xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 agosto 2012

EDUCAÇÃO CRATENSE É DESTAQUE NA REVISTA "VEJA"


Crato tem um dos melhores índices de avanços na educação no ensino básico em todo o Brasil, segundo a revista "VEJA".
 


O Vereador Francisco Heuder de Oiliveira França – Guer (PSDB) durante o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 28, registrou matéria veiculada na Revista Veja, onde divulga relação dos municípios com o melhor índice de avanços de educação no ensino básico, durante o período de 2007 e 2008. Apenas dois municípios do Ceará foram classificados entre os cem melhores do País. Crato e Itapipoca.  O Crato ficou na 7ª colocação. O Vereador Guer parabenizou a Administração Municipal do Prefeito Samuel Araripe pelo bom desempenho alcançado .

Fonte: Câmara Municipal do Crato


CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS

Houve época, não muito distante,  que os políticos eram  como  óleo e agua: não se misturavam. Nos tempos da Modebra e Arena não existiam  acordos e negociatas como  hoje em dia. Temos atualmente, 40 partidos de alugueis, um verdadeiro samba do crioulo doido. Cada qual  tirando o máximo que  pode de quem esteja no puder, seja ele quem for.

"Nos tempos da Modebra e Arena, aquilo sim era politica partidária definida pelos princípios e coerências. Mas, numa época qualquer da  década de 60 do seculo passado  os lideres dos dois partidos fizeram um acordo em que cada um perdia  um pouco e todos saiam ganhando ao fim. Pra celebrar a união dos partidos o prefeito,  convidou o governador do Estado para a cerimonia de inauguração de uma lavanderia publica batizada com o nome da primeira dama do Estado.

Para contemplar as partes ficou acertado que o prefeito ficaria  na mesa principal com o governador e o principal líder da oposição  faria a saudação oficial.

O mestre de cerimonia  fez a composição da mesa e passou a palavra para o antigo opositor, hoje, aliado de ultima hora. Depois de saudar o governador e comitiva o homem  endoidou: Senhor Governador, nosso município está entregue as baratas, não tem estradas, não tem escolas, o pagamento dos funcionários está um ano atrasado, ninguém sabe o que é feito do dinheiro, o prefeito  está amancebado com a mulher do encarregado da limpeza publica, a primeira Dama, por sua vez, em represaria,  se ajuntou com um sapatão pra Zuar com o marido. 

Nesta hora o prefeito  não  aguentando mais  a chateação disse no ouvido do governador:  Seu governador, coma sua jantinha ligeiro pra ela não resfriar,  num acredite  no que esse besta está  falando não. "Pregunte" pra ele o que ele fez com o dinheiro da agua quando ele era prefeito? Porque ele botou pra correr da cidade um filho baitola que ele tem. 

Terminada a festa a coligação estava desfeita. Aquilo sim é que era politica e políticos coerentes e cheios de ranso, diferente do conluio  que se ver de riba a baixo nos dias atuais".

Tudofel: Porque hoje é sábado

Tudofel: Porque hoje é sábado: Porque hoje é sábado era um programa transmitido pela Tv Ceará no início da década de 1970. Era apresentado por Augusto Borges,...

Tradição ´Ao Gosto Popular´ termina hoje no Crato


Crato. Cerca de 12 grupos de tradição popular estão reunidos até hoje para participar do projeto "Ao Gosto Popular". O evento é realizado anualmente pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), no intuito de fortalecer e exaltar as produções culturais presentes no Estado do Ceará. Em decorrência do mês do folclore, a programação mantém viva as memórias clássicas da história. Entre os grupos estão os de reisados, maneiro pau, coco de roda, bandas cabaçais e lapinhas.

