xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/09/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 setembro 2012

Projeto SPE na Escola Dom Quintino-Por Maria Otilia

A EEF DomQuintino vem desenvolvendo o Projeto de Saúde e Prevenção na Escola (SPE MEC), com o objetivo de trazer temáticas relacionadas a saúde e  qualidade  de vida dos seus adolescentes.Ressaltamos  que a Escola já firmou parcerias com várias instituições como SESC, Ronda do Quarteirão, Secretaria de Saúde,Universidades,etc, para   o fortalecimento das ações deste programa.

Nesta sexta feira ( 21 de setembro),o professor do LEI e Historiador Anderson Feliciano, em parceria com os professores Paulo e Zizi, desenvolveram atidiades de palestras sobre sexualidade para os alunos do turno matutino.
Com o tema: Conversando sobre sexualidade; como lidar com as questões dos alunos.

A palestra teve como objetivo destacar a importância do papel de pais e comunidade no desenvolvimento da sexualidade da criança e do adolescente, informando e discutindo questões pertinentes.

 A sexualidade é um dos aspectos mais importantes da vida humana. Distantes da geração do silêncio e da repressão, hoje encontramos uma proliferação de discursos, em sua maioria destituídos de conteúdo, especialmente afetivo. Instaura-se uma lacuna, onde muitas dúvidas se escondem. Surgem, então, novas questões. Quais são os maiores temores dos pais e os educadores em relação à sexualidade das crianças e dos jovens? Questões como esta e ainda,  a gravidez na adolescência, a homossexualidade, a sexualidade precoce foram discutidas nesta palestra. A próxima oficina será com os profissionais do Ronda do Quarteirão discutindo a temática: drogas lícitas e ilícitas: causas e consequências.

Informamos  que os professores  vem trazendo para a sala de aula, temáticas  que na maioria das vezes os alunos aprendem de forma errada, por falta de informações seguras tanto dos pais como das escolas.
 
Lembramos ainda que a Escola  é e  sempre será  espaço de construção de novas aprendizagens ,novas posturas  e que deve ir além dos seus muros. Vamos ser Tempo,Presença e Exemplo para nossos alunos.

Acesse nosso blog :www.escoladomquintino.blogspot.com

Câmara do Crato outorga Título de Cidadão Cratense a Josimar Carvalho


Em grande Estilo...



Francisco Josimar de Carvalho natural de Penaforte – CE receberá o Título de Cidadão Cratense. A Sessão Solene será nesta sexta-feira, dia 21 de setembro, às 19h30, na Câmara Municipal do Crato. Josimar Carvalho é Presidente – Fundador do Crato Esporter Clube. atualmente é membro do Conselho Estadual de Desportos e Diretor de Competições da Federação Cearense de Futebol. 

Reportagem Fotográfica:



Na foto abaixo: Após a entrega do título e cidadão cratense, todos foram convidados a se deslocarem até a residência do Josimar, no Parque Grangeiro, onde a festa também coincidia com o seu aniversário.





Acima: presença de diversas personalidades



 Na foto acima, a presença marcante do Médico Dr. Leonardo.


Na foto acima: sua residência possui uma da mais belas vistas do Crato, bem próximo ao "Mirante"

Texto: CMC
Fotos: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Correios farão mutirão para colocar entregas em dia


Para minimizar os efeitos da greve, a empresa também vai contratar trabalhadores temporários, realocar empregados da área administrativa e pagar horas extras

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) fará um mutirão no sábado e no domingo para por em dia a entrega de cartas e encomendas à população. A greve dos funcionários da empresa, que ocorre em várias unidades do País, entrou em seu terceiro dia nesta sexta-feira. Segundo os Correios, 84% das cartas e encomendas dos dois primeiros dias de paralisação foram entregues no prazo - o equivalente a 58,7 milhões.

Para minimizar os efeitos da greve, a empresa vai contratar trabalhadores temporários, realocar empregados da área administrativa e pagar horas extras aos funcionários que estiverem em atividade. Segundo os Correios, 91% dos 120 mil empregados trabalharam normalmente nesta sexta-feira e somente 10.938 aderiram à paralisação. O balanço foi feito com base no sistema eletrônico de ponto. A empresa informa que as agências estão abertas e funcionam normalmente, e os serviços de entrega estão disponíveis, inclusive o Sedex. Estão suspensos os serviços com hora marcada - Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Disque-Coleta - destinados para São Paulo, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. No Rio, a suspensão atinge o Sedex Hoje e o Disque-Coleta.

