xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/09/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 setembro 2012

VIOLÊNCIA NO CRATO FOI O TEMA PRINCIPAL DA SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA


Vereador Pedro Alagoano (PSB) denunciou a volta da violência conmtra mulher no município do Crato.No último final de semana, duas mulheres foram vítimas de tentativa de estupro. O vereador aproveitou para  reclamar da falta de atendimento da Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato, após às 18h, de segunda à sexta, bem como no final de semana, que não funciona de forma nenhuma. ”A Delegacia da Mulher do município do Crato, também tem um funcionamento precário”, afirmou Pedro Alagoano, lamentando a violência e a assistência dos órgãos policiais.

A Vereadora Mara Guedes (PT) reforçou as pallavras do colega Pedro Alagoano e cobrou a prática de políticas públicas voltadas para as mulheres, não só por parte do Governo Federal, mas tabém coordenadas pelo Governo Municipal.  Mara disse que a assistência dos órgãos policiais reflete a falta de compromisso com a mulher.

O Vereador Luíz Cory (PMN) também lamentou a onda de violência que tomou conta do Crato, não só em relação as mulheres, mas a toda população. Setores da sociedade e o comércio em geral têm sofrido bastante com a ação dos bandidos e vândalos. Luíz Cory responsabilizou o Governo do Estado a ausência do plantão noturno da Delegacia Regional de Polícia Civil, durante a semana e o não funcionamento do órgão no final de semana. Cory afirmou que não se concebe um município do porte do Crato, com uma vasta zona rural, não contar com uma delegacia funcionando a noite, nos finais de semana e feriados.  O vereador cobrou do Estado uma tomada de providências urgente.

CMC
Foto meramente ilustrativa: Dihelson Mendonça
 

Eleitor surpreende Obama e o suspende com "abraço de urso"


Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama foi surpreendido neste último fim de semana na Flórida, durante sua campanha pela reeleição. Enquanto o candidato visitava uma pizzaria, Scott Van Duzer, dono do estabelecimento, não conseguiu se conter, abraçou Obama e o suspendeu no ar na sequência.

Apesar da surpresa, Obama não ficou constrangido e riu da brincadeira. Pouco depois posou com Van Duzer para fotos diante da imprensa que acompanhava sua visita.

O abraço foi dado após Obama ter dito que Van Duzer era o dono de pizzarias mais forte que ele já havia visto. O dono do restaurante foi visitado pelo atual presidente por ser um dos maiores incentivadores de doação de sangue daquela região.

A campanha de reeleição do candidato foi agitada neste último final de semana. Durante seu discurso, Obama afirmou que promoverá cortes no orçamento caso vença a disputa, uma possível saída para conter as críticas dos republicanos a respeito do aumento da dívida pública dos Estados Unidos.

AFP

Flamengo tem a maior torcida do mundo, de acordo com levantamento


Um levantamento feito pela agência de marketing Gerardo Molina-Euromericas colocou o Flamengo como o time que, em números absolutos, tem a maior torcida do mundo, com 39,1 milhões de pessoas. O estudo foi feito com base em várias pesquisas realizadas em países como Brasil, Argentina, México, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, França, Holanda e Japão. Em todos esses lugares a agência contou com consultorias próprias, que visaram diminuir a margem de erro.

Em seguida, está o Chivas Guadalajara, do México, que conta com 33,8 milhões de torcedores e o terceiro é o América, também do México (20,4 milhões). O próximo brasileiro no ranking é o Corinthians, que está em quarto com 28 milhões de fãs. O primeiro clube europeu da lista é a Juventus, em quinto, com 26,3 milhões. No entanto, a coisa muda de figura quando os números se comparam à população total dos países. Neste aspecto, o Boca Juniors lidera: 46,8% dos argentinos torcem para o Boca Juniors. O Flamengo, líder absoluto, tem "apenas" 25% de brasileiros em sua torcida.

LANCE!/IBOPE

Em parceria com o Ibope, o LANCE! divulgou em 2010 um ranking com as maiores torcidas do Brasil. Naquele ano, o Flamengo tambem foi eleito o clube com maior número de torcedores, mas os números foram menores, com o Rubro-Negro tendo 33,2 milhões de torcedores.