Este ano, a ação teve início no último domingo, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), onde houve o encerramento da II mostra Banco do Nordeste de Tradição Cultural. Em um espaço aberto, o público formado por de mais de 300 pessoas participou, conferindo as exibições do Coco Frei Damião, de Juazeiro do Norte, Penha Cirandeira, de João Pessoa, e do Samba de Coco de Arcoverde, de Pernambuco. No Cariri, para aproximar a população das manifestações culturais, o projeto é levado para as comunidades e terreiros dos mestres brincantes. Até agora, o evento já visitou a feira livre do Crato, o terreiro da Mestre Zulene Galdino, o Colégio Estadual Wilson Gonçalves e, hoje, será realizado na sede do Projeto Nova Vida. A expectativa é que, até o fim das apresentações, cerca de duas mil pessoas possam ter acesso às exibições artísticas. Para promover a cultura e as formas dos fazeres folclóricos, o Sesc selecionou os participantes por meio de critérios que oportunizaram a participação de novos grupos. Além dos tradicionais. Para valorizar as manifestações populares, relacionadas às tradições e valores brasileiros, a instituição busca apreciar e divulgar iniciativas dos saberes. O projeto é fragmento do Programa Cultura, do Sesc Ceará.

Mais informações:

Sesc Crato

Endereço: Rua André Cartaxo,446 Bairro: Centro
Telefone:
(88) 3586.9171


Anatel vai medir velocidade da banda larga fixa no Brasil


Segundo a Anatel, a velocidade instantânea terá que ser de, no mínimo, 20% do que é contratado. Primeiros resultados serão divulgados em dezembro.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, vai medir a velocidade da banda larga fixa no Brasil. O estudante Matheus Aparecido já sabe. “Às vezes a gente vai baixar vídeo, vai colocar vídeo para carregar, coloco vários sites para carregar, aí eu sobrecarrego a rede, meu pai não consegue acessar lá do outro lado o que ele está querendo fazer, meu irmão também não consegue fazer nada”. Ele paga por uma velocidade de quatro mega, mas acha que não recebe o que contratou, principalmente em alguns horários. “Sete horas as nove horas, mais ou menos, os sites demoram a carregar. Eu pelo menos eu sinto isso. Isso me aborrece. O plano é caro”, conta o estudante. 

Saiba como se inscrever para participar do programa de monitoramento da Anatel

Só em abril, a Anatel registrou 23 mil reclamações parecidas com a do Matheus e, por causa disso, a agência lançou um programa de monitoramento da banda larga fixa. Doze mil medidores vão ser instalados na casa de quem se inscrever para participar do programa. As inscrições começaram nesta quarta-feira (29), pela internet. A velocidade instantânea, medida na hora em que o usuário se conecta, terá que ser de, no mínimo, 20% do que é contratado e a velocidade média, ao longo do mês, terá de ser de pelo menos 60%. A Anatel diz que as operadoras terão de aumentar esses percentuais mínimos de velocidade até 2015.  O acompanhamento anunciado para a banda larga fixa também vai chegar aos tablets e smartphones. Os primeiros resultados vão ser divulgados em dezembro. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, promete rigor com as empresas que não atingirem as metas. “A Anatel vai fazer como em todos os serviços, vai estabelecer prazo e condições para que esse problema seja resolvido, do contrário é multa ou até, como acontece em alguns casos extremos, proibição de vender”.

Giovana Teles Brasília, DF - G1


RÁDIO ARARIPE E OS SEUS SESSENTA E UM ANOS


O jornalista, radialista e cerimonialista da Câmara Municipal do Crato - Huberto Esmeraldo Cabral fez uso da palavra, na Sessão Ordinária desta terça- feira, dia 28,  para registrar o aniversário de 61 anos de inauguração da Rádio Araripe do Crato, fato ocorrido nesta terça-feira, dia 28 de agosto. O memorialista falou ainda sobre o Dia do Cariri, que transcorrerá no próximo dia 1º de setembro.

Huberto Cabral aproveitou para refrescar a memória  dos presentes à Câmara e contou como se deu a soelnidade de inauguração da primeira emissora de rádio do interior do Estado – dia 28 de agosto de 1952. Também citou o nome de diversos radialistas que já prestaram serviço a Pioneira. Wilson Machado, primeiro gerente da emissora (em memória), foi um dos citados por Cabral.

