáveis; sem contar os obrigatórios presentes com uma enormidade de embalagens igualmente sofisticadas, embora o bom gosto ou a mais vaga noção de estética pareçam irrelevantes diante da moda. Os papéis de presente hoje não bastam, são substituídos por caixas, envelopes metalizados e sacolas, ganham arranjos de florzinhas e fitas, adesivos com dizeres referentes à data. O conteúdo é, por vezes, um elemento a mais no conjunto, geralmente quase tão descartável quanto esse complexo de embalagens. O significado muitas vezes nem é sabido, sobretudo pelas crianças. E não tem a menor importância.

O consumo de informações também tem sido como os outros tipos de consumo, uma prática compulsiva. Sua articulação e sua utilização para modular pontos de vista e tomadas de decisão são dificilmente percebidas na atuação dos superinformados. A partir de certa quantidade de dados, bem como da velocidade do acesso a eles, seu processamento aparentemente acaba prejudicado, gerando angústia e sensação de inadequação.

A despeito de não ser a solução final para o problema, a reciclagem de resíduos das atividades é um caminho obrigatório. Para ser eficaz ela precisaria, no entanto, ocorrer de forma tão veloz quanto a sua produção. Nisso há esforço empenhado. A reflexão, porém, sobre a estrutura e o funcionamento da sociedade que já se percebe em alguns momentos, que evolui para a revisão das práticas educacionais, de construção civil, produção, consumo, descarte, tratamento de resíduos, que devem ser também consideradas. 


Por: Emerson Monteiro
 

COMEÇOU OS TRABALHOS DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DO SÍTIO FUNDÃO. - Por Ed. Alencar






O CONPAM- Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente reiniciou a construção da cerca, e a construção da guarita na entrada principal do Parque.

A cerca é moderna, de cor verde, muita bonita, mas muito sofisticada para ser jogada dentro do mato e fácil de pular por ser de arame liso. Se tornou frágil na sua construção desprovida de alicerceis mais profundos para o chumbamento das colunas. Também não existe um tipo de mourão intermediando a firmeza da cerca, não tem apoios laterais. Com essas deficiências, a cerca corre o risco de cair num efeito “DÓMINO”, alem da facilidade de roubo das telas que dependem apenas de uma chave de fenda, pois estes dispositivo de sua armação ficaram para o lado de fora. (Apesar dos pós e dos contras o importante é que estão fazendo)

VANDOLOS PROVOCARAM UM PRINCIPIO DE INCÊNDIO NOS LIMITES DA RESERVA.
 
Na sexta feira passada (28), vândalos a caminho do banho dentro da reserva, atearam fogo em uma das fronteiras do Parque, por pura maldade. Graças às ações dos funcionários da obra, e dos vigilantes, conseguiram apagar o fogo logo no inicio, evitando um incêndio de maior proporção dentro da reserva.

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

RÁDIO ARARIPE DO CRATO REALIZOU SEU SEGUNDO DEBATE - Por Ed.Alencar


O departamento de Jornalismo da Rádio Araripe do Crato, realizou nesta 2ª feira (01 Out), seu segundo e último debate  desta eleição, com as presenças (mais uma vez) dos três candidatos já sabidos pela população:  Dr.Marcos Cunha-PT, Dr. Cícero França-PV e Sineval Roque-PSB. Observando bem ao longo dos debate em que reina esta harmonia entre o “TRIO”, com os mesmos ideais de luta e juntos  abraçados em fotografias, me lembrou os personagens do cinema,  os três “MOSQUETEIROS” onde o lema é derrotarem o arqui rival, sendo, “UM POR TODOS E TODOS  CONTRA UM”. As regras foram as mesmas, os temos de praxes, a paz entre os candidatos a mesma, o que não mudou  também, foi a ausência do mesmo candidato Ronaldo Gomes de Matos.
O que teve de novidade, foi um novo foco direcionado para o Senador  da República, que apoia o outro candidato, assim se manifestou  o candidato Roque quando falava do tema “TRANSPARÊNCIA” fez  ele saber a população cratense através do Rádio, e aos que lá estiveram presentes, que o mesmo Senador  na festa de Barbalha, havia lhe prometido apoio e não cumpriu. 

