xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/09/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 setembro 2012

Barbalha mantém a tradição do desfile do Dia da Pátria – por Armando Lopes Rafael

Nas fotos, o desfile  na cidade de Barbalha   
Quantas saudades sentimos dos antigos “Desfiles Cívicos de 7 de Setembro” realizados nas cidades caririenses... Esses desfiles – também chamados “Paradas do Dia da Pátria” – enchiam as nossas ruas com os alunos dos  colégios e ginásios – com suas fardas de gala –  desfilando ao som das bandas  marciais – composta por tambores e clarins – que eram  precedidas pelas “balizas”, as mocinhas bonitas e garbosas que manejavam um bastão... Havia, ainda, a figura do Porta-Bandeira a conduzir o pavilhão brasileiro, símbolo maior da nossa Pátria.

       Infelizmente já não se fazem no Cariri os desfiles de 7 de Setembro de antigamente! Hoje é comum vermos os pelotões dos alunos de nossas escolas vestidos com camisas de times de futebol. Outros  desfilaram representando as modalidades esportivas das últimas Olimpíadas, que vão do judô ao voleibol. 
       A exceção continua sendo a cidade de Barbalha, que mantém a tradição dos desfiles cívicos.  E com uma peculiaridade: a Parada Escolar ali acontece sempre no dia 6 de setembro, ou seja, na véspera do Dia da Pátria. E isso graças ao tradicional Colégio Santo Antônio, fundado em 1947 com o nome de Ginásio Santo Antônio, administrado desde sua fundação até 1999 pelos Padres Salvatorianos e, mais recentemente, dirigido pelo professor Giuseppe Sampaio,  que vem preservando a beleza do desfile de 7 de Setembro na Terra dos Verdes Canaviais.
        Neste ano, o desfile do Colégio Santo Antônio de Barbalha  manteve a tradição e cultura dos seus 65 anos de existência. Ao invés das músicas de pagodes, forrós e lambadas (que se veem atualmente  nos desfiles de outras cidades), os estudantes daquele educandário  desfilaram pelas ruas ao som de músicas cívicas,  como o Hino de Barbalha, Hino da Independência, canções militares, culminando com a execução do Hino Nacional Brasileiro, ao fim do desfile.
       Predominou em Barbalha a profusão das cores verde-amarela – as cores da nossa bandeira – enquanto noutras cidades da região o que vimos foram  pelotões de alunos com camisas de times de futebol, ou com a farda surrada do dia-a-dia, em meio à algazarra e desorganização...
          Parabéns ao Colégio Santo Antônio de Barbalha que não cedeu às exigências da dita “modernidade”,  que outra coisa não é senão a  decadência do civismo e outros modismos que destruíram a beleza e o significado das antigas paradas de 7 de Setembro...


CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos





E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

7 de Setembro de 1822: o dia em que nasceu o Brasil – por Carlos Roberto Bastos Pereira





O dia 07 de setembro é uma das datas significativas da construção do patriotismo e do sentimento de orgulho para o Brasil e para os brasileiros. Porém, o comportamento de grande parte dos brasileiros atuais tem sido de algum descaso para com a efeméride. Trata-se de um processo de esquecimento e vergonha de sermos o que somos, destruindo o sentimento de patriotismo.

O 07 de setembro é a data em que se comemora o dia da Independência do Brasil, que outrora era colônia de Portugal. A historiografia atual nos fornece elementos para melhor descortinar as condições e os fatores que levaram ao processo de emancipação do Brasil. Contudo, o Grito de Independência dado às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo, por D. Pedro, em 1822, se tornou um ato simbólico dentro deste processo. Nossa Independência Nacional, por mais sinuosa tenha sido, tornou-nos livre para criar e erguer um novo país, uma nova pátria, um novo Estado, nas Américas.

Embora seja considerado como um ato simbólico, tal atitude indicou a ruptura que se processava desde a saída da família real portuguesa do Brasil, em 1821, após a eclosão da Revolução do Porto de 1820. O gesto do então Príncipe Regente D. Pedro, no qual declarou a independência do Brasil, pode ser visto como a força do modus operandi de uma época; as estruturas mentais da sociedade se baseavam, fortemente, nas forças das palavras e ações dos homens, em virtude das reminiscências do cavalheirismo medieval e dos diversos militarismos ancestrais. Os homens buscavam cumprir com suas palavras e manter as ações de acordo com suas convicções, nas quais a ética e a moral vigentes representavam o norte.