Câmara Municipal do Crato
Foto ilustrativa: Dihelson Mendonça

ANJOS DO MENSALÃO TEMEROSOS EM NÃO SABOREAR A PIZZA ! - Por Ed. Alencar


Lembrei-me hoje do taumaturgo e cronista esportivo, NELSON RODRIGUES, ao dizer que, toda “UNANIMIDADE É BURRA!”  Se assim for, para nós “BRASILENIOS” , muita calma nessa hora, o julgamento transcorre então, dentro da normalidade da FRASE!  Mais é ai, que a maioria dos “BRASILENIOS” quer mesmo é que essa FRASE não faça sentido algum nessa hora, e pelo tamanho da INDIGNAÇÂO  da NAÇÂO, é que haja  “UNANIMIDADE  NA DECISÃO DO SUPREMO”, pela  condenação  dos RÉUS.

O Brasil e o Mundo querem ver no que vai dar. Se o Ex-Presidente LULA não conseguiu convencer o nosso povo brasileiro que o mensalão não existe, tenta convencer mais uma vez os AMERICANOS, em recente entrevista por lá. (ôôô.. homem teimoso!!)  nem  o Ministro do SUPREMO, Gilmar Mendes agüentou!

Grandes jornais do Sul do País, deram destaques  com bastante ênfase em suas edições, as críticas do povo, contra os Ministros, Ricardo lewandowski e Toffoli, pelos votos inocentando o ex-presidente da câmara o Dep. João Paulo Cunha do PT .

Na sessão plenária desta 4ª feira 29, da Câmara dos Deputados em Brasília, ocupou a tribuna o Dep. Federal  ZÉ GERALDO, PT-PA ,  e em sua fala inicial, lamentou o sofrimento do seu amigo e colega Dep. JOÃO PAULO CUNHA,  por ser um homem integro, não merecia ser julgado,e se  julgado for  pelo SUPREMO, será  uma “ COVARDIA “ disse ele. Enquanto o Dep. Zé Geraldo desabafava na tribuna da Câmara,  o seu colega João Paulo era condenado com os votos dos Ministros, Cezar  Peluso, José Celso de Mello Filho, Gilmar Mendes  e  Marco Aurélio, acabando com a carreira política de João Paulo Cunha, como Deputado e enterrando sua candidatura para Prefeito de Osasco em São Paulo, onde vinha trabalhando. Se depender da vontade do ministro Cesar Peluso, João Paulo Cunha vai passar seis anos na cadeia, foi assim que ele votou. Quem frustrou os brasileiros, foi o Ministro Cezar Peluso, após seu voto de hoje, se despediu dos colegas do SUPREMO, sem a antecipação do seu voto, tão esperado por muitos, uma vez que se esperava dele, uma saída triunfante, em nome da justiça brasileira, pelo civismo e o poder nas mãos.

Quem está de barbas de molho com os prés  resultados  do julgamento, parece que não vão comer pizzas as nossas custas não!   “  mas eu acho melhor termos calma nessa hora.. não é mesmo?  Muita coisa ainda vai rolar!”    

Por: Ed Alencar
Radialista/Reporter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe



Renato Aragão causa polêmica com seu novo filme


O humorista Renato Aragão, o “Didi”, está dando o que falar com a divulgação de seu novo filme. Segundo informações do site Padom, o nome do filme será "O Segundo Filho de Deus". "Como Jesus veio à Terra e não conseguiu cumprir a sua missão, porque os homens não deixaram, Deus resolve mandar um segundo filho. Aí, sim, ele cumpre a missão", diz Renato Aragão em publicação no site. O humorista será o intérprete desse "segundo filho". Os rumores da produção têm levantado bastante polêmica entre as comunidades cristãs do País. Muitos chegaram a criticar o humorista por considerarem o conceito do filme como pretensioso, já que Renato afirma que Jesus Cristo não cumpriu sua missão na Terra. A estimativa de orçamento do filme gira em torno de 8,1 milhões de reais.

O POVO Online

Dilma sanciona Lei de Cotas para universidades federais


A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nessa quarta-feira [29], a lei que institui o sistema de cotas raciais e sociais para universidades federais de todo o país.

A norma prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição das vagas entre negros, pardos ou indígenas. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao assinar a lei, a presidenta disse que o mecanismo precisa associar inclusão e qualidade do ensino superior público.