O Dr. Marcos Cunha também aproveitou a deixa do candidato Roque e tascou que o apoio do Senador  era para uma campanha de “Ouro de Tolo”. Já o Dr. Cícero França deu nomes aos bois, disse que, a Universidade  Federal, que o Crato perdeu foi retirada pelo Senador Eunício Oliveira. E no ping-pong de volta para o faltoso Ronaldo, ninguém deixou por menos, foi a vez de Dr. Marcos Cunha, dedicar este  último debate, a figuras importantes da nossa cidade em nome dos demais candidatos,  assim pedindo o aval de todos, e lembrou: Barbara de Alencar e seus Filhos, Eloi teles de Moraes, Dr. Raimundo Bezerra, Dr. Jósio, Geraldo Formiga, como homens que defenderam seus ideais, homens honrados e que não viu no candidato ausente estes exemplos se lá não  estava.  O mais foi tudo tranquilo com a mediação de Tarso Araújo, coordenação do Prof.Sandro e demais companheiros da imprensa. Agora só nos resta desejar a todos os candidatos “BOA SORTE”, e até as proximas eleições de 2014 com novos “TERE- TE -TES”.

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

MENSALÃO - REBATENDO BARBOSA - Por LAURO JARDIM.


Como a sessão de hoje do julgamento do mensalão deve ser tomada inteiramente pelo voto de Joaquim Barbosa, não será o revisor, Ricardo Lewandowski, que fará o seu tradicional “contraponto” ao voto do relator.

O advogado de José Dirceu, José Luiz de Oliveira Lima, prometeu uma entrevista coletiva ao final do voto de Barbosa para rebater cada um dos argumentos do relator.

Tudofel: Dê uma chance ao Crato (2)

Tudofel: Dê uma chance ao Crato (2): No início da campanha eleitoral de 1988, não tínhamos certeza de nada: se perderíamos ou ganharíamos nem como chegaríamos na reta final...

Mais de 500 pessoas em Crato são qualificadas para o mercado de trabalho, com cursos profissionalizantes




Solenidade de entrega dos certificados aconteceu na noite de ontem, na Quadra Bicentenário, para pessoas de diversas comunidades

A Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura Municipal do Crato, realizou na noite de ontem, solenidade de entrega dos certificados para os formandos dos cursos profissionalizantes, realizados por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), das cinco unidades instaladas na cidade. O evento aconteceu na Quadra Bicentenário. São mais de 500 pessoas com novas formações, preparadas para o mercado de trabalho. Os cursos foram realizados nas diversas comunidades do município, e não apenas nas áreas dos CRAS da Vila Alta, Muriti, Batateira, Seminário e Alto da Penha. Na cerimônia de ontem, compareceram mais de 200 pessoas para receber os seus certificados, de várias comunidades da cidade.

Foram ofertados cursos como Decoração, Lembrancinhas para Festas e Eventos, Bombeiro Hidráulico, Doméstica, Cuidadora de Idosos e de Crianças, Mecânica de Automóvel, Camareira, Recepcionista, Corte e Costura, Mestre de Obras, Cabeleireiro, Panificação e Confeitaria, Maquiagem, Aplicação de Tecidos, Designer Gráfico e Camareiro. Os cursos aconteceram em localidades como Vila Guilherme, Parque Grangeiro e Sítio Coqueiro, dentre várias outras áreas. Durante a entrega dos certificados, os alunos deram testemunhos da importância do novo aprendizado com a profissão. Alguns deles, já estão complementando renda em casa e outros com empregos ou em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, mas com qualificação. A secretária Liduína Andrade destacou a importância dos projetos desenvolvidos na pasta, principalmente na preparação das pessoas com a formação para novas profissões e inserção no mercado profissional. Ela incentivou os que a partir de agora contam com os cursos a buscarem as oportunidades, para exercer a profissão adquirida.

O evento também contou com a Universidade Patativa do Assaré (UPA), parceria na realização dos cursos, além do Secretário de Educação do município, Valentim Dantas, que destacou a importância de projetos que possibilitem a inclusão das pessoas, com uma preparação qualificada.

