xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/09/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 setembro 2012

Transformador foi causa de apagão no Norte e Nordeste, afirma Governo


O governo concluiu na tarde desta segunda-feira [24] que a causa inicial do apagão que atingiu as regiões Norte e Nordeste no último sábado [22] foi um incêndio em um transformador.

Em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico [CMSE], chegou-se a primeira conclusão de que o problema começou na Subestação de Imperatriz-MA. A proteção local, de acordo com o governo, não funcionou da forma esperada. Com isso, um esquema de emergência foi acionado, desconectando as regiões Norte e Nordeste do resto do Sistema Interligado Nacional [SIN]. Para equilibrar a geração e o consumo local, as distribuidoras fizeram um corte seletivo da distribuição de energia em algumas localidades.

O problema atingiu 11 estados. Ficaram sem energia elétrica os 9 estados da Região Nordeste e dois da Região Norte: Pará e Tocantins. Esses estados estão interligados ao SIN. O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico [ONS], Hermes Chipp, disse que a pane que ocorreu no último fim de semana foi totalmente diferente do apagão registrado em 2011 na Região Nordeste.  Segundo ele, o desligamento foi de cerca de 35% do total das cargas e a recomposição de mais de 70% da carga ocorreu em menos de 20 minutos. Para Chipp, sem o esquema de desligamento seletivo, a falta de energia teria atingido mais regiões.

O ministro de Minas e Energia em exercício, Márcio Zimmermann, informou que os equipamentos estavam com a manutenção em dia. “Mesmo com a manutenção, existe a possibilidade de equipamentos falharem”, disse. A ONS deverá concluir em 20 dias o Relatório de Analise de Perturbação, com as conclusões das causas do problema. Esse relatório será encaminhado à Agência Nacional de Energia Elétrica. Nesta terça-feira [25], haverá uma nova reunião entre o ONS, a Eletronorte e as distribuidoras locais.
  
Agência Brasil 
Imagem meramente ilustrativa

PLANTÃO DO FIM-DE-SEMANA - Por: Jota Lopes


O soldador Joserlânio Saturnino da Silva, 23 anos, que residia no Sítio Lagoinha, casa 94, no Distrito de Ponta da Serra, em Crato faleceu por volta das 20h50min, deste domingo (23) vítima de atropelamento no Km 38 da CE 386, trecho que liga os municípios de Crato e Farias Brito(CE). Ele trafegava em uma bicicleta no Sítio Lagoinha, quando foi colhido por um veículo não identificado e veio a óbito no local. O Corpo de Bombeiros juntamente com a polícia militar e o rabecão estiveram adotando os procedimentos de suas competências.

Na madrugada desta segunda-feira (24), por volta das 03h00min, o oleiro Antonio Gonçalves de Melo, 19 anos de idade, foi encontrado pelo pai do mesmo, morto vítima de suicídio por enforcamento no interior da casa onde morava na Rua Vitorino da Costa Vilar, 121, no Sítio Malhada em Crato-CE.

Segundo informações de familiares de Antonio Gonçalves, repassadas a polícia, o mesmo teria chegado em casa por volta de meia-noite embriagado e, por volta de 03h00min, seu pai o encontrou morto pendurado pelo pescoço por uma corda amarrada em um armador de rede na cozinha de sua residência. A polícia foi solicitada a comparecer ao local onde fez o isolamento da área até a chegada do rabecão que fez o traslado do cadáver para necropsia no Núcleo de pratica forense (Antigo Instituto Médico legal-IML) Regional do Cariri em Juazeiro do Norte para posterior liberação para sepultamento.

Um tiroteio ocorrido por volta das15h30, de ontem (23) nas imediações da fabrica de calçados Grendene, no Bairro Franca Alencar, (Sitio Sertãozinho, como é mais conhecido) em Crato, deixou duas pessoas feridas. O agricultor José Ailton Ferreira dos Santos, 19 anos, atingido com um tiro no pé esquerdo e o estudante Romilson Pereira Carlos, 18 anos lesionado com um disparo nas nádegas e outro no braço esquerdo. Os dois residem naquela localidade. Eles foram socorridos para Hospital São Francisco onde se encontram internados.

A polícia diz que o acusado trata-se do foragido da penitenciária Dr. Edivaldo Gomes de Petrolina-PE, Francisco Renato dos Santos, vulgo Ronaldo. Na casa dele, acrescenta polícia, foi apreendida um escopeta calibre 12, possivelmente usada no crime, porém Ronaldo não foi capturado.

