xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 agosto 2012

Tudofel: Miró versus Patativa do Assaré

Tudofel: Miró versus Patativa do Assaré: Madrugada insone. Tela de tv impaciente. Sucedem-se os canais ao sabor do dedo nervoso que zapeia incontinente. Madrugada desinteress...

CRATO e BLOG DO CRATO em MIAMI - Com Valdemir Correia de Sousa


Um CRATENSE na Flórida, no Olho do Furacão ISAAC
 
O nosso querido amigo e entusiasta do Blog do Crato, Valdemir Correia de Sousa está em Miami ( Flórida,USA ), de onde nos envia uma mensagem falando da situação em Miami com a passagem do furacão Isaac sobre a região sul da Flórida:

"Dihelson Mendonça, Boa Tarde. Estou aqui em Miami, Estados Unidos, preso no Hotel por força do FURACAO ISAAC, que neste exato momento está passando aqui em cima da cidade. Cheguei aqui na quinta feira, o hoje domingo deveria partir para o Mexico, e de lá para o Panamá. Ocorre que logo ao chegar já notei um grande rebuliço nos meios de comunicação especialmente na TV, e a coisa foi aumentando. 

Ontem o Governador da Florida apareceu na TV. pedindo ao povo para se prevenir com mantimentos, água, remedios, não sair de casa e esperar a tormenta passar. Começou a chover , a trovejar, e vento numa velocidade incrivel. Tive que me recolher ao Hotel desde ontem sem sair de modo algum, e agora ao meio dia, o Hotel enviou uma mensagem para cada hóspede, para que não saissem do apartamento, não usassem os elevadores, os funcionários foram dispensados ficando apenas os essencias. 

Pense bem. O  cara sair do nordeste numa seca braba e se pegar logo com um furacão! A sorte, é que a gente tem que ter sempre uma saida, e aqui enquanto ele passa, recolhido no Hotel, fico no computador, sabendo as noticias da nossa terra especialmente. Agora á tarde liguei para o Blog do Crato, assistindo o seu programa  na querida Radio Educadora do Cariri, que terminou com as duas musicas francesas e uma cubana, foi legal.  Falar em Cuba aqui em Miami, tem mais Cubanos que Americanos, e se fala mais espanhol, que ingles. A musica que mais toca aqui é a SALSA, e tem um bairro chamado LITTLE HAVANA, que é igual a você se encontar no Caribe. Pense num povo bacana, os cubanos, que vivem esperando todo dia ver o seu  lindo país se libertar daquela pobreza, e voltar a ser um país feliz. 





Bem amigo Dielson, se deus quiser estarei voltando para o Brasil no dia 8 de Setembro. Recomendções aos amigos, e até a volta. 


Valdemir Correia. Hotel Holllday Inn, Coral Gables Miami Florida.
 

Lula nega existência do mensalão ao New York Times


Na entrevista, o petista disse acreditar que "o mensalão nunca existiu" e argumentou que seu governo não precisou comprar votos em troca de apoio

Brasília - O jornal americano "The New York Times" publicou hoje na edição impressa uma reportagem sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o título "Ex-presidente brasileiro volta à linha de frente". Na entrevista, o petista disse acreditar que "o mensalão nunca existiu" e argumentou que seu governo não precisaria comprar votos em troca de apoio porque possuía maioria parlamentar no Congresso. Ele concluiu o assunto espinhoso afirmando que respeitará a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto: "Caso alguém seja culpado, deverá ser punido e se alguém for inocente, deverá ser absolvido".

O texto comenta sobre a polêmica envolvendo o ministro do STF Gilmar Mendes, que diz ter sido pressionado por Lula para adiar a votação do julgamento. A publicação americana destaca também que as denúncias de corrupção surgiram em 2005, mas que só agora estão sendo julgadas e interpretou a demora de sete anos como "reflexo do ritmo lento da Justiça brasileira". O escândalo é descrito como um dos momentos mais graves enfrentado pelo PT, cita o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu nominalmente e traduz a palavra "mensalão" como "um grande subsídio mensal" para a compra de votos.

O tratamento do câncer na garganta e as sucessivas sessões de radioterapia que deixaram o brasileiro sem sua barba-símbolo deram o tom da abertura do texto em versão online do jornal, que explicou que após o diagnóstico médico de regressão do tumor, Lula engajou-se nas eleições municipais. Realizada em São Paulo, a entrevista tratou ainda da sucessão presidencial de 2014. Lula respondeu que a presidente Dilma Rousseff é sua candidata, descartando a possibilidade de que ele próprio concorra ao Palácio do Planalto na próxima disputa. Mas, relatou o jornal, no páreo de 2018, quando ele tiver 72 anos, a conversa pode ser outra já que "seu gosto pelo jogo político permanece inalterado". Lula admitiu: "política é minha paixão" e que "não é tarefa fácil saber como agir no papel de ex-presidente".