Contatos:
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato
telefone (88) 35217069.

PRESIDENTE DO CONPAM GARANTE QUE ATÉ O FINAL DE 2014 O PARQUE ECOLOGICO DO SITIO FUNDÃO SERÁ CONSTRUIDO - Wilson Rodrigues


O governo do estado fez festa com promessas e discursos para assinar a ordem de serviços da construção de uma guarita e o cercamento de 50 % dos 94,54 hectares de todo o perímetro do Parque ecológico do Sitio Fundão. A obra será feita pela Construtora Adois e foi orçada em Hum milhão 150 mil reais que ficará pronta em 120 dias. Na solenidade estiveram presentes os representantes dos órgãos ambientais da região e o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Paulo Henrique Lustosa. Ele explicou que a iniciativa do governo é garantir a segurança interna da Unidade de Conservação e também da população que mora em seu entorno. O cercamento começará na entrada do parque passando pelas áreas com maior ocupação urbana. Para 2013, conforme Paulo Henrique, a previsão é concluir os 50 % restantes e construir as sedes administrativas da Unidade de Conservação e da Companhia de Policia Ambiental. Os dois prédios serão edificados numa área próxima cedida pela Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará ADECE, fora do acesso principal do parque. Paulo Henrique Lustosa garantiu que até o final do governo Cid Gomes, em 31 de dezembro de 2014, todo o processo do Parque Estadual Ecológico do Sitio Fundão ficará pronto, um investimento de cinco milhões de reais.

Ninguém da família do ambientalista, Jeferson da Franca Alencar, ex proprietário do Sitio Fundão, se fez presente a solenidade. Procurado pela reportagem, um representante que pediu pra seu nome não ser identificado, declarou que o evento foi apenas mais uma ação por parte do governo do estado, a exemplo de outras como a inauguração de uma placa em 2011 que atraiu presenças de autoridades e da população, quando foram feitas promessas e projeções de construir o empreendimento e que até agora não saiu do papel. Lamentou que, enquanto vai se gastar uma fabula com uma cerca, o patrimônio cultural da reserva está sendo consumido pelo tempo, principalmente o engenho de pau que tem mais de 200 anos de idade e ninguém do governo ainda soube explicar de quem é a responsabilidade pela conservação desses ativos históricos. O professor e pesquisador, Eldinho Pereira da Silva, residente na Rua Marcos Macedo 187, Bairro do Seminário, disse que a iniciativa do governo em cercar metade do Sitio Fundão está parecendo uma reprise do que ocorreu em 2008, quando foi montada uma cerca de arame farpado, fechando a principal via de acesso e deixando os fundos da propriedade em aberto.

O Sitio Fundão é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, sede de um dos geossitios do Geoparque Araripe que recentemente assinou parceria com o governo estadual para contribuir na sua gestão administrativa, principalmente no controle do acesso restrito de pessoas à unidade e tentar canalizar grupos de estudos de pesquisas no local. O vice reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício Melo, justifica a demora na construção do Parque com o argumento de que as duas unidades de conservação federal criadas na região só vieram a se implementar muitos anos depois, diferentemente do Sitio Fundão que já tem largos passos dados a partir de parcerias firmadas, contratação de empresas para fazer os projetos executivos de infraestrutura, guardas motorizadas para segurança interna da reserva e outros investimentos, concluiu Patrício Melo.

Poe: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do crato


Tudofel: Dê uma chance ao Crato (1)

Tudofel: Dê uma chance ao Crato (1): 1988 foi um ano interessante e agitado. Naquela época eu vivia uma fase boa e divertida. Foi o ano em que surgiu a banda Fator Rh, fo...

Escritor Nijair Araújo Pinto lança seu quarto livro "Crochê de Palavras" no próximo dia 17 em Fortaleza


Nota do Editor: O Blog do Crato tem o prazer de publicar a notícia do lançamento do novo livro do escritor Nijair Araújo Pinto, que  inclusive, já foi um dos escritores do Blog do Crato e é  sempre um dos nossos grandes incentivadores. Apesar de termos nos tornado mais um site de notícias, em momento oportuno, estaremos disponibilizando também textos desse excelente escritor, que é também bombeiro, residente aqui em Crato há muitos anos e ama verdadeiramente a nossa terra.