“Ela falou que temos dois grandes desafios: um é o da inclusão, para permitir que um maior número de estudantes possa acessar a universidades. O outro é a meritocracia, a excelência das universidades. Os dois critérios têm que estar presentes na implantação dessa política”, ressaltou o ministro.

VETO - Dilma vetou apenas um ponto do texto aprovado pelo Congresso Nacional, o Artigo 2º, que criava um coeficiente para selecionar os estudantes que poderiam ingressar nas vagas destinadas às cotas. Com o veto a esse trecho, o governo decidiu que o Exame Nacional do Ensino Médio [Enem] será a ferramenta para definir o preenchimento das vagas reservadas. Segundo Mercadante, as universidades poderão adotar mecanismos complementares. As universidades e institutos federais terão quatro anos para implantar progressivamente o percentual de reserva de vagas estabelecido pela lei, mesmo as que já adotam algum tipo de sistema afirmativo na seleção de estudantes. As regras e o cronograma para a transição serão estabelecidos pela regulamentação da lei, que deve sair ainda este ano, a tempo de garantir a entrada da lei em vigor no ano que vem.

“O Enem 2012 já servirá como um dos parâmetros para o novo sistema. Ao longo deste ano, faremos a regulamentação complementar necessária. Estamos construindo isso junto com os reitores”, disse Mercadante. A regulamentação deverá criar, entre outros mecanismos, medidas para compensar eventuais diferenças entre alunos que ingressaram pelas cotas e os egressos do sistema universal. “Teremos que ter uma política das universidades para acolher esses estudantes. Muitas universidades federais já fazem isso, já temos experiências de tutoria – professores que acompanham esses alunos – e de nivelamento, para que aqueles que tenham alguma deficiência possam se preparar para os desafios do curso que em que vão ingressar”, adiantou p ministro.
Agência Brasil


Insegurança preocupa população de Nova Olinda


O clima de insegurança publica que está sendo vivenciado pelos 12 mil habitantes que residem no município de Nova Olinda, na região do Cariri cearense.

O fato é um dos motivos quem vem tirando o sossego das famílias que alegam estar assistindo constantemente pessoas estarem sendo assassinadas de forma cruel, além do tráfico de drogas dominar o Município. Os moradores denunciam que a tranquilidade existente na cidade acabou e vivem intranquilos e apavorados, principalmente com os últimos episódios ocorridos. Os nova olindesnes apontam que os crimes de pistolagem, homícidios já viraram cena comum na rotina cotidiana das pessoas. O caso mais recente desta onda de sucessiva insegurança foi o comerciante Manoel Nuvens de Alencar, que residia no Sítio Angico, assassinado com quatro tiros de arma de uso exclusivo das forças armadas por pistoleiros. O crime continua em volto e mistério

O comerciante, desfrutava de um grande ciclo de amizades e possuia um bar restaurante pesque pague que era frequentado por várias pessoas. A família dele informou que está revoltada e apelam para que haja o bom senso das autoridades policiais e do poder judiciário, quanto às investigações e consequentemente a elucidação do caso. A cidade tem apenas um efetivo policial com três soldados e sempre que os militares são chamados para atenderem as ocorrências os moradores ficam sem nenhuma cobertura policial, temendo sofrerem represálias. Os residentes em Nova Olinda garantiram ser crítica a situação e denunciam a necessidade de uma operação policial no sentido de inibir o tráfico de drogas, destacando o fato do município ser cortado por uma rodovia estadual, onde passam pessoas de todos os lugares. No mês de agosto, foram registrados três homicidios. A população pede a realização de uma audiência publica.
 
* Matéria de Amaury Alencar ( Via Yuri Guedes )

Comissão do Senado tipifica crimes via internet


A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT) aprovou nesta quarta projeto de lei que tipifica os crimes cometidos por meio da internet no Código Penal, como a invasão de sistemas e furto de senhas, condenando seus autores com penas que podem chegar a quatro anos de prisão.