Lance!PressLance!Press – seg, 10 de set de 2012

Juiz proíbe divulgação de pesquisa Datafolha em Fortaleza


O juiz eleitoral Mário Parente Teófilo Neto proibiu a divulgação da terceira rodada da pesquisa de intenção de voto feita pelo Instituto Datafolha em Fortaleza. A pesquisa foi questionada pelos candidatos a prefeito de Fortaleza Inácio Arruda (PC do B) e Renato Roseno (PSOL) porque os nomes deles não foram colocados como opção na simulação de um eventual segundo turno.

O diretor de jornalismo do Grupo O Povo, Arlen Medina, considera que este fato "é um sério atentado à liberdade de informação". A pesquisa realizada no fim de semana seria divulgada ontem pelo jornal O Povo.

O Departamento Jurídico do Instituto Datafolha encaminhou pedido de reconsideração ao juiz, alegando que os cenários de segundo turno foram feitos com os candidatos mais bem colocados nas pesquisas anteriores.

O juiz acatou as representações dos políticos sob o argumento de que a pesquisa não atendia ao princípio da isonomia por colocar nos cenários de segundo turno quatro dos dez candidatos: Moroni Torgan (DEM), Roberto Cláudio (PSB), Elmano de Freitas (PT) e Heitor Férrer (PDT). Em seu despacho, o juiz eleitoral concedeu liminar proibindo a publicação da pesquisa sem os nomes de Inácio Arruda e Renato Roseno na simulação de segundo turno. Em sua decisão, Teófilo afirmou também que concedia a liminar para que não ocorresse a divulgação dos resultados da pesquisa antes que a Justiça Eleitoral pudesse analisar os argumentos apresentados pelos dois candidatos.

Efeitos. O juiz argumentou ainda que "é de conhecimento geral e dispensa maiores justificativas o fato de que uma pesquisa eleitoral divulgada a cerca de um mês da eleição pode gerar efeitos benéficos ou não, para os candidatos que disputam a eleição, podendo colocar alguns em aparente situação de vantagem em detrimento de outros. Assim sendo, é necessário que se conheçam os fundamentos fáticos, bem como jurídicos, inclusive legais, nos quais os instituto de pesquisa representado se baseou, para entender que em eventual segundo turno da eleição majoritária em Fortaleza o candidato Inácio Arruda não integraria a lista dos possíveis candidatos à Prefeitura de Fortaleza". 'Prejuízos'. Para o juiz eleitoral, "aceitar-se a divulgação da pesquisa realizada sem conhecer-se acerca dos fundamentos acima mencionados que gerariam possível segundo turno sem a participação do candidato representante inegavelmente caracteriza uma circunstância que pode trazer, em tese, prejuízos para a candidatura de Inácio Arruda".

A Justiça Eleitoral concedeu a mesma decisão para a representação de Renato Roseno.
LAURIBERTO BRAGA , ESPECIAL PARA O ESTADO , FORTALEZA - O Estado de S.Paulo

Mulher bêbada tenta invadir Palácio do Planalto e declara amor à Dilma


Mulher diz que já "marido" de Dilma


Uma mulher bêbada tentou entrar nesta terça-feira no Palácio do Planalto declarando seu amor pela presidente Dilma Rousseff e teve que ser rendida pela Guarda Presidencial, de acordo com fontes oficiais.

A mulher, identificada como Edmeire Celestino da Silva, de 29 anos, subiu parte da rampa do Planalto em estado de embriaguez, descalça e gritando incoerências, segundo o relato da "Agência Brasil". Um dos guardas de segurança da presidente disparou dois tiros de borracha no chão para tentar dissuadir a jovem, que foi imediatamente rendida, algemada e transferida para um hospital da capital.