Uma colisão envolvendo uma caminhonete GM/D20 Champ, 1994, cor vermelha, de placas LAA-8350 e uma motocicleta Honda/NXR150 Bros ES, 2011/12, de cor preta e placa OCI-4919 ocorrida por volta das 17h50min, deste sábado (22), na Avenida Leão Sampaio, cruzamento com a rua Geraldo Lacerda Botelho, bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte(CE), provocou a morte de uma jovem de 20 anos de idade.

A jovem Ana Maria Lucena Bezerra de Oliveira, 20 anos, endereço residencial não conhecido, trafegava sozinha em sua moto quando foi colhida pela caminhonete vindo a cair e morrer no local, fato constatado pelo GSU do Corpo de Bombeiros. A D-20 era guiada por Valmir Oliveira dos Santos, 46 anos, residente no sítio Mata do Araçá, em Barbalha-CE, que segundo a polícia, antes de fugir sem prestar socorrida a vítima e ainda furtando o capacete da mesma. O policiamento ostensivo militar barbalhense foi acionado para atender a ocorrência e após diligencias a equipe da Força Tática de Apoio prendeu o motorista na rua T-03 (conhecida rua da capela), no sitio Mato dos Lima, em Barbalha. Valmir Oliveira dos Santos foi conduzido a delegacia de polícia civil para adoção dos devidos procedimentos.

Na cidade de Altaneira-CE, um rapaz de 17 anos de idade foi assassinado com um golpe de faca na noite deste sábado (22). Crime aconteceu, por volta das 21h30min, em frente ao Bar Dedé de Di, onde seria realizada uma festa dançante. O adolescente Antonio Rennan Alves, 17 anos, agricultor, que morava na Rua Prade Luiz Antônio, 45, no Conjunto Santa Tereza, em Altaneira foi a vítima.

A polícia diz ter apurado junto a testemunhas que o jovem, ao se aproximar do já mencionado bar, para comprar uma doze de bebida, o também agricultor, Sebastião Edinaldo Batista Oliveira, 27 anos, com residência na Rua Leocádia Nogueira, 305. Mutirão, em Altaneira o agrediu com um murro. A fim de evitar confusão o adolescente, afastou-se do local, mas quando estava enfrente ao bar foi surpreendido pelo acusado que lhe diferiu uma profunda facada, abaixo do peito esquerdo para em seguida se ausentar do local do crime seguindo destino ignorado. Populares ainda socorreram Antonio Rennan para o Hospital Municipal de Altaneira aonde o mesmo chegou morto.

Por volta de 01h30min, de hoje (23), na Rua Manuel Tavares Lopes, próximo ao Bar do Jorge, no bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte (CE), o adolescente F. A. D. A, 17 anos, que morava naquela comunidade foi morto com dois disparos de arma de fogo, 01 (um) na cabeça e 01 (um) no pescoço. Informações chegadas a CIOPS do 2º BPM e repassadas a imprensa, dão conta de que dois homens ocupantes de uma moto Honda Bros, de cor vermelha, um trajando camisa branca, e o outro trajando camisa preta, foram os autores do crime, os quais após o crime fugiram sem deixa pistas. Populares disseram a polícia que um dos suspeitos é conhecido pela alcunha de “Danda”, o qual juntamente com seu comparsa estão sendo procurados pela polícia.

LESÕES CORPORAIS

Duas pessoas foram gravemente lesionadas, uma a bala e outra a pedrada na madrugada deste domingo em Juazeiro do Norte-CE. Por volta de 01h40min deste domingo (23), na estrada que dar acesso ao sitio Santa Rosa, nas imediações da Rua Manuel Tavares Lopes, em Juazeiro do Norte (CE), um rapaz que não portava documentos foi localizado por populares que acionaram a polícia, seminu e desacordado caído ao solo com indícios de ter sido agredido com uma pedrada.

A composição da VTR do Ronda 1230, soldados Evilácio, Maycon e Calixto, foi ao local constatando a veracidade da informação e, em seguida acionou uma ambulância do Hospital Tarso Jereissati que conduziu a vítima até o Hospital Regional do Cariri, onde foi constatado que o rapaz tinha uma lesão na cabeça próximo ao olho esquerdo. No local do crime os policiais localizaram uma pedra, que supostamente pode ter sido usada para praticar o delito. A autoria da ação marginal, é desconhecida. Até a manhã deste domingo a vítima não havia sido ainda identificada.

