xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 agosto 2012

Incêndio atinge parte da reserva florestal da Chapada do Araripe, em Barbalha


Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local tentando controlar o fogo. Umidade baixa e falta de chuvas são as principais causas do incêndio.

Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (30) na reserva florestal do Nordeste, localizado na Chapada do Araripe, na cidade de Barbalha, a 505 km de Fortaleza. De acordo com o chefe da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, Paulo Maia, equipes do corpo de bombeiros de Juazeiro do Norte e Crato tentam controlar o fogo que iniciou na madrugada desta quinta-feira.Especialistas na área de incêndio e prevenção do Ceará afirmaram que agricultores queimam áreas secas para limpar o terreno para futuras colheitas e isso deve ter sido a causa do incêndio. Outro fator que ajuda a propagar o fogo na reserva florestal é a pouca umidade e a falta de chuvas na região que já dura quatro meses. A Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe possui 1.063.000, 0000 hectares e desde de 1997 é uma área de proteção ambiental.

Do G1 Ceará

A força dos cavaletes - Por Yuri Lacerda


Quem passa pelas ruas do Crato, principalmente próximo a praças e avenidas, não consegue deixar de perceber a "briga travada entre os cavaletes". Luta esta por um espaço para divulgarem os números e imagens dos candidatos.

Acredito eu, que eles estejam querendo utilizar as mesmas teorias que as grandes empresas utilizam para embutir um produto na cabeça das pessoas, com o intuito de comprar os seus produtos. Todavia, não sei se esse tipo de propaganda tem tanta eficácia. Embora eu não seja nenhum entendedor do assunto, vejo que muitos problemas podem ser ocasionados por conta desse  tipo de "marketing". Entre os problemas podemos citar: a imensa poluição visual; impedimento visual dos motoristas em alguns retornos e acessos; e possíveis acidentes com veículos e motocicletas.

Sabe-se que muitos problemas de saúde podem ser ocasionados pela poluição visual, entre eles: desorientação, fadiga, stresse e irritação. Por conta disso, muitas cidades lutam pela redução das exageradas placas e propagandas do comércio. O governo municipal mesmo já realizou campanhas com esse intuito. Entretanto, o que se vê nesse período é uma luta pela demarcação de território a partir de violentas e exageradas propagandas, uma delas, em forma dos "benditos" cavaletes.

Mutios desses cavaletes impedem ou dificultam a visão dos motoristas. Um exemplo bem prático pode ser observado em frente ao Corpo de Bombeiros do Crato. Por exemplo, quem vai no sentido pimenta-centro que tenta entrar na R. Leandro Bezerra, em frente a sede do Corpo de Bombeiros, muitas vezes não consegue ver, ou vê com dificuldade, os carros que trafegam no outro sentido da avenida. Há alguns dias tinha uma placa tão grande naquele local que atrapalhava completamente a visão.

Por último, inúmeras são as vezes que se observa os "cavaletes" caindo, ou caídos, sobre as ruas e avenidas da cidade. Eu mesmo, sem querer, já passei por cima de um que estava caído na rua, próximo à uma praça. Imagino que muitos de vocês também já fizeram algo do tipo.

Imagina se acontece um vento forte levando os cavaletes para o meio da avenida bem no instante que passam carros e motocicletas? O desastre está feito! Mas, o problema está resolvido, tem muito cabo eleitoral botando uma pedra no cavalete, bem acima da cabeça do candidato para resolver o problema. Vê se pode?

Não estou criticando a ação de um ou outro político em específico, todos estão fazendo a mesma coisa. Acho que deve-se fazer uma campanha diferente. Não tragam para nossas praças cavaletes, tragam ideias, diálogo, propostas, coisas boas para nossa população! Inovem as suas campanhas políticas.

Por Yuri Lacerda 
Foto ilustrativa: Site Sul21

Tudofel: Como selecionar dez canções dos Beatles para um pr...

Tudofel: Como selecionar dez canções dos Beatles para um pr...: Qual o critério para selecionar dez canções entre as centenas de pérolas musicais que compõem o repertório do fabuloso quarteto de Li...