Sobre a Europa, Lula disse ao jornalista estrangeiro Simon Romero: "Eu sei que a Europa não gosta quando oferecemos nossa opinião sobre a crise deles. Mas quando a crise é no Brasil eles sempre têm algo a dizer." A trajetória de migrante e ex-torneiro mecânico é descrita em detalhes. Assim como sua atuação na Presidência de um País que viveu um bom momento financeiro com crescimento expressivo.

Revista Exame

Cidade de Farias Brito poderá ter uma das maiores bibliotecas de Direito do Estado do Ceará


Cidade de Farias Brito - Foto: Joilson Kariri

A cidade de Farias Brito poderá contar com uma das mais importantes bibliotecas de Direito do Estado do Ceará. É só encostar a carreta e transportar. São mais de 10.000 títulos doados ao projeto Padarias Espirituais, pela Biblioteca Nacional de Brasília, recebidos do Banco Santander.

Fonte: Elmano Rodrigues

COELCE ATENDE REIVINDICAÇÃO DO BLOG DO CRATO SOBRE ILUMINAÇÃO PÚBLICA



Há cerca de duas semanas, o Blog do Crato reivindicou à COELCE o reparo da iluminação pública de diversas ruas do Crato, incluindo na Rua Cel. José Maia, na Vilalta, que há 30 dias estava no escuro. Agradecemos à COELCE que após a solicitação, atendeu rapidamente na Vilalta.

Na sessão  da câmara de vereadores realizada na semana passada também, o vereador Luíz Carlos Oliveira Cavalcante – Luíz Cory (PSC) havia reclamado e pediu providências para consertar diversas luminárias espalhadas pelos postes localizadas no Centro da cidade do Crato.  Segundo ele, a oscilação prejudica a iluminação, favorecendo a ação dos delinquentes. Luíz Cory afirmou que a população paga a iluminação pública e uma cidade bem iluminada facilita a segurança.

Dihelson Mendonça
Com informações adicionais da CMC
www.blogdocrato.com

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS


Nas décadas de 60 e 70 do seculo passado o Crato foi  um extraordinario centro  do futebol de salão.  Tínhamos grandes equipes e aqui foram realizadas memoráveis jornadas pelo campeonato cearense da bola pesada. Mas, eu quero  contar  para os amigos essa preciosidade  do nosso querido José de Paula Bantim para que não se perca  na vala comum do esquecimento.

Na AABB, Votoran e Satélite decidiam o campeonato local. O Juiz da partida, o professor de caratê José Nilton apitava a partida com o maior zelo e isenção. Bantim, torcedor do Votaram tinha tomado umas e outras  no Bar do Almir Carvalho e,  começou a falar do arbitro. Dizia a todo pulmão juiz isso, juiz aquilo. Dado momento David Rodrigues de Oliveira chamou a atenção do Bantim dizendo: Bantim pára com isso, esse juiz é faixa preta, maneira, tenha mais cuidado no que você fala, seja mais prudente. Bantim nem bateu a passarinha e, respondeu: David, Eu não tenho medo de Constantino que é todo preto, vou ter medo desse que só tem uma faixa.

Por: Antonio Morais

Câmara de Vereadores do Crato - Projetos aprovados na última sessão


Na Sessão Ordinária da segunda-feira, dia 20 de agosto, vários projetos de lei foram votados e aprovados por unanimidade dos vereadores presentes.

O Presidente do Poder Legislativo cratense  -  Vereador Florisval Coriolano (PSD) term conduzido as sessões, obedecendo o Regimento Interno da Casa do Povo.  Todos os vereadores recebem tratamento igual, bem como a legislação eleitora,l também está sendo cumprido a risca.

De autoria do Vereador Ailton Esmeraldo (PP) foi aprovado o Projeto de Lei  061/2012 que denomina de Rua Francisco Lopes da Silva, uma das artérias localizada no Bairro Novo Lameiro. Ainda de autoria do mesmo vereador foi aprovado o Projeto que denomina de Rua Francisca Moreira da Silva, uma das artérias localizadas no Bairro Novo Lameiro .

De autoria do Presidente da Câmara Municipal – Vereador Florisval Coriolano (PSD) foi aprovado o Projeto de Resolução que concede Título de Cidadão Cratense ao senhor Antônio José Sousa dos Santos – Major Santos.
 