Cerca de vinte minutos depois na Rua Poeta José Bernardo da Silva a altura do numero 456, bairro Triângulo,Alana Deise Cavalcante, 20 anos, residente naquele bairro foi alvejada por vários disparos de arma de fogo, um vindo 01 (um) atingir a cabeça da mesma saindo no pescoço, abaixo do queixo. A polícia apurou que no momento do crime a jovem estava acompanhada pelo seu marido, Leonardo Pereira da Silva, ocasião em que o mesmo a socorreu juntamente com populares para Hospital Regional Cariri aonde a mesma foi encaminhada a UTI.

O esposo da vítima informou a polícia que o delito teve autoria de 04 (quatro) homens não identificados que fugiram em 02 (duas) motos uma Factor preta e uma Tornado tomando rumo ignorado. Indagado pela polícia se o mesmo tinha conhecimento da motivação do crime, o rapaz disse não conhecer os acusados nem tão pouco o motivo que culminou no incidente.

ACHADO DE FETO HUMANO

Um feto humano de aproximadamente 07 (sete) a 08 (oito) meses foi encontrado por volta das 19h40min, deste sábado (22), em um dos banheiros do Cariri Garden Shopping, localizado no cruzamento das avenidas Castelo Branco com Padre Cícero, bairro Triangulo, em Juazeiro do Norte.

A polícia militar foi solicitada a comparecer ao local pelo diretor de segurança do Shopping, identificado apenas como Péricles, onde a equipe do FTA moto, soldados Sílvio, Cristiano, Joélio, Auriberk, Adriano e Ferreira, após constatar a veracidade do fato acionou o rabecão que fez o translado o feto para o Núcleo de Pratica Forense (Antigo Instituto Médico Legal-IML) Regional do Cariri.

Por: Jota Lopes
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Editor do Site CaririNotícia
 

Sesc realiza roda de conversa sobre Alzheimer


Na próxima quarta-feira (26), será realizada uma roda de conversa com o tema “Convivendo com a doença de Alzheimer”, em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer, comemorado na última sexta-feira (21). A iniciativa tem por objetivo promover a reflexão e o diálogo sobre o tema e testemunhos de amigos e familiares de portadores da doença. O encontro é aberto ao público e acontece às 15h, no Sesc - Unidade Crato.

SERVIÇO
Roda de conversa “Convivendo com a doença de Alzheimer”
Local: Sesc – Unidade Crato (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 26/9
Horário: 15h
Informações: (88) 3523.4444

:::Gratuito:::
www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce

ACADEMICOS DE DIREITO DA URCA PROMOVERÃO DEBATE COM CANDIDATOS A PREFEITO


VAI TER DEBATE - HOJE, QUARTA-FEIRA NA URCA
 
Considerando que o Direito possui importante missão como instrumento geradora da paz e da harmonia nos mais diferentes segmentos da sociedade, fazendo valer o respeito as manifestações sociais tais como, a religião, a moral, a ética e as regras do trato social, é importante dizer que o Direito Natural possui como leis fundamentais as que são advindas da natureza e do conceito da expressão justiça. Ele não se originou de uma criação humana, por ser, inclusive, anterior ao próprio homem e não pode ser classificado como processo de adaptação social e seus princípios  devem está contidos em qualquer lei. É com este pensamento que os acadêmicos do curso de direito da Universidade Regional do Cariri querem ouvir os quatro candidatos a prefeito do Crato sobre vários temas de interesse da população em geral.

O debate vai acontecer nesta quarta feira dia 26 as sete horas da noite no anfiteatro do próprio curso que já convidou os postulantes que, até esta segunda feira 24 ao meio dia, nenhum havia confirmado presença o que deve ocorrer nas próximas horas. O chefe do departamento de direito da URCA, Ulisses Olinda informou que o evento será aberto a população embora o publico alvo seja os professores e os alunos da universidade e terá por objetivo debater as melhores propostas para o Crato. O curso de direito da Universidade Regional do Cariri foi implantado ha 40 anos e é destaque no cenário jurídico do Ceará e é um dos três recomendados pela Ordem dos Advogados do Brasil OAB. Possui qualificado quadro de docentes em nível de mestrado e doutorado. É bom lembrar que, 60 % de seus alunos conseguem aprovação nos exames da ordem, quando a media nacional é de 20 %.

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Tudofel: Barbárie e Civilização

Tudofel: Barbárie e Civilização: Ao contrário de quase todos os bárbaros da minha idade, aprendi a ler e escrever em casa, sob a orientação de minha irmã Teresinha. Tin...