Os Correios têm a expectativa de que o dissídio coletivo de greve seja julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) na semana que vem. As partes têm até as 12 horas de segunda-feira (23) para apresentar documentos e alegações. Já o Ministério Público do Trabalho terá 48 horas para se manifestar. Só então o TST deve marcar a audiência sobre o tema.

Agência Estado

Tudofel: O doce mel da poesia

Tudofel: O doce mel da poesia: Senti afinidade com a poesia (ou vocação de arauto) desde o dia em que, com menos de cinco anos de idade, recitei um poeminha no progra...

A VERDADE É OUTRA!! - O Engenho de pau do Sítio Fundão - Por Ed.Alencar


“O GOVERNO DO ESTADO RECONHECE O INESTIMADO VALOR HISTÓRICO CULTURAL E ECOLÓGICO DO PARQUE ESTADUAL DO SITIO FUNDÃO??”



"A VERDADE É OUTRA", esta é uma frase sem nenhum sentimento de “INESTIMADO VALOR HISTÓRICO”, comprovado através dos tempos, pois se encontra assim, uma da mais expressivas relíquias históricas, que diz o governo reconhecer seu valor. Há mais de quatro anos,  esta obra de arte foi desprezada de baixo de CHUVA E SOL, sem valor nenhum,  mesmo diante da história do Brasil em que ele faz parte, mesmo diante da  formação escolar da autoridade máxima do nosso Estado, o Governador  CID.GOMES, onde se comprometeu pessoalmente de cuidar deste patrimônio, durante entrevista concedida à imprensa, em dezembro de 2011 na Praça Siqueira Campos, e até hoje nada fez para salvar está história secular.
O Parque Estadual do Sítio Fundão tem hoje, a co-participação da “URCA” na sua administração.  Estamos caminhando pela segunda gestão da Universidade Regional do Cariri, e até hoje, não se ouviu ou se leu, uma só nota de solidariedade para salvar o VELHO ENGENHO DE PAU. Mas eu ainda acredito na sensibilidade e capacidade de um grande mestre salvador.  Mas se não, a história irá cobrar no amanhã a falta da história daquele lugar, se morrer diante dos olhos e maõs de quem podia fazer e não fez, por omissão. Muitas indagações hoje já se fazem, por Autoridades, Estudantes e Professores que lá o visitam. Muitas indagações e lamentações virão também no amanhã, acompanhadas do repudio aos maus gestores responsáveis pela sua existência que lavaram as maõs com a marca do descaso em seu governo.

Cada um que lhe visita
Sofre com sua aparência                                                                             
Tem no seu gemido, súplica
Que implora e pede Clemência 
Aquele tempo de glória 
Ficou pra trás na história 
Só restou triste aparência
Eu sofro por ti também
Velho engenho gemedor
Se eu pudesse te instalava
Em OURO PRETO OU SALVADOR
Pois longe do Ceará
Protegido ia ficar
Teria o justo valor

Por: Ed Alencar
Ambientalista/Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

PAGUEI UM MICO SEM TER CULPA - Por: Wilson Rodrigues


Paguei um mico sem ter culpa. Esta semana um cidadão me abordou nas ruas do Crato e me fez uma pergunta que eu não soube lhe responder. Disse ele: “amigo jornalista me dê noticias de Jackson Antero. Sou muito amigo dele, passei 10 anos fora do Crato, cheguei há três meses e não encontrei meu amigo nos locais onde sempre nós nos encontrávamos”.

A pergunta daquele cidadão me deixou constrangido porque eu, como homem de imprensa e Jackson como homem publico que é, tinha a obrigação de respondê-la de imediato. Timidamente disse: “amigo, confesso que eu não sei onde está Jackson Antero. A ultima vez que eu estive com ele foi num evento sobre o extrativismo do coco babaçu, realizado no Teatro Municipal Salviano Arraes. Ele numa cadeira de rodas conversou um pouco comigo sobre o assunto que estava sendo discutido naquele momento e de lá pra cá, nunca mais vi Jackson”.

Francisco Jackson Antero, professor, intelectual, inteligente, educado, simples e uma das poucas cabeças pensantes que o Crato tem. Ocupou cargos importantes em órgãos públicos no Cariri e sempre foi acessível a imprensa da região. Ocupou as paginas dos jornais e os microfones das emissoras de rádios com os seus pronunciamentos, entrevistas palpitantes, principalmente em defesa do meio ambiente. Isso muito recentemente e misteriosamente, Jackson não se houve mais. Por gentileza, quem souber noticias deixe aqui nos espaços destinados por este blog.