Foi aprovado o Projeto de Lei  0208001/12 de autoria do Executivo que propõe abrir vigente orçamento da despesa crédito especial no valor total de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) para aquisão de imóvel no Bairro Muriti, onde funciona há vários anos a Escola Melvin Jones.

Fonte: CMC
Foto ilustrativa: Dihelson Mendonça

NÃO HÁ DEUSES - D.H. Lawrence

                             

                                                      NÃO HÁ DEUSES

Não há deuses e você pode fazer o que quiser:
Jogar uma partida de tênis, dar voltas de carro, fazer algumas compras

Ou sentar-se e conversar, conversar, conversar
Tendo nas mãos um cigarro que vai amarelando seus dedos.

Não há deuses e você pode fazer o que quiser...
Divertir-se à vontade

Mas deixe-me, deixe-me só comigo mesmo !
Mas, então de quem é esta presença no qaurto ?
Que torna o ar tão calmo e agradável ?

Quem, de cada lado, me aflora suavemente o peito
E toca-me sobre o coração
De modo que ele bate pacificado, pacificado ?

Quem alisa os lençóis como alisa o oceano verdejante
Quando os peixes na orla estão imersos em sonhos ?

Quem abraça e junta meus pés nus
Até que desabrochem - flores de lótus-
Até que tudo esteja bem, perfewitamente bem ?

Eu lhes digo: não é mulher nem homem porque estou só
E adormeço com os deuses, com os deuses
Que não existem ou existem
De acordo com o que a alma deseja,
Como um lago em que mergulhamos ou não mergulhamos


D.H.LAWRENCE

Programa incentiva o plantio de mudas de árvores nativas no Cariri


Por causa das poucas chuvas, este ano, 50% das mudas não foram plantadas. Ao todo, até o fim de 2012, serão cultivadas 100 mil de mais de 50 espécies diferentes. É para fortalecer a arborização foto: yaçana neponucena

Crato Até o próximo mês de setembro, a administração do Viveiro Municipal de Mudas estará executando ações de preparação dos substratos para o plantio das mudas de árvores nativas, frutíferas, medicinais e ornamentais. O horto florestal tenta recuperar algumas plantas nativas que entraram para a lista de espécies em extinção. Entre as quais está o Pau d´Arco, Aroeira, Braúna, Cedro e Violeta. A colheita das sementes raras e outras variedades terá início ainda em setembro. Logo após começará o processo de fabricação das mudas.

Ao todo, até o fim deste ano, serão plantadas 100 mil mudas de mais de 50 espécies diferentes. As novas árvores deverão atender as demandas do Município em arborização, prestar apoio aos pequenos produtores de base familiar, a projetos de reflorestamentos de áreas degradadas e incentivar a educação ambiental. O Viveiro Municipal de Mudas é mantido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Universidade Regional do Cariri (Urca) e administração da Área de Proteção Ambiental (Apa), no qual são investidos anualmente cerca de R$ 10 mil. As pequenas árvores são doadas aos projetos de reflorestamentos ou trocadas por sacos plásticos destinados a produção de outras mudas e equipamentos de manutenção do viveiro. Além das doações diárias, a ação mais recente do Viveiro Municipal de Mudas foi realizada durante a Semana do Meio Ambiente, onde foram repassadas à população uma grande quantidade de plantas prontas para o plantio. O horto florestal também auxiliou na recuperação da área degradada próximo às obras da Ferrovia Transnordestina e na arborização da Ceasa Cariri, para onde foram destinadas mais de 15 mil mudas.

Devido à qualidade da madeira e beleza das árvores, as espécies mais procuradas são a Sabiá, Aroeira, Pau d´Arco, Angico e as frutíferas. Em 2012, por conta da estiagem, somente 50% das mudas produzidas foram plantadas. O gerente administrativo do Viveiro Municipal, Luiz Renato de Brito Bacurau, conta que o período mais indicado para o plantio é durante a quadra invernosa. Segundo ele, a plantação exige cuidados específicos, como o espaçamento entre as mudas, fundura das covas e adubação do terreno. "É preciso que os cultivadores sigam as instruções técnicas necessárias para o plantio correto. Se as orientações não foram postas em prática, as variedades podem não se desenvolver normalmente", revela.