Manifesto dos Aliados - Por Pedro Cardoso da Costa


Manifesto de apoio a Lula

Nunca antes na história deste país um empresário foi mais querido do que Marcos Valério no governo Lula até a entrevista do deputado federal Roberto Jefferson dando conta da existência do mensalão. Talvez também tenha sido o maior bafafá da história republicana brasileira. Os desmentidos iniciais, como sempre; a traição alegada pelo presidente e a justificativa de que se tratava de caixa dois de campanhas eleitorais, um crime menor.

Como resultado imediato, alguns deputados renunciaram, outros foram cassados, dentre eles José Dirceu, então sucessor lógico de Lula. Sua saída da Casa Civil da Presidência da República foi o marco de todos os acontecimentos relacionados ao mensalão, especialmente por ter obedecido candidamente a ordem do denunciante Roberto Jefferson.

Lula se colocou acima e fora de tudo. Todos aceitaram e sublimaram-no como ser supremo. Não sabia de nada sobre seu primeiro-ministro nem sobre qualquer irregularidade. Aceitou-se como o presidente mais negligente de todos os tempos, recompensado com a sua reeleição.

Como pizza foi sempre o resultado de todos os julgamentos no Supremo Tribunal Federal e na Justiça brasileira em geral quando os envolvidos eram pessoas ricas, famosas e políticos em especial, os envolvidos apostavam que nem a denúncia fosse recebida.

Grosso modo, denúncia recebida significa o Poder Judiciário aceitar a investigação dos fatos e levá-los  a julgamento. De forma explícita ou dissimulada, eles, os de cima, sempre debocharam sobre o desenrolar desse processo. Nem o recebimento da denúncia servia para uma moderação de Lula. Numa afronta clara ao Poder Judiciário, sempre disse que nunca existiu o tal mensalão, apesar da aceitação da denúncia apontar fortes indícios. Selou  seu deboche acintoso ao dizer ser maior sua preocupação com a novela Avenida Brasil do que com o julgamento.

Bastaram algumas condenações para Marcos Valério abrir a boca e agitar o andar de cima, que se julga acima da lei. Lula, então! Daí surgiu um manifesto da base aliada ao governo em apoio ao ex-presidente, sob a alegação de uso político do julgamento pela oposição.

Por pura intenção de confundir ou por limitação de conhecimento jurídico, a oposição afirma que solicitará apuração das denúncias ao Supremo Tribunal Federal - STF. Embora esse papel também seja legítimo aos parlamentares, não há necessidade de requerimento por se tratar de dever de ofício da Procuradoria Geral da União, como titular que é de ações penais relacionados ao presidente da República. Aliás sempre acho discutível essa competência mambembe de acompanhar a pessoa no cargo ou fora dele. Quando deveria levar em conta a condição da pessoa no momento do fato. Nesse caso, se considerar necessário investigar, estar-se-ia a investigar um ato praticado pelo presidente da República, não pelo cidadão comum Lula.

Faz-se necessário desfazer o argumento de boteco de que ou se pune “todos” ou “nenhum”, numa alusão ao mensalão do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, em Minas Gerais. O princípio legal da individualização da pena atribui a cada um pagar pela sua culpa, sua culpa, dissociado de outros.

Imagine que “José Montanha” seja um assaltante de banco e que nunca foi pego mesmo depois de assaltar mil agências. Já o azarado Lalu foi preso em flagrante no seu primeiro assalto. Pela mesma lógica de punição de alguns defensores das bandalheiras de políticos, o iniciante Lalu só poderia ser condenado a partir do milésimo primeiro assalto, já que outro famoso assaltante nunca fora condenado. Esse tipo de argumento vai além da mediocridade e se torna perigoso, por disseminar a cultura da impunidade entre as pessoas, além de ilógica, indefensável e indecente. Com um pouco mais de politização dos eleitores, todo aquele que defendesse algo assim jamais seria eleito para um cargo público.

Defender uma pessoa ou uma ideia é um direito irrestrito de todos, desde que isso não tenha o objetivo claro de coagir os magistrados ou fazer a força prevalecer sobre a Justiça. O grande legado desse julgamento e deixar claro deuses terrestres que ninguém se torna inimputável em razão do cargo que ocupe. Não há mais dúvida de que houve um esquema de corrupção, e como toda cadeia de fraudes tem seus cabeças, pela conclusão lógica, não vai sobrar um meu irmão.

Agora é só esperar o apito final, já que ninguém acredita em virada por um time que esteja perdendo por 5 X 0 aos 45 minutos do segundo tempo.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30