Edmeire declarou seu amor à Dilma e afirmou que queria se casar com ela, além de garantir que já era seu marido. Inicialmente, jornalistas e seguranças pensaram que se tratava de um rapaz, já que Edmeire se identificou como homem e estava vestida com roupas masculinas. Posteriormente, descobriu-se que se tratava de uma mulher. Edmeire, que também tinha tentado entrar no palácio nesta manhã, antes de uma cerimônia oficial, levava uma fotografia de Dilma em um dos bolsos, junto com seu documento de identidade, segundo a mesma fonte. EFE
Portal Verdes Mares

Candidato que atua na mídia pode vir a deixar trabalho um ano antes do pleito


O Projeto de Lei Complementar 202/12, do deputado Professor Victório Galli (PMDB-MT), obriga candidatos a cargos eletivos que trabalhem no rádio ou na televisão, com exposição regular, a deixar a função 12 meses antes do pleito. Caso contrário, tornam-se inelegíveis.

Galli explica que a Lei Eleitoral (9.504/97) já proíbe a transmissão de programas apresentados ou comentados por candidato escolhido em convenção nos três meses anteriores à eleição. Em sua concepção, no entanto, “a regra deve abranger um período maior”. Para o deputado, o trabalho nos meios de comunicação, exercido muitas vezes por longos períodos, favorece os profissionais ao ingressar na política. “Esperamos reduzir os efeitos da ampla visibilidade que a mídia eletrônica proporciona a esses candidatos e aumentar o grau de equidade e isonomia na disputa eleitoral”, afirma.

Tramitação

Em regime de prioridade, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário.

Agência Câmara

Tudofel: Viagem à Mauridérnia (O encontro de poetas e o fra...

Tudofel: Viagem à Mauridérnia (O encontro de poetas e o fra...: O lançamento do livro de Geraldo Urano estava marcado para as vinte horas, em uma escola cujo nome não lembro. Chegamos um pou...

Governo paga 50% dos dias descontados dos grevistas


Depois de endurecer com os grevistas do setor público, o governo federal autorizou nesta terça o pagamento de 50% dos dias descontados de 8.931 servidores grevistas. O desconto alcançou os dias parados entre 15 de julho e 15 de agosto, quando a adesão ao movimento atingiu o pico e o governo anunciou medidas repressivas. O impacto dessa concessão custará R$ 13,3 milhões aos cofres públicos.

A devolução entra nesta quarta na conta de cada servidor e, segundo informou o Ministério do Planejamento, beneficiará apenas categorias que retornaram ao trabalho após assinarem o acordo de reajuste salarial de 15,8%, fatiado em três parcelas. A devolução da outra metade depende da aprovação de uma planilha de reposição das horas não trabalhadas, que cada categoria deve firmar com seu órgão de origem. A primeira a ter a recuperação total dos dias parados foi a dos servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O cumprimento das planilhas será monitorado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e os que desrespeitarem o compromisso terão o corte do ponto confirmado no contracheque, conforme avisou a ministra Miriam Belchior em instrução aos órgãos públicos atingidos por greves. Cada proposta terá de ser aprovado também pelo Planejamento, que avaliará se ela corresponde à reposição real do que foi perdido. O plano será disponibilizado na Internet e terá seu cumprimento fiscalizado em inspeções rotineiras nas repartições.

O rigor do discurso oficial, todavia, não encontra respaldo nos números. Pelos cálculos do próprio governo, 80 mil servidores - ou 350 mil segundo o comando do movimento - participaram da greve no seu auge, entre julho e agosto, quando foi determinado o corte de ponto de 11.959 pessoas, menos de 15% do total de faltosos. Com a anistia parcial adotada, restam apenas 2.536 servidores com o ponto efetivamente cortado, ou pouco mais de 3% dos que cruzaram os braços, na contabilidade oficial.

Esses pertencem a categorias que se recusaram a fechar acordo e continuam em greve, entre os quais o pessoal do Fisco (auditores e analistas) e o da Polícia Federal (agentes, escrivães e papiloscopistas).

Também não foram devidamente computados os dias parados nas 52 universidades e instituições federais de ensino, que sustentaram uma greve por quatro meses. As folhas de ponto ainda não foram analisadas e há suspeitas de que muitos reitores se recusaram a efetuar o corte nos salários dos faltosos.