Os príncipes e os nobres eram movidos por valores ainda bastante eivados dos ideais de virtude, honra e glória, sendo inconteste que a personalidade de D. Pedro de Bragança (1798-1834) trazia essas marcas e que sua adesão ao processo emancipatório forjado por José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) se deveu em grande parte a esse pesanteur des origines, parafraseando o grande Marc Bloch.

De maneira que somos herdeiros dessa grande tradição de heróis nacionais e que negar isso é, por óbvio, deixar de ser Cidadãos…
Infelizmente, um dos males do Brasil republicano foi legitimar a República através do olvidamento, do desprezo e da reescrita da história de nossa Monarquia. Na didática do ensino de História, faz-se importante ressaltar a ação de pessoas que se destacaram no processo da Independência, assim como é interessante explicar os símbolos da nacionalidade. A problematização deve ser uma constante, mas a iconoclastia deve ser bem elaborada e bastante cuidadosa.

A antiga matéria da grade curricular “Educação Moral e Cívica”, tão associada à ditadura militar brasileira (1964-1985), tinha aspectos evidentemente positivos e uma nova versão desse estudo deveria ser implementada pelo Poder Público.
As datas históricas têm fundo místico; as mudanças e as permanências que elas engendram são carregadas de energias e forças. Isto não pode ser relegado.


O ser humano precisa de heróis. Eles são arquétipos. Em sua humanidade, nunca deixaram de agir por interesses, ora excelentes e santos, ora mesquinhos e diabólicos, mas deixar de valorizar sua heroicidade não ajuda em nada o processo, que deve ser cotidiano e continuado, de exercer a cidadania. De construir uma Nação includente e justa para todos.
Viva o Sete de Setembro!
Viva o Brasil!

(Postado por Armando Lopes Rafael)

JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES 2012 X JOGOS PARAOLÍMPICOS DE LONDRES 2012


TRADUZINDO: SARADÕES  X  DEFICIÊNTES  FÍSICOS           
 

Não vou falar só do ORGULHO, que os atletas da Paraolímpiadas nos traz, mas de comparação entre as  NORMALIDADES físicas dos atletas que eu chamo de “SARADÕES, da delegação  Brasileira que participaram dos jogos Olímpicos em LONDRES 2012, e dos  atletas com deficiências Físicas com suas  IMPOSSIBILIDADES limitadas e superadas, que estão nas PARAOLÍMPIADAS também em Londres.  Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim , os atletas saradões, trouxeram 15 medalhas e ficaram com o 23º lugar e uma delegação de 277 atletas.
 
Em 2008 também em Pequim, nos Jogos Paraolímpicos os atletas trouxeram 47 medalhas e ficaram e 9º lugar.
Agora nas Olimpíadas de LONDRES 2012, a  nossa delegação de 257 atletas “SARADÕES” ,
 trouxeram 17 medalhas. Já os nossos atletas com “DEFICIÊNCIAS FÍSICAS”, que ainda estão participando dos jogos de verão em Londres, nas Paraolímpiadas, com 182 atletas, já ganharam 29 medalhas e os Brasileiros concorrem com mais de 150 países, e os jogos só terminarão no dia 9 de Setembro.
 
Agora, venhamos e convenhamos!!, Se o Brasil gasta tanto dinheiro para enviar “SARADÕES””, para as Olimpiadas mundo afora, para voltarem com umas “MERRECAS” de medalhas, então vamos gastar dinheiro e muito bem gastos, só com nossos atletas das PARAOLÍMPIADAS, que têm retorno POSITIVO e tem feito bonito,
Na nossa seleção de deficiêntes, temos:  Pessoas de membros amputados, Cegos que correm, Cegos que jogam bola, e até com deficiência mental, Cadeirantes, todos unidos dando o melho de si, pelo Brasil. Agora! Os nossos atletas CEGOS que jogaram futebol ontem e ganharam dos ARGENTINOS..,foi simplesmente  “FANTASTICOS”. Lembramos que estes atletas, não têm grandes patrocinadores. O Governo Brasileiro,vem investindo desde de 2005, a BOLÇA ATLETA, mais de 18 mil bolças já foram concedidas, e serão investidos até 2012, 284 Milhões de Reais.
 
VALEU MENINOS DO PARAOLÍMPICOS!!

Por Ed.Alencar
Radialista/Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

O melhor do mundo - Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Certa vez, um repórter perguntou a Altamiro Carrilho, há poucos dias falecido, o que  era preciso para se tornar um bom músico. E ele prontamente respondeu: "Em primeiro lugar, o sujeito precisa nascer músico. Depois estudar muito, horas e horas a fio".