O Viveiro Municipal de Mudas só aconselha o plantio em larga escala se o mesmo for realizado em áreas de irrigação ou durante o período chuvoso. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanha o crescimento das árvores doadas. Devido à ampla variedade de espécies e à alta rotatividade, o viveiro tornou-se um referencial para todos os Municípios da região, além de obter notoriedade em outros Estados, como Pernambuco, Piauí e Paraíba, de onde constantemente surgem demandas por mudas. Para adquirir unidades de mudas em pequenas quantidades, as doações são feitas diretamente aos interessados, no próprio Viveiro Municipal de Mudas. Já para quem deseja obter maiores quantidade, é preciso enviar uma solicitação à Secretaria de Meio Ambiente. O órgão analisa a proposta do projeto e sua viabilidade. A única exigência é que ele possua um caráter educativo e ou ambiental. As mudas são doadas após 120 dias da plantação das mesmas. Outro fato ainda comum é a procura por mudas de plantas medicinais. Muitas donas de casa buscam auxílio no viveiro para prepararem os conhecidos remédios caseiros, que até hoje são muito utilizados na cultura nordestina.

A colheita das sementes raras e outras variedades terá início ainda em setembro. Depois começa a fabricação das mudas

YAÇANÃ NEPONUCENA
Colaboradora do Jornal Diário do Nordeste

Mais informações:

Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano; Rua 7 de Setembro, Bairro: São Miguel
Telefone: (88) 3586.8000

Tempestade Isaac pode destruir US$36 bi só de casas nos EUA


A tempestade tropical Isaac deixa mais de 36 bilhões de dólares em residências na costa sul dos Estados Unidos vulneráveis a enchentes, e Louisiana ficaria com maior parte dessas perdas, estimou neste domingo a CoreLogic, companhia de análise especializada nesse tipo de imóvel.

O Isaac chegou à região de Florida Keys neste domingo, e o Centro Nacional de Furacões prevê que tocará o Mississippi na quarta-feira sob a forma de furacão de categoria 2. Em muitas das previsões Isaac se dirige mais a oeste, ou seja, diretamente para o oeste de Nova Orleans, ou perto. De qualquer maneira, a CoreLogic afirmou que as condições na costa sul estão cada vez mais desfavoráveis para uma grande tempestade por conta de um furacão. A companhia estimou que 223 mil imóveis da região de Nova Orleans, no valor de 30,44 bilhões de dólares, estariam vulneráveis a enchentes caso um furacão de categoria 2 atinja a região. Em toda a costa sul, mais de 269 mil imóveis estariam em perigo, em um total de 36 bilhões de dólares.

"Ao contrário do que acontece com ventos, donos de imóveis não podem minimizar o efeito de enchentes", disse o vice-presidente da CoreLogic, Howard Botts, neste domingo. Nova Orleans é muito vulnerável a enchentes por ser uma cidade de baixa altitude. O Katrina, furacão de 2005, causou enchentes que passaram de 7,6 metros. "A cidade ainda tem muitas partes abaixo do nível do mar, onde a água ultrapassa qualquer barreira de proteção. Então, haverá muitas propriedades impactadas", afirmou.

(Por Ben Berkowitz) - Reuters ( Via Yahoo ).
Foto: O Globo

Sesc-Crato e CCBNB, convida-o para o "AO GOSTO POPULAR" e "II MOSTRA DE TRADIÇÃO POPULAR".‏



Dia 27 de Agosto

8h – Tradição e Cordel na Feira do Crato
Programação com grupos da Cultura de Tradição da Região do Cariri, Lançamento de cordel do projeto SESC Cordel, no espaço da Feira livre do Crato. Participação de Tranquilino Ripuxado.
9h – Recital e Lançamento de Cordéis– Projeto Cordel Na Feira
09h30 - Apresentação dos grupos:
·        Peça Teatral – Projeto Menino Jesus
·        Reisado do Sítio São Vicente – Mestre Galego
·        Reisado Santo Antônio – Mestre Tico Barbosa

19h – Brincando no Terreiro Alheio – Escola Estadual Wilson Gonçalves
·        Reisado Decolores Dedé de Luna
·        Coco do Sítio Quebra – Mestra Maria da Santa

Dia 28 de Agosto

17h Terreirada – Terreiro da Mestra Zulene Galdino (Vila Novo Horizonte)

Cintura Fina, de Zulene Galdino
Grupo de Coco da Scan - Cilinha
Banda Cabaçal Santo Antônio
Forró Pé de Serra – Mestra Zulene Galdino

Dia 29 de Agosto

09h – Instituição (Projeto Nova Vida)

·        Banda Cabaçal dos irmãos Aniceto mirins
·        Maneiro Pau Infantil do Mestre Cirilo

17h – Unidade SESC

Projeto Menino Jesus – Grupo de Capoeira e Maculelê – Dona Nereide

Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto
Coco das Mulheres da Batateira
Maneiro Pau de Mestre Cirilo
Reisado do Mestre Antonio Carreiro

Lançamento do Livro de Luciano Carneiro (9427-9017), intitulado “O que faz o egoísmo – Cordel Ilustrado” da Ensinamento Editora.