Por: Wilson Rodrigues
Jornalista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Anuncie onde todo mundo Lê !!! - Blog do Crato - 180.000 Acessos por mês - A Maior visibilidade do Interior do Estado.


Chega de Amadorismo !

Anuncie Onde Todo Mundo Lê - BLOG DO CRATO


Motivos para você divulgar a sua empresa conosco:

- Anuncie no maior veículo de internet do Interior do Estado.
- 6.000 Acessos por DIA.
- Mais de 180.000 acessos de páginas por mês
- 7 Anos no mercado.
- Qualidade e Credibilidade
- Mais de 5 milhões de páginas acessadas
- Mais de 23.000 artigos
- Solidez e Experiência em Internet
- Trabalhamos com Webdesign desde 1995
- Publique em diversos sites pelo mesmo preço
- Anuncie no Facebook para milhares de clientes
- Cuidamos de tudo para você
- Planejamento da Publicidade, direcionado ao tipo de Anúncio.
- Planos Semestrais e Anuais
- Anúncios intercalados entre as postagens
- Matérias intercaladas com Fotos e Vídeos sobre o Anunciante
- Publicação de anúncios em horários e posições estratégicas para o anunciante
- Excelentes Preços - Planos Básico, Médio e Premium
- Sua publicidade automaticamente vai para o Facebook, onde atinge potenciais clientes da sua região.
- Em breve: Agora quem anuncia no Blog do Crato, ganha de brinde, publicidade na Rádio Chapada do Araripe Internet, ouvida em mais de 50 Blogs do Ceará e milhares de ouvintes.

Não perca seu dinheiro! - Esqueça os Jornais de papel. A mídia rápida hoje é a Internet. Divulgue a sua empresa para o mundo. Faça como: Mercadinho Matos, Aço Cariri, Top Móveis, Crajubatur, Shopping Residence..Venha para o Blog do Crato. Chega de amadorismos e de sites mesquinhos onde você fica confinado a um pequeno Banner. No Blog do Crato publicamos reportagens com fotos ( e Vídeos em Breve ) da sua empresa. No Blog do Crato sua empresa é tratada com o respeito que ela merece!

Contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com ( todos os e-mails recebidos referentes a publicidade, são respondidos. Agendamos dia e horário para conversar pessoalmente com o cliente e realizar sessão fotográfica.

Blog do Crato - Mais de 5 milhões de Acessos de Páginas em 7 Anos




www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Desemprego cai cerca de 20% entre 2009 e 2011, aponta Pnad


O número de pessoas desempregadas no Brasil caiu 19,3% entre 2009 e 2011.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2011 [Pnad], divulgada sexta-feira [21] pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], o número de pessoas no país que procuraram emprego e não conseguiram passou de 8,2 milhões em 2009 para 6,6 milhões em 2011.  A taxa de desemprego também caiu, de 8,2% para 6,7% no período, atingindo o menor patamar, pelo menos, desde 2004. Segundo a gerente da Pnad, Maria Lucia Vieira, a grande redução do desemprego entre 2009 e 2011 reflete a recuperação econômica do país nesse período, depois da crise econômica.

“A taxa de desocupação vinha caindo desde 2004, mas, em 2009, com a crise, a taxa subiu, apesar de não ter subido tanto na comparação com outros países. A crise teve um reflexo no mercado de trabalho do país, na época. Em 2011, a taxa caiu ficando abaixo inclusive do que a gente vinha observando desde 2004.  Isso significa que as pessoas estão conseguindo ocupações no mercado de trabalho”, disse. Em todas as regiões do país, a taxa de desemprego caiu. A Região Sul apresentou o menor índice em 2011: 4,3%. Mas as maiores quedas, entre 2009 e 2011, foram registradas nas regiões Centro-Oeste [de 7,7% para 5,8%] e Sudeste [de 8,8% para 7%].

Já a Região Nordeste apresentou a maior taxa de desemprego em 2011 [7,9%] e a pior evolução no período de dois anos [de 8,9% para 7,9%]. A queda também foi generalizada para as faixas etárias, com destaque para a população de 18 a 24 anos, cuja taxa passou de 16,6% em 2009 para 13,8% em 2011.  O IBGE verificou que, quanto mais velha for a pessoa, menor a taxa de desemprego. Entre os jovens de 15 a 17 anos, o índice ficou em 22,9%, enquanto entre os adultos com 50 anos ou mais ficou em 2,4%. A Pnad também avaliou o perfil do desempregado no país.