Extração de Células Tronco a partir do dente de leite


Tainah Medeiros

Os pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, deram início a testes de células-tronco embrionárias obtidas a partir do dente de leite em seres humanos. Dois pacientes com lesão na córnea já estão sob tratamento no Instituto da Visão da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e mais pessoas na mesma situação deverão ser incorporadas ao experimento, mas os resultados só devem ser anunciados no segundo semestre de 2013.
* Células-tronco: Em busca do tempo perdido!
* O caminho das células-tronco
* Clonagem e células-tronco
Caso seja comprovada a eficácia das células-tronco para recuperar o tecido que reveste a córnea, será possível tratar em torno de 100 pacientes por dia com o material extraído de apenas um dente de leite. Os pesquisadores já têm estudos sobre a aplicação dessas células na regeneração de retina, ossos, cartilagens, em implantes dentários, tratamento de arteriosclerose e doenças cardíacas.
A extração de células-tronco a partir de dentes de leite não é novidade. Fora do Brasil há alguns estudos avançados, mas nenhum conseguiu chegar à quantidade de células obtidas aqui, suficientes para aplicação em humanos.
Os estudos, que começaram em 2004 e já passaram por testes em animais, mostraram que as células não provocaram nenhum efeito colateral importante quando comparadas a biofármacos e outras drogas.

Trancrito de Drauzio Varella. com.br

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS



Em todos os segmentos da sociedade existem  os bons e os malfeitores. Em todos eles os bons procuram se distanciar dos malfeitores. No PT é diferente, não há essa separação, fazem de tudo  para defender a companheirada por indefensável que seja a defesa, e, por isso se misturam todos, se tornam iguais e, ao final, uns vão pagar pelos outros. 

Na sessão plenária desta 4ª feira 29, da Câmara dos Deputados em Brasília, ocupou a tribuna o Deputado Federal  Zé Geraldo, PT-PA, e em sua fala inicial, lamentou o sofrimento do seu amigo e colega Deputado. João Paulo Cunha,  por ser um homem integro, não merecia ser julgado, e se julgado for pelo SUPREMO, será  uma “ COVARDIA “ disse ele. 

Enquanto o Deputado Zé Geraldo desabafava na tribuna da Câmara, o seu colega João Paulo era condenado pelo Ministro Cezar  Peluso que  declarou seu voto de forma bem popular: "Um presidente da Câmara que manda a mulher buscar de forma dissimulada 50 000 reais nos fundos de um banco, está fazendo coisa errada. E ponto final". O Deputado João Paulo Cunha foi condenado por 9 dos 11 ministros da corte, sua primeira pena a cumprir foi renunciar a candidatura a prefeito de Osasco.

Pelo andar da carruagem e entendimento dos juizes todos deverão ser condenados, pois se trata de um  mesmo crime.  Quanto ao cumprimento de penas é outra coisa. Pra quem não tem pudor não é desonra ser  assessor do Ministério da Defesa e ter que dormir na cadeia. 

Alô, PRAXEDES...ALÔ DEMUTRAN - Motoqueiros abrem a descarga pra fazer barulho no Fim-de-Semana !


Não é de hoje que esse problema acontece no Crato. Apesar de ser um fenômeno nacional de FALTA DE EDUCAÇÂO, e de ESTUPIDEZ mesmo, no Crato, o problema é alarmante. É alarmante a quantidade de motociclistas que nos fins de semana  "incrementam" as suas motos para que façam mais barulho ( estão achando pouco o dos carros de propaganda política ). O barulho é tão infernal, que da Vilalta nas noites de Sexta, Sábado e Domingo, podemos ouvi-los claramente à noite e de madrugada transitando nas ruas do centro. Na semana passada, por exemplo, de uma residência localizada no topo da Vilalta, pude ouvir um motoqueiro transitar por quase 1 hora impunemente por várias ruas do centro cidade. Ele subia a ladeira da Duque de Caxias, voltava pela Rua da Cruz, passava pela prefeitura, subia pela Pedro II, voltava pela Praça da Sé, seguia para o Pimenta. E o barulho constante. Não só uma moto, mas várias. 

Isso é um absurdo. Porque só a população nota essas coisas e DEMUTRAN não percebe, Sr. Praxedes ? Me explica isso aí, e porque vocês não fazem Blitz constantemente a fim de pegar esses motoqueiros infernais ? Vem um fim-de-semana por aí. Que tal nos informar QUANTAS motos foram apreendidas com escapamento irregular ?