“Crochê de palavras”, quarto livro de Nijair Araújo Pinto, será lançado no próximo dia 17 de outubro, 19h, no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Rachel de Queiroz, em Fortaleza. Na oportunidade, serão lançados outros dois livros, também de oficiais do Corpo de Bombeiros: “O Pai de Helena”, romance escrito pelo Capitão Noberto, de Juazeiro do Norte, e “O suicídio de Benício e a adoção de Estela”, do Capitão Edir Paixão – livro premiado em primeiro lugar no prêmio Jáder de Carvalho, categoria romance. Os três livros, todos editados pela Editora Premius, serão relançados na Bienal Internacional do Livro de Fortaleza, em novembro. Os autores pretendem efetivar um lançamento na Região do Cariri e buscam parceiros interessados nesse projeto.

Segundo as palavras do Ator e Escritor Edir Paixão:

"Dividido em quatro atos, comparo este livro a uma peça de teatro onde a vida é encenada. No primeiro deles, “Na caserna é assim”, o meu preferido, não por acaso, descortinamos o universo diário dos bombeiros do Ceará, no qual, muitas vezes, a tensão de trabalhar sempre no limite entre a vida e a morte é atenuada pela comicidade de fatos pitorescos do ambiente militar. No segundo ato, “Nos arredores do lar”, vi-me, algumas vezes, a mim mesmo e aos meus familiares, em cenas que se repetiam no âmbito doméstico de outros parentescos. Sem perceber, entrei “No calcanhar dos outros” que encerra crônicas nas quais podemos evidenciar o viés erudito e universal da escrita do autor. Por fim, no último ato, “Na vida, antes e depois”, pude auferir crit icidade e ironia percuciente sobre abordagens sociais que não perdem a leveza, o envolvimento e o agradável e cômico tom que o livro apresenta.

Dessa forma, só me resta convidar vocês, ilustres leitores, da mesma forma que fui convidado a folhear esta obra, para que vejam por si mesmos que cada página puxa outra, valendo a pena ler a próxima crônica, até a última delas.

(...) Bordar é arte, Laura! Como ocorre durante o coser dos tecidos, nossa vida é emaranhado de fios interligados; se desatentos, daremos muitos nós cegos, difíceis de serem desfeitos. Viver requer atenção. Bordar também: atenção, disciplina, regularidade, afeição. Só assim os frutos serão reconhecidos e darão prazer ao artífice (...)

NE - Fica aqui também o meu agradecimento ao Nijair pela gentileza de haver escolhido uma das minhas fotos para ilustrar o seu belo livro.
Adquira:
Crochê de Palavras - Nijair Araújo Pinto
www.blogdocrato.com

Tudofel: Lula-lá e aqui

Tudofel: Lula-lá e aqui: 1989. Primeiras eleições presidenciais pós-regime militar instalado em 1964. Estava praticamente certo que votaria em Fernando Gabeira...

Mais de R$ 4 milhões que turbinariam campanha petista no Pará são apreendidos


A Justiça Eleitoral do Pará apreendeu dentro de uma aeronave que aterrissou no aeroporto de Parauapebas, a 800 km de Belém, mais de R$ 4 milhões. Segundo o portal O Globo.com, a prisão foi resultado de uma denúncia anônima recebida pelo juiz eleitoral Líbio Araújo Moura . O dinheiro seria usado na campanha eleitoral do candidato do PT, José das Dores Couto, o “Coutinho”, apoiado pelo atual prefeito, também do PT, Darci Lermen.

Os recursos foram depositados em juízo numa agência bancária da própria cidade, onde ficará à disposição da Justiça até que seja identificada a sua procedência e consequente destinação.Ao ser indagado sobre os recursos apreendidos, o candidato petista disse que iria se pronunciar até o fim da tarde.

Globo.com

Como justificar o voto?