Em 2011, 59% das pessoas que procuravam trabalho eram mulheres, 57,6% eram pretas ou pardas, 53,6% não tinham concluído o ensino médio, 33,9% eram jovens de 18 a 24 anos e 35,1% buscavam o primeiro emprego.  A pesquisa mostrou que, apesar da queda da taxa de desemprego, o percentual de pessoas empregadas no país diminuiu de 62,9% para 61,7%. A redução dos dois indicadores [taxas de desocupação e de ocupação] mostra que o número de pessoas que não estão trabalhando nem procurando emprego [população não economicamente ativa] cresceu no país.  O número absoluto de pessoas empregadas cresceu 1,1% no país e chegou a 92,5 milhões em 2011. Apenas a Região Nordeste teve queda no número absoluto de pessoas empregadas [-0,9%] que chegou a 23,2 milhões. A redução de cerca de 200 mil pessoas na força de trabalho nordestina pode ser explicada, em grande parte, pela saída de adolescentes do mercado entre 2009 e 2011.

* Com informações da Agência Brasil
Via Yuri Guedes

Dilma divulga nota sobre declarações suas à Justiça citadas pelo relator do "Mensalão"


Depois de ser citada pelo relator da Ação Penal 470, conhecida como processo do "Mensalão", Joaquim Barbosa, na sessão dessa quinta-feira [20], a presidenta Dilma Rousseff explicou nesta sexta-feira [21] as declarações do ministro. 

 “Creio ser necessário alguns esclarecimentos que eliminem qualquer sombra de dúvidas acerca das minhas declarações, dentro dos princípios do absoluto respeito que marcam as relações entre os Poderes Executivo e Judiciário”, disse a presidenta, em nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Barbosa citou um depoimento de Dilma à Justiça, de 2009, em que a presidenta se disse surpresa com a agilidade da tramitação das medidas provisórias [MPs] que alteraram o marco regulatório do setor elétrico, em 2003.

Na época, Dilma era ministra de Minas e Energia do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o relator, o depoimento da presidenta na ocasião corrobora a tese de que os réus da ação eram beneficiados para agilizar a tramitação de projetos de interesse do governo.  “Na sessão do STF, o senhor ministro Joaquim Barbosa destacou a surpresa que manifestei no meu depoimento judicial, com a agilidade do processo legislativo sobre as MPs. Surpresa, conforme afirmei no depoimento de 2009 e repito hoje, por termos conseguido uma rápida aprovação por parte de todas as forças políticas que compreenderam a gravidade do tema”, diz a nota.

A presidenta ainda usa um trecho do depoimento citado por Barbosa para reiterar que a aprovação de MPs era urgente. “Como disse no meu depoimento, em função do funcionamento equivocado do setor até então, ou se reformava ou o setor quebrava. E quando se está em situações limite como esta, as coisas ficam muito urgentes e claras”.  Na nota, Dilma ainda explica o contexto da tramitação das medidas provisórias na época, entre dezembro de 2003 e março de 2004, quando, segundo ela, o país precisava aprovar o novo modelo energético para superar a crise energética de 2001 e 2002, o chamado apagão.

* Com informações da Agência Brasil

Ceará é o 4º Estado na produção de pescado


Com produção de 92,2 mil toneladas por ano de pescado, o Ceará ocupa a quarta colocação do Brasil no ranking do setor. Os dados são do Ministério da Pesca e Aquicultura [MPA], relativos ao ano de 2010.

Acima do Estado do Ceará vem: Santa Catarina, com 183, 7 mil toneladas/ano, Pará, com 143 mil toneladas/ano e Bahia, com 114,5 mil toneladas anuais.  O Ceará lidera no segmento da tilápia, camarão e lagosta, também merecem destaque para outras espécies de pescado consumidas pelos cearenses, tais como: polvo, caranguejo, pargo, sirigado e cavala. Atualmente, o cearense consome entre 10 e 12 quilos por ano do produto, enquanto a média nacional é de 9,6 kg/ano. Essa quantidade é muito pouca, em comparação, com o que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde [OMS], que considera o consumo ideal por pessoa, de pelos menos, 14 quilos anuais do produto. 20.09.2012
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SPA
Yuri Guedes - Colaborador

Aeroporto Regional do Cariri - Obras ainda sem prazo para conclusão


Juazeiro do Norte. O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, continua sem empresa responsável para conclusão dos Módulos Operacionais Provisórios (Mops). A obra foi iniciada no ano passado, pela Eurobravi, e está com apenas 20% do projeto concluído.