Atenciosamente,

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

Tudofel: Rua Cícero Araripe, 298

Tudofel: Rua Cícero Araripe, 298: A rua da casa da minha mãe era uma das mais tranquilas do bairro. Era até ser asfaltada recentemente. Sinal de progresso, muito festeja...

Flagrantes do Crato - Gari é atropelado por um motoqueiro




Flagrantes da cidade, um corpo estendido no chão. O gari da prefeitura do Crato, por nome de Gilvan, durante o seu trabalho coletando lixo entre a rua e o caminhão, foi atropelado por um motoqueiro nesta 4ª feira 29, no bairro do seminário.  O mesmo foi socorrido pela viatura do corpo de Bombeiros e  conduzido para o hospital, com suspeita de fratura na perna esquerda. Este acidente nos faz chamar atenção, para  quem dirige ao passar por estes coletores de lixo pela cidade.

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Miss Ceará 2012 sofre sequestro-relâmpago em Fortaleza


A miss Ceará 2012, Milena Ferrer, sofreu um sequestro-relâmpago na noite de quarta-feira (29). Segundo a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), dois homens armados mantiveram Milena como refém e a obrigaram comprar itens com cartão dinheiro e sacar R$ 6 mil de conta bancária.

A miss Ceará foi liberada por volta de 23h da noite de quarta-feira, segundo a Ciops. Ela foi solta sem ferimentos. A polícia diz que faz buscas pelos suspeitos, mas até a tarde desta quinta-feira ninguém foi preso. Em postagem na rede social Facebook, a miss Ceará disse ter ficado com uma arma apontada na cabeça dela durante duas horas.

Milena Férrer tem 20 anos, é natural de Guaraciaba do Norte e venceu o título de miss Ceará 2012 em fevereiro deste ano, competindo com misses de todo o estado. Neste ano, ela vai representar o Ceará no concurso Miss Brasil 2012, realizado em Fortaleza em 29 de setembro.

Fonte: G1

Paciente terminal poderá registrar como quer ser tratado pelos médicos


NE- Um alento na dor !

Brasília – Paciente vai poder registrar no próprio prontuário a quais procedimentos médicos quer ser submetido no fim da vida, como prevê resolução divulgada hoje (30) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que trata dos limites terapêuticos para doentes em fase terminal.

As regras estabelecem critérios para o uso de tratamentos considerados invasivos ou dolorosos em casos nos quais não há possibilidade de recuperação. A chamada diretiva antecipada de vontade consiste no registro do desejo do paciente em um documento, que dá suporte legal e ético para o cumprimento da orientação. O testamento vital, de acordo com o CFM, é facultativo e poderá ser feito em qualquer momento da vida – inclusive por pessoas em perfeita condição de saúde – e poderá ser modificado ou revogado a qualquer instante. São aptas a expressar esse desejo pessoas com idade igual ou maior a 18 anos ou que estejam emancipadas judicialmente. O interessado deve estar em pleno gozo das faculdades mentais, lúcido e responsável por seus atos perante a Justiça.

O registro poderá ser feito pelo médico assistente na ficha médica ou no prontuário do paciente, sem a necessidade de testemunhas. O documento, por fazer parte do atendimento médico, não precisa ser pago pelo paciente. Se considerar necessário, o paciente poderá nomear um representante legal para garantir o cumprimento de seu desejo. Caso o paciente manifeste interesse, poderá registrar o termo também em cartório. Conforme o CFM, a vontade do paciente não poderá ser contestada nem mesmo por parentes – o único que pode alterá-la é o próprio paciente.

Segundo as diretrizes, o paciente poderá definir, com a ajuda de um médico, se deseja passar por procedimentos como, por exemplo, o uso de respirador artificial (ventilação mecânica), tratamentos com remédios, cirurgias dolorosas e extenuantes ou mesmo a reanimação em casos de parada cardiorrespiratória. O presidente do CFM, Roberto Luiz D’Ávila, considerou a resolução histórica, já que trata de um dilema provocado pelo próprio avanço da tecnologia. “Ela [resolução] tem permitido que tudo possa ser feito tecnicamente”, disse.