O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral e não votar neste domingo [7], dia da eleição municipal de 2012, deve justificar a sua ausência ao pleito.

O eleitor nessa situação tem o período de até 60 dias para apresentar a justificativa em qualquer cartório eleitoral, mas o ideal é que o formulário seja devidamente preenchido e entregue no próprio dia da votação, nos postos de justificativa. No domingo de votação Para justificar a ausência às urnas no dia da votação, o procedimento é simples. O eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral [RJE], que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais [TREs] de cada Estado e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa [formulário da justificativa].

Depois, é só entregar o formulário preenchido em qualquer um dos locais destinados ao recebimento do RJE, portando um documento oficial de identificação com foto. O eleitor que se encontrar no próprio domicílio eleitoral onde vota não pode justificar a ausência no dia da eleição. O RJE preenchido com dados incorretos, que não permitam sua identificação, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas. Para preenchimento do RJE, é indispensável o número do título de eleitor [consulte aqui o número de seu título].  Após o domingo de votação Quem não puder justificar o voto no dia da eleição terá prazo de até 60 dias para entregar o formulário em qualquer cartório eleitoral. O prazo é contado a partir da data de cada turno, já que a justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral.

TURNOS - Se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turnos da eleição, terá de justificar sua ausência para o primeiro e para o segundo turnos, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.

A ausência no primeiro turno não impede que o eleitor vote no segundo turno. Quem faltar ao primeiro turno tem até 6 de dezembro de 2012 para justificar a ausência. Já quem não puder votar no segundo turno deve procurar o cartório eleitoral até o dia 27 do mesmo mês.

ELEITOR NO EXTERIOR - O eleitor que estiver no exterior pode obter mais informações no site do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

CANCELAMENTO DO TÍTULO - O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. Para efeito de cancelamento, cada turno é considerado como uma eleição. Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral não poderá:
• obter passaporte ou carteira de identidade;
• receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
• participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;
• obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
• inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
• renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
• praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
 • obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Resolução do TSE nº 21.823/2004;
• obter qualquer documento nas repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

* Com informações do TSE ( via Yuri Guedes )

Anatel convoca empresas para assinar autorização para uso do 4G


A Anatel convocou as empresas ganhadoras do leilão da tecnologia 4G para assinar o termo de autorização de uso das radiofrequências em duas semanas, no dia 16 deste mês.

O procedimento faz parte do processo burocrático que dá início à exploração das subfaixas de 2,5 MHz e na subfaixa de 450 MHz. O aviso às operadoras foi feito nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União. As concessões renderam ao governo federal R$ 2,93 bilhões em arrecadação. As maiores teles do país --Claro, Vivo, Tim e Oi-- conseguiram conquistar as faixas para cobertura nacional do serviço.

Por meio da implementação da tecnologia 4G será possível, por exemplo, acelerar o tráfego de dados na internet. Estima-se que velocidade de conexão possa superar em dez vezes a média obtida atualmente com 3G no Brasil. Segundo cronograma previsto no edital do leilão, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016. As cidades sedes da Copa das Confederações deverão estar cobertas por 4G até 30 de abril de 2013. Sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço até 31 de dezembro de 2013.

Folha de São Paulo

Petrobras e GS Caltex se reúnem com governador


A Petrobras e a GS Caltex se reuniram nesta terça-feira [2], no Palácio da Abolição. A reunião foi intermediada pelo governador Cid Gomes e aconteceu apenas entre os representantes das duas empresas.

Representando a Petrobras estavam Maria Alice Ferreira Deschamps Cavalcanti – Gerente Executiva do Tributário, Luiz Alberto Gaspar Domingues - Gerente Executivo de Abastecimento Corporativo, e Arlindo Moreira Filho - Gerente Geral de Planejamento Corporativo do Abastecimento.