A ampliação do terminal é considerada como a principal condição para a expansão de passageiros no aeroporto. As obras deveriam continuar no próximo mês, mas até agora não há uma empresa responsável para os serviços FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS. A expectativa estava na nova licitação, em que apenas uma empresa se propôs a realizar os serviços, mas não atendeu a todos os requisitos exigidos. A Gmiesk, de São Paulo, ainda poderá recorrer. A obra dos módulos operacionais amplia a capacidade do equipamento, atualmente de 100 mil passageiros por ano, para 500 mil.

Serão construídas novas áreas de embarque e desembarque e haverá melhor infraestrutura de atendimento e novos banheiros, com o projeto aprovado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ano passado, no valor de R$ 2,8 milhões. Depois de reivindicações da população, empresários locais, e interferência do Ministério Público Federal e Estadual, para melhoria do aeroporto, em virtude do aumento da demanda de passageiros a cada ano, o empreendimento teve a área repassada do Estado para o órgão federal. O mais provável agora, segundo o gerente do aeroporto, Roberto Germano, é que ocorra a nova licitação, após a homologação, que ainda não chegou a ser concluída, em todos os procedimentos legais. Caso tivesse concluído o processo licitatório, a previsão era de que as obras fossem retomadas em outubro próximo. A conclusão dos Mops aconteceria no primeiro semestre de 2013.

Os módulos operacionais ampliam a área do aeroporto em 1000m², com embarque de 600m² e desembarque de 400m². O projeto mais que duplica o espaço atual, de 950m². A média de fluxo diário chega a ser de 3.600 usuários. De acordo com a gerência local, até o final do ano, a expectativa é fechar a movimentação de embarque e desembarque em cerca de 450 mil pessoas. O que deverá corresponder, em média, a 50% do número de usuários em relação ao ano de 2011. Com o fechamento da movimentação de agosto, esse número chega a 46,71%, com 306.624 pessoas. Algumas adequações do espaço já existente foram necessárias para comportar a quantidade de passageiros dos voos de pouco mais de 100 pessoas. As áreas de estacionamento também não têm atendido à demanda de usuários do aeroporto. Ontem, foi realizada a Campanha Nacional da Multa Moral, no intuito de sensibilizar os motoristas sobre o uso correto das vagas nos estacionamentos. A ação já faz parte das atividades da empresa no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No início deste ano, o aeroporto contava com o dobro de voos relacionados ao mesmo período do ano passado. O equipamento atende a uma demanda de público da região do Cariri e cidades interioranas de estados vizinhos como o Pernambuco e a Paraíba. A obra dos módulos deveria estar pronta em 150 dias. No local, foi feito apenas parte do piso e montada a estrutura metálica. A Infraero ultimou a rescisão do contrato com a Eurobravin para lançar o novo edital.

Adaptação

Segundo a avaliação da Infraero, além da construção dos módulos, haverá uma adaptação do atual terminal. O que acarretará num valor acima do previsto inicialmente na obra dos módulos. O aeroporto regional já realizou algumas reformas para adequar o equipamento, por conta do pouco espaço voltado às áreas de embarque e desembarque, com ampliação da área interna e a inserção de empresas como as de locação de veículos, com boxes na área externa. O local hoje recebe nove voos diários. A cada voo o aeroporto fica com lotação esgotada. De acordo com Roberto Germano, o aumento no número de usuários tem sido acima da expectativa.

Movimentação

46,7 pontos percentuais mostram o crescimento do número de embarques e desembarques até agosto deste ano, em relação a igual período do ano passado

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Notícias da URCA - Univeridade Regional do Cariri - Dia 22/09/2012


Inscrições para Vestibular da URCA começam dia 2 de outubro

Serão iniciadas no próximo dia 2 de outubro, as inscrições para o processo seletivo unificado 2013.1, da Universidade Regional do Cariri (URCA). As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de janeiro do próximo ano. A expectativa é que para esse vestibular sejam inscritos mais de 7 mil concorrentes às vagas disponibilizadas nos 16 cursos da Instituição. O processo de inscrições se dará pelo site cev.urca.br/vestibular. As inscrições serão efetuadas somente pela Internet. O aluno deverá preencher o requerimento eletrônico com todos os dados requisitados. Após realizar a inscrição on line, o interessado deverá gerar e imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária do Banco do Brasil. A relação dos candidatos com inscrição indeferida será divulgada pelo site da URCA: www.urca.br . As provas do vestibular serão nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Missão Velha, Campos Sales, Iguatu e Mauriti. As inscrições custarão R$ 100,00 e R$ 50,00 para estudantes de escolas públicas.
 
