xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/09/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 setembro 2012

Procissão de Nossa Senhora da Penha reunirá cerca de 40 mil pessoas nas ruas do Crato, na tarde deste sábado


Procissão de Nossa Senhora da Penha reunirá cerca de 40 mil pessoas nas ruas do Crato, na tarde deste sábado
Será encerrada neste sábado, dia 1º, com grande procissão pelas ruas do Crato, a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha. As comemorações foram iniciadas no último dia 22, com grande carreata pelas ruas da cidade. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas participem do cortejo, levando a imagem da santa em carro-andor. A grande procissão será a partir das 17 horas, seguida da benção do santíssimo. Antes, haverá consagração à Nossa Senhora da Penha, com celebração da missa, às 16 horas. O roteiro este ano segue saindo da praça da Sé, Dom Quintino, Avenida Pericentral, Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Limaverde e o retorno para a Sé Catedral

A abertura da festa contou com cerca de 5 mil pessoas. Mais de mil veículos acompanharam o cortejo, que saiu à noite do Mirandão, acompanhado de carros de som empolgando toda a população, para festejar junto esse momento. Várias ruas foram percorridas e os fiéis devotos de Nossa Senhora se emocionaram com a passagem do carro-andor ornamentado. A imagem da santa chegou à Sé Catedral depois das 21 horas, e foi saudada por uma grande multidão. A abertura oficial foi feita pelo bispo Diocesano, Dom Fernando Panico. A catedral da Sé também completa 244 anos e 98 anos de paróquia. A devoção à Nossa Senhora da Penha a cada ano só aumenta na cidade e a reverência em todo o Brasil. Os festejos religiosos também estão dentro do Triênio para os cem anos da Diocese do Crato, que serão comemorados em 2014. Nossa Senhora da Penha é também padroeira da diocese.

A programação contou com as caminhadas marianas, as missas diárias, ofício da Imaculada Conceição, novena e benção do santíssimo. A parte social da festa de frente à matriz teve o espaço da praça da Sé, que foi recentemente inaugurada e os seus vendedores organizados. O Padre Edmilson Neves, pároco da matriz, destaca a grande participação do público durante a programação.

A grande procissão, segundo o pároco, acontece a partir das 17 horas, seguida da benção do santíssimo. Antes, haverá consagração à Nossa Senhora da Penha, com celebração da missa, às 16 horas. O roteiro este ano segue, saindo da praça da Sé, Dom Quintino, Avenida Pericentral, Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Limaverde e Sé Catedral. Durante a programação social, será realizada quermesse, com bingos e leilões, todos os dias. Durante os dias de realização da festa de Nossa Senhora da Penha, a Igreja estima a participação de 70 mil pessoas.

Leia Mais:
DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA DA PENHA

A devoção à Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos.  A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda-PE, e ainda existe preservada na paróquia. A justificativa para que viesse ao Crato é que imagem ficou pequena no altar construído na Basílica daquela localidade.  A imagem foi adquirida na França. O padre ressalta a devoção a Nossa Senhora da Penha na Região e no Brasil, a exemplo das cidades de Campos Sales, no Cariri, e paróquias da Penha em São Paulo e Rio de Janeiro.





Por: Elizângela Santos para o BLOG DO CRATO
Repórter e Colaboradora

Romancista cratense Ronaldo Correia de Brito lança novo romance nesta segunda-feira, 3


(Excertos de reporgem publicada n'“O Estado de S.Paulo)

Ronaldo Correia de Brito relata o processo de criação de "Estive Lá Fora"


Em Estive Lá Fora, como em Galileia, trato de famílias. Embora quase toda ação transcorra no Recife, a trama também remete ao Sertão dos Inhamuns, um dos cenários que mais visito. Dessa maneira, mantenho os vínculos com a paisagem de meus livros anteriores. O sertão alimenta o imaginário do personagem Cirilo, irmão de Geraldo; os antigos crimes da família o atormentam e o fascinam para a morte.