Fonte: Estadão

II Minicurso de Turismo Regional - Por Maria Otilia


                
EEF Dom Quintino realiza II  Mini Curso de Turismo Regional na Região do Cariri

O presente trabalho, coordenado pelo professor historiador Anderson Feliciano, tem por finalidade conceituar o turismo regional do interior do estado do Ceará, refletindo sobre suas particularidades e a sua importância social, religiosa e econômica para o desenvolvimento da região do Cariri. Apresenta atividades de pesquisa e prática com estudantes da EEF Dom Quintino discutindo a necessidade de uma nova interpretação para o turismo local, principalmente no aspecto de melhorias dos atrativos turísticos, dos equipamentos, da infraestrutura urbana e do Geopark Araripe, nos lugares e cidades abrangidos pelo projeto.

Através construção de documentário fotografias, de pesquisas, aulas teóricas e de campo os alunos terão a oportunidade conhecer a história, de visitar e avaliar os principais pontos turísticos, científicos e religiosos das cidades: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O trabalho torna-se uma ação de intercessão no contexto social para responder a necessidade da informação onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania, não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. O projeto mobiliza o núcleo gestor, professores, alunos e comunidade, ampliando o debate sobre as questões da realização de atividades sócio-cultural-educativas, experimentando práticas baseadas na parceria, na criatividade e na coletividade.

Cronograma:

06/Set - Aula Inaugural (13:00h às 15:00h) Apresentação do Curso | Exibição do documentário construído com alunos da Turma de 2011.

10/Set - Aula de Campo (08:00h às 16:00h) Nova Olinda : Ponte de Pedra | Casa Grande. Santana do Cariri: Museu de Paleantologia | Trilha do Pontal | Pontal da Santa Cruz.
12/Set - Aula Teórica (08:00h às 10:00h) História do Ceará.
12/Set - Aula Teórica (13:00h às 15:00h) Juazeiro terra de fé em desenvolvimento
13/Set - Aula de Campo (13:00h às 16:00h) Juazeiro do Norte: Roteiro Comercio & Religião.
14/Set - Aula Campo (13:00h às 15:00h) Juazeiro do Norte: Roteiro Locais de Cultura.
17/Set - Aula de Campo (13:30h às 16:00h) Crato: Centro -Roteiro Comercio & Religião.
18/Set - Aula de Teórica (13:30h às 16:00h) Barbalha: Terra dos verdes Canaviais
20/Set - Aula de Campo (08:00h às 16:00h) Barbalha: Centro Histórico | Trilha do Soldadinho do Araripe | Roteiro d’ Águas. Missão Velha: Centro | Cachoeira | Floresta Petrificada.
21/Set - Aula de Campo (13:00h às 15:00h) Crato: Visita a sede do Geopark Araripe.
23/Set - Aula Teórica (08:00h às 10:00h) Caldeirão da Santa Cruz e o Beato.
23/Set - Aula de Campo(13:00h às 15:00h) Crato: Caldeirão da Santa Cruz.
24/Set - Aula de Campo (13:00h as 16:30h) Crato: Trilha do Belmonte | Geossitio Batateiras
25/Set - Aula de Campo (07:30h às 16:30h) Crato: Rio Granjeiro | Sítio Fundão | Geossítio Batateiras | Trilha do Belmonte | Aeroporto Desativado Nossa Senhora de Fátima.
25/Set - Aula Teórica (07:00h às 10:30h) TIC’s. Operações Básicas Técnicas para Empresas de Turismo: Agendamento, Planilhas de Custo e Pesquisa de Viagem.
28/Set - Aula de Campo (08:00h às 11:30h) Juazeiro do Norte: Estátua do Pe Cícero | Museu Vivo | Trilha | Geossitio Colina do Horto .
de 01 a 06/Out - Construção de Documentário  Divisão de Equipes Filmagem, Fotografia, Audio, Apresentação e Edição - Turmas (Manhã e Tarde).
11/Out - (18:00h) Encerramento do Curso  Entrega de Certificados | Homenagens | Agradecimentos | Exibição do Documentário


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30