URCA sedia XXIII Encontro Estadual de Estudantes de Geografia

Aberto na noite desta quarta-feira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), o XXIII Encontro Estadual dos Estudantes de Geografia. A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, abriu oficialmente o evento, que este ano tem como temática “O Ensino de Geografia no Estado do Ceará e as Dinâmicas Socioespaciais”. Representantes do Departamento de Geociência da Universidade e alunos de Geografia do Ceará participaram da palestra inicial da programação, que se estende até o próximo dia 23 de setembro. A Professora Mestre do Departamento de Geociências da URCA, Leonor Maria Rodrigues, abordou o tema “O Ensino de Geografia no Estado do Ceará e as Dinâmicas Socioespaciais”. Em seguida, foi servido um coquetel para os presentes. A programação das palestras tem continuidade nesta quinta-feira, a partir das 8h30, com o tema Educação: campo e cidade, com o Professor Mestre Emerson Ribeiro, a Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Bruna Dayane, e o Professor da rede pública estadual, Anderson Camargo, também membro do grupo de pesquisa em Geografia Agrária. Professores da área de Universidades cearenses estarão debatendo questões em torno da temática central, com os alunos, até próximo domingo, quando acontece a plenária final. Até lá, serão realizadas além das palestras e mini-cursos.
 
Herbário da URCA completa 20 anos

O Herbário Caririense Dárdano de Andrade - Lima - HCDAL/URCA, fundado em
19 de setembro de 1992, completa 20 anos. Fiel Depositário da Rede Brasileira de Herbários e em processo de indexação no Index Herbariorum, conta atualmente com um acervo de 8.676 espécimes catalogados, 4.851 espécimes identificadas, 3.825 espécimes em processo de identificação, 2.205 espécimes inseridas no BRAHMS e 2.000 exsicatas no acervo digital. Abrigando 144 famílias botânicas, tem as mais representativas em número de espécimes: Fabaceae (916 espécies); Euphorbiaceae (300 espécies); Asteraceae (230 espécies); Myrtaceae (168 espécies); e Rubiaceae (167 espécies). O Herbário também abriga representantes da Flora da Chapada do Araripe (CE, PI e PE) de diversos biomas (Mata Úmida, Cerrado, Cerradão, Caatinga, Mata de Galeria, Carrasco). Mantém
parceria com os Herbários Prisco Bezerra (EAC), Sérgio Tavares (HST), Francisco de Abreu Matos (HUVA) e Graziela Barroso (TEPB). Atualmente o HCDAL/URCA tem como curadora a Professora Dra. Maria Arlene Pessoa da Silva e como vice-curador, o Professor Ms. Luiz Marivando Barros. Junto ao Herbário Caririense, são desenvolvidos importantes projetos de pesquisa voltados para um maior conhecimento da flora do Nordeste, em especial do Ceará envolvendo alunos da graduação e pós-graduação stricto sensu. Em 2010, o HCDAL foi contemplado com recurso do FINEP e Governo do Estado do Ceará com vistas a reforma e ampliação de suas instalações físicas além de recurso para aquisição de equipamentos necessários ao acondicionamento do acervo.

EXPOSIÇÃO

Em comemoração ao aniversário de 20 anos do HCDAL, estará ocorrendo uma exposição mostrando os encantos da flora caririense "Chapada em Flor", aberta ao público de modo geral, no Salão da Terra, na URCA, no período de 24 a 28 de setembro, das 8 horas às 20 horas.

URCA representada no II Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa do Nordeste

A Pró-Reitora Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Arlene Pessoa, estará participando do II Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa do Nordeste, em Maceió-AL. O evento acontece nos dias 20 e 21 de setembro. A programação envolve a discussão de temas importantes para a pesquisa e a pós-graduação,  tais como: A avaliação da CAPES; reflexões sobre o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil e suas implicações para a região nordeste; discussão sobre o Código da Ciência; as FAPs e o desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação na região Nordeste; sistemas de informação e de gerenciamento e o desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação na região Nordeste.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31