A GS Caltex trouxe como representantes Taio Kim - GS Energy, Refining & Petrochemical Vice President e Ryan Nam - GS Energy, Refining Business Team Manager. “Eu apresentei os executivos da GS Caltex aos executivos da Petrobras. Isso passa a ser a partir de agora um entendimento deles. Falei com a presidenta da Petrobras, Graça Foster, e me prontifiquei a buscar parcerias para a Refinaria, pela relação que a gente já tem aqui com empreendedores coreanos, que são parceiros na construção da Siderúrgica. E sempre dando a ela conhecimento das etapas, eu mantive um encontro em Seul, com uma empresa que é muito conceituada e que tem uma grande tradição no mercado coreano. Eles manifestaram interesse em conversar, em iniciar um processo de negociação para participar acionariamente do empreendimento”, explicou Cid Gomes. Ele esteve na Coreia do Suil no início de setembro e lá se reuniu com a diretoria da GS Caltex e visitou a refinaria da empresa.
 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Justiça cassa registros de candidatos no Cariri


O último pleito eleitoral na cidade de Granjeiro, em 2008, foi marcado pela tranquilidade. Agora, além do prefeito Emanuel Clementino, foram afastados o chefe de gabinete do Município, o ex-tesoureiro e servidores públicos FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
 
O candidato a prefeito da cidade de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio (PSD), e o vice de sua chapa, Elísio Manoel Galdino, tiveram registro de candidatura cassado, por determinação da juíza eleitoral da 53ª Zona, Raquel Colares dos Santos Linard. A decisão saiu no final da tarde do último domingo.

No início da tarde de segunda-feira, o juiz da comarca vinculada da cidade Granjeiro, Gúcio Carvalho Coelho, concedeu medida cautelar de afastamento do prefeito municipal, Emanuel Clementino. Além dele, foram afastados o chefe de gabinete do Município de Granjeiro, José Wilson Ferreira, o ex-tesoureiro e atual candidato a prefeito, José Rodrigues dos Reis, e outros cinco servidores públicos. Eles são acusados de integrar um esquema de desvio de recursos públicos, através de superfaturamento e fraudes em obras públicas. Em Nova Olinda, a decisão foi tomada pela juíza, motivada por denúncias de abuso de poder praticado durante a festa do padroeiro da cidade, São Sebastião, em janeiro deste ano, na gestão do atual prefeito.

O candidato a prefeito de Nova Olinda foi presidente do Legislativo local, na atual gestão, e conta com o apoio do atual prefeito da cidade e primo, Afonso Sampaio, que também está implicado na sentença como inelegível pelos próximos oito anos.

Multa coletiva

Além dele, também estão implicados como inelegíveis e condenados ao pagamento de uma multa coletiva no valor de R$ 30 mil, por litigância e má fé, a secretária de Cultura, Wildiane Sampaio, e os radialistas Francisco Ramilson da Silva e Carlos Erivelton Duarte da Silva. Mais de três mil pessoas foram às ruas da cidade comemorar o afastamento do candidato. O clima político em Nova Olinda esquentou nas semanas que antecedem às eleições, com a necessidade de reforço policial. Todos os candidatos ao Executivo têm parentesco com o atual prefeito.

O clima de rivalidade é tenso. A chapa da oposição é composta pelos candidatos Gerlânio Sampaio (PSB) e Jaques Brito. Os outros candidatos deverão entrar com recurso da decisão, a uma semana apenas das eleições municipais. A chapa do candidato da cidade de Granjeiro não poderá inserir outro nome, por estarmos a menos de uma semana das eleições. Portanto, o candidato não poderá fazer campanha eleitoral. O processo contra o candidato foi movido por meio de ação do Ministério Público Estadual do Ceará (MPE-CE). O esquema vem sendo investigado também pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará. A justiça determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos .

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
 

Etapa final Circuito Cratense de Skate 2012



.

Blog do crato agora em qualquer parte da cidade a qualquer momento

Olá amigos estamos começando uma nova edição do blog do crato agora poderemos postar fotografias e filmagens diretamente do nosso telefone celular ou tablet diretamente para o blog do crato isto vai ser muito importante o porque poderíamos estar por exemplo no centro da cidade e tirar uma  foto instantaneamente ela aparecerá no blog do crato este é apenas um teste para ver como funciona esta nova tecnologia. Estou falando diretamente no tablet galaxy tab 2 e telefone celular galaxy s 3. Estarei enviando uma foto.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31