“Na medicina, trabalhamos com variáveis, as coisas se modificam. O que estamos tentando resgatar é que as pessoas morram no tempo certo, mas de maneira digna”, completou. D’Ávila ressaltou que a diretiva antecipada de vontade não é válida para alguns casos, como um acidente de carro quando a pessoa tem chance de recuperação e, portanto, deve ser submetida a procedimentos de ressuscitação. “Com o documento, eu [paciente] só estou sinalizando que, quando estiver em uma fase terminal crônica, não quero nenhum esforço fútil ou extraordinário.” O CFM informou que o Código de Ética Médica, em vigor desde abril de 2010, veda ao médico abreviar a vida, ainda que a pedido do paciente ou de um representante legal – prática conhecida como eutanásia. Entretanto, é previsto que, nos casos de doença incurável e de situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico pode oferecer cuidados paliativos disponíveis e apropriados (ortotanásia).

“A medicina paliativa é uma opção hoje muito interessante e regulamentada pelo conselho. A pessoa não será abandonada, o que é um medo muito grande dos pacientes”, concluiu o presidente do CFM. A Resolução 1.995 deve ser publicada hoje (31) no Diário Oficial da União.

Edição: Carolina Pimentel
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Foto ilustrativa

Cid Gomes e Ministro da Integração assinam ordem de serviço do Lote 5 da Transposição


O governador Cid Gomes e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinam, às 11h desta sexta-feira [31], a ordem de serviço para as obras do Lote 5 da Transposição do Rio São Francisco, na Sala de Reuniões do Palácio da Abolição.

Esse lote está localizado na Região do Cariri e compreende as cidades de Mauriti, Jati e Brejo Santo. A Transposição do São Francisco prevê a distribuição de água para 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte - uma população de 12 milhões de pessoas. O prazo para realização do projeto é de 20 anos, a um custo total estimado de R$ 4,5 bilhões

* Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Via Yuri Guedes

Salário mínimo em 2013 terá aumento de 48 reais ( Quarenta e oito reais )


O Ministério do Planejamento fixou em R$ 670,95 o valor do salário mínimo a partir de janeiro de 2013.

Essa é a proposta que o governo federal incluiu no Projeto de Lei Orçamentária Anual [Ploa] enviado nessa quinta-feira [30] ao Congresso Nacional. O novo valor é 7,9% maior que os R$ 622 pagos atualmente. A Ploa traz a previsão de gastos do governo para o próximo ano. O novo valor do mínimo passa a ser pago a partir de fevereiro, referente ao mês de janeiro. O reajuste inclui a variação de 2,7% do Produto Interno Bruto [PIB] de 2011 e a estimativa de que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor [INPC] previsto para o ano de 5%. A estimativa do governo é que cada R$ 1 de avanço no mínimo gere despesas de R$ 308 milhões ao governo. Com isso, o aumento de R$ 48 concedido pelo governo causará impacto de cerca de R$ 15,1 bilhões aos cofres públicos. O INPC é o índice utilizado nas negociações salariais dos sindicatos e faz parte do acordo de evolução do salário mínimo fechado entre governo e centrais sindicais.

Agência Brasil

Governo federal prevê criação de 63 mil vagas para cargos públicos em 2013


O governo federal prevê a criação de 63 mil vagas para cargos públicos em 2013.

Os novos postos de trabalho estão previstos no Projeito de Lei Orçamentária Anual [Ploa], que foi enviado nessa quinta-feira [30] ao Congresso Nacional. Segundo o Ministério do Planejamento, deste total, a previsão é que 61.682 vagas sejam preenchidas já no ano que vem. As vagas devem ser preenchidas por concurso público. As contratações deverão, contudo, obedecer às necessidades de contratação dos diversos órgãos e entidades públicas.

Das vagas previstas, 53 mil serão para preencher cargos no Executivo. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou que cerca de 21 mil novas vagas serão para a área da Educação. “São cargos fundamentais para expansão da rede de universidades e alcançar a meta de institutos técnicos no país”, disse. Os novos concursados vão onerar em R$ 3 bilhões os gastos do governo com folha de pagamento em 2013. A despesa será adicionada aos R$ 11,3 bilhões concedidos de reajuste salarial a cerca de 1,7 milhões de servidores, ativos e inativos, do Executivo. Os três poderes totalizam cerca de 1,9 milhões de servidores. A remuneração está atualmente em R$ 198,9 bilhões ao ano.
 
Agência Brasil


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30