Show com: Trio de Zabumba e Percussão (Nicodemos)

Dia 30 de Agosto

20h Armazém do Som: Flauberto Gomes em “O Canto Teu” e Performance Poética

Programa Cultura SESC Cariri
(88) 3587 1065 (SESC Juazeiro)
(88) 3523 4444 (SESC Crato)


I Colóquio de História Local e Ensino no Salão de Atos da URCA


Será aberto no próximo dia 29, às 19 horas, no Salão de Atos da URCA, o ‘I Colóquio História Local e Ensino: Saberes e Identidades’, na Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento terá continuidade com minicursos, oficinas, palestras e mesas-redondas, durante os dias 30 e 31. O principal objetivo do colóquio é fomentar a pesquisa sobre o ensino de história, no curso de licenciatura em História, da URCA.

O I Colóquio se constitui como uma atividade do Projeto Prodocência do Curso de História, sendo resultante de uma imensa mobilização e participação dos professores do Departamento de História da Universidade.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

DIA 27 DE AGOSTO – DIA DO PSICÓLOGO - Por: Cesar Mousinho


“Uma gota a mais e o copo transborda. A metáfora sobre algo que não conseguimos conter desenha a imagem do que acontece nos momentos em que não damos conta de resolver sozinhos um problema que incomoda bem lá dentro da gente. Ao atingirmos essa situação-limite, a água escorre – e nos vemos no impasse de matar, morrer ou de nos fingirmos de morto. Matar é buscar soluções. Morrer é se deixar aniquilar por ela. Fingir de morto é olhar para o lado, agindo como se a coisa não fosse com você. Eis aí três possibilidades do que cada um de nós, como indivíduos ( na mais pura acepção da palavra, “aquilo que não se divide”), podemos fazer com nossas vidas quando algo não vai bem em nosso íntimo. Tudo é questão de escolha, e essa opção determina como viveremos e quem seremos para nós e para os outros”.*

Esta metáfora expressa uma situação que passou por cima do nosso limite de dor ou que traz para nós um questionamento tão intenso a respeito de nós mesmos que entramos numa dolorosa crise e precisamos de ajuda. Podemos fingir que não é conosco, entregarmo-nos a essa dor e tornarmo-nos pessoas rancorosas e entristecidas, buscando até mesmo a morte, porém existe outra opção: buscar ajuda profissional. Buscar ajuda não por fraqueza, mas porque os caminhos que teremos de seguir são escuros e serão melhores iluminados e aproveitados se tivermos um guia que nos auxilie na travessia. Alguém que estudou sobre a mente humana e seus meandros. Este alguém é um psicólogo ou psicoterapeuta, profissional que trabalha com técnicas que possibilitam o auto-conhecimento. Iniciar uma psicoterapia - de orientação psicodinâmica, por exemplo - é como uma viagem ao nosso inconsciente por meio das escuras e profundas contradições humanas e desta forma conhecermos a nós mesmos, tornando-nos o que somos, conhecendo o que queremos e sabendo o que podemos ser.
Apesar do árduo trabalho e disponibilidade este profissional é muitas vezes vítima de estereótipos, ora sendo considerado um misterioso guru com poderes mágicos, capaz de desvendar todos os desejos mais íntimos só de olhar para as pessoas, ora visto como louco ou até mesmo desconsiderado por alguns cientistas - como se o sofrimento emocional não fosse autêntico, somente o que é sofrimento físico ou provado cientificamente pelas ciências naturais fosse verdadeiro.
 
O psicólogo(a) é alguém que estuda a subjetividade, os sentimentos mais contraditórios e se disponibiliza a caminhar com o outro pelo único, difícil e obscuro caminho dele, sem julgá-lo ou criticá-lo, mas sendo seu verdadeiro parceiro de viagem em quem se pode confiar e dizer sem censuras o que sente e pensa.
Sua atuação é validada pela Psicologia, que é uma ciência com normas e técnicas estudas e validadas pelas ciências humanas e fiscalizadas pelo Conselho Federal de Psicologia.
 
Em homenagem a esta tão valorosa profissão, o id, ego e super-ego, parabenizam todos os psicólogos(as) e psicoterapeutas por este dia tão especial e pelo trabalho realizado com entusiasmo, seriedade  dedicação.
Aqui na Fundação Casa São Paulo conseguimos ás 06 horas diárias e 30 horas semanais, depois de muitas lutas e a nível nacional a lutas continuar. Participe(m).
 
Cesar Mousinho
*São Paulo/SP- VARIAS FONTES –www.sosodrogasealcool.org

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30