Ali estavam as 296 páginas do romance que eu pensava escrever desde que cheguei ao Recife para candidatar-me à universidade, e deparei-me com a ditadura militar, mais evidente e chocante do que no interior cearense, de onde eu viera. O terror adquiriu feições diferentes nas cidades brasileiras, recrudescendo em tempos desiguais, conforme a resistência política de cada Estado. No Recife, marcado pelas revoluções de 1817 e 1824, com um saldo de mortos e banidos que a história oficial não costuma referir, as pessoas pareciam habituadas à luta. Já no primeiro dia após o 31 de março, estudantes de Engenharia marcharam até o Palácio das Princesas e foram recebidos a bala, morrendo dois jovens no embate. Em 1969, ano em que cheguei à cidade, as forças de repressão haviam assassinado o padre Henrique, de apenas 28 anos, um sociólogo que trabalhava com o arcebispo dom Helder Câmara. O enterro tornou-se um dos mais emocionantes atos públicos contra a ditadura, acompanhado por 20 mil pessoas no percurso de dez quilômetros do bairro do Espinheiro ao cemitério da Várzea, com várias paradas por conta de ações da polícia e prisões de manifestantes.

Tentei recriar a atmosfera de horror do fim da década de 1960, quando as medidas provisórias e os atos institucionais haviam limitado direitos civis e liberdade de expressão. Fora das polaridades direita e esquerda, comunismo e capitalismo, o Recife também pulsava, como o restante do mundo, nos ecos da contracultura e do movimento hippie.

ESTIVE LÁ FORA
Autor: Ronaldo Correia de Brito
Editora: Alfaguara
(295 págs., R$ 44,90
)

CRONIQUETA - POSTADO POR ANTONIO MORAIS

"Embora ninguém seja inútil, algumas pessoas tornam sua vida vazia e apodrecem dentro de si mesmas. Receber os dons de Deus, através do Espirito Santo, é como ganhar um presente num involucro muito bonito: se não abrir este pacote não adianta nada, fica tudo inútil. Será que os nossos talentos e carismas estão produzindo frutos?
Quando sentirmos vontade de maldizer a própria vida, os problemas que temos... precisamos olhar para o lado. Veremos que nos queixamos por não ter sapatos, quando muitas pessoas não tem os pés. Se até hoje a nossa vida não teve sentido, nada impede que possamos encontrar-lhe algum.
Convém lembrar que passaremos por este mundo uma só vez. E por isso todas as boas ações que possamos praticar a qualquer ser humano não devem ser adiadas. A única coisa que se levará daqui desta vida é o amor que vivemos".

Tudofel: Nossa Senhora da Penha

Tudofel: Nossa Senhora da Penha: Hoje é o Dia da Padroeira do Crato, Nossa Senhora da Penha. Como todo “bom” cratense, tenho uma devoção especial para com Ela. ...

MPCE pede a penhora dos bens do prefeito de Antonina do Norte


O Ministério Público do Estado do Ceará [MPCE] solicitou junto à Justiça a penhora dos bens do prefeito de Antonina do Norte, Antonio Roseno Filho.

Além disso, o MPCE pediu o bloqueio de verbas municipais, após o descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta [TAC] firmado em outubro do ano passado, segundo a Procuradoria. Através da assinatura do documento, o gestor havia se comprometido a cumprir uma série de recomendações em relação ao matadouro público, mas o MPCE verificou que algumas cláusulas do TAC não foram atendidas. A ação é do promotor de Justiça Edgard Jurema de Medeiros.

Dentre outras coisas, o TAC estabelecia que a Prefeitura deveria providenciar, até o dia 31 de janeiro deste ano, a aquisição de fardamento completo para os manipuladores e de uma pistola pneumática, além da obrigação de informar à Promotoria de Justiça todos os atos praticados referentes ao Termo, para que o trabalho fosse acompanhado pelo Ministério Público. O documento também estabelecia o pagamento de multa diária de R$ 1 mil por parte do prefeito em caso de descumprimento, o que também não ocorreu. A partir disso, o MPCE pediu a penhora dos bens do gestor, com a finalidade de garantir o pagamento da multa estipulada pelo acordo, e o bloqueio das verbas do Fundo de Participação do Município [FPM].
* Com informações da Assessoria de Comunicação do MPCE
Yuri Guedes - Colaborador

População brasileira atinge 194 milhões em 2012, estima IBGE


Em 1º julho deste ano, a população brasileira alcançou 193.946.886 de pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE] publicada nesta sexta-feira [31] pelo Diário Oficial da União [DOU].

Segundo a projeção, a população cresceu 1,57 milhão [0,81%], em relação a julho de 2011. Pela projeção, o estado de São Paulo é o mais populoso, com 41,9 milhões de pessoas [21,6% do total de habitantes do país]. Depois de São Paulo, Minas Gerais é a unidade da Federação mais populosa [19,8 milhões], seguida do Rio de Janeiro [16,2 milhões], da Bahia [14,1 milhões], do Rio Grande do Sul [10,7 milhões], Paraná [10,5 milhões], de Pernambuco [8,9 milhões] e do Pará [7,7 milhões].