De iniciativa do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a proposta foi aprovada em maio na Câmara dos Deputados, após o vazamento na internet de fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann, com ampla repercussão na mídia. A intenção do relator na comissão, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), era aprovar o texto no plenário ainda esta quarta. Como a iniciativa foi bombardeada pela maioria dos senadores que não conhece o texto, ficou acertado que a sua tramitação prosseguirá até o próximo esforço concentrado do Senado, dia 11 de setembro, quando será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de retornar ao plenário.

Sem precisar de onde tirou os dados, Eduardo Braga informou que os crimes e fraudes na internet, "seja pela utilização de sistemas financeiros, seja pela utilização do cartão de crédito ou pela utilização de caixas eletrônicos, chega a um montante de 1,5 bilhão de operações fraudulentas em um total de 58 bilhões de operações". "O impacto financeiro que atinge a população usuária ou não do sistema acaba onerando o sistema financeiro brasileiro com uma perda da ordem de R$ 2 bilhões ao ano", acrescentou. Pelo projeto, o delito menos grave, tipificado como "crime de invasão de dispositivo informático", será punido com prisão de três meses a um ano, além de multa. É o caso da invasão indevida de equipamentos e sistemas conectados ou não à rede de computados, com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do titular.

A pena é aumentada, de um sexto a um terço, se a invasão resultar em prejuízo econômico ao ofendido. Se resultar na obtenção de informação sigilosa, comunicação eletrônica privada, segredos comerciais ou industriais ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido, a pena será de reclusão, de seis meses a dois anos e multa. A pena será aumentada de um a dois terços, se a informação sigilosa ou segredo for divulgado, comercializado ou transmitido a terceiros, a qualquer título. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) criticou a pressa na votação da proposta. Ele lembrou o trabalho da comissão especial de senadores para reformar o texto do Código Penal, incluindo nas inovações um capítulo sobre os crimes cibernéticos.

Agência Estado

Mantega prorroga IPI menor para veículos por 2 meses


BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira prorrogação do corte de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, por dois meses. De acordo com ele, com a medida, o governo deixará de arrecadar R$ 800 milhões nesse período e terá a contrapartida de manter o nível de emprego e redução de preços para o consumidor.

- A reação (da indústria automotiva) foi mais rápida e o custo é maior - afirmou Mantega que falou que a medida ainda ajuda na inflação.

Ele anunciou ainda a redução de imposto para bens de capital, ou seja, máquinas e equipamentos até o fim do ano que vem. A renúncia fiscal será de R$ 1,1 bilhão. Mantega também anunciou a prorrogação do corte de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção até o fim do ano que vem. O benefício terminaria no fim de dezembro de 2012. A lista é de produtos é extensa. As alíquotas caíram de 15% para 4% ou de 10% para zero. A renúncia fiscal é de R$ 1,8 bilhão para os cofres públicos no ano que vem. Além de renovar, o governo ampliou a lista e incluiu pisos laminados, pisos de madeira sólida e até pisos vinílicos e dry wall. A alíquota do tributo passou de 5% vai para zero. A renúncia fiscal será de R$ 84,2 milhões até o fim deste ano e R$ 3,75 milhões para o ano que vem.

Além disso, a prorrogação do corte de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os eletrodomésticos conhecidos como "linha branca" também foi anunciada nesta quarta-feira. O benefício terminaria no dia 31 de agosto e foi estendido até o fim deste ano. A alíquota do IPI para fogões caiu de 4% para 0%. Para tanquinhos, passou de 10% para 0%. Refrigerador deixou de pagar 15% para 5% até 31 de dezembro. Já para máquinas de lavar, o tributo passou de 20% para 10%. A renuncia fiscal é de R$ 361 milhões de setembro até dezembro. Essa desoneração é válida só para produtos de eficiência energética A.

- Nós obtivemos um resultado muito bom com a redução do IPI e vamos continuar com essa redução - disse o ministro. Mantega informou ainda que foi prorrogado a redução de IPI de móveis, painéis e laminados também até o fim do ano. Esse benefício venceria no dia 30 de setembro. A alíquota de móveis passou de 5% para 0%.

Agência O Globo


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30