Creio que o pianista João Carlos Martins preencheu completamente os requisitos ditados pelo saudoso Altamiro Carrilho. Iniciou seus estudos ao piano ainda criança com a professora Aída de Vuono. Aos oito anos já tocava piano como gente grande, tendo vencido um concurso para execução das obras de Bach. Em seguida ingressou no Liceu Pasteur, onde se aperfeiçoou com o professor russo José Liass, época em que chegou a estudar por mais de seis horas diária. Aos treze anos venceu um concurso internacional em São Petersburgo, na Rússia.

Em 1960, quando João Carlos Martins tinha vinte anos, foi convidado por Eleanor Roosevelt, ex-primeira dama dos Estados Unidos, a se apresentar no mundialmente famoso Carnegie Hall, ocasião em que interpretou Bach. Ele conta que ao final do concerto, a senhora Roosevelt adentrou ao camarim acompanhada de um cidadão excêntrico, que lhe disse:
- "Eu sou Salvador Dali. E você é o melhor interprete de Bach que há no mundo. Repita isso durante toda a sua vida. Faz quarenta anos que eu digo que sou o maior pintor surrealista do mundo e todos acreditaram!"

O talento nato entretanto é importantíssimo. De nada adianta cantar vantagem, quando não se tem a certeza do dom com o qual cada um nasceu. O difícil é descobrir que dom é esse. Acima temos dois exemplos de pessoas que descobriram esses dons e por isso foram vencedoras.   
Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Começa Desfile de 7 de Setembro em Crato !


As primeiras fotos do desfile, tiradas há 10 minutos








Fotos: Daniel Bloc Boris

Aeroportos e Polícia Rodoviária Federal reforçam trabalho neste feriado


A Polícia Rodoviária Federal (PFR) fará uma operação especial para o feriado da Independência, com reforço da fiscalização em várias rodovias federais. A operação começa às 24h desta quinta-feira (6/9) e vai até as 24h do domingo (9). Serão destacados 9 mil agentes federais para a fiscalização de 70 mil quilômetros (km) de malha viária.

Já nos aeroportos, a estimativa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é que 2,8 milhões de pessoas circulem pelos 63 aeroportos durante o feriado. A PFR informou que vai reforçar a fiscalização, com 35 equipes nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e da Bahia. Seis helicópteros serão usados no patrulhamento aéreo e resgate de vítimas em quatro regiões do país. O tráfego de caminhões bitrem, com dimensões excedentes e caminhões cegonha será restrito durante o feriado. Os veículos não poderão circular na sexta-feira (7), das 6h às 12h, e no domingo (9), das 16h às 24h. No sábado (8), não haverá proibição. A medita restritiva vale também para os veículos que têm a Autorização Especial de Trânsito (AET). A medida, segundo a PFR, tem o objetivo de reduzir o número de carros nas estradas e inibir os acidentes envolvendo caminhões. No ano passado, 34% dos acidentes em rodovias federais envolveram caminhões.

Nos aeroportos, as equipes operacionais, de limpeza e de segurança serão reforçadas neste período, assim como a fiscalização da saída de bagagens. O processo de entrega das malas será acompanhado por câmeras de segurança, monitoradas da sala de desembarque. O transporte de bagagens, no entanto, é responsabilidade das companhias aéreas.

Leia mais notícias de Brasil

Balcões de atendimento da Infraero e funcionários com colete identificador de ajuda estarão disponíveis caso os passageiros tenham alguma dúvida. Além disso, o aplicativo Infraero Voos Online, com informações dos voos e do Guia do Passageiro, estará disponível para celulares como iPhone, Blackberry e para os com plataforma Android e Java. No ano passado, na véspera do feriado da Independência, o número de passageiros que embarcaram e desembarcaram nos aeroportos foi 495.589. A expectativa da Infraero é que, hoje (6), o fluxo aumente em 25%, ou seja, que 619.100 passageiros utilizem os aeroportos.

Agência Brasil

UM SHOW INESQUECÍVEL - Os maiores Acordeonistas do Brasil estiveram no Crato na noite desta Quinta-Feira


AUDITÓRIO SUPERLOTADO EM CRATO PARA A APRESENTAÇÃO DOS ACORDEONISTAS TONINHO FERRAGUTTI e ALEXANDRE KRAMER

Considerdos pela crítica especializada como dois dos maiores acordeonistas do Brasil da nova geração, o paulista Toninho Ferragutti e o Gaúcho Alexandre Kramer simplesmente ARRASARAM num show incrível na noite desta quinta-feira ( 6 ) no SESC Crato ( Veja mais tarde o vídeo com a reportagem ). Os músicos, que já se apresentaram nos 4 continentes levando a arte do legítimo acordeon Brasileiro, mostraram em crato um repertório bastante diversificado, que variou do Erudito, passando pelo Choro, Baião, regados a muita improvisação, além de composições próprias de extremo bom gosto, que já estão registradas no último CD. No dia de hoje, o grupo se apresentará na cidade de Porteiras, cumprindo mais uma das dezenas de apresentações pelo projeto SONORA BRASIL, que trará em breve, ao SESC Crato, muitos outros artistas de renome.

Reportagem Fotográfica


O show totalmente acústico, sem microfones. A platéia, silêncio absoluto para OUVIR Música de qualidade.


Belíssimo show, cujas composições variaram entre o erudito e o popular, de altíssimo nível.


No final, uma pausa para autógrafos.


Alexandre Kramer, Ulisses Germano e Toninho Ferragutti


No final, a foto que ficará famosa,  com muitos dos grandes sanfoneiros e acordeonistas da região do Cariri

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça
Colaboração nas filmagens: Repórter Willames Nunes
www.blogdocrato.com

Resolvido


Problema resolvido.

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS.


Um amigo, um poeta. Havia muito tempo não encontrava o amigo e poeta José Landim. Desta feita o encontro foi na Praça Siqueira Campos - Crato. Depois do abraço perguntei: Como vai o amigo? Ele respondeu-me sem demora:

Devagar vou prosseguindo,
As mulheres de mim rindo,
E cobertas de razão,
Nem o Satanás aguenta,
Velho depois de setenta,
Sem dinheiro e sem tesão.

Tudofel: Passeio sentimental pelas ruas do Crato (A música ...

Tudofel: Passeio sentimental pelas ruas do Crato (A música ...: Prossegui o passeio, em busca do centro da cidade. Passei na loja de Amilton, que, além de receber pagamento de títulos e contas,...

Ceará deve receber 51 mil turistas no feriado de 7 de setembro


O Ceará deve atrair neste feriado prolongado de 7 de setembro cerca de cinco mil turistas a mais do que o de 2011. São esperados 50.584 visitantes no Estado, chegando via Fortaleza. O número corresponde um crescimento de 10,6% em relação aos 45.726 do ano passado. Segundo estudo da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), os turistas devem gastar em média R$ 877,80 durante o feriado prolongado (noite do dia 06 até a manhã do dia 10 de setembro). Em 2011, este índice ficou em R$ 762,35, uma diferença de 15,1%.

Economia

A receita do setor nestes dias deve atingir R$ 44,4 milhões, enquanto a renda gerada deve alcançar R$ 77,7 milhões. Ambos apresentaram uma variação positiva de 27,4%. O estudo ainda aponta que a rede hoteleira da Capital deve atingir um índice de ocupação de 90,9%, distribuída em hotéis (92,9%), seguida por flats (90,4%), pousadas (79,7%) e albergues (79,7%).

Além de Fortaleza, os polos que devem receber os maiores números de turistas são: Cumbuco, com 89,3% da preferência; Canoa Quebrada (89,1%); Jericoacoara (88,2%) e Praia das Fontes/Morro Branco (78,7%).

Fonte: DN

STF condena cúpula do Rural por unanimidade


Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, confirmou com seu voto a unanimidade da corte pela condenação por gestão fraudulenta de instituição financeira a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, hoje acionista, e o ex-vice-presidente operacional José Roberto Salgado. Também foi condenado, por 8 votos a 2, Vinícius Samarane, ex-diretor de controle interno e atual vice-presidente. A única absolvida, por 9 a 1, foi Ayanna Tenório, ex-vice-presidente do banco. A sessão foi encerrada e o STF retomará o julgamento na próxima segunda-feira com a análise do item que trata da lavagem de dinheiro que teria sido praticada pelos dirigentes do Rural e por Marcos Valério, seus ex-sócios e ex-funcionários.

Em seu voto, Ayres Britto afirmou que as irregularidades nas concessões dos empréstimos ao PT e a agências de Marcos Valério foram intencionais e tinham como objetivo ajudar o banco no processo de levantamento da liquidação extrajudicial do Banco Mercantil de Pernambuco. "Realmente os descuidos desse núcleo diretivo do banco, que ao meu ver tem três pessoas, foram em quantidade enlouquecidos, somente explicados por um objetivo que, não vem ao caso explicar, mas que seria um outro propósito dessa diretoria de participar da liquidação do Banco Mercantil de Pernambuco", disse o presidente do STF.

O ministro avançou ao destacar que o assunto chegou a ser discutido em uma reunião de Kátia Rabello com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Observou, aliás, que isso desmentiria a defesa da ex-presidente de que ela não teria muito conhecimento na área financeira. "Ela teve o total desembaraço ao participar de reunião com alto dirigente do Partido dos Trabalhadores para tratar da intenção do banco naquela liquidação do Banco Mercantil de Pernambuco".

Fonte: EXAME


Candidatos a prefeito de Fortaleza declaram gastos de R$ 9,2 milhões


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (6) a segunda parcial de prestação de contas dos candidatos a prefeito de Fortaleza. Em dois meses de campanha foram declarados gastos de R$ 9,26 milhões. O valor é bem superior às despesas que os prefeituráveis disseram ter feito há um mês: R$ 2,045 milhões. Até o fim das eleições, a previsão total de custos é R$ 59,7 milhões.

Já os recursos arrecadados foram da ordem de R$ 10,82 milhões. Também acima do montante que teria sido acumulado há um mês: R$ 1,58 milhão. O prefeiturável que mais arrecadou e mais realizou gastos foi Roberto Cláudio (PSB). Sua candidatura conseguiu arrecadar R$ 5.230.100, gastando 4.582.584,31.

O maior doador do candidato do PSB é o diretório estadual do partido: R$ 2.598.800. Em seguida aparece a empresa Paquetá Calçados, com R$ 666,5 mil. Em relação aos gastos, os de maior volume foram para a empresa Contato Sociedade de Negócios e Prestações de Serviços: R$ 1,27 milhão. Depois de Roberto, aparece o candidato do PT à sucessão da prefeita Luizianne Lins, Elmano de Freitas. Ele conseguiu arrecadar R$ 3.147.300. Na primeira prestação de contas, o petista havia declarado uma arrecadação de R$ 5 mil. Ou seja, em apenas um mês, os recursos de campanha cresceram 628 vezes. O principal doador de campanha de prefeiturável foi o diretório nacional de seu partido. Ao todo, Elmano recebeu do PT R$ 2,47 milhões. A maior despesa foi para a empresa Contacto Relações Públicas Ltda: R$ 1,2 milhão.

Via O POVO Online

Doação de Órgãos - Mais de 80 mil pessoas já se declararam doadores no facebook


No primeiro mês de lançamento da parceria entre o Ministério da Saúde e o Facebook para incentivar a doação de órgãos, mais de 80 mil pessoas se declararam doadores. Lançada no dia 30 de julho, a funcionalidade permite que os usuários da mídia no Brasil – cerca de 40 milhões de pessoas – possam compartilhar esta decisão com amigos e parentes.

O internauta pode adicionar em sua linha do tempo a declaração de que é doador e  compartilhar sua história, sobre quando, onde e porque decidiu tomar esta decisão. Assim como outros dados pessoais, o usuário também pode escolher com quem quer compartilhar, configurando em seu controle de privacidades. A informação sobre doação de órgãos poderá aparecer na linha do tempo do usuário e na descrição do perfil. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o número alcançado demonstra o poder das redes sociais de mobilizar pessoas que apoiam a causa. “Esta é mais uma ferramenta que contribuirá para a nossa campanha de incentivo à doação de órgãos. Precisamos fazer com que esta ideia seja multiplicada. No meu perfil, eu já informei, aos amigos e familiares, o meu desejo de ser doador”, conta o ministro.

Desde 2009, o Ministério da Saúde utiliza as redes sociais para se aproximar mais da sociedade, esclarecendo dúvidas, recebendo sugestões e trabalhando para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte:  Agência Saúde

Professores da UFC e Unilab votam pelo retorno imediato das aulas


Aula. Esta é a palavra que representa o resultado da assembleia geral extraordinária, realizada nesta quinta-feira [6], pelos prodessores das universidades do Ceará [UFC] e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira [Unilab].

Cerca de 750 docentes estiveram reunidos e a maioria votou pela suspensão da greve e pelo retorno imediato às atividades acadêmicas. Na UFC, o calendário acadêmica deve ser reestabelecido na segunda-feira [10], enquanto na Unilab as aulas deverão recomeçar no dia 17 de setembro e seguem até o dia 7 de dezembro.

VOTOS - A assembleia decidiu também, por 254 votos contra 226, rejeitar o Projeto de Lei 4368/2012, que reajusta os salários e reestrutura as Carreiras de Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, encaminhado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional no último dia 31 de agosto. Os professores decidiram, ainda, por 202 votos contra 195, que a sua representação sindical não participará dos Grupos de Trabalho que tratarão de questões pendentes, como o acompanhamento do plano de expansão das Universidades e Institutos Federais, conforme prevê o Termo de Acordo assinado entre o Governo e o PROIFES.

* Com informações da Adufc ( Yuri Guedes - Colaborador do Portal Chapada do Araripe )

CGU lança cadastro de expulsões de servidores do Executivo Federal


O Portal da Transparência, administrado pela Controladoria-Geral da União [CGU], disponibilizou a partir dessa quinta-feira [6] o Cadastro de Expulsões da Administração Federal [CEAF].

O serviço é um banco de informações mantido pela própria CGU, que reúne as penalidades expulsivas [demissão, cassação de aposentadoria e destituição de cargo em comissão ou função comissionada] aplicadas, no âmbito do Poder Executivo Federal, a servidores civis, efetivos ou não, desde o ano de 2005.

A relação inicial, com dados até 30 de agosto último, contém 3.027 expulsões aplicadas a 2.552 servidores. Esses números são diferentes porque em muitos casos o servidor é punido mais de uma vez, em consequência de diversos processos a que respondeu. A fonte das informações é o Diário Oficial da União. O cadastro será atualizado mensalmente. Demissão é a pena aplicável ao servidor efetivo ativo que comete infração grave no exercício do cargo; cassação de aposentadoria é aplicada quando o servidor já está aposentado, mas foi penalizado com demissão por ato praticado enquanto se encontrava em atividade; e a destituição é aplicada a pessoa que ocupava somente cargo em comissão ou função comissionada, não sendo servidor efetivo.

DETALHES - O cadastro tem como objetivo consolidar dados úteis aos gestores públicos, bem como garantir maior transparência à atividade correcional promovida pela Administração Federal. A penalização de servidores públicos implica em diversas consequências jurídicas, podendo, nos casos mais graves, acarretar o impedimento de retorno do servidor aos quadros da Administração. As consequências dessas punições constam na Lei do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União [Lei nº 8.112/90] e também em outras leis, como as que tratam de inelegibilidade. Além disso, em determinados caos, pode haver consequência na esfera criminal, sendo obrigatória a comunicação ao Ministério Público.

Informações sobre penas aplicadas a empregados públicos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho [CLT] ou por meio de normativos internos de empresas estatais, por exemplo, não fazem parte do cadastro. Pelo cadastro é possível detalhar a punição aplicada ao servidor e obter informações como: órgão de lotação, data da punição, tipo de penalidade, unidade da federação, fundamentos legais da expulsão e até visualizar a portaria de punição no Diário Oficial da União. É possível também fazer “download” completo das informações constantes do cadastro, o que permite organizá-las por órgão de lotação, por data das punições etc., ou, ainda, elaborar gráficos. Segundo o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, “a divulgação do Cadastro de Expulsões da Administração Federal é mais um passo dado pelo Governo Federal brasileiro em cumprimento à Lei de Acesso à Informação”. O novo cadastro pode ser consultado no Portal da Transparência [www.portaldatransparencia.gov.br], clicando na aba ou item de menu “Servidores”.

Assessoria de Comunicação Social da CGU
Via Yuri Guedes

TRE-CE mantém indeferimento de cinco candidaturas a vereador em Iguatu


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará [TRE-CE] manteve, na sessão dessa quinta-feira [6], o indeferimento de cinco registros de candidatura a vereador do município de Iguatu, no Centro Sul cearense.

A Corte Eleitoral seguiu, unanimemente, o voto do relator dos cinco recursos, juiz Antônio Abelardo Benevides Moraes, em todos os julgamentos. Foi mantida a sentença de primeiro grau, em consonância com o parecer do Ministério Público.

As decisões atingem os candidatos Fernando Antônio de Andrade [RE - 11588], Carlos César Ferreira Vieira [RE - 11406], Jarismar Crizante da Silva [RE - 11673],José Carlos Elias de Souza [RE - 11843] e Raimundo Carvalho Filho [RE - 11928], todos pertencentes ao quadro do PTC. Da decisão cabe recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral [TSE].

Fonte: TRE-CE


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30