O município de São Paulo continua sendo a cidade mais populosa do Brasil com aproximadamente 11,4 milhões de pessoas [27% dos residentes no estado e 5,86% do total da população brasileira]. A divulgação das estimativas populacionais está prevista em lei, e os dados estatísticos são usados para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos do governo federal, além de servir de parâmetro para a repartição de recursos das políticas públicas e para a distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. De acordo resolução do IBGE, a forma de fazer a projeção do tamanho da população no próximo ano será modificada. “Deverá incorporar novas informações relacionadas à dinâmica demográfica local e incluir procedimentos metodológicos alternativos, como aqueles que fazem uso de variáveis econômicas, sociais e demográficas em nível municipal”, diz o texto.

Em 2013, o chamado Sistema de Projeções da População do Brasil, será atualizado com as informações do Censo Demográfico 2010, das pesquisas por amostragem mais recentes [Pnad], bem como dos registros administrativos [de cadastros públicos] referentes ao ano de 2010.
 
Agência Brasil

Implementação da Região Metropolitana do Cariri é discutida


A implementação da Região Metropolitana do Cariri [RMC] foi o tema da primeira reunião técnica coordenada pela equipe da Secretaria das Cidades, nesta quinta-feira [30], no município do Crato.

Representantes dos nove municípios envolvidos na criação da RMC abordaram assuntos relevantes ao fomento da área de abrangência. “A elaboração e implantação desse projeto trarão engajamento entre os municípios e mais potencial para a solicitação de aporte financeiros para os empreendimentos na região”, destaca o consultor do projeto, Jório Cruz. Membros da Universidade Federal do Ceará [UFC] bem como da Universidade Regional do Cariri [Urca] também estiveram presentes na reunião. O projeto de implantação da RMC integra as ações do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, desenvolvido pela Pasta. O projeto tem como meta melhorar a infraestrutura urbana, promover o desenvolvimento econômico e ampliar a capacidade de gestão regional do Cariri.

O encontro teve como objetivo destacar as potencialidades do Cariri, como turismo, meio-ambiente, e economia. Segundo o urbanista e arquiteto Jório Cruz, é necessário a criação de uma Secretaria Executiva do Agente Gestor Metropolitano para dar suporte à nova configuração da Região. Na pauta da reunião foi realizada uma apresentação aos gestores sobre os produtos estabelecidos para a implantação da RMC. A alteração das leis orgânicas municipais, criação do Agente Gestor Metropolitano, a formação do Fundo de Desenvolvimento e a criação do termo de referência do Plano Diretor Metropolitano foram alguns dos temas destacados na explanação.

De acordo com o coordenador do Projeto Cidades I, Adauto Oliveira, a primeira reunião técnica tem como objetivo traçar as definições suplementares para o andamento dos trabalhos com os municípios do Cariri. Segundo o prefeito de Farias Brito, Vandevelder Freitas, esse encontro foi um passo importante que contribui para o inicio do avanço da região do Cariri. “Esse planejamento faz parte de uma série de reuniões entre os envolvidos, como representantes do Estado e dos municípios”, conclui.

RMC - A Região Metropolitana do Cariri [RMC] está localizada ao sul do Ceará. Foi criada por uma Lei Complementar Estadual nº 78, sancionada em 28 de junho de 2009. A RMC surgiu da unificação da malha urbana das cidades de abrangência da Região. O ato de conurbação dos municípios resulta na criação de regiões metropolitanas. A região do Cariri é composta pelos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, bem como Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
Yuri Guedes - Colaborador

Blog do Crato completa 2.000 seguidores no Facebook e 180.000 visitas mensais


O MAIOR BLOG DO CEARÁ- BLOG DO CRATO
Há 7 Anos, o Crato na Internet !

Em apenas 2 meses depois de instalado o nosso sistema de "curtir" o Blog via Facebook, o Blog do Crato já completou a marca de 2000 fãns na maior rede social do planeta. E a taxa cresce em média 20 novos adeptos por dia. Saudações aos novos leitores do Maior Blog do Ceará, com 23.000 artigos, 6.000 acessos diários e 180.000 acessos mensais. E é da nossa cidade!

Parabéns!
www.blogdocrato.com

Programa To Be Or Not To Beatles, Hoje, SÁBADO, 14:00 - Pela Rádio Educadora do